quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Moutinho: «Temos muita margem para melhorar»

João Moutinho, médio de Portugal, analisa o empate com a Polónia, nesta quarta-feira, em jogo de preparação para o Euro-2012, em declarações ao «flash interview» da RTPi:

«Sou mais um para ajudar, foi o que tentei fazer, infelizmente não conseguimos uma vitória que era o que queríamos. Não vi o jogo na segunda parte, porque fiquei no balneário, mas no cômputo geral estivemos bem, temos ainda muita margem para melhorar.»

[Sobre o clássico da Luz] «Estou bem para dar o meu contributo. É mais um jogo, não queria acrescentar mais nada.»

[Se Portugal é candidato ao Euro] «Todos são candidatos, desde que estejam lá. Primeiro temos de passar o grupo. É um grupo difícil, vamos trabalhar pra isso.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Janko marca e sai ao intervalo

ÁUSTRIA BATEU FINLÂNDIA (3-1)



Marc Janko marcou esta quarta-feira o primeiro golo da vitória da Áustria diante da Finlândia por 3-1, em jogo de preparação.
Apesar de ter tido muita sorte, o avançado portista abriu o marcador aos 32 minutos.
A vitória austríaca foi completada por Harnik (54') e Ivanschitz (73'), de grande penalidade.
Com o importante duelo com o Benfica agendado para sexta-feira, Janko foi poupado pelo selecionador, já que saiu ao intervalo.
in "record.pt"

F.C. Porto: Federação nega recurso de Antero Henrique

Conselho de Justiça considerou reclamação improcedente: director-geral não pode sentar no banco no clássico da Luz.


O Conselho de Disciplina anunciou esta quarta-feira ter decidido manter a suspensão de um mês a Antero Henrique. O diretor-geral da SAD do F.C. Porto, recorde-se, foi castigado na sequência do desentendimento com Rodolfo Vaz no final do jogo com a U. Leiria.

O comunicado do Conselho de Disciplina revela que o plenário de juízes da Federação Portuguesa de Futebol consideraram «improcedente» a reclamação apresentada por Antero Henrique, pelo que o dirigente não pode estar no banco no clássico com o Benfica.

O F.C. Porto viu também ser-lhe negada a reclamação que apresentou relativamente ao castigo de um mês que também foi imposto a Rodolfo Vaz, diretor-desportivo da U. Leiria. Também neste caso, o Conselho de Disciplina considerou improcedente o recurso.

Refira-se, por fim, que o mesmo comunicado anuncia uma suspensão de oito meses ao avançado Kheireddine Zarabi, jogador do Arouca, por um controlo antidoping positivo. A análise foi feita à sétima jornada, no fim da receção ao Penafiel, e o jogador não joga desde a 12ª ronda.

in "maisfutebol.iol.pt!

Portistas do Mundo 28-02-2012

Benfica e FC Porto não convencem Zahovic

Em antevisão ao clássico da Luz, o ex-jogador de águias e dragões prevê um encontro que não é decisivo para o título. O esloveno conta com um desgaste físico maior do Benfica.


Esta sexta-feira, o Benfica recebe o FC Porto no Estádio da Luz. Dragões e águias estão em igualdade pontual na tabela mas os azuis e brancos levam vantagem na diferença de golos. 

Zahovic, antigo jogador do FC Porto, entre 1996 e 1999, e do Benfica, entre 2001 e 2005, considera, em entrevista a Bola Branca, que, embora as duas equipas não convençam, o Benfica terá na teoria um jogo menos difícil: "Fiquei muito surpreendido com a equipa do Benfica por perder cinco pontos nos últimos dois jogos. Ontem também vi o FC Porto, e parece-me que as duas equipas nesta altura não convencem, vai ser um jogo muito interessante. É muito dificil dizer quem vai conseguir vencer, mas no Estádio da Luz com muito adeptos do Benfica, o FC Porto vai ter um jogo muito difícil". 

O antigo médio antevê: "Penso que será um jogo que não vai decidir quem será o campeão, até porque o Benfica ainda está na Liga dos Campeões e vai entrar num ritmo muito forte."

O ex-jogador insiste que a Liga dos Campeões pode pesar na exibição do Benfica: "Espero que seja um grande jogo, num estádio mítico como é o Estádio da Luz, com duas equipas que são das melhores da Europa, espero ver um grande espectáculo. Para o Benfica o factor físico pode pesar, porque vai jogar para a Liga dos Campeões, apesar dos treinadores dizerem que não, isso acaba sempre por acontecer".



in "rr.pt"

Fernando apto para o clássico

MÉDIO TREINOU SEM LIMITAÇÕES



Fernando voltou a treinar sem limitações esta quarta-feira e está apto para defrontar o Benfica, em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga ZON Sagres (sexta-feira, às 20 e 15).
Já Danilo, Varela e Mangala realizaram tratamento às respetivas lesões.
Vítor Pereira não pôde contar com oito jogadores (Rolando e João Moutinho ao serviço de Portugal, Hulk e Alex Sandro pelo Brasil, Rodríguez por Uruguai, James pela Colômbia, Janko pela Áustria e Defour pela Bélgica) ausentes em compromissos internacionais.
in "record.pt"

Hugo Laurentino no INVICTUS

http://youtu.be/qTBzPcnhso0

JUVENTUDE DE PONTA

Sérgio Rola é ponta direita e apenas chegou aos Dragões esta temporada. Hugo Santos é ponta esquerda e está no FC Porto desde os minis. Estes dados separam as carreiras dos dois jovens (de 19 e 22 anos), mas há muito mais aspectos a uni-las.

Aproveitaram as oportunidades decorrentes das lesões dos titulares Ricardo Moreira e Dario Andrade e têm mostrado resistência à pressão e muita qualidade técnica. Para além disso, estudam na Faculdade de Desporto, treinam juntos no ginásio e o treinador até lhes chama os "baixinhos" do plantel.

Dia 19 de Novembro de 2011, FC Porto Vitalis-Benfica: aos 40 minutos, o capitão Ricardo Moreira lesiona-se e entra em campo o habitual suplente, Sérgio Rola. O jogo estava difícil e os azuis e brancos até perdiam por um golo, mas o ex-São Bernardo não se atemoriza. Marca dois tentos, que permitem à equipa empatar e passar pela primeira vez para a frente, a cinco minutos do fim. Resultado final: FC Porto 23, Benfica 22. Dia 3 de Dezembro de 2011, FC Porto Vitalis-Estrela Vermelha: com Dario Andrade lesionado, Hugo Santos assume a ponta esquerda. Ao intervalo, os Dragões venciam por três golos, margem que só lhes permitia empatar a eliminatória. No arranque da segunda parte, ele e Ricardo Costa marcam os primeiros cinco tentos da equipa e projectam-na para a vitória folgada de que necessitava (31-21). Hugo Santos termina o encontro com três golos marcados.
Estes são momentos decisivos na carreira dos dois jovens, que têm sido lançados por Ljubomir Obradovic e acumulado mais tempo de jogo do que o esperado.

"Penso que nos temos safado bem. Apesar das infelicidades do Dario e do Moreira, é bom entrar num FC Porto-Benfica, com o pavilhão completamente cheio. É algo inesquecível, que nos fez crescer muito. Aqueles 15 ou 20 minutos valem meio ano nos juniores", reconhece Hugo Santos, que na época passada já tinha cumprido alguns minutos na equipa sénior (e ainda joga habitualmente nos juniores). Sérgio Rola julga que o treinador Ljubomir Obradovic já percebeu que pode contar com eles para “continuar a vencer”. Na partida frente ao Benfica, confessa que tentou abstrair-se do que o rodeava: um pavilhão cheio e um grande ambiente. "Sentia que era um momento muito importante e de grande pressão. Quando tive oportunidade de marcar e de poder ajudar a equipa, saiu-me um peso grande das costas [risos]. O Moreira é um grande jogador e é sempre complicado substituir alguém assim. Não podia pedir melhor."

Halteres e livros
Apesar de jogarem em extremos opostos do campo, a cumplicidade entre Sérgio Rola e Hugo Santos é grande. Isso é visível, por exemplo, na maneira como assumem o plural, o "nós", ao falar das respectivas carreiras. Ambos precisam de ganhar massa muscular, o que os tem obrigado a passar algum tempo no ginásio. "Temos noção de que é importante. Na nossa posição defrontamos frequentemente adversários mais possantes e às vezes temos muitas dificuldades", afirma o ponta esquerda, que tem de melhorar ainda outros aspectos, como a saída da defesa para o ataque. "Não tenho um arranque tão forte porque muitas vezes estou preocupado em ganhar os ressaltos que sobram do guarda-redes. Mas, na minha posição, sei que há poucos jogadores a preocuparem-se com isso. É uma questão de mudar o chip."

(Este é um extracto de uma entrevista com Sérgio Rola e Hugo Santos, que poderá ler na íntegra na Dragões de Fevereiro, já nas bancas)



in "fcp.pt"

FC Porto entre as 50 equipas que marcaram a História do futebol

O FC Porto, de José Mourinho, é a única equipa portuguesa destacada no primeiro livro de David Hartrick. Um blogger e comentador de futebol em vários sites da especialidade.


"50 teams that mattered". Uma tradução aceitável: "50 equipas que tiveram importância". É o título do primeiro livro de David Hartrick em que o autor destaca as equipas que, na opinião dele, marcaram a História do futebol.

Entre as 50 seleccionadas está o FC Porto de 2002 a 2004, treinado por José Mourinho. Uma equipa que ganhou, praticamente, tudo o que havia para conquistar. É a única formação portuguesa da lista seleccionada pelo blogger, famoso pela sua presença nas redes sociais e por várias colaborações com sites sobre futebol. 

Entre as equipas destacadas há várias selecções, como o Uruguai (1930 e 1950), o Brasil (1970 e 1982), entre muitas outras. Nota-se uma clara incidência em formações britânicas, que se pode justificar por um conhecimento mais aprofundado do futebol do Reino Unido. Afinal, David Hartrick é inglês. O critério do autor nem sempre privilegia os títulos conquistados. As 50 equipas que interessam para Hartrick apresentam detalhes que, por uma razão ou outra, impressionaram o mundo do futebol.

"50 teams that mattered"
Sheffield FC (Inglaterra)  1857 
Queens Park FC Inglaterra)  1867-93  
Darwen FC (Inglaterra)  1878-79  
Blackburn Olympic (Inglaterra)  1882-83 
Corinthian FC (Inglaterra)  1882-1939 
Middlesbrough FC (Inglaterra)  1904-05  
S.G. Pro Vercelli Sezione Calcio (Itália) 1907-22 
Exeter City (Inglaterra)  1914  
Arsenal FC (Inglaterra)  1925-35 
Uruguai 1930
Áustria 1930-36 
AC Torino (Itália)  1942-49 
Millonarios (Colômbia)  1949-53 
Uruguai 1950  
Hungria 1950-56  
Wolverhampton Wanderers (Inglaterra)  1954 
Real Madrid (Espanha)  1955-60 
Liverpool FC (Inglaterra)  1959-74  
FC Inter Milão (Itália) 1962-67  
Ajax (Holanda)  1965-73  
Celtic (Escócia)  1966-67 
Brasil 1970  
New York Cosmos (EUA)  1971-85  
República Federal Alemã 1972 
Eintracht Braunschweig (Alemanha)  1973-74 
Holanda 1974  
West Bromwich Albion (Inglaterra)  1977-78 
Nottingham Forest (Inglaterra)  1977-80 
Brasil 1982  
Tottenham Hotspur (Inglaterra)  1983 
Argentina  1986 
A.C. Milan (Itália)  1987-96 
Camarões  1990  
Inglaterra  1990  
Colo-Colo (Chile)  1991
FC Barcelona (Espanha)  1990-94 
Dinamarca 1992 
Colômbia  1994 
Nigéria  1996 
Manchester United (Inglaterra) 1998-99 
Estados Unidos da América  1999  
Leeds United (Inglaterra)  1999-2004 
Enfield Town (Inglaterra)  2001-02 
Coreia do Sul 2002 
FC PORTO 2002-04 Arsenal FC (Inglaterra)  2003-04 
Los Angeles Galaxy (EUA)  2007 
FC Barcelona (Espanha)  2008-09 
Espanha 2010 



in "rr.pt"

Hulk decisivo no Brasil: «O golo é de toda a equipa»

Avançado entrou e fez a assistência da vitória sobre a Bósnia nos descontos


Hulk foi decisivo na vitória do Brasil sobre a Bósnia-Herzegovina (2-1), esta terça-feira, na Suíça, com o cruzamento que levou Sasa Papac a introduzir a bola na própria baliza já em tempo de descontos. No final do jogo, o avançado do F.C. Porto admitiu que teve alguma sorte no lance.

«A seleção gosta de tocar a bola e o campo não ajudou. A Bósnia joga fechada. No segundo golo, vi muita gente na área e cruzei. A bola podia bater em alguém e entrar. Bateu e ganhámos. O golo é de toda a equipa», destacou o avançado, citado pela Rede Globo, no final do jogo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Saída de Drogba abre a porta a Hulk

COSTA-MARFINENSE FINDA CONTRATO NO VERÃO



A saída de Didier Drogba poderá precipitar a entrada do portista Hulk no Chelsea, segundo dá conta o "Daily Mail".
O avançado, de 33 anos, exige um valor a rondar os 592 mil euros mensais (perto de 7,1 milhões de euros anuais) para renovar o vínculo que o liga ao emblema de Stamford Bridge.
O internacional costa-marfinense finda contrato no verão e é um jogador livre para encetar negociações com outro clube. É sabido que o jogador rejeitou uma proposta do Qatar a rondar os 4,7 milhões de euros anuais (perto de 394 mil por mês) e que os russos do Anzhi Makhachkala e os norte-americanos dos Chicago Fire também estão interessados no concurso do jogador.
Hulk poderá ser o principal beneficiado com uma possível saída do jogador que deixou o Marselha, em 2004, para assinar pelo clube londrino. De acordo com a mesma fonte, o avançado do FC Porto já se encontra a ser negociado entre ambos os clubes para uma transferência que terá lugar no verão.
O técnico do Chelsea, André Villas-Boas,reiterou essa mesma possibilidade depois de confessar que o Incrível "tem perfil para o Chelsea".
in "record.pt"

