terça-feira, 22 de outubro de 2013

FC Porto e Zenit: tanto que eles têm em comum

Clube de São Petersburgo tem ligações estreitas com o emblema portista e com muito do futebol português


A ligação entre o FC Porto e o Zenit de São Petersburgo começa em 2010 quando Bruno Alves se transferiu do clube português para o russo. E, desde então, essa relação – extensível também ao futebol português, pois que começou logo em 2008 – nunca mais parou de se estreitar. Nesta terça-feira, essa ligação ganha mais um ponto alto quando os dois emblemas se defrontarem no Estádio do Dragão para mais uma jornada da Liga dos Campeões.

A história recente do Zenit é mesmo feita dessa relação estreita quer com os portistas quer com o futebol nacional. O último momento deu-se neste verão quando a equipa russa defrontou o Paços de Ferreira na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; um P. Ferreira que chegou à Champions sob a orientação de Paulo Fonseca, que é o treinador do FC Porto que o Zenit vai defrontar agora – as relações são próximas, já se disse.

E mais do que apenas por coincidências do destino. Como Bruno Alves, também Hulk trocou o FC Porto pelo clube de São Petersburgo. Foi mais tarde do que o defesa – foi em 2012 –, mas não foi sozinho. Com o brasileiro foi outro jogador do futebol português: Witsel deixou o Benfica também para jogar no campeonato da Rússia. E não se ficou sem uma terceira contratação relacionada com Portugal nessa época que passou: a contratação ao Siena de Luís Neto no mercado de inverno. À espera de todos eles esteve sempre Danny, o internacional português que está em São Petersburgo desde 2008 – e, em 2009, passou a estar também Fernando Meira.

Equlíbrio na estatística de confrontos é total

Esta não será, também, a primeira vez que o Zenit vem ao Dragão. E o Zenit de agora não é assim tão diferente (no que respeita aos jogadores do plantel) daquele que defrontou o FC Porto em 2001/12. As duas equipas encontaram-se também na fase de grupos da Liga dos Campeões de então e os russos levaram a melhor. Ganharam 3-1 em São Petersburgo e empataram 0-0 no Porto. No que respeita aoonze do Zenit que deverá entrar nesta terça-feira em campo, haverá várias mudanças na equipa de Luciano Spalletti. Mas dos onze apresentados em dezembro de 2011, são apenas quatro jogadores os que já não estão no plantel russo.

Do lado do FC Porto, em relação a esse jogo, as mudanças são inversas na ordem dos números. Da equipa utilizada por Vítor Pereira há duas temporadas, são seis os que continuam no Dragão e Maicon é atualmente suplente: continuam Helton, Otamendi, Defour e Fernando – Varela foi suplente e é agora titular. Dessa equipa portista frente ao Zenit já não estão no FC Porto Rolando, Álvaro Pereira, João Moutinho, Djalma, James Rodríguez, Belluschi, Kléber e (claro) Hulk – o mais aguardado neste conjunto de regressos.

Nesse mesmo ano, o Zenit voltou a cruzar-se com o futebol português encontrando o Benfica já nos oitavos de final da Champions. E os russos foram eliminados na Luz depois de perderem 2-0. A terceira vez (que foi primeira) que o clube de São Petersburgo defrontou clubes portugueses foi nos play-offs da Liga Europa de 2009/10 frente ao Nacional. E também saiu derrotado valendo ao emblema funchalense um triunfo por 4-3 no Estádio da Madeira. No saldo com clubes portugueses o equilíbrio da estatística é total tendo tido como resultado duas eliminações para os emblemas lusos e tendo o Zenit uma eliminação a seu favor; à custa precisamente do FC Porto, que nunca ganhou ao seu próximo adversário. 

Histórico de confrontos do Zenit com equipas portuguesas:

Liga Europa 2009/10 (play-offs)
Nacional-Zenit, 4-3
Zenit-Nacional, 1-1

Liga dos Campeões 2011/12 (fase de grupos)
Zenit-FC Porto, 3-1
FC Porto-Zenit, 0-0

Liga dos Campeões 2011/12 (oitavos de final)
Zenit-Benfica, 3-2
Benfica-Zenit, 2-0

Saldo de jogos do Zenit com portugueses:
6 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 10 golos marcados, 10 golos sofridos

in "maisfutebol.iol.pt"

Russos também não sabem de Izmaylov: «Sempre foi problemático»


Durante a conferência de imprensa de Paulo Fonseca, um jornalista russo questionou Paulo Fonseca sobre a ausência de Marat Izmaylov. O técnico repetiu o que dissera já em algumas conversas anteriores. 

«O Marat foi autorizado a ausentar-se para tratar de assuntos pessoais. Esperamos que volte o mais depressa possível. Estamos a fazer todos os esforços para estar ao lado dele. Não há uma data prevista para o regresso». 

O Maisfutebol percebeu que também na Rússia o caso-Izmaylov está envolto num profundo mistério. Fomos por isso tentar saber o que os nossos colegas de São Petersburgo e Moscovo, presentes em Portugal para a cobertura do FC Porto-Zenit, sabem sobre o atleta. 

«A ligação à Máfia na ida para o Sporting arruinou-lhe a imagem»

Dmitry Zelenov, do conceituado Sport Express, vem da capital russa e diz que Marat Izmaylov «sempre foi problemático». Acrescenta, de resto, que no seu país de origem é uma persona non grata em vários setores do futebol. 

«Ele só se desloca à Rússia em situações de emergência. Tenho a informação de que não foi lá durante esta fase. Os problemas começaram com a transferência do Lokomotiv para o Sporting, em 2007», diz o nosso colega russo. 

«Parte do seu passe pertencia a uma organização criminosa. Aquilo a que chamamos Máfia. Ele ficou um pouco marcado por isso, até na federação. O rapaz simpático que conhecíamos tornou-se diferente. Frio, antipático, distante. A ligação à Máfia na ida para o Sporting arruinou-lhe a imagem». 

A imagem é partilhada por Mikhail Ighnaktiev, do Championat.com. «É um belo jogador e é uma pena que tenha praticamente desaparecido da seleção. Essa ligação à Máfia, pelo menos através dos direitos desportivos, mudou a sua imagem no país». 

«Sempre foi problemático e instável, principalmente a partir do momento em que veio para Portugal», advoga o jornalista de São Petersburgo. A informação sobre o paradeiro de Izmaylov coincide com a do colega de Moscovo.

«Ele na Rússia não está. É essa a indicação que temos». 

Mas, afinal, o que se passa com Marat? Mikhail e Dmitry têm diferentes vereditos. 

«Eu creio que ele contraiu mais uma lesão grave no joelho e está a tentar esconder isso da opinião pública», refere o primeiro. «Talvez haja algum problema de saúde grave com ele ou algum familiar próximo», atira o segundo. 

Ninguém sabe de Marat Izmaylov. Nem os russos. 


in "maisfutebol.iol.,pt"

FC Porto x Zenit: Pensamento na vitória

O Zenit é o "senhor que se segue" no estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, esta terça-feira, em encontro da Liga dos Campeões. A partida, como sempre em território português, está agendada para as 19h45.
Frente aos russos, os azuis e brancos procuram regressar aos triunfos na Liga milionária, depois da derrota com o Atlético de Madrid, no começo deste mês, por 1x2, em jogo da 2.ª jornada do Grupo C.

Já o conjunto de São Petersburgo, orientado pelo italiano Luciano Spalletti, vai à Invicta à procura da primeira vitória no Grupo G, depois de ter perdido em Madrid e averbado um empate sem golos na receção ao Austria Wien.
O duelo do Dragão marcará também um regresso da equipa russa a um palco conhecido. É que o Zenit já alinhou, esta época, para a Liga dos Campeões no palco azul e branco. Em agosto, o Paços de Ferreira serviu-se do estádio portista para realizar o seu jogo do playofffrente... ao Zenit. O resultado acabou por sorrir à equipa de São Petersburgo, que venceu por 1x4, com Roman Shirokov a marcar um hat-trick.
Em Portugal, Zenit só venceu Paços de Ferreira
Mas a vitória frente aos castores foi a exceção à regra, para já. Os números do Zenit em Portugal não são abonatórios para a turma que alinha no estádio Petrovsky. A equipa russa conseguiu (apenas) o seu primeiro triunfo em território português frente ao Paços de Ferreira. A esta vitória, pode ainda juntar-se um empate frente ao FC Porto, há dois anos, e o resto são duas derrotas.
Neto, Witsel, Danny e Hulk regressam a Portugal ©Catarina Morais
Este será o terceiro duelo entre dragões e Zenit, depois de ambas as equipas terem estado juntas na fase de grupos da Champinsem 2011/12. Olhando para os dois confrontos anteriores, importa destacar que os portistas perderam por 3x1 na Rússia, e empataram sem golos, no Dragão, num jogo onde os campeões portugueses precisavam de vencer para rumar aos oitavos-de-final.
O regresso de Hulk ao estádio onde viveu momentos de glória
Nome incontornável na história recente do FC Porto é o de Hulk. OIncrível regressa a uma casa que foi sua durante quatro anos, entre 2008 e 2012, e onde conquistou três títulos de campeão nacional. Mas não foi tudo. O internacional brasileiro juntou ainda a conquista de uma Liga Europa, em 2010/11.
Além de Hulk, o Zenit vem a Portugal com três jogadores conhecidos da plateia nacional: Witsel, Danny e Luís Neto. O belga e os dois internacionais portugueses fazem parte das escolhas do técnico Luciano Spalletti e podem ser lançados no jogo.
Eis o onze provável do FC Porto
Depois do duelo com o Trofense para a Taça de Portugal, Paulo Fonseca deve devolver à titularidade vários jogadores que têm alinhado com maior frequência.

in "zerozero.pt"

Otamendi na mira do Zenit


Na véspera do duelo entre FC Porto e Zenit, para a Liga dos Campeões, a imprensa russa coloca Nicolas Otamendi na rota do clube de São Petersburgo.

Contratar um defesa-central em janeiro é uma das prioridades de Luciano Spaletti, tendo o clube disponibilizado 20 milhões de euros para satisfazer as pretensões do treinador italiano que tem, entre outros, referenciado o internacional argentino do FC Porto, segundo noticia o jornalIzvestia.

Abre-se uma nova porta para o futuro de Otamendi, que tem sido apontado aos campeonato espanhol (Barcelona e Atlético Madrid), italiano (AC Milan e Nápoles) e inglês (Chelsea e Arsenal).


in "abola.pt"

Final da Liga Europa? «Torcemos pelo Chelsea» - Danilo


O lateral-direito do FC Porto reconhece que ficou satisfeito por ver o Benfica perder com o Chelsea no final da Liga Europa na temporada passada.


«Como adversário, fiquei contente sim. É uma coisa de rival, e nós torcemos pelo Chelsea. Foi uma desconcentração grande da defesa do Benfica nos minutos finais, que com o FC Porto dificilmente aconteceria, até pela raça das pessoas daqui e da exigência que temos», disse em entrevista ao Globosporte, lembrando que o Benfica foi precisamente um dos clubes interessados em contratá-lo quando ainda representava o Santos:


«Alguns clubes italianos também apresentaram propostas e o salário que ofereciam era mais alto mas a oferta do FC Porto ao Santos foi superior. Na altura, tinha 19 anos e acreditei no projeto do FC Porto, um clube que forma jogadores. Ainda queria aprender e também queria vencer títulos. Acho que foi a escolha certa.»


E foi no Dragão que evoluiu como jogador: «Os laterais brasileiros têm características ofensivas e não se preocupam muito com a defesa. Não só no FC Porto, mas na Europa em geral, o rigor tático é muito grande, e nós, brasileiros, sentimos algumas dificuldades porque pressionamos pouco, damos muito espaço. No começo, custa muito a adaptação a este estilo. Hoje, ao fim de quase dois anos, posso dizer que sou um lateral muito melhor do que quando cheguei. Sou mais rigoroso para defender e mais inteligente taticamente.»


Pressão no FC Porto é maior


Questionado onde a pressão dos adeptos é maior, se no FC Porto, se no Santos, Danilo atirou: «É diferente. Em Portugal tem só dois, três clubes grandes: Benfica, FC Porto e Sporting, e sobretudo FC Porto e Benfica, por isso, a exigência é maior. No FC Porto, é obrigatório vencer sempre. No Santos tínhamos outros adversários, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, que dividiam um pouco dessa pressão.»

«Campeonato inglês é um sonho» - Danilo

O lateral do FC Porto reconhece que gostaria de seguir os passos do ídolo Gilberto Silva, que representou muitos anos no Arsenal, e jogar um dia no campeonato inglês.

«É um sonho. Um futebol rápido, de muito passe e rigor tático. Mas ainda quero evoluir um pouco mais antes de dar esse passo», disse em entrevista ao Globosporte, assegurando que, para já, deixar o Dragão não é uma preocupação: «Vou entrar na terceira temporada, ainda tenho 22 anos e estou feliz aqui. Ainda posso ganhar mais uns dois campeonatos pelo FC Porto, fazer uma história legal para depois, sim, pensar em sair. Para já, não é a minha preocupação.»

Danilo reconhece que foi difícil superar a saída de Hulk mas recorda que «não há jogadores insubstituíveis». «Foi difícil, mas a equipa tem de se habituar e procurar outras formas de superar as saídas. Se antes tínhamos o Hulk na força, após a sua saída, procurámos um jogo mais técnico, de posse de bola. Outros jogadores de muita qualidade assumiram essa responsabilidade. Foi o caso do James Rodriguez (agora no Mónaco), que é um excelente jogador, um dos melhores. Eu tinha o prazer de correr para lhe passar a bola, porque sabia que ele ia resolver. O FC Porto também é um clube que compra muito bem, descobre talentos que mais ninguém vê.»

Bernard? «O futebol ucraniano tem muito dinheiro» - Danilo

O lateral do FC Porto falou sobre a saída de Bernard, um dos alvos dos dragões durante o verão que optou por deixar o Atlético Mineiro para rumar ao Shakhtar Donetsk. 

«O que aconteceu? Não sei dizer concretamente. Hoje em dia, é difícil competir financeiramente com os clubes da Europa de Leste. O futebol ucraniano tem muito dinheiro atualmente. Se fosse só pelo projeto e visibilidade, acho que o Bernard teria escolhido o FC Porto. Conversámos algumas vezes e ele estava com vontade de jogar aqui, mas é difícil concorrer com o mercado de lá. Eles têm muito dinheiro e isso seduz o jogador a apostar no clube», disse Danilo em entrevista ao Globoesporte.
in "abola.pt"

Apoio do meio-campo depende da estratégia

DEFOUR E HERRERA ESGRIMEM ARGUMENTOS

Paulo Fonseca não levantou o pano sobre a opção que tomará acerca do nome que vai acompanhar Fernando e Lucho no meio-campo. A discussão pelo posto mais concorrido do onze estará em aberto até ao momento em que for conhecido o onze escolhido pelo técnico, mas dois jogadores estão claramente no topo das prioridades: Defour e Herrera.

O belga e o mexicano partilham a mesma posição no terreno, mas as suas características são distintas. E são precisamente estas que prometem fazer a diferença na escolha de Fonseca, que na última jornada do campeonato, em Arouca, mostrou já contar com Herrera para o lote de titulares.

A escolha técnica dependerá da estratégia com que os dragões vão entrar em campo diante dos russos e, como esta deverá passar pelo domínio consolidado do jogo ao nível do meio-campo, Defour, um médio entrosado com os colegas, levará vantagem. Recorde-se, contudo, que frente ao Arouca, Herrera foi o escolhido para o onze e o treinador garantiu ontem que a paragem dos campeonatos “foi proveitosa. Os defesas e médios titulares nesse jogo ficaram connosco e evoluíram a muitos níveis”.

in "recorrd.pt"

Zénite da afirmação

GRANDE CONCENTRAÇÃO É ASPETO FUNDAMENTAL

O FC Porto tem hoje um jogo determinante para a sua afirmação, esta época, na Liga dos Campeões. Paulo Fonseca tem todos os seus jogadores disponíveis para este duro combate com o Zenit, o que é uma ótima notícia, exceção feita a Izmailov que, hoje em dia, pouco ou nada conta.

Colocando os pratos na balança, facilmente se chega à conclusão de que, para o campeão português, uma vitória seria um passo decidido rumo à fase seguinte, pois deixaria desde logo para trás o seu adversário direto, que, nesse caso, ficaria a 5 pontos, o que é muito neste tipo de competição tão curta; se, pelo contrário, o vice-campeão russo somar os três pontos, então igualará pontualmente o seu adversário de hoje, tendo ainda a vantagem de o vir a receber, no seu estádio. O empate será mais gravoso para o FC Porto do que para o Zenit, pois a desvantagem de dois pontos com que os russos ficariam poderá ser emendada em breve.

Para que todas estas as contas percam valor, o que se exige ao tricampeão nacional é que adote uma posição ganhadora. Os jogadores devem pensar apenas na vitória e sobretudo em obtê-la jogando melhor do que os russos. Para que esse objetivo seja conseguido, torna-se indispensável que a equipa atue durante os 90 minutos com grande concentração, o que não aconteceu, por exemplo, com o Atlético Madrid. Mais, quando os jogadores do FC Porto não tiverem a bola devem pressionar o tempo todo e em todo o campo. O que pressupõe mentalização e preparação específicas, que não se tem visto – aliás o que se tem verificado é que a equipa não aguenta mais de uma hora com um ritmo alto e intenso. Pode ser que esta paragem competitiva tenha servido para que alguns jogadores tenham reforçado os seus índices físicos.

À partida, nem tudo tem corrido de feição, é certo, para o lado do dragão, mas também se sabe que, nestes jogos de alta pressão, os seus jogadores conseguem ter uma resposta à altura e na proporção dos grandes acontecimentos. Desta vez, é o Zenit, uma equipa que soma soluções, sobretudo no meio-campo e ataque, dirigida por um treinador esperto e formada por jogadores de alto nível, que, por esta altura, ainda não conseguiram ter a regularidade esperada, estando um pouco à imagem do FC Porto, quer dizer, capaz de exibições com altos e baixos.

MUITO PROVÁVEL

» O FC Porto assumirá a iniciativa do jogo e saberá pressionar o adversário, pois sabe que uma vitória o colocará praticamente nos oitavos-de-final

» Um jogo com golos pois as duas equipas privilegiam o futebol de ataque; a qualidade ofensiva é altíssima e dos dois lados

POUCO PROVÁVEL

» O campeão português ser surpreendido pela falta de concentração, como a que se verificou com o At. Madrid

» O profissionalismo de Hulk não o condicionará e assim sendo as suas emoções não vão entrar em campo

in "record.,pt"

De herói a descartado, Kelvin pensa em sair do Porto e voltar ao Brasil

Revelado pelo Paraná e autor do gol decisivo da conquista do bicampeonato português, meia-atacante brasileiro luta para reconquistar espaço nos Dragões


Revelado pelo Paraná e autor do gol decisivo da conquista do bicampeonato português, meia-atacante brasileiro luta para reconquistar espaço nos Dragões


O brasileiro agora defende a equipe B e foi convocado apenas duas vezes pelo treinador Paulo Fonseca para defender o time principal na atual temporada. O jogador recebeu o Globoesporte.com em sua casa em Gaia e foi realista sobre o momento difícil que atravessa em Portugal.
- Tudo o que eu fiz no passado pelo clube vai ficar para sempre na minha memória. Foi um momento bom para o Porto e para mim. Agora, tudo isso passou, chegou um novo treinador, novos jogadores, e o técnico me disse que está optando por levar outros que atuam em várias posições e considera mais polivalentes - disse Kelvin, explicando a situação atual.
Kelvin e a mãe Maria Lucia Oliveira (Foto: Claudia Garcia)Kelvin e os quadros com fotos suas em ação pelo Porto: esperança em dias melhores (Foto: Claudia Garcia)
Com um moicano na cabeça, fruto de uma aposta com um amigo, e um relógio de brilhantes dourados no pulso, o meia-atacante do Porto ostenta um estilo extravagante e faz questão de o demonstrar. Porém, na entrevista, Kelvin aparenta totalmente o contrário. O curitibano esbanja simplicidade e deixa transparecer alguma surpresa pelo retrocesso na carreira. Na atual temporada, entrou apenas no fim de duas partidas do time principal. Uma situação que pode levar o jovem jogador a mudar de clube em breve.
Não quero ficar esquecido, quero jogar. Se não for o caso, eu prefiro, sim, ser emprestado e jogar em outro clube
Kelvin
 - Tudo o que estou passando agora, já vivi no ano passado. Já tive de lutar no ano anterior para poder jogar. Mas eu não quero ficar esquecido, quero jogar. Se não for o caso, eu prefiro, sim, ser emprestado e jogar em outro clube. Mas talvez as coisas ainda mudem até o final do ano. Eu vou continuar lutando. Por agora, estou focado no Porto - diz.
Sobre o clube que poderá defender caso seja emprestado pelo Porto, Kelvin não tem preferências, mas voltar ao Brasil para disputar a Séria A pela primeira vez faz parte dos seus planos.
- Para já, eu não tenho nada. Continuo focado no Porto. Sei que havia vários clubes de Portugal e da Europa interessados no meu empréstimo, mas agora não tem nada. Se a opção for sair, estou disposto a ouvir propostas de vários times. Para mim, seria um sonho disputar a Série A no Brasil. Nunca joguei a primeira divisão. Não que o Paraná não seja um grande clube, porque para mim é, mas gostaria de ter essa oportunidade - disse.
Kelvin e a mãe Maria Lucia Oliveira (Foto: Claudia Garcia)Kelvin e a mãe Maria Lucia Oliveira ao fundo: estilo moicano fruto de aposta (Foto: Claudia Garcia)
Da primeira divisão brasileira, Kelvin não torce por nenhum time, mas diz "acompanhar todos". Na Europa, o jovem jogador tem admiração pelo Milan, de Robinho, que é o seu ídolo de infância.
- É meu grande ídolo. Desde que ele deu aquelas pedaladas no Rogério, nunca mais deixei de seguir a carreira do Robinho. Foi um momento muito importante para mim. É o meu jogador preferido - afirmou Kelvin, lembrando-se do drible do santista no lateral corintiano na final do Campeonato Brasileiro de 2002.
Kelvin lamenta nunca ter conhecido o ídolo de infância e gostaria de um dia jogar com ou contra Robinho. Porém, nesta temporada será praticamente impossível os dois se cruzarem, já que o jogador do Porto nem sequer foi inscrito pelo clube luso na Liga dos Campeões, torneio em que o Milan ainda pode enfrentar o seu time caso ambos passem da fase de grupos.
Atualmente, o brasileiro treina todos os dias com os companheiros no time principal. Quando não é relacionado, defende a equipe B na segunda divisão portuguesa. Para o meia-atacante, são fins de semana para esquecer.
Na segunda divisão, há mais porrada, o estilo de jogo é diferente, com mais lançamentos. No time principal, jogamos com a bola mais no chão. Não é que eu me sinta desmotivado para jogar, mas é diferente, e talvez eu não me inclua nessa diferença
Kelvin
- É muito diferente. Na segunda divisão, há mais porrada, o estilo de jogo é diferente, com mais lançamentos. No time principal, jogamos com a bola mais no chão. Não é que eu me sinta desmotivado para jogar, mas é diferente, e talvez eu não me inclua nessa diferença. Até porque eu treino com a equipe A diariamente. Quando vou jogar pelo time B, eu não me encaixo no jogo deles - lamentou.
As dificuldades que está sentindo no time B levaram Kelvin a desabafar com o treinador Paulo Fonseca, que tem preferido apostar em outros meias, como Josué, Varela ou Quintero. O curitibano diz ter entendido a mensagem do técnico e escutou conselhos de alguns companheiros. Até de Hulk, com quem mantém uma grande amizade.
- Conversei com a minha equipe técnica, eles sabem que estou treinando bem. Eles me pediram para continuar a lutar. Todos os meus companheiros me dão muita força, o Hulk também conversa comigo e me diz para ter paciência. O treinador também me explicou que vou ter de passar por isso, mas ele sabe que eu quero jogar. Já disse que conte comigo, porque eu quero ajudar.
Em vários momentos da entrevista, Kelvin repetiu que o gol histórico que fez no Benfica faz parte do passado, mas o brasileiro ainda se emociona ao reviver o momento. E é nesse pensamento que busca forças para superar as dificuldades.
- O momento do gol não faz parte do presente. Não podemos viver do passado. Mas eu nunca vou esquecer, e isso me ajuda e me dá confiança, porque eu nunca vou desistir dos meus sonhos - disse.

in "globoesport.br"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DESTE FIM-DE-SEMANA


Para além dos Sub19, Sub17 e Sub15, conheça aqui os resultados deste fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto.

Sábado, 19 de Outubro
Campeonato Distrital de Juniores D, 1.ª Divisão
SC Coimbrões-FC Porto, 3-3
Marcadores: Bernardo (21m), Fábio Silva (38m) e Tiago Ribeiro (46m)

Campeonato Distrital de Juniores D – Sub12 (Série 2)
FC Porto-Boavista, 2-1
Marcador: Diogo Abreu (13m e 45m)

Domingo, 20 de Outubro
Campeonato Nacional de Juniores C, Série B
Boavista-Dragon Force FC, 0-1
Marcador: André Silva (70m)

Campeonato Nacional de Juniores B, I Fase, Série B
Padroense-Boavista, 2-1
Marcadores: João Tavares (47m) e Madi Queta (52m)


in "fcp.pt"

"SENTIMOS A OBRIGAÇÃO DE VENCER"


Lucho González reserva elogios para o Zenit, o próximo adversário do FC Porto no grupo G da UEFA Champions League, mas dá voz ao estado de alma do tricampeão nacional. O camisola 3 garante que a equipa está preparada e não coloca outro cenário que não a conquista dos três pontos.

"O Zenit é uma grande equipa, que luta pelo título na Rússia e que disputa a UEFA Champions League. Tem jogadores de grande nível que, a qualquer momento, podem desequilibrar. Estamos preocupados connosco e em fazer bem o nosso trabalho. Jogamos em casa e sentimos a obrigação de vencer. Não nos passa pela cabeça outro resultado que não a vitória", sublinhou "El Comandante", muito elogioso em relação ao plantel no qual é um dos capitães.

"Temos um grupo consciente e maduro, apesar da sua juventude. Sabemos reconhecer as coisas e custou-nos perder com o Atlético de Madrid, sobretudo pela forma como aconteceu. Cometemos dois erros que nos custaram caro e é assim que se aprende. Numa competição com a UEFA Champions League ainda mais", considera o médio internacional argentino.

Sobre o reencontro com Hulk, que vai defrontar o FC Porto pela primeira vez desde que deixou o clube, Lucho González garante que será especial. Mas a amizade que os une ficará fora das quatro linhas durante 90 minutos. "Será especial defrontar o Hulk, uma pessoa com quem tenho uma grande relação de amizade. Será bem recebido pois deu muito a este clube. Amanhã será adversário e queremos vencer, pois é um jogo muito importante para nós".

