sexta-feira, 1 de abril de 2011

Liga: Guarín eleito melhor jogador do mês de Março

O médio do F.C. Porto, Freddy Guarín, foi eleito o Melhor Jogador do Mês de Março pela Liga de clubes. É a primeira vez que o colombiano é distinguido com este troféu, que vem premiar o bom momento de forma recente.

Guarín recebeu a preferência de 20% dos adeptos registados no site oficial da Liga, batendo o benfiquista Gaitán, que foi segundo com 12%. Para além dos adeptos, também os treinadores das 16 equipas do campeonato dão o seu voto. A fechar o pódio ficou Hulk, que dominou as votações no início da prova.

Na actual temporada, a terceira com a camisola dos dragões, Guarín já fez 19 jogos, tendo marcado quatro golos. 

Lista dos cinco mais votados:

Guarín (Porto): 20%
Gaitan (Benfica): 12%
Hulk (Porto): 9%
Pizzi (P. Ferreira): 8%
Alan (Braga): 5%


in "maisfutebol.iol.pt"

Yero: «Sinto uma enorme vontade de jogar no Dragão»

Avançado está emprestado à Oliveiense, líder da Honra


Yero tem objectivos bem definidos para os próximos meses. Primeiro quer ajudar a Oliveirense a subir ao primeiro escalão, depois quer regressar ao Dragão. O avançado emprestado pelo F.C. Porto já tinha ajudado o Portimonense, na temporada passada, a subir à I Liga, curiosamente com uma vitória, na última jornada, em Oliveira de Azeméis. Agora, com a Oliveirense no comando da Honra, está muito próximo de repetir o feito.

«A subida está mais perto. O mais difícil já passou e estamos no primeiro lugar. É natural que pensemos na subida. Acreditamos que vamos subir, mas ainda há muito trabalho pela frente. Agora todos nos querem ganhar», destacou o jovem avançado citado pela agência Lusa.

Um deles é o Feirense que, apenas a três pontos de distância, visita o Estádio Carlos Osório no domingo. «O Feirense é uma equipa muito boa, parecida com a nossa, mas joga com os extremos muito por dentro para criar desequilíbrios. Mas, na primeira volta, conseguimos dar a volta a isso (3-2) e acho que vamos fazer de novo», destacou Yero.

A Oliveirense é líder da Honra, uma liga onde «há pouco futebol e muita pancada», mas Yero atribui o sucesso da equipa ao treinador Pedro Miguel. «O Pedro Miguel merece estar na Liga. Eu dei um grande salto com ele. Ele consegue dar muita confiança a qualquer jogador e basta uma conversa para isso. Um jogador até pode estar no banco, mas entra para rebentar tudo. Em tom de brincadeira podemos dizer que é o Mourinho da Liga de Honra. Merece essa comparação», referiu.

Quanto aos objectivos pessoais, Yero queria «chegar aos dez golos», apesar e somar apenas quatro, «numa época de aprendizagem», para depois regressar ao Dragão. «Sempre que vejo os jogos do FC Porto fico com uma enorme vontade de lá jogar. É o melhor clube português e tem sido a minha inspiração para quando entro em campo pela Oliveirense. Sinto que pertenço àquele clube. Se na próxima época ficar cá e na Liga não será mau, mas gostava de voltar», destacou sorridente.

in "maisfutebol.iol.pt"

SEAN OGIRRI: «TEMOS OS MELHORES POSTES DO CAMPEONATO»


Depois de converter 14 triplos numa semana, Sean Ogirri agradece o aplauso e o sublinhado frequente que acompanha cada referência ao jogo exterior dos Dragões, preferindo, no entanto, redireccionar o foco das atenções para os postes da equipa, que distingue como os melhores da Liga e aos quais reconhece a geração das condições ideais para o «tiro».

Com o primeiro lugar da fase regular assegurado, o FC Porto Ferpinta leva a Ílhavo mais do que a intenção de vencer. O jogo da penúltima jornada, frente ao Illiabum, começa às 16h00 de sábado e o base norte-americano fala em nível, ritmo e progressos, a pensar nos playoffs.

Manter nível e ritmo
«Apesar de o objectivo da fase regular estar alcançado, estamos sempre motivados para vencer todos os jogos e fazermos as melhores exibições possíveis. Para sermos campeões, temos de manter o nosso nível e ritmo competitivo. Aliás, o treinador faz questão de nos passar essa mensagem e manter a intensidade dos treinos. Pensamos num jogo após o outro, mas não podemos descurar o facto de os playoffs estarem próximos e, por isso, preparamo-nos para chegar a essa fase no nosso pico de forma. Acredito que ainda podemos melhorar, não só porque temos estado privados do João Santos, mas também porque podemos aperfeiçoar aspectos do nosso jogo.»

Postes inteligentes e talentosos
«Tem-se realçado o facto de estarmos a alcançar bons índices no jogo exterior, mas eu quero destacar o nosso jogo interior, mais concretamente os nossos postes, que são provavelmente os melhores do nosso campeonato. São atletas inteligentes, talentosos, que lêem muito bem o jogo e que dão um contributo essencial para que lançadores como eu, o Marçal, o João Santos, o José Costa e o Carlos Andrade consigam lançar nas melhores condições.»

Sem obsessões estatísticas
«Antevejo uma deslocação difícil a Ílhavo. Teremos que jogar da mesma forma, queremos manter o ritmo e a intensidade de jogo e, se assim for, penso que, com maiores ou menores dificuldades, iremos alcançar mais uma vitória. Não estamos obstinados em manter as percentagens, mas sim a qualidade e mentalidade ganhadora dentro de campo. Assim sendo, estou convencido de que vamos ser bem sucedidos, quer seja por uma diferença de 30 pontos ou apenas de um.»

Vencer tudo
«Queremos vencer todos os jogos até ao final. Ainda penso na única derrota que tivemos para o campeonato [76-71, em Coimbra, frente à Académica] e que não estava nas nossas contas.»


in "fcp.pt"

FRANKLIM PAIS: «NÃO QUEREMOS CORRER RISCOS»

Sem margem para errar, o FC Porto Império Bonança continua no caminho para a conquista do inédito decacampeonato. Este sábado, às 18h00, o líder da prova desloca-se ao ringue do Limianos, onde, há três semanas, apenas eliminou os minhotos da Taça de Portugal no prolongamento. O treinador Franklim Pais e Henrique Magalhães fazem a antevisão da partida.

Franklim Pais

«Tivemos dificuldades no último jogo que realizámos frente ao Limianos [vitória por 3-2, com um ‘golo de ouro’ de Filipe Santos no prolongamento]. No entanto, são partidas diferentes: uma foi para Taça de Portugal e esta é para o campeonato nacional, que é uma prova de regularidade. Pretendemos fazer um bom jogo e garantir os três pontos. Não queremos correr riscos. Vamos encontrar uma equipa que está nos últimos lugares da classificação e que vai tentar dificultar ao máximo a nossa missão, mas vamos entrar fortes desde o início. No desafio da Taça, não conseguimos concretizar as muitas oportunidades que tivemos, com muito mérito para o guarda-redes adversário.»

«Este é um campeonato de regularidade e cada jogo representa uma final para nós, seja contra o segundo ou contra o último classificado. Respeitamos todos os adversários da mesma forma e queremos demonstrar as nossas capacidades dentro de campo. Este ano, há mais equilíbrio. Por esta altura, o FC Porto tem mais pontos do que no ano passado, o que prova que tem havido uma maior competitividade entre as primeiras três ou quatro equipas.»

Henrique Magalhães

«A pressão existe sempre em todos os jogos, pelo que temos de encarar esta partida como encaramos todas as outras. Temos consciência de que o risco será grande, uma vez que não podemos perder pontos, mas estamos habituados a lidar com essa pressão. O facto de o Limianos estar em último lugar não irá tornar o jogo mais fácil, já que eles estão obrigados a pontuar para continuar na luta pela permanência. Vamos entrar com todas as cautelas e unicamente concentrados no nosso jogo.»


in "fcp.pt"

IFFHS: F.C. Porto 4º melhor clube do mundo

Dragões ainda atrás de Inter e dos gigantes espanhóis Real e Barça


O F.C. Porto foi o melhor clube do mundo em Março, de acordo com o ranking divulgado esta sexta-feira pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS). 

Os dragões ocupam um sensacional quarto lugar da geral, depois do pleno alçançado interna e externamente.

O campeão europeu ainda em título Inter continua na frente.

Ranking anual
1. (1.) Inter (Itália), 4 292,0 
2. (2.) Barcelona (Espanha), 4 290,0 
3. (3.) Real Madrid (Espanha), 264,0 
4. (9.) F.C. Porto (Portugal), 245,0 
5. (5.) Internacional Porto Alegre (Brasil), 238,0 
6. (6.) Manchester United (Inglaterra), 237,0 
7. (4.) Bayern (Alemanha), 236,0 
8. (11.) Zenit (Rússia), 230,0 
9. (7.) Estudiantes de La Plata (Argentina), 227,0 
10. (14.) Villarreal (Espanha), 224,0
41. (66.) Sp. Braga (Portugal), 139,5 
42. (36.) Benfica (Portugal), 138,5
63. (50.) Sporting (Portugal), 148,5
167. (181.) Marítimo (Portugal), 93,0

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Proibir adereços é a segunda medida antifutebol»

Técnico portista lembra incentivo do Benfica ao boicote aos jogos fora


André Villas-Boas não quis entrar em grandes conversas sobre uma das polémicas que vem aquecendo o Clássico de domingo. O Benfica não vai autorizar a entrada de adereços ligados ao F.C. Porto no Estádio da Luz e o técnico portista encara a decisão como uma medida antifutebol. A segunda originária no clube da Luz esta época, defende. 

«Acho que isso diz respeito à questão das claques legais e ilegais, que eu percebo pouco, mas pelo menos damo-nos por felizes que as nossas duas sejam legais. Será talvez a segunda pior decisão antifutebol que o Benfica teve. A primeira foi recomendar aos seus adeptos que não fossem ver os jogos fora. Esta, na continuidade nessa, é mais uma medida antifutebol», afirmou.

Ainda no campo dos factores paralelos ao jogo em si, Villas-Boas desvalorizou o regresso de Hulk e Sapunaru à Luz, depois do castigo que receberam devido aos incidentes no túnel, no jogo da última temporada. «São jogadores de grande talento e controlo emocional. O que se passou, ou o que não se passou, passou...Os jogadores estão conscientes do que têm de fazer em campo», sintetizou.

Junto ao treinador estará Pinto da Costa. O presidente portista vai regressar ao banco de suplentes, um lugar que não ocupa há algum tempo. Poderá aumentar a ansiedade da equipa? «Acho que não, pode aumentar o nível de pressão sobre mim (risos), mas acho que não muda nada», opinou.

Por fim, Villas-Boas comentou a escolha de Duarte Gomes, desejando-lhe boa sorte para o encontro: «Se não me engano é o primeiro clássico do Duarte Gomes e espero que lhe corra bem e que todas as decisões sejam correctas.»

Villas-Boas: «Festejar num estádio rival teria um sabor diferente»


Treinador do F.C. Porto continua a desvalorizar o facto de poder ser campeão na Luz


O treinador do F.C. Porto, André Villas-Boas, mantém a ideia de que festejar no Estádio da Luz «não pode ser uma obsessão». O técnico mostra-se paciente e confiante em relação ao desfecho da Liga: «Não há uma obsessão particular. Não acontecendo na Luz, queremos que aconteça o mais rápido possível. O sentimento dos adeptos é legítimo. Festejar num estádio rival teria um sabor diferente. A obsessão é só em relação ao objectivo geral, que é vencer o campeonato.»

Mas gostaria, ou não, de levantar a Taça de campeão nacional? «É inútil atribuir-nos o título quando ainda não conquistámos nada. Matematicamente o Benfica ainda está na luta e sempre alimentou a ideia de ser bicampeão. Queremos continuar a sonhar com o título. Logo que o conquistemos será festejado de forma natural. Para já falta-nos fazer um jogo emocional, com duas equipas que estão a fazer épocas fantásticas e têm vindo a progredir. É um excelente desafio, mas não obsessão.»

André Villas-Boas lembrou, ainda, que se o F.C. Porto se sagrar campeão estará a combater directamente um objectivo declarado do rival: «Chegamos a esta jornada com uma diferença pontual que é o que é, enquanto outros esperavam outro cenário. O Benfica alimentou sempre a esperança de ser bi-campeão. As mensagens são claras durante toda a época, na antevisão da época e no final da época anterior.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Tiago agarrado ao Dragão

Não é de agora o interesse de alguns dos maiores clubes europeus de andebol por Tiago Rocha. De Espanha e da Alemanha, mas também de França e até da Hungria, foram feitas diversas abordagens ao jogador nos últimos tempos. Conscientes da qualidade do atleta que têm em mãos - há nove temporadas, mais dois anos nos infantis - e sabendo que o contrato terminava esta temporada, Vítor Santos e José Magalhães, vice-presidente e director-geral, respectivamente, trataram de segurar uma das principais jóias da coroa.

"Se o nosso treinador considera o Tiago Rocha um dos cinco melhores pivôs do mundo, só tínhamos de o manter", justifica Vítor Santos. "No momento certo assinámos, pois nestas coisas não somos muito pressionáveis", diz ainda o vice-presidente, quando confrontado com as abordagens de alguns dos grandes emblemas europeus a Tiago Rocha, concluindo: "Para o andebol português e para o FC Porto, que tem o Tiago Rocha desde os infantis, é muito importante haver jogadores falados lá fora".

Tiago Rocha é um dos pilares do bicampeão nacional, um pivô a quem Ljubomir Obradovic, na época passada, ensinou a defender, fazendo dele um jogador completo. Natural de São Paio de Oleiros, filho de um casal de empresários, Tiago Rocha, 25 anos, estudante de enfermagem (2º ano), tem nos pais António e Cecília os principais fãs, acompanhando a carreira do filho desde os primeiros passos e para todo o lado. "Estou muito satisfeito, porque temos um excelente grupo de trabalho, directores, treinadores, colegas de equipa, departamento médico, toda a gente", refere Tiago, admitindo, no entanto, que mantém "o sonho de um dia jogar lá fora". Nos próximos quatro anos é certo que jogará no FC Porto, onde gosta "mesmo muito de estar", e apenas com um objectivo: "Ganhar. Sempre ganhar".

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa no banco "não aumentará a pressão"

A notícia foi adiantada pela Rádio Renascença, e carece de confirmação oficial: Pinto da Costa estará a ponderar a hipótese de trocar o lugar que lhe está reservado na tribuna VIP do Estádio da Luz pelo banco de suplentes, naquele que seria o regresso a um passado já algo distante. Há vários anos que o presidente deixou esse papel a Reinaldo Teles e, agora, a Antero Henrique. Em todo o caso, ao que O JOGO apurou, Pinto da Costa ainda não informou a estrutura do local onde vai seguir o clássico, sendo remota a possibilidade de estar no relvado ao lado de Villas-Boas. Para Rolando, pouco interessa onde Pinto da Costa estará. "Nem sabia disso. Este jogo é especial por si só e não haverá pressão extra se ele for para o banco. Ele está do nosso lado e para nos ajudar. É normal a sua presença junto do grupo", disse, admitindo que não servirá como motivação. "A maior de todas é estarmos a um passo de sermos campeões".

in "ojogo,pt"

SUB19: RUI GOMES E TÓ ZÉ REJEITAM IDEIA DE VINGANÇA


É certo que o V. Guimarães foi a única equipa a vencer os Sub19 do FC Porto esta época, mas nem por isso Rui Gomes e Tó Zé alimentam a ideia de vingança. O treinador e o médio querem vencer, é verdade, mas apenas porque se trata de mais um jogo com três pontos em disputa, que podem revelar-se decisivos para a conquista do título.

Os Dragões ocupam a liderança isolada da classificação, com mais quatro pontos do que o segundo classificado, o Sporting, e mais cinco do que o terceiro, o V. Guimarães, e querem consolidar o primeiro lugar já este sábado. O desafio está marcado para as 16h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Rui Gomes

Desempenho de alto nível
«Perspectivamos esta partida como mais uma em que sabemos que vamos defrontar um candidato ao título. O V. Guimarães tem feito um campeonato muito bom e acalenta ainda legítimas aspirações para ser Campeão. Como tal, esperamos um jogo que nos vai exigir mais um desempenho de alto nível, em que a nossa expectativa é voltar a ganhar, como temos conseguido quase sempre.»

Importante é ganhar
«Embora seja inevitável passar-nos pela cabeça o facto de o V. Guimarães ter sido a única equipa a vencer-nos esta época, não nos podemos prender a isso. Não alimentamos qualquer tipo de vingança, até porque sabemos que, para atingirmos o nosso objectivo final, o mais importante é mesmo ganhar. E é isso que queremos.»

Diferença está na solidariedade do grupo
«Em termos individuais, não me parece haver uma grande diferença entre os candidatos ao título; no meu entender, o que joga verdadeiramente a nosso favor é o facto de sermos uma equipa muito mais solidária. Desfrutamos diariamente do prazer de estarmos juntos e gostamos muito deste grupo; há um ambiente muito bom, o que se traduz no nosso desempenho em campo, e tem sido isso que, nos momentos mais difíceis, tem feito a diferença.»

Continuar a ganhar para ficar mais perto do título
«Sabemos que ainda estamos muito longe do título; por outro lado, também temos consciência de que, a cada jornada que passa, estamos mais perto, desde que continuemos a ganhar. É fundamental continuar a vencer.»



Tó Zé

A pensar somente em vencer
«Só a vitória passa pela nossa cabeça. Sabemos da importância dos próximos jogos; faltam seis, temos três em casa, e queremos ganhá-los a todos. É apenas nisso que pensamos.»

Aproveitar a oportunidade da melhor maneira
«Tem sido uma temporada muito boa. Sendo júnior de primeiro ano, não esperava jogar tantas vezes, mas o mister deu-me essa oportunidade e estou a aproveitar da melhor maneira. Espero continuar assim.»

Segunda volta ainda agora começou
«Sentimos que podemos ser Campeões e temos esse objectivo, mas ainda falta muito tempo. A segunda volta acabou de começar e ainda temos seis jogos pela frente.»

Apenas mais um jogo
«Não falamos em vingança. É verdade que o V. Guimarães foi a única equipa que nos venceu até agora, mas trata-se de apenas mais um jogo, que queremos vencer, como todos os outros.»