Jaime Magalhães: «Benfica vai entrar com nervoso miudinho»

CONSIDERA DRAGÕES FAVORITOS NO CLÁSSICO



O ex-futebolista Jaime Magalhães considerou esta quarta-feira que o FC Porto irá entrar como favorito para o clássico de sexta-feira com o Benfica, na Luz, dado os encarnados poderem acusar algum "nervoso miudinho".
"Certamente que irá ser um bom jogo. Tanto uma como outra equipa está bem", defendeu à Agência Lusa Jaime Magalhães, que durante 15 épocas defendeu as cores dos dragões de 1980/81 a 1994/95.
Jaime Magalhães considerou que "o Benfica está a atravessar uma fase menos boa em termos de resultados, mas não ao nível de exibições", pois "nessa área está bem, só que não tem conseguido marcar".
"O FC Porto vai entrar como favorito, porque o Benfica tem que ganhar. Joga em casa, vai entrar com o chamado nervoso miudinho e isso poderá prejudicar o rendimento de alguns jogadores", adiantou.
Ainda assim, o antigo extremo direito lembra que o Benfica possui uma grande equipa, tal como o FC Porto, pelo que antevê um bom espetáculo dentro e fora das quatro linhas.
Comparativamente aos clássicos que disputou, e em que chegou mesmo a marcar no empate do FC Porto na Luz (1-1), em 1987/88, Jaime Magalhães considera que o espírito subjacente a estes jogos agora é diferente.
"Agora há mais jogadores estrangeiros, que vivem estes clássicos de forma diferente. O sentimento que têm é diferente do nosso, que nascíamos e acabávamos no mesmo clube", lembrou.
Jaime Magalhães acredita que quem assistir ao jogo vai dar o tempo por bem empregue, dado que "irá, por certo, assistir a um bom espetáculo".
"Espero um bom jogo e que ganhe o FC Porto, que é a minha equipa", sustentou, tecendo ainda um comentário ao equilíbrio patente no campeonato e fazendo um elogio particular à carreira do Sp. Braga.
"O Sporting de Braga está uma equipa espetacular. Quem vê o Sporting de Braga a jogar, gosta de ver o futebol que pratica, pois sente que, mais cedo ou mais tarde, irá marcar golo", disse.
Ainda de acordo com Jaime Magalhães, "o Sporting de Braga é um sério candidato ao título".
"Espero que continue assim, que lute pelo título, para dar mais entusiasmo ao campeonato", defendeu ainda à Lusa Jaime Magalhães, convicto de que, independentemente do resultado na Luz, irá haver emoção até ao final.
in "record.pt"

Trancas à porta

SUCESSO NA CASA DO RIVAL PASSA POR ESTABILIZAR DEFESA



O FC Porto continua a deter a defesa menos batida da Liga Zon Sagres e uma das melhores dos principais campeonatos europeus, mas nos últimos jogos fora as coisas não lhe correram de feição. Nas deslocações ao Gil Vicente, Manchester City e Vitória de Setúbal, os campeões nacionais viram a bola entrar por oito vezes na sua baliza. Nas duas primeiras perderam, tendo vencido apenas no terreno dos sadinos. Isto significa o quê? Para conseguirem um sucesso no Estádio da Luz, convém aos dragões colocar trancas à porta.
Um fator positivo é desde logo a possibilidade de repetir o quarteto defensivo em dois encontros consecutivos, algo que não acontece desde 29 de janeiro, quando o FC Porto perdeu no terreno do Gil Vicente por 3-1. A partir daí, o sector recuado foi uma verdadeira placa giratória, com trocas constantes, quer nas faixas laterais quer na zona central.
in "record.pt"

Lesão no pé direito parou Fernando

JOGA NA LUZ



Não é tão preocupante como o caso de Varela, que vai falhar o clássico, mas foi mais um jogador a apresentar sequelas do encontro frente ao Feirense. O brasileiro Fernando sofreu uma contusão no pé direito, tendo passado a manhã de ontem em tratamento. Levando em conta as indicações disponíveis, tudo leva a crer que o médio, de 24 anos, esteja em perfeitas condições para o embate com o Benfica, voltando aos treinos entre hoje e amanhã.
A presença do Polvo é mesmo fundamental para que o meio-campo portista mantenha a consistência que vem demonstrando desde que Lucho González voltou ao Dragão. Atrás do argentino e de João Moutinho, Fernando tem sido uma verdadeira parede, assegurando as tarefas defensivas com nota elevada.
in "record.pt"

Defour: "Clássico ganhou ainda mais importância"

O clássico era aguardado com muitas expectativas pelo FC Porto, que pretendia aproveitar a deslocação à Luz para corrigir a diferença pontual que separava as duas equipas. Mas com os cinco pontos recentemente perdidos pelo Benfica, as motivações passaram a ser outras. Defour, mesmo estando ao serviço da seleção belga, não escondeu, em declarações à Imprensa local, a forma como aguarda o jogo da Luz. "O Benfica perdeu cinco pontos, ficámos em igualdade pontual na frente do campeonato. Com isso, o clássico ganhou mais importância ainda", explicou.
Apesar da igualdade pontual e da possibilidade de o FC Porto poder aproveitar este encontro para se distanciar do seu maior rival na corrida ao título, o belga acredita que este duelo só terá um peso relativo em termos de decisão do título. "Se vencermos será muito positivo. Mas não acredito que seja decisivo, porque está visto que qualquer equipa pode perder pontos quando menos esperar", comentou. Os pontos perdidos pelo FC Porto e, mais recentemente, pelo Benfica, são, aliás, argumentos que Defour usou para sustentar a sua convicção: "Este campeonato está a surpreender pela sua competitividade. Sabemos que há meia dúzia de equipas muito boas, mas as mais pequenas também já demonstraram condições para roubar pontos aos mais fortes. Isso faz com que todos os jogos sejam importantes e obriga a uma concentração permanente."
Por tudo isso, o belga não escondeu uma opinião positiva em relação ao futebol que encontrou em Portugal. "O futebol português está a revelar-se muito forte e o que não faltam são jogadores de qualidade", garantiu.
Entretanto, Defour prepara-se para apresentar a sua biografia. A última semana de Fevereiro marcou o lançamento do livro, mas o belga do FC Porto ainda não tem agendada a data para a sua apresentação oficial, algo que só não aconteceu ainda por falta de disponibilidade. "Teve de ser adiado, porque estou longe e tem sido difícil encontrar uma data para isso", justificou o jogador que conseguiu ainda acrescentar um capítulo sobre o seu ingresso no FC Porto.

"Com Lucho a titularidade tem sido mais difícil"


Com as saídas de Belluschi, Guarín e Souza, na janela de transferências de inverno, podia pensar-se que Defour teria a vida mais facilitada para se afirmar como titular do FC Porto, mas a chegada de Lucho deixou tudo praticamente... na mesma em termos práticos. "Saíram três médios e entrou um, podia pensar-se que a concorrência seria menor, mas nada disso aconteceu. A equipa continua com um meio-campo muito forte. Com Lucho a minha titularidade tem sido mais difícil", reconheceu. Mas nem por isso o belga promete baixar os braços: "Pela minha parte, quero trabalhar o melhor possível. O resto fica com o treinador. Ele é que tem de decidir e acredito que ele fará sempre o melhor em prol da equipa. Mas com trabalho e dedicação, tenho a certeza que a minha hora também vai chegar. Nesta altura, só me preocupo em estar bem para corresponder da melhor forma às solicitações do treinador." Aliás, Defour acabou com uma declaração que revela bem a sua atitude. "A concorrência não me incomoda, pelo contrário. Quanto mais qualidade houver, melhor e maior será a exigência para sermos competitivos. Isso só nos faz evoluir como jogadores", apontou.

Tem aprendido no FC Porto


Cerca de meio ano depois de se ter transferido para o FC Porto, Defour mostrou-se mais convencido do que nunca de ter dado o passo certo ao assinar pelos azuis e brancos: "Continuo a dizer que foi um passo importantíssimo para mim ter ido para o FC Porto. É uma segunda etapa na minha carreira que quero aproveitar para melhorar. Estou muito feliz por ter optado pelo FC Porto, porque estou num clube de topo, onde tenho aprendido muito."



in "ojogo.pt"

Janko faz só 45 minutos se marcar dois golos

"Se marcar dois golos, Janko pode sair ao fim de 45 minutos contra a Finlândia." A garantia é de Marcel Koller, o selecionador da Áustria, tendo já em vista o clássico com o Benfica. A ideia passa por motivar o avançado para este particular, uma vez que ele deve ser poupado mesmo que não fature. A greve dos controladores aéreos em Frankfurt obrigou Janko a uma autêntica maratona para chegar a Portschach. "Estive 15 horas em viagem e isto após apenas duas horas de sono", confessou. Por isso chegou tarde à concentração e não treinou com os companheiros, contudo será titular e capitão esta noite, com a Finlândia.
Para evitar um problema igual no regresso a Portugal, Janko alterou o plano e fará escala em Munique, seguindo direto para Lisboa e chegando às 15h00, bem antes da restante comitiva azul e branca. "Trata-se de um jogo crucial para nós no campeonato. Mas, neste momento, estou concentrado na Áustria", referiu, garantindo que nunca pensou em pedir dispensa. "Não pretendo dar voz aos críticos; quero demonstrar que estou aqui com todo o meu coração", assegurou.
A terminar, falou da adaptação a Portugal. "Tenho-me sentido muito confortável. Fui rapidamente integrado, e o ambiente é muito bom. Em Portugal, o jogo é mais técnico do que na Holanda, as equipas procuram mais combinações em espaços curtos, e o nível técnico dos jogadores é superior", frisou.

in "ojogo.pt"

Cebola não será titular

Rodríguez não está na equipa inicial escalada por Óscar Tabárez para o particular com a Roménia. O Cebola era apontado como substituto de Álvaro Pereira (castigado) no meio-campo, mas o selecionador deve apostar em Gastón Ramírez. Sendo assim, o esquerdino não fará os 90 minutos, uma boa notícia para Vítor Pereira, sobretudo atendendo ao facto de Varela não jogar o clássico.


in "ojogo.pt"

Falcao: "Se defrontar o FC Porto e marcar, não festejo"

Falcao vive ao lado de outros grandes craques, em Madrid. Escolheu o famoso bairro de La Finca, onde passa o pouco tempo livre que tem. Por isso, ainda não voltou à Invicta desde que se transferiu, mas assume o seu "portismo". Voltar ao Dragão não é impossível, ainda que não pense nisso a curto prazo.

Imaginava que Villas-Boas tivesse uma época tão complicada no Chelsea?
São ciclos e esta equipa do Chelsea já leva muitos anos a jogar junta e chega a um momento em que os jogadores precisam de mudar e o clube de renovar.

Mantém contacto com ele?
Não, ainda não tive a possibilidade de voltar a conversar com o André.

Mas gostava de o voltar a reencontrar como treinador?
Neste momento penso apenas no Atlético. Fala-se muito aqui em Espanha e em Inglaterra da possibilidade de ir para o Chelsea, mas estou convencido de que devo manter-me concentrado no Atlético, que está a construir uma grande equipa. Sou o terceiro goleador na liga [15 golos], atrás do Messi e do Ronaldo e sei que se fizer as coisas bem, a curto ou médio prazo, se abrirão outras portas. Mas quero deixar a minha marca neste clube primeiro como fiz no FC Porto.

Que campeonatos gostaria de experimentar?
Para já estou muito bem aqui, esta liga é impressionante. As equipas são muito competitivas e temos sempre o nosso estádio cheio. Quero desfrutar e depois, obviamente, poderei experimentar outra liga, como a inglesa ou a italiana.

E um eventual regresso ao FC Porto está fora de questão?
Neste momento não penso nisso. Quero fazer a minha carreira aqui e depois veremos se essa possibilidade aparece.

Se defrontar o FC Porto e marcar vai festejar?
Não. O FC Porto significa muito para mim e claro que não festejava.

O facto de Vítor Pereira ter sido o número dois na época passada dificulta, aos olhos dos jogadores, vê-lo como treinador principal?
Não. Todos os jogadores o respeitam porque ele ganhou esse respeito. Tem capacidade para o cargo. Por vezes, os fatores externos influenciam e dentro do campo não se consegue fazer refletir o trabalho. Ele já se estava a preparar para dar este passo na carreira.

Iniciou a época no FC Porto e teve a oportunidade de treinar ao lado de Kléber. O que lhe pode dizer nesta altura em que nem é convocado?
Trata-se de um jovem com um bom futuro pela frente, mas tem de trabalhar muito. Só com trabalho e suor poderá ultrapassar essa situação e dar ao FC Porto tudo o que os adeptos esperam dele.

"Janko: não há segredos, basta acreditar"

Falcao recebeu O JOGO em Madrid para uma entrevista exclusiva a poucos dias do clássico na Luz. Não fugiu a nenhuma das questões mais "quentes", como a saída do FC Porto, mas ponderou sempre muito bem cada resposta. El Tigre é assim: feroz dentro das quatro linhas e um diplomata fora delas, procurando evitar polémicas desnecessárias. Ainda assim, revelou que não voltou a falar com Pinto da Costa, nem com Villas-Boas, desde que deixou o Dragão e entende que os portistas estejam desiludidos com a sua mudança para o Atlético de Madrid. Encara a liga espanhola como um grande desafio pessoal, admitindo um dia experimentar o campeonato inglês ou o italiano. E, quem sabe, voltar ao Dragão. Certo é que não se vê a comemorar um golo à antiga equipa, esperando vê-la terminar a época como começou: a conquistar troféus. Desta vez, o FC Porto não pode sagrar-se campeão no campo do rival, mas o clássico de depois de amanhã poderá ter forte influência nas contas do título. El Tigre venceu duas vezes na Luz na época passada e diz que o segredo é "acreditar", aconselhando a sua antiga equipa a entrar "com o espírito do Dragão" para se impor.

Acompanha com atenção o campeonato português?

Sim. Dentro do possível. Aqui em Espanha os jogos praticamente não passam na televisão, mas procuro acompanhar pela internet. Está mais equilibrado e vai ser assim até ao fim, parece-me. Oxalá o FC Porto seja campeão.

Vem aí um Benfica-FC Porto. Na época passada, venceu duas vezes na Luz. Qual é o segredo?

Para voltar a vencer lá é importante manter o sentimento e o espírito que a equipa demonstrou na época passada. Não há segredos. Espero que a equipa consiga encontrar-se nesse jogo tão importante, mas que não vai decidir ao título. Porém, espero que ultrapassem em definitivo o Benfica na liga.

Quer deixar algum conselho aos antigos companheiros?

Que entrem com o espírito do dragão para se imporem e ganharem, sejam quais forem as condições que encontrem.

Existe algum truque para o Janko fugir à marcação do Luisão?

[risos]. Não há segredos. Basta nunca deixar de acreditar que a oportunidade para marcar vai chegar.

Que conhece do Janko?

Não muito. Sei que foi contratado agora em Janeiro e que jogava na Holanda, mas não conheço bem as suas qualidades. Oxalá possa dar à equipa aquilo que ela precisa neste momento, que são os golos

E quem vai resolver o clássico?

O Hulk ou o James, se jogar… Ou talvez seja o dia do Janko. Oxalá o FC Porto ganhe, fico a torcer por fora.

Arrisca algum palpite?

O FC Porto está em recuperação e vai ganhar. Só não sei por quantos.

Há um ano, o FC Porto foi à Luz com muitos pontos de avanço, agora as equipas estão empatadas. O que mudou?

O Benfica reforçou-se com jogadores que elevaram o nível do plantel e encararam a época com uma motivação diferente. Isso permite que o Benfica esteja mais sólido. Continua vivo na Liga dos Campeões e está na luta no campeonato.

Apesar da saída, ainda é acarinhado pelos adeptos do FC Porto?

Sim e estou agradecido pelo apoio que sempre me deram. Alguns escrevem-me no Twitter e procuro responder-lhes em português.

"Vejo em Hulk um líder que motiva os companheiros"

Falcao foi um dos capitães do FC Porto na época passada, partilhando a responsabilidade com Helton e Mariano. O argentino também já saiu do Dragão e o guarda-redes deixou de exercer nas quatro linhas porque, segundo foi explicado, o clube prefere ter um jogador de campo a intervir com o árbitro. Falcao concorda. "Esse é um argumento válido. O guarda-redes está muito longe do que se passa no campo e não pode estar sempre a sair e a correr da baliza para falar com os árbitros. Por isso, creio que tomaram uma boa decisão", considerou, aplaudindo a entrega da braçadeira ao Incrível, mesmo que seja um jogador temperamental. "Ele contagia muito os companheiros. Já nas outras épocas ele motivava-nos. Claro que terá de aprender a controlar-se um pouco mais e todos nós temos coisas a aprender. Mas vejo nele um líder que pode ajudar muito a equipa", sublinhou.

"Oxalá que Téo ou Jackson possam assinar"


Falcao pode ser apresentado como um caso a estudar, um paradigma dos bons negócios realizados pelo FC Porto. Contratado por quatro milhões de euros, com acertos pelo meio, rendeu quase dez vezes mais, duas temporadas e 72 golos depois. O avançado considera, por isso, que o Dragão é uma "excelente porta de entrada" para os jogadores sul-americanos na Europa. "Pessoalmente, estou muito agradecido às pessoas do clube, ao presidente, ao Antero Henrique, aos treinadores e a toda a instituição. O Jesualdo e o André foram muito importantes. O FC Porto foi uma boa entrada na Europa, permitiu-me aperfeiçoar o meu futebol, crescer como jogador e chegar à liga espanhola. Não me posso queixar", atirou. Por isso, gostava de ver mais compatriotas seguirem-lhe os passos. No último mercado falou-se com alguma insistência de Téo Gutiérrez e de Jackson Martinez. "Oxalá um dia o Téo possa assinar pelo FC Porto, ou o Jackson. Não sei como estão as conversações ou se elas existem e não quero alongar-me muito neste tema. Darei sempre boas referências do FC Porto e espero que o clube contrate mais alguns jogadores colombianos", frisou.



"Interesse nos jogadores talvez tenha deixado marcas"


Considerando a estrutura do FC Porto, imaginava que o clube sentisse tanto a sua falta?
Não penso nisso, na verdade. Se os dirigentes do clube me deixaram sair pela quantidade de dinheiro que o Atlético pagou é porque, como é habitual, já tinham uma solução e alguém para me substituir dentro do plantel. Cabia aos dirigentes eleger a pessoa ideal para que não sentissem a minha falta.


E consegue explicar a diferença de resultados e de exibições da época passada para esta?
Quando se ganha tudo é normal que isto aconteça… É uma forte possibilidade. Ter feito uma grande temporada motivou o interesse de muitos clubes nos jogadores e isto, talvez, também tenha deixado marcas. Mas é normal. Espero que o FC Porto possa conseguir vencer as duas provas que ainda está a disputar porque tem um plantel impressionante, com jogadores importantes.


Como analisa a participação nas competições europeias?
Não consegui acompanhar muito a carreira do FC Porto na Champions, mas de certeza que o objetivo era fazer uma boa prova e chegar mais longe. Era o favorito do grupo, mas isto acontece. Caiu na Liga Europa, mas defrontou uma grande equipa. O importante é que se levante para que possa defender o título nacional ganho na época passada.


Chegou a pensar numa final FC Porto-Atlético na Liga Europa?
Era uma hipótese espetacular, que me agradaria, mas agora o FC Porto já está fora da competição. Nós temos uma eliminatória difícil com o Besiktas, mas se mantivermos o espírito dos últimos jogos poderemos chegar ainda mais longe.



"James quer jogar na Luz"


James está a realizar uma época com altos e baixos. Está-lhe a faltar o Falcao por perto?
Não, nem pensar. O James é um jovem e tem um talento incrível. Tenho a certeza de que as coisas lhe vão correr bem, tem marcado alguns golos, e o FC Porto é o clube ideal para ele crescer.


Encontra alguma explicação para ele ainda não ter "aparecido" em jogos grandes?
Seguramente terá de crescer mais e, às vezes, as próprias partidas não proporcionam que um jogador como ele - e na posição em que ele joga - brilhe. Mas chegará o momento em que poderá ser determinante nesses jogos importantes. Não duvido.


Acha que ele vai estar no clássico?
Será difícil. É uma decisão que terá de ser tomada entre ele e a equipa técnica. Ele quer estar no jogo porque ninguém gosta de perder estes clássicos. Contudo, é preciso ver o que será melhor para a equipa. Isso é o mais importante, depois de uma viagem tão grande que o James terá de fazer.


Que espaço pensa que ele vai ocupar no futebol mundial a curto prazo?
Tem tudo para triunfar e ser um desequilibrador na Europa



"Futre é uma figura"


Falcao ainda não tinha vestido a camisola 9 do Atlético de Madrid quando conheceu Paulo Futre. O antigo craque português foi de propósito à capital espanhola, em Agosto, para dar as boas-vindas ao goleador, que ficou com a melhor impressão do "embaixador" dos colchoneros. "Mal cheguei contaram a história dele aqui no clube. Ele esteve na minha apresentação e, na verdade, foi especial poder partilhar com ele esse momento. É uma grande figura deste clube e todos o adoram", referiu.



"Nunca percebi a relação dos portistas com Guarín"


Na época passada eram três, mas a armada colombiana do FC Porto está agora reduzida a James. Falcao foi o primeiro a sair, Guarín seguiu-lhe as pisadas no mercado de inverno, embora o destino tenha sido outro: Milão. El Tigre não ficou surpreendido pela transferência do médio para o Inter. "Ele tem um potencial enorme e fez uma grande ponta final na época passada. É verdade que não conseguiu manter esse nível por causa de algumas lesões e por outros motivos, mas penso que no Inter vai conseguir demonstrar todo o seu valor", referiu, sem querer especificar que outros motivos foram esses que levaram ao baixo rendimento de Guarín. "São situações que acontecem no futebol. São muitos os fatores que influenciam e impedem um jogador ou uma equipa de repetir a boa época anterior", frisou. A intermitência exibicional de Guarín desde que chegou ao Dragão terá sido, aliás, responsável por uma estranha relação amor/ódio com os adeptos. "Nunca entendi bem o que se passava. Tanto ele como a equipa precisam que, quando jogam em casa, os adeptos tenham mais paciência. Os jogadores precisam de se sentir apoiados nos bons e nos maus momentos", lembrou.


in "ojogo.pt"