quinta-feira, 7 de abril de 2011

F.C. Porto-Spartak Moscovo, 5-1 (crónica)

Um campeão de alma e coração.


Em ritmo de festa o F.C. Porto celebrou a conquista do campeonato do jeito que sabe melhor: com um futebol azul carregado e uma vitória confortável. Foi aliás uma noite de comunhão refinada e quase completa. Só aquele golo de McGeady, lá pelo meio, a afastou um pouco da perfeição.

O horizonte é por isso azul para um F.C. Porto de alma e coração, que vive em estado de graça e continua a crescer à medida que o relógio avança: como nas boas histórias, guarda o melhor para o fim. Esta noite não entrou bem, é verdade, sofreu dois sustos cedo e demorou a impor a força.

Demorou aliás a entrar na zona de finalização. Sobretudo isso. Pareceu começar sem frescura mental, apesar da vontade em continuar a ganhar. Vale a pena lembrar a propósito um sprint de Hulk aos dez minutos, quase de uma área à outra, para pressionar Welliton e obrigá-lo a rematar em esforço.

Um exemplo cabal da fome de vitórias, portanto, de uma equipa que bebeu do entusiasmo das bancadas para crescer a partir do primeiro golo. Com um futebol intenso e que ganhou espaços na segunda parte, o F.C. Porto construiu uma exibição robusta sublinhada num triunfo histórico.

A vantagem de quatro golos é praticamente definitiva a quem olha de fora. Vista mais de perto é ainda mais definitiva que isso. Por uma razão: este Spartak é claramente uma equipa de velocidade na frente. Joga recuada, em lançamentos longos e saídas rápidas. Subida no terreno perde claramente força.

Ora por isso é que nos últimos quatro jogos fora para as competições europeias ganhou três: Amesterdão, Basileia e Zilina, mais Marselha no início da Liga dos Campeões. Esta noite não deu nem para ficar perto. Welliton falhou duas jogadas em que surgiu na frente de Helton e enterrou as esperanças russas.

Por isso volta-se atrás e sublinha-se que esta vitória é muito mais definitiva do que parece. Ela que só se tornou óbvia na segunda parte, de resto, depois de uma entrada que demorou a ser forte. Quatro dias depois da festa, os jogadores precisaram de tempo para fazer as ideias acompanhar a vontade.

Os primeiros minutos trouxeram perdas de bola e alguns passes errados, é certo, o golo de Falcao (que noite fantástica, três golos e uma assistência) tornou tudo mais claro. Por isso a segunda parte foi toda do F.C. Porto, num exercício repetitivo de ataques, transições rápidas e bolas na área.

Através de trocas posicionais, que colocavam muitas vezes Varela nos espaços interiores e abriam uma via às subidas de Álvaro Pereira ou encostavam Guarín à direita e faziam Hulk deambular por toda a frente de ataque, o F.C. Porto foi inventado espaços e justificando a vitória robusta no fim.

À medida que os golos apareciam, obviamente, o clamor das bancadas ficava mais forte. O grito «venceremos, venceremos, vencermos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003» espalhou-se pelo estádio. De jogo para jogo torna-se mais forte, aliás, A onda azul segue imparável.

Mais imparável até do que em 2003. Nessa altura, recorde-se, o Porto apresentou-se na primeira-mão dos quartos-de-final também depois de ganhar na Luz. Fê-lo com um golo de Deco. Perante o Panathinaikos, ainda nas Antas, perdeu 1-0. Foi quando Mourinho disse que a eliminatória estava só a meio. 

Estava de facto: o F.C. Porto foi ganhar a Atenas. Esta noite... simplificou as coisas. O futuro volta a ser azul.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: