sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

«Iturbe tem grande potencial», analisou Villas-Boa

reinador do F.C. Porto não se quis alongar muito


André Villas-Boas analisou esta sexta-feira a iminente contratação do jovem argentino Iturbe por parte do F.C. Porto. O treinador mostrou conhecer bastante bem o extremo, internacional sub-20 pela selecção das Pampas.

«É um jogador interessante, mas enquanto não for oficializado não gostaria de me alongar muito. Tem um grande potencial, é explosivo, um ala puro, que entrou rapidamente no futebol profissional. Estamos atentos, mas não é completamente certo que venha representar o F.C. Porto», sublinhou.

Iturbe tem apenas 17 anos e será uma aposta a médio prazo. Para já, o F.C. Porto lida com mais uma lesão de Radamel Falcao. E, assim sendo, volta a questão: o clube não vai ao mercado de Janeiro para comprar um avançado?

«Acho que muito dificilmente iremos ao mercado em Janeiro. Construímos um plantel em Junho, fizemos aqui e ali algumas adaptações e para já encontramo-nos satisfeitos», retorquiu Villas-Boas.

De qualquer forma, o plantel já perdeu Castro e Ukra nesta reabertura de mercado. O médio foi para o Sp. Gijón, o extremo tem acordo com o Sp. Braga. Entraram dois, foi inscrito um: Mariano González. Até final do mês, tudo pode acontecer.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Ruben Micael de fora entre três regressos

Sereno e Mariano Gonzalez também preteridos


Ruben Micael está fora dos convocados para o jogo com o Beira Mar, a contar para a 17ª jornada da liga portuguesa. O madeirense tinha sido suplente utilizado frente aos aveirenses, na Taça da Liga, mas agora faz parte do trio que sai da convocatória: Mariano Gonzalez e Sereno são os nomes que o completam.

Três saem, três entram. Sapunaru, Rolando e Cristian Rodríguez estão de volta a uma lista em que não figuram Falcao e Alvaro Pereira. O colombiano e o uruguaio continuam a efectuar tratamento, pelo que estão fora das opções do treinador André Villas-Boas para o jogo com o Beira Mar.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Kieszek;

Defesas: Sapunaru, Otamendi, Rolando, Maicon, Emídio Rafael e Fucile

Médios: Fernando, João Moutinho, Guarín, Belluschi e Souza

Avançados: Cristian Rodríguez, Hulk, Varela, Walter e James Rodríguez


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Ukra no Sp. Braga, Villas-Boas entende a decisão

Extremo é emprestado por época e meia ao clube arsenalista


Ukra vai jogar no Sp. Braga na próxima temporada e meia, segundo informação avançada pelo presidente dos minhotos, António Salvador. André Villas-Boas acredita que o jovem terá oportunidade para crescer desportivamente.

O extremo do F.C. porto procurava ter mais tempo de jogo, apesar de o treinador ter sublinhado que Ukra era uma mais-valia no plantel, apesar da juventude (22 anos). Este será o terceiro clube ao qual o internacional sub-21 é emprestado, depois de Varzim e Olhanense.

Em declarações à Agência, António Salvador explicou que o empréstimo de Ukra «só foi possível graças ao bom entendimento entre o FC Porto e o Sporting de Braga nos últimos anos», algo que as arsenalistas querem «manter e reforçar».

Depois de cedência do extremo, Salvador agradeceu: «Estou grato ao FC Porto e ao seu presidente.» O presidente admitiu ainda que o Sp. Braga procura um defesa central. 

André Villas-Boas, em conferência de imprensa, justificou a decisão. «Em relação ao Castro e ao Ukra, sempre dissemos que andaria muito em torno das motivações de cada um. Havia a possibilidade de partir, a opção de jogar conta muito na carreira deles. Penso que ele vai aproveitar a oportunidade e pode triunfar», começou por dizer.

Desta forma, o F.C. Porto fica sem jogadores da sua formação no plantel. O treinador responde e recorda o vínculo contratual. «Não estamos a dispensá-los. O Castro foi cedido sem opção de compra, o Ukra sai para já também por empréstimo. Para ambos, é uma evolução, tivemos poucos minutos mas agora partem para outros ambientes. Sabem que vão ter de continuar no topo», concluiu.


in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas grato a Robson e Mourinho: «Eu ia para jornalista desportivo»

Treinador do F.C. Porto relata primeiros passos na carreira


A conferência de imprensa desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, terminou em inglês. Um jornalista do Times, prestigiado jornal britânico, deslocou-se ao Olival para saciar a curiosidade sobre a empolgante carreira de André Villas-Boas.

O treinador do F.C. Porto relatou uma história já contada ao longo dos meses, acrescentando algumas revelações interessantes. Aliás, Villas-Boas arrancou alguns sorrisos na sala quando anunciou o seu interesse pela carreira de jornalismo. Desportivo, claro.

«Sir Bobby Robson deu-me a oportunidade de começar a carreira. Eu ia para o jornalismo desportivo. Confrontei-o com algumas questões e só alguém com a mente aberta como ele permitiria aquela arrogância de um miúdo. Deu-me a oportunidade de presenciar treinos do F.C. Porto, eu era um mero adepto e aquilo era fantástico. Ele deu-me acesso a treinos em Inglaterra e Escócia, quando eu só tinha 17 anos, e isso foi muito importante no meu início», recordou.

«Eu e Mourinho evoluímos de forma diferente»

O carismático treinador inglês, falecido recentemente, partiu para Barcelona. André Villas-Boas esteve nas Ilhas Virgens Britânicas e regressou depois ao F.C. Porto, onde viria a reencontrar José Mourinho.

«O José Mourinho foi decisivo, voltou ao clube e abordei-o para evoluir na carreira. Era treinador de método nos sub-16 e propus fazer algum trabalho com ele. Ele deu-me a oportunidade num jogo, gostou e fiquei com o controlo da análise dos adversários até final dessa época. Depois passei a tempo inteiro, no ano em que vencemos a Taça UEFA. José espera sempre o máximo de ti», explicou.

André Villas-Boas voltou a rebater as comparações com o trajecto de Mourinho: «Há apenas a curiosidade: são duas carreiras que parecem iguais, mas não são. O José tem um mestrado, eu não tive tempo para ir tão longe nos estudos, segui outra via. Evoluímos de forma diferente, o José entrou no futebol profissional mais cedo, com uma posição no relvado, ao contrário de mim. Há várias diferenças de personalidade, de forma de estar.»

«Premier League é das mais excitantes do Mundo»

A curiosidade do jornalista inglês, naturalmente, incidia sobre o interesse de André Villas-Boas em orientar uma equipa de topo em Terras de Sua Majestade. «A Premier League é uma das mais excitantes do mundo, muito prestigiada. Há clubes prestigiantes, como o F.C. Porto, que tem um registo de títulos que muitos emblemas ingleses até invejariam. Acho que ainda tenho muito de evoluir até merecer uma oportunidade dessas», explicou, humildemente.

«Quero ganhar esta Liga, vencer outras mais competitivas, mas também quero explorar outros ambientes. Eu adoro esta profissão, sempre quis estar nesta posição e não quero abdicar dela facilmente», disse, acrescentando: «Portugal exportou vários treinadores de qualidade, com sucesso. Mas há uma tendência de mudança. Há 13 ou 14 anos, Wenger era uma lufada fresca na Premier League, como depois Mourinho e Benítez. Agora, acho que as coisas estão a mudar.»

«Não somos ditadores da escolha»

Olhando para trás, Villas-Boas faz um balanço positivo desta aventura no banco do F.C. Porto. «Cheguei aqui com 17 anos, desempenhei várias funções no clube, com menos responsabilidades que esta. O Porto olhou para mim como alguém que podia trazer algo novo, novo método de jogo, novo ambiente com os adeptos. É sempre uma aposta, optar por alguém tão novo como eu, mas eu sempre acreditei. O Porto não me escolheria apenas para cumprir o sonho de um miúdo.»

Definindo a sua filosofia de jogo, o técnico azul e branco deixou uma mensagem essencial. «Respeitámos a imprevisibilidade. Acreditámos que, para um jogador demonstrar toda a sua qualidade, tem de ter liberdade de escolha no relvado. Não somos ditadores da escolha. No final, o jogo é imprevisível, temos de respeitar isso», rematou.

Treinador do F.C. Porto comenta polémicas com encarnados

André Villas-Boas espera que as arbitragens não marquem a segunda volta da Liga. O treinador do F.C. Porto começou por comentar, em conferência de imprensa, a nomeação de João Ferreira para a deslocação ao reduto do Beira Mar. O juiz fez o relatório do caso conhecido como túnel da Luz e esteve na Supertaça, conquistada pelos dragões.

«Os antecedentes são infelizes, na Supertaça também não houve uma arbitragem feliz, mas houve vitória do F.C. Porto. A outra equipa não foi prejudicada, bem pelo contrário. Queremos acreditar que se mostrará competente e que faça um bom trabalho. Se é uma nomeação lógica? Não me parece. Mas esperemos que faça um bom trabalho», desejou.

O técnico portista garante sentir diferença de ênfase aos erros de arbitragem nos jogos dos grandes. Elmano Santos, que esteve no Académica-Benfica, serve de exemplo: «Espero acreditar que os árbitros não entrem condicionados. A nomeação não me pareceu lógica, após um não-caso no F.C. Porto-V. Setúbal. Com esse antecedente tão fresco, pareceu-me ilógica. Mas acho que foi uma arbitragem, no Académica-Benfica, pouco comentada.»

«Quem se sente mais prejudicado faz questão de se saber, depois depende da difusão que tem através da comunicação social. Esperamos sempre por uma evolução. Se houver profissionalização dos árbitros, esperamos que as coisas melhores. Queremos acreditar que há um presidente competente e que há tendência para melhorar. Em Inglaterra, há sanções extremas para determinadas mensagens que são passadas pelos intervenientes. Não sei se isso é melhor do que temos», frisou Villas-Boas.

Salvio: interessante mas não interessa

A conversa com os jornalistas passou pelo mercado de transferências, encontrando mais um foco de polémica entre F.C. Porto e Benfica. Ao comentar declarações de um vice-presidente do Boca Juniors, relativas a contactos com Cristian Rodriguez, André Villas-Boas deixou uma mensagem clara.

«É uma entidade oficial que emite uma declaração falsa. É tão grave como a namorada de uma pessoa escrever o que quer numa determinada rede social. Cada um diz o que quer, os restantes comem ou não», atirou o treinador, numa clara alusão à companheira de Salvio, que garantiu o interesse azul e branco no jogador argentino.

Villas-Boas gosta de Salvio, mas não pensa nele. «Salvio é um jogador muito interessante, preponderante nos sub-20, tal como foi o Walter nessa competição. Mas não está nos planos do F.C. Porto. O Porto tem várias opções nesse sector e o Salvio, pela época que está a fazer, é um jogador caro», explicou.


in "maisfutebol.iol.pt"

"Tem umas coisitas de Messi"

Hugo Tocalli fareja talento à distância, ou não tivesse sido ele adjunto de José Pekerman em três mundiais de sub-20 conquistados pela Argentina (1995, 97 e 2001). Depois, já como responsável principal, Tocalli guiou os argentinos a mais um título mundial, em 2007. Debitado o currículo que o habilita na avaliação de talentos, há ainda mais uma coincidência que faz dele voz autorizada para apresentar Juan Iturbe: foi Tocalli quem o recebeu no Quilmes no meio do turbilhão que marcou a polémica saída de Iturbe do Cerro Porteño e a consequente fuga do Paraguai. "É uma lástima o conflito legal que vive, porque, na idade dele, não lhe faz nada bem estar sem competir", desabafa a O JOGO, antes de ser confrontado com a comparação inevitável, mesmo que ela sirva apenas de referência. "Não quero parecer exagerado, mas, sim, ele tem umas coisitas de Messi", diz, embrulhando depois essa ideia em mil cuidados. "Entendam bem: o Lionel (Messi) já é um consagrado, é o melhor jogador do mundo e o Juan (Iturbe) está apenas no início de uma caminhada. Não tenho dúvidas de que pode triunfar em qualquer equipa e tornar-se, dentro de poucos anos, numa figura destacada num clube e na selecção argentina. É um projecto de grande futuro, mas é preciso deixar amadurecer para que dê frutos".
Tocalli lembra o primeiro contacto, no Quilmes. "Não o conhecia bem quando chegou do Paraguai, apesar das referências que me foram dadas, e acabei por descobrir um jogador fantástico. Aliás, por alguma razão o [Walter] Perazzo o chamou para disputar este sul-americano sem precisar de o ver em competição". Desde que abandonou o Cerro Porteño, em litígio, Iturbe só treina com o Quilmes, aguardando a maioridade para assinar contratos profisionais e também para garantir da parte da FIFA a autorização para oficializar a transferência.

Hugo Tocalli apresenta Juan Iturbe aos adeptos portistas

Esquerdino explosivo

Para Hugo Tocalli, nas inúmeras qualidades que encontra em Iturbe, destaca-se um ponto de partida óbvio: o pé esquerdo. "É um esquerdino criativo e explosivo, muito forte no remate." Além disso, continua o ex-treinador do Quilmes, deu sinais de uma maturidade acima do que seria normal para a idade. "Tem já a inteligência de definir o melhor caminho para cada jogada; sabe quando enfrentar o adversário ou passar a bola a um companheiro. O remate sai-lhe com precisão e potência", avisa Hugo Tocalli. "É um miúdo com um enorne talento, daqueles que agradam a qualquer adepto. Nos treinos, fazia coisas com a bola que não estão ao alcance de qualquer um". O treinador só lamenta não poder ter visto essas características em jogos oficiais, porque, nos treinos, nunca teve dúvidas de que tinha em mãos uma jóia valiosa.

De olhos na baliza

Extremo, médio de ataque ou segundo avançado? Juan Iturbe tem sido genericamente apontado como "atacante", designação que, supostamente, abrange um raio de acção vasto em campo. "Movimenta-se sem qualquer dificuldade pela direita usando o bom pé esquerdo e, com isso, dificulta muito a marcação aos defesas adversários. Destaca-se nas diagonais, sempre com os olhos na baliza, flectindo bem para dentro ou escapando-se pelas alas", explicaTocalli. O comportamento na área também merece elogios, contribuindo para manter algo indefinida a zona onde rende mais. "É um jogador que chega facilmente às zonas de finalização e não se atrapalha, fazendo valer o remate preciso e potente para tentar o golo"

Empenho máximo

Para Hugo Tocalli, Iturbe estava mais do que preparado para estrear-se no campeonato argentino. "Não teria qualquer problema em fazê-lo", mas o imbróglio legal impediu-o de jogar. "Ele chegou muito entusiasmado com a ideia de jogar na Argentina e, com o impedimento, foi-se um pouco abaixo em termos anímicos. Mesmo assim, treinava diariamente com empenho, o que é difícil para quem sabia que não podia jogar. Espero que este conflito termine para que se possa comprovar o talento. Transferindo-se para o FC Porto, que é um grande clube, encontrará uma estrutura adequada para crescer ainda mais, desenvolvendo as características que o destacam e jogando para objectivos, que é o que lhe falta. Vai fazê-lo sem problemas", confia Tocalli.

Um golo na estreia do sul-americano

Enquanto em Portugal se discute a transferência de Juan Manuel Iturbe para o FC Porto, o avançado argentino dá cartas no campeonato sul-americano de sub-20. No primeiro jogo da Argentina, disputado com o Uruguai, Iturbe começou no banco, mas foi decisivo para o resultado. Marcou o golo da vitória por 2-1 da selecção celeste. No segundo jogo, com o Peru, foi titular, embora não tenha marcado qualquer golo. Amanhã a Argentina enfrenta a Venezuela e está bem posicionada para seguir em frente na prova.

Mundial de sub-20 pode atrasá-lo

Iturbe pode falhar a pré-época e o arranque do campeonato português da próxima época. A explicação é simples: por essa altura, entre os dias 29 de Julho e 20 de Agosto, disputa-se o Campeonato do Mundo de sub-20 na Colômbia e, tudo indica, que o reforço portista vai continuar a merecer a confiança do seleccionador, num provável apuramento da Argentina (deverá ficar entre os quatro primeiros classificados do sul-americano que se realiza agora). A Colômbia é o país anfitrião e James também deverá falhar o arranque da próxima época.

Dragões ultrapassam concorrência e reforçam plantel de 2011/2012

Foi precisamente o imbróglio que opõe Juan Iturbe e os seus representantes ao Cerro Porteño, e que o impediu de estrear-se oficialmente pelos argentinos do Quilmes, que abriu uma janela de oportunidade ao FC Porto: enquanto outros pretendentes europeus foram acompanhando o caso à distância, os portistas decidiram avançar nos contactos com as duas partes, antecipando-se à anunciada concorrência, chegando a um princípio de acordo que está em vias de formalizar-se no Porto, onde, tal como referiu ontem O JOGO, se encontram familiares, representantes do jogador e também do Cerro Porteño. Garantir um entendimento antes de arrancar o sul-americano de sub-20, onde Iturbe já garantiu alguma publicidade ao marcar um golo, foi outra preocupação do FC Porto, antecipando-se à concorrência.
Ainda de acordo com o que O JOGO apurou, há contornos do negócio para acertar, designadamente a duração do contrato, assim como a percentagem do passe que ficará na posse dos portistas, sendo seguro que Iturbe só integrará o plantel portista na próxima época, altura em que já poderá ser inscrito sem reservas (ver regras da FIFA na peça ao lado) por completar 18 anos em Junho. Informações ainda por confirmar apontavam que a transferência poderia custar aos dragões cerca de dois milhões de euros, verba que só deverá ficar clarificada assim que se definirem formalmente os contornos que faltam limar no acordo.

Regulamentos da FIFA para jogadores menores de idade

1 REGRA. O Regulamento relativo ao Estatuto e Transferências de Jogadores, elaborado pela FIFA, é muito claro. O artigo 19º, relativo a transferências internacionais que envolvem menores, diz que só são permitidas se o jogador tiver mais de 18 anos. A regra destina-se a impedir o tráfico de menores, mas não é consensual. Tem merecido contestação, sobretudo no Brasil, país onde as promessas de futebol são abundantes. Tanto assim que a prospecção de talentos, muitas vezes com grandes clubes europeus por trás, é feita cada vez mais nas camadas inferiores. No Brasil alega-se mesmo que a regra que impossibilita as transferências vai contra a legislação do país.
2 EXCEPÇÕES. O artigo 19º do regulamento de transferências abre três excepções à impossibilidade de um jogador se transferir com menos de 18 anos. A que poderia interessar para o caso que envolve Iturbe e o FC Porto é a alínea a). Diz assim: a transferência é possível se os pais do jogador passarem a residir, por razões não relacionadas com o futebol, no país do novo clube. Trocando por miúdos, a lei é "contornada" quando o clube propõe um trabalho aos pais do jogador. Foi precisamente assim que Anderson, com 17 anos, se transferiu do Grémio de Porto Alegre para o FC Porto, que propôs trabalho à mãe do brasileiro. Mais tarde transferiu-se para o Manchester United por um valor recorde de 31,5 milhões de euros.

in "ojogo.pt"






Hulk ou Walter no centro do ataque em Aveiro

Terão o golo e a exibição de quarta-feira sido suficientes para Villas-Boas manter a confiança em Walter? A resposta só será dada amanhã quando for conhecido o onze inicial para o jogo de campeonato com o Beira-Mar. O técnico portista vai ensaiar no treino de hoje todas as soluções e definir quem substitui Falcao na equipa do FC Porto. Na prática, terá de escolher entre Walter, aposta nos dois jogos da Taça da Liga, e Hulk, utilizado como ponta-de-lança nos outros encontros em que El Tigre não esteve disponível.

Com Hulk no meio as alas serão entregues a Varela e James, ficando no banco uma alternativa para o ataque. Com Walter no centro e Hulk à direita, James deve ser o suplente com características mais avançadas.

in "ojogo.pt"

Falcao: "Tranquilos, não é nada de grave"

Falcao tranquilizou ontem os seus fãs através das redes sociais, garantindo que a lesão sofrida no encontro com a Naval não é grave e que a paragem será curta. "Tranquilos amigos, não é mais do que um traumatismo por causa de um golpe. Em breve estarei novamente recuperado. Obrigado pelas mensagens de apoio", pode ler-se no Twitter do goleador. Uma revelação que confirma o que O JOGO escreveu no início da semana: o traumatismo no joelho direito obriga-o a parar de novo, mas, provavelmente, apenas duas semanas.

Portanto, é certo que El Tigre é carta fora do baralho para a deslocação ao terreno do Beira-Mar - já amanhã - e em princípio para os jogos com o Nacional, a 26 de Janeiro, no Dragão, e com o Gil Vicente, em Barcelos, três dias depois. Villas-Boas terá de encontrar uma alternativa dentro do plantel que passará por apostar em Hulk ou Walter, como aconteceu no início do ano.

No calendário dos portistas segue-se a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Rio Ave ou o Benfica, e é para esse encontro que o departamento médico do FC Porto aponta a recuperação de Falcao. Sobretudo, se houver clássico. Caso contrário, o regresso poderá ser adiado uns dias nunca estando em causa a presença na eliminatória da Liga Europa, com o Sevilha.

Outro sinal de que Falcao não vai parar um mês passa pelo particular que a Colômbia disputará com Espanha, em Madrid, a 9 de Fevereiro, para o qual os colombianos contam com El Tigre.

Por enquanto, o avançado limita-se a fazer tratamento ao traumatismo no joelho esquerdo, na companhia de Álvaro Pereira, não tendo autorização para pisar os relvados do Olival. Isso só deve acontecer em meados da próxima semana, consoante a resposta do joelho aos exercícios.

Esta é a segunda vez este ano que Falcao tem de parar. Um problema muscular sofrido em Paços de Ferreira, no último jogo de 2010, levou-o para o estaleiro durante um mês, tendo regressado com a Naval, precisamente para se voltar a lesionar. Antes, ainda fez um golo.

6
Esta época, Falcao falhou seis jogos do FC Porto, quatro dos quais este mês devido a lesão. Como tal, não esteve em campo na única derrota da equipa, na recepção ao Nacional

19
É o segundo melhor marcador do FC Porto, atrás do Incrível Hulk. Está a um golo de atingir as duas dezenas em todas as provas e a dois de chegar à centena desde que é profissional de futebol

30
Em milhões de euros o valor da cláusula de rescisão. Com o mercado de transferências aberto têm surgido muitos rumores, desmentidos pelo próprio

F.C. Porto: Benítez desvinculou-se e segue para o Estudiantes

Defesa deve assinar contrato na segunda-feira


Nélson Benitez já não é jogador do F.C. Porto. O defesa esquerdo argentino confirmou que se desvinculou dos dragões, com quem tinha contrato até ao final da temporada, e o seu destino deverá ser o Estudiantes de La Plata, na Argentina. 

«Desde a semana passada que o meu empresário estava a limar os detalhes da saída do F.C. porto, porque era preciso assinar uns documentos e não se podia por uma questão de prazos. O acordo já estava feito na semana passada», explicou em declarações à «Radio Gol».


Agora, resta acertar com o seu novo clube que, de resto, já tinha admitido o interesse no esquerdino. «Espero poder juntar-me o quanto antes a este clube. É uma alegria muito grande vir para o Estudiantes, porque é uma equipa que vem de ganhar o campeonato argentino e quer estar sempre na frente», afirmou.



O Estudiantes venceu o «Torneio Apertura», da presente temporada, e vai contar com Benitez para as próximas três temporadas. O contrato deverá ser assinado na próxima segunda-feira, altura em que o defesa deverá, também, iniciar os treinos com os novos companheiros.