O jogo entre FC Porto e Zenit, referente à 3.ª jornada do grupo G, disputa-se esta terça-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão.


in "fcp.pt^"

TIAGO ROCHA NO SETE IDEAL DA EHF CHAMPIONS LEAGUE


Tiago Rocha, pivot do FC Porto Vitalis, foi escolhido para o “7 ideal” da 4.ª jornada da EHF Champions League. Autor de seis golos, o internacional português foi o melhor marcador dos Dragões no triunfo sobre o Dunkerque (22-21), o primeiro de sempre na fase de grupos desta competição.

O camisola 17 dos azuis e brancos integra a equipa da semana juntamente com o guarda-redes Mirko Alilovic (MKB-MVM Veszprém), Ivan Nincevic (HC Dinamo Minsk), Rafael da Costa Capote (Naturhouse La Rioja), Stas Skube (RK Gorenje Velenje), Kiril Lazarov (FC Barcelona) e Ivan Cupic (Vive Targi Kielce).


in "fcp.pt"

Capucho: "Só não gostei do resultado"

Treinador dos Sub 19 do FC Porto lamentou o empate e deixou um aviso aos jogadores


Um golo de Kubyshkin, obtido no último lance do jogo, vergou o FC Porto a um empate (2-2) na terceira jornada da fase de grupos da Youth League. Apesar de tudo, Nuno Capucho considera que a equipa até fez uma boa exibição.

"O que vou dizer aos jogadores é que também já ganhámos muitos vezes no último minuto. O que aconteceu é futebol. Nós fizemos uma boa primeira parte, criámos oportunidades de golo, na segunda também, mas o Zenit é uma boa equipa e acabou por empatar. Só não estou satisfeito com o resultado", reconheceu.

Seja como for, o treinador dos Sub 19 dos dragões deixou um aviso em jeito de conselho aos jogadores. "Eles têm de perceber que, na Champions, se não matarmos o jogo, corremos o risco de sofrermos o empate, porque há mais boas equipas. No futebol, enquanto o árbitro não apitar, podemos sofrer ou marcar", vincou.

O FC Porto ocupa o segundo lugar do grupo, mas, por enquanto, Capucho não aponta a qualificação para a fase seguinte como uma meta. "O nosso objetivo é ganhar, aprender e melhorar. A prova é nova e é boa para a evolução deles, permitindo-lhes jogar duas vezes por semana. No próximo jogo vamos querer ganhar, porque nesta casa só sabemos viver com as vitórias", concluiu.


in "ojogo.pt"

PAULO FONSECA E O JOGO COM O ZENIT "A matemática é mais importante"

A Liga dos Campeões é curta demais para que se possa privilegiar o bom futebol em detrimento dos resultados. Para o Zenit não há stress, mas sim "ambição." Isto embora muitos ainda estejam a aprender a jogar sempre para ganhar...


Pressão

"Stress é uma palavra muito forte. Chamo-lhe antes ambição. Quem representa um clube como o FC Porto, sabe que se joga sempre para vencer. Não é nenhum recado interno. Temos muitos jogadores que chegaram agora ao clube, vêm de realidades e exigências diferentes e também eles estão num processo de aprendizagem e a perceber o que é jogar sempre para vencer."

Jogar melhor

"No futebol a matemática é sempre mais importante. Mas sinto grande confiança, sinto a equipa a evoluir a todos os níveis"

Jogo com Atlético de Madrid

"Retirámos para nós as conclusões desse jogo. Não será muito difícil imaginar quais. Aprendemos em todos os jogos, evoluímos em função do que fazemos. Tirámos ensinamentos que nos serão proveitosos no futuro"

Duas semanas sem os internacionais

"Ao contrário do que as ausências indicam, foram duas semanas bastante proveitosas. Tivemos connosco a defesa e meio-campo do último jogo e penso que se registou uma significativa evolução. Sinto-me muito mais confiante depois destas duas semanas de trabalho.


DANILO

"Fiquei contente com as derrotas do Benfica"


Danilo diz que quer ficar pelo menos mais dois anos no FC Porto e fala ainda das derrotas do Benfica na época passada...


Danilo assume que, como adversário, ficou satisfeito com as derrotas do Benfica no final da temporada passada. Em entrevista ao "Globo Esporte", o brasileiro afirmou ainda que pretende ficar pelo menos mais duas épocas no FC Porto.

"Vou entrar no meu segundo ano no FC Porto, terceira temporada, mas ainda tenho 22 anos e estou feliz aqui. Ainda posso ganhar mais uns dois campeonatos pelo FC Porto, fazer história, para depois, sim, pensar em sair. Para já, não é a minha preocupação", disse o lateral-direito.

"Derrota do Benfica na final da Liga Europa? Como adversário, fiquei contente sim. É uma coisa de rival, e nós torcemos a favor do Chelsea. Foi uma desconcentração grande da defesa do Benfica nos minutos finais, que com o FC Porto dificilmente aconteceria, até pela raça das pessoas daqui e da cobrança que temos", acrescentou.



in "ojogo.pt"

Jackson volta a ser associado ao Dortmund

Imprensa espanhola afirma que o colombiano é o preferido dos responsáveis do clube alemão para substituir Lewansdowski
Jackson Martinez voltou a ser associado ao Borussia Dortmund. Depois dos rumores no último defeso, o colombiano volta a ser associado ao vice campeão europeu.

Com a saída mais do certa do avançado polaco Lewandowski, o Dortmund procura já um substituto. De acordo com o portal "Fichajes.com", o colombiano do FC Porto surge em primeiro na lista dos responsáveis alemães.

O portal afirma ainda que o preço de Jackson rondaria os 30 milhões de euros, longe dos 40 milhões da cláusula de rescisão. 

in "ojogo.pt"

ANTERO HENRIQUE "Insucesso do Benfica está a ser maquilhado"

Entrevista exclusiva a O JOGO do diretor geral da SAD e vice-presidente do FC Porto em que garante que a sucessão de Pinto da Costa só interessa aos adversários.
Frases em destaque na entrevista, de cinco páginas, disponível na versão e-paper, jornal do dia e impressa:

"Não vamos deixar de ter a melhor equipa para ter a melhor formação"

"Somos especialistas a desenvolver talento"

"É falso que roubemos jogadores: somos é mais rápidos"

"Insucesso do Benfica, desportivo e financeiro, está a ser maquilhado"

"O museu é o coração da máquina"

in "ojogo.pt"

"Espero que o Porto ganhe ao Sporting". Assinado: Moutinho

Médio formado nas escolas dos leões e que se notabilizou ao serviço dos dragões projecta clássico do próximo domingo.


João Moutinho espera que o FC Porto consiga vencer os dois próximos jogos que tem em agenda. 

Ou seja, o médio do Mónaco, que se transferiu para os franceses esta época, após três épocas de sucesso de dragão ao peito, está desejoso de assistir aos triunfos dos azuis e brancos diante de Zenit São Petersburgo e Sporting.

O internacional português, formado nas escolas dos leões, não esconde a ligação emocional que sente com os tricampeões nacionais e confessa esperar "um grande jogo" no clássico que está agendado para domingo.

"Espero um grande jogo e espero que o FC Porto ganhe. Estão os dois clubes bem mas espero que o FC Porto saia vitorioso", afirmou Moutinho, esta segunda-feira, à margem da visita a uma escola, no Porto.

Quanto à recepção dos portistas ao Zenit São Petersburgo, no qual alinha Hulk, seu antigo companheiro de equipa.

"Espero que o FC Porto consiga ganhar. Quanto ao Hulk, espero que ele se sinta bem e jogue. Mas quero que o FC Porto saia vencedor", atirou o centrocampista, mostrando-se parco nas considerações prestadas aos jornalistas.


in "rr.pt"

Hulk não festeja diante do FC Porto


"Incrível" pretende vencer no Dragão, ao serviço do FC Porto mas não esquece a importância dos azuis e brancos na evolução meteórica da sua carreira.


Hulk separa as águas e assegura que não entrará no estádio do Dragão, para o FC Porto-Zenit, pressionado seja de que forma for pelo historial de sucesso que o une aos azuis e brancos.

Agora do lado contrário às cores que defendeu durante várias épocas, o "Incrível" não esquece as raízes que criou, na Invicta, nem o salto para a ribalta que o FC Porto lhe proporcionou. Por isso, assegura que, se marcar amanhã aos dragões, não irá festejar. Certo é que, acima de tudo, o internacional brasileiro é um "profissional".

"Vou dar o meu melhor. Mas se fizer um golo não vou festejar pelo respeito e carinho que tenho para com o FC Porto e os adeptos. Pressão? Não. Tenho um grande orgulho por fazer parte da história do FC Porto, mas isso em nada me vai influenciar. Somos profissionais", afirmou o avançado do Zenit, em entrevista à TVI.

Deixando elogios à forma como o FC Porto de Paulo Fonseca se está a exibir nos primeiros meses da temporada - "é muito e lidera o campeonato português, como nos últimos anos - Hulk pretende sair de Portugal com os três pontos.

"Vamos entrar em campo com respeito mas em busca do melhor para o Zenit", sublinhou o "canarinho".

O FC Porto-Zenit São Petersburgo, a contar para a terceira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, realiza-se, esta terça-feira, no Dragão, com arbitragem do italiano Paolo Tagliavento. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


in "rr.pt"