domingo, 15 de março de 2015

FC Porto-Arouca (antevisão): dragão motivado pela goleada europeia


Os 4-0 ao Basileia reforçaram a tese do melhor FC Porto da época. Arouca vai tentar uma... enorme surpresa

O MOMENTO 


FC Porto: Quase toda a gente diz que este FC Porto de Lopetegui atravessa o melhor momento da época. Os resultados, pelo menos, estão a demonstrar isso: a goleada ao Basileia, 4-0, pôs os dragões nos quartos da Champions e reforçou tese de um FC Porto muito forte. O favoritismo dos dragões, que venceram em Arouca na primeira volta por 0-5, é enorme. A defesa está desfalcada: Danilo deve ser rendido por Ricardo Pereira, Maicon é baixa e dará a titularidade a Martins Indi. 

Arouca: O conjunto de Pedro Emanuel precisa de pontos, mas não será, certamente, pelo Dragão que as contas da sobrevivência da formação arouqense devem passar. Qualquer resultado que não seja a derrota será muito bom para o Arouca, que na semana passada chegou a estar a ganhar ao Benfica, mas acabou por perder por 1-3. 

AUSÊNCIAS 

FC Porto: Danilo e Maicon (lesionados); Gonçalo Paciência (opção) 

Arouca: Hugo Basto e Nelsinho (castigados) 

DISCURSO DIRETO 

Julen Lopetegui: «O Arouca é um adversário motivado, porque tem necessidade de pontos. Na passada jornada [frente ao Benfica], até à expulsão, esteve a discutir o jogo, queria ganhar. Fez um jogo muito bom e poderia ter pontuado. É uma equipa que cresceu muito na segunda volta e que nos vai obrigar a fazer um grande jogo. É um jogo de grandíssima importância». 

Pedro Emanuel: «É difícil parar este Porto. Principalmente jogando em casa, o Porto tem sido fortíssimo, mas vamos com o mesmo entusiasmo com que vamos sempre, sabendo de antemão que o adversário é melhor, mas vamos tentar apanhar o Porto num dia menos bom e estarmos num dia excelente para podermos trazer pontos do Estádio do Dragão». 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 
Cem por cento de vitórias do FC Porto sobre o Arouca nos jogos para  a Liga. Em casa dos dragões, apenas um duelo. Os outros dois foram em Arouca e com triunfo portista. Na primeira volta, foi com goleada: 0-5, a 25 de outubro de 2014.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Ghilas fora da CAN por «uma questão de comportamento»

Selecionador da Argélia explicou a situação

Christian Gourcuff, selecionador da Argélia, explicou as razões que o levaram a deixar Ghilas, avançado do FC Porto emprestado ao Córdoba, fora da CAN. 
  
«Tinha chamado Ghilas em novembro e tivemos uma altercação. As condições da competição levaram a que não lhe tivesse dado tempo de jogo. Depois, nas escolhas que fazemos para a CAN não contam só as questões técnicas, mas também as de mentalidade. Precisamos de ter jogadores capazes de viver juntos, mesmo quando não têm tempo de jogo. Compreendo que seja difícil, mas são situações normais ao mais alto nível», disse o ténico, em entrevista ao jornal «O Jogo». 
  
«Foi uma questão de comportamento que tive de levar em conta, porque se escolho um jogador que é candidato a não jogar é preciso que seja capaz de encaixar essa frustração. Se não for o caso, mais vale antecipar a situação para evitar problemas que depois podem minar o ambiente numa seleção. São coisas difíceis de perceber, mas essenciais», frisou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Pepe vai custar mais 2,95 milhões de euros


O FC Porto e o Corinthians Alagoano chegaram a acordo no litígio que os opunha no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) relativamente aos direitos reclamados pelo clube brasileiro pela transferência, em 2007, de Pepe para o Real Madrid.

Segundo A BOLA, os dragões concordaram em pagar indemnização ao clube brasileiro, de 1,65 milhões de euros, e mais-valias de 1,3 milhões de euros por conta da venda do internacional português ao clube espanhol, por 30 milhões de euros. 


in "abola.pt"

Braçadeira gera uma maldição...

