sexta-feira, 13 de abril de 2012

REGULARMENTE SUPERIORES

Nada mais natural do que os playoffs abrirem com um triunfo do vencedor da fase regular. No Dragão, ao primeiro jogo dos quartos-de-final, o campeão derrotou o Vitória. Por números esclarecedores (77-59) e com Rob Johnson a somar a condição de MVP à de melhor marcador da partida. Domingo há mais. No mesmo local, às 18h30 e com os mesmo intérpretes.

A intensidade defensiva, princípio comum ao jogo das duas equipas, decifra, em parte, o ritmo lento do marcador, que ao intervalo apresentava um resultado curto (31-24), capaz de caber, sem grandes problemas de espaço, num só período. A anormal sequência de disparates debaixo do cesto contribuiu com a explicação restante.

Com o Vitória na frente desde o começo, João Soares produziu a primeira situação de vantagem portista (13-11) com menos de dois minutos para jogar no primeiro quarto e o equilíbrio só foi quebrado por dois triplos consecutivos de Carlos Andrade, convertidos nos últimos 30 segundos da primeira parte.

Sobre os sete pontos de vantagem (31-24) com que reentrou na partida, o campeão compôs uma margem de segurança, que, oscilando entre a dezena e as duas dezenas de pontos, o manteve a salvo de todas as tentativas de recuperação, dos quatro triplos convertidos pelo Vitória no último período e da irritação da Brian Morris, excluído à segunda falta anti-desportiva.

No final, Rob Johnson e Paulo Cunha dividiram a condição de MVP, com o norte-americano dos Dragões a gastar menos 11 minutos de utilização para atingir os 22,5 pontos de valorização e acumulando a vantagem de ter somado mais 6 pontos do que o adversário, que lhe permitiu distinguir-se como o melhor marcador, com 19 pontos.

FICHA DE JOGO

Liga, playoffs, quartos-de-final, jogo 1
13 de Abril de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 632 espectadores

Árbitro principal: Luís Lopes
Árbitros auxiliares: Nuno Monteiro e Jorge Cabral

FC PORTO FERPINTA (77): Reggie Jackson (8), Carlos Andrade (15), João Santos (2), Greg Stempin (12) e Rob Johnson (19); José Costa (5), João Soares (4), Miguel Miranda (7), David Gomes (3), Diogo Correia (2)
Treinador: Moncho López

VITÓRIA DE GUIMARÃES (59): Julian Blanks (11), Rui Mota (12), Maris Gulbis (7), Paulo Cunha (13) e Brian Morris (10); André Bessa (6), João Torrié (0)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 31-24
Por períodos: 15-15, 16-9, 20-13 e 26-22



in "fcp.pt"

“SEI QUE É UMA HONRA JOGAR AQUI”

Ricky Cadell é a mais recente aquisição do FC Porto Ferpinta e já tem no discurso vários traços de campeão. O norte-americano, ex-St. Francis Terriers, considera ter no Dragão Caixa “uma bela casa” e está “ansioso” por vê-la repleta de adeptos a apoiar a equipa. Se pudesse, o novo número 8 estreava a camisola “hoje mesmo”, porque o FC Porto representa o que mais gosta: “grandes desafios”.

Chegou apenas esta semana a Portugal. Pode apresentar-se aos portistas?
Sou natural de Nova Iorque, nasci e fui criado no Bronx. Esta é a primeira vez que estou na Europa. Aliás, é a primeira vez que estou fora dos Estados Unidos. Espero ter bons momentos no Porto e desfrutar do meu basquetebol, para poder ajudar a equipa.

O que conhecia do FC Porto antes de receber esta proposta?
Não gosto de mentir. Portanto, para ser sincero, tenho de dizer que não sabia nada do FC Porto antes de ser contactado para vir para cá. Mas quando me ligaram a falar nesta hipótese comecei logo a procurar na internet e percebi que vinha para um clube importante, que está habituado a ganhar títulos e troféus em todas as modalidades. Tenho um amigo que jogou em Portugal há dois anos e me deu as melhores informações: o FC Porto tem uma excelente equipa e é um clube enorme, ganhador. Ele avisou-me que é uma honra jogar aqui e, pelo que estou a ver, isso é mesmo verdade. Entretanto, também já vi as taças e isso ainda me deu mais motivação para começar a jogar. Estou muito feliz por estar aqui, já o disse ao treinador: estou feliz, motivado e ansioso por entrar em campo e ajudar a equipa, que me recebeu muito bem. Quero ganhar o campeonato já! (risos)

Quem é Ricky Cadell, o basquetebolista?
Quem é Ricky, o basquetebolista? Que grande pergunta! (risos) Nunca ma tinham feito… É mesmo uma boa pergunta. (Pausa) Acho que tenho muito a dizer sobre isso! (risos) Não sou o melhor jogador do mundo, nem sequer penso isso para mim, mas sou um jogador com qualidade. Toda a gente me define como um jogador de equipa. Adoro passar a bola, por estranho que pareça dizer isto, mas é a verdade: adoro passar a bola! Prefiro passar e fazer dez ou quinze assistências por jogo do que marcar dez pontos. Dizem que encesto bastante bem, mas o que me dá gozo é fazer assistências, distribuir a bola, criar jogadas e fazer bons passes para que os colegas marquem o máximo de pontos possível. Como pessoa, sou bastante relaxado. Dizem que sou boa pessoa, bem “cool”, estou sempre bem-disposto. Procuro sempre ir o mais longe possível, atingir as metas a que me proponho.

As primeiras informações que circularam em Portugal diziam que o Ricky era um jogador decidido e um excelente lançador de três pontos…
Não me considero um “triplista”. Acho, e sempre pensei, que encesto bem, mas daí a ser um especialista em triplos… Acho que não é bem assim (risos), mas vou fazer por isso! Sinceramente, o que eu quero é contribuir para a equipa, poder ajudar a ganhar os jogos, seja com cestos de três pontos ou de dois ou de um. Penso em mim como um jogador de basquetebol, ponto. Primeiro está a equipa e é nos objectivos da equipa que estou focado, não nos pontos que vou marcar, desta forma ou daquela.

Os jogadores norte-americanos que dão nas vistas nos campeonatos universitários sonham todos com a NBA, mas apenas uma pequena percentagem lá chega. Esta passagem pelo FC Porto permite-lhe continuar a sonhar?
Já tive várias barreiras ao longo da minha vida, pessoal e desportiva, e ultrapassei-as. Posso dizer que gosto muito de desafios, porque me tornam mais forte, reforçam as minhas expectativas e o meu querer. Quando quero algo na vida vou atrás, sem hesitar. Sei o que quero ser na vida e é para isso que trabalho, todos os dias, com toda a dedicação. Tenho grandes sonhos. Acho que toda a gente os deve ter! Cada pessoa tem as suas aspirações… Eu tenho as minhas, e tenho outras para lá da NBA. Neste momento estou no FC Porto, tenho uma série de jogos importantes pela frente, quero jogar o máximo possível e ser campeão. É nisso que estou focado e é só nisso que penso nesta fase da minha carreira. Com o que vem a seguir preocupo-me depois.

O FC Porto Ferpinta entra em campo esta sexta-feira, mas, deduz-se, ainda sem Ricky Cadell. Para quando está prevista a estreia?
Quem me dera jogar já hoje! Adorava! Mas não pode ser e o treinador já falou comigo e explicou-me que era melhor ficar só a ver. Hoje fico na bancada a aprender movimentações e a ver como a equipa se comporta. Ainda tenho coisas a aprender e só observando os meus colegas acelero o processo de integração na equipa… Assim já fico a perceber que tipo de jogadas fazem e em que momentos do jogo posso ser mais útil: nos passes, na ida para o cesto, etc. O basquetebol português é diferente do norte-americano e tenho de me adaptar a algumas situações, sabendo que posso incutir um pouco mais de criatividade no jogo. Mas hoje é só sentar, ver e aprender. Mas quem sabe no domingo já dê para actuar uns minutos.

A seguir ao aeroporto, o primeiro espaço que viu na cidade foi o Dragão Caixa. Gostou?
Claro que sim! Gostei imenso do pavilhão, é uma bela casa! O Dragão Caixa é melhor do que vários dos grandes ginásios dos Estados Unidos. Estou ansioso por ter aquios adeptos a apoiar e ver como é. Já me mostraram um vídeo e estou realmente ansioso para sentir o ambiente porque gosto de multidões, adoro ouvir os cânticos, ver as bandeiras, sentir o apoio todo enquanto estou no campo. Isso ajuda-me a jogar melhor. Adoro a pressão, sabe?! Quanto maior o jogo, melhor eu jogo.

Dá para perceber à primeira vista que o Ricky é fã de tatuagens. O futuro pode “pintar-lhe” um dragão?
Quem sabe… quem sabe?! Todas as tatuagens que tenho têm um significado especial, por isso não ponho de parte desenhar um dragão. Seria um sinal de que o FC Porto me marcou e que tudo na minha experiência aqui correu pelo melhor, como espero que aconteça.

Moncho López sobre Ricky Cadell
“O Ricky é aquele tipo de jogador conhecido na Europa como segundo base. É um jogador que pode ajudar em duas posições, nas denominadas “zonas pequenas”. Desenvolve-se fundamentalmente na posição dois, ainda melhor que na posição um, mas pode fazer os dois lugares. É um jogador com grandes habilidades técnicas, bom manuseamento da bola, bons dribles, capacidade para lançar de fora, para fazer boas leituras de jogo e pick’n’roll. Tem uma boa formação técnica e bons gestos defensivos. Eu, pessoalmente, gosto muito da forma como joga a sua universidade e parece-me que é alguém que nos pode ajudar muito no ataque e também em termos defensivos, até porque é muito inteligente. Para além disso, é um atleta muito intenso e achamos que pode ser um óptimo reforço para o que falta do campeonato. Como todas as equipas, mesmo estando na primeira posição e a jogar bem, queremos melhorar. É isso que procuramos com o Ricky. É mais um elemento que pode acrescentar algo ao nosso nível de jogo, para nos ajudar a chegar ao bicampeonato.”



in "fcp.pt"

Comissão de apoio acredita na recandidatura de Pinto da Costa

Pinto da Costa ainda não revelou se continua ou não para além de 2013, mas Fernando Cerqueira, líder da comissão, acredita que o presidente dos azuis e brancos dirá "sim" à continuidade


A comissão de apoio à recandidatura de Pinto da Costa acredita que o actual presidente dirá sim ao apelo dos milhares de sócios que já subscreveram o abaixo-assinado para um novo mandato na presidência do FC Porto. 

Pinto da Costa ainda não revelou se continua ou não para além de 2013, mas Fernando Cerqueira, líder da comissão, acredita que o presidente dos azuis e brancos dirá "sim" à continuidade.

"Não é possível dizer que não. Neste momento, penso que ele pode dar mais um feedback e alguma esperança aos sócios, mas a comissão está convencida de que o presidente vai ser candidato para o próximo triénio. Tenho quase a certeza absoluta e uma grande convicção de que ele não vai dizer que não aos sócios", afirma, em declarações a Bola Branca.

Na próxima terça-feira, Pinto da Costa cumpre 30 anos desde que foi eleito presidente do emblema azul e branco. Foi a 17 de Abril de 1982 que o atual presidente do FC Porto foi eleito pela primeira vez.

Num jantar de homenagem, a comissão das sucessivas recandidaturas vai presentear o presidente do clube a dar a conhecer o número de assinaturas recolhidas em Portugal e nas casas do FC Porto em diferentes pontos do Mundo. 



in "rr.pt"

"ESTAMOS MAIS PREOCUPADOS EM GANHAR O NOSSO JOGO"

O FC Porto Império Bonança recebe o Genève no sábado (20h), para a sexta e última jornada do grupo C da Liga Europeia, e irá estar atento ao que se passa em Valdagno, onde a equipa local defronta o Liceo da Corunha. Esse encontro é determinante para as contas do apuramento para a "final 8", mas Nélson Filipe garante ao www.fcporto.pt que a concentração vai estar na pista do Dragão Caixa.

"Estamos mais preocupados em ganhar o nosso jogo. É a nossa prioridade, depois temos de esperar algo favorável do outro lado. Pior seria beneficiarmos do resultado do outro encontro e não fazer o papel que nos compete. Precisamos de ganhar ao Genève por mais de dois golos", frisa o guarda-redes.

Posto isto, importa perceber as hipóteses em jogo. Para ficar num dos dois primeiros lugares, os Dragões devem vencer os suíços do Genève (últimos, sem qualquer ponto), esperando que Liceo da Corunha não o faça em casa do Valdagno.

No caso do Liceo triunfar complicam-se as contas, mas como o desempate será feito pela diferença de golos marcados e sofridos há apenas um resultado que não interessa ao FC Porto: uma vitória dos espanhóis por um golo, situação que apuraria também os italianos. Se o Liceo vencer por dois golos, o FC Porto será segundo, à frente do Valdagno, desde que vença o Genève por idêntica margem, pelo menos. Se os galegos baterem o Valdagno por três ou mais golos, basta simplesmente aos azuis e brancos vencer o Genève.

"O Liceo está obrigado a vencer para se apurar e ao Valdagno interessa um resultado positivo para ficar no primeiro lugar do grupo. Não há grande margem para combinações", resume o guarda-redes.

As contas são de tal forma complexas que o FC Porto até pode ser apurado perdendo com os suíços. Para tal, basta que o Valdagno derrote o Liceo. Neste momento, o Valdagno lidera o grupo com 12 pontos, seguindo-se FC Porto e Liceo, com nove. Na Corunha, na quinta jornada, os azuis e brancos venceram por 3-2, sofrendo o segundo golo a oito segundos do fim, o que os impediu de ficarem a depender apenas de si próprios. Ou seja, mais um golo marcado faria toda a diferença no saldo dos confrontos entre estas três equipas.

O guardião releva o significado da vitória na Corunha – "um terreno difícil, onde não vencíamos há muitos anos" – e fala de um bom momento de forma colectivo. "Tivemos uma paragem que aproveitámos para dar os últimos retoques, antes de entrarmos numa fase decisiva a nível nacional e internacional. É o momento mais importante da época", destaca.

O Genève é teoricamente inferior ao FC Porto, mas Nélson Filipe garante que "não se põe" a questão da motivação: "O problema pode ser alguma ansiedade em relação ao outro encontro, mas se cumprirmos com a nossa missão há uma boa probabilidade de ficarmos apurados". O adversário, em que alinha o ex-internacional português Pedro Alves, irá apresentar-se "com cuidados defensivos", mas Nélson Filipe não subestima a motivação de uma equipa que "tem a última oportunidade da época para defrontar uma formação de outro campeonato e causar uma surpresa".



in "fcp.pt"

30 anos depois, Pinto da Costa pode continuar à frente do FC Porto

O presidente dos dragões não afasta a hipótese de uma recandidatura em 2013 à presidência do clube. Na próxima semana, o líder portista celebra 30 anos de mandato.


Pinto da Costa está prestes a cumprir 30 anos desde que foi eleito presidente do FC Porto. Foi a 17 de Abril de 82 que o actual presidente do FC Porto foi eleito pela primeira vez. 

Pinto da Costa ainda não decidiu se depois de 2013 continua à frente dos destinos dos dragões. Numa recente entrevista a Bola Branca, não fechou a porta a essa possibilidade: "A única garantia que posso dar é que faço tenções de até ao final deste mandato manter-me no meu lugar. Depois de Abril de 2013 se estou disponível, veremos."

A comissão das sucessivas candidaturas de Pinto da Costa homenageia o líder azul e branco com um jantar na próxima terça-feira e continua a reunir assinaturas para a recandidatura de Pinto da Costa em 2013, data em que termina o mandato.



in "rr.pt"

Maicon de regresso

FERNANDO E SAPUNARU AUSENTES DO TREINO



O regresso de Maicon ao trabalho é a nota de destaque do treino do FC Porto desta sexta-feira. O central encontrava-se lesionado.
Ao contrário do defesa-central, Fernando ainda não recuperou da contusão sofrida no joelho direito e esteve ausente.
Também de fora, mas sem justificação (que será dada mais tarde), esteve Sapunaru.
O plantel dos dragões só volta ao trabalho na segunda-feira.
in "record.pt"

James e Rolando agitam mercado

HÁ VÁRIOS INTERESSADOS



Um clube como o FC Porto está habituado a ver os seus jogadores constantemente na primeira linha do mercado internacional e o momento atual não foge à regra. Alvaro Pereira e Hulk marcam a atualidade, mas há mais dois jogadores que têm provocado grande agitação. James Rodríguez desperta a atenção do Manchester United e Paris Saint-Germain, enquanto Rolando tem justificado a cobiça de alguns dos principais clubes italianos, como a Roma, Juventus e Nápoles.
Nico Otamendi é outro defesa-central referenciado pela Roma, ao passo que Cristian Sapunaru está na agenda do Marselha, Ajax e novamente da Lazio.
inj "record.pt"

Pinto da Costa homenageado

POR ALTURA DO 30.º ANIVERSÁRIO DA PRESIDÊNCIA



O dia 17 de abril é uma data histórica para o FC Porto e em especial para Pinto da Costa, pelo que a sua comissão de apoio à recandidatura não vai deixar passar o momento em claro. É nesse dia (próxima terça-feira) que o presidente completa 30 anos à frente do clube.
De forma a assinalar condignamente a data, aqueles que sempre o acompanharam desde o primeiro dia vão juntar-se num jantar que terá lugar no Restaurante do Monte Aventino (junto ao Estádio do Dragão), a partir das 20 horas de terça-feira. Como seria de esperar, a cerimónia contará com a presença de Pinto da Costa, que aproveitará o evento, não só para confraternizar com os seus mais diretos apoiantes como também para fazer uma intervenção pública. Esse será, porventura, o momento alto da noite, uma vez que o líder dos dragões, de 74 anos, fará um balanço das três décadas que leva à frente do clube e também não deixará de lançar um olhar sobre o futuro. Por muito que já tenha vencido ao serviço do FC Porto, a ambição é uma das suas grandes imagens de marca.

in "record.pt"

"Favoritos? Sim, temos noção da nossa qualidade"

Capitão de equipa, Nuno Marçal esteve ausente quase três meses por lesão. Regressou frente ao Barreirense, último jogo da fase regular, e agora, apesar de dizer que não está a cem por cento, energia não lhe falta para atacar o play-off. O FC Porto começa por receber o Vitória de Guimarães, adversário organizado, que pode causar problemas, mas o experiente jogador portista, sem rodeios, atira: "Favoritos?, Sim. Temos noção da nossa qualidade e queremos garantir as meias-finais o mais depressa possível. Contudo, respeitamos muito o Vitória de Guimarães, que é uma equipa muito bem trabalhada e que vem em busca de uma surpresa".
A receção aos minhotos será abordada com cautela e Nuno Marçal referiu: "Terá de ser um jogo de paciência e muita defesa acima de tudo". O extremo portista sublinhou que "o FC Porto terminou a fase regular em primeiro com todo o mérito" e que no play-off o campeão nacional terá de "manter concentração, espírito de trabalho e humildade para evitar percalços". Revalidar o título implicará sacrifício e, sobretudo, segundo Nuno Marçal, "o FC Porto, que tem atrás de si nove meses de trabalho árduo, não quer desperdiçar nem um segundo dessa caminhada". Para esta fase final do campeonato, o FC Porto contará com um reforço de última hora, o americano Ricky Cadell. "Ajudará e será rapidamente integrado", concluiu Marçal.

in "fcp.pt"

Tetra ataca-se com humildade

Ontem foi um dia como os outros. Um dia em que os tricampeões saíram de casa para treinar e a pensar em ganhar ao Sporting, próximo adversário, na quinta jornada da fase final do campeonato. Foi isto que Wilson Davyes garantiu, explicando que a segunda vitória da época frente ao Benfica foi festejada, mas pertence ao passado: "Tudo o que tinha de ser vivido foi vivido ontem [anteontem]. Agora estamos concentrados no jogo com o Sporting."
Wilson Davyes, num excelente momento de forma, fez uma exibição fantástica no clássico do Dragão Caixa, que deixou o Benfica a seis pontos dos líderes. A posição do FC Porto é confortável, mas Wilson, ao mesmo tempo que recusa protagonismo, nega que o tetra esteja assegurado: "Esse tipo de pensamento pode levar ao relaxe da equipa e pode trazer consequências negativas. Nós só pensamos que temos de ganhar o próximo jogo, porque as restantes contas fazem-se no fim. É importante para mim contribuir para o sucesso da equipa, mas não me parece lógico individualizar, porque o andebol é um desporto coletivo. A equipa precisa do bom desempenho de todos. Só assim conseguimos o objetivo comum que é ganhar."
A última vez que o FC Porto defrontou o Sporting foi no dia 1 deste mês, na final da Taça de Portugal, ganha pelos leões. Wilson Davyes admite que "a história mostra que o FC Porto se dá mal em jogos a eliminar" e recorda: "A última vez que ganhámos um jogo desses foi ao Belenenses, na final da Taça da Liga . Se calhar, é uma lacuna, mas temos qualidade para a ultrapassar." No próximo domingo, tudo poderá ser diferente: "Na Taça, falhámos na finalização e tivemos mau aproveitamento em situações de superioridade numérica. Vamos ter tempo para preparar o jogo, ver os erros que cometemos e faremos tudo para que o desfecho seja diferente. No campeonato, o Sporting mostrou ser um pouco irregular, mas tem qualidade individual, um plantel vasto e um treinador experiente."

in "ojogo.pt"

Falcao: "Também me sentirei campeão"

Falcao e Rúben Micael foram utilizados por Vítor Pereira na primeira jornada do campeonato, com o V. Guimarães, e também terão direito a inscrever o seu nome na lista de campeões , caso o FC Porto confirme a revalidação do título. El Tigre acredita que é o que vai acontecer. "Também me sentirei campeão se o FC Porto conseguir o título", admitiu, em declarações a O JOGO, no final do encontro com o Real Madrid.
Falcao garante que tem "um grande carinho pelos adeptos" e pelo clube. "Marcou-me muito, foi importante para a minha carreira", frisou, manifestando o desejo de ver os portistas torcerem pelo triunfo dos colchoneros na Liga Europa. "Espero poder repetir o feito da Liga Europa esta época com o Atlético de Madrid. Sei que os portistas também vão estar a apoiar-me", atirou. Sapunaru, pelo menos, já o fez publicamente.
Com quatro jornadas para o FC Porto segurar a vantagem de quatro pontos, o goleador deixou uma mensagem aos antigos companheiros, desde Madrid: "Que não desperdicem esta oportunidade".
Em Inglaterra, por exemplo, só é reconhecido como campeão quem jogar um mínimo de dez partidas, seja na condição de titular ou de suplente utilizado. El Tigre e Rúben Micael só têm um, mas há outros jogadores que também não teriam direito à medalha se os regulamentos fossem iguais em Portugal. Guarín, Fucile, Souza e Walter têm todos menos de dez jogos. E dos jogadores que ainda estão no plantel, Iturbe e Danilo não atingiriam os dez jogos mesmo se fossem usados nos quatro jogos que faltam. E Mangala só teria direito a faixa se jogasse com o Beira-Mar, Marítimo, Sporting e Rio Ave.

"Queria ter ido ver um jogo ao Dragão"


Apesar de estar a apenas 560 quilómetros de distância, Falcao ainda não regressou à Invicta desde que assinou pelo Atlético de Madrid, em agosto, mas continua a ter casa na cidade e não está a pensar em vendê-la. Pelo menos por enquanto. O avançado lamenta ainda não ter tido a oportunidade de voltar ao Porto. "Queria ter ido ver um jogo esta época ao Estádio do Dragão, mas não tive mesmo oportunidade de o fazer e dificilmente ainda o consigo", referiu. As folgas têm sido poucas ao longa da época e o único fim de semana livre, quando esteve castigado por acumulação de amarelos, foi passado em ações publicitárias da marca desportiva que o patrocina.


Rúben Micael

"Naquela casa não se falha nos momentos cruciais"


