quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Selecção. Se este Castro não é especial!

Oito décadas depois, a família Castro dá à selecção um bisneto, rapaz que ajudou à primeira derrota de Mourinho em nove anos


Portugal-Luxemburgo, Estádio do Algarve, jogo particular com espectadores de havaianas e areia nos pés e futebolistas a pensarem mais nos próprios clubes - e no arranque dos campeonatos no fim--de-semana - do que propriamente na selecção que está no 125º lugar do ranking da FIFA. Todos... todos... menos André Castro Pereira, o Castro do FC Porto, rapaz de 23 anos que Paulo Bento convocou pela primeira vez para a selecção nacional e está em pulgas perante a possibilidade de estrear-se. Se o fizer entra em campo 81 anos depois de o seu bisavô também ter representado Portugal. Por cá nunca se viu nada assim. Lá por fora há histórias parecidas - por exemplo, o avô de Diego Forlán foi seleccionador uruguaio, o pai chegou a internacional e o filho que aí está é um dos melhores avançados do futebol mundial.

Mas voltemos aos Castro e à origem desta história, que está em Francisco Castro. Na selecção portuguesa já tínhamos irmãos, pais e filhos, tio-avô e sobrinho-neto (veja a lista em baixo), mas agora conhecemos os Castro bisavô e bisneto. O primeiro com carreira feita no FC Porto - extremo-esquerdo que ajudou o clube a conquistar um campeonato de Portugal, em 1932, e depois sagrou-se campeão nacional em 1935 - e o segundo ainda a tentar fazê-la. O Castro de hoje ainda não sabe se fica no plantel de Vítor Pereira, aliás, essa decisão, segundo contou ao fonte próxima do jogador, só deve ser conhecida a partir de hoje. Mas a expectativa é grande. A última meia temporada de empréstimo no Sporting Gijón correu tão bem a este médio (16 jogos e dois golos) que não só lhe foram reabertas as portas do FC Porto como outras lá por fora. Em Espanha ainda sonham com o seu regresso, mas outra proposta interessante chega da Grécia, do Panathinaikos de Jesualdo Ferreira.

sem remorsos Ainda assim, não há nada como ficar no clube do coração. "Sei que vou voltar, se não for neste Verão é no próximo", disse o jovem numa entrevista ao Maisfutebol, no final da época passada. OK, Castro também pensa no FC Porto. Após o regresso no ano passado, concluídos dois anos emprestado no Olhanense, iniciou as campanhas que haveriam de levar os azuis-e-brancos à conquista do campeonato, da Taça e da Liga Europa, mas depois André Villas-Boas aconselhou-o a sair, em Janeiro. Então, assinou pelo Sporting Gíjon e foi por entre os jogos realizados em Espanha que se preparou para festejar os títulos que haveriam de ser ganhos no Dragão. Ressentimentos com o clube ou com o treinador? Zero!

Castro disse compreender a dispensa, percebeu o seu lugar quando afirmou que o FC Porto tinha "o segundo melhor meio-campo da Europa, superado apenas pelo do Barcelona", mas agora pretende fazer parte dele. O sonho é alimentado com esta chamada à selecção. Não há impossíveis. Afinal, Castro foi aquele jogador que na época passada foi ao Santiago Bernabéu ajudar a sua equipa a impor a primeira derrota caseira de José Mourinho em nove anos. Foi um acontecimento de nível planetário, ao ponto de Mourinho ir ao balneário do Gijón e fazer uma vénia a toda a gente. Quando chegou à frente de Castro, deu-lhe os parabéns e elogiou-lhe a coragem de ter optado pela Liga Espanhola.

O seu bisavô, Francisco, também era conhecido pela coragem. Ia para cima dos adversários e foi um dos melhores extremos portugueses dos anos 30. Ficou na História como o sétimo futebolista do FC Porto a conseguir chegar à selecção nacional. O primeiro jogo foi em 1930, há 81 anos, numa derrota (0-1) contra Espanha e o segundo e último uma vitória sobre a Hungria (1-0 em 1933). Francisco Castro ajudou a abrir caminho para os internacionais portugueses do Norte do país e agora é a vez do bisneto, um jogador que se mostrou surpreendido com a convocatória de Paulo Bento - "não estava à espera" - mas que em Abril já desconfiava: "Acho que uma chamada à selecção A não está longe. Estou a jogar com regularidade na melhor liga do Mundo e sei que o Paulo Bento é um treinador atento."

Portugal-Luxemburgo, 21h00, RTP1



in "ionline.pt"

Alex Sandro vai apresentar-se na próxima semana

Alex Sandro é o próximo reforço do FC Porto cuja chegada ao Dragão está agendada para a próxima semana. O brasileiro tem estado a tratar de assuntos particulares desde que deixou a selecção por causa de uma lesão muscular na face posterior da coxa direita e vai fazer tratamento ainda no departamento médico azul e branco. Aliás, Alex Sandro traz com ele toda a documentação relacionada com a lesão sofrida ao serviço da selecção do Brasil no Mundial sub-20, de modo a poder prosseguir com a sua recuperação sem demoras.


in "ojogo.pt"

Castro a dias de novo adeus


A experiência bem-sucedida no Gijón pode não bastar ao emblema espanhol para garantir direito de preferência para nova cedência de Castro. O médio que hoje se pode estrear pela Selecção está mesmo de saída, como se comprova pelo facto de nem sequer estar na lista provisória para o Mónaco. Por ser formado no clube, poderia surgir entre os eleitos sem sacrificar qualquer vaga, pelo que a ausência é esclarecedora e confirma o que se vem escrevendo nos últimos dias.

Castro está de saída, e o Panathinaikos acredita que tem a dianteira. O presidente dos gregos anuncia que conta ter o médio até ao final desta semana, comentando-se em Atenas que o clube orientado por Jesualdo Ferreira pagaria cerca de 700 mil euros pela cedência de Castro por uma temporada. Notícias que não desviam o Gijón da corrida, com os seus dirigentes a garantirem que esperarão uma resposta do FC Porto às recorrentes solicitações para novo empréstimo do jogador que deixou a sua marca nas Astúrias.

in "ojogo.pt"

Alvos passam com nota máxima


As referências que O JOGO foi colher junto de Laszlo Boloni e de Stéphane Demol sobre Mangala e Defour não podiam ser melhores. "Mangala será um central imbatível dentro de um ou dois anos", garantiu o antigo treinador do Sporting, que o orientou no Standard de Liège. "Defour entra de caras na equipa do FC Porto", assegurou Stéphane Demol, antigo jogador dos azuis e brancos. Os alvos identificados como estando a caminho do FC Porto são, por isso, fortemente recomendados quer por Boloni, quer por Demol. Atendendo às qualidades do central e do médio, e às idades de ambos, as suas transferências caem mesmo como uma luva na política de contratações dos campeões nacionais. "Conheço Mangala desde os 15 anos e já nessa altura treinava com o plantel principal do Standard. Estreou-se na Champions em 2009/10, com 17 anos, e marcou um golo ao Arsenal. É um Desailly em potência, é de ferro", recorda Boloni, que na época anterior contou com o mesmo Mangala em Braga, nos 16-avos-de-final da Liga Europa. "Mangala ainda tem um caminho a percorrer, não sei se jogaria logo", ponderou Demol, mas com uma certeza: "É um passo grande, mas no futebol só há bons e maus jogadores e eles pertencem ao primeiro grupo. Digo-lhes que, se tiverem a oportunidade de ir para o FC Porto, agarrem-na já. Vão logo!" Sobre o internacional francês, Boloni deixou um reparo: "A posição ideal para ele é o eixo da defesa, porque tecnicamente é demasiado pobre para jogar como médio-defensivo".
Em relação a Defour, os elogios mantêm-se ao mesmo nível. "É um jogador excelente no passe e um líder que empurra a equipa para o ataque", garantiu Demol. Boloni concorda que o belga seria um concorrente de peso naquele meio-campo do FC Porto: "Não é um João Moutinho, mas tem igualmente muita qualidade e seria um jogador, sem dúvida, a ter em conta pelo treinador". Bota de ouro da Jupiler League com 19 anos apenas, Defour fez um percurso de sucesso de então para cá, tornando-se capitão do Standard de Liège com a saída do clube de Sérgio Conceição, em 2006/07.

À LUPA

Mangala é um Desailly em potência, mas com mais sangue na guelra. Se evoluir como se espera para um jogador da idade dele será um central de grande categoria dentro de um a dois anos, que ganhará o seu lugar no FC Porto, mais cedo ou mais tarde. É um defesa alto mas, curiosamente, muito rápido. Acreditei sempre nele
Defour é um bom jogador para o FC Porto, tecnicamente dotado, com boa mentalidade competitiva, muito combativo e com um volume de jogo muito elevado. Não é um João Moutinho, mas é um jogador com passe seguro, que se sacrifica pela equipa, um pouco à semelhança do Petit que jogou no Benfica e que marca bem livres

Laszlo Boloni
Treinador do PAOK

O Mangala é jovem, mas internacional sub-21 pela França, o que quer dizer alguma coisa. Tem experiência de competição, porque foi titularíssimo nos últimos dois anos e é polivalente. Faz qualquer posição na defesa e pode ser médio-defensivo, ainda que me pareça mais provável que se possa fixar como central
O Defour foi capitão do Standard de Liège, quando o Sérgio Conceição deixou o clube. Passou a usar a braçadeira que lhe assenta muito bem, porque é um verdadeiro líder em campo. É baixo, mas intenso, e manda a equipa para a frente. É excelente no passe e, por isso, torna-se um ponto de referência para qualquer equipa

Stéphane Demol
Treinador do PAS Giannina

James: "Não há muitos clubes com esta hegemonia"


James torce à distância e continua a par da actualidade portista. No domingo, vibrou com a conquista da Supertaça, reagindo no Twitter quase em tempo real. Um ano no Dragão transformou-o num portista convicto. E orgulhoso. "Estou muito feliz pelos meus companheiros. Esperemos que seja apenas o primeiro de muitos títulos", reforçou à nossa reportagem, elencando o currículo recente da equipa para uma conclusão carregada de vaidade: "Não há muitos clubes no mundo com esta hegemonia."
O camisola 10 e capitão dos sub-20 colombianos jogou esta madrugada contra a equipa da Costa Rica, discutindo o acesso aos quartos-de-final do torneio. Quanto mais vitórias, mais atrasada fica a sua apresentação na Invicta. Um facto que James desvaloriza, salientando que está sempre em contacto com os companheiros, nomeadamente com os colombianos, que vivem o Mundial à distância, mas com entusiasmo. "Sentem-se muito ligados ao que está a acontecer e têm enviado muitas mensagens de ânimo ao grupo", revelou o extremo, que tem sido um dos destaques da prova.
O anfitrião James sonha com o troféu. "Todo o país está com esta equipa. Temos de lidar com esta pressão para que, todos juntos, transformemos o sonho em realidade", direccionou.

Uma profecia para realizar

Em afirmações exclusivas a O JOGO, James Rodríguez garantiu que tudo faria para estar na Supertaça Europeia, recomendando-se como opção para Vítor Pereira. É um cenário que ganha contornos, porque o FC Porto conta, de facto, com o colombiano para ganhar ao Barcelona. O seu nome está na pré-inscrição enviada à UEFA, sendo o único dragão a competir no Mundial sub-20 a constar da lista do treinador. Correndo o risco de só terminar esta prova na dia 21, James pode muito bem ir directo ao Mónaco, onde se joga a 26.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: empresário fala em reunião por Mangala


Fabrizio Ferrari diz que esta quarta-feira vai encontrar-se com o Standard Liège para falar do interesse portista em contratar o central, dirigentes belgas preferem aguardar


Fabrizio Ferrari, empresário do central Mangala, continua a dar como iminentes o início das negociações com o F.C. Porto pelo francês que joga no Standard Liège. Como o Maisfutebol noticiou no domingo, o agente FIFA diz ter uma proposta dos azuis e brancos e que a iria apresentar em breve.

Ora de acordo com o mesmo Fabrizio Ferrari, a reunião é esta quarta-feira. «Para já não há novidades», garantiu o empresário ao nosso jornal esta noite. «Amanhã viajo para Liège para me encontrar com os dirigentes do Standard e falamos sobre o negócio.» Mangala ainda não foi utilizado pelos belgas.

Para já, o Standard Liège continua a dizer que desconhece a proposta portista. «Nós estamos sempre disponíveis para falar com o senhor Fabrizio Ferrari e vamos escutá-lo com atenção», referiu o director-desportivo Jean-François Sart. «Mas para já o F.C. Porto não falou connosco sobre o atleta.»

Para já, portanto, o Standard Liège fica numa posição expectante, à espera da reunião com Fabrizio Ferrari. Enquanto isso recusa-se a tecer considerações sobre os contornos de uma possível transferência. «Não vamos falar de algo que desconhecemos. O F.C. Porto e o empresário do jogador é que têm de falar.»

Refira-se, de resto, que Mangala não é o único jogador do Standard Liège colocado na órbita do F.C. Porto. Também há o médio Defour, que o empresário Paul Stefani diz ter merecido perguntas de Antero Henrique. O clube belga, como sempre faz, mantém uma posição distante e não confirma cenários não oficiais.



in "maisfutebol.iol.pt"

Mundial sub-20: James põe a Colômbia nos «quartos»


Portista marcou penalty da vitória, sportinguista Arias também em campo


James Rodríguez colocou a Colômbia nos quartos-de-final do Mundial sub-20. O extremo portista marcou, já nos descontos, o penalty que deu à selecção anfitriã a vitória sobre a Costa Rica (3-2), após um grande susto. Arias, lateral do Sporting, voltou às opções, após alguns problemas físicos, e também jogou os 90 minutos.

Com o estádio cheio, em Bogotá, a primeira parte foi animada, mas o primeiro golo só chegou aos 56m, quando Luis Muriel colocou a Colômbia na frente. A Costa Rica deu a volta em nove minutos. Aos 63m, John Ruiz empatou, a passe de Golobio, dois minutos depois foi a vez de Myon Escoe gelar o estádio «El Campin».

O ambiente começou a desanuviar para os da casa aos 79m. James, motor da equipa mais uma vez, iniciou a jogada, com um centro para a área, que resultou no cabeceamento de Franco para o empate. S

eguiram-se longos minutos de nervos, o jogo entrou nos descontos e já tinham passado três dos 90m quando uma queda na área de Duvan Zapata deu à Colômbia o penalty que podia resolver tudo. James, chamado a marcar, manteve o sangue frio e não falhou.

No outro jogo da madrugada, o México levou a melhor sobre os Camarões nos penalties (1-1, 3-0) e marcou encontro com a Colômbia para os «quartos».

Dois golos tardios (Ohandza marcou aos 79m para os Camarões e Orrantia empatou aos 81m) não evitaram que o jogo fosse para prolongamento. Sem novidades nos 30 minutos adicionais, seguiram-se as grandes penalidades, que se revelaram um pesadelo para os Camarões.

Falharam Ohandza, Nguessi e Mbondi, do lado do México Torres, Davila e Pinon converteram as suas oportunidades e fizeram a festa.



in "maisfutebol.iol.pt"

Cerezo: «Falcão é o nosso objetivo»

PRESIDENTE DO ATL. MADRID ASSUME INTERESSE



Enrique Cerezo assumiu a vontade de contratar Radamel Falcão. No entanto, o presidente do Atlético Madrid considerou que o valor exigido pelo FC Porto é muito alto. “O Falcão é um grande jogador e estamos a tentar contratar um reforço sonante. Ele é um objetivo nosso. Mas 45 milhões é muito dinheiro. Nesta altura, da forma como está o mercado, é demasiado”, constatou o líder dos colchoneros, em declarações ao Maisfutebol. Também os adeptos do Atlético dão o aval à contratação, já que 58 por cento considerou que El Tigre poderá fazer esquecer Kun Agüero, de acordo com um inquérito levado a cabo pelo jornal “Marca”.
Cebola ao trabalho. Cristian Rodríguez começou ontem a trabalhar no Olival, depois de ter participado na última Copa América. Num plantel onde abundam as soluções para os flancos, Cebola parece não ter espaço para continuar no Dragão. A juntar a isto, há ainda o facto do seu contrato terminar no final desta temporada, o que poderá levar a SAD a transferi-lo ou negociar uma renovação.
in "record.pt"

Guarín sempre a somar

SAD SÓ PENSA EM ASSEGURAR A CONTINUIDADE DO MÉDIO


Guarín faz parte do lote de jogadores importantes dos quais o FC Porto não se quer desfazer esta temporada. À hipótese de ver subtraída uma opção ao plantel, a SAD vai responder com sinal “mais”: mais dois anos de contrato, mais protagonismo e um salário melhor. Enfim, um contra-ataque à cobiça do mercado e à medida do papel que Vítor Pereira quer atribuir-lhe no seu FC Porto.
Os dados estão em cima da mesa. Depois de se ter valorizado de azul e branco em 2010/11, Guarín terminou a temporada em bom plano na Copa América. Interessados há muitos, pelo menos de palavra, mas Record sabe que à SAD não chegou qualquer proposta formal até ao momento. Assim, e tal como ficou acordado, em junho, entre os dirigentes portistas e Marcelo Ferreyra, empresário do médio – notícia que adiantámos em tempo oportuno –, a renovação do seu contrato começa a ser debatida já na próxima semana. “Segunda-feira chego ao Porto para falar calmamente com o clube e, aí, ficarei a saber exatamente o que o clube pretende”, disse-nos o agente. O empresário rejeitou a hipótese de entrar em confronto com o FC Porto pela venda do médio e lembrou as “excelentes relações” existentes entre as partes. Ainda assim, e para “defender os interesses” do jogador, Marcelo Ferreyra vincou que eventuais ofertas terão que ser “estudadas”. E o agente até revelou o nome do clube que poderá avançar para as negociações. “Sei que o FC Porto recebeu um pedido formal de informações por parte da Roma, de Itália, até porque eu estive envolvido nesse processo. Agora, quando discutirmos a renovação será importante perceber se a Roma está efetivamente disposta a avançar com uma oferta formal. Se eventualmente a Roma disser ao FC Porto que paga 5 ou 10 milhões de euros todos nós sabemos que o Guarín continuará no clube e com muito gosto”, vincou. Esta satisfação de Guarín foi potenciada pelas palavras que, assegurou o empresário, Vítor Pereira dirigiu ao médio quando aquele regressou de férias. “O dinheiro é importante, mas está longe de ser tudo para Fredy. Sei que o Vítor Pereira já lhe disse que pretende que ele seja um dos protagonistas da equipa”, concluiu.
in "record.pt"

Capitães portistas confiam na renovação do título

EM FUTEBOL, ANDEBOL, BASQUETEBOL E HÓQUEI



O trio de capitães formado por Nuno Marçal, Reinaldo Ventura e Ricardo Moreira apostou na renovação do título de campeão do FC Porto nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins.
Nuno Marçal, Reinaldo Ventura e Ricardo Moreira falavam durante a apresentação do patrocínio da BetClic a 28 clubes de futebol da Liga e da Honra, extensivo a algumas modalidades do FC Porto, Benfica e Sporting.
Entre as equipas profissionais de futebol, apenas FC Porto, Benfica, Sporting e Marítimo não são patrocinadas pela BetClic, que estendeu este ano o apoio a três modalidades do FC Porto, duas do Sporting e uma do Benfica.
O capitão Ricardo Moreira destacou a importância que representa o apoio da BetClic ao andebol portista e não hesitou em apontar os "dragões" como principais candidatos à renovação em todas as frentes.
Já o capitão Nuno Marçal, um dos obreiros da conquista do título nacional de basquetebol de 2010/11 após um longo jejum, considerou que "mais difícil do que chegar ao topo é manter a equipa no topo".
Para a próxima temporada, Nuno Marçal definiu como objetivo prioritário a revalidação do título, embora consciente de que tal não irá ser fácil, uma vez que o FC Porto estará na mira de todas as demais equipas.
Reinaldo Ventura, capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto que esta época conquistou o 10.º título consecutivo de campeão nacional, disse que a ambição do FC Porto é a mesma de sempre.
"Este é um clube vencedor e o nosso objetivo para por conseguir prolongar ainda mais a série de títulos", disse Reinaldo Ventura, que com os seus colegas aposta na revalidação em todas as frentes.
in "record.pt"

SAD desmente saída de Guarín

POSSÍVEL TRANSFERÊNCIA PARA O REAL MADRID



O FC Porto negou esta terça-feira a possibilidade de Fredy Guarín estar de saída para o Real Madrid.
"O FC Porto não recebeu uma única proposta para a transferência de Guarín, seja ela do Real Madrid ou de qualquer outro clube, nem pretende negociar o passe deste e de outros jogadores", pode ler-se num comunicado publicado no sítio oficial dos dragões, no seguimento de uma notícia do jornal "A Bola".
in "record.pt"

Rodriguez com o tempo contado

Cristian Rodriguez apresentou-se ontem no Olival e, contrariamente ao que seria de esperar, atendendo aos desencontros e desentendidos com os dragões, de quem se lamentou publicamente, já participou na primeira sessão de trabalho da semana dos dragões.

Mas antes de o uruguaio seguir para o relvado com os seus companheiros teve de esclarecer, como era previsível, uma série de três questões importantes com os responsáveis azuis e brancos. Como o porquê da falta de comunicação com o clube para se inteirar sobre o dia em que devia marcar o ponto no centro de treinos gaiense; a doença de que disse ter sido acometido e o impediu de tomar as devidas providências e as declarações públicas nada abonatórias para o emblema portista; por fim, o lamento de não ter recebido parabéns por ter vencido a Copa América, de se sentir marginalizado...

Questões discutidas, desabafos justificados entre quatro paredes e doença clinicamente comprovada resultaram no regresso imediato e de corpo inteiro do avançado aos treinos. Como se nada tivesse acontecido, como se a sua situação estivesse perfeitamente normal.

E por brio profissional ou para evitar mais problemas, Cebola até regressou de férias mais seco de carnes. A que não será estranho o facto de ter estado em competição na Copa América até à final, realizada a 24 de Julho (fez dois jogos e esteve 95 minutos em campo no total), e a enorme vontade de mostrar querer e ser capaz de ficar muito rapidamente em forma e à disposição de Vítor Pereira. Independentemente do que o treinador ou a Administração portista venham entretanto a decidir sobre o destino a dar ao avançado...

Seja até ao final da temporada ou, como tudo aponta nesse sentido, até ao dia 31 deste mês, que é quando fecha o mercado. De uma maneira ou de outra, Cebola tem o tempo contado no Dragão.



in "abola.pt"

Chelsea aposta forte em Álvaro Pereira

Está iminente a entrada de Álvaro Pereira nos quadros do Chelsea, o negócio avança rapidamente e deverá ficar consumado muito antes de dia 31, quando o mercado ficar oficialmente encerrado.

Altamente reconhecido por André Villas Boas, peça fundamental no FC Porto do treinador português durante a cintilante temporada 2010/2011, o uruguaio prepara-se para dar o salto para a Premier League.

Álvaro Pereira está defendido pelo FC Porto por uma cláusula de 30 milhões de euros, valor esse que causou incómodos ao Liverpool, que também estava interessado nos seus serviços, mas que para o Chelsea, do milionário Roman Abramovich, tem o significado que tem...

De acordo com informações recolhidas por A BOLA, o clube inglês vai mesmo avançar para o negócio com firmeza, apesar de o dragão manter o nível de exigência negocial: tal como teve de bater a cláusula de 15 milhões de euros para levar o treinador, o Chelsea terá de manter idêntico processo para contratar Álvaro Pereira e depositar a verba numa conta bancária afecta ao FC Porto.



in  "abola.pt"

SOLIDARIEDADE COM PEDRO PROENÇA

O FC Porto lamenta a agressão de que foi vítima em Lisboa o árbitro Pedro Proença e apela às autoridades para investigarem o caso até às últimas consequências.

Certo de que não passou de um acto isolado que não representa os adeptos de futebol, o FC Porto condena qualquer forma de violência no desporto português.

A Pedro Proença, o FC Porto deseja uma rápida recuperação.



in "fcp.pt"