sábado, 23 de julho de 2011

Alex Sandro: «É a realização de um sonho»

Lateral esquerdo já fala como reforço do F.C. Porto, que por ele pagou 9,6 milhões de euros.


Ainda que esteja integrado na selecção brasileira de sub-20, a preparar o Mundial da categoria, Alex Sandro já fala como jogador do F.C. Porto. Poucas horas depois de ter sido oficializada a transferência, que custou 9,6 milhões de euros aos «dragões», o lateral esquerdo assumiu a felicidade que sente.

«Estou muito feliz por ter assinado com o Porto. Esta é uma nova fase da minha carreira e sempre sonhei em jogar na Europa. É um clube com muita tradição, com mais de cem anos de vida. Tem uma excelente estrutura, um estádio sensacional e, pelo que tenho recebido de mensagens, uma torcida especial. É a realização de um sonho», disse o jovem defesa, citado pela «Globoesportes».

Ainda que a transferência tenha sido feita através do Deportivo Maldonado, clube uruguaio que pertence a um grupo de empresários que tinha comprado o passe de Alex Sandro, o jogador deixa uma palavra de agradecimento ao Santos, clube que o revelou: «Tem lugar reservado no meu coração. Tudo o que aconteceu de melhor na minha carreira foi no Santos. O clube é maravilhoso, as pessoas são especiais, é uma família. Sinto muito em ter de deixar o clube, mas neste momento tive de optar pela minha carreira. Vou torcer de longe, enviar energias positivas para meus amigos e para o clube.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Iturbe e Larissa garantem ser apenas bons amigos

Iturbe, o internacional sub-20 argentino que o FC Porto contratou, ainda vai demorar algumas semanas a chegar à Europa, mas é inegável que já se tornou um fenómeno de popularidade no continente sul-americano. No Paraguai, que divide com a Argentina a sua cidadania e que com este país vizinho disputou (e perdeu) o direito a utilizar o "mini-Messi" na selecção nacional, Iturbe tornou-se desde ontem um caso realmente sério - uma troca de mensagens através do Twitter com a conhecida modelo Larissa Riquelme bastou para deixá-lo na antecâmara do "jet set" local. De qualquer forma, basta para fazer dele algo mais do que uma mera estrela do futebol.

A ligação entre os dois explica-se pelo amor da modelo, que deu nas vistas no Mundial da África do Sul - onde a sua indumentária desmentia as baixas temperaturas que se chegaram a fazer sentir! -, ao Cerro Porteño, clube paraguaio onde despontou o jogador do FC Porto. Na noite de quinta-feira deu para perceber a existência de uma ligação entre ambos. Os acontecimentos foram reais, não obstante se tenham passado no mundo virtual das redes sociais da internet, onde Iturbe perguntou a Larissa com quem tinha ela tinha discutido, ao que esta respondeu: "Com uma qualquer. Começou a meter-se onde não era chamada. Disse-lhe para se calar, que não tinha a ver com o assunto."

O tom elogioso que Iturbe usou seguidamente foi correspondido por Larissa. "Que má onda. É porque és o ídolo de toda a gente. A inveja é muito grande. Há muita maldade por aí", escreveu ele. "O ídolo és tu!", retorquiu ela.

A conversa acabou por envolver um amigo dos dois, ao qual ambos esclareceram serem apenas amigos. "Ela é só minha amiga, nada mais", disse Iturbe. "Não penses coisas erradas. Além do mais, não teríamos motivo para esconder coisa alguma", acrescentou Larissa.

in "ojogo.pt"

VÍTOR PEREIRA EM ENTREVISTA À RENOVADA REVISTA DRAGÕES

Vítor Pereira é a capa e o entrevistado da renovada revista Dragões, que chega às bancas na segunda-feira, mantendo-se o preço de três euros. Antes, já no domingo, estará à venda no Estádio, no jogo de apresentação com o Peñarol, através de ardinas distribuídos pelos diferentes sectores do Estádio, ao preço especial de dois euros.

A revista Dragões surge agora com uma nova imagem gráfica e com uma nova abordagem aos assuntos do FC Porto. Nesta edição, além da grande entrevista de Vítor Pereira, ficará a conhecer qual vai ser a nova decoração do autocarro do FC Porto, qual foi o golo da vida do bi-bota Fernando Gomes, entre outras rubricas novas. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa continuará, naturalmente, a assinar a sua própria página.

Em antecipação da entrevista do nosso treinador, deixamos três respostas de Vítor Pereira à Dragões.

Quais são os objectivos do FC Porto para a nova temporada?
O objectivo fundamental será o campeonato nacional. É esse o nosso ponto de partida, é esse o nosso grande objectivo da época, como é todos os anos. Vencer o campeonato nacional é garantia de uma época de sucesso. Depois disso, o FC Porto partirá sempre com o objectivo de vitória em todas as provas, de acordo com a cultura do clube. Vamos tentar ganhar, ir o mais longe possível, com um futebol de qualidade, com um futebol consistente e é para isso que nos estamos a preparar.

E qual é o futebol do treinador Vítor Pereira? Que FC Porto vamos ver esta época?
O futebol que me inspira, que me motiva, que eu vejo com prazer é um futebol dominador, um futebol em que a posse é a característica fundamental, uma posse virada para o meio-campo do adversário, mas uma posse com critério, à procura do espaço certo, do momento certo. Gosto de uma equipa que controle o adversário, os ritmos e os momentos do jogo, mas que seja também consistente nos momentos defensivos, nas transições, tanto para o ataque, como para a defesa. Gosto de ter equipas equilibradas, equipas que sejam o melhor ataque, mas que sejam a melhor defesa também. Quero uma equipa que defenda em função do que ataque. Primeiro penso na forma de atacar, na forma como quero como a minha equipa ataque, para depois perceber a forma de defender, para sustentar a forma de atacar e não o contrário. Gosto que a minha equipa tenha bola, que assuma o jogo, em casa ou fora, ao fim ao cabo é uma cultura FC Porto. Fiz a minha formação neste clube e quem treina o FC Porto treina para ganhar, treina comportamentos ofensivos e os comportamentos defensivos das nossas equipas são em função da forma como atacamos e da forma como queremos dominar o adversário. É esta a minha cultura, associada ao gosto pelo espectáculo.

A Liga dos Campeões é a competição mais exigente do mundo inteiro. A equipa vai estar ao nível desse desafio?
Para jogar a Liga dos Campeões é preciso muita maturidade como equipa, é preciso refinar alguns aspectos, fazer evoluir a equipa em alguns aspectos. Torná-la mais consistente, mais madura ainda. Aproveitar o que se fez no ano passado e fazê-la evoluir dentro da mesma lógica de funcionamento ainda para patamares mais altos. É possível melhorar defensivamente, é possível melhorar ofensivamente, porque para jogar a Liga dos Campeões, contra equipas com orçamentos enormes, muito mais experientes, é preciso não cometer erros. Acredito que este FC Porto pode ter um papel importante nesta Liga dos Campeões, mas para isso temos de melhorar e ser mais consistentes. É possível fazer uma boa Liga dos Campeões.



in "fcp.pt"

Danilo: "É um grande clube que está acostumado a ganhar títulos"

Tal como O JOGO avançou, Danilo assinou contrato de cinco temporadas com o FC Porto. O acordo foi selado na madrugada de quinta para sexta-feira e ontem o jogador já falava à FC Porto. Através da sua página no Twitter, o lateral/médio confessou estar entusiasmado com a nova aventura e confirmou que só concluirá a mudança para a Invicta em Janeiro, depois de ajudar o Santos a lutar pelo Brasileirão e pelo Mundial de Clubes. "Como eu disse que falaria hoje [ontem], confirmou-se a minha transferência para o FC Porto, de Portugal. Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida, que se inicia em Janeiro, pois é um grande clube acostumado a ganhar títulos também".

Até lá, Danilo tem três grandes objectivos a cumprir: levar a selecção de sub-20 do Brasil à vitória no Mundial da categoria - entre 29 de Julho e 20 de Agosto - e ajudar o Santos a conquistar o Brasileirão - ocupa actualmente o 14º posto - e o Mundial de clubes, que vai disputar em Dezembro no Japão e onde se poderá cruzar com o Barcelona. "Enquanto isso, continuarei dando o sangue pelo Santos e quero junto com meus companheiros ser campeão brasileiro e do Mundial de clubes, em Dezembro", escreveu o mais recente reforço do FC Porto, logo aplaudido pela namorada, Clarice: "Mais uma vez, parabéns."

Depois de ter chegado a acordo com o Santos, a quem vai pagar 13 milhões de euros, ultrapassando dessa forma o Benfica sobre a linha da meta, o FC Porto negociou com o internacional sub-20 do Brasil a duração do contrato e respectiva remuneração mensal. O casamento foi celebrado sem dificuldades e ligará Danilo ao FC Porto por cinco temporadas. Como o jogador vai manter-se no Brasil até ao final do ano foi incluída uma cláusula que salvaguarda os direitos dos azuis e brancos no caso de uma eventual lesão.
Danilo tornou-se na mais cara aquisição do actual defeso nacional e a segunda maior de sempre do futebol português, depois de Hulk, em quem o FC Porto investiu 19 milhões: 5,5 para comprar 50 por cento dos direitos económicos em 2008 e, mais recentemente, em Maio, mais 13,5 milhões de euros para adquirir outros 40 por cento do Incrível.

Cláusulas do plantel quase pagam Ronaldo

Danilo é o último excêntrico. A sua cláusula situa-se nos 50 milhões de euros e à sua frente só estão Hulk (100) e Iturbe (60). Somando todas as cláusulas de rescisão dos activos portistas (e já agora a de Vítor Pereira, 18), chegamos a uma verba que ronda os 800 milhões de euros, ainda assim aquém daquilo que o Real Madrid estipula para a saída de um único jogador: Cristiano Ronaldo, avaliado por Florentino Pérez em mil milhões! É claro que a grande maioria destes números serve de referência meramente simbólica. Por exemplo, os 30 milhões de Sérgio Oliveira ainda parecem uma exorbitância. Na prática, é dinheiro virtual que não entrará nos cofres.

in "ojogo.pt"

Fucile arranca à esquerda

Álvaro Pereira ainda deverá estar de férias, Alex Sandro só chega no final de Agosto, Rafa está e estará a recuperar de lesão e Addy não entra nas contas do treinador. Quatro laterais-esquerdos de raiz que Vítor Pereira não terá à disposição para disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, com o Guimarães. Sendo assim, avança para o onze Fucile, que conhece bem a posição, embora na época passada só tenha trocado de lado em seis jogos. Curiosamente, o FC Porto acabou por vencê-los todos...
Na equipa que Vítor Pereira deverá apresentar a 7 de Agosto só haverá espaço para um dos reforços: Kléber. O brasileiro deve aproveitar o facto de Falcao voltar apenas no início do mês para lhe ganhar o lugar nesse encontro. O mesmo se aplica a Rúben Micael. O madeirense tem sido usado ao lado de João Moutinho, beneficiando do atraso na preparação de Belluschi e da ausência de Guarín. O resto são as caras habituais e que levaram o FC Porto ao sucesso absoluta na época passada.
Fucile arrancou a pré-temporada mais tarde - chegou a Marienfeld no dia 14 - mas não se tem notado qualquer atraso em relação aos companheiros. O lateral esteve a preparar a Copa América com a selecção do Uruguai, mas acabou por ficar de fora da lista final, aparentemente por ainda não estar totalmente recuperado de uma lesão no ombro.
Recorde-se que Fucile fracturou a clavícula esquerda no relvado sintético onde foi disputada a partida com o Spartak de Moscovo, da Liga Europa. As exibições do defesa nesta pré-época indicam que o problema está ultrapassado e logo na estreia, com o Borússia de Moenchengladbach, deu sinais de estar empenhado em realizar uma boa campanha de dragão ao peito.

Quem marca pontos

Kléber

Cinco jogos, seis golos. É este o registo de Kléber na pré-temporada. Mas mais do que os números, as exibições do brasileiro ajudam a explicar a insistência do FC Porto para o contratar. Com Falcao a regressar - se regressar - apenas na semana que antecede a Supertaça, é provável que o ex-Marítimo tenha conquistado por direito próprio um lugar no onze. Pelo menos até à data, os portistas não têm suspirado por El Tigre

Rúben Micael

Confiante e bem fisicamente, o madeirense tem estado em destaque na preparação da nova época, claramente apostado em inverter a sorte da época passada. Desta vez é ele que pretende aproveitar a lesão de Belluschi e a ausência de Guarín para ganhar pontos na luta pela titularidade. Ao lado de João Moutinho, acrescenta qualidade na circulação de bola num meio-campo que deverá ser completado com o trinco habitual, Fernando

