quinta-feira, 7 de abril de 2011

Liga Europa: F.C. Porto-Spartak de Moscovo, 5-1 (destaques)

Falcao soltou as asas de um Dragão com sede de glória europeia


Falcao
Voos perfeitos do concorrente a melhor marcador da Liga Europa. Duelo intenso com Rossi (Villarreal) Falcao percebeu desde cedo as dificuldades de Suchy e, sobretudo, Rojo na marcação. A pressão alta do colombiano motivou algum desconforto na defensiva do Spartak, mas nada comparável ao tremendo rombo provocado pelo tento inaugural. Cruzamento perfeito de Alvaro Pereira, salto corajoso e certeiro ao segundo poste, derrubando a resistência moscovita. Acabou com as dúvidas ao cair do pano, após passes de Cristian Rodriguez e Belluschi. «Hat-trick» determinante de um goleador com selo de qualidade europeu.

Alvaro Pereira
Pulmão impressionante e incomparável, fazendo todo o corredor esquerdo sem quebrar, ao longo dos noventa minutos. Regular a defender, inesgotável no apoio ofensivo, provocou desequilíbrios essenciais na mecanização atacante do F.C. Porto, assumindo papel decisivo com um cruzamento perfeito para Falcao, no 1-0. Medidas exactas ao minuto 37, adivinhando a presença do colombiano ao segundo poste. Um dos melhores nos flancos, a nível europeu. Nota negativa numa noite quase perfeita: deixou fugir McGeady no lance do 3-1.

Ibson
A qualidade deixa sempre saudades. Ibson regressou ao Porto na pele de vilão, mostrando até uma face mais agressiva, na dura batalha do sector intermediário. Tem talento acima da média, sem margem para dúvidas, e pautou grande parte do jogo ofensivo do Spartak. Ainda assim, fica uma certeza: olhando para os actuais médios do F.C. Porto, Ibson ficaria novamente afastado da titularidade, se continuasse por cá.

Hulk
A sua exibição pode resumir-se a um lance de saudável altruísmo. Ao 11º minuto de jogo, Rolando falhou um passe e Welliton arrancou com perigo para a baliza do F.C. Porto. Hulk partiu em desvantagem, desde o meio-campo, mas ainda conseguiu pressionar o avançado do Spartak, com Helton a fazer o resto. Com maior sentido colectivo, assinou desempenho positivo, ficando a centímetros do golo na etapa complementar, quando atirou à trave na cobrança de um livre. 

Fernando
Falhou um par de passes em zona perigosa, antes de arrancar para uma grande noite. Num quarto-de-hora, adaptou-se ao perigoso jogo de Alex e anulou o criativo do Spartak de Moscovo. Acumulou intervenções providenciais, arrancando aplausos da plateia. Desperdiçou uma boa oportunidade de golo, na etapa complementar, mas esteve na origem do primeiro e do segundo, quando viu Falcao na área do Spartak, na segunda vaga dos dragões. 

Maicon
Partilha responsabilidade com Rolando no desacerto inicial, face à presença do incómodo Welliton. No cômputo geral, ganhou a maioria dos duelos e voltou a justificar a aposta de André Villas-Boas, alternando a titularidade com Otamendi. Golo importante na contabilidade da eliminatória, após canto cobrado por João Moutinho.

Welliton
Uma autêntica carraça. Baixo, forte e com um toque de bola muito curto, Welliton entrou com a corda toda no relvado do Estádio do Dragão e ficou perto do golo no primeiro lance, passando por Rolando com uma facilidade preocupante. Viu Hélton opor-se à altura, após mau passe do central português, e acabou por baixar de produção quando o F.C. Porto chegou à vantagem. De qualquer forma, um nome a ter em conta na segunda mão.

Banco do F.C. Porto
Excelente segunda linha. James, Cristian Rodriguez e Belluschi mantiveram a chama e seguraram a fasquia alta, não deixando de incomodar a defensiva do Spartak. Parte do sucesso portista também passou por aqui.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: