quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Corda esticada até aos Sub-15

Guerra fc porto/sporting tem novo episódio

Na “selva” do futebol português, os dragões estão apostados em destronar os leões e a guerra recentemente instalada já tem repercussões ao nível dos Sub-15. A mais recente batalha, ganha pelos azuis e brancos, envolve os jovens Moreto Cassamá e Idrisa Sambú, jogadores que deixaram os Sub-15 do Sporting e assinaram contratos de formação com o FC Porto. Em nomes dos seus pais...

Foi contra a vontade do representante dos dois referidos jogadores e, claro, dos dirigentes leoninos também, que esta mudança se procedeu. Tudo isto de acordo com o que confessou a Record o próprio Catió Baldé, agente que saltou agora para a ribalta por causa do caso Bruma, de quem também é empresário, “A decisão de irem para o FC Porto foi exclusiva dos pais dos jogadores. Eles tinham propostas do estrangeiro, mas preferiram o FC Porto, cuja formação vai de encontro ao que eles pretendem para o futuro”, contou-nos o agente, recusando a ideia de que teriam sido questões financeiras a ditar o destino destes seus dois jogadores: “Os pais não têm culpa que apareçam clubes a apresentar-lhes propostas muito boas e, neste caso, não se teve apenas em conta as questões financeiras, mas sim um projeto desportivo. Houve uma discussão muito séria relativa ao que seria melhor para os dois jogadores.”

À margem desta mudança dos dois internacionais jovens portugueses, mas igualmente digna de salientar, é a guerra que se está a instalar entre o clube portuense e o lisboeta. A chegada de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting acabou por promover o virar de costas entre os dois emblemas, sendo que o primeiro episódio desse extremar de posições teve o atual presidente leonino como protagonista.

No passado mês de junho, antes do início da final da Taça de Portugal de andebol, entre o Sporting e o FCPorto, o administrador da SAD portista, Adelino Caldeira, deixou Bruno de Carvalho de mão estendida. Ao que tudo indica, fê-lo por a declaração do líder leonino, a propósito da venda de Moutinho ao Monaco, – “O Sporting não é dado a frutas”, disse – ter caído mal no reino do dragão. Entretanto, Bruno de Carvalho voltou ao ataque e, numa entrevista à Sport TV, disse esperar uma receção hostil no Dragão, quando o Sporting lá jogar, na 8.ª ronda da Liga. Pinto da Costa ripostou, disse não conhecer o líder leonino e, agora, tirou dois jogadores aos leões.

Devem evoluir na equipa Sub-17

Cassamá e Sambú já não se treinavam no Sporting, mas estiveram, até ontem, integrados no estágio da Seleção Sub-16 portuguesa, que teve lugar em Rio Maior, e ainda não sabem se se vão apresentar imediatamente no FC Porto. Todavia, é a equipa Sub-17 dos azuis e brancos que devem integrar brevemente, uma vez que os Sub-16 do clube competem através do protocolo celebrado com o Padroense. Pelas suas qualidades, Cassamá e Sambú devem subir diretamente de escalão.

in "record.pt"

Sem comentários: