sábado, 21 de agosto de 2010

F.C. Porto-Beira Mar: o dragão chega a casa (antevisão)

Três vitórias depois... o F.C. Porto chega a casa. A formação de André Villas Boas defronta este domingo (20.15 horas) o Beira Mar, naquele que é o primeiro jogo oficial da época no Dragão. Na mala traz três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido. Os adeptos estão ansiosos por vê-lo, portanto.

Apesar do início de época promissor, Villas Boas continua pouco feliz. O treinador fala em falhas de marcação e em oportunidades de golo dos adversários. Por isso diz que há muita coisa a melhorar, num processo de crescimento que não quer que termine nunca. A ambição do jovem técnico não tem fim.

Do outro lado chega uma equipa também ainda em construção, ela que subiu esta época à Liga. O Beira Mar esforça-se por reforçar o plantel, mas as últimas contratações ainda não contam para a visita ao Dragão. Meduna, Ruben Lima, Sérgio Oliveira, Maranhão e Ronny ainda não têm as inscrições regularizadas.

Ora por isso o treinador Leonardo Jardim deve mudar pouca coisa relativamente ao jogo inicial. É possível que Rui Sampaio e Wilson Eduardo entrem no onze, enquanto Kanu é baixa certa por lesão. Apesar das limitações, Leonardo Jardim promete uma equipa que não vai apenas defender: o Beira Mar quer atacar.

Villas Boas aplaude as intenções adversárias e elogia o treinador. «O Leonardo Jardim é uma das pessoas que admiro no futebol português», disse. «Tenho o maior respeito por ele, sei que é um treinador extremamente organizado e acredito nas palavras dele porque são sinceras». Promessas de bom futebol, portanto.

Ukra outra vez no onze?

As limitações não são apenas aveirenses. O F.C. Porto, por exemplo, só tem quatro avançados disponíveis. Isto porque Hulk, Mariano, Rodriguez e James Rodriguez não são opção, tal como o Guarín. Nesse sentido, é provável que Villas Boas aposte outra vez em Ukra, ele que elogiou o jovem extremo depois de Genk.

O favoritismo, por fim, é todo portista e é alicerçado nos números: em 28 jogos entre as duas equipas no Porto, os azuis e brancos venceram 22, empataram quatro e só perderam duas. Das duas ocasiões em que saíram derrotados, porém, não foram campeões: 2000/01 e 2004/05. O que pode ser um aviso.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e Ukra.

Suplentes: Beto, Fucile, Sereno, Souza, Castro, Ruben Micael e Walter.

BEIRA MAR: Rego; Danilo, Hugo, Yohan e Renan; Djalmal, João Luiz Rui Sampaio e Artur; Wilson Eduardo e Rui Varela

Suplentes. Bruno Conceição, Pedro Moreira, Jaime, Tinoco, Tiago Barros, Hugo Seixas e Leandro Tatu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: