domingo, 7 de agosto de 2011

MERCADO

Ganso e o jardim zoológico

Ao fim de alguns dias enjaulado, o rumor veio a público: o FC Porto estaria algures entre o interesse do Corinthians em Ganso e a intransigência do Santos em negociar o médio internacional brasileiro. A notícia surgiu no portal IG, próximo do Timão, e envolve ainda as siglas DIS - nome do fundo que detém 45 por cento do passe do jogador - e BMG, o banco que patrocinaria a sua chegada ao Dragão.
A partir de um só Ganso, montou-se todo um jardim zoológico capaz de confundir qualquer um. É que Paulo Henrique (é este o verdadeiro nome da vedeta da Vila Belmiro) tem uma cláusula de rescisão para o exterior de 50 milhões de euros e contrato até 2015. O Santos, que vai disputar o Mundial de Clubes e a quem o FC Porto acabou de contratar Danilo e Alex Sandro, nem admite perdê-lo, muito menos para o rival Corinthians, que anda a sondar Ganso há largos meses e que está na disposição de abrir um imbróglio jurídico.
O caso é tão caricato que até envolve a Lei Pelé, que tem nome da glória do Santos mas que o Timão quer usar a seu favor para pagar uma multa indemnizatória bem abaixo do estipulado. O DIS, fundo do Grupo Sonda em choque com a direcção da Vila Belmiro, quer ajudar o Corinthians a garantir Ganso pagando apenas a parte da cláusula de rescisão respeitante aos 45 por cento que o clube detém do jogador.
É um procedimento nunca tentado e sem enquadramento legal, mas um perito brasileiro consultado por O JOGO faz uma leitura clara: "Se isto chegasse aos tribunais, seria sempre decidido em Santos. Aí, nenhum juiz se atreveria a julgar em favor do Corinthians. Não há hipótese."
Confuso? Então fique ainda a saber que Ronaldo Fenónemo está metido na jogada, através da 9ine, a sua agência de marketing que quer explorar os direitos de imagem de Ganso. Com o apoio do BMG, Paulo Henrique passaria pelo Corinthians antes de aterrar no Dragão.

- 7 Milhões de euros por ano é quanto o Anzhi estaria na disposição de oferecer a Ganso
- 30 Milhões de euros é quanto o endinheirado PSG quer dar ao Santos para contratar o médio
- 22 Milhões de euros é quanto o FC Porto vai pagar ao Santos por Danilo e Alex Sandro

Parceiro desconhece movimentações

Pelos valores envolvidos, facilmente se percebe que o FC Porto nunca poderia entrar na órbita de Ganso sem um parceiro poderoso. Por isso, os brasileiros escreveram que o BMG estaria a apoiar o interesse dos dragões. Uma tese que Hissa Moysés, que gere os investimentos do banco no futebol, desmente. "Não temos qualquer informação nesse sentido nem fomos informados pelo FC Porto ou pelo Santos de que estariam a decorrer negociações. Ninguém do FC Porto nos pediu cooperação para contratar o Ganso", disse, categoricamente, a O JOGO. Paulo Henrique é um dos jogadores mais promissores do futebol canarinho. Aos 21 anos, este médio de pendor ofensivo tem cinco internacionalizações pelo escrete e foi titular na Copa América. Campeão da Libertadores, despontou em 2009 e sofreu uma lesão grave no ano passado. Tem recusado renovar contrato, pelo que está há meses a perder dinheiro...


Defour tem ouvido falar do interesse portista

Steven Defour é um médio mais acessível do que Ganso. E que não deixa de insinuar a sua receptividade a uma transferência para o Dragão. Ainda ontem o vincou, em declarações ao "La Province", fazendo um ponto da situação sobre os interessados no seu concurso. "Tenho ouvido falar do interesse do FC Porto, mas sem que haja o mínimo contacto", apontou com alguma mágoa, rejeitando outros cenários: "É simples. O Standard tem chegado a acordo com clubes que não me convêm. Primeiro foi o Lokomotiv de Moscovo, financeiramente atraente, mas o lado desportivo não me seduzia. Houve também um acordo com a Udinese. Aí, já era interessante desportivamente, mas era para ganhar menos do que ganho aqui." Defour espera por contactos da Invicta, tal como o companheiro Mangala. O central é pretendido por vários clubes, mas a sua situação também tarda em ficar definida e já rejeitou algumas propostas.

FC Porto ofereceu 5 milhões pelo central Mangala

FC Porto fez uma proposta ao Standard de Liège por Mangala. Segundo o jornal "Dernière Heure", os dragões ofereceram cinco milhões de euros, num negócio que poderia atingir os sete milhões mediante o cumprimento de cláusulas não especificadas. A mesma notícia refere ainda que esta suposta oferta dos dragões é equivalente à que foi feita pelo Valência e aceite pelo Standard, mas há uma diferença importante: Mangala teria recusado jogar no clube espanhol, preferindo a proposta do FC Porto, detalhes de última hora que complementam a informação da página 18.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: