terça-feira, 14 de maio de 2013

Liedson foi a estrela do clássico no... Twitter

O avançado foi o jogador mais referenciado na rede social durante o clássico, com grande parte dos internautas a criticar a sua entrada no jogo...


Liedson foi o jogador de FC Porto e Benfica que mais vezes foi mencionado no Twitter durante as 20h00 e as 23h00 de sábado, dia em que se realizou o clássico. Um estudo realizado pela E.Life, empresa especialista em monitorização das redes sociais, revelou que se registaram 783 publicações espontâneas com termos de pesquisa definidos e que incluíam os nomes dos dois clubes, dos respetivos jogadores e treinadores e do árbitro do jogo.

O avançado do FC Porto foi quem gerou mais referências (157), uma vez que a sua entrada no jogo dividiu a opinião dos internautas, com uma parte a acreditar que seria ele a resolver o jogo e outros a questionar a decisão do treinador.

Com 140 comentários, e logo a seguir, surge James com uma série de críticas aos seus "mergulhos" e pedidos de cartões amarelos, seguido de Cardozo, que reuniu 116 comentários, quase todos a reprovar a sua presença no banco e a pedir a entrada do paraguaio no jogo.

Seguem-se 94 publicações com comentários ao golo de Lima e 26 a mencionar a lesão de Fernando e o cartão amarelo que recebeu. Os restantes posts dividem-se sobretudo pela prestação dos outros jogadores.


in "ojogo.pt"

Pinto da Costa lembra que a equipa ainda não é campeã


O FC Porto voltou á liderança do campeonato nacional no último fim-de-semana depois de vencer o Benfica no Estádio do Dragão por 2-1, ficando assim a depender apenas de si para conquistar o campeonato nacional.

Contudo o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, não quer a equipa a entrar em euforias, pois os azuis e brancos ainda tem de defrontar o Paços de Ferreira. O dirigente azul e branco garantiu que ninguém na sua equipa se considera já campeão, e afirmou ainda que todos respeitam muito a equipa de Paços de Ferreira, que de resto tem sido a equipa sensação da presente temporada, conseguido mesmo um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.

"Vai ser um jogo difícil. Não podemos entrar em euforias, como o Benfica após o jogo com o Marítimo... Ontem festejou-se daquela forma por ser uma vitória importante, alcançada nos descontos. Mas tinha uma fé enorme de que podíamos ganhar", afirmou ás noticias de futebol Pinto da Costa.

Os campeões nacionais em título vão assim no próximo domingo, dia 19 de Maio, ao Estádio da Mata Real onde para o campeonato de futebol português apenas uma equipa venceu esta época, o Benfica.

Contudo o FC Porto vai viajar até à capital do Móvel, somente com o objectivo de vencer e conquistar os três pontos, para assim se sagrarem campeões nacionais e revalidarem o título.
Referir apenas que os jogos da última jornada do campeonato vão realizar-se todos à mesma hora, às 18:30, sendo que o FC Porto defronta o Paços de Ferreira e o Benfica recebe no Estádio da Luz o Moreirense.

O encontro entre FC Porto e Paços de Ferreira, realiza-se dia 19 de Maio, no Estadio da Mata Real, ás 18:30 horas.

Lucho foi campeão em todas as épocas no dragão


Lucho González não precisa de jogar bem, mas tem de estar sempre em campo. Já o dizia Jesualdo Ferreira, para quem el comandante era... o farol da equipa. 

O jogador que o substituía no relvado, em quem todos os companheiros confiavam, respeitavam e procuravam avidamente com os olhos nos momentos em que precisavam quem lhes transmitisse energia positiva ou sossegasse. E a verdade é que o professor ganhou três títulos consecutivos com o argentino, façanha que mais nenhum treinador conseguiu até hoje no FC Porto. Agora, está a caminho do pleno, de ser pela sexta vez campeão em outras tantas épocas no dragão. 

Definitivamente, Lucho é um jogador talismã para os portistas. Já o era antes de sair para Marselha, a troco de 18 milhões de euros, ficou agora provado neste seu regresso que Pinto da Costa acertou em cheio ao abrir a primeira grande exceção dos últimos tempos de contratar um jogador já com 31 anos feitos.

Por coincidência ou não, a partida de Lucho para Marselha custou logo a possibilidade do FC Porto, ainda sob o comando de Jesualdo Ferreira, conquistar em 2009/10 o tetracampeonato. 

Agora que regressou, os azuis e brancos já venceram mais um campeonato e desde sábado, após a vitória no clássico, que estão em condições de ganhar o desta temporada.

Lucho está a caminho do sexto título de dragão ao peito.


in "abola.pt"

Dragão dá-se bem no palco do título


Em 15 jogos na Mata Real, o FC Porto soma 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Também pelo lado histórico os azuis-e-brancos podem partir otimistas para a última ronda. 

Futebol e matemática nem sempre andam de braço dado, até pela imprevisibilidade de uma competição, de um jogo e até de um lance, mas por vezes há situações que podem ter algum significado na abordagem a um desafio. 

Neste caso concreto, se não chegasse a vantagem dos dragões sobre o rival Benfica, os números também ajudam a perceber que o FC Porto tem sérias hipóteses de se sagrar campeão no domingo, em Paços de Ferreira, onde os azuis e brancos, normalmente, são felizes.

Numa consulta rápida ao histórico de resultados entre os dois clubes, quando o calendário dita uma viagem dos dragões ao terreno dos castores a balança pende, claramente, para o lado visitante: em 15 registos de embates entre as duas equipas na Capital do Móvel, o FC Porto venceu 10 vezes, perdeu duas e consentiu três empates, um dos quais na época passada, quando os golos de Ricardo (na própria baliza) e Melgarejo fizeram o marcador assinalar o 1-1 ao último apito. 

Ou seja, existem 67 por cento de possibilidades de o título ficar mesmo na Invicta, isto a avaliar pela capacidade de sucesso que os portistas têm quando jogam naquele estádio.


in "abola.pt"

Vasco espera regresso do ídolo Helton

DOIS GUARDA-REDES COM MÍSTICA NO CLUBE TORCEM PELA CONTRATAÇÃO

Helton já avisou que só fala sobre o seu futuro a partir da próxima semana, após o fecho do campeonato português, mas no Vasco da Gama ninguém esconde o desejo de ter de volta um dos seus ídolos ainda em atividade. Depois de vários responsáveis do clube carioca terem manifestado a vontade de contratar o n.º 1 do FC Porto, agora foi a vez de dois antigos guarda-redes do emblema vascaíno terem sublinhado esse sonho. Curiosamente, dois históricos brasileiros que também defenderam em Portugal.

“O Helton seria fundamental. É um ídolo dos adeptos e isso seria a grande vantagem do nosso clube. A sua vinda é encarada como muito boa, uma vez que traria na bagagem títulos importantes conquistados com a camisola do Vasco da Gama. É um nome que Michel, Alessandro e Diogo aceitariam de braços abertos. Seria excelente”, destacou Carlos Germano, antigo guardião que passou pelo Penafiel em 2005/06, e foi suplente de Cláudio Taffarel na seleção brasileira.

Acácio, que esteve no Mundial de 1990 e defendeu as redes do Tirsense e do Beira-Mar, na década de 90, também vê com bons olhos o regresso de Helton. “Era eu o treinador dos guarda-redes quando ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Conheço-o muito bem. Também era assistente do Jair Bragança no Mundial de Clubes quando o Helton foi titular do Vasco. É um grande guardião”, destacou Acácio. Em todo o caso, o antigo guardião lembrou que ninguém sozinho poderá resolver o atual problema da equipa vascaína.

in "record.pt"

Queda a pique num mês

ATSU EXCLUÍDO POR OPÇÃO DO CLÁSSICO


Intermitente é talvez o adjetivo que melhor define a época de Atsu. Começou 2012/13 como uma jovem esperança do plantel, roubou a titularidade a Varela, disputou a CAN’2013 e, depois de regressar, foi utilizado sobretudo como suplente utilizado, muitas vezes o primeiro a saltar do banco.

No início de abril, o jovem africano deu o seu contributo aos bicampeões nacionais precisamente neste contexto, mas no dia 20 desse mês saltou para o onze na deslocação a Moreira de Cónegos, à 26.ª jornada. Manteve-se entre os titulares no fim de semana seguinte, na receção ao V. Setúbal, mas acabaria por ser substituído ainda na primeira parte.

A partir daí viu cair a pique a confiança que Vítor Pereira nele depositou. Não saiu do banco frente ao Nacional e, no sábado, ficou mesmo de fora da convocatória para o clássico com oBenfica, cedendo o seu lugar a Sebá, doFC Porto B. Ainda assim, Atsu é, juntamente com Castro, o suplente mais vezes utilizado pelo seu treinador ao longo da temporada, englobando todas as competições disputadas. São já 19 as ocasiões em que cada um dos jovens portistas foi chamado a uma partida nestas condições. No entanto, Atsu tem mais oito jogos realizados do que Castro, contabilizando um total de 42 duelos.

in "record.pt"

Uma novidade no regresso ao trabalho


Quiñones já treinou com o plantel e deve ser opção para o jogo com o Paços de Ferreira. Fernando não esteve no relvado.
Depois da vitória sobre o Benfica, que poderá ter sido decisiva na atribuição do título de campeão, o plantel do FC Porto voltou ao trabalho na manhã desta terça-feira para começar a preparar a deslocação de domingo a Paços de Ferreira.

Vítor Pereira já contou com a presença de Quiñones, que já recuperou de uma lesão que o afastou dos últimos jogos. Em contrapartida, Maicon (lesionado) voltou a estar ausente, tal como Fernando, que recupera de uma entorse sofrida na confronto com o Benfica. No entanto, o médio falharia sempre o última partida do campeonato, uma vez que terá de cumprir um jogo de castigo.

in "ojogo.pt"

Dortmund não larga Jackson

Hans Joachim Watzke, diretor geral, confirma ao "Bild" a presença no Dragão no clássico com o Benfica, juntamente com o diretor desportivo.


O Borussia de Dortmund, que disputará com o Bayern de Munique a final da Liga dos Campeões, continua interessado no avançado colombiano do FC Porto Jackson Martinez, notícia o diário alemão "Bild". Segundo o mesmo jornal, o diretor desportivo, Michael Zorc, e o diretor geral, Hans Joachim Watzke, estiveram sábado no Estádio do Dragão a observar o internacional colombiano na vitória do FC Porto sobre o Benfica (2-1), que colocou os portistas na liderança da I Liga, a uma jornada do final do campeonato.

Ao Bild, Watzke confirmou ter estado com Zorc no Estádio do Dragão, mas não quis falar sobre Jackson Martinez. "É verdade que estivemos lá [Estádio do Dragão] e fazer as nossas tarefas. Temos de ver em todos os lados jogadores que possam interessar ao Borussia de Dortmund", afirmou..

O "Bild" acrescenta que o Borussia de Dortmund pretende contratar um avançado de "primeira linha" independentemente da saída, ou permanência, do polaco Robert Lewandowski, cobiçado pelo Bayern de Munique.


in "ojogo.pt"

KELVIN CONTINUA A SONHAR COM O CLÁSSICO "Aquele golo vai mudar a minha vida"

Kelvin voltou a falar sobre o momento de glória que viveu no jogo com o Benfica e acredita que aquele golo vai ficar para sempre na história do FC Porto...


Kelvin continua em grande no Brasil. Desta vez, o jogador falou ao site da Globoesporte sobre o golo decisivo que apontou no clássico, mas também sobre aquilo que espera para o futuro.

"Foi um golo que vai marcar minha vida, principalmente agora neste começo de carreira. Tinha feito dois golos contra o Braga, que também foram decisivos, mas esse do Benfica é ainda mais importante, é um clássico, tanto português como mundial. Estou muito emocionado até agora, e na hora não sabia se ria ou chorava. Foi um golo histórico mesmo. No momento, senti que foi uma loucura só. Acho que vai mudar um pouco minha vida aqui no Porto", referiu.

Depois do momento de glória, Kelvin recusa a ideia de se tornar numa espécie de arma secreta do FC Porto, até porque garante que tem o objetivo de agarrar a titularidade no Dragão: "Estou aqui para ajudar. Pude fazer uns golos no fim, mas quero jogar. Ficar no banco não é o que todos querem. Mas respeito a tática do treinador, pois todos sabem que aqui tem jogadores de alta qualidade, de seleções", explicou.

Apesar do desejo de jogar com mais regularidade, Kelvin também acredita que há uma palavra decisiva na sua afirmação no FC Porto: paciência. "Algumas vezes, a gente pensa que é injustiça, por estar a treinar bem e não ser convocado, não jogar o tempo que deseja. Mas a gente acaba entendendo. Aqui é muito difícil você jogar tão novo, em qualquer clube português. Sei que preciso de ter paciência para aguentar tudo isso", explicou.

A finalizar, o jovem avançado comentou ainda a possibilidade de voltar a ser emprestado novamente para jogar com maior regularidade, algo que não parece estar nos seus objetivos imediatos.

"Neste momento, não tem nada de outro clube, mas não sei o que vai acontecer. Vamos ver se vamos ser campeões, se vai mudar o plantel, o treinador, se vai mudar alguma coisa no clube. Se eles virem que é melhor para mim ser emprestado para ter rodagem ou se é melhor ficar... Eu quero continuar. Vim para cá para ficar. O FC Porto é um grande clube da Europa, e eu quero ser campeão português, da Liga Europa ou da Liga dos Campeões", concluiu.

KELVIN E O BANCO DE SUPLENTES

"Pensamos que vamos entrar para marcar..."


Brasileiro recebeu o prémio referente ao melhor jogador em campo no clássico com o Benfica.

Kelvin recebeu na manhã desta terça-feira o prémio correspondente ao melhor jogador em campo no clássico com o Benfica e voltou a sublinhar a alegria por ter sido o herói do jogo.

"Tem um significado muito grande para mim. Dar essa ajuda para o clube, grupo, colegas e tudo o mais. Estou muito feliz. Estou a trabalhar forte para ajudar. Fui feliz naquele momento", começou por dizer o brasileiro, que foi lançado em campo para decidir o jogo com o Benfica. 

"É um momento de sonho. Estamos no banco a pensar entrar, fazer um golo e acaba por acontecer. É um sonho. Estou feliz por colaborar dessa maneira", acrescentou Kelvin.


in "ojogo.pt"