Nélson Benitez chegou ao F.C. Porto na temporada 2008/09, oriundo do Lanús, mas nunca conseguiu agarrar o lugar à esquerda da defesa. Foi emprestado na temporada seguinte ao Leixões onde também não foi feliz. Regressou à Argentina para jogar no San Lorenzo, por empréstimo, tendo abandonado o clube em Dezembro último.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Pizzi quer levar Tomás Costa para o Chile

Universidade Católica, treinado pelo ex-dragão, em negociações avançadas pelo médio


O futuro de Tomás Costa poderá passar pelo Chile. O Universidade Católica, actual campeão e um dos colossos do futebol local, está interessado em contar com o jogador do F.C. Porto e já iniciou contactos nesse sentido.

O médio, que recentemente foi repescado ao Cluj, da Roménia, onde jogava por empréstimo, tem preferência pelo mercado europeu, mas não descarta uma aventura no Chile. Quem o garante é o seu pai, Raul Costa, em conversa com o Maisfutebol.

«Há negociações avançadas com o Universidade Católica. Eles estão aqui em Rosário, na Argentina, num torneio de Verão, e aproveitaram isso para falar com o Tomás e o empresário. Já avançou bastante a conversa», assegurou Raul Costa.

O Universidade Católica é, curiosamente, treinado por Juan Antonio Pizzi, antigo jogador do F.C. Porto e Barcelona que quer Tomás Costa para substituir o ex-capitão de equipa Milovan Mirosevic, que vai jogar para os Emirados Árabes Unidos. 

A proposta chilena foi a única que Tomás Costa recebeu, apesar de terem sido declarados outros interesses. «Mal ele saiu do Cluj falou-se da hipótese de ir para o Sp. Braga, mas não avançou. Ele gostava de ficar em Portugal porque adora o país e tem aí casa. Na Argentina? Sim, o Independiente mostrou interesse mas não fez proposta. Com a crise que se vive, não acredito que consigam pagar o que o F.C. Porto quer», afirmou.

Afinal, qual é o valor que os dragões pretendem pela venda de Tomás Costa? «Anda na ordem dos cinco milhões de euros. A ideia seria vender. Empréstimo? Acho que só aceitam sem opção de compra. Assim é mais complicado para os clubes», explica.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto multado em 17 mil euros

POR APEDREJAMENTO AO AUTOCARRO DO BENFICA


O FC Porto vai ter de pagar uma multa de quase 17 mil euros, por causa do apedrejamento ao autocarro do Benfica, na penúltima jornada da Liga portuguesa da época passada, decidiu, esta sexta-feira, a Comissão Disciplinar da Liga.
Em comunicado divulgado hoje, o órgão disciplinar da Liga de clubes decide o processo sumário aberto após o jogo realizado a 2 de maio último e que terminou com a vitória dos dragões por 3-1.
A Comissão Disciplinar aplicou uma multa de 16 997,97 euros à SAD do FC Porto, responsabilizando os seus adeptos pelo apedrejamento do autocarro da comitiva encarnada.
O veículo foi apedrejado assim que entrou no Estádio do Dragão, ficando com os vidros partidos. Na altura, dirigentes benfiquistas afirmaram mesmo que jogadores do Benfica ficaram feridos com estilhaços.
in "record.pt"

Helton a 200%

DUAS CENTENAS DE JOGOS NA LIGA


Helton da Silva Arruda completa amanhã 200 jogos na Liga Portuguesa. Um marco atingido 7 anos, 9 meses e 30 dias após a sua estreia na principal competição nacional, a 23 de março de 2003, quando defendeu a camisola da União de Leiria na deslocação ao terreno da Académica, mantendo o seu reduto incólume.
A fazer a 9.ª temporada em Portugal, Helton ganhou a pulso o estatuto de referência. Destacou-se no Brasil, mas ao atravessar o Atlântico o seu destino foi a União de Leiria, onde cumpriu um curto período de adaptação que antecedeu duas temporadas, recebeu críticas positivas e chamou a atenção do FC Porto.
in "record.pt"