sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porto diz que Benfica não quer adereços azuis e brancos na Luz

Azuis e brancos já denunciaram impedimento ao MAI e à Liga


As claques portistas (Super Dragões e Colectivo 95) não vão poder entrar no Estádio da Luz com bandeiras, estandartes ou faixas alusivas ao seu clube, lamenta o FC Porto, nesta quinta-feira, em comunicado publicado no site oficial.

O líder do campeonato disse ter tido conhecimento deste impedimento numa reunião com a Polícia de Segurança Pública, decisão que considerou ilegal e que já denunciou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e à Liga, entre outros organismos. 

O FC Porto apelou, também, ao «comportamento cívico» dos adeptos azuis e brancos, face a um clima que qualificou de «provocatório e intimidatório».

O Clássico da 25ª jornada da Liga, e que pode consagrar o FC Porto campeão nacional, realiza-se neste domingo, na Luz, às 20h30.

Comunicado do FC Porto:
«O FC Porto foi hoje [quinta-feira] informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.

Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.
(...)
O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.
(...)
No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.
(...)
Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico.»

Benfica «adoptou as mesmas restrições» que o F.C. Porto

Fonte do clube encarnado explica medidas para o clássico


O Benfica «adoptou as mesmas restrições» impostas aos adeptos encarnados nas deslocação ao Estádio do Dragão. É esta a posição do clube, explica por uma fonte à Agência Lusa.

O F.C. Porto garante que o Benfica pretende impedir a entrada de todo e qualquer adereço alusivo ao emblema portista. «O Benfica adoptou as mesmas restrições que são impostas aos seus adeptos sempre que estes se deslocam ao Estádio do Dragão», reforçou a fonte encarnada, escusando-se a fazer mais comentários.

A PSP remete explicações para sexta-feira.«Amanhã será feita uma conferência de imprensa. Essa será a altura apropriada para que sejam colocadas essa e outras questões. Antes disso, não vamos comentar qualquer incidência sobre o dispositivo para o jogo de domingo», disse o porta-voz da PSP, comissário Paulo Flor, à Agência Lusa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: