terça-feira, 22 de outubro de 2013

Zénite da afirmação

GRANDE CONCENTRAÇÃO É ASPETO FUNDAMENTAL

O FC Porto tem hoje um jogo determinante para a sua afirmação, esta época, na Liga dos Campeões. Paulo Fonseca tem todos os seus jogadores disponíveis para este duro combate com o Zenit, o que é uma ótima notícia, exceção feita a Izmailov que, hoje em dia, pouco ou nada conta.

Colocando os pratos na balança, facilmente se chega à conclusão de que, para o campeão português, uma vitória seria um passo decidido rumo à fase seguinte, pois deixaria desde logo para trás o seu adversário direto, que, nesse caso, ficaria a 5 pontos, o que é muito neste tipo de competição tão curta; se, pelo contrário, o vice-campeão russo somar os três pontos, então igualará pontualmente o seu adversário de hoje, tendo ainda a vantagem de o vir a receber, no seu estádio. O empate será mais gravoso para o FC Porto do que para o Zenit, pois a desvantagem de dois pontos com que os russos ficariam poderá ser emendada em breve.

Para que todas estas as contas percam valor, o que se exige ao tricampeão nacional é que adote uma posição ganhadora. Os jogadores devem pensar apenas na vitória e sobretudo em obtê-la jogando melhor do que os russos. Para que esse objetivo seja conseguido, torna-se indispensável que a equipa atue durante os 90 minutos com grande concentração, o que não aconteceu, por exemplo, com o Atlético Madrid. Mais, quando os jogadores do FC Porto não tiverem a bola devem pressionar o tempo todo e em todo o campo. O que pressupõe mentalização e preparação específicas, que não se tem visto – aliás o que se tem verificado é que a equipa não aguenta mais de uma hora com um ritmo alto e intenso. Pode ser que esta paragem competitiva tenha servido para que alguns jogadores tenham reforçado os seus índices físicos.

À partida, nem tudo tem corrido de feição, é certo, para o lado do dragão, mas também se sabe que, nestes jogos de alta pressão, os seus jogadores conseguem ter uma resposta à altura e na proporção dos grandes acontecimentos. Desta vez, é o Zenit, uma equipa que soma soluções, sobretudo no meio-campo e ataque, dirigida por um treinador esperto e formada por jogadores de alto nível, que, por esta altura, ainda não conseguiram ter a regularidade esperada, estando um pouco à imagem do FC Porto, quer dizer, capaz de exibições com altos e baixos.

MUITO PROVÁVEL

» O FC Porto assumirá a iniciativa do jogo e saberá pressionar o adversário, pois sabe que uma vitória o colocará praticamente nos oitavos-de-final

» Um jogo com golos pois as duas equipas privilegiam o futebol de ataque; a qualidade ofensiva é altíssima e dos dois lados

POUCO PROVÁVEL

» O campeão português ser surpreendido pela falta de concentração, como a que se verificou com o At. Madrid

» O profissionalismo de Hulk não o condicionará e assim sendo as suas emoções não vão entrar em campo

in "record.,pt"

Sem comentários: