sábado, 2 de julho de 2011

Falcão: «Começar com uma vitória é importante»

AVANÇADO PORTISTA SATISFEITO COM TRIUNFO


Falcão foi titular na vitória da Colômbia frente à Costa Rica (1-0), em jogo a contar para a 1.ª jornada do Grupo A a Copa América. O avançado do FC Porto destacou a importância do triunfo na ronda inaugural.
"Começar com uma vitória é um passo muito grande rumo à qualificação. Sabíamos que a Costa Rica era uma equipa muito difícil e com muitos jovens que querem-se mostrar. Temos que continuar a crescer de jogo para jogo, porque temos grande potencial. Fizémos um bom jogo mas ainda temos que corrigir algumas coisas", afirmou Falcão após o encontro.
"A Argentina é um gigante que está a dormir e pode acordar a qualquer altura. Contra eles, temos que realizar uma boa partida", observou o avançado portista.
in "maisfutebol.iol.pt"

Madjer: «Treinar o F.C. Porto? Dizia que sim!»

Lenda do clube diz que os dragões são «uma segunda família» e fala das comparações do seu tempo com o F.C. Porto de Villas-Boas. «É impossível comparar», defende


Rabah Madjer será para sempre uma figura da história do F.C. Porto e não perde o rasto à ex-equipa. O autor do mítico golo de calcanhar na final da primeira Taça dos Campeões Europeus ganha pelo clube, não esquece o clube onde viveu os pontos mais altos da carreira e confessou ter seguido o percurso da equipa na temporada passada, com André Villas-Boas ao leme.

«O F.C. Porto é um grande clube, com uma grande estrutura. Foi uma sorte para mim jogar lá. Todos os treinadores que trabalharam no F.C. Porto ganharam qualquer coisa. O melhor elemento é o presidente, Pinto da Costa. Ganhou tudo em 25 anos. Sabe como dirigir uma equipa, como adquirir bons jogadores e como tratar os treinadores», afirmou o antigo internacional argelino, em entrevista ao jornal francês «Le Buteur». 

O sucesso da equipa portista na temporada transacta levou a inúmeras comparações com os campeões de Viena, em 1987. Para Madjer é «impossível» comparar as duas equipas. «Éramos uma grande equipa e ganhámos a Liga dos Campeões contra o Bayern Munique do Matthaus e do Rummenigge. É uma coisa que não fica perto do que conseguiu o Mourinho com a equipa que venceu o Mónaco, mas sem praticar um grande futebol. E o Villas-Boas venceu a Liga Europa contra uma equipa pequena, como o Sp. Braga», frisou.

De resto, Majder acha «possível» que André Villas-Boas siga os passos de José Mourinho e considera Alex Ferguson o melhor treinador da actualidade. Depois de ter passado sete anos como jogador dos dragões e dois como treinador nos escalões de formação, Madjer não descarta voltar.

«Treinar o F.C. Porto? É difícil responder a essa pergunta, mas se fosse convidado era uma honra e diria que sim. Mantenho relações muito boas com o Porto. Continuo um adepto da equipa. O F.C. Porto é uma segunda família para mim», resumiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Helton: «Portugal em peso tem a agradecer a Villas-Boas»

Capitão do F.C. Porto recorda conquistas do antigo treinador e compara o registo com o trabalho desenvolvido por José Mourinho.


Hélton foi o primeiro jogador do F.C. Porto a falar com os jornalistas na época 2011/12. Neste sábado, os dragões iniciaram uma série de conferências diárias antes dos treinos matinais. O capitão deu o pontapé de saída.

Sem estabelecer comparações entre André Villas-Boas e Vítor Pereira, o experiente guarda-redes fez questão de enaltecer o trabalho do anterior técnico portista. Os jogadores agradecem as conquistas do homem que saiu abruptamente para o Chelsea. 

«O mister André teve uma oportunidade e não podemos esquecer que foi uma referência, não só no F.C. Porto. Acho que Portugal em peso tem muito a agradecer a André Villas-Boas, como aconteceu com José Mourinho», atirou o brasileiro, sem rodeios.

Fechou-se um capítulo. Começa outro com Vítor Pereira, anterior número 2 da equipa técnica: «Já conhecemos o Vítor Pereira e para nós a diferença não é tão grande, nesse aspecto. Na forma de pensar, não há grandes diferenças. Vamos ter o máximo empenho para fazer um bom trabalho.»

«Cada treinador tem a sua forma de trabalhar e o mister Vítor Pereira já está a fazer as coisas da sua forma. Não gosto de comparar, cada treinador é diferente, como cada pergunta vossa é diferente», disse o capitão portista aos jornalistas.

Hélton pediu paciência e tempo para a equipa. «Acredito que iremos fazer um trabalho muito forte, o resto teremos de ver com calma, como as coisas irão correr. Para mim, não há isso de favoritismos. Não sei se vamos igualar a época passada, temos é de ir passo a passo e ter paciência para faze um bom trabalho», atirou.

«Aqui não é ringue»

O F.C. Porto arrancou a época na quinta-feira. Bracalli, Kelvin e Djalma são as caras novas no grupo de trabalho. Kléber será o próximo. Como referência no balneário portista, Hélton contribuiu para a integração dos reforços. 

«Procurei receber os reforços como eu fui recebido. O primeiro contacto é sempre importante. Temos de passar algumas coisas sobre o clube, mas não tudo ao mesmo tempo, senão eles ficam logo assustados», brincou Hélton.

Bracalli (ex-Nacional) é o novo concorrente à baliza portista. Kieszek saiu e Beto deve seguir o mesmo caminho. Para já, o português trabalha com o grupo, tal como o jovem angolano Kadu. Luta acesa pela baliza? «Para já, ainda temos aí o Beto, portanto somos quatro guarda-redes a trabalhar pelo melhor do F.C. Porto. Luta? Não há disso, aqui não é ringue.»

Na recta final da conversa, Hélton foi confrontado com o assédio a vários nomes do plantel portista, com Radamel Falcao à cabeça. «A questão das saídas não me diz respeito. Caro que espero que fiquem todos para ajudar o F.C. Porto», rematou o guardião.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Belluschi de volta, Kelvin em foco

Sapunaru não marcou presença no treino devido a motivos pessoais, enquanto Emídio Rafael recupera de lesão.


Fernando Belluschi foi a grande novidade no treino do F.C. Porto neste sábado, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O médio argentino não foi visto no relvado até esta manhã, parecendo recuperado da lesão que o vinha a afectar.

Com o médio aparentemente integrado sem limitações, Sapunaru e Emídio Rafael foram as ausências notadas. O romeno está dispensado para tratar de assuntos pessoais, podendo até regressar ao trabalho na sessão desta tarde. Os dragões estão a treinar em dose dupla. O lateral português continua a recuperar da grave lesão contraída na época passada.

Kelvin, o jovem reforço contratado ao Paraná, acabou por estar em foco na meia-hora de treino aberto aos jornalistas. Contas feitas, faltava um homem no grupo. 25 minutos após o início da sessão, quando Vítor Pereira (muito interventivo) promovia um exercício de pressão, a dois toques, com três equipas, o brasileiro entrou em passo acelerado no relvado.

Rui Quinta, adjunto de Vítor Pereira, recebeu o jogador para uma curta troca de impressões. Este explicou-se e seguiu rapidamente para um aquecimento individual, acabando por juntar-se ao grupo quando a imprensa já se preparava para abandonar o espaço.

O F.C. Porto divulgará o boletim clínico ao final da tarde, sabendo-se nessa altura o que provocou a entrada tardia do jovem no relvado do Olival. Kléber, como o Maisfutebol avançou na sexta-feira, já tem contrato alinhavado com os dragões. As formalidades serão cumpridas no fim-de-semana, prevendo a sua integração no treino de segunda-feira. No domingo, nova dose dupla.

in "maisfutebol.iol.pt"

João Moutinho volta a ser apontado ao Chelsea

A possibilidade de João Moutinho entrar nos planos do Chelsea de André Villas-Boas volta a ganhar peso, segundo a Imprensa inglesa. Perante as alegadas investidas infrutíferas dos londrinos para contratar Alexis Sanchez à Udinese, ou Neymar ao Santos, a alternativa pode passar pelo médio do FC Porto. As últimas notícias do mercado apontam Alexis Sanchez cada vez mais próximo de assinar pelo Barcelona e Neymar a um passo de se comprometer com o Real Madrid, abrindo o caminho ao médio do FC Porto, que já foi conotado com os blues pouco depois de Villas-Boas se tornar treinador do clube. Segundo a Imprensa britânica, agora João Moutinho é apontado como o jogador preferido do técnico português, que o levou para o FC Porto. A este cenário acrescentam ainda as recentes tentativas frustradas por Luca Modric, médio do Tottenham, que não terá demonstrado muita vontade em deixar os spurs.

in "ojogo.pt"

40 milhões seguram Kléber

Tal como O JOGO escreveu na edição anterior, o dia de ontem serviu para alinhavar a contratação de Kléber. O ponta-de-lança brasileiro vai assinar um contrato de cinco épocas com o FC Porto e terá uma cláusula de 40 milhões de euros, a mesma que protege João Moutinho, e a terceira mais elevada do plantel, atrás de Hulk (100 milhões) e de James Rodríguez (45 milhões).

