quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Maicon fora da orquestra

Depois da vitória na Áustria, o regresso ao treinos dos dragões ficou marcado pela ausência do defesa-central brasileiro.

Maicon falhou o primeiro treino do FC Porto após a vitória frente ao Áustria de Viena, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

No regresso da capital austríaca, o defesa brasileiro limitou-se a realizar tratamento médico, não pisando o relvado do Olival, esta tarde.

O guarda-redes Kadú também não esteve presente, estando devidamente autorizado para faltar à sessão ministrada por Paulo Fonseca.

O técnico dos tricampeões nacionais agendou novo apronto para as 10h00 de amanhã, no sentido de preparar o embate com o Estoril, agendado para domingo. Às 12h30 desta sexta-feira, Paulo Fonseca fará a antevisão ao encontro da Amoreira.

in "rr.pt"

Jogada muito trabalhada

DANILO e O MOVIMENTO DECISIVO DO ENCONTRO

A combinação entre Lucho e González e Danilo foi perfeita. Ambos pareciam executar o movimento de olhos fechados, e dessa ligação que até pode parecer um pouco estranha entre um brasileiro e um argentino surgiu o tento que decidiu o duelo de Viena.

O lateral-direito, na zona mista, explicou que nada daquele entendimento que confundiu a defesa austríaco surgiu de geração espontânea. “É uma jogada que trabalhamos muito ao longo da semana. Eu desmarquei-me e acabou por dar certo”, salientou Danilo.

in "record.pt"

Corda esticada até aos Sub-15

Guerra fc porto/sporting tem novo episódio

Na “selva” do futebol português, os dragões estão apostados em destronar os leões e a guerra recentemente instalada já tem repercussões ao nível dos Sub-15. A mais recente batalha, ganha pelos azuis e brancos, envolve os jovens Moreto Cassamá e Idrisa Sambú, jogadores que deixaram os Sub-15 do Sporting e assinaram contratos de formação com o FC Porto. Em nomes dos seus pais...

Foi contra a vontade do representante dos dois referidos jogadores e, claro, dos dirigentes leoninos também, que esta mudança se procedeu. Tudo isto de acordo com o que confessou a Record o próprio Catió Baldé, agente que saltou agora para a ribalta por causa do caso Bruma, de quem também é empresário, “A decisão de irem para o FC Porto foi exclusiva dos pais dos jogadores. Eles tinham propostas do estrangeiro, mas preferiram o FC Porto, cuja formação vai de encontro ao que eles pretendem para o futuro”, contou-nos o agente, recusando a ideia de que teriam sido questões financeiras a ditar o destino destes seus dois jogadores: “Os pais não têm culpa que apareçam clubes a apresentar-lhes propostas muito boas e, neste caso, não se teve apenas em conta as questões financeiras, mas sim um projeto desportivo. Houve uma discussão muito séria relativa ao que seria melhor para os dois jogadores.”

À margem desta mudança dos dois internacionais jovens portugueses, mas igualmente digna de salientar, é a guerra que se está a instalar entre o clube portuense e o lisboeta. A chegada de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting acabou por promover o virar de costas entre os dois emblemas, sendo que o primeiro episódio desse extremar de posições teve o atual presidente leonino como protagonista.

No passado mês de junho, antes do início da final da Taça de Portugal de andebol, entre o Sporting e o FCPorto, o administrador da SAD portista, Adelino Caldeira, deixou Bruno de Carvalho de mão estendida. Ao que tudo indica, fê-lo por a declaração do líder leonino, a propósito da venda de Moutinho ao Monaco, – “O Sporting não é dado a frutas”, disse – ter caído mal no reino do dragão. Entretanto, Bruno de Carvalho voltou ao ataque e, numa entrevista à Sport TV, disse esperar uma receção hostil no Dragão, quando o Sporting lá jogar, na 8.ª ronda da Liga. Pinto da Costa ripostou, disse não conhecer o líder leonino e, agora, tirou dois jogadores aos leões.