Demonstrar superioridade dentro de campo
«O adversário tem uma boa equipa, mas nós também temos e queremos demonstrá-lo dentro de campo, sendo melhores, naturalmente.»







in "fcp.pt"

Kelvin e Iturbe não evitam derrota

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Curitiba foi um obstáculo que impediu Kelvin de pesar no ataque do Paraná, derrotado (2-1) pelo Botafogo em jogo da Taça do Brasil. O jovem contratado pelo FC Porto não pôde explorar a velocidade que lhe é reconhecida a atacar, e o emblema paranaense acabou por criar poucas oportunidades de golo. Num jogo que teve bastante luta pela bola e muito pouca qualidade técnica, Kelvin manteve-se em campo até ao final e, apesar de o Paraná ter carregado nos minutos finais para tentar empatar, não conseguiu evitar a derrota. No Paraguai, Iturbe também esteve em acção pelo Cerro, mas não teve melhor sorte frente ao Libertad, que venceu por 2-1. O internacional argentino só viria a entrar na segunda parte, numa tentativa do técnico Leo Astrada de mudar os acontecimentos do jogo, mas também não foi feliz com a entrada do "novo Messi". O Libertad acabou mesmo por fazer o golo da vitória a oito minutos do fim, não deixando grande tempo de reacção ao Cerro, que perdeu assim a oportunidade de subir ao terceiro lugar do torneio Apertura do campeonato paraguaio.


Curiosidades

Sub-19 brasileiros

O Paraná está a desenvolver contactos com Ney Franco, seleccionador sub-19 do Brasil, para adiar a apresentação de Kelvin no estágio. Com o clube a lutar pela permanência, os dirigentes paranaenses já garantiram Kelvin para o clássico de domingo com o Atlético. Confirmada está a ausência de Kelvin da segunda mão da Taça do Brasil, com o Botafogo.


Taça do Mediterrâneo

Se os esforços dos dirigentes do Paraná forem bem-sucedidos, Kelvin só terá de se apresentar no próximo dia 5 de Abril no Rio de Janeiro, para se integrar o estágio da selecção brasileira sub-19 que participa na Taça do Mediterrâneo, em Barcelona, até ao dia 25 de Abril.


Iturbe e o novo Messi...

Ao contrário do que muitos têm dito, ser comparado com Messi não é negativo para Iturbe, que se explicou numa entrevista à revista "Vidas". "Até me dá um empurrão em termos de promoção. Mas encaro isso com toda a tranquilidade. Só sei que sou Iturbe e que estou no início de uma carreira bonita, depois logo se vê com quem sou parecido", explicou.

in "ojogo.pt"

"Espero festejar na Luz"

Arrumar já a questão e oferecer aos adeptos do FC Porto a suprema celebração conquistando o título no Estádio da Luz é a ideia de Rolando, que está, portanto, confiante para o clássico. Aliás, nem quer ouvir falar noutro resultado que não seja o da vitória. Para o central duas semanas de espera por este jogo não custaram a passar nem aumentaram a tensão da equipa. "Metade do plantel teve jogos de selecção para manter o ritmo e os que ficaram tiveram uns dias para descansar. A ansiedade não aumentou", garantiu, mesmo que só tenha um resultado na cabeça. "Ao FC Porto, seja onde for e contra quem for, só interessa a vitória

E vencer o Benfica em pleno Estádio da Luz significa fechar as contas do campeonato. "Com os três pontos somos campeões. Por isso, espero festejar lá o título. O maior objectivo é ser campeão e queremos isso o mais rápido possível", frisou, admitindo que o sabor será diferente se o conseguir na casa do rival. "Ser campeão, por si só, já é especial. Sê-lo contra um grande adversário terá uma carga emocional maior, sobretudo para os adeptos e queremos dar-lhes essa alegria. Ficará para a história se acontecer", lembrou, da mesma forma que esta equipa do FC Porto entrará para a história da prova se conseguir terminar o campeonato sem derrotas. Seja como for, Rolando desvalorizou o facto. "Estamos a um jogo de sermos campeões e essa é a nossa motivação. Se chegarmos ao fim sem derrotas será um bónus".

Gerir as emoções será, seguramente, uma das preocupações de André Villas-Boas até ao apito inicial de Duarte Gomes, mas Rolando diz que não há ansiedade no balneário. "Estamos habituados a sermos campeões e este é mais um jogo normal". Há um ano, o Benfica estava na situação do FC Porto, mas saiu derrotado do Dragão e viu a festa adiada, dado que o central não deixou passar em claro. "Sei que no ano passado eles vieram aqui e nós fizemos o normal no FC Porto que é jogar para ganhar. Simplesmente isso. Quanto ao que eles vão tentar fazer, não estou preocupado", garantiu.

Devido às selecções, só ontem é que todo o plantel voltou a estar reunido para começar, de facto, a preparar o clássico. Restam poucos dias para o jogo, mas nada que afecte a equipa. "Já estamos acostumados a isto porque o FC Porto tem, normalmente, metade dos jogadores nas selecções. Este é mais um jogo a seguir às selecções e temos tempo suficiente para nos prepararmos. Já estamos bem entrosados e mais dia menos dia não faz diferença nenhuma", frisou, esperando um jogo difícil porque "o adversário tem qualidade". E estas foram as únicas palavras de Rolando sobre o adversário de domingo. Nem perante a insistência sobre que tipo de jogo espera do Benfica, o central abriu o jogo. "Não faço a mínima ideia do que eles pensam para este jogo. Só sei que queremos chegar lá para ganhar". Nova tentativa: que debilidade Rolando encontra neste Benfica em que o guarda-redes Roberto tem sido criticado? A resposta foi diplomática. "Prefiro falar dos nossos e o Helton, o Beto e o Kieszek têm grande qualidade".

O jogo de domingo é apenas o primeiro de dois confrontos com o Benfica marcados para Abril e ambos são decisivos. Este pode fechar o título o outro, a 20, decide quem acompanha o Guimarães na final da Taça de Portugal. Rolando, se pudesse escolher, "preferia ganhar os dois jogos porque é essa a filosofia do clube"

A terminar, desvalorizou o regresso de Hulk e Sapunaru à Luz depois do famoso caso do "túnel" que levou à suspensão dos dois na época passada. "Não posso falar por eles, mas isso já faz parte do passado. Este é só mais um jogo, que é especial porque se ganharmos seremos campeões", concluiu.

"Que os adeptos nos ajudem"

Fora das quatro linhas também haverá clássico e os recentes episódios de violência e apedrejamento das comitivas dos dois clubes só contribuíram para incendiar um ambiente que por si só - pelo que está em jogo e pela rivalidade dos clubes - estará a escaldar. O Estádio da Luz será um autêntico barril de pólvora no domingo e Rolando espera que tudo corra bem, sem mais problemas entre as claques. Por isso, deixou um apelo aos adeptos do FC Porto para que se concentrem apenas em puxar pela equipa. "Mais uma vez eles vão estar lá em peso para nos apoiar e peço que nos ajudem porque vamos fazer os possíveis por lhes dar a alegria de sermos campeões no campo do principal adversário", referiu, deixando também uma mensagem de fair-play que, garantiu, será adoptada pela equipa quando o árbitro der o apito inicial. "A violência não ajuda em nada e espero que tudo corra bem. Da nossa parte, vamos procurar fazer um jogo correcto", sublinhou.
Em todo o caso, Rolando sabe que o FC Porto não será recebido num ambiente favorável no Estádio da Luz. Nada que altere a confiança da equipa que, lembrou, já está habituada a este tipo de situações. "Não vai ser favorável porque é um jogo fora de casa e com o nosso grande rival. Mas estamos preparados para isso".

Uma semana na selecção e cinco dias para o clássico

Rolando foi um dos internacionais que o FC Porto cedeu às selecções, ausentando-se dos treinos no Olival durante dez dias. O central começou por ser titular ao lado de Ricardo Carvalho no empate com o Chile, ficando no banco na partida seguinte com a Finlândia. Na quarta-feira voltou ao clube e começou, finalmente, a preocupar-se com o clássico do título.

in "ojogo.pt"

Porto Reserva 2011

DRAGÕES COM “ORDENS” PARA RESOLVER JÁ


O alvo a abater está identificado, no balneário do FC Porto, desde o primeiro dia da temporada. As imagens do Benfica campeão foram o tiro de partida e serviram como terapia de choque para o grupo. “Mexeu com todos”, garante-se. Obviamente, não há jogo mais apetecível para confirmar a conquista do título do que um clássico na Luz. Apesar de o grupo defender que não há forma de beliscar este campeonato, a verdade é que ganhar no terreno do grande rival seria uma demonstração de força brutal e que ninguém no balneário desdenha. Villas-Boas aponta claramente ao triunfo e tem a equipa na mão.
Há segredo em torno da forma como o técnico se vai dirigir ao plantel, mas facilmente se compreende que este é um dos jogos mais simples de enquadrar no plano motivacional.
in "recordc.pt"

João Moutinho. Finalmente... campeão. E capitão?

Fez 163 jogos na Liga pelo Sporting, sem conquistar qualquer Liga. No FC Porto vai consegui-la em menos de 30


A expressão inglesa "true blue" significa ser fiel ou firme no apoio a uma causa. Uma descrição que encaixa perfeitamente em João Moutinho, conhecido pela regularidade no Sporting e pelo empenho com que defende a camisola que representa, ainda mais agora, depois de o médio ter trocado o verde pelo blue (azul). O ''fiel jardineiro'' de Alvalade passou, sem surpresa, a um dos indiscutíveis de André Villas-Boas no Dragão e, quase 200 jogos depois da estreia na Liga, Moutinho prepara-se para conhecer finalmente a sensação de conquistar um campeonato nacional.

No início da temporada confessou que tinha escolhido o FC Porto "pelos títulos". E, com base nesse argumento, a escolha para a época 2010/11 não podia ter sido mais acertada, já que os dragões estão muito perto de suceder ao Benfica como campeões nacionais, depois de terem conquistado a Supertaça às águias, em Agosto.

Apesar dos seus 24 anos, a história do internacional português no campeonato começou já há seis temporadas. Estreou-se na equipa principal do Sporting pela mão de José Peseiro na segunda metade de 2004/05, com 18 anos, e não mais saiu das opções dos treinadores leoninos (Paulo Bento e Carlos Carvalhal). Raramente faz exibições brilhantes, mas também se diz que não sabe jogar mal; por isso, Moutinho sempre ficou conhecido pela impressionante regularidade no relvado. O médio é uma garantia de fiabilidade, a mesma que procuramos quando compramos um relógio suíço ou um automóvel japonês. E isso é facilmente comprovado pelos números. Desde 6 de Março de 2005, quando foi suplente utilizado no Belenenses-Sporting, fez mais 158 jogos no campeonato pelos leões, sempre a titular - nas cinco épocas seguintes, falhou poucos jogos, mas por castigo ou lesão. Aliás, passaram-se mais de seis anos, um espaço de tempo ao alcance de poucos, até que o número 8 voltasse a começar um jogo da Liga sentado no banco, precisamente na última jornada, contra a Académica. Como se não bastasse, nos 55 jogos que fez para o campeonato nas duas últimas temporadas no Sporting (08/09 e 09/10), jogou sempre os 90 minutos, não sendo substituído uma única vez. Se isto não dá segurança a um treinador, o que dará?

Peso da responsabilidade Na temporada passada, ainda com Paulo Bento, João Moutinho chegou a capitão dos leões. A braçadeira e a responsabilidade confiadas ao médio formado nas escolas do Sporting não foram suficientes para impedi-lo de trocar o clube por um rival. Em seis anos na equipa principal verde e branca, conquistou apenas duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Deixa Alvalade, à semelhança de outros históricos capitães do clube como Oceano ou Venâncio, sem conhecer a glória na principal competição nacional. Já António Oliveira foi capitão no FC Porto e sub-capitão no Sporting, tendo vencido campeonatos com as duas camisolas.

Porém, se João Moutinho não foi campeão em Alvalade como capitão, pode vir a consegui-lo nos dragões. Dos jogadores que envergam actualmente a braçadeira - Helton, Falcao ou Hulk -, só o primeiro deve manter-se no clube por mais algumas temporadas. Se a isto juntarmos a saída das últimas grandes figuras portuguesas com força no balneário portista, Bruno Alves e Raul Meireles, não é difícil de prever que Moutinho deverá chegar a capitão do FC Porto num futuro próximo e poderá também saborear um título com a braçadeira.

Os dois lados da maçã O médio chegou ao Sporting em 1999, com 13 anos, e subiu os escalões da formação até chegar ao plantel principal, cinco anos depois. Tornou-se um dos meninos queridos dos adeptos sportinguistas e mais um dos símbolos da cantera do clube. Há dois anos, Pinto da Costa elogiou-o numa entrevista, afirmando que Moutinho era "um jogador à Porto". E parecia que a camisola azul e branca lhe estava mesmo destinada. Se aos 13 anos, quando deixou o Portimonense, não foi parar aos dragões após ter sido abordado por um olheiro do clube, em 2010 acabou mesmo por preferir deixar o clube onde se formou para representar o FC Porto.

Onze milhões de euros e uma "maçã podre" depois, Moutinho chegava ao Dragão. Os adeptos leoninos não gostaram da saída do capitão de equipa e criticaram o futebolista e o então presidente José Eduardo Bettencourt. O dirigente que tinha feito a analogia da maçã acabou por recuar e elogiar o internacional português, quando este regressou a Alvalade com a camisola do FC Porto: "O João Moutinho, enquanto profissional do Sporting, foi sempre fantástico". Afinal, a maçã "podre" de Alvalade chegou sã à cidade Invicta e, 24 jogos depois (caso defronte o Benfica), pode garantir este fim-de-semana um título inédito para o seu palmarés. Se perder na Luz, a conquista do campeonato difícilmente lhe fugirá, sendo apenas uma questão de (poucas) semanas.


in "ionline.pt"

Porto diz que Benfica não quer adereços azuis e brancos na Luz

Azuis e brancos já denunciaram impedimento ao MAI e à Liga


As claques portistas (Super Dragões e Colectivo 95) não vão poder entrar no Estádio da Luz com bandeiras, estandartes ou faixas alusivas ao seu clube, lamenta o FC Porto, nesta quinta-feira, em comunicado publicado no site oficial.

O líder do campeonato disse ter tido conhecimento deste impedimento numa reunião com a Polícia de Segurança Pública, decisão que considerou ilegal e que já denunciou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e à Liga, entre outros organismos. 

O FC Porto apelou, também, ao «comportamento cívico» dos adeptos azuis e brancos, face a um clima que qualificou de «provocatório e intimidatório».

O Clássico da 25ª jornada da Liga, e que pode consagrar o FC Porto campeão nacional, realiza-se neste domingo, na Luz, às 20h30.

Comunicado do FC Porto:
«O FC Porto foi hoje [quinta-feira] informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.

Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.
(...)
O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.
(...)
No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.
(...)
Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico.»

Benfica «adoptou as mesmas restrições» que o F.C. Porto

Fonte do clube encarnado explica medidas para o clássico


O Benfica «adoptou as mesmas restrições» impostas aos adeptos encarnados nas deslocação ao Estádio do Dragão. É esta a posição do clube, explica por uma fonte à Agência Lusa.

O F.C. Porto garante que o Benfica pretende impedir a entrada de todo e qualquer adereço alusivo ao emblema portista. «O Benfica adoptou as mesmas restrições que são impostas aos seus adeptos sempre que estes se deslocam ao Estádio do Dragão», reforçou a fonte encarnada, escusando-se a fazer mais comentários.

A PSP remete explicações para sexta-feira.«Amanhã será feita uma conferência de imprensa. Essa será a altura apropriada para que sejam colocadas essa e outras questões. Antes disso, não vamos comentar qualquer incidência sobre o dispositivo para o jogo de domingo», disse o porta-voz da PSP, comissário Paulo Flor, à Agência Lusa.

in "maisfutebol.iol.pt"

As contas do título: veja o que falta ao F.C. Porto

Empate no Clássico não basta


Só a vitória sobre o Benfica permitirá ao FC Porto garantir a conquista do título na Luz. O empate não serve as contas do líder, caso queira festejar já neste domingo, apesar dos 13 pontos de vantagem sobre o rival.

As contas são estas: 

1. O Benfica está a 13 pontos de distância do FC Porto. Depois do Clássico da Luz vão estar 15 ainda em aberto. Por isso, para ficar matematicamente fora de alcance, o FC Porto tem de somar três, ou seja, vencer na Luz;

2. Em caso de empate, o FC Porto pode adiar a festa para Portimão. Se vencer o Portimonense, pode celebrar de imediato, se tal não acontecer terá de esperar que o Benfica não ganhe na Figueira da Foz;

3. Se perder na Luz, o FC Porto só será campeão na ronda seguinte caso vença em Portimão e o Benfica não ganhe à Naval.

in "maisfutebol.iol.pt"

Otamendi luta pela estreia

Central argentino pode ser aposta de Villas Boas para o onze inicial na Luz. Defesa tem vindo a construir forte capital de confiança no clube, mas ainda não defrontou o Benfica.

Villas Boas está finalmente à vontade para trabalhar com o grupo as ideias para o clássico. Todos os internacionais que por estes dias estiveram ao serviço de selecções retomaram ontem a presença nos exercícios do plantel portista, entre eles, o argentino Otamendi, que aponta a uma estreia frente ao Benfica. 

É provável que, na Luz, o técnico apresente uma equipa titular com a dupla Rolando/Otamendi sobre o eixo defensivo. A aposta significará, então, a saída de Maicon do onze inicial e uma novidade em absoluto, esta temporada, já que o brasileiro fez companhia a Rolando nos três compromissos anteriores com o rival encarnado. Na última vez, para a Taça de Portugal, Maicon não foi feliz, mas esse jogo já mereceu de André Villas Boas uma nota negativa aplicada a toda a equipa.

Não será por aí, propriamente, que o técnico vai escolher o alinhamento para a visita à Luz, com Otamendi a espreitar a oportunidade pelas garantias que tem vindo a capitalizar no Dragão, num taco-a-taco com Maicon pelas utilizações. 

Desta vez, o argentino pode mesmo ganhar a disputa e emergir como titular frente ao Benfica, apesar de só ontem ter regressado ao Porto e aos trabalhos no clube, tal como compatriota Belluschi e o extremo colombiano James Rodriguez.


in "abola.pt"