Nesta altura, só falta mesmo formalizar o contrato. O acordo entre o FC Porto e o Atlético Mineiro (detentor de 50 por cento do passe do jogador, pertencendo à empresa Traffic a restante parcela) estava alcançado há muito, mas foi necessário esperar pelo fim do período de empréstimo ao Marítimo, ou seja, no dia 30 de Junho. A partir daí o caso resolveu-se rapidamente. O jogador já passou o dia de ontem na cidade do Porto e, em princípio, na segunda-feira estará às ordens de Vítor Pereira.

Kléber vai aproveitar o estágio em Marienfeld, entre os dias 7 e 17, para conhecer o plantel e adaptar-se à nova realidade. Para já, vai juntar-se a Walter na frente de ataque, esperando depois pela chegada, ou não, de Falcao. No caso de o colombiano ser transferido, está definido que a SAD irá outra vez ao mercado para dar mais opções ao treinador.

Na verdade, o ponta-de-lança chega ao Dragão com um ano de atraso. Na época passada, mais ou menos por esta altura, começava o folhetim à volta de uma contratação problemática. Kléber estava emprestado ao Marítimo, que exigia uma compensação financeira para o libertar. Carlos Pereira acusou o FC Porto de aliciar o jogador e queixou-se à Comissão Disciplinar da Liga, que recentemente arquivou o caso.
Quando Kléber assinar, o FC Porto passará a contar com nove brasileiros no plantel.

19

Golos marcados por Kléber desde que chegou a Portugal, o que aconteceu no Verão de 2009. Na primeira época apontou 11 golos e na segunda diminuiu o rendimento, com oito golos marcados

3

Por três vezes o brasileiro marcou dois golos no mesmo jogo. O primeiro bis foi ao Camacha, em casa, quando representava o Marítimo B, e o segundo foi ao Guimarães, fora de portas. Na última época também marcou dois golos no mesmo jogo, desta vez ao Leiria e igualmente fora de casa

2

O ponta-de-lança brasileiro já foi expulso duas vezes em Portugal, ambas com vermelho directo. Foi na época passada, primeiro com o Beira-Mar (vermelho aos 41 minutos) e depois com o Guimarães (vermelho nos descontos)

in "ojgo.pt"

Primeiros passos de Djalma

Djalma foi a cara nova mais notada no treino matinal de ontem, no Olival, ainda que à distância houvesse quem começasse por confundi-lo com Christian Atsu, jogador dos sub-19 que tem treinado com o plantel principal do FC Porto. Desfeita a dúvida, confirmava-se a notícia de O JOGO: Djalma juntou-se à nova equipa com um dia de atraso em relação aos companheiros, terminada a ligação contratual com o Marítimo.

Vítor Pereira deu-lhe as boas-vindas, o plantel recebeu-o de braços abertos e o mais recente extremo da equipa começou de imediato a luta por um lugar. E não será fácil dada a qualidade e a fartura de opções para a ala direita da equipa. Sobretudo, quando é Hulk que costuma jogar por lá.

Não terá sido por isso, mas a timidez do angolano foi indisfarçável. Aliás, é natural em quem acabou de incorporar-se num grupo com hábitos instalados e com protagonistas mais ou menos habituais.

Castro, por exemplo, não se coibiu de reclamar com Rúben um passe que o prejudicou, no meiinho que serviu de aquecimento, arrancando um sorriso ao reforço e uma gargalhada à plateia geral. Ainda sem muito à-vontade, o novo recruta oriundo do Marítimo vai precisar, naturalmente, de uns dias para se sentir em casa no Olival e poder participar da boa disposição do grupo. O processo de adaptação ainda mal começou para o jogador, mas com o conhecimento que tem do futebol português e a ajuda dos companheiros, rapidamente estará à vontade.

Refira-se ainda que Djalma não foi o único a estrear-se ontem no Olival, uma vez que a empresa que garante a segurança do complexo também é nova e procurar adaptar-se.