Rúben Micael começou a época convencido de que ficaria no FC Porto, até porque era essa a sua vontade e não havia grandes movimentações de mercado para os seus lados. Por isso, Vítor Pereira ofereceu-lhe a titularidade na Supertaça Cândido de Oliveira. Depois, o madeirense foi o primeiro a saltar do banco na visita ao terreno do V. Guimarães, na primeira jornada do campeonato. Foram apenas 28 minutos na prova, suficientes para que também ele, tal como Falcao, se sinta "um pouco" campeão nacional, caso o FC Porto não deixe fugir a vantagem conseguida nas últimas semanas. Após esse jogo no Minho, como se sabe, foi vendido.
De Espanha, tem acompanhado com atenção o campeonato português e, apesar do evidente equilíbrio entre os três da frente, está mais do que convencido de que o FC Porto vai revalidar o título. "Não acredito que o FC Porto deixe fugir esta vantagem. Naquela casa nunca se falha nos momentos cruciais e não vai falhar a conquista deste título", atirou em declarações a O JOGO.
Empenhado em ajudar o Saragoça a manter-se no principal escalão em Espanha, Rúben Micael não vai ter tempo a festejar o título dos portistas, se este se confirmar. "Ficarei mesmo muito contente se o FC Porto confirmar o título. O plantel merece tudo de bom", frisou.
O madeirense, que foi vendido ao Atlético de Madrid juntamente com Falcao, no final de agosto fez questão de recordar a sua prestação no FC Porto. "Joguei alguns minutos na primeira jornada e fui titular na Supertaça Cândido de Oliveira, por isso, também me sinto parte do grupo. Ajudei no que pude antes de sair", lembrou.
No último sábado, Rúben Micael foi derrotado pelo Barcelona, uns minutos antes dos antigos companheiros subirem ao relvado da Pedreira para o jogo que os deixaria mais folgados na liderança. "Só vi os últimos 20 minutos, porque tive jogo, mas pareceu-me que o FC Porto foi um justo vencedor em Braga. Ainda por cima, depois o Benfica perdeu em Alvalade. Quatro pontos nesta altura do campeonato é muita coisa", insistiu.


Cinco faixas merecidas


Ao contrário do que é normal, os jogadores que saltaram "fora do barco" no mercado de inverno foram opções regulares de Vítor Pereira ao longo da temporada. Problemas pessoais, expectativas frustradas e a necessidade de reduzir o grupo ditaram a saída de cinco possíveis futuros campeões nacionais. E nenhum deles é estreante...

Fucile

7 jogos, 630 minutos, 0 golos

Um caso estranho, tendo em conta que começou a época como titular indiscutível. No início, à esquerda porque Álvaro Pereira estava com um pé no Chelsea. Depois, à direita porque o treinador o preferia em detrimento de Sapunaru. Acabaria afastado da equipa à 7ª jornada. E de vez. Em janeiro foi cedido ao Santos.

Souza

8 jogos, 321 minutos, 0 golos

Bem aproveitado de começo, quando Fernando estava com a cabeça fora do FC Porto, o trinco foi vítima, depois, do "renascer" do Polvo. Fernando tem secado trinco atrás de trinco ao longo dos anos e Souza não foi exceção. Como queria jogar para ter hipóteses de ir aos Jogos Olímpicos, o FC Porto aceitou emprestá-lo ao Grémio.

Guarín

7 jogos, 418 minutos, 1 golo

O golo em casa da Académica foi o ponto alto das 10 jornadas em que esteve à disposição de Vítor Pereira. Depois, a vontade de jogar no Calcio, o interesse de Inter e Juventus e uma arreliadora lesão - só o deixou disponível no fim de março -, motivaram a saída, num empréstimo com opção de compra.

Belluschi

16 jogos, 910 minutos, 1 golo

Pode considerar-se a saída mais surpreendente, tendo em conta que foi 10 vezes titular em 16 jornadas e que até foi o melhor em campo no jogo (visita ao Gil Vicente) que antecedeu o seu empréstimo ao Génova. No fundo, o argentino foi vítima da chegada de Lucho González e do crescimento de Defour como opção válida.

Walter

6 jogos, 264 minutos, 2 golos

Ainda que Kléber não seja Falcao, o Bigorna nunca se conseguiu revelar uma opção de qualidade. Problemas pessoais dificultaram a tarefa, mas o pior foi quando Hulk foi desviado, com relativo sucesso, para o eixo do ataque. Sendo terceira opção, e com a perspetiva da chegada de Janko, a cedência ao Cruzeiro era inevitável.


Bracali espera estrear-se


Kadú já teve direito ao prémio de utilização na Taça de Portugal (foi o mais jovem de sempre a estrear-se pelo FC Porto), mas é difícil que jogue no campeonato. O título não se deve decidir antes da penúltima ou última jornada e, por isso, à frente do terceiro guarda-redes ainda está Bracali, também ele à espera de se estrear para poder festejar.

in "ojogo.pt"