sábado, 21 de agosto de 2010

F.C. Porto-Beira Mar: o dragão chega a casa (antevisão)

Três vitórias depois... o F.C. Porto chega a casa. A formação de André Villas Boas defronta este domingo (20.15 horas) o Beira Mar, naquele que é o primeiro jogo oficial da época no Dragão. Na mala traz três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido. Os adeptos estão ansiosos por vê-lo, portanto.

Apesar do início de época promissor, Villas Boas continua pouco feliz. O treinador fala em falhas de marcação e em oportunidades de golo dos adversários. Por isso diz que há muita coisa a melhorar, num processo de crescimento que não quer que termine nunca. A ambição do jovem técnico não tem fim.

Do outro lado chega uma equipa também ainda em construção, ela que subiu esta época à Liga. O Beira Mar esforça-se por reforçar o plantel, mas as últimas contratações ainda não contam para a visita ao Dragão. Meduna, Ruben Lima, Sérgio Oliveira, Maranhão e Ronny ainda não têm as inscrições regularizadas.

Ora por isso o treinador Leonardo Jardim deve mudar pouca coisa relativamente ao jogo inicial. É possível que Rui Sampaio e Wilson Eduardo entrem no onze, enquanto Kanu é baixa certa por lesão. Apesar das limitações, Leonardo Jardim promete uma equipa que não vai apenas defender: o Beira Mar quer atacar.

Villas Boas aplaude as intenções adversárias e elogia o treinador. «O Leonardo Jardim é uma das pessoas que admiro no futebol português», disse. «Tenho o maior respeito por ele, sei que é um treinador extremamente organizado e acredito nas palavras dele porque são sinceras». Promessas de bom futebol, portanto.

Ukra outra vez no onze?

As limitações não são apenas aveirenses. O F.C. Porto, por exemplo, só tem quatro avançados disponíveis. Isto porque Hulk, Mariano, Rodriguez e James Rodriguez não são opção, tal como o Guarín. Nesse sentido, é provável que Villas Boas aposte outra vez em Ukra, ele que elogiou o jovem extremo depois de Genk.

O favoritismo, por fim, é todo portista e é alicerçado nos números: em 28 jogos entre as duas equipas no Porto, os azuis e brancos venceram 22, empataram quatro e só perderam duas. Das duas ocasiões em que saíram derrotados, porém, não foram campeões: 2000/01 e 2004/05. O que pode ser um aviso.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e Ukra.

Suplentes: Beto, Fucile, Sereno, Souza, Castro, Ruben Micael e Walter.

BEIRA MAR: Rego; Danilo, Hugo, Yohan e Renan; Djalmal, João Luiz Rui Sampaio e Artur; Wilson Eduardo e Rui Varela

Suplentes. Bruno Conceição, Pedro Moreira, Jaime, Tinoco, Tiago Barros, Hugo Seixas e Leandro Tatu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa em forma !!!

Villas Boas desvaloriza promessa de Jesus: «A que jornalista ele disse isso?»

Jorge Jesus disse na sexta-feira uma afirmação que faz manchete este sábado nos jornais desportivos: «Vamos ser campeões», garantiu o treinador do Benfica. Uma afirmação feita numa daquelas conferências de imprensa à Benfica TV. Uma conferência portanto em que não há perguntas: só respostas.

Ora por isso, retribuiu este sábado André Villas Boas numa conferência a sério, com perguntas e respostas, e quando confrontado com essa promessa, é uma afirmação que não vale nada. «A que jornalista é que Jesus disse isso?», questionou o treinador do F.C. Porto. «Quantos jornalistas estavam presentes?»

«As conferências de imprensa desse clube são monólogos para um canal e as mensagens são fáceis de passar porque não são confrontadas com perguntas de jornalistas, que são intervenientes no processo e têm direito a perguntar o que lhes apetece. Portanto nesse monólogo, Jesus disse que ia ser campeão.»


Ponto final, parágrafo. Houve, no entanto, uma afirmação de Jesus que merece a concordância de Villas Boas. «Em relação à primeira jornada, não conta nada. Nisso concordo. O ano passado todas as equipas empataram na primeira jornada, depois consolidaram processos e entraram num rumo que levaram até ao fim.»

O F.C. Porto e o Sp. Braga entraram a ganhar, ao contrário de Benfica e Sporting, mas um resultado negativo numa fase tão prematura da época não trará consequência, adianta Villas Boas. «O que conta é a regularidade e o arranque mau do Benfica e do Sporting não vai atrasar significativamente a luta pelo título.»

«Vitória na Supertaça já não vale nada»

Pelo caminho, Villas Boas comentou as palavras de Pinto da Costa, que também na sexta-feira à noite referiu que o F.C. Porto venceu uma taça «a uma equipa de caceteiros». Villas Boas não viu nessa afirmação uma diminuição do mérito portista. «O jogo foi como foi e foi uma vitória importante», disse.

«O presidente refere-se aos contínuos lances de agressividade que deviam ter valido cartões vermelhos. Para nós essa vitória já passou há algum tempo, não interessa só essa vitória, interessa-nos ganhar sempre, conquistar três pontos esta jornada, passar esta fase da Liga Europa e manter um percurso regular.»

«Meireles? Não é impossível que alguém bata a cláusula de rescisão»

Os últimos dez dias do mês de Agosto prometem agitação no mercado de transferências. O F.C. Porto, por exemplo, ainda continua muito activo no mercado. Otamendi está quase garantido, embora Villas Boas garanta que ainda não é reforço, o avançado Kléber não vai avançar e por isso o treinador quer outro avançado.

«Continuamos com um plantel em construção e até dia 31 tudo pode acontecer», referiu o técnico, que não fala de casos concretos, sejam eles Kléber ou até Otamendi. «Não sei se o processo estará assim tão concluído», disse sobre o central. «Enquanto não estiver concluído, tudo pode acontecer e todos podem interessar.»

Por fim, as vendas. O F.C. Porto continua no mercado também pela porta de saída, apresentando-se Raul Meireles e Fucile como dois elementos transferíveis. «Tudo pode acontecer é a resposta mais sincera. Os jogadores estão agarrados às clausulas de rescisão e não é impossível que alguém bata essas cláusulas de rescisão.»

A chamada de Hulk à selecção brasileira criou um sentimento de regozijo entre a comitiva do F.C. Porto. Villas Boas foi a voz dessa sentimento neste sábado, um dia depois da chamada do avançado portista ter sido divulgada publicamente. «É um motivo prestigioso e honroso para nós», garantiu o treinador.


Brasil: Hulk chamado à selecção, David Luiz repete convocatória

«Um jogador de uma importância extrema como é o Hulk já merecia ter ido mais vezes à selecção. Não esteve mais presente na selecção brasileira e no Mundial porque não lho permitiram. Foi castigado com um número absurdo de jogos que o retiraram dos relvados e que o penalizaram», adiantou Villas Boas.

Ora depois de ultrapassado esse problema, Hulk iniciou a nova época em boa forma e foi premiado por Mano Menezes com a segunda chamada da carreira à selecção brasileira. «Ver darem-lhe esta nova oportunidade é honroso para nós e é de louvar para um jogador lutador e bom como é o Hulk.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Otamendi: "Tenho de estar à altura do FC Porto"

Otamendi ficou fora dos planos do Vélez para o jogo de hoje com o Argentinos; é um sinal de que a transferência para o FC Porto espera apenas o carimbo. Ele conta as horas com ansiedade, preparando-se para se despedir da camisola azul e branca que envergou durante 15 anos para vestir outra, também azul e branca. "Gostaria de jogar amanhã [hoje], mas o risco de uma lesão podia hipotecar tudo. Entendi perfeitamente." Aos 22 anos, Nicolás Otamendi está preparado para a aventura. "O FC Porto é um clube importantíssimo, que luta sempre por títulos, é um desafio, e eu sentia a necessidade de me colocar à prova. Sei que ninguém me vai dar nada de mão beijada, mas sinto-me pronto a arrancar do zero para ganhar um lugar."

Já lhe disseram que terá de substituir Bruno Alves?

Sinceramente, ainda não me inteirei de tudo, mas já estive a ver na internet quem serão os meus companheiros e os argentinos que fazem parte do grupo. Isso é importante.

Há vários sul-americanos. Por aí não deverá ter problemas...

Sim, já sei. Há argentinos, uruguaios, há o Falcao e o James Rodríguez, que conheço bem por ter jogado contra eles. Haver quem fale a mesma língua parece-me importante para entrar mais facilmente no grupo e para a adaptação.

Com Villas-Boas, já teve oportunidade de falar?

Não, não tive contacto, porque deixei tudo nas mãos do meu empresário e estou à espera que os dirigentes acertem tudo. Sou uma pessoa que vive o dia-a-dia, aproveitando as coisas à medida que vão ocorrendo. Sei é que, assim que fique tudo concretizado, terei de estar em forma para render à altura do que significa o FC Porto.

E qual é o desafio a que se propõe, que metas tem para concretizar?

Triunfar, sem dúvida. Ter um bom rendimento, e que o clube ganhe muitos títulos. Depois vê-se como evolui a carreira. Para mim, seria importante estar em bom nível para continuar a ser opção na selecção argentina.

Aqui na Argentina, a certa altura disse-se que iria para o Milan. Não foi porquê?

Não tinha passaporte comunitário. Estou a tratar disso, mas queriam que o tivesse já, pois só havia vaga para um extracomunitário.

Estreou-se há dois anos, jogou um Mundial e agora chega ao FC Porto...

É verdade que tem sido tudo muito rápido, mas sinto-me com ganas de me colocar à prova noutro futebol, de viver uma experiência nova. Não é que quisesse deixar o Vélez [Sarsfield], mas tinha vontade de enfrentar um desafio novo. Na Europa, o futebol é mais rápido, a dois toques, diferente do argentino.

Já deu para experimentar essa diferença no Mundial...

Sim, cruzei-me com os melhores. Aproveitei ao máximo, apesar da frustração que foi ser eliminado pela Alemanha. Agora compete-me fazer bem as coisas no FC Porto para ter a oportunidade de jogar outro Mundial, já com mais experiência.

Como se apresentaria aos adeptos do FC Porto?

Sou rápido e penso que bom na antecipação. Em campo, estou sempre totalmente concentrado no jogo; nem ouço o que se passa nas bancadas. Gosto de me antecipar aos avançados para que estes não possam controlar a bola. E, sim, falo muito, gosto de comandar a defesa e os meus companheiros; da defesa, temos uma visão mais alargada do campo e é importante ajudá-los.

"Lateral? Sou central..."

Contra a Alemanha, no Mundial, jogou como lateral-direito e não fez um bom jogo, mas encara a hipótese de jogar outra vez nessa posição. "Sei que não fiz um bom jogo, mas estarei sempre à disposição para o que o treinador me pedir. E se me pedirem que jogue a lateral, voltarei a fazê-lo. Sou daqueles jogadores para quem o importante é estar no campo. Mas lateral não é a minha posição; sou um central de marcação. Creio que o FC Porto pensou em mim porque precisa disso, de um central de marcação. É a função em que me sinto mais confortável, porque foi a que cumpri em toda a minha carreira."

"Boxe deu-me muita agilidade"

Ainda não sabe quando viajará, mas está pronto. Custa-lhe deixar a família, mas não chegará à Europa sozinho. É amante das tatuagens - "Tenho sete ou oito", diz, ainda que se perceba à vista desarmada que são muitas mais. No braço direito, gravou o nome dos três irmãos (Claudio, Gabriel e Cristián); no esquerdo, o dos pais (José e Silvia). No peito, gravou Morena, nome da primeira filha, e falta-lhe o de Mia, a segunda, que tem apenas uns meses. "Vou sentir falta [da família], mas todos estão contentes por mim, sobretudo a minha mãe, que me acompanhou sempre desde pequeno aos treinos", conta Chupe, alcunha pelo qual é conhecido entre familiares, referindo-se aos anos em que ia para escola e Silvia, a mãe, o esperava com o lanche que ele levava para os treinos do Vélez, algo que o obrigava a viagens de quase duas horas e a uma viagem de três autocarros para lá chegar. Membro de uma família humilde de El Talar de Pacheco, Otamendi fala dela com orgulho. "Cumpri o meu sonho ao dar uma casa à minha mãe. Assim devolvi-lhe o que fez por mim."

Brevemente deve poder levar a sua mãe para Portugal...

Sim, vamos esperar que tudo se concretize, e haverá tempo para isso. Fico contente por faltarem apenas detalhes para que ela tenha a sua casa pronta, ao lado da minha avó.

É verdade que praticou boxe?

Sim, durante um ano, num ginásio. Fui porque queria mais do que só futebol, não porque fosse conflituoso. Era até uma forma de treino para o futebol, que depois deixei. Desgastava-me muito o físico e prejudicava-me.

No que respeita ao futebol, o boxe ajudou-o em quê?

Deu-me muita agilidade nas pernas por causa dos saltos com a corda e movimentos de cintura. Além disso, o treino de boxe dá-nos outro estado atlético.

E que referência defensiva tinha em miúdo?

Segui sempre o Roberto Ayala. Era o jogador que admirava pela forma como se antecipava e como ia aos cruzamentos, pela segurança com que chegava à bola; ganhava-a sempre. No Vélez, tive a oportunidade de jogar ao lado de Seba Domínguez, que, além de companheiro, é um amigo, com quem muito converso. Deu-me sempre bons conselhos e está muito contente por mim.

"Maradona defendeu-me, estou-lhe grato"

Marcou-o ter sido dirigido por Maradona?

Foi impressionante. Estou-lhe grato por me ter levado à selecção, deu-me a hipótese de vestir a camisola do meu país, que é um momento único. Defendeu-me e levou-me ao Mundial. Gostaria que tivesse continuado, seria lindo ter a hipótese de vingar aquela eliminação. Mas não me quero esquecer do Ricardo [Gareca]. Todos os treinadores que me dirigiram nestes 15 anos no Vélez deixaram uma marca, mas foi o Gareca que me abriu as portas da primeira divisão. Com ele, tive continuidade e tornei-me no que sou hoje.

E qual seria a melhor vingança na selecção?

Gostaria de estar na Copa América do ano que vem, mas para isso tenho de estar bem no FC Porto.

in "ojogo.pt"

Meireles e Fucile trabalharam com o grupo

Os jogadores do FC Porto entregaram-se ontem a um treino de recuperação, depois de na véspera terem goleado o Genk (3-0), deixando praticamente carimbado o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. André Villas-Boas já pôde começar a pensar na recepção ao Beira-Mar, sendo que, para tal, continua a ter à disposição jogadores como Meireles e Fucile, apontados como possíveis transferências até ao fecho do mercado. Entretanto, Rodríguez e Guarín mantêm-se em tratamento e não deverão ser opção para domingo, assim como Hulk, que foi ao Brasil. Mariano prossegue o plano de recuperação da rotura de ligamentos do joelho direito.

in "ojogo.pt"

Falcão: "Derrotas de Benfica e Sporting eles que se preocupem..."

Três jogos oficiais, dois golos de Falcao. A média encaixa no perfil goleador confirmado na época passada, apagando eventuais desconfianças que pudessem ter sido formatadas por ter ficado em branco na pré-temporada. "Quero melhorar", avisa o colombiano, pouco ou nada interessado em insistir nas comparações com o rendimento da última época. "Temos trabalhado de forma a que eu possa colaborar com golos para as vitórias. Se vai ser como no ano passado, depois se vê o que posso fazer", disse, no rescaldo de uma vitória categórica na Bélgica. Aliás, tudo começou num penálti que fez explodir os protestos dos adeptos do Genk. Falcao não percebe porquê: "Foi falta. O defesa tocou-me no tornozelo; foi penálti. Coube-me a tarefa de o marcar e consegui, dando-nos vantagem no resultado." Uma vantagem que engordou na segunda parte, deixando os portistas praticamente qualificados para a fase de grupos. "Sim, foi um resultado que nos dá muita tranquilidade", concordou o avançado. "Ganhar fora permite-nos jogar no Dragão com a certeza de que temos uma vantagem importante para garantir a qualificação. Mas há que confirmar no Porto o que fizemos na Bélgica", remata.

A ambição projectada por Villas-Boas, que não escondeu o objectivo de vencer a Liga Europa, encontra eco em Falcao, ainda que com algumas cautelas. "Vamos passo a passo. Ainda temos um jogo importante na Liga Europa na próxima semana e temos de ir assim, avançando aos poucos. Mas queremos, obviamente, ir até à final." Em Genk, depois de marcar o golo, o colombiano correu para o banco para levantar uma camisola de Hulk. "Foi importante fazê-lo, porque ele está a precisar do nosso apoio. Estamos com ele neste momento difícil, unidos no sofrimento", explicou, lembrando a tragédia que afectou o brasileiro.

Encerrado por uns dias o capítulo Liga Europa, Falcao reabre o dossiê campeonato. O FC Porto já tem vantagem sobre a concorrência directa. "As vantagens conseguem-se ganhando os jogos, e é isso que tentamos fazer", disse, procurando driblar a referência às derrotas de Benfica e Sporting na primeira jornada. Insistiu-se, e o colombiano foi directo ao assunto: "Eles que se preocupem com isso. A nós preocupa-nos apenas o que faz o FC Porto."

Pronto a marcar de livre, diz ele

Falcao utilizou a sua página no Twitter para assinalar um detalhe que achou curioso. "Repararam que marquei um livre? Tinha-vos dito... Passou muito perto, pode ser que seja no domingo...", disse. Falcao marcou o livre da falta sobre João Moutinho, além de ter marcado o penálti. Dois lances de bola parada para os quais não havia Hulk.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Colômbia chama Falcao e Guarín

O seleccionador colombiano, Hernán Dário Gomez, convocou os portistas Guarín e Falcao. Os dois jogadores do F.C. Porto são presença assídua na selecção sul-americana e o técnico chamou-os patra os particulares frente à Venezuela e ao México, a 3 e 8 de Setembro.

Hulk e David Luiz, da Bahia para a selecção: «Nunca mais saem»

Pela primeira vez, Hulk e David Luiz vão partilhar balneário desde que atingiram a vida adulta. O avançado do F.C. Porto foi convocado por Mano Menezes para a selecção brasileira, tal como o defesa do Benfica. ambos têm uma história comum, como o Maisfutebol já dera conta, por alturas do clássico entre águias e dragões, na época passada. Agora que a dupla chegou ao «escrete», diz quem viu Hulk e David Luiz crescer que nunca mais saem das escolhas do seleccionador.

João Paulo Sampaio orientou os dois futebolistas, pouco conhecidos no Brasil, mas protagonistas em Portugal. O antigo treinador da formação do Vitória da Bahia, onde ambos se formaram, começa por mostrar-se orgulho com a chamada do central e do avançado e até acredita que é bom prenúncio para a selecção. «Em 1994 e 2002 havia jogadores que foram formados pelo Vitória e o Brasil saiu campeão», recorda o técnico, apontando a Bebeto e Vampeta.

Depois, João Paulo Sampaio começou a falar dos «meninos» que viu crescer. «Sabíamos que o David Luiz quando fosse convocado, não ia sair mais, é o que vai acontecer, já foi titular nos sub-20 e agora vai ser pela selecção principal», declara o coordenador das camadas jovens do emblema baiano.

«O Hulk vai ser a mesma coisa», considera João Paulo Sampaio, para lembrar que o «Incrível» já esteve na equipa antes. «Mas agora vai ter mais tempo, porque quando foi chamado pelo Dunga jogou pouco e o grupo estava quase fechado para o Mundial», analisa. «Por isso, acho que o Hulk, agora, vai ser como o David Luiz, vai mostrar-se e acredito que não sai mais, que vai continuar, embora a concorrência maior que para David Luiz», disse.

«Hulk pode ter ainda mais sucesso» e os DVD de David Luiz

João Paulo Sampaio recuou no tempo e recordou que Dunga colocou Hulk numa posição que não beneficiou o avançado do F.C. Porto. No entanto, o técnico, que acompanha a carreira do avançado, argumenta que «o Hulk demora no tempo de passar a bola, ele gosta de levá-la para depois rematar, mas por vezes perde-a e isso dá muito contra-ataque, portanto, quando ele amadurecer nesse pormenor, vai ter ainda mais sucesso», considerou.

João Paulo Sampaio não esquece, porém, o agradecimento a Hulk e David Luiz, que têm bem presente as raízes futebolísticas. «Eles ajudam o clube, trazem camisola do F.C. Porto, do Benfica», disse o técnico, para contar que David Luiz «colocou DVD em todos os quartos dos meninos, aqui no centro de treinos».

in "maisfutebol.iol.pt"

«Quero melhores marcas e temos equipa para isso»

Falcão entrou com o pé direito na nova temporada e já marcou 2 golos em 3 jogos. Benfica e Genk provaram o veneno do colombiano que, curiosamente, os dragões desviaram da Luz no verão passado e que veio a sagrar-se o segundo melhor marcador, com apenas menos um remate certeiro do que Oscar Cardozo. Já perfeitamente ambientado à Invicta e ao futebol europeu, Falcão vê-se a voar mais alto. “Comecei bem e quero atingir melhores marcas. Aqui no FC Porto temos uma equipa a trabalhar para isso”, aponta, sem querer traçar o número de golos que já o deixaria realizado.

O último, anteontem em Genk, surgiu de bola parada, num lance muito contestado pelos adeptos da casa. O colombiano foi o interveniente de toda a ação e, melhor do que as repetições televisivas, fala do que sentiu, literalmente. “Foi falta clara! O defesa acertou-me no tornozelo e não há dúvidas de que tinha de ser marcada grande penalidade. Estava tranquilo e concretizei”, recorda, de sorriso na cara.

Caminhada

Ultrapassado o primeiro teste nas competições europeias, o goleador sul-americano coloca alguma água na fervura dos adeptos mais entusiastas e só a muito custo partilha da ambição já demonstrada por André Villas-Boas. “Temos de pensar passo a passo. Por enquanto, queremo-nos começar a concentrar no encontro da 2.ª mão, que será o mais difícil, e só depois iremos pensar na frase de grupos. Ganhar a Liga Europa? Claro que queremos ir até ao final...”, assume.

Voltemos, então, ao playoff para saber o que Falcão tem a dizer sobre o duelo com os belgas do Genk: “O resultado foi excelente. Dá muita tranquilidade. Vencer fora é sempre importante e o 3-0 vai-nos permitir gerir a vantagem em casa. Mas há erros a retificar no Porto.”

in "record.pt"

Os sonhos de Otamendi num adeus de emoções

Ricardo Gareca negou a Otamendi uma despedida no relvado. O treinador excluiu o central do jogo de hoje, frente ao Argentinos Juniors, confirmando-se que o processo de transferência está a ser ultimado. Aliás, o defesa já o admitiu nas suas declarações. “A venda está a 85 por cento”, dizia ao início da tarde.

As conversações desenrolaram-se e, à hora do fecho desta edição, estavam a ser concluídas. Otamendi não escondeu as emoções. “Passam mil coisas pela minha cabeça. O FC Porto interessou-se por mim e é um grande clube de Portugal”, disse quem vai encontrar outro nível competitivo e outro nível financeiro. “Estou a acabar a casa da minha mãe, era esse o meu sonho e posso concretizá-lo. Sou uma pessoa modesta, vivo num bairro humilde e não chamo à atenção. Não vou mudar agora, por muito que a Europa seja outro luxo, como me dizem na seleção”, contou o jovem de 22 anos, ainda pouco identificado com o seu novo clube.

“Não me informei. Conheço os argentinos e também sei que o Falcão está lá, mas nem sei quais são os centrais que têm jogado e vou arrancar do zero, não tenho nada garantido e é claro que vou ter de lutar pelo meu posto”, antecipou Otamendi, que hoje vai ao estádio para se despedir dos adeptos. O central treinou-se ontem pela última vez, reconhecendo emoções contraditórias. “Espero ir ao balneário dizer adeus. Estou contento porque este é o momento certo para sair, mas triste porque deixo cá muitos amigos”, disse à Radio La Red, já depois de ter sido convidado para um programa da emissora oficial do Vélez, o que dá contornos muito nítidos à transferência.

Otamendi é esperado em Portugal no início da próxima semana, sendo improvável que jogue frente ao Rio Ave, em jogo da 3.ª jornada da Liga. A paragem competitiva vai favorecer a sua integração, até porque o central não está na convocatória da Argentina, que só contempla jogadores que atuam na Europa. Esse é o passo que o internacional se prepara para dar, ele que insiste nas referências às suas origens: “Ainda moro ao lado da minha avó e não quero sair de lá, aquele é o nosso bairro.”

in "record.pt"

James não está inscrito e falha jogo de amanhã

O FC Porto ainda não pode utilizar James Rodríguez. O processo de inscrição do reforço colombiano não ficou concluído no dia de ontem e, assim sendo, o extremo é carta fora do baralho para a receção ao Beira-Mar. Villas-Boas regista muitas baixas nas alas, sendo El Bandido um caso burocrático que os dragões pensavam poder concluir esta semana, o que não veio a acontecer.

Com o Banfield a reclamar um pagamento em falta, o certificado internacional do jogador de 19 anos não segue para a FPF, o que impede a utilização do jovem que custou 5,1 milhões de euros à SAD azul e branca.

Com Hulk no Brasil e Rodríguez e Mariano a recuperar de lesão, a ausência de James limita as opções de Villas-Boas a Ukra e a Varela. Foram estes os jogadores a alinhar de início frente ao Genk e tudo aponta para que sejam novamente eles os eleitos para o encontro de amanhã. Isto se o treinador reforçar a aposta no 4x3x3, o seu sistema preferencial, mas para o qual já há duas alternativas testadas, nomeadamente o 4x4x2 em losango e o 4x2x3x1. Sendo improvável que Villas-Boas mude diante do Beira-Mar, Ukra e Varela têm a titularidade à mercê.

in "record.pt"

Pinto da Costa: «Ganhámos uma taça a uns caceteiros»

Pinto da Costa referiu-se esta noite de forma irónica aos recentes triunfos do FC Porto e apelidou os jogadores do Benfica de "caceteiros", frente a quem os dragões ganharam a Supertaça no início deste mês de agosto. As declarações foram proferidas num jantar em Vila Praia de Âncora, na sequência da inauguração da Casa de Caminha, onde estiveram perto de 300 adeptos.

"Não estamos aqui a festejar porque não ganhámos nada", começou por dizer o líder portista. "Vencemos apenas um jogo do playoff da Liga Europa; vencemos um jogo do campeonato e ganhámos uma taça a uns caceiteiros. Isto, comparado com quem já ganhou Taças Europeias, Intercontinentais, Taças UEFA e não sei quantos campeonatos, realmente não é nada", disse.

in "Record.pt"

Semana de acertos no plantel e... vem aí mais um avançado

Raul Meireles e Fucile têm pouco mais de uma semana para resolver a situação.


O assunto, já se percebeu, incomoda Villas Boas. Afinal, o que é que se passa com Fucile e com Meireles? O médio até esteve na Supertaça, mas deixou de figurar nas convocatórias e, sim, é um sinal de que está mais fora do Dragão do que dentro.

O treinador nega que as ausências nas convocatórias, de um e de outro jogadores, sejam sinais de que estão de saída. Fucile tinha o Schalke 04 como grande pretendente, e ainda terá, Meireles tem mercado em Inglaterra, mas que se saiba não chegou qualquer proposta em letra de forma à SAD portista. Pela frente, está pouco mais de uma semana para resolver estes dois casos, uma vez que a janela de transferências fecha a 31 do corrente.

No sentido contrário, o das entradas, o plantel também não está fechado. O FC Porto continua no mercado por mais um ponta-de-lança, depois da difícil contratação de Walter e do fracasso, por motivos alheios ao clube, de Kléber.

É seguro, tal como A BOLA escreveu, que o FC Porto vai buscar outro ponta-de-lança (não seria Sálvio, que tem outras características) e também é muito provável que a solução seja encontrada no mercado português...
 
in "record.pt"