sábado, 8 de outubro de 2011

DRAGÕES TENTAM SEGUNDO TROFÉU EM QUATRO DIAS

Três dias depois da conquista da Supertaça, o FC Porto Ferpinta assegurou a disputa da sua segunda final da época, ao vencer, este sábado, a Ovarense (72-60), nas meias-finais do Troféu António Pratas, cuja “final four” decorre no Pavilhão Municipal de Vagos. No segundo encontro decisivo da temporada, que tem apenas uma semana, os Dragões defrontam o Benfica, a partir das 19h00 de domingo.

A equipa de Moncho López, que só por uma vez esteve em desvantagem (18-19), prontamente revertida com um triplo de Nuno Marçal aos primeiros minutos do segundo período, dominou praticamente todos os pormenores do jogo da semifinal em que o norte-americano Greg Stempin se destacou como o MVP e o melhor marcador da partida, somando 17 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 2 desarmes de lançamento.

Com apenas dois dias para preparar a fase final da competição, tantos quantos pôde gastar para vencer a Supertaça, o treinador galego apostou na rotação de todas as soluções de que dispunha, tendo obtido uma agradável resposta do banco de suplentes, que aproximou os seus índices de produtividade aos conseguidos pelo cinco inicial (33 pontos contra 39).

Titular habitual, Carlos Andrade foi responsável por quase metade dos pontos somados pelas soluções alternativas, totalizando 14 pontos em pouco mais de 20 minutos de utilização, numa sequência de lançamentos que roçaram a perfeição e ao longo da qual só falhou o mais fácil: 100 por cento eficaz nos lançamentos de dois pontos (3 em 3) e nos triplos (2 em 2), errou apenas dois de quatro lances livres.

Com a presença na final do Troféu António Pratas, do qual o FC Porto Ferpinta é detentor, Moncho López, que já venceu todas as cinco provas do calendário nacional em cerca de dois anos de competição, ameaça somar o seu sexto título no espaço temporal de um ano, oito meses e nove dias, numa sequência iniciada com a vitória na Taça Federação “Hugo dos Santos”, a 31 de Janeiro de 2010.

Na segunda semifinal do dia, que ditou o nome do adversário dos campeões nacionais, o Benfica afastou o Lusitânia dos Açores.

FICHA DE JOGO

Troféu António Pratas, meia-final
8 de Outubro de 2011
Pavilhão Municipal de Vagos

Árbitro principal: Carlos Santos
Árbitros auxiliares: Pedro Coelho e Pedro Rodrigues

FC PORTO FERPINTA (72): Reggie Jackson (9), Diogo Correia (1), João Santos (6), Miguel Miranda (6) e Greg Stempin (17); José Costa (2), David Gomes (6), Nuno Marçal (9), Carlos Andrade (14), Anthony Hill (0), Miguel Maria (2), André Boavida (0)
Treinador: Moncho López

OVARENSE (60): Nuno Manarte (9), Cristóvão Cordeiro (9), Fernando Neves (8), Mário Gonçalves (1) e Austen Powers (16); José Barbosa (2), André Pinto (11), Nuno Morais (0), James Crowder (4) e Pedro Costa (0)
Treinador: Mário Leite

Ao intervalo: 30-29
17-16, 13-13, 18-14 e 24-17



in "fcp.pt"

DRAGÕES LUTARAM ATÉ AO FIM

O FC Porto Vitalis perdeu este sábado no terreno do Sporting (26-24), em encontro da sétima jornada do Andebol 1. Os Dragões enfrentaram muitas dificuldades e várias situações de inferioridade numérica, mas fizeram uma excelente recuperação na segunda parte, com Quintana a enviar uma bola à barra no último minuto, que daria o empate aos portistas.

Os azuis e brancos viram-se privados de três jogadores importantes, por lesão: Wilson Davyes, Dario Andrade e Eduardo Filipe. Vasco Santos e Duarte Carregueiro, dois juniores, estiveram por isso no banco. O Sporting entrou melhor no jogo, tendo conseguido uma vantagem de cinco golos aos 13 minutos.

Durante dois minutos, no final do primeiro tempo, o FC Porto teve apenas quatro jogadores em campo, mercê de três sanções de dois minutos, duas delas para Ricardo Moreira. O treinador Obradovic viria ainda a ser expulso. Porém, os azuis e brancos conseguiram um empate neste parcial, chegando ao intervalo a perder por 14-12. No último segundo, Tiago Rocha seria excluído por dois minutos, obrigando os Dragões a entrar na segunda parte com cinco jogadores.

Os lisboetas aproveitaram esse facto para voltar a ganhar vantagem, registando-se um resultado de 20-14 aos 44 minutos. A partir daí, o FC Porto recuperou de forma espectacular, com Melancic e Ricardo Moreira em grande plano. Sem nunca conseguir chegar ao empate, os Dragões entraram no último minuto a perder por apenas um tento (25-24). Quintana esteve quase a conseguir o empate, a 45 segundos do final: o seu remate, de baliza a baliza, embateu na trave. Já não houve tempo para mais: num encontro com decisões discutíveis da equipa de arbitragem, o FC Porto perdeu de forma inglória, mas deixou tudo em campo.