Fernando, Walter e Beto pararam

Três golos, três lesões. O jogo com o Rio Ave deixou mazelas nos jogadores do FC Porto, deixando Vítor Pereira com menos matéria prima, no início da quarta semana da pré-temporada. Fernando sofreu uma entorse ligeira no tornozelo esquerdo; Walter uma contusão no pé esquerdo e Beto queixou-se de uma lombalgia. Este trio juntou-se a Rafa, o cliente mais antigo do departamento médico azul e branco.
Não se trata de problemas graves, em todo o caso é possível que Fernando e Walter não estejam nas melhores condições para defrontar o Peñarol, no jogo de apresentação do plantel 2011/12 aos associados.
A pouco mais de duas semanas da Supertaça Cândido de Oliveira, a preparação dos campeões nacionais entrou em ritmo de cruzeiro, apenas com uma sessão diária. A de ontem começou com recuperação activa. Os jogadores que fizeram 60 minutos ficaram entregues a Filipe Almeida e os restantes a Rui Quinta. Pelo que se percebeu, Vítor Pereira insistiu em movimentos ofensivos com finalização, mas nessa altura já as portas do Olival se tinham fechado aos jornalistas.
Os jovens Christian e David continuam a trabalhar com a equipa, assim como Kelvin, que também deve ser emprestado a um emblema da Liga Zon Sagres.

in "ojofo.pt"

José Guilherme convidado para regressar à formação

José Guilherme está de regresso aos escalões de formação do FC Porto, onde conquistou quatro títulos nacionais antes de ser convidado para a estrutura técnica da Selecção de Carlos Queiroz. O treinador, que na época passada se estreou na Liga ao assumir o comando da Académica, vai agora voltar aos dragões pela via do Padroense, clube de Matosinhos que acolhe o escalão sub-16 da formação portista. José Guilherme, de 46 anos, chegou a ser apontado como candidato a acompanhar Villas-Boas para o Chelsea, mas o convite acabou por não surgir e o FC Porto pediu-lhe que retomasse a ligação ao clube, aliciando-o com um projecto que pode ganhar maior visibilidade já na próxima época. José Guilherme não é a única novidade na estrutura da formação dos dragões, sendo de acrescentar que o novo coordenador das escolinhas do clube é Carlos Campos, jovem técnico que foi adjunto de Pedro Caixinha na U. Leiria e que recentemente se desvinculou para aceitar a proposta do seu clube do coração.


in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Tomás Costa três anos no Cólon

Médio desvinculou-se dos azuis e brancos e começou esta sexta-feira a trabalhar no clube argentino


Tomás Costa apresentou-se esta sexta-feira no Cólon de Santa Fé. O médio desvinculou-se em definitivo do F.C. Porto e assinou por três temporadas com o clube argentino. Tomás Costa já participou na sessão de trabalho do novo clube, devendo ser apresentado oficialmente nas próximas horas.

Tomás Costa encerrou assim a aventura no Dragão, que começou em 2008. Contratado por cerca de três milhões de euros, o médio jogou durante duas épocas de azul e branco, mas nunca foi titular absoluto. Em Setembro de 2010 foi emprestado ao Cluj e em Janeiro seguinte ao Universidad Católica, do Chile.

in "maisfutebol.iol.pt"

Danilo na elite milionária

TERCEIRA MAIOR CLÁUSULA DE RESCISÃO DO PLANTEL


A cláusula de rescisão de 50 milhões de euros que já prende Danilo ao FC Porto, tal como Record avançou na sua edição de ontem, coloca de imediato o mais recente reforço azul e branco num pódio muito especial. Quando chegar ao Dragão em janeiro do próximo ano, Danilo carregará sobre os seus ombros o peso da 3.ª maior cláusula de rescisão do plantel, apenas superada pelos 100 milhões de euros aos quais Hulk está vinculado e os 60 milhões que, tal como adiantámos em tempo oportuno, constam no contrato de Iturbe.
Aliada aos cinco anos de contrato que a SAD portista ofereceu a Danilo, esta multa rescisória comprova a grande confiança que os dragões depositam no seu potencial. Quando os 13 milhões de euros que vão ser pagos pelo jogador poderiam parecer exagerados para um jovem de 20 anos, Pinto da Costa desfez todas as suspeitas e já colocou Danilo, pelo menos neste parâmetro, ao nível dos maiores do Mundo.
in "record.pt"

Dragão já no fuso competitivo

Jogo com Peñarol é ponto de partida para selecção de valores. Portistas com cinco jogos nos próximos cinco domingos. Lyon fecha mês e está já na antecâmara da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Vitória de Guimarães.

