quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cheira bem, cheira às meias-finais

FC Porto está a um pequeno passo de se qualificar para as meias-finais da Liga Europa, onde, possivelmente irá encontrar os espanhóis do Villarreal. Falcao foi o homem da noite ao fazer hat-trick.


O FC Porto venceu, esta quinta-feira, o Spartak de Moscovo por 5-1, com os golos portuenses a serem apontados por Falcao (3), Varela e Maicon, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, disputado no Estádio do Dragão.
Os jogadores portistas foram recebidos debaixo de uma chuva de aplausos e vozes que gritavam “Campeões, Campeões” no Estádio do Dragão, neste que foi o primeiro jogo do FC Porto como novo Campeão Nacional.
A equipa portista apanhou o seu primeiro susto logo ao minuto 10 quando Welliton conseguiu isolar-se da defesa, depois de um erro de Rolando, mas Helton conseguiu segurar o remate fraco do brasileiro.
Ao minuto 17, depois de uma obra de arte fabricada pelo brasileiro Hulk no corredor direito, o FC Porto quase fazia o primeiro golo mas a defesa moscovita conseguiu aliviar a jogada de perigo. O mesmo Hulk, minutos depois, voltou a ter duas grandes oportunidades de golo.
FC Porto e Spartak de Moscovo continuavam numa luta acesa no meio-campo, com momentos carregados de agressividade nessa disputa,  quando o FC Porto conseguiu inaugurar o marcador graças à genialidade de dois sul-amercanos ao minuto 37.
Alvaro Pereira, que regressou à competição depois de ter cumprido castigo na eliminatória anterior, desfilou pelo corredor esquerdo e executou um belo cruzamento para o coração da área onde estava Falcao que, de cabeça, voou para fazer o primeiro golo.
O primeiro tempo foi equilibrado mas, no segundo, o FC Porto foi  equipa mais forte, dando a impressão, também, que ao Spartak de Moscovo começou a falhar as forças.
Mais dominador, os Dragões conseguiram marcar o seu segundo golo quando Radamel Falcao amorteceu para o seu companheiro de ataque Silvestre Varela à entrada da grande área e o extremo português, de primeira, fuzilou para dentro da baliza de Dykan ao minuto 64.
Os cerca de 38 mil espectadores no Dragão ainda celebravam o segundo golo quando Maicon, depois de um pontapé de canto executado por João Moutinho, fez o terceiro ao minuto 69.
O golo do Spartak surgiu logo depois do terceiro dos portistas, na sequência de uma pura desatenção da defesa portista.
O irrequieto Falcao quis aumentar a sua conta pessoal de golos e conseguiu-o, por mais duas vezes, quando fez o quarto e quinto golo no encontro, totalizando dez golos na prova europeia.
No outro encontro dos quartos-de-final, que se cruza com esta eliminatória nas meias-finais, o Villarreal goleou o Twente da Holanda por 5-1, sendo o mais provável adversário dos portistas caso passem com sucesso esta eliminatória.
in "sapodesporto.pt"

Highlights


Palmas dos jornalistas russos para André Villas-Boas

A conferência de imprensa no Estádio do Dragão terminou de forma inusitada. Em Portugal, subsistem poucos relatos do género. Liedson, na sua despedida de Alvalade, terá sido o último a receber aplausos da imprensa.


Nesta quinta-feira, aconteceu o mesmo a André Villas-Boas. No final da conversa com os jornalistas, os enviados russos despediram-se do treinador do F.C. Porto com palmas. Na antevisão do encontro, bem como após a partida, os jornalistas de Leste saciaram a curiosidade em torno do jovem técnico.



Rendidos ao discurso de Villas-Boas, bem como à goleada dos dragões frente ao Spartak de Moscovo, os jornalistas russos surpreenderam os presentes com um aplauso generalizado e pedidos de fotografias para a posterioridade. Um reflexo da crescente popularidade do treinador do F.C. Porto.


in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Queremos conquistar mais dois troféus»

André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma a goleada da sua equipa na recepção ao Spartak de Moscovo, no Estádio do Dragão (5-1). Os dragões conquistaram uma vantagem confortável, tendo em vista o jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa:

«Não estamos já a pensar nas meias-finais. É um resultado óptimo, mas não estávamos à espera de tantas facilidades.O Spartak merece-nos respeito e aos 33 segundos podia estar em vantagem. Temos muito respeito pela imprevisibilidade no futebol. Veremos o que pode acontecer no jogo da segunda mão. Na primeira parte, houve um período de ascendente do Spartak, até ao minuto 15/20. O primeiro golo era importante para nós, deu-nos um pouco mais de ânimo. Corrigimos o que queríamos ao intervalo, precisávamos de ser mais criteriosos nas escolhas. Felizmente, na segunda parte, conseguimos construir um resultado que é confortável para a segunda mão.»

Qual a sua importância no sucesso da equipa? «Acho que pouca. Acreditamos muito no talento dos jogadores, nós apenas guiamos o caminho. Acreditamos muito no potenciar de cada um, somos uns privilegiados por ter tamanho talento à disposição.»

Sobre os resultados das equipas portuguesas: «É óptimo, em termos de coeficiente, vamos colher os frutos disso de forma extrema. Ficámos todos mais perto das meias-finais, mas respeitamos muito o imprevisível. É um jogo no sintético, complicado, se sofremos cedo, nada nos diz que não podemos sofrer mais. Mas de qualquer forma, acreditamos no nosso trabalho. Gostava de relembrar os oitavos-de-final, em que o Twente venceu o Zenit mas depois sentiu grandes dificuldades. Há boas perspectivas, mas vamos ver.»

Que pontos fracos detectou no Spartak? «Não posso responder a essa pergunta (ndr. risos). Tudo pode acontecer na segunda mão, mas esta é uma vitória boa e esperemos que o F.C. Porto possa passar às meias-finais.»

A rotatividade no plantel tem dado frutos? «Todos os jogadores se têm mostrado muitos competitivos, isso tem sido fundamental, permitiu por exemplo hoje manter a frescura durante os noventa minutos. Todos querem entrar na equipa, todos querem vencer e isso tem-nos mantido na rota do sucesso. Conquistámos dois troféus e queremos conquistar mais dois.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Temos de manter o critério e combater a euforia»

TÉCNICO ELOGIA ATITUDE DOS JOGADORES


O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, mostrou-se muito satisfeito com a vitória obtida frente ao Spartak Moscovo, por 5-1.
"É um resultado ótimo e por números elevados. A certa altura, foi difícil travar alguma euforia que se sentia das bancadas. Ficámos empolgados devido aos adeptos."
"Ótimo resultado mas temos que ter máximas cautelas para ir para as meias-finais. Temos de manter o critério e combater a euforia"
"Spartak é uma equipa que previligia o toque de bola e criou-nos alguma ansiedade, mas sentimos que a equipa estava com compromisso. Criámos muitas oportunidades. Bom resultado que dá-nos mais tranquilidade para o jogo da 2.ª mão."
in "record.pt"

Valery Karpin (Spartak): «Não há explicação para isto»

Valery Karpin, treinador do Spartak de Moscovo, comentou desta forma a goleada sofrida pela sua equipa no Estádio do Dragão (5-1). Tarefa muito complicada para a formação moscovita, tendo em vista o jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa:

«Nos primeiros 20/25 minutos o jogo esteve equilibrado. Tivemos dois momentos em que podíamos ter marcado. Depois disso, a equipa baixou, o F.C. Porto marcou e a partir daí tudo ficou mais difícil. Sou o culpado da derrota, como sempre acontece quando a equipa perde. Não há explicação para isto. Até podia perceber se isso tivesse acontecido na segunda parte, no minuto 70 ou 80, mas assim não percebo.»


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Spartak Moscovo, 5-1 (crónica)

Um campeão de alma e coração.


Em ritmo de festa o F.C. Porto celebrou a conquista do campeonato do jeito que sabe melhor: com um futebol azul carregado e uma vitória confortável. Foi aliás uma noite de comunhão refinada e quase completa. Só aquele golo de McGeady, lá pelo meio, a afastou um pouco da perfeição.

O horizonte é por isso azul para um F.C. Porto de alma e coração, que vive em estado de graça e continua a crescer à medida que o relógio avança: como nas boas histórias, guarda o melhor para o fim. Esta noite não entrou bem, é verdade, sofreu dois sustos cedo e demorou a impor a força.

Demorou aliás a entrar na zona de finalização. Sobretudo isso. Pareceu começar sem frescura mental, apesar da vontade em continuar a ganhar. Vale a pena lembrar a propósito um sprint de Hulk aos dez minutos, quase de uma área à outra, para pressionar Welliton e obrigá-lo a rematar em esforço.

Um exemplo cabal da fome de vitórias, portanto, de uma equipa que bebeu do entusiasmo das bancadas para crescer a partir do primeiro golo. Com um futebol intenso e que ganhou espaços na segunda parte, o F.C. Porto construiu uma exibição robusta sublinhada num triunfo histórico.

A vantagem de quatro golos é praticamente definitiva a quem olha de fora. Vista mais de perto é ainda mais definitiva que isso. Por uma razão: este Spartak é claramente uma equipa de velocidade na frente. Joga recuada, em lançamentos longos e saídas rápidas. Subida no terreno perde claramente força.

Ora por isso é que nos últimos quatro jogos fora para as competições europeias ganhou três: Amesterdão, Basileia e Zilina, mais Marselha no início da Liga dos Campeões. Esta noite não deu nem para ficar perto. Welliton falhou duas jogadas em que surgiu na frente de Helton e enterrou as esperanças russas.

Por isso volta-se atrás e sublinha-se que esta vitória é muito mais definitiva do que parece. Ela que só se tornou óbvia na segunda parte, de resto, depois de uma entrada que demorou a ser forte. Quatro dias depois da festa, os jogadores precisaram de tempo para fazer as ideias acompanhar a vontade.

Os primeiros minutos trouxeram perdas de bola e alguns passes errados, é certo, o golo de Falcao (que noite fantástica, três golos e uma assistência) tornou tudo mais claro. Por isso a segunda parte foi toda do F.C. Porto, num exercício repetitivo de ataques, transições rápidas e bolas na área.

Através de trocas posicionais, que colocavam muitas vezes Varela nos espaços interiores e abriam uma via às subidas de Álvaro Pereira ou encostavam Guarín à direita e faziam Hulk deambular por toda a frente de ataque, o F.C. Porto foi inventado espaços e justificando a vitória robusta no fim.

À medida que os golos apareciam, obviamente, o clamor das bancadas ficava mais forte. O grito «venceremos, venceremos, vencermos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003» espalhou-se pelo estádio. De jogo para jogo torna-se mais forte, aliás, A onda azul segue imparável.

Mais imparável até do que em 2003. Nessa altura, recorde-se, o Porto apresentou-se na primeira-mão dos quartos-de-final também depois de ganhar na Luz. Fê-lo com um golo de Deco. Perante o Panathinaikos, ainda nas Antas, perdeu 1-0. Foi quando Mourinho disse que a eliminatória estava só a meio. 

Estava de facto: o F.C. Porto foi ganhar a Atenas. Esta noite... simplificou as coisas. O futuro volta a ser azul.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao: «Uma noite para nunca mais esquecer!»

Falcao, autor de um hat-trick na goleada do F.C. Porto ao Spartak Moscovo:

«Vou recordar esta noite para sempre, antes do mais pelo rendimento da equipa no tempo todo. Apesar da conquista do título no domingo não nos desviámos do objectivo de lutar por todas as competições e saiu-nos tudo muito bem. Mas não está decidido, o Spartak é uma equipa muito perigosa e estamos mentalizados de que ainda faltam 90 minutos.»

Sobre a cobiça de grandes clubes europeus: 
«Já tenho a motivação de estar na Europa e jogar numa grande equipa.»

Sobre o facto de no final ter pedido a bola de jogo ao árbitro:
«Ainda não pensei no que vou escrever sobre isto, mas esta bola vai ser uma grande recordação para mim e para a minha família.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Silvestre Varela: «Excelente resultado»

AUTOR DO 2.º GOLO FRENTE AO SPARTAK


Silvestre Varela enalteceu o excelente resultado que o FC Porto obteve esta quinta-feira frente ao Spartak Moscovo, em jogo a contar para a 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. O internacional português apontou o segundo golo.
"Foi um excelente resultado, frente a uma equipa que sabe o que fazer em campo e que joga bem à bola. Agora vamos pensar no próximo encontro do campeonato, e só depois na partida da 2. mão, na Rússia."
"O treinador fez algumas correções ao intervalo. Na 2.ª parte entrámos com muita determinação e com vontade de resolver a partida."
"O encontro da 2.ª mão vai ser disputado em piso sintético, num campo duro onde a bola salta muito. Não estamos habituados e vai-nos dificultar um pouco."
in "record.pt"

Dois recordes nacionais de natação para Sara Oliveira em Eindhoven


Sara Oliveira bateu, quinta-feira, por duas vezes o recorde nacional dos 50 metros mariposa, no decorrer da Swim Cup Eindhoven, que hoje arrancou naquela cidade holandesa.
 
f
Dois recordes nacionais de natação para Sara Oliveira em Eindhoven
Sara Oliveira
 
Antes, Diogo Carvalho também esteve em grande destaque, ao obter o mínimo para os Jogos Olímpicos Londres2012 na especialidade de 200 metros estilos, com um registo que é igualmente mínimo para os Mundiais e recorde nacional absoluto.
A nadadora do FC Porto, igualmente apurada para os Mundiais de Xangai, foi quinta na final, com 27,27 segundos, retirando dois centésimos ao recorde que fixara na manhã. Até hoje o recorde também estava na sua posse e era de 27,36, estabelecido nos Europeus de Budapeste de 2010.
Diogo Carvalho, do Galitos de Aveiro, venceu a final dos 200 metros estilos, com o tempo de 2.00,38 minutos, numa prova em que Alexis Santos foi quarto classificado (2.05,10).
De manhã fora o mais rápido nas eliminatórias e garantira a ida aos Jogos Olímpicos, nadando a distância em 1.59,54 minutos, superando em cerca de quatro décimos o seu próprio recorde nacional (1.59,96), alcançado há dois anos em Málaga, Espanha.
Ana Rodrigues obteve o quarto posto nos 50 bruços, concluindo a prova em 32,22 segundos, enquanto Nádia Vieira foi sétima nos 200 metros estilos (2.19,80).

in "jn.pt"

Liga Europa: F.C. Porto-Spartak de Moscovo, 5-1 (destaques)

Falcao soltou as asas de um Dragão com sede de glória europeia


Falcao
Voos perfeitos do concorrente a melhor marcador da Liga Europa. Duelo intenso com Rossi (Villarreal) Falcao percebeu desde cedo as dificuldades de Suchy e, sobretudo, Rojo na marcação. A pressão alta do colombiano motivou algum desconforto na defensiva do Spartak, mas nada comparável ao tremendo rombo provocado pelo tento inaugural. Cruzamento perfeito de Alvaro Pereira, salto corajoso e certeiro ao segundo poste, derrubando a resistência moscovita. Acabou com as dúvidas ao cair do pano, após passes de Cristian Rodriguez e Belluschi. «Hat-trick» determinante de um goleador com selo de qualidade europeu.

Alvaro Pereira
Pulmão impressionante e incomparável, fazendo todo o corredor esquerdo sem quebrar, ao longo dos noventa minutos. Regular a defender, inesgotável no apoio ofensivo, provocou desequilíbrios essenciais na mecanização atacante do F.C. Porto, assumindo papel decisivo com um cruzamento perfeito para Falcao, no 1-0. Medidas exactas ao minuto 37, adivinhando a presença do colombiano ao segundo poste. Um dos melhores nos flancos, a nível europeu. Nota negativa numa noite quase perfeita: deixou fugir McGeady no lance do 3-1.

Ibson
A qualidade deixa sempre saudades. Ibson regressou ao Porto na pele de vilão, mostrando até uma face mais agressiva, na dura batalha do sector intermediário. Tem talento acima da média, sem margem para dúvidas, e pautou grande parte do jogo ofensivo do Spartak. Ainda assim, fica uma certeza: olhando para os actuais médios do F.C. Porto, Ibson ficaria novamente afastado da titularidade, se continuasse por cá.

Hulk
A sua exibição pode resumir-se a um lance de saudável altruísmo. Ao 11º minuto de jogo, Rolando falhou um passe e Welliton arrancou com perigo para a baliza do F.C. Porto. Hulk partiu em desvantagem, desde o meio-campo, mas ainda conseguiu pressionar o avançado do Spartak, com Helton a fazer o resto. Com maior sentido colectivo, assinou desempenho positivo, ficando a centímetros do golo na etapa complementar, quando atirou à trave na cobrança de um livre. 

Fernando
Falhou um par de passes em zona perigosa, antes de arrancar para uma grande noite. Num quarto-de-hora, adaptou-se ao perigoso jogo de Alex e anulou o criativo do Spartak de Moscovo. Acumulou intervenções providenciais, arrancando aplausos da plateia. Desperdiçou uma boa oportunidade de golo, na etapa complementar, mas esteve na origem do primeiro e do segundo, quando viu Falcao na área do Spartak, na segunda vaga dos dragões. 

Maicon
Partilha responsabilidade com Rolando no desacerto inicial, face à presença do incómodo Welliton. No cômputo geral, ganhou a maioria dos duelos e voltou a justificar a aposta de André Villas-Boas, alternando a titularidade com Otamendi. Golo importante na contabilidade da eliminatória, após canto cobrado por João Moutinho.

Welliton
Uma autêntica carraça. Baixo, forte e com um toque de bola muito curto, Welliton entrou com a corda toda no relvado do Estádio do Dragão e ficou perto do golo no primeiro lance, passando por Rolando com uma facilidade preocupante. Viu Hélton opor-se à altura, após mau passe do central português, e acabou por baixar de produção quando o F.C. Porto chegou à vantagem. De qualquer forma, um nome a ter em conta na segunda mão.

Banco do F.C. Porto
Excelente segunda linha. James, Cristian Rodriguez e Belluschi mantiveram a chama e seguraram a fasquia alta, não deixando de incomodar a defensiva do Spartak. Parte do sucesso portista também passou por aqui.

in "maisfutebol.iol.pt"

Bruno Alves: «FC Porto é mais forte que Spartak»

INTERNACIONAL NÃO ESCONDE FAVORITO


É com "conhecimento de causa" que Bruno Alves assume que o FC Porto é favorito no jogo desta quinta-feira da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa com o Spartak de Moscovo.
O internacional português, a jogar no Zenit, conhece bem o adversário dos dragões (equipa que irá defrontar no campeonato russo a 29 de maio) e atribui favoritismo aos novos campeões nacionais.
"Na Rússia, [o Spartak] é uma equipa forte, das melhores, e penso que tem um ataque poderoso. Mas, no geral, penso que o FC Porto é mais forte", afirmou o defesa à Antena 1.
in "record.pt"

Ibson lidera a armada brasileira do Spartak

Chegou pela primeira vez a Portugal a 31 Janeiro de 2005 sem saber qual era o clube onde ia jogar e confessou mais tarde que assinar pelo FC Porto foi "um dos dias mais felizes" da sua vida. Nos primeiros meses impressionou e chegou a ser elogiado por Pinto da Costa, mas, com a chegada de Paulo Assunção e Lucho González, na época seguinte perdeu espaço na equipa. Depois de alguns problemas com Jesualdo Ferreira, regressou ao Flamengo no Verão de 2007 e mais tarde acabou por ser vendido ao Spartak de Moscovo. Hoje, Ibson Barreto da Silva voltar a pisar o relvado do Estádio do Dragão na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa (20h05, SP-TV1).

"Toco bem a bola, acho que tenho bastante raça e muita vontade de jogar." Este foi o primeiro auto-retrato de Ibson à imprensa portuguesa, depois de trocar por 2,2 milhões de euros o Flamengo pelo FC Porto, no mercado de Inverno da época 2004-05. Numa temporada conturbada dos portistas, após vencerem a Liga dos Campeões e perderem José Mourinho, Ibson revelou-se um reforço importante para José Couceiro, que chegou ao clube "azul e branco" na mesma altura, após a saída do espanhol Víctor Fernández. O médio brasileiro, na segunda metade da temporada, foi titular nas últimas 14 jornadas e recebeu elogios de Pinto da Costa. "A questão do aumento deixo nas mãos do presidente", brincou Ibson antes de partir de férias para o Brasil, no final da época. 

Com a saída de Couceiro, a entrada de Jesualdo Ferreira e o reforço do meio-campo da equipa, a sorte de Ibson no Dragão mudou. Com novas ideias tácticas e concorrência de luxo (Lucho, Raul Meireles, Diego e Paulo Assunção), o médio perdeu protagonismo e os problemas começaram a surgir: em 2005-06 foi titular em 13 jogos e na época seguinte em apenas 10 partidas da Liga. A pouca utilização do brasileiro levou Laís Silva, pai do jogador que desempenhou sempre um papel decisivo na carreira de Ibson, a fazer duras críticas a Jesualdo e a saída tornou-se inevitável.

Com o regresso, por empréstimo dos portistas, ao clube do seu coração (Flamengo), a carreira de Ibson ganhou novo ânimo e o brasileiro despertou rapidamente a cobiça de clubes europeus. Acabou por ser o Spartak de Moscovo a ganhar a corrida - o FC Porto recebeu perto de 5 milhões de euros pela transferência - e, mais de três anos depois, Ibson regressa ao Dragão, agora no papel de adversário.

Ontem, na conferência de imprensa de antevisão da partida, o médio reconheceu que "o FC Porto é favorito", mas avisou que os jogadores do Spartak estão "preparados e confiantes" na possibilidade de conseguir "um bom resultado". "A ansiedade é grande. Estive cá dois anos e meio e é um clube que tenho guardado no meu coração. Mas agora estou no Spartak e tenho de defender esta camisola", lembrou o brasileiro, que apostou com Helton um jantar. Paga quem perder a eliminatória.


in "publico.pt"

Karpin: «Não conheço Villas-Boas, mas tem de ser muito bom...»

Treinador do Spartak admite que não gostou nada do que viu nos jogos dos dragões


Respeito pelo valor do adversário, mas confiança nas próprias possibilidades. É este o sumo da conferência de imprensa de Valeri Karpin esta quarta-feira no Estádio do Dragão. O treinador do Spartak Moscovo conhece a missão espinhosa que terá pela frente, mas não desarma. O Spartak veio a Portugal em busca de um bom resultado.


«É verdade que temos alternado entre exibições de nota 10 e exibições de nota 2. Espero que amanhã a equipa jogue com nota 10, pelo menos como fizemos com o Ajax. Se isso acontecer, há 80 a 90 por cento de hipóteses de correr bem», afirmou.



Karpin tem a equipa preparada para o embate, frisando que Welliton «é o caso mais preocupante», mas deve «estar apto» para encontrar uma equipa a quem atribiu o favoritismo. «São favoritos, sem dúvida. Porque têm um grande historial, já ganharam a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. Têm mais tradição na Europa que o Spartak. O Porto só perdeu um jogo na Liga Europa, ganhou 23 e empatou dois no campeonato. Pelos resultados é um claro favorito», assumiu. 



«Vi oito jogos do Porto e claro que não fiquei contente. Todos os jogadores são muito, muito bons. Particularmente, fiquei mesmo muito admirado com o Falcao», confessou, antes de dar a sua opinião sobre André Villas-Boas.



«Não o conheço pessoalmente, só posso falar dos resultados. Parece saber muito de futebol e tem de ser muito bom para conseguir estes resultados. Como disse foram 23 vitórias e dois empates no campeonato. Melhor é impossível. Acredito que é um treinador com um grande futuro e vai mostrar isso. Espero é que não seja amanhã», brincou.



«Vir de uma derrota até pode ser bom¿»



O técnico desvalorizou ainda o facto de o campeonato russo estar no início, lembrando que «para equipas como o Porto ou o Spartak» é indiferente a altura da época. Quanto ao estilo de jogo apresentado, Karpin não abriu muito o jogo. «Vai depender do jogo em si. Em Marselha, por exemplo, jogamos à defesa durante grande parte do tempo. Amanhã o estilo vai depender como vai jogar o Porto», afirmou.



Os dois clubes vivem momentos antagónicos. Se o Porto vai entrar em campo com a memória bem fresca do título nacional conquistado na casa do grande rival, o Spartak vem de um início titubeante de campeonato, com duas derrotas em três jogos. «O facto de termos perdido até pode ser bom. Mas acho que amanhã quando entrarem no campo, os jogadores vão esquecer tudo o que está para trás e jogarão apenas com a cabeça neste jogo», frisou.



Karpin admitiu, por fim, que «não ficava triste com um empate», mas também «não saída daqui muito contente».

in "maisfutebol.iol.pt"

AVB: "Importante é estarmos na final"

A festa da conquista do título no Estádio da Luz ainda nem teve tempo de arrefecer e já André Villas-Boas apela à concentração para a Liga Europa. Contrariando os analistas que apontam o FC Porto como favorito à conquista deste troféu, o técnico azul e branco refreou ânimos e chamou a atenção para aspectos a levar em conta nesta eliminatória.

A festa acabou ou receia que ainda possa prejudicar a abordagem deste jogo?

Não deve ser problema, porque houve tempo suficiente para a recuperação. Mais importante será gerir a saída de um ambiente de festa para outro extremamente competitivo, porque o Spartak traz um desafio ainda mais aliciante. O Spartak é uma equipa que joga num estilo parecido com o nosso, privilegia o toque e a posse, futebol bem jogado e velocidade de circulação, portanto há uma série de factores que nos deixam em alerta, ao contrário da expectativa exagerada de favoritismo.

Mas sentem o peso desse favoritismo?

É indiferente. Já caíram grandes equipas nesta competição, de favoritas passaram a eliminadas. Não serve para nada fazer previsões, o importante é estar na final.

Vai controlar a euforia que se gerou com a conquista do título ou vai canalizá-la para motivar os jogadores para este jogo?

São competições diferentes. Estamos nos quartos-de-final e ambicionamos a passagem às meias-finais. Para que isso aconteça, tem de haver compromisso e exigência total, e é esse equilíbrio entre a passagem da euforia para a competição que temos de ter em conta. Temos um objectivo que queremos atingir, e a dificuldade que nos pode colocar o adversário chama a atenção para estarmos no máximo. Temos de nos concentrar para o jogo.

Esta equipa do Spartak é melhor ou pior do que a do CSKA?

Não me posso permitir fazer essa comparação. São ambas equipas fortes. Esta vem da Champions, com resultados estrondosos fora de casa, e cria-nos um desafio importante; basta olhar para os resultados de Marselha, Ajax, Zilina e Basileia.

Depois de estudar os russos, que jogadores terá mais em atenção?

Como já disse, o Spartak joga bem. Têm um trio de brasileiros no meio-campo que gosta de trocar a bola. O ponta-de-lança gosta de diagonais curtas e de se mover em espaços reduzidos. McGeady é um irlandês poderoso com os dois pés e pode criar problemas a vir do interior. Têm dois laterais que jogam muito a partir das suas posições, dois centrais que sabem construir bem com bola, defendem com um bloco muito compacto e curto e aspiram a estar na final. Portanto, não são uma equipa qualquer e, para o FC Porto passar, terá de se esforçar ao máximo

"Vamos tentar repetir 2002/03"

Servindo-se do exemplo de 2002/03, o técnico garantiu que há sede de vitória.

Começar a eliminatória em casa é uma desvantagem?

Não. Já debatemos este tema do jogo em casa por nos ter surgido durante a fase de eliminatórias. Mas na história do FC Porto, quando venceu a Taça UEFA e a Champions, jogou em casa e depois resolvia as eliminatórias fora. Vamos servir-nos desses exemplos e acreditar que somos tão competitivos em casa como fora, porque o nosso registo este ano até é superior fora de casa.

Dadas as notícias de clubes interessados, consegue prometer que será treinador do FC Porto na próxima época?

Não sei se é interesse. É mais especulação que acontece com qualquer um de nós nesta função, o que me dá perfeitamente igual. O sucesso não é meu, é de todos nós, e quem ganha uma vez tem sempre vontade de ganhar outra. Vamos viver o título com esse sabor especial, mas agora é outra competição, outras motivações. Vamos tentar repetir o que aconteceu em 2002/03, e isso exige de nós o máximo. A sede de ganhar está presente em cada um destes jogadores.

Sapunaru não está convocado...

Não há problema algum, apenas opções, como vão poder ver amanhã [hoje]. Achámos que era importante ter Souza e Walter de regresso neste jogo, porque têm trabalhado de forma inexcedível. O ambiente competitivo no plantel é muito agressivo, e todos merecem estar nas convocatórias, mas é difícil entrar. Falei com Sapunaru e com Rúben sobre isso, porque está na altura de dar uma oportunidade a quem tanto e tão bem trabalha, como Walter e Souza, mas também Kieszek, Mariano e Sereno. Tem de ser assim nesta altura, sem nunca pôr em causa as questões estratégicas.

in "ojogo.pt

"Por mim renovo e fico aqui na próxima época"

Falcao tem-se mantido fiel aos golos e às boas exibições pelo segundo ano consecutivo. A repetição de uma grande temporada trouxe uma consequência lógica: serviu para adensar ainda mais o apetite de alguns clubes europeus. O colombiano não está, no entanto, preocupado com o assunto, e até se mostrou disponível para renovar o contrato que o liga aos dragões por apenas mais duas temporadas. Agora, diz ele, tudo depende da vontade da SAD portista. "Todo o mundo sabe que tenho contrato por mais dois anos e que estou muito agradecido por tudo o que o clube me tem dado. Neste momento, penso apenas em terminar este ano bem e, para o próximo, terei a oportunidade de jogar uma competição importante como é a Liga dos Campeões. A não ser que os dirigentes tomem outra decisão, penso apenas em continuar para conseguir conquistar mais títulos importantes para o FC Porto. Aliás, até estou disponível para renovar", confessou ontem Falcao, durante a antevisão do encontro de hoje com o Spartak de Moscovo.

Sobre o regresso à Liga Europa, o avançado limitou-se a enumerar os pontos fortes do adversário desta noite, já depois de ter explicado como regressou à normalidade depois de ter vivido num estado de euforia durante os últimos dias, por culpa da conquista do título de campeão nacional em pleno Estádio da Luz. "Não houve muito tempo para festejar a vitória no campeonato e tivemos que mudar rapidamente o chip para esta competição. Temos o objectivo e a ambição de passar esta fase e estamos todos concentrados para atingir essa meta. Vencer esta competição com o FC Porto é o mais importante nesta fase", explicou.

Curiosamente, Falcao revelou, por altura do sorteio, que tinha dito, no balneário, que o Spartak seria o adversário. Agora, perguntou-se se ele também conseguia adivinhar o resultado de hoje. "Todos os jogos são diferentes e tudo pode acontecer. O Spartak ganhou quatro jogos como visitante nas competições europeias, tem um ataque perigoso e gosta de ter a bola. Tem jogadores que desequilibram, como Alex, que é conhecido na América do Sul, e o Welliton, um goleador. Acredito que vai ser um jogo interessante, tendo em conta a qualidade e a forma muito similar de jogar das duas equipas", concluiu.

in "ojogo.pt"

Muito dificilmente Hulk sai do FC Porto, diz empresário

O empresário Teodoro Fonseca afirmou, esta quarta-feira, na TSF que apenas uma proposta do outro mundo faria Hulk mudar de ideias, sendo que clubes como o do FC Porto são «poucos».
 
«Se sair, só se aparecer uma grande equipa e mesmo essa grande equipa vai ter de ter o objectivo de vencedor» e de oferecer as mesmas condições ao jogador, não só materiais, mas também físicas, disse.
Teodoro Fonseca frisou que «são poucos os clubes do mundo hoje que têm uma estrutura como a do FC Porto»:
O jogador está feliz na Invicta e quer continuar a ganhar vestido de "azul e branco", apesar de lhe faltar um «título europeu».
Hulk «quer muito» ser campeão europeu e confia bastante na equipa, na comissão técnica e na direcção do clube, sublinhou, acrescentando que o jogador acredita que ainda vai conquistar muitos títulos no Porto.
 
in "tsf.pt"

Estes "quartos" têm vistas para Dublin

VILLAS-BOAS VAI MEXER NA EQUIPA
 
A história não ganha jogos nem define competições, mas oferece-nos indicadores preciosos e cria tendências que podem ser muito difíceis de contrariar. Uma dessas curiosidades diz-nos o seguinte: sempre que passa os quartos-de-final de uma competição, o FC Porto disputa o jogo decisivo. Shakhtar (Taça das Taças), Brondby (Taça dos Campeões), Panathinaikos (Taça UEFA) e Lyon (Liga dos Campeões) foram talismãs no percurso dos dragões rumo às suas finais europeias. É ainda digno de registo que todos os jogos da 1.ª mão das eliminatórias acima referidas se tenham disputado nas Antas/Dragão, por muito que esse cenário não tenha feito a diferença diante dos gregos, já que Mourinho teve de virar os “quartos” em Atenas.
Avançados. Atento às estatísticas do seu clube, Villas-Boas sabe que este duelo com o Spartak Moscovo tem vistas amplas para a final de Dublin. Por isso, é de esperar um FC Porto afirmativo e de olhos na vitória, mas ciente de que a disputa tem continuidade na Rússia.

in "recprd.pt"

Andebol: Benfica vence FC Porto

Encarnados reduzem distância para líderes

O Benfica venceu o FC Porto por 26-24, na primeira jornada da fase final do campeonato de andebol.

Na Luz, os encarnados conseguiram reduzir a diferença para os líderes e estão agora a um ponto dos dragões e do ABC, que também perdeu, no sábado, frente ao Sporting.

No outro jogo verificou-se um empate, pelo que a classificação está agora ordenada assim:

1-FC Porto, 1 jogo/31 pontos
2-ABC, 1/31
3-Benfica, 1/30
4-Madeira SAD, 1/29
5-Sporting, 1/28
6-Águas Santas, 1/25.

A segunda fase é disputada entre as seis primeiras equipas da fase regular, a duas voltas, com os clubes a partirem com 50 por cento dos pontos conquistados na etapa inicial. O vencedor desta segunda fase sagrar-se-á campeão nacional

in "maisfutebol.iol.pt"