O FC Porto Vitalis, comandado por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (4), Filipe Mota (2), Tiago Rocha, Ricardo Costa (1), Ricardo Moreira (10) e Pedro Spínola (4). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Ricardo Pesqueira, Hugo Santos (1) e Nenad Malencic (2).



in "fcp.pt"

"Foi difícil ultrapassar a desilusão"


Kléber passou da euforia criada pela surpresa da chamada à selecção brasileira, à tristeza de se ver cortado da convocatória por causa de uma luxação acrómio clavicular no braço esquerdo, sofrida em São Petersburgo. A família começou por exultar a notícia da chamada ao escrete. "Ele sempre foi um menino iluminado por Deus", declarou, na altura, a sua irmã Fabiane Alves, mal soube da novidade, durante o clássico com o Benfica que a família não quis perder. Poucos dias depois, o avançado viu o azar bater-lhe à porta e o sonho desfeito na sequência de um lance que parecia inofensivo. Escapou à cirurgia, é certo, ainda alimentou a esperança de jogar em Coimbra e, assim, provar que podia acompanhar Hulk na selecção. Só que a realidade foi dura: nem jogou com a Académica nem escrete. Kléber desanimou e ainda mais quando foi informado oficialmente que tinha sido desconvocado do Brasil. "Ele ficou muito triste, como podem imaginar. Qualquer um ficava assim depois de um azar tão grande. Ele estava radiante com a chamada à selecção. Foi difícil para ele ultrapassar esta enorme desilusão, mas agora ele está a recuperar-se bem", revelou a O JOGO Sueli Pinheiro, mãe de Kléber, que parece ter sofrido mais com o azar do filho do que este com as dores que sentiu quando se lesionou.
O diagnóstico não tardou e apontou duas a três semanas até à recuperação total, o que, a cumprirem-se os prazos, deve permitir, no melhor cenário, ao jogador estar à disposição de Vítor Pereira a tempo do jogo da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro, ou, quando muito, para a recepção ao APOEL, no encontro da terceira jornada da Champions. "Pelo menos não precisou de ser operado", desabafou, a mãe, aliviada, caso contrário as semanas de recuperação poderiam ter passado a meses.
A família acredita que a selecção é só um assunto "adiado" e que a oportunidade de vestir a camisola canarinha voltará a surgir. Mas isso não impediu Kléber de sentir uma certa revolta por se ver confrontado com o azar num momento-chave da carreira. "Custou muito. Ele nem se quis abrir muito sobre o assunto. Os companheiros no FC Porto ajudaram, deram-lhe apoio neste momento difícil. Mas agora ele está bem", confirmou dona Sueli. De então para cá, Kléber ficou entregue aos cuidados do departamento médico e segue o tratamento indicado para regressar quanto antes às opções de Vítor Pereira. "Ele está bem no FC Porto, só é pena que tenha acontecido isto, mas ele está a trabalhar para voltar a ser feliz", comentou a mãe que não quis alongar-se mais.
Esta semana, Kléber limitou-se a fazer tratamento e não foi visto no relvado do Olival, situação que poderá mudar na próxima semana, o que seria um sinal de que o regresso poderá mesmo acontecer na Taça de Portugal.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Quiseram fazer-nos o funeral"


Pinto da Costa não embarca, naturalmente, na onda de crise em que se fez querer crer que estava o FC Porto, depois de dois empates consecutivos no campeonato - contra Feirense e Benfica - e de uma derrota na Liga dos Campeões na deslocação a São Petersburgo, contra o Zenit. E, à RTP, explicou porquê antes do Portugal-Islândia. "Quiseram fazer-nos o funeral nos programas especializados da televisão, mas caíram no ridículo", contra-atacou o presidente dos campeões nacionais. Aliás, Pinto da Costa não fez mais do que passar em revista factos que sustentam o seu discurso, reafirmando um balanço positivo que já havia feito há uns dias atrás, logo a seguir ao empate com o Benfica (2-2). Vítor Pereira pode por isso continuar a trabalhar descansado, porque Pinto da Costa não perdeu a oportunidade para, com estas declarações, manifestar toda a confiança na equipa. "Ao fim de sete jornadas estamos no primeiro lugar do campeonato, estamos na corrida pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e não perdemos há mais de um ano e não sei quantos meses, por isso o FC Porto está bem", sustentou o presidente portista.
A equipa de Vítor Pereira terá sabido dar a resposta adequada em Coimbra, frente à Académica, vencendo por 3-0, com uma exibição que devolveu a confiança ao grupo, depois de três jogos menos conseguidos.
Antes de retomar a participação no campeonato da Liga, com o Nacional, o FC Porto terá a oportunidade de iniciar a sua campanha na Taça de Portugal contra o Pêro Pinheiro e de receber o APOEL no Estádio do Dragão, onde os adeptos esperam ver a equipa rectificar o passo em falso dado em São Petersburgo.

in "ojogo.pt"

Kléber entre a elite

BRASILEIRO É O ÚNICO REFORÇO QUE GANHOU LUGAR NA EQUIPA



Chegou ao FC Porto com um ano de atraso, mas não deu o tempo por perdido. Assim que integrou o grupo, arregaçou as mangas e, ainda com Falcão por perto, conquistou a titularidade na equipa de Vítor Pereira. O conhecimento que tem do futebol português, em geral, e dos dragões, em particular, permitiu-lhe adaptar-se rapidamente. Não espanta que Kléber seja o único reforço que conquistou um lugar entre a elite que venceu o campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.
Depois de uma pré-época prometedora e de um início de campeonato algo titubeante, o avançado teve o seu primeiro grande momento de glória na deslocação ao terreno da União de Leiria, onde bisou. Logo a seguir inscreveu o seu nome entre os marcadores da Liga dos Campeões, dando a vitória aos azuis e brancos sobre o Shakhtar Donetsk. Com o Feirense só esteve 45 minutos em campo e não foi particularmente feliz, mas logo depois voltou à ribalta, apontando um dos tentos contra o Benfica.
in "record.pt"

James é uma referência para Iturbe e companhia

LONGA ESPERA ANTES DE SOBRESSAIR NO DRAGÃO



Se, por um lado, Kléber é o reforço mais utilizado por Vítor Pereira, por outro há novos jogadores no plantel que ainda nem sequer deram um ar da sua graça. Entre eles, o destaque vai para Juan Manuel Iturbe. Mesmo tendo chegado ao Dragão, no último verão, com a alcunha de “Novo Messi”, o jovem argentino, de 18 anos, ainda não foi lançado às feras pelo treinador. Motivo suficiente para o jogador desesperar? Talvez seja e, por isso, Iturbe tem de olhar para James e perceber que está a dar passos seguros rumo ao estrelato.
Foi assim com Anderson, depois com James e, agora, com Iturbe. Como o brasileiro já deu o salto para o Manchester United é, portanto, ao exemplo do colombiano que o argentino tem de se agarrar. El Bandido, recorde-se, também chegou à Invicta bastante novo, virgem no futebol europeu e foi posteriormente sujeito a um longo hiato competitivo, para depois poder surgir em força na nova realidade. Essa é uma estratégia bem sucedida que o FC Porto mantém ao longo dos anos e que agrada até ao selecionador Sub-20 da Argentina, Walter Perazzo.
in "record.pt"

Está a chegar a vez de Bracali

Taça de Portugal é a primeira grande oportunidade para o guardião brasileiro. Há cinco meses que não joga como titular. Trajecto muito idêntico ao de Helton quando havia Baía.

Esta temporada, Bracali ainda não teve a oportunidade de jogar na baliza do FC Porto. Deve ter sentido um pouco o efeito da condição de número dois na hierarquia da baliza, pois nas últimas três épocas foi indiscutível no Nacional, jogava sempre.

O brasileiro encerraria a passagem pelo clube madeirense com números assombrosos e chegou ao dragão com estatuto de figura principal do campeonato no número de jogos realizados. Em três anos realizou 90 jogos em 90 possíveis, não perdeu qualquer partida por castigo ou lesão e nunca foi substituído.



in "abola.pt"

Mangala titular na vitória dos sub-21 gauleses

O central Eliaquim Mangala, do FC Porto, foi titular e capitão da selecção francesa de sub-21, que venceu (2-0) em casa o Cazaquistão, em jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2013.

Joshua Guilavogui apontou os dois golos da equipa francesa que, graças a este triunfo, passou a liderar o Grupo 9 com os mesmos pontos (6) da Eslováquia.

Na próxima terça-feira, a França joga na Roménia em jogo da terceira jornada.



in "abola.pt"

José Maria Pedroto dá nome a rua de Gaia

A partir de hoje, José Maria Pedroto, treinador que marcou o futebol português nas décadas de 70 e 80 falecido há 26 anos, é nome de uma rua de Gaia, numa homenagem da edilidade e da Assembleia Municipal.

A cerimónia do descerramento da lápide, num arruamento próximo ao Estádio Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, foi bastante participada e contou, entre outros, com Luís Filipe Meneses, presidente da autarquia, Sardoeira Pinto, líder da Assembleia Geral do FC Porto, e Angelino Ferreira, administrador da SAD portista.

Entre a plateia também se destacaram ex-atletas de mestre Pedroto, como António Oliveira, Fernando Gomes, Quinito, Frasco, João Pinto, Lima Pereira, ou antigos colaboradores, tais como Reinaldo Teles, João Mota, José Neto, José Carlos Esteves e Domingos Gomes.



in"abola.pt"