SOBROU PARA QUARESMA

Com Jackson Martínez, Danilo e Maicon lesionados, além de Helton sentado no banco de suplentes, a braçadeira de capitão voltará para Ricardo Quaresma, o único português que integra o grupo de capitães do FC Porto. Será a terceira vez que tal acontece na presente época, depois da estreia no campeonato, frente ao Marítimo, e na jornada inaugural da Taça da Liga, diante do Rio Ave.

A curiosidade reside no facto de no espaço de uma semana se terem lesionado os três principais capitães que estiveram em ação. Jackson passou a braçadeira para Danilo, que por sua vez a cedeu a Maicon. Nenhum deles vai entrar em campo esta noite.

in "record.pt"

Martins Indi reentra na luta

BENEFICIA DA AUSÊNCIA DE MAICON

Poucos dias depois de ter referido a um canal de televisão holandês que não estava habituado à condição de suplente, mas que iria à luta para recuperar um lugar no onze do FC Porto, Bruno Martins Indi ficou a saber que vai ser titular diante do Arouca. O central, de 23 anos, aproveita o facto de Maicon não ter sido convocado para ficar com o caminho aberto para alinhar ao lado de Iván Marcano.

O brasileiro não foi chamado por Julen Lopetegui, devido a fadiga muscular, tendo passado a manhã de ontem entre o ginásio e treino condicionado, como consequência do esforço a que tem sido sujeito nas últimas semanas. Recorde-se que Maicon disputou 14 jornadas consecutivas do campeonato, juntando-se a eliminatória da Champions, frente ao Basileia, contabilizando todos os minutos em campo. Um esforço que o obrigou a parar este fim de semana.

Quem aproveitou essa circunstância foi Martins Indi, que já não fazia parte das escolhas iniciais do treinador espanhol desde a derrota com o Marítimo, a 25 de janeiro. Depois disso só foi suplente utilizado frente à Académica, Sporting e Basileia, sendo que nos dois últimos entrou para lateral-direito e esquerdo, respetivamente. Com dois golos (Sp. Braga e Gil Vicente), o internacional holandês é o único central do FCPorto que marcou na presente época.

in "record.pt"

Real Madrid não vai abdicar de Casemiro

NOS GABINETES DO SANTIAGO BERNABÉU A DECISÃO JÁ ESTÁ TOMADA

O Real Madrid quer contar com Casemiro na próxima temporada e, caso oFC Porto acione o seu direito de preferência, os blancos farão uso da opção de recompra de que dispõem sobre o brasileiro. A garantia foi ontem dada pelo jornal "Marca", que anunciou a decisão como consumada no seio da cúpula dirigente dos merengues.

As exibições do médio, de 23 anos, ao serviço dos azuis e brancos têm tido eco na capital espanhola, uma situação potenciada nos últimos dias pelo golo de Casemiro, de livre direto, diante do Basileia, para a Liga dos Campeões. "A progressão do Casemiro está a ser espetacular" e "deu um murro na mesa [em relação à sua carreira]" foram algumas das ideias que uma fonte anónima ligada ao Real Madrid transmitiu àquela publicação.

O Real Madrid está ciente de que a afirmação plena do brasileiro na equipa de Julen Lopetegui deverá levar os dragões a avançar para a sua contratação a título definitivo no final da temporada. No entanto, dizem os espanhóis que o cenário está longe de assustar os dirigentes blancos, uma vez que estes terão sempre a última palavra em relação ao futuro próximo do brasileiro, por via da opção de recompra que incluíram no contrato de empréstimo aos dragões.

Além desta decisão, Florentino Pérez também já terá colocado de parte a hipótese de Casemiro vir a ser incluído como moeda de troca na transferência de Danilo para o Santiago Bernabéu. Tudo porque Illarramendi e Khedira estão de saída e, assim, o Real Madrid substituiria automaticamente um dos seus médios de características defensivas sem ter de se imiscuir no muitas vezes inflacionado mercado de verão.

in "record.pt"

Nápoles pensa em Herrera

DESEJO DE RAFAEL BENÍTEZ

O Nápoles está interessado em contratar Héctor Herrera. De acordo com a edição de ontem do jornal "Corriere dello Sport", os italianos pretendem reforçar o seu meio-campo com um médio polivalente na próxima temporada e têm o médio doFC Porto debaixo de olho.

Rafael Benítez estará a seguir o mexicano, de 24 anos, com cada vez mais interesse, isto depois de ter começado a deixar cair alguns dos nomes que tinha em mente para a posição, entre eles o francês Gonalons, do Lyon, e o alemão Christoph Kramer, do Borussia Moenchengladbach, que entretanto já acertou a sua transferência para o Bayer Leverkusen na próxima época.

A protagonizar aquela que é claramente a sua melhor temporada desde que chegou ao FC Porto, no início de 2013/14, Héctor Herrera tem-se evidenciado na Liga dos Campeões, onde já marcou quatro golos entre o playoff, a fase de grupos e os oitavos-de-final.O mexicano justifica cada vez mais a cláusula de rescisão que consta no seu contrato, no valor de 40 milhões de euros, fasquia que, de acordo com aquela publicação, o emblema italiano não está disposto a alcançar, apesar do interesse na sua contratação ser real.

in "record.pt"

Brahimi: mais um na corrida

Jornal "Le Buteur" escreve que o argelino tem mais um forte candidato a entrar na luta pela contratação.


O Milan estará de olho em Brahimi para reconstruir a equipa na próxima temporada. Segundo o jornal argelino "Le Buteur", os italianos são fortes candidatos a entrar na luta pela contratação do jogador do FC Porto, na sequência da possível entrada de um investidor asiático no clube que deverá trazer meios financeiros para relançar o emblema rossonero na Serie A e no futebol europeu.

Depois do interesse manifestado por Laurent Blanc, treinador do Paris Saint-Germain, em contratar Brahimi, o Milan surge como mais um concorrente por um jogador que o FC Porto blindou com uma cláusula de 50 milhões de euros. Além de que Pinto da Costa já avisou que o argelino não sairá, a menos que algum dos interessados pague a cláusula do melhor marcador dos portistas na Liga dos Campeões.


in "ojogo.pt"

Lopetegui persegue Vítor Pereira

Treinador espanhol pode igualar o registo de Vítor Pereira no comando técnico dos dragões.


O FC Porto tem a oportunidade de aumentar para sete a série de vitórias consecutivas no campeonato e igualar, desta forma, o melhor registo conseguido por Vítor Pereira nos dois anos em que foi campeão nacional no Dragão.

O treinador português conseguiu vencer sete jogos seguidos em duas ocasiões, ambas na segunda época em que treinou o FC Porto, mas nunca foi capaz de chegar ao oitavo triunfo. O anterior melhor registo pertence a André Villas-Boas que, em 2010/11, esteve 16 jogos consecutivos a vencer para o campeonato.


in ^"fcp.pt"

EM BUSCA DA SÉTIMA VITÓRIA CONSECUTIVA NA LIGA

​FC Porto recebe o Arouca, no Estádio do Dragão, este domingo, às 19h15, num jogo que pode ser seguido no Twitter
O FC Porto procura alargar para sete o número de vitórias consecutivas na Liga portuguesa no encontro com o Arouca, da 25.ª jornada, marcado para este domingo, pelas 19h15, no Estádio do Dragão. A partida será antecipada no Porto Canal a partir das 18h00 e pode ser seguida em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhada no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá voltar a sintonizar o Porto Canal para acompanhar o rescaldo do jogo e ler aqui a habitual crónica.

Depois terem superado a melhor sequência de triunfos desta época no principal escalão do futebol português (cinco) na partida frente ao Sporting e de a terem alargado contra o Braga, na jornada anterior, os Dragões tentam chegar à sétima vitória consecutiva na Liga, sem que tenham sofrido qualquer golo nos últimos seis jogos: Fabiano mantém a baliza inviolável há 598 minutos, naquela que é também a melhor marca da temporada.

O curto historial de confrontos com o Arouca é totalmente favorável ao FC Porto, que leva três vitórias em outros tantos encontros nos quais marcou 12 golos, cinco dos quais no jogo da primeira volta da actual edição da Liga. As duas equipas encontraram-se, pela primeira vez, em 2013/2014, época de estreia dos arouquenses entre os grandes do futebol português: no primeiro jogo, disputado em casa da equipa do distrito de Aveiro, os portistas venceram por 3-1 e no segundo, no Estádio do Dragão, por 4-1.

Na conferência de imprensa de antevisão da partidaque será dirigida por Jorge Tavares, Julen Lopetegui alertou para a necessidade de aos portistas fazerem "um grande jogo" frente a um adversário “motivado e em busca de pontos”. Na lista de convocados, o técnico espanhol fez três alterações, com a troca dos defesas Maicon e Danilo por Diego Reyes e Ricardo e a saída de Gonçalo Paciência das opções.


in "fcp.pt"

LOPETEGUI: “NÃO PENSAMOS EM MAIS NADA A NÃO SER NO AROUCA”

​Técnico espanhol garantiu concentração máxima para o compromisso que se segue
Já com a goleada imposta ao Basileia devidamente saboreada e digerida, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato para a recepção ao Arouca (domingo, 19h15), da 25.ª jornada da Liga portuguesa. Julen Lopetegui alertou para as dificuldades e perigos inerentes a cada jogo, acrescentando que a formação arouquense vai obrigar os Dragões a fazer “um grande jogo”. Quanto a um possível desgaste físico, o treinador foi claro: “A motivação deve ser maior do que qualquer outra coisa”.

“Cada jogo é difícil e perigoso se não o encararmos como deve de ser, e cada jogo depende daquilo que nós fazemos. Frente ao Arouca, vamos ter de fazer as coisas muito bem, pois iremos defrontar um adversário motivado e em busca de pontos. Na jornada anterior, fizeram uma grande exibição e estiveram na discussão do resultado até terem um jogador expulso. É uma equipa que tem crescido, tal como outras, e que nos vai obrigar a fazer um grande jogo”, afirmou Julen Lopetegui na conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Arouca, que se seguiu a mais uma sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Duvidando de que o Arouca se apresente no Estádio do Dragão com uma estratégica unicamente defensiva, Julen Lopetegui afasta qualquer cenário de cansaço ou desgaste físico. “Temos feito jogos intensos e de dedicação máxima, mas o futebol de alto nível é mesmo assim. Estamos em todas as competições que podemos e temos de estar preparados para tudo. A motivação para o jogo de amanhã deve ser superior a qualquer outra coisa e desde quarta-feira que não pensamos em mais nada a não ser no Arouca. Estamos tranquilos, serenos e motivados”, prosseguiu o treinador dos azuis e brancos.

Pese embora as ausências de alguns jogadores importantes como Danilo e Jackson Martínez, Julen Lopetegui voltou a declarar confiança absoluta em todos os elementos do plantel, garantindo que todos estarão preparados sempre que forem chamados. “O aspecto individual está sempre atrás do colectivo e, quanto melhor é o colectivo, melhor é a individualidade. Acreditamos em todos os jogadores e estamos satisfeitos com todo o grupo. Não é fácil para quem entra, mas todos trabalham duro e estão preparados. Qualquer um pode ser protagonista em qualquer momento”, finalizou o técnico espanhol.


in "fcp.pt"

DRAGON FORCE IMPERIAL EM DÉRBI PORTUENSE

Triunfo sobre o Vasco da Gama (108-53) foi o 18.º consecutivo na fase regular da Proliga
​O Dragon Force recebeu e venceu este sábado o Vasco da Gama (108-53), no Dragão Caixa, em jogo referente à 20.ª jornada da fase regular da Proliga. Depois de terem garantido matematicamente a liderança até ao final desta fase, os azuis e brancos mantêm o estatuto de invencibilidade trazido para este jogo e somam 18 vitórias em outros tantos jogos.

Num dérbi portuense cheio de história e com muita gente nas bancadas, o Dragon Force entrou de forma discreta mas foi ganhando fulgor com o desenrolar do tempo, mantendo uma seriedade e uma autoridade que continua a não dar grandes hipóteses aos adversários. Sem surpresa e com toda a naturalidade, o conjunto comandado por Moncho López chegou ao intervalo já com 20 pontos de vantagem (47-27).

A etapa complementar acentuou ainda mais as diferenças entre as duas equipas e o Dragon Force continuou a evidenciar toda a sua valia individual e colectiva, ultrapassando uma vez mais a barreira da centena de pontos. Com mais uma grande exibição global, os Dragões tiveram no MVP António Monteiro (17 pontos e 8 ressaltos) (na foto) o seu elemento mais inspirado, mas Ferrán Ventura (16 pontos), Pedro Figueiredo (15 pontos e 7 ressaltos), Miguel Queiroz (14 pontos e 8 ressaltos), André Bessa (11 pontos e 7 assistências) e João Ribeiro (10 pontos) também estiveram em excelente plano.

FICHA DE JOGO

DRAGON FORCE-VASCO DA GAMA, 108-53
Proliga, 20. ª jornada
14 de Março de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Sérgio Adegas (Coimbra) e Pedro Lourenço (Porto)

DRAGON FORCE: Agenor Rolo, João Lucas (2), João Ribeiro (10), André Bessa (11), Miguel Queiroz (14), Pedro Figueiredo (15), João Gallina (6), Ferrán Ventura (16), Pedro Bastos (9), João Torrie (8) e António Monteiro (17)
Treinador: Moncho López

VASCO DA GAMA: Felissânio Torres (4), Emanuel Vaz (4), João Oliveira (12), Paulo Vieira (5), Pedro Cruz, José Cardoso, Ivo Coutinho (2), Rui Carvalho (5), André Antunes (1), Filipe Cruz (8), Sandro Madureira e João Veludo (12)
Treinador: João Oliveira


in "fcp.pt"

SUB-19 VENCEM NACIONAL E SÃO LÍDERES ISOLADOS

Vitória por 1-0 permite aos portistas isolar-se no primeiro lugar na fase final do Campeonato Nacional de Juniores A
Quatro jornadas, quatro vitórias. A equipa de Sub-19 do FC Porto segue imparável e invicta na fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, depois de ter derrotado, este sábado, o Nacional (1-0), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Rúben Macedo foi o autor do golo com que os azuis e brancos construíram um triunfo, que os isola no comando da classificação, com 12 pontos, mais três do que o Gil Vicente, segundo classificado.

Com duas alterações no onze que na jornada anterior goleou o Benfica (3-0), no Seixal, na jornada anterior, os portistas demoraram 25 minutos a derrubar a muralha do Nacional. Até essa altura, faltou agressividade, intensidade e, sobretudo, velocidade ao jogo dos jovens Dragões algo adormecidos, o que permitiu algumas investidas perigosas dos madeirenses, duas delas que quase resultavam em golo.

Bem organizados defensivamente, com um meio-campo superpovoado, os insulares criavam algumas dificuldades, que seriam ultrapassadas a partir do momento em que o FC Porto acelerasse o jogo. Foi o que aconteceu quando, numa transição rápida, que baralhou a defesa madeirense, Bruno Costa lançou, com mestria, Rúben Macedo que entra na grande área, tira de forma brilhante um adversário do caminho, e com um remate cruzado faz o primeiro golo da tarde, o seu segundo nesta fase final.

Antes do intervalo, Sérgio Ribeiro falhou por centímetros o segundo, mas foi na segunda parte que os azuis e brancos criaram as melhores oportunidades de golo com que justificaram a vitória. Na primeira, nem Leonardo nem Sérgio Ribeiro responderam da melhor forma um bom cruzamento de Lumor; na segunda, foi o central Verdasca que, sozinho perante o guarda-redes, cabeceou ligeiramente por cima; na terceira, Tony Djim enviou uma bola no poste. O 2-0 esteve muito perto, nunca chegou, mas 1-0 bastou para os azuis e brancos continuarem invictos nesta fase final, em vésperas de um importante jogo em casa do Anderlecht (quarta-feira, 18h00), relativo aos quartos-de-final da UEFA Youth League.

No final do encontro, o treinador portista, António Folha, admitiu que “a exibição podia ter sido melhor, que o jogo não foi muito bem conseguido”, mas que os Dragões mereceram “claramente” ganhar. E garantiu, tal como Rúben Macedo, que o encontro europeu com os belgas nunca esteve no pensamento: “Agora sim, vamos pensar nisso. Até agora estivemos sempre concentrados neste jogo, que sabíamos que era complicado, em que conquistámos uma vitória muito importante, perante uma boa equipa”, afirmou o extremo, autor do golo com que o FC Porto derrotou o Nacional.

A equipa de Sub-19, que na próxima jornada do campeonato se deslocam ao terreno do Vitória de Guimarães, alinhou com: João Costa; Fernando, Verdasca, Malthe Johansen e Lumor; João Cardoso, Bruno Costa, Rui Moreira (cap.) (Fidélis, 70m); Sérgio Ribeiro, Leonardo Ruíz (Tony Djim, 64m) e Rúben Macedo (Luís Mata, 78m).


in "fcp.pt"