segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alex Sandro: «O clube está num ótimo momento»


lex Sandro foi eleito pela UEFA para o “onze” da última jornada da Liga dos Campeões e tem-se revelado fundamental na equipa do FC Porto. Em entrevista, destacou o bom momento do clube e acredita que podem chegar longe na Liga dos Campeões.

“O FC Porto está num ótimo momento. Estamos bem no campeonato e com uma boa vantagem na Champions. A equipa está a evoluir muito bem e, felizmente, eu também estou a conseguir ter um bom desempenho”, afirmou.

Os azuis e brancos receberam na semana passada o Málaga, na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e venceram, por 1-0. Alex Sandro fez a assistência para o golo de João Moutinho, ficou feliz com o resultado e com a distinção que recebeu da UEFA.

“Fiquei muito feliz. Tudo isto é fruto de muito trabalho da equipa. É um mérito que tenho de dividir com os meus colegas”, afirmou.

Quanto ao resultado, não tem dúvidas: “É uma vantagem pequena, mas está nas nossas mãos. A Champions é uma competição que não tem favorito, há sempre surpresas e esperamos chegar longe”.

in " record.pt""

Izmailov: russo supera-se a norte


Um clássico é um clássico, mas o deste sábado apresentará uma atração especial, conferida pela primeira visita de Izmailov a Alvalade na pele de dragão.

Foram cinco épocas e meia vividas como leão, três títulos conquistados (uma Taça de Portugal e duas Supertaças), uma infinidade de referências mediáticas provocadas por um sem número de lesões e operações, tudo misturado por muita polémica, com ameaças de processos, inclusive judiciais, e rescisões sempre adiadas, numa relação inquestionavelmente turbulenta. 

Até que, em janeiro, deu-se o que muitos previam há muito: o russo teve a oportunidade de rumar ao norte de Portugal (o namoro dos dragões também não era recente) e nem hesitou.

Autorizado pela direção leonina demissionária, liderada por Godinho Lopes, Izmailov acertou um contrato com o FC Porto válido até junho de 2015 (Miguel Lopes, envolvido no negócio entre portistas e sportinguistas, fez o percurso inverso).
Se resumirmos o registo do atacante à presente época, fica a ideia claríssima de que os ares portistas tiveram um efeito incrivelmente regenerador. Não acreditam? 

Em 41 dias, o russo quase conseguiu o pleno, acumulando oito jogos como dragão (sete na Liga, um na Champions League, e só não defrontou o V. Setúbal porque, legalmente, estava impedido de jogar, pois tratava-se de um desafio que fora adiado para o dia 23 de janeiro, mas que estava inicialmente agendado para 14 de dezembro, antes, portanto, de confirmada a transferência para o FC Porto).

Já nos últimos seis meses como jogador do Sporting, participou em nove partidas (sete na Liga, duas na Liga Europa) e quanto a golos nem um para amostra. 


in "abola.pt"

Mangala e Alex Sandro regressam em Alvalade


Mangala e Alex Sandro cumpriram o jogo de castigo e voltam às opções do FC Porto para o clássico de sábado, em Alvalade, frente ao Sporting.

Com todas as soluções disponíveis para a jornada que se segue, Vítor Pereira tem a hipótese de recuperar a fórmula defensiva mais vezes repetida na atual campanha e não deverá perder a oportunidade de o fazer no clássico de sábado. 

Os números, aliás, são suficientemente elucidativos: Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro apresentam-se como os defensores do plantel com mais minutos de competição nesta temporada. Os quatro integram, inclusivamente, o top dos jogadores mais utilizados. O argentino Otamendi lidera a tabela, Danilo surge em quinto, Mangala em sétimo e Alex Sandro é o oitavo elemento azul e branco com mais tempo de ação acumulado. João Moutinho (2.º), Jackson (3.º), Helton (4.º) e Lucho (6.º) são os outros jogadores que se intrometem nas oito primeiras posições de tão notável alinhamento.


in "abola.pt"

Marat Izmailov é o elemento sacrificado

RUSSO ESTAVA A SUBIR DE FORMA


O regresso de James ao onze implica a abertura de um espaço nas alas e o sacrificado será, ao que tudo indica, Marat Izmailov. Olhando às semelhanças táticas com o colombiano, o russo, de 30 anos, perde em relação a Varela, que passa ao lado da agitação provocada pelo retorno de James à equipa titular.

Um azar para o médio contratado ao Sporting, dado que se encontrava numa trajetória ascendente. A sua melhor exibição com a camisola do FC Porto tinha ocorrido a meio da semana passada, diante do Málaga, contribuindo para o tremendo domínio dos bicampeões nacionais sobre o conjunto espanhol.

Depois de numa primeira fase ter passado pelo banco de suplentes, Izmailov beneficiou das lesões de James e Steven Defour para se tornar numa espécie de pronto-socorro da equipa. Marcou na estreia, no Dragão, frente ao Paços de Ferreira, e conquistou um capital de confiança que lhe permitiu responder com eficácia às necessidades de Vítor Pereira.

Nas últimas cinco partidas fez parte do onze, tendo, inclusive, completado os 90 minutos na deslocação ao Beira-Mar. Dono de uma boa técnica individual e exímio na circulação de bola, o russo tem boas perspetivas de jogar em Alvalade, mas só a partir do banco. A receção não será agradável, mas o grupo tratará de o proteger da melhor forma.

in "record.pt"

Comandante apontou o caminho

LUCHO "EMPURROU" JACKSON PARA A REDENÇÃO


Jackson Martínez leva 22 golos no campeonato, mas nesta altura podia ter pelo menos mais dois, pois falhou outras tantas penalidades máximas nessa prova. Frente ao Olhanense atirou por cima e, anteontem, com o Rio Ave, no regresso à marca dos 11 metros, facilitou, chutou à Panenka e falhou. O reinado de Jackson como marcador dos penáltis podia ter acabado aí, mas Lucho não deixou.

Nesse mesmo jogo com os vila-condenses, o FC Porto voltou a ganhar uma grande penalidade e Lucho pegou na bola. Toda a gente pensou que El Comandante ia encarregar-se de a bater, mas não foi isso que aconteceu. O capitão entregou a bola a Jackson e, com um abraço, transmitiu ao colega toda a confiança que ele necessitava naquele momento. Dessa feita, Jackson não falhou e teve a humildade necessária para pedir desculpas aos adeptos pelo falhanço inicial, cruzando os braços junto ao peito, na hora de festejar o golo do empate. Não satisfeito, ainda apontou o golo da vitória e, obviamente, foi perdoado.

Fica, assim, a atitude do capitão a transmitir confiança. É que Lucho até sabia os sentimentos que invadiram Jackson, já que também falhou um penálti esta época, frente ao... Sporting.


in "record.pt"

A estreia de Quiñones em números


Quiñones saiu satisfeito com a estreia na I Liga, mas sem o espaço desejado para poder ambicionar muito mais enquanto Alex Sandro estiver ao nível que vem revelando
Quiñones estreou-se na I Liga pelo FC Porto, frente ao Rio Ave, com uma exibição que se revelou positiva. Vítor Pereira tinha um problema à esquerda cada vez que Alex Sandro não podia jogar, mas o colombiano mostrou que pode dar conta do recado e servir para segurar o lugar, sem a necessidade de adaptação de Mangala. 

No teste de 90 minutos a que se sujeitou frente aos vila-condenses, Quiñones até acabou por se envolver num dos lances decisivos do encontro ao provocar a segunda grande penalidade (mão de Marcelo), numa das suas tentativas de cruzar a bola para a área. Antes, fizera um bom cruzamento [ver vídeo] para o remate de Izmailov que passou a poucos centímetros da baliza do Oblak.

Na primeira grande exibição pela equipa principal do clube, o lateral acabou por não destoar dos seus companheiros, preferindo jogar pela certa, como o demonstra o acerto nos passes. Dos 32 efetuados, só errou um e perdeu apenas duas vezes a bola, mas sem nunca deixar de contar com a atenção das bancadas, que o aplaudiram para lhe manifestar apoio de cada vez que isso sucedeu. 

in "ojogo.pt"

VALDERRAMA "James é um jogador de categoria "


O mítico jogador colombiano revela ser um admirador do jogador do FC Porto e recorda que trajeto vitorioso de James para prognosticar algo ainda melhor.
A dado momento da entrevista de Valderrama ao site da FIFA, perguntam-lhe: "Há algum tempo você dizia que a seleção colombiana sentia falta de um armador, algo que parece ter ficado para trás desde o surgimento de James Rodríguez. Como o vê nessa função?".

O jogador da mítica farta cabeleira, por muitos apontado como o melhor jogador colombiano de sempre, revela então uma enorme admiração pelo portista. "Bem, bem... O James vem fazendo um trabalho muito bom. Eu sou um dos admiradores dele na Colômbia, um dos protetores dele", disse. 

Valderrama explica a admiração. "Pelo estilo e pelo que ele já fez na curta carreira: foi para a Argentina, conquistou o título com o Banfield e depois afirmou como titular no FC Porto", disse. 

"Vem fazendo a diferença, e na seleção principal a camisola não pesou. Estamos tranquilos porque está apenas a começar. Teremos um jogador de categoria por muito tempo", concluiu.

in "ojogo.pt"

Iturbe já marca no River Plate


Iturbe está a dar-se bem com os ares da Argentina. O jogador emprestado pelo FC Porto marcou na vitória do River Plate com um remate de pé esquerdo.
O River Plate, a jogar em casa, já ganhava por 2-1, mas isso não retira nada à importância ao facto de Iturbe ter sido decisivo para a vitória dos "milionários".


O jogador emprestado pelo FC Porto ao clube de Buenos Aires começou o jogo no banco, mas foi lançado por Ramón Diaz aos 59 minutos, numa altura em que o River perdia em casa com Tigre. 



A reviravolta começou com uma assistência de Mora, jogador que pertence ao Benfica, para Luna, jogador que haveria de fazer o 2-1, seguindo-se então o golo de Iturbe.

in "ojogo.pt"