domingo, 7 de agosto de 2011

MERCADO

Ganso e o jardim zoológico

Ao fim de alguns dias enjaulado, o rumor veio a público: o FC Porto estaria algures entre o interesse do Corinthians em Ganso e a intransigência do Santos em negociar o médio internacional brasileiro. A notícia surgiu no portal IG, próximo do Timão, e envolve ainda as siglas DIS - nome do fundo que detém 45 por cento do passe do jogador - e BMG, o banco que patrocinaria a sua chegada ao Dragão.
A partir de um só Ganso, montou-se todo um jardim zoológico capaz de confundir qualquer um. É que Paulo Henrique (é este o verdadeiro nome da vedeta da Vila Belmiro) tem uma cláusula de rescisão para o exterior de 50 milhões de euros e contrato até 2015. O Santos, que vai disputar o Mundial de Clubes e a quem o FC Porto acabou de contratar Danilo e Alex Sandro, nem admite perdê-lo, muito menos para o rival Corinthians, que anda a sondar Ganso há largos meses e que está na disposição de abrir um imbróglio jurídico.
O caso é tão caricato que até envolve a Lei Pelé, que tem nome da glória do Santos mas que o Timão quer usar a seu favor para pagar uma multa indemnizatória bem abaixo do estipulado. O DIS, fundo do Grupo Sonda em choque com a direcção da Vila Belmiro, quer ajudar o Corinthians a garantir Ganso pagando apenas a parte da cláusula de rescisão respeitante aos 45 por cento que o clube detém do jogador.
É um procedimento nunca tentado e sem enquadramento legal, mas um perito brasileiro consultado por O JOGO faz uma leitura clara: "Se isto chegasse aos tribunais, seria sempre decidido em Santos. Aí, nenhum juiz se atreveria a julgar em favor do Corinthians. Não há hipótese."
Confuso? Então fique ainda a saber que Ronaldo Fenónemo está metido na jogada, através da 9ine, a sua agência de marketing que quer explorar os direitos de imagem de Ganso. Com o apoio do BMG, Paulo Henrique passaria pelo Corinthians antes de aterrar no Dragão.

- 7 Milhões de euros por ano é quanto o Anzhi estaria na disposição de oferecer a Ganso
- 30 Milhões de euros é quanto o endinheirado PSG quer dar ao Santos para contratar o médio
- 22 Milhões de euros é quanto o FC Porto vai pagar ao Santos por Danilo e Alex Sandro

Parceiro desconhece movimentações

Pelos valores envolvidos, facilmente se percebe que o FC Porto nunca poderia entrar na órbita de Ganso sem um parceiro poderoso. Por isso, os brasileiros escreveram que o BMG estaria a apoiar o interesse dos dragões. Uma tese que Hissa Moysés, que gere os investimentos do banco no futebol, desmente. "Não temos qualquer informação nesse sentido nem fomos informados pelo FC Porto ou pelo Santos de que estariam a decorrer negociações. Ninguém do FC Porto nos pediu cooperação para contratar o Ganso", disse, categoricamente, a O JOGO. Paulo Henrique é um dos jogadores mais promissores do futebol canarinho. Aos 21 anos, este médio de pendor ofensivo tem cinco internacionalizações pelo escrete e foi titular na Copa América. Campeão da Libertadores, despontou em 2009 e sofreu uma lesão grave no ano passado. Tem recusado renovar contrato, pelo que está há meses a perder dinheiro...


Defour tem ouvido falar do interesse portista

Steven Defour é um médio mais acessível do que Ganso. E que não deixa de insinuar a sua receptividade a uma transferência para o Dragão. Ainda ontem o vincou, em declarações ao "La Province", fazendo um ponto da situação sobre os interessados no seu concurso. "Tenho ouvido falar do interesse do FC Porto, mas sem que haja o mínimo contacto", apontou com alguma mágoa, rejeitando outros cenários: "É simples. O Standard tem chegado a acordo com clubes que não me convêm. Primeiro foi o Lokomotiv de Moscovo, financeiramente atraente, mas o lado desportivo não me seduzia. Houve também um acordo com a Udinese. Aí, já era interessante desportivamente, mas era para ganhar menos do que ganho aqui." Defour espera por contactos da Invicta, tal como o companheiro Mangala. O central é pretendido por vários clubes, mas a sua situação também tarda em ficar definida e já rejeitou algumas propostas.

FC Porto ofereceu 5 milhões pelo central Mangala

FC Porto fez uma proposta ao Standard de Liège por Mangala. Segundo o jornal "Dernière Heure", os dragões ofereceram cinco milhões de euros, num negócio que poderia atingir os sete milhões mediante o cumprimento de cláusulas não especificadas. A mesma notícia refere ainda que esta suposta oferta dos dragões é equivalente à que foi feita pelo Valência e aceite pelo Standard, mas há uma diferença importante: Mangala teria recusado jogar no clube espanhol, preferindo a proposta do FC Porto, detalhes de última hora que complementam a informação da página 18.

in "ojogo.pt"

Kléber fica com o número 11

Kléber já tem número no FC Porto e optou por ficar com a camisola 11, que Mariano envergou durante as quatro temporadas que esteve ao serviço dos azuis e brancos. Em Portugal, o avançado começou a jogar na Liga portuguesa com o número 22 na primeira temporada com as cores do Marítimo. Na época passada, o ponta-de-lança envergou a número 10. Depois de ter usado o número 9 durante a pré-temporada, o brasileiro fica agora com um número definitivo para atacar uma época em que já começou a justificar com golos (6) o investimento feito nele pelo FC Porto. Com Falcao de regresso aos treinos desde a passada terça-feira, a luta de Kléber por um lugar entre os titulares promete redobrar. Para já, o encontro da Supertaça com o Guimarães é mais uma oportunidade para ganhar confiança e reforçar aspirações.



Há Falcao e Guarín para o que der e vier

Apesar de contarem com poucos dias de preparação, Vítor Pereira não hesitou em chamar Falcao e Guarín para o jogo da Supertaça com o Guimarães. Ambos os jogadores devem ser alternativas apenas para o banco de suplentes, dado ainda não reunirem as melhores condições físicas para responderem às exigências de 90 minutos de competição. De qualquer forma, são soluções de luxo para Vítor Pereira, que não terá de excluir ninguém para a ficha de jogo.

in "ojogo.pt"

Fernando não tem lugar

Fernando ficou de fora, por opção de Vítor Pereira, do jogo da Supertaça com o Guimarães. Esta ausência do brasileiro nem chega a ser uma surpresa completa, tendo em conta o desenrolar dos acontecimentos desta pré-temporada. Pequenas lesões musculares foram atrasando a sua preparação e alguns azares nos jogos de preparação deixavam antever este desfecho, depois de não ter caído muito bem o desejo manifestado pelo próprio jogador de querer dar o salto para outro emblema, logo a seguir à final de Taça de Portugal. Mas à partida para o jogo que marca o arranque oficial da temporada em Portugal, esta opção do técnico do FC Porto vinca sobretudo a posição de que o Polvo terá de fazer muito mais do que tem feito até aqui para justificar ser uma aposta. O seu passado na posição não lhe garante qualquer vantagem na luta pela posição de médio mais defensivo, pelo que a insistência em Souza nos últimos encontros de preparação serviu de rampa de lançamento para aquilo que também já podia ser descodificado como um sinal de que Fernando precisa de voltar a ser mais competitivo para merecer ser chamado. Perante esta situação indefinida do Polvo, quem tem verdadeiramente aproveitado para marcar pontos na luta pelo lugar é Souza, cujas exibições nos ensaios deste início de temporada lhe têm permitido ir conquistando um lugar num meio-campo onde não falta competitividade.
Perante este cenário, será Fernando a ter de subir patamares para que Vítor Pereira volte a olhar para ele como uma aposta a ter em conta, caso contrário o banco de suplentes será bem capaz de surgir no horizonte do brasileiro.
Entretanto, e numa altura em que o mercado de transferências continua em aberto, falar de uma saída do Polvo não é assunto totalmente descabido, isto apesar de não se ver emblema à altura de pagar aquilo que o FC Porto pretende pelo brasileiro. De qualquer forma, com Souza a dar conta do recado, os responsáveis azuis e brancos estão hoje numa posição mais confortável para ponderar uma eventual proposta que venha a colocar-se até ao fecho do mercado. Para já, o que se sabe é que não chegou qualquer abordagem que cubra as exigências do FC Porto para abrir mão de Fernando, pelo que o futuro do brasileiro terá de ser pensado enquanto ligado aos campeões nacionais.
Fora das opções para o jogo da Supertaça, resta a Fernando discutir um lugar para o arranque da Liga.


António Araújo prefere esperar "que as coisas aconteçam..."

Como parte interessada numa eventual transferência de Fernando, o empresário António Araújo escusou-se a tecer qualquer tipo de comentários a O JOGO, remetendo para o FC Porto quaisquer declarações sobre o assunto. "É um jogador com o qual temos interesses em comum e como tal não vou comentar o que quer que seja. Vamos deixar que as coisas aconteçam, se houver razões para isso, e deixar o Fernando continuar a trabalhar", declarou apenas António Araújo. O agente intermediou a contratação do Polvo, mas já não tem qualquer ligação ao médio enquanto seu representante, apesar de manter uma percentagem dos seus direitos económicos. O FC Porto tem 80 por cento do passe.


Os outros preteridos

Convocatória confirmou Walter como terceira opção

Walter não fez por merecer mais durante a pré-temporada e o resultado foi... o esperado. O Bigorna acabou mesmo por ficar fora da primeira convocatória, sinal de que não só Falcao continua bem na frente, como Kléber nem teve dificuldades para o ultrapassar na pré-época, graças a um rendimento que deixou bem patente a sua superioridade em relação ao avançado que veio do Internacional. Ao prescindir de Walter, Vítor Pereira mais não fez do que confirmar que o brasileiro continua bem distante do que é preciso para poder pensar em lutar por um lugar no onze. Por outro lado, este é mais um sinal a juntar a tantos outros que apontam para que a alternativa possa passar por emprestar o Bigorna ainda esta temporada.


Castro cada vez mais perto de jogar no Panathinaikos

Enquanto o Gijón vem esperando pacientemente por uma decisão dos responsáveis do FC Porto para saber se vai voltar a contar com Castro para a época que se avizinha, o Panathinaikos não tem estado parado e pode já ter ultrapassado o clube espanhol. Depois de Jesualdo Ferreira ter contactado o médio do FC Porto há umas semanas atrás, os contactos parecem que não ficaram por aí e mais desenvolvimentos se seguiram ao ponto do futuro de Castro estar agora mais próximo de passar pelo futebol grego e pelo Panathinaikos, orientado pelo antigo treinador dos azuis e brancos. Na Imprensa grega, o presidente do clube já revelou ter mesmo um acordo com o FC Porto.


Núcleo que fez número já está fora das contas

Entre os restantes preteridos para o jogo com o Guimarães, a ausência de Beto pode explicar-se com os problemas que teve nos últimos dias por causa de uma amigdalite. Kadu é guarda-redes dos juniores do clube e não alimenta qualquer hipótese de ser chamado nesta fase. David Addy só deverá manter-se a trabalhar com o FC Porto até ao regresso de Álvaro Pereira, pelo que também era esperado que fosse carta fora do baralho. Na mesma linha de raciocínio surge Christian Atsu, cujo futuro deverá passar por uma rodagem, aliás, tal como Kelvin, de quem já se disse ter vários clubes interessados. Mas todas estas situações deverão ser esclarecidas quando todos os jogadores regressarem ao clube.

in "ojogo.pt"

Professores em despique

Somaram títulos nos escalões jovens, mas tinham de dar aulas de Educação Física para compor o orçamento familiar e assegurar um futuro que o futebol lhes podia negar. Para vingarem como treinadores, correram o Norte e as ilhas. São professores de gerações distintas, mas que partilham o amor pelo jogo e o desejo de triunfar.
Manuel Machado está calejado. Pelo Moreirense, subiu dois escalões até chegar à Liga, onde colecciona apuramentos para a UEFA. Falta-lhe um grande e faltam-lhe títulos. Também Vítor Pereira os procura, convencido de que o FC Porto lhe oferece as melhores condições para preencher o currículo.
Sabe, porém, que não será uma Supertaça a garantir-lhe lugar na galeria dos notáveis. Aliás, basta lembrar que os dragões ganharam mais vezes o troféu do que todos os outros clubes juntos, o que não invalida que até a história se confunda.
É que o FC Porto nunca conquistou a prova por três anos consecutivos e perdeu mesmo para os minhotos no único duelo entre ambos. Para Vítor Pereira, é mais do que um "warm-up". Para Manuel Machado, é um prémio de carreira.


FC Porto-Guimarães

21h00 horas RTP 1
Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro Pedro Proença [AF Lisboa]
Assistentes Tiago Trigo/André Campos
-

FC PORTO

Treinador Vítor Pereira
1 Helton GR
21 Sapunaru DD
14 Rolando DC
30 Otamendi DC
13 Fucile DE
23 Souza MD
8 João Moutinho MO
28 Rúben Micael MO
12 Hulk AD
17 Varela AE
11 Kléber AV
-
31 Bracali GR
4 Maicon DC
16 Sereno DC
6 Guarín MO
7 Belluschi MO
20 Djalma AD
9 Falcao AV


GUIMARÃES

Treinador Manuel Machado
1 Nilson GR
79 Alex LD
44 N'Diaye DC
40 João Paulo DC
33 Anderson Santana LE
5 El Adoua MD
18 Leonel Olímpio MD
14 Barrientos MO
8 Toscano AD
20 Faouzi AE
29 Edgar AV
-
83 Douglas GR
55 Tony LD
3 Defendi DC
26 Dinis MD
4 Pedro Mendes MD
80 João Alves MO
7 Targino AD
77 Maranhão AD


Histórico

Vencedor Finalista

2011/2012 - -
2010/2011 FC Porto Benfica
2009/2010 FC Porto P. Ferreira
2008/2009 Sporting FC Porto
2007/2008 Sporting FC Porto
2006/2007 FC Porto V. Setúbal
2005/2006 Benfica V. Setúbal
2004/2005 FC Porto Benfica
2003/2004 FC Porto U. Leiria
2002/2003 Sporting Leixões
2001/2002 FC Porto Boavista
2000/2001 Sporting FC Porto
1999/2000 FC Porto Beira-Mar
1998/1999 FC Porto SC Braga
1997/1998 Boavista FC Porto
1996/1997 FC Porto Benfica
1995/1996 Sporting FC Porto
1994/1995 FC Porto Benfica
1993/1994 FC Porto Benfica
1992/1993 Boavista FC Porto
1991/1992 FC Porto Benfica
1990/1991 FC Porto E. Amadora
1989/1990 Benfica Belenenses
1988/1989 Guimarães FC Porto
1987/1988 Sporting Benfica
1986/1987 FC Porto Benfica
1985/1986 Benfica FC Porto
1984/1985 FC Porto Benfica
1983/1984 FC Porto Benfica
1982/1983 Sporting SC Braga
1981/1982 FC Porto Benfica
1980/1981 Benfica Sporting
1979/1980 Boavista FC Porto

Esganar o dragão

Em Herning, na Dinamarca, Manuel Machado respondeu que o Vitória jogou com o mesmo esquema táctico do FC Porto quando lhe perguntaram se não poderia ter colocado uma equipa menos defensiva. Pois bem, hoje, em Aveiro, o treinador do Guimarães deve voltar a usar o 4x3x3, embora, a crer nos ensaios tácticos realizados ontem, possa apresentar uma mudança no triângulo do meio-campo com o objectivo de limitar a criatividade portista, ou seja, controlar os passos de João Moutinho e Rúben Micael.
Trocado por miúdos, El Adoua pode não jogar sozinho à frente da defesa, passando a contar com a companhia de Leonel Olímpio, ficando o uruguaio Barrientos com a missão de inventar jogadas quando a bola lhe chegar aos pés. Ou seja, Machado equaciona inverter o triângulo do meio-campo, dotando-o na base de dois jogadores de combate para anular os médios criativos do FC Porto. Isso mesmo foi testado ontem de manhã, embora nem sempre os ensaios de Machado têm passado à prática.
A outra solução, igualmente testada, contou com El Adoua como único trinco e João Alves e Leonel Olímpio como médios interiores. Se o marroquino está cimentado no onze, destaque também para a inclusão de Olímpio nos dois esquemas, um sinal de que deve mesmo jogar, dando corpo à ideia defendida pelo treinador quando disse que ia fazer algumas mudanças na equipa.
Na frente de ataque o treinador também experimentou duas soluções no treino de ontem e só Toscano surgiu em ambas, primeiro numa ala e depois ao meio. Edgar, pela necessidade de uma presença forte na área, deve ser usado como ponta-de-lança, ficando o outro lugar do ataque para Faouzi. Maranhão e Targino estão de prevenção.

in "ojogo.pt"

Mónaco com nova invasão

BILHETES PARA A SUPERTAÇA EUROPEIA JÁ ESGOTARAM


Está garantido mais um forte apoio dos adeptos do FCPorto à equipa de Vítor Pereira, depois de ontem terem esgotado os bilhetes para a Supertaça Europeia. O jogo com o Barcelona, agendado para o dia 26 deste mês, vai marcar uma nova invasão de portistas ao Mónaco, à semelhança do que aconteceu nas últimas duas vezes, frente ao ACMilan, em 2003, e com o Valencia, no ano seguinte.
Tendo em conta que o Stade Louis IIleva pouco mais de 18 mil espectadores, e que os clubes, em conjunto com a UEFA, só têm direito a 70 por cento da lotação, indica que os azuis e brancos não tiveram direito a mais do que 4 mil ingressos. O suficiente para que a equipa volte a sentir-se bastante apoiada neste embate que há muito mexe com a nação azul e branca. Nunca tendo conquistado o troféu desde que este começou a disputar-se no Mónaco, os dragões vão procurar quebrar a onda frente ao atual campeão europeu. No palmarés do FC Porto está inscrita uma Supertaça Europeia, que remonta ao ano de 1987, quando bateu os holandeses do Ajax, em duas mãos.
in "record.pt"

Castro tem o seu futuro dependente de Fernando

A saída de Fernando abrirá, pelos vistos, definitivamente lugar a Castro no plantel azul e branco. Quem coloca assim a questão, sem dúvidas algumas, é o diário asturiano La Nueva España, que relativamente aos assuntos do Sp. Gijón costuma estar sempre muito bem informado. 

E, em boa verdade, tudo aponta para isso, porque a materializar-se mesmo a transferência do polvo, não será crível que, para aquela posição - com Souza em forte ascensão e Guarín perfeitamente capaz de também dar um (enorme) jeito naquela posição -, o FC Porto vá ao mercado. 

Portanto, se os dragões têm uma solução em casa e em conta, não parece que venham a dispensar Castro, que torce por fora para finalmente ter uma oportunidade no seu clube de coração. 

Mas também em Paços de Ferreira, onde o Gijón jogou anteontem um jogo particular, e perdeu (0-3), Castro torceu pela equipa a quem esteve emprestado na época passada. O que foi muito apreciado pelos espanhóis, com o jornal La Nueva España a revelar ainda que o médio se reuniu com o presidente Manuel Vega-Arango. Este, por sua vez, aproveitou ainda a viagem para se encontrar mais uma vez com os dirigentes do emblema da Invicta...


in "abola.pt"

Fernando em rota de saída do Dragão

Ganha novamente corpo a possibilidade de Fernando estar de saída do FC Porto.

Não por ter perdido o lugar na equipa, que nesta pré-época já era de pleno direito de Souza, mas sim por nem sequer fazer parte da lista de escolhas de Vítor Pereira para a Supertaça Cândido de Oliveira. Uma ausência que não deverá ter só a ver com a dificuldade que o jogador está a sentir para recuperar a forma, e reassumir a sua posição no onze azul e branco, pese terem sido demasiados os erros cometidos sempre que vai a jogo, mas, sobretudo, por a sua cabeça já poder estar fora do Dragão.

Irregularidades pouco ou mesmo nada comuns no médio que deverão estar associadas a um estado de espírito desassossegado. O que nem surpreenderá. Afinal, Fernando praticamente se despediu dos dragões após a final da Taça de Portugal, deixando a entender que já não se apresentaria no Olival no dia do arranque dos trabalhos para a temporada de 2011/12. 



in "abola.pt"