O jogo de amanhã, com o Peñarol, equipa uruguaia que apadrinha a apresentação oficial do FC Porto para a temporada de 2011/12, é já para Vítor Pereira o pontapé de saída para a nova temporada. Isto porque a partir deste domingo os dragões abrem o jogo aos seus adeptos e começam a tarefa habitual, mas sempre árdua, de manterem ou até reforçarem a sua imagem ganhadora. Também de apresentarem resultados imediatos.

Mesmo tratando-se de um desafio particular, a margem de erro já é curta, porque segue-se uma prova de fogo a seguir, com o Lyon. Encontro marcado para o dia 31, em Genebra, na Suíça, e que pelo seu mediatismo e dimensão do adversário francês apresenta razões suficientes para ser levado muito a sério. Tanto mais que é o último grande teste do azuis e brancos para o primeiro troféu oficial da temporada, a Supertaça Cândido de Oliveira, com o V. Guimarães, agendada para 7 de Agosto.

O que quer dizer que o FC Porto começa amanhã as provas de qualificação (Peñarol e Lyon) e entra já num ciclo de jogos regulares, com os próximos cinco domingos a serem preenchidos com outros tantos desafios, como se pode verificar no calendário que publicamos nesta página. A seguir, para quebrar a... monotonia e até adquirir o hábito de jogar a meio da semana na Champions, o duelo de gigantes na Supertaça Europeia, com o Barcelona, no Mónaco, a 26 de Agosto. 


in "abola.pt"

Alex Sandro no Dragão por 9,6 milhões

O FC Porto confirmou à Comissão do Mercado dos Valores Imobiliários a contratação de Alex Sandro. 

Os dragões desembolsaram 9,6 milhões de euros para garantir a totalidade dos direitos económicos do jogador que actua no Santos.

O jovem brasileiro assinou um contrato válido por cinco temporadas e ficou com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Leia o comunicado enviado pelo FC Porto à CMVM:

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um acordo com o Deportivo Maldonado SAD, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Alex Sandro Lobo Silva.

Este negócio foi concretizado pelo montante de 9.600.000 euros (Nove milhões e seiscentos mil euros) sendo que a FC Porto SAD garante 100 por cento dos direitos económicos do jogador.

A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50.000.000 € (Cinquenta milhões de euros).


in "abola.pt"

«Falcao está num nível muito acima do meu» - Kléber

Na ausência de Falcao, Kléber está a evidenciar-se como melhor marcador do FC Porto nesta pré-temporada. Agradece os elogios mas descarta comparações com o colombiano, com quem tem muito a aprender para evoluir na carreira. 

«O Falcao está num nível muito acima do meu. Seria muito bom que ele ficasse porque é um jogador muito importante para a equipa. Quero apreender com ele, pois é um jogador excepcional e seria muito importante para a minha carreira», disse Kléber durante mais uma iniciativa da Dragon Force.

«Jogando ou não, o meu objectivo é ajudar o FC Porto a ser campeão. Se conseguir títulos individuais, melhor, mas primeiro vêm os títulos colectivos», prosseguiu o brasileiro, garantindo que se está a adaptar da melhor forma ao novo clube: «Sinto que já faço parte do grupo, estou a soltar-me mais mas tenho que melhorar ainda e entrar nos padrões do FC Porto para ter oportunidades e poder dar alegrias a todos os que acreditaram em mim.»

Kléber falou ainda dos objectivos dos azuis-e-brancos para a participação na Liga dos Campeões esta temporada: «O FC Porto é um dos maiores clubes da Europa e vamos lutar para estar entre os primeiros. Com este plantel, temos a obrigação de chegar longe.»


in "abola.pt"

Danilo muito feliz com a transferência para o Dragão

Danilo falou hoje pela primeira vez sobre a transferência para o FC Porto. O brasileiro mostrou-se muito feliz e confirmou que vai continuar no Santos até Dezembro. 

«Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida que se inicia em Janeiro, pois o FC Porto é um grande clube, habituado a ganhar títulos também. Mas enquanto isso continuarei a dar o sangue pelo Santos e quero, junto com os meus companheiros, ser campeão brasileiro e do Mundial de Clubes em Dezembro», escreveu o jogador na rede social Twitter.

O jogador, que completou recentemente 20 anos, custa ao FC Porto 13 milhões de euros. Faltará ainda cumprir testes médicos e formalizar a assinatura do contrato, em princípio válido por cinco épocas.


in "abola.pt"