domingo, 20 de maio de 2012

Teodoro Fonseca: «Há muita pressão sobre o Hulk»

empresário diz que será difícil manter o brasileiro

Por muito que Pinto da Costa queira fazer tudo para manter Hulk no FC Porto, pelo menos durante mais uma época, é muito difícil que esse desejo do presidente venha a concretizar-se. Isto porque há muito em jogo. Desde logo a vontade do jogador em mudar-se para um campeonato mais mediático, onde são vários os clubes prontos a recebê-lo de braços abertos. Nem todos têm capacidade económica para o contratar, mas há gente com argumentos suficientes para o seduzir. Disso mesmo deu conta o seu empresário.

“Há muita pressão sobre o Hulk, até porque toda a gente sabe que são vários os clubes interessados na sua contratação. Já o tinha referido anteriormente e daí para cá nada se alterou”, revelou Teodoro Fonseca, a Record, desde Munique, enquanto esperava pela final da Liga dos Campeões. Uma boa oportunidade para conversar com os responsáveis do Chelsea, um dos finalistas e potencial interessado na aquisição do Incrível. A esse respeito, nem uma palavra do seu representante.

in "record.pt"

Campeão apaga a Luz e reacende a final


A discussão do título regressa, quarta-feira, ao Dragão. Depois da vitória deste domingo, no Pavilhão da Luz, por 65-74, o FC Porto Ferpinta repôs o empate (2-2) na final dos Playoffs da Liga, adiando a decisão para o quinto e último jogo com o Benfica. Num encontro que os azuis e brancos não podiam perder, o norte-americano Rob Johnson distinguiu-se como o MVP.

Pressionado pela urgência de vencer e pelo ambiente adverso, o campeão respondeu à altura do desafio e só não foi mais forte do que o adversário no primeiro período (14-12). Com progressos significativos na linha de lances livres (88% de eficácia), que se revelaram absolutamente decisivos nos minutos finais, e dominador na proximidade das tabelas (40 ressaltos contra 33), os Dragões arrancaram para uma exibição determinada que lhes permitiu atingir o intervalo em vantagem (30-32) e ganhar os três últimos parciais (16-20, 15-20 e 20-22).

O desempenho de Rob Johnson, melhor marcador e MVP da partida, foi determinante no processo de inversão do resultado e de consolidação da vantagem portista, com o norte-americano a somar 18 pontos e 6 ressaltos, bem secundado por Miguel Miranda, com 14 pontos e 9 ressaltos.

Com a final empatada (2-2), a atribuição do título decide-se na quarta-feira, no Dragão Caixa, no quinto e último jogo dos Playoffs, a partir das 21h00.

in "fcp.pt"

FC Porto campeão nacional de juvenis


O FC Porto sagrou-se campeão nacional de Sub 17 ao vencer o Guimarães por 5-2, na última jornada da fase final do campeonato nacional de juvenis.

Para não depender de terceiros o FC Porto tinha de vencer, mas o jogo foi madrasto para os jovens Dragões, que ainda antes dos 20 minutos sofreram dois golos e viram a equipa de arbitragem anular um legal, quando o resultado ainda estava em branco.

Só que esta equipa de Sub 17 além de muito talento também tem força de vontade e nem a falta de sorte – a equipa atirou por cinco vezes aos ferros – impediu uma reviravolta fantástica, com uma segunda parte demolidora e que valeu uma goleada e o título nacional.

O jogo começou com o FC Porto ao ataque, com um futebol de posse, circulando a bola e encurralando o Guimarães atrás. Contra a corrente do jogo, primeiro num contra-ataque e depois beneficiando de um erro da defesa portista, Miguel bisou para os vitorianos aos 18 e 19 minutos, deixando a tarefa muito difícil para os jovens Dragões.

A equipa abanou naturalmente com a desvantagem, mas depois de uns minutos de desorientação voltou a pegar no jogo e nem os sucessivos azares na finalização ou os fora-de-jogo mal tirados impediram a equipa de lutar.

Um grande golo de Graça, com um remate de fora da área, a três minutos do intervalo, foi o mote para uma segunda parte heróica. Quatro minutos depois do descanso, Francisco Ramos fez o empate num desvio de cabeça, com a reviravolta a ser concluída em cima da hora de jogo, com um golo de Belinha.

Grande festa no Olival, mas a equipa não parou e, aos 78 m, Ivo transformou à Panenka um penalti sofrido pelo próprio. Para terminar, num argumento quase de Hollywood, João Oliveira tinha entrado minutos antes depois de ano e meio de ausência devido a duas prolongadas lesões, fechou o marcador, com um belo golo pela direita.

Grande festa no relvado e nas bancadas, onde não faltou o presidente Pinto da Costa, de uma equipa constituída por uma série de promessas, de jogadores evoluídos tecnicamente e que FC Porto irá com certeza potenciar no futuro.
O treinador Nuno Capucho deu os parabéns aos seus jogadores, salientando a capacidade de reacção da equipa: “Quero destacar a personalidade dos meus jogadores, eles merecem. São premiados com esta segunda parte, a alegria que demonstram é a alegria que demonstraram no jogo e durante a época. Somos justos campeões. A minha alegria é que eles joguem e sejam felizes. A formação do FC Porto está de parabéns, esta equipa começou a ser formada há quatro cinco anos. Vamos ver se os jovens portugueses começam a ter mais espaço, agora com as equipas B”.

Iniciados vencem Benfica no Seixal

A equipa de Sub 15 do FC Porto encerrou a participação na fase final do campeonato nacional de iniciados com uma vitória por 1-0 no terreno do Benfica.
Um golo de João Gonçalo, a três minutos do final, foi suficiente para o FC Porto vencer, terminado a prova na segunda posição, mas revelando vários jovens com um futuro muito promissor.

in "fcp.pt"

FC Porto vence Benfica e força "negra"

título decide-se quarta-feira no Dragão Caixa

O FC Porto derrotou o Benfica, por 74-65, no Pavilhão da Luz, no jogo 4 da final do "playoff" do Campeonato Nacional, e forçou a realização de um quinto e definitivo embate, a realizar na próxima quarta-feira, no Dragão Caixa, a partir das 21 horas.

Sem poder falhar depois do desaire da véspera, os portistas foram sempre mais agressivos a defender e na luta das tabelas e consistentes nas ações ofensivas. Já o Benfica, com um ataque sistematicamente sem soluções, viveu das iniciativas individuais. Contudo, face à desinspiração de vários elementos e com um mau aproveitamento da linha de lance-livre, não logrou chegar aos últimos instantes em condições de tentar a vitória e, consequentemente, a conquista do título.

Quarta-feira, a partir das 21 horas, no Dragão Caixa, terá lugar a partida da decisão.

in "record.pt"

Avançados apontados ao Dragão

Leandro Damião

O internacional brasileiro chegou a ser associado ao campeão português, mas o Internacional de Porto Alegre pede mais de 20 milhões de euros para libertar o goleador, uma verba difícil de ser atingida pelos portistas.

Lima

O brasileiro do Braga tem sido colocado na mira do Dragão, num namoro antigo que supostamente se tem intensificado nos tempos mais recentes. O Braga já contratou Éder, da Académica, para o ataque.

Teo Gutiérrez

O colombiano chegou a anunciar que o FC Porto estava interessado na sua contratação, mas acabou por ser dispensado do Racing devido a problemas disciplinares. Agora saiu do Lanús, também da Argentina.

Osorio Botello

A notícia é recente e teve origem na Colômbia, onde anunciaram que o FC Porto estaria a preparar uma proposta para contratar Botello. Depois foi a vez de o avançado admitir que gostaria de jogar no FC Porto. 

"Pessoas ligadas ao FC Porto ligaram-nos há duas semanas"

Guillermo Cantú, presidente do Jaguares de Chiapas, revelou ontem que tem conhecimento do "interesse do FC Porto" na contratação de Jackson Martínez, mas também adiantou que ainda não recebeu "nenhuma proposta por escrito". Contactado por O JOGO, Guillermo Cantú não mostrou grande abertura para falar sobre o futuro do internacional colombiano, tendo escolhido cuidadosamente todas as palavras na tentativa de esconder ao máximo os detalhes do negócio. "Até ao dia de hoje, não recebemos nenhuma proposta escrita, pelo que só vamos analisar algo quando for concreto. Estamos muito satisfeitos por ter o Jackson Martínez aqui no Jaguares, uma vez que ele é um grande jogador, e é tudo o que posso adiantar neste momento", começou por dizer Guillermo Cantú, quando confrontado com o suposto interesse do atual campeão português no avançado colombiano.
A insistência nas perguntas que, diga-se, nunca ficaram sem resposta - mesmo que insípida... -, levaram o presidente do Jaguares de Chiapas a revelar o conhecimento pelo interesse do FC Porto, que, no entanto, ainda não terá apresentado uma proposta concreta. "Sabemos que o FC Porto está interessado no Jackson Martínez, mas também temos tido abordagens de outros clubes, nomeadamente ingleses. Apesar disso, nunca falamos com nenhum dirigente do clube português. Tudo o que sabemos é através de emissários enviados pelo FC Porto", adiantou.
Guillermo Cantú recusou-se a anunciar o valor pretendido pelo Jaguares de Chiapas para libertar Jackson Martínez - "não temos por hábito falar publicamente sobre verbas", explicou -, repetindo que continua "à espera de uma proposta" para "analisar calmamente o assunto". Quanto ao FC Porto, revelou que já há algum tempo que não é contactado por pessoas ligadas ao clube. "A última vez que falámos de Jackson Martínez com uma pessoa que representava o FC Porto foi há cerca de duas semanas. Depois disso não voltámos a ser contactados por alguém ligado ao clube português", explicou, por entre recusas em anunciar o nome do tal representante do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Estágio na segunda semana de julho ainda sem local

O programa da pré-temporada do FC Porto só vai ser fechado nos próximos dias. Na prática, falta apenas acertar o local do estágio, entre três possibilidades em estudo. Uma delas é, sem surpresa, Marienfeld, onde a equipa esteve no ano passado. Esta cidade da Alemanha tem sido talismã - o FC Porto foi campeão sempre que lá trabalhou - e esse é um dos aspetos em consideração.
Certo, para já, é que esse estágio vai realizar-se a partir da segunda semana de julho, vai durar entre oito e dez dias e terá dois jogos de preparação com adversários a conhecer em breve, em princípio na próxima semana.
O regresso ao trabalho do FC Porto para preparar a época 2012/13 será a 2 de julho e, como é habitual, a equipa treinará no Olival durante uma semana, finda a qual será realizado um jogo-treino com um adversário da II ou da III Divisão. Já depois do estágio, o FC Porto poderá participar num torneio de pré-temporada. 

in "ojogo.pt"

Beto: "Agora quero agarrar o lugar"

Beto faz esta tarde o último jogo pelo Cluj, antes de se juntar ao estágio da Seleção. Será a partida da consagração pelo título conquistado numa época de sonho. "Os objetivos a que me propus foram alcançados e isso é mais do que motivo para estar satisfeito. Inicialmente, ir para a Roménia não seria a minha primeira escolha, mas acabou por ser a mais acertada. Abandonei o FC Porto por uma época e cumpri com o que tinha programado: joguei com regularidade, regressei à Seleção e fui campeão", referiu o internacional português a O JOGO.
Com a confiança reforçada, Beto espera ter também convencido os responsáveis portistas a darem-lhe mais oportunidades, que promete agarrar com unhas e dentes. "Gostava de regressar, quero representar o FC Porto e tenho contrato por mais uma temporada. Até prova em contrário, sou jogador do FC Porto e quero agarrar o lugar na baliza da equipa com toda a força", frisou. Porém, até à data, ainda não foi contactado para tratar do futuro. "Ninguém falou comigo, mas ainda é cedo. A minha prioridade é ficar e lutar pelo lugar", insistiu.
Por isso, Beto não admite outro empréstimo na próxima temporada, mesmo que este, ao Cluj, tenha corrido tão bem. "Com apenas mais um ano de contrato não faria muito sentido, nem para mim nem para o FC Porto, ser cedido de novo", atirou, mostrando-se, por outro lado, disponível para renovar contrato com os dragões. "Se for essa a vontade do FC Porto estarei totalmente disponível para ouvir a proposta", garantiu.
Se o clube tiver outro projeto em mente, como a saída a título definitivo, Beto pondera a hipótese de voltar à Roménia. "O Cluj quer que eu fique e será sempre uma opção a ter em conta para a próxima época. Porém, esse é um processo que terá de passar por várias etapas: há a vontade do FC Porto e a minha a considerar. Mas, agora, quero concentrar-me no Europeu e depois se verá", referiu.
Precisamente por causa do Europeu, Beto corre o risco de falhar o início da pré-temporada do FC Porto. Um mal menor para o guarda-redes, que não se importava nada de chegar mais tarde aos trabalhos da sua equipa. "Que assim seja. Seria muito bom para a nossa seleção ficar até tarde", concluiu. 

Ao telefone e em direto com a festa do título portista

Beto acabou de vencer o título pelo Cluj, mas há três semanas festejou outra conquista. Mesmo na Roménia, o guarda-redes estava atento às incidências do campeonato português e não escondeu a felicidade quando o Benfica empatou em Vila do Conde, um resultado que precipitou a ida dos antigos companheiros ao Dragão para comemorar com os adeptos. "Vi os festejos e até falei com alguns dos meus companheiros enquanto eles estavam no varandim do Dragão a saudar os adeptos. Partilhei com eles a satisfação por mais título, que foi bem merecido". Beto fez a pré-época, mas não jogou. Ainda assim, também se sente um pouco campeão. 

Os "outros" dragões no Euro

João Moutinho, Varela e Rolando não são os únicos portistas entre os eleitos de Paulo Bento para o Europeu da Polónia e da Ucrânia. Beto e Miguel Lopes completam o lote e elevam para cinco os dragões convocados.
O guarda-redes e o defesa-direito foram cedidos pelo FC Porto e tiveram sucesso nas respetivas equipas, merecendo a confiança do selecionador. Porém, os percursos são bem distintos. Beto chegou ao Cluj em agosto e agarrou logo a titularidade, tornando-se num dos indiscutíveis do Cluj, que se sagrou campeão romeno. Miguel Lopes ia para o Saragoça no verão, mas foi inscrito fora de tempo e ficou sem clube até janeiro, altura em que se juntou ao plantel do Braga. Cinco meses foram suficientes para mostrar serviço.
Estes cinco selecionados portistas está perto da média. O primeiro Europeu disputado por Portugal foi o que teve maior representação azul e branca (10) e o de 2000, em Inglaterra, o que teve menos (4).

Quatro desceram e dois são campeões

Há dois campeões e quatro que desceram de divisão entre os 22 jogadores que o FC Porto emprestou na última temporada. Sem contar com Guarín, que entretanto foi vendido ao Inter de Milão. Beto (Cluj) e Fucile (Santos) - venceu o Paulistão - levantaram troféus e Abdoulaye (Académica) pode ganhar esta tarde a Taça de Portugal. No reverso da medalha, Sereno (Colónia), Castro (Gijón), Ivo Pinto (Leiria) e Addy (Panetolikos) desceram de divisão com os respetivos clubes.
Mas mais do que títulos importa perceber a utilização dos portistas cedidos. E neste caso o que mais razões de queixa tem é Ventura, que não fez qualquer minuto no Olhanense. Um caso em que, claramente, o empréstimo não resultou. Ukra, por lesão, também jogou pouco no Braga.
Todos os outros foram opções mais ou menos regulares. Porém, deste lote de 22 poucos deverão ter oportunidade no plantel da próxima temporada. Fucile, Walter e Souza são jogadores para vender se surgirem boas ofertas, sobrando Beto, André Pinto e Miguel Lopes como os melhor colocados para trabalharem com Vítor Pereira. Isto além de Kelvin e Atsu, que Pinto da Costa já confirmou terem direito a realizar, pelo menos, a pré-temporada. O outros devem voltar ser cedidos ou terminar de vez a ligação com os dragões. Em todo o caso, o balanço geral dos cedidos é positivo para o FC Porto. 

André Pinto está pronto para se afirmar em casa

Com défice de portugueses no plantel, o FC Porto pode olhar para o que tem nos seus quadros. Entre os jogadores que evoluíram por empréstimo, sobressai o de André Pinto, central que brilhou no Olhanense e que até foi namorado pelo Panathinaikos de Jesualdo. "A bola está do lado do FC Porto, mas eu quero dar o salto para algo melhor. A prioridade é regressar e acho que já mostrei que tenho nível para o FC Porto", disse a O JOGO o defesa, que tem mais um ano de contrato e quer definições. "Se for tido em conta, é claro que o meu clube será a minha prioridade, mas não gostaria de renovar para voltar a ser emprestado", avisou o internacional sub-21 que foi titular no Santa Clara de Vítor Pereira em 2008/09. 

Nomes e números

Beto (Cluj)
26 jogos no campeonato. Campeão
2362' - 24 golos sofridos
Pawel Kieszek (Roda)
25 jogos no campeonato. 10º classificado
2 jogo na Taça da Holanda
2361' - 52 golos sofridos
Hugo Ventura (Olhanense)
Não foi utilizado em qualquer prova.
Miguel Lopes (Braga)
10 jogos no campeonato. 3º lugar
1 jogo na Liga Europa
2 jogos na Taça da Liga
880'
Ivo Pinto (Leiria)
25 jogos no campeonato. 16º lugar (desceu de divisão )
1 jogo na Taça de Portugal
2340'
Sereno (Colónia)
25 jogos no campeonato. 17º lugar. Desceu de divisão
1 jogo na Taça da Alemanha
2163'
André Pinto (Olhanense)
21 jogos no campeonato. 8º lugar
3 jogos na Taça de Portugal
2 jogos na Taça da Liga
2358' - 2 golos
Abdoulaye (Académica)
21 jogos no campeonato. 13º lugar
4 jogos na Taça de Portugal
2219' - 1 golo
David Addy (Panetolikos)
25 jogos no campeonato. 15º lugar. Desceu de divisão
2 jogos na Taça da Grécia
2220' - 1 golo
Castro (Sporting Gijón)
29 jogos no campeonato. 19º lugar. Desceu de divisão
2154' - 2 golos
Pedro Moreira (Gil Vicente)
13 jogos no campeonato. 9º lugar
1 jogo na Taça de Portugal
1 jogo na Taça da Liga
1003'
Kelvin (Rio Ave)
22 jogos no campeonato. 14º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
3 jogos na Taça da Liga
1450' - 2 golos
Ukra (Braga)
7 jogos no campeonato. 3º lugar
2 jogos na Taça da Liga
184' - 2 golos
Christian Atsu (Rio Ave)
27 jogos no campeonato. 14º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
2 jogos na Taça da Liga
2402' - 6 golos
David Bruno ( Trofense)
23 jogos no campeonato. 8º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
1987' - 1 golo
Soares (Huelva e Arouca)
12 jogos na Liga Orangina. 13º lugar
1 jogo na Taça do Rei
984'
Sérgio Oliveira (Mekelen e Penafiel)
6 jogos no campeonato belga
12 jogos na Liga Orangina. 9º lugar
1 jogo na Taça da Liga
1076' - 2 golos
Edú (Trofense)
26 jogos na Liga Orangina. 8º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
3 jogos na Taça da Liga
2563' - 7 golos
Fucile (Santos)
9 jogos no Paulistão (campeão)
5 jogos na Taça dos Libertadores
1036' - 1 golo
Walter (Cruzeiro)
8 jogos no campeonato Mineirão. 2º lugar
3 jogos na Copa do Brasil
3 golos
422'
Souza (Grémio)
8 jogos no Gauchão. 4º lugar
6 jogos na Taça do Brasil
1 golo
Belluschi (Génova)
14 jogos no campeonato. 17º lugar
784' - 1 golo 

in "ojogo.pt"