Já começou a lutar por um lugar no ataque portista

Primeiro dia de Djalma no FC Porto, primeiro treino e alguns exames médicos à tarde. Um dia em cheio, pois claro, para o novato. Apesar de ainda agora estar a chegar ao clube - o acordo foi selado no início do ano - Djalma não quer perder mais tempo e de imediato fez por impressionar Vítor Pereira. O angolano sabe que a concorrência é forte e que todos os pormenores podem ser importantes na luta por um lugar. O sorriso, pelo menos, ninguém lho tirou.

Reforços da Madeira já são uma tradição

O historial de jogadores "importados" da Madeira pelo FC Porto, desde o início do milénio, já é uma tradição para os lados do Dragão. Aos actuais Maicon, Rúben Micael, Bracali e Djalma, acrescentam-se mais alguns nomes. Pepe foi o que mais sucesso teve e que mais dinheiro rendeu à SAD. Mas há mais movimentações desde a Pérola do Atlântico: Bruno e Alan foram contratados ao Marítimo e Rossato ao Nacional. Adriano chegou ao FC Porto via Cruzeiro depois de ter estado no Nacional, com um percurso que começou bem, mas que acabou por terminar em conflito. Com uma época de atraso chega agora Kléber...

Kelvin aprende lição

Estavam os jogadores divididos em dois grupos no aquecimento, quando uma bola dividida entre Kadú e Kelvin levou este último a perceber como se trabalha no FC Porto. A diferença de altura favorece o guarda-redes e este não se encolheu para cabecear a bola, apanhando um Kelvin desprevenido, que ainda esboçou o salto, mas percebeu que já não tinha hipóteses de a ganhar. A crista ficou intacta, pelo menos...

Desta vez, Hulk não esteve no mesmo grupo que Kelvin, ele que no primeiro dia tinha feito as honras da casa ao reforço do Paraná. Hoje, começam os treinos bidiários no Olival, sendo que a sessão da tarde será totalmente fechada.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira prepara tudo ao pormenor

Vítor Pereira foi escolhido por Pinto da Costa para assumir o cargo de treinador principal do FC Porto por se tratar de uma aposta de continuidade em relação ao excelente trabalho desenvolvido por Villas-Boas. Opção lógica, tendo em conta o papel do novo número um na época passada. Antes de a oficina abrir, o treinador reuniu todo o grupo de trabalho para uma breve conversa em que sublinhou o facto de ter herdado a cadeira de sonho porque Pinto da Costa lhe reconheceu mérito e não apenas por um mero acaso temporal.

Os dois primeiros treinos da pré-temporada serviram para confirmar que Vítor Pereira está a seguir a mesma linha de trabalho adoptada por André Villas-Boas, sem ser uma cópia fiel, naturalmente, porque faz questão de lhe dar um cunho pessoal. As sessões são preparados ao pormenor e seguem a lógica de ter muita bola, praticamente desde que os jogadores sobem ao relvado. Tal como acontecia na época passada. Desta vez, porém, com a particularidade de os exercícios serem realizados num espaço de terreno mais amplo do que acontecia com Villas-Boas, o que poderá alterar ligeiramente os conceitos da circulação de bola, que foi uma das imagens de marca do FC Porto, versão vencedora de 2010/11.

Nos primeiros minutos dos treinos, aqueles em que é permitida a presença dos jornalistas, o protagonismo tem sido de Filipe Almeida, o elemento que escolheu para tratar dos músculos à equipa. Depois, é o próprio Vítor Pereira a assumir o comando das operações, até porque o número 2 da hierarquia, Rui Quinta ainda dá sinais de alguma timidez, inerente ao seu perfil.

Ontem, Vítor Pereira entrou no Olival com os apontamentos debaixo do braço, em que se podiam ver os "rabiscos" dos exercícios escolhidos para a manhã. Mas nessa altura já o treino era interdito a olhares curiosos. Ainda assim, ao que O JOGO apurou, o treinador tem assumido uma postura bastante interventiva, insistindo, sobretudo, com as caras novas do plantel: Kelvin, Djalma, Bracali.

Sapunaru falhou treino

Sapunaru foi uma ausência notada no segundo treino da era Vítor Pereira. O lateral romeno teve que se ausentar, devidamente autorizado pelos dirigentes do clube, para tratar de assuntos pessoais, segundo informou o FC Porto. Ao que tudo indica, hoje deverá regressar ao activo. Sem o romeno, mas com Djalma integrado, recorde-se, o grupo manteve os mesmos 23 jogadores da véspera, número que deverá crescer já hoje e aumentar ainda mais com as chegadas de Rolando, João Moutinho e Varela, cujas apresentações estão previstas para segunda-feira.

Ainda de fora da preparação neste início de temporada continuam Rafa e Belluschi. Os dois jogadores voltaram a não ser vistos no relvado, ficando a trabalhar no ginásio do Olival, prosseguindo com os respectivos planos de recuperação às lesões sofridas. Tal como já tinha acontecido no dia da apresentação do plantel. Sem competição pela frente, Rafa e Belluschi deverão fazer a recuperação sem pressa, de modo a entrarem nos treinos sem correr o risco de sofrer problemas decorrentes das lesões.

in "ojogo.pt"

Possível saída de Beto do FC Porto desagrada Jorge Amaral

O antigo guardião dos “dragões” lamenta o desinvestimento dos clubes em guarda-redes nacionais.
Que futuro para Beto no plantel do Porto em 2011/12? A questão impõe-se numa altura em que o grupo comandado por Vítor Pereira conta com quatro guarda-redes. Para além do internacional português, contabiliza-se o “capitão” Helton, Rafael Bracalli, proveniente do Nacional da Madeira, e ainda o jovem angolano Kadu, oriundo dos juniores dos "dragões". 
Com a contratação de Bracalli, Beto fica "tapado" e pode mesmo ser cedido para poder jogar com mais regularidade. A possível saída do guardião de 29 anos desagrada a Jorge Amaral, antigo guarda-redes do Porto que orientou Beto no Desportivo de Chaves em 2004/05. Em declarações a Bola Branca, o treinador lamenta que o seu antigo pupilo possa ser ultrapassado no posto de número 2, até porque a contratação de Bracalli visa ocupar essa mesma posição. 

O Panathinaikos é um dos interessados em Beto. Jesualdo Ferreira quer o guarda-redes na Grécia e o clube de Atenas já terá sondado a SAD do Porto. Com tais perspectivas, Jorge Amaral concorda com a possível cedência de Beto a um clube onde tenha a real oportunidade de ser titular. Mais, o Euro 2012 é já para o ano e o guardião formado nas escolas do Sporting quer ser uma das opções de Paulo Bento na Selecção Nacional. 
Jorge Amaral, que representou o FC Porto na década de oitenta, torce o nariz ao desinvestimento em guarda-redes nacionais, não só dos azuis e brancos como dos restantes clubes portugueses.
in "rr.pt"

Radamel Garcia: «Sacrifício e trabalho»

PAI DE FALCÃO EXPLICA COMO DISCIPLINOU O FILHO LEVANDO-O AO TOPO


Não foi por acaso que Falcão se tornou no grande jogador que é hoje em dia, sendo cobiçado pelos principais clubes europeus, como são os casos de Chelsea, Real Madrid e Manchester United. O avançado do FC Porto foi trabalhado nesse sentido desde a infância e, agora, o seu pai revelou a receita que usou para tornar El Tigre num reconhecido matador.
“Antes de formar o desportista, é preciso formar a pessoa”, começou por afirmar Radamel Garcia à imprensa colombiana, prosseguindo assim: “Para isso, a família é muito importante. Os filhos devem ter bons exemplos. Fiz-lhe ver que a noite e os amigos ocasionais não o iriam ajudar na sua formação desportiva. Falávamos muito sobre disciplina, sacrifício e trabalho.”
in "record.pt"

Beto mais longe do Panathinaikos

A ida de Beto para o Panathinaikos não passa, por agora, de pura ficção ou de manobra de diversão, uma vez que o treinador do clube grego, Jesualdo Ferreira, desconhece o assunto em absoluto e o Pana está para já nas lonas. 

Por outro lado, Kieszek não se apresentou ao trabalho, como já noticiámos: está na Polónia e na próxima semana deve apresentar-se no Porto para resolver a vida. Até lá, silêncio absoluto.

O quadro de guarda-redes, como há muito A BOLA escreveu, quando anunciou em primeira mão a contratação de Bracali, vai sofrer uma alteração mais profundo do que aquilo que se imaginaria no final da última época. Salva-se Helton, e nem Beto, herói na Taça de Portugal e sempre muito elogiado por Villas Boas, escapa a uma sangria. Muito se tem escrito sobre o antigo guardião leixonense e que até fez a formação no Sporting. 

A BOLA avançou a possibilidade de se ligar ao SC Braga ou ao Nacional da Madeira, sabendo-se que a intenção do jogador é jogar com regularidade para recuperar o lugar que já teve na Selecção Nacional.


in "abola.pt"