sábado, 30 de julho de 2011

F.C. Porto: Bracali, Kelvin e Walter não vão a Genebra

Vítor Pereira preferiu Beto, Christian Atsu e Kléber. Emídio Rafael fez trabalho no relvado no último treino


Vítor Pereira convocou 19 jogadores para a deslocação do F.C. Porto a Genebra, para defrontar o Lyon (domingo, 20h), em jogo de caracter particular, o último dos dragões antes do início das provas oficiais.

As principais novidades prendem-se com a ausência, por opção, dos reforços Bracali e Kelvin, embora também o avançado Walter e o guarda-redes Kadú tenham ficado de fora dos eleitos. 

A ausência de Bracali será, talvez, a maior surpresa de todas, uma vez que Beto era dado como estando de saída do clube. O que é facto, para já, é que Vítor Pereira deu preferência aos dois guarda-redes mais utilizados na temporada passada.

Quando a Kelvin, apesar das boas indicações deixadas nos poucos minutos que jogou com o Peñarol, o técnico dos dragões optou por chamar Christian Atsu. Walter é outro ausente, o que pode indicar, definitivamente, que Kléber já lhe ganhou vantagem.

Emídio Rafael no relvado

Do treino deste sábado, o último antes da viagem para a Suíça, fica o registo do regresso de Emídio Rafael ao trabalho no relvado. O lateral trabalhou de forma condicionada, mas deu mais um passo rumo à recuperação da grave lesão sofrida no início do ano. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto

Defesas: Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru e Sereno

Médios: Belluschi, Castro, Fernando, João Moutinho, Ruben Micael e Souza

Avançados: Djalma, Hulk, Christian Atsu, Kleber e Varela

in "maisfutebol.iol.pt"

James: "Já tenho estatuto na equipa"

James puxa dos galões. Não é um novato e tem um espaço no FC Porto que resiste à participação no Mundial de sub-20, onde capitaneia a selecção anfitriã. No dia em que se estreia na competição, fala a O JOGO sobre o que o espera quando regressar à Invicta. E James rejeita que possa perder terreno por estar longe da equipa. "Não estou a perder nada, porque tenho um ano de FC Porto e todos me conhecem. Já todos sabem o que posso dar", avisa, ciente de que já ultrapassou o processo de adaptação à Europa e de que, agora, é sempre a somar. "Sou um jogador conhecido, já tenho estatuto na equipa e por isso não acho que possa atrasar-me nos meus objectivos no FC Porto só porque estou num torneio tão importante como este", complementa, sem perder o respeito pela concorrência interna.

James não adianta se a sua afirmação no clube passará pela ala ou por uma posição mais central, mais estratégica. Esse é assunto para o treinador e o colombiano admira aqueles que com ele discutem um lugar. Internamente, a luta sairá reforçada com as chegadas de Iturbe ou Djalma, mas James interpreta os sinais e a determinação da SAD para o segurar, renovando-lhe contrato e reforçando a cláusula de rescisão até aos 45 milhões de euros.

Um aviso ao mercado e uma garantia de que o futuro é azul e branco. Aliás, aos 20 anos o futuro de James é já. Por isso, olha para o calendário e pensa na Supertaça Europeia. "Quero ganhar o Mundial, que acaba no dia 20 de Agosto, e depois sigo logo para aí. Espero jogar na Supertaça e contem comigo para ganhar ao Barça. Será um sonho e ninguém quer perder esse jogo", projecta. É um momento único e de que James não abdica. O colombiano só fez 12 minutos na final de Dublin e espera por uma oportunidade mais consistente no Mónaco, alegando que o Mundial de sub-20, ao invés de o fragilizar, reforça o seu estatuto.

Em Bogotá, James carrega uma selecção às costas. Ele é o 10 e o líder, mas distribuiu a pressão. "Começamos com a França, será um grande jogo e uma reedição da final do Torneio de Toulon, que vencemos. Estou tranquilo, sei que há muita expectativa e que as pessoas contam comigo. É um grande torneio, mas estou preparado. Toda a Colômbia espera muito desta equipa, mas não sinto pressão. Temos de fazer o que sabemos", aponta.