Devem evoluir na equipa Sub-17

Cassamá e Sambú já não se treinavam no Sporting, mas estiveram, até ontem, integrados no estágio da Seleção Sub-16 portuguesa, que teve lugar em Rio Maior, e ainda não sabem se se vão apresentar imediatamente no FC Porto. Todavia, é a equipa Sub-17 dos azuis e brancos que devem integrar brevemente, uma vez que os Sub-16 do clube competem através do protocolo celebrado com o Padroense. Pelas suas qualidades, Cassamá e Sambú devem subir diretamente de escalão.

in "record.pt"

Brilhou a luz do pentacampeão

O FC Porto Vitalis bateu esta quarta-feira o Benfica por 27-24, no Pavilhão da Luz, em jogo antecipado da 3.ª jornada do Andebol 1. Com três triunfos em outros tantos encontros, o pentacampeão nacional mantém o pleno e a liderança do campeonato.

O início de mais um clássico do andebol português foi, no mínimo, atípico. Com muito desacerto de parte a parte, o FC Porto Vitalis acabou por errar menos do que o adversário nos primeiros minutos e desde logo assumiu a liderança do marcador. Ao intervalo, os Dragões venciam pela margem mínima (11-10).

A etapa complementar trouxe mais do mesmo, mas o FC Porto Vitalis deixou bem claro porque é campeão há cinco anos consecutivos. Com uma defesa de betão e excelentes movimentos ofensivos, os azuis e brancos foram reforçando a vantagem e a confiança com o passar do tempo.

A vencer por quatro golos à entrada para os últimos dez minutos (23-19), o FC Porto Vitalis resistiu com muita classe às tentativas de reacção do opositor e segurou o terceiro triunfo consecutivo no Andebol 1, batendo o Benfica por 27-24 num jogo em que a vitória dos Dragões não deixa margem para qualquer dúvida. O pentacampeão continua, por isso, no lugar que lhe é mais familiar: o primeiro.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Hugo Laurentino (g.r), Gilberto Duarte (2), Tiago Rocha (5), João Ferraz (5), Wilson Davyes (5), Ricardo Moreira (2), Mick Schubert (6). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r), Daymaro Salina (1), Miguel Sarmento (1).

in "fcp.pt"

Lucho na estreia de Paulo Fonseca

Como suaram os dragões para saírem de Viena com os três pontos, no primeiro jogo do treinador na Champions

Um golo solitário de Lucho González permitiu o arranque vitorioso do FC Porto na Liga dos Campeões diante do Áustria de Viena, na ronda inaugural do Grupo G. Quis a história que o treinador Paulo Fonseca "assinasse" a sua primeira vitória internacional no palco onde os dragões conquistaram, em 1987, o seu primeiro troféu internacional.

Mas os jogadores portistas, apesar de terem tido a bola nos pés durante dois terços do tempo de jogo, conforme estatística da UEFA, revelaram nervos a mais, apesar da maior experiência em campo, que obrigaria a uma melhor exibição. O meio-campo portista rendeu muito pouco no primeiro tempo: lento nos processos e com muitos passes falhados em situação de posse, nomeadamente por Fernando. O médio brasileiro até foi o primeiro a testar os reflexos do guarda-redes Suttner, com um bom remate desferido "do meio da rua", mas esteve longe do fulgor habitual, tal como a restante equipa.

Ao contrário, os austríacos revelaram ter a lição bem estudada, ocupando os espaços de forma a manietar a equipa de Paulo Fonseca, com cobertura especial a Lucho, que poucas vezes conseguiu distribuir com sucesso na zona de ataque. Na única vez que o FC Porto criou perigo na área contrária, Jackson, após bom entendimento com Varela, rematou de forma defeituosa, só com o guarda-redes pela frente.

Apesar de também não ter criado grandes oportunidades de golo, a equipa "violeta" conseguiu colocar Helton em sentido quando Hosiner, em dois momentos quase seguidos, alvejou a sua baliza, à passagem da meia hora.

O que faltou aos dragões durante toda a primeira parte -- velocidade e intensidade -- acabou por resultar no golo portista, aos 55 minutos, quando Lucho desmarcou Danilo na direita, que galgou terreno e, já da linha final, cruzou para trás, onde o argentino apareceu a rematar com sucesso. Pouco depois do tento portista, Stankovic cabeceou ao poste e, minutos depois, Otamendi "ofereceu" a bola a Hosiner, que partiu isolado para a baliza adversária, mas, com Mangala a pressionar, rematou direto à figura de Helton.

Diante da passividade e desacerto portista, o avançado austríaco voltou a fazer perigar as redes da equipa portuguesa, aos 64 minutos, quando conseguiu ultrapassar Alex Sandro e Otamendi, mas o seu remate fez a bola passar a pouco centímetros do poste esquerdo de Helton.

Paulo Fonseca substituiu Licá por Izmailov e conseguiu ganhar o controlo do jogo à custa da experiência do russo. Aos 78 minutos, Varela conseguiu cruzar com eficácia, mas Lucho González não chegou à bola. Na sequência do lance, o internacional português foi substituído por Herrera que, tal como Licá e Josué, se estreou na mais importante competição de clubes na Europa.

Até final, destaque para uma boa iniciativa de Jackson, já no período de descontos, mas o colombiano não conseguiu que o remate chegasse à baliza, intercetado por um defesa.

Lucho: golo à memória do pai

Lucho González volta a marcar na primeira jornada e novamente com dedicatória. Mas ontem foi bem complicado ganhar, admitiu 

A história repete-se: Lucho González voltou a marcar na primeira jornada da Liga dos Campeões. Há um ano, fê-lo ao Dínamo de Zagreb, no dia 18 de setembro, data que não esquecerá pois soube, na Croácia, da morte do pai. Precisamente um ano depois, El Comandante repetiu a graça e não se esqueceu do progenitor, que veio imediatamente à memória. "Marcar é sempre especial para todos os jogadores, mas para mim foi ainda mais especial, porque me lembrei do meu pai", admitiu.

Lucho iguala Deco e Pena

 El Comandante voltou a marcar na Champions e fez o 12º golo europeu ao serviço do FC Porto

Lucho marcou "ofereceu" a vitória ao FC Porto em Viena e alcançou o 12º golo europeu ao serviço dos dragões. O médio argentino alcançou, desse modo, Deco e Pena, dois ex-jogadores dos dragões que também festejaram uma dúzia de golos na Europa pelo FC Porto­

Lucho parece ter uma relação especial com a Liga dos Campeões, prova na qual marcou pela nona temporada consecutiva, começando por 2005/06 e sem esquecer a passagem pelo Marselha. El Comandante festejou o primeiro golo internacional pelos em setembro de 2005, na derrota caseira com o Artmedia (3-2), somando depois três golos em 2006/07 e outros tantos em 2007/08.

Na temporada seguinte apontou dois, antes de se transferir para França. No regresso marcou nos dois jogos com o Dínamo Zagreb, ambos na época passada, e agora ao Áustria de Viena.
 
in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca "Jogo inteligente e pragmático"

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, estreou-se na Liga dos Campeões com uma vitória. No final destacou a inteligência como a equipa jogou. 

A estreia na Liga dos Campeões

"[Aliviado?]Contente acima de tudo. Era importante vencer e somar estes três pontos. Conseguimos o nossos objetivo de uma forma difícil. Estávamos alertados para as dificldades que íamos encontrar e comprovamos que existe nesta equipa qualidade capaz de nos criar muitas dificuldades, especialmente no início. Mas vencemos bem com um jogo inteligente e pragmático".

A falta de Defour

"Os que estiveram em campo estiveram muito bem, o Josué esteve bem. Na primeira parte houve ali algumas trocas posicionais que não funcionaram".

Elogio aos suplentes

"Quero registar que os jogadores que entrarm no depois contribuíram para o bom desenrolar o encontro, para a forma como gerimos o jogo. Foram uma aujuda de grande importância".

Os adversários em Viena

"Não vai ser fácil para o Atlético de Madrid e para o Zenit vencer neste ambiente. Terão dificuldades em somar pontos se o Áustria Viena manter este nível a que esteve hoje".

Fernando

"As outras equipas vão ter grandes dificuldades em Viena"


Médio brasileiro salienta a importância de começar a vencer fora e sublinha que Atlético e Zenit podem perder pontos na Áustria
O FC Porto sentiu bastantes dificuldades frente ao Austria de Viena e Fernando acredita que os restantes adversários do grupo, Atlético de Madrid e Zenit, também sentirão problemas. "Acredito que sim. Pelo nível que o Viena apresentou as equipas vão ter grandes dificuldades", sublinhou o médio brasileiro, confiante na passagem aos oitavos de final.

"Temos que fazer a nossa parte. Ganhar os nossos jogos, tentar fazer o melhor em campo e ver o que acontece no final. É sempre importante ganhar fora de casa. Conseguimos uma excelente vitória que nos vai ajudar no final", declarou Fernando. 


Josué

"Concretizei um sonho, estou feliz"

O médio estreou-se na Liga dos Campeões. Há um ano debatia-se para ser titular no Paços de Ferreira, esta quarta-feira venceu na estreia.
A estreia

"Concretizei um sonho hoje, estou muito feliz. Mas, acima de tudo, feliz por termos o objetivo que era vencer".

Um novo meio-campo

"Com esta equipa e jogadores nunca se sente diferenças. Sabemos todos que temos de fazer o nosso jogo. Sabíamos que seria dificil, que o adversário queria mostrar ao Mundo que aqui também se ioga bom futebol. Sentimos isso na primeira parte. Fizemos uma boa segudna parte, tranquilos e chegámos ao golo".

Surpreendidos?

"Já esperávamos este nível de dificuldade, que seria um jogo duro e intenso. O FC Porto está sempre obrigado a vencer seja em casa ou fora. Agora temos de pensar no campeonato, depois sim na Liga dos Campeões".

Lucho

"Todos os jogos são difíceis"


 Médio argentino voltou a marcar na Liga dos Campeões, mas prefere realçar a resposta da equipa na segunda parte

Lucho marcou o golo da vitória em Viena, mais um na Liga dos Campeões. "Marcar é sempre bom para qualquer jogador. Mas não é só um que faz uma equipa", realçou o argentino.

"Estamos contentes por termos conquistado os três pontos. Foi difícil na primeira parte mas na segunda conseguimos controlar o ritmo do jogo. O Áustria de Viena é um adversário com qualidade, pressionou-nos. Nesta competição todos os jogos são difíceis, é onde estão as melhores equipas", acrescentou Lucho.

"Montero? Alegra-me que marque golos"

 Avançado portista fica satisfeito por ver um compatriota a ter sucesso em Portugal, mas descarta um despique individual com o atacante do Sporting 

O começo de campeonato de Fredy Montero, com seis golos marcados em quatro jogos, está a ser visto com satisfação por... Jackson Martínez.

O atacante do FC Porto, melhor marcador da última edição da I Liga, já conhecida o compatriota e revelou, após o encontro com o Áustria de Viena, que lhe dá "alegria ver mais um colombiano a triunfar em Portugal". "É um grande goleador", vincou.

Apesar de tudo, Jackson desvaloriza a ideia de um despique individual com o sportinguista pelo título de melhor artilheiro em 2013/14. "Fico alegre que marque golos, porque é um compatriota, mas preocupo-me apenas com o meu trabalho e ele vai fazer o dele pelo seu clube. Não vou estar a torcer para que não marque golos. Cada um desfruta dos seus golos", argumentou.

No caminho do Dragão segue-se agora o Estoril, para o campeonato, um adversário que o ponta de lança portista classifica de "muito complicado". "Tive a oportunidade de o defrontar por três vezes e é uma equipa com potencial. Mas temos de fazer o nosso jogo para vencer", rematou.
 
 in "ojogo.pt"