A voz não treme, o que confirma a maturidade de um jogador que foi campeão na Colômbia (Envigado, na 2ª Divisão), na Argentina (Banfield) e em Portugal. É um vencedor: "Olhe, vamos agora para o último treino. Tenho de desligar, mas espero defrontar a vossa selecção na final."

in "ojogo.pt"

Otamendi desafia Villas-Boas

O que é que Otamendi tem a ver com o Guimarães? Absolutamente nada. Ou, para Villas-Boas, tudo. Tanto que o preteriu sempre nos jogos da época passada, por considerar que face a um avançado como Edgar o FC Porto precisava de um central com outra capacidade para jogar na antecipação. Por isso, Maicon foi sempre o escolhido, ainda que na final da Taça de Portugal o argentino estivesse lesionado.

Para o campeonato, foram meras opções. Na primeira volta, logo depois de Otamendi se ter estreado (e com um golo) contra o Olhanense. Na segunda, de forma improvável e a contrariar a lógica recente. Foi na sequência dessa surpresa que Villas-Boas emitiu a famosa opinião: "Foi uma estratégia para este jogo em particular, depois de estudado o adversário. Devido às bolas metidas em profundidade pelo Guimarães, acreditamos que o Maicon nos dá mais garantias nessa dificuldade que íamos sentir porque tem um melhor tempo de antecipação."

A Supertaça que aí vem é então a primeira oportunidade para Vítor Pereira se opor tacticamente ao antecessor e contrariar as suas ideias. É também o jogo certo para Otamendi provar que Villas-Boas estava errado, até porque o Vitória minhoto não mudou assim tanto de um ano para o outro. Basta que seja o escolhido e se estreie em partidas contra os minhotos sem que a equipa perca qualidade.

A dúvida no eixo da defesa é das mais prementes da pré-época. O novo treinador portista não tem sido claro nos jogos-treino. Curiosamente, Maicon e Otamendi até jogaram juntos mais do que qualquer outra dupla. No entanto, partindo do princípio que o estatuto de Rolando se mantém intocável, importa saber que ideias tem Vítor Pereira. Para a época e para o imediato, contra o mesmo Guimarães a que Villas-Boas descobriu características muito específicas e diametralmente opostas às de Otamendi.

Para o argentino, esta é a época da afirmação definitiva. Apesar de muitas vezes indicado como dupla de Rolando na equipa-tipo 2010/11, a verdade é que Maicon até jogou mais vezes e mais tempo. Nesse particular, beneficiou da contratação tardia de Otamendi, que lhe fez perder tempo e espaço nas opções do anterior técnico. Agora começam no mesmo patamar e em jogo está uma competição que ainda não levantou e adorará acrescentar a tudo o que já conquistou.

Centrais ao desafio

Aloísio
"Por mim jogaria o Maicon"

Aloísio concorda com André Villas-Boas. O futebol deve pensar-se em função do adversário e, nesse particular, Maicon poderá ser mais útil contra o Guimarães. "Hoje o futebol joga-se a grande velocidade e os centrais mais rápidos têm vantagem", diz. O antigo capitão portista confessa que conhece melhor o compatriota do que o argentino, mas atira com outro dado para justificar a opinião: "Na época passada, Rolando e Maicon foram a dupla mais utilizada. É natural que se mantenham. Por mim seria assim."

João Manuel Pinto
"Otamendi dá mais confiança"

Experiência é a palavra de ordem para João Manuel Pinto, que chegou a ser dupla de Aloísio no eixo portista. "O Maicon levantou-se bem depois do jogo negativo contra o Benfica, para a Taça de Portugal. Mas é menos regular do que o Otamendi. Este é mais experiente e dá mais confiança à equipa", expressa. "Penso que o Otamendi tem, neste momento, mais condições que o Maicon. É bastante agressivo no jogo aéreo e pouco mais lento que o Maicon. Além disso, no ano passado resolveu quando era preciso", fechou.

in "ojogo.pt"

Ferreyra: «Tenho proposta para Guarín»

AGENTE DO MÉDIO VAI REUNIR-SE COM A SAD A PENSAR NA RENOVAÇÃO MAS...



No mesmo dia em que Guarín se mostrou ansioso por voltar a vestir de azul e branco, o seu empresário, Marcelo Ferreyra, garantiu a Record que tem em mãos uma proposta pelo médio. A reunião que o agente tem marcada com os responsáveis portistas para “o meio de agosto” servirá para “discutir a renovação de contrato” do jogador, mas Marcelo Ferreyra assegurou que levará consigo uma oferta concreta por Fredy Guarín.
“Tal como ficou combinado antes da Copa América, vou-me encontrar com as pessoas do FC Porto para falar sobre a renovação do contrato. No entanto, tenho na minha posse uma proposta de um clube italiano que lhes irei entregar, para que possam decidir em conformidade com os seus interesses”, garantiu-nos, recusando-se a adiantar o nome do clube, mas notando que “não é oInter Milão”.
in "record.pt"

João Moutinho ultraprecoce

ESTÁ A APENAS UM TÍTULO DE SUPERAR OS QUATRO QUE GANHOU DURANTE SEIS ÉPOCAS EM ALVALADE



Supertaça Nacional, Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Foram quatro os títulos que João Moutinho ganhou na sua época de estreia no FC Porto, tantos quantos os que festejou nas seis temporadas seniores que fez em Alvalade. Quer isto dizer que caso jogue – conforme se prevê –, e vença a Supertaça Nacional, a 7 de agosto, frente ao V. Guimarães, superará o registo que trouxe do Sporting.
“A mudança para o FC Porto foi uma aposta ganha. E de que maneira...”, constatou Nelson Moutinho, a Record. O pai do médio portista garantiu ainda que o seu filho se sente “muito feliz” na Invicta e que está grato “pela oportunidade que o clube lhe deu”. Por outro lado, afirma que o médio retribuiu ao “ter feito tudo ao seu alcance para ajudar”, provando ser uma “mais-valia” na equipa que agora defende. “Ele próprio disse que foi para o FC Porto para ganhar títulos e acabou por ganhar todos”, prosseguiu Nelson Moutinho.
in "record.pt"

Entrevista a Danilo: «Por mim ia já para o F.C. Porto»

Num exclusivo-Maisfutebol, o internacional brasileiro sub-20 lamenta ter de ficar até Janeiro no Santos. E partilha alguns sonhos


Processo longo, complexo, a exigir arrebatadores dotes de diplomacia aos negociadores do F.C. Porto. O desenlace demorou, foi duro, mas Danilo chega em Janeiro a Portugal e vai ser dragão por cinco temporadas. No dia em que todo o processo foi oficializado pelos dragões na CMVM, o internacional sub-20 concede uma entrevista ao Maisfutebol. A primeira, aliás, a um jornal português.

E, para que não restem dúvidas, o atleta preferia mesmo seguir para o Dragão logo a seguir ao Mundial que se joga na Colômbia. A inflexibilidade do Santos adiou por cinco meses uma viagem que, segundo nos diz, «é a realização de um sonho muito sério». 
«Não fui eu que escolhi ir para o F.C. Porto apenas no início de 2012», faz questão de referir Danilo. «Na verdade o meu desejo não era esse. Seria preferível integrar-me já no trabalho da equipa, conhecer todas as pessoas do clube e ficar desde logo à disposição do técnico. No entanto, o Santos vai disputar o Mundial de Clubes e o presidente não abdica de mim para essa prova. Peço desculpa aos adeptos portistas, mas só posso mesmo ir em Janeiro.» 

Naturalmente «ansioso» por conhecer o clube e a cidade que o albergarão nos próximos anos, Danilo tem utilizado a internet para percorrer as calçadas graníticas da urbe portuense. «Já percebi que é um lugar lindo e tranquilo. Também vi fotos do estádio e fiquei embasbacado. É o mais bonito que já vi. Imaginar aquelas bancadas cheias é incrível. Qual é a lotação? Cinquenta mil? Maravilhoso mesmo.»

«Espero vir a ser um ídolo como é o Hulk»

Não raras vezes, os unanimismos escondem uma faceta mais perniciosa. Talvez por isso, Danilo não se dá bem com elogios. Foge deles, evita-os quase a todo o custo, apesar das evidentes faculdades timbradas no seu futebol. Desafiado a tecer um auto-retrato, o novo dragão recua, recua, até se render e responder ao desafio.

«Sou um jogador maduro, equilibrado», vinca o futebolista de 20 anos, peneirado nas escolas do América Mineiro. Uma pepita quase no seu estado mais puro. «Acho que é fácil perceber quais são as minhas características. Sem equilíbrio não vamos a lado nenhum. Gosto de colocar raça nas minhas acções e prometo, desde já, dedicação total ao F.C. Porto em todos os jogos.»
A adaptação, essa, será facilitada pela miríade de brasileiros que já fazem parte do plantel. Helton, Bracali, Maicon, Kelvin, Fernando, Kléber, Walter mas, muito especialmente, Souza e Hulk. «Conheço todos de nome e já os vi jogar. O Souza acompanhei bastante quando estava no Vasco da Gama. É um bom jogador, elegante, será um prazer tê-lo como colega de equipa.»

E Hulk, Hulk merece palavras de profuso entusiasmo. Não fosse o Incrível já um dos principais elementos no mapa futebolístico do Brasil. «Espero vir a ser um ídolo como o Hulk já é. Tem uma qualidade impressionante e, sinceramente, estou ansioso por partilhar o dia-a-dia com ele no F.C. Porto.» 

«Sou médio e só depois lateral»

Num exclusivo-Maisfutebol, o ainda jogador do Santos apresenta-se aos adeptos do F.C. Porto e ao treinador Vitor Pereira


A transparência nas palavras de Danilo permite apreciar uma personalidade decidida, impermeável aos formalismos e indiferente à estranheza. O aviso surge eloquente, resolvido sem delongas.

«Sou médio e prefiro jogar no meio-campo», esclarece o internacional brasileiro em entrevista ao Maisfutebol. A capacidade de ser polivalente permite-lhe jogar a lateral direito, uma posição que não lhe é indiferente, mas apenas inserida num plano-B.

Danilo explica. «Em grande parte da minha carreira joguei na defesa mas, a partir do momento em que passei para o meio-campo, no Santos, melhorei bastante. Foi também por essa mudança posicional que evoluí. Naturalmente que, caso seja necessário, posso jogar a lateral direito. Aliás, aqui no Mundial de sub-20 vou actuar nessa posição.»

Confrontado com o 4x3x3 implementado e estabilizado há várias temporadas no reino do Dragão, Danilo desembaraça-se e simplifica a resposta. «Posso encaixar no trio de centrocampistas ou jogar mais à frente, numa ala. Não vejo qualquer problema nisso. Sempre aceitei bem as indicações dos meus treinadores, ainda me dou bem com todos eles e no F.C. Porto vai ser igual. O essencial é servir bem o clube.»

«O Alex Sandro tem uma força impossível de controlar»

O Brasil inicia o Campeonato do Mundo de sub-20 frente ao Egipto. A partir da noite de sexta-feira, Danilo e Alex Sandro, recém-dragões, podem ser vistos com redobrada atenção pelo público português. «Vai ser óptimo saber que as pessoas nos podem conhecer melhor», aquiesce Danilo, pronto a reeditar a dupla com o seu «grande amigo Alex».

«Conhecemo-nos no Santos, estamos na selecção e vamos jogar juntos em Portugal. Temos falado quase todos os dias sobre o F.C. Porto aqui na Colômbia. Aliás, o Alex Sandro até diz que eu devia ir já com ele», explica Danilo, todo sorrisos, antes de falar um pouco sobre o inseparável cúmplice.

«Não tenho dúvidas que o Alex Sandro será essencial no F.C. Porto. Ele possui uma força impossível de controlar. É um lateral de grande qualidade e possui tudo o que é necessário para triunfar», descreve o ainda jogador do Santos.

«Respeito o Benfica, mas o Porto foi a melhor escolha»

Pergunta obrigatória no diálogo: por que motivo escolheu Danilo o F.C. Porto? «Eu sempre disse aos meus representantes que só saía do Brasil para representar um clube ganhador», reage, bem documentado sobre os azuis e brancos.

«Além de dominar o futebol português há vários anos, sei que também apresenta bons resultados nas competições europeias. Depois, naturalmente, também pensei nas condições financeiras. O F.C. Porto dá-me totais garantias em todos os aspectos.»

Numa revisitação a outros episódios do género, a disputa pelos serviços de Danilo teve Porto e Benfica num ombro a ombro de fricção. A guerra fria está em ponto de ebulição, Danilo já o percebeu e não tem pruridos em abordar o assunto.

«É verdade que conversei com representantes do Benfica. Respeito o clube, sei que tem uma grande tradição, mas na verdade o F.C. Porto foi muito mais forte na abordagem e fiz a escolha certa. Foi o melhor para mim e para o Santos, sem qualquer dúvida.» 

 «13 milhões? Mais orgulho que pressão»

É sem medo que o mais recente reforço do F.C. Porto fala sobre o «investimento elevado» dos dragões. Tudo num exclusivo-Maisfutebol


O rótulo é monstruoso, fantasmagórico: a mais cara contratação de sempre do F.C. Porto [os 19 milhões de Hulk foram investidos de forma faseada]. Quase se ouve o soprar do assustador anúncio. A imagem, metafórica, foi colocada na frente de Danilo. O que sente o reforço dos dragões ao saber que custou 13 milhões de euros aos cofres azuis e brancos? «Sinto mais orgulho do que pressão, na verdade», afirma, categórico, em entrevista ao Maisfutebol.

«Quero justificar o avultado investimento e provar que as pessoas não se enganaram sobre mim. É um valor alto e compreendo perfeitamente as altas expectativas dos adeptos», sublinha Danilo, o menino de ouro da cidadezinha de Bicas, lá nas profundezas do Estado de Minas Gerais.

A transferência para o F.C. Porto, pelo que nos diz, não apanhou completamente de surpresa a família e os amigos. «Já há algum tempo que falávamos sobre esta possibilidade. Para a minha família é também um desafio, pois vêm comigo para Portugal e é tudo uma novidade.»

Danilo tem orgulho das origens humildes e da vida de muito trabalho dos seus pais. Mais recentemente, já com o salário auferido no Santos, o novo jogador do F.C. Porto montou uma loja de desporto e criou mais uma fonte de rendimento para o aglomerado familiar. E até o próprio Danilo salta para trás do balcão para vender sapatilhas, chuteiras e afins.

«Ajudo lá sempre que vou a Bicas. Tudo o que ofereço aos meus pais é mais do que justo, pois eles sempre me deram total apoio nas minhas decisões. É com enorme prazer que os vejo bem nesta altura da vida.»

Danilo jogou cinco anos no América Mineiro e saltou da III divisão até ao escalão máximo do Brasil para vestir o manto sagrado do Santos. A partir de Janeiro, a teoria da evolução natural irá trazê-lo para a cidade do Porto. O encontro fica, desde já, marcado. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Nem Porto, nem Benfica: «Coates vai para Inglaterra»

Defesa central uruguaio tem tudo tratado com um grande emblema da Premier League. Informação adiantada ao Maisfutebol por um dos seus agentes


Afinal, Sebastián Coates não vai jogar nem no F.C. Porto, nem no Benfica. O defesa central uruguaio, revelação maior da Copa América, tem tudo tratado para representar um «grande clube em Inglaterra». 

A novidade foi adiantada ao Maisfutebol por Jorge Ibarra, um dos empresários do atleta. «Posso dizer-lhe que chegámos há poucas horas a acordo com a direcção de um clube inglês. O Sebastián vai jogar na Premier League», referiu o agente. 
Nas últimas semanas, Coates valorizou-se imenso ao serviço do Uruguai e o número de clubes interessados quadruplicou. De Portugal, efectivamente, houve «sondagens de F.C. Porto e Benfica». 

«O Benfica até avançou um pouco mais e falámos com uma pessoa mandatada pelo clube. Do F.C. Porto nem isso», referiu ao nosso jornal o dirigente do Nacional, Antonio Marrascaño.

A confirmar-se a indicação do empresário de Sebastián Coates, fica resolvido um dos maiores enigmas do defeso. «Não lhe posso dizer o nome do clube, mas luta por títulos», exclamou Jorge Ibarra em nota de rodapé. 

F.C. Porto: Guarin diz que chega na segunda-feira

Médio do F.C. Porto garante que está em Medellín a gozar os últimos dias de férias e que já sente saudades dos adeptos


Após a eliminação da Colômbia da Copa América, o médio Guarin seguiu com os companheiros de regresso ao país natal, onde gozou alguns dias de descanso. Por esta altura, o jogador do F.C. Porto está a gastar as últimas horas de descanso. Foi o próprio que o garantiu, através do twitter pessoal.

«Gente agora estou em Medellín a desfrutar de estes dias. Na segunda-feira já estou no Porto. Com muita vontade de estar com a equipa e os adeptos», garantiu. Antes disso, já tinha manifestado a falta que sente dos adeptos. «Por estes lados têm-se muitas saudades. Espero que estejam todos muito bem.»~

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Ventura renova por mais dois anos

André Pinto acompanha o guarda-redes para o Olhanense


O guarda-redes Ventura prolongou o seu contrato com o F.C. Porto por mais duas temporadas, até 2014, revelou esta sexta-feira uma fonte do clube à Agência Lusa.

O jovem guarda-redes está de volta ao Algarve onde vai voltar a defender a baliza do Olhanense depois de na temporada passada ter estado cedido ao Portimonense. André Pinto, central do F.C. Porto, de 21 anos, faz o mesmo percurso do que o guarda-redes, trocando o emblema de Portimão pelo de Olhão

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Santos quer Alex Sandro no Mundial de Clubes

Treinador Muricy Ramalho diz que estão a decorrer negociações


O Santos está a negociar com o F.C. Porto a possibilidade de manter o lateral Alex Sandro até ao Mundial de Clubes, em Dezembro, nos mesmos moldes que fez no acordo para a transferência de Danilo, anunciou esta sexta-feira o treinador Muricy Ramalho.

«Estamos a tentar um acordo com o F.C. Porto para contar com o Alex Sandro até ao Mundial, do mesmo jeito que fizemos com o Danilo. Ainda estamos conversando sobre isso, não temos uma posição final, mas estamos tentando», destacou o treinador do Santos.

«O que me passaram é que vão tentar deixar ele aqui com a gente até ao fim do ano. É a mesma coisa que acontece com o Danilo. Existe uma pequena chance, mas existe», insistiu Muricy.

Alex Sandro foi vendido ao F.C. Porto por 9,6 milhões de euros e é esperado no Dragão depois do Mundial de sub-20 que está a decorrer na Colômbia até 20 de Agosto. Danilo foi vendido por 13 milhões de euros, mas o acordo final prevê que o lateral permaneça no Santos até ao Mundial de Clubes.

in "maisfutevbol.iol.pt"