terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Duelo no Parque para definir o «Príncipe» do grupo


Jogar em Paris, no mítico Parque dos Príncipes, é sempre um evento especial para qualquer clube português. Esta noite, mais de 10 mil emigrantes lusitanos esperam pelo FC Porto na capital fancesa para um duelo entre os dois apurados. Resta saber quem assegura o trono do Grupo A da Liga dos Campeões.
Nas peugadas do António Oliveira
O FC Porto chega a Paris depois de sofrer a primeira derrota na temporada, mas já qualificado para a próxima fase da Liga dos Campeões. Os portistas jogam pelos milhões, pela honra mas também para igualar a história.
É que se o FC Porto vencer esta noite no Parque dos Príncipes, iguala o recorde de António Oliveira com o melhor desempenho na fase de grupos da Liga milionária: cinco vitórias, um empate e 16 pontos.
Mas não é só. É que o FC Porto pode superar a diferença de golos dessa altura: Oliveira teve um diferencial de 11 golos marcados e 4 sofridos e neste momento os dragões possuem 9 marcados e 2 sofridos.
Na época 1996/97, os dragões terminaram o Grupo D no primeiro lugar, à frente de Rosenborg e afastando o AC Milan e o Goteborg. Nos quartos-de-final, a equipa portista perdeu por 4x0 em Old Trafford contra o Manchester United; nas Antas o jogo tinha terminado em branco.
Vítor Pereira quer FC Porto com identidade
No lançamento do encontro com o Paris SG, Vítor Pereira não se mostrou preocupado com as «estrelas» parisienses, e preferiu destacar a identidade de jogo da sua equipa: «Independentemente daquilo que o PSG quiser fazer e da qualidade que lhe reconhecemos, nós temos a nossa identidade e sabemos bem o que queremos. Temos um padrão de jogo e, joguemos aqui ou noutro lado qualquer, queremos ter bola, ser agressivos e ter iniciativa.»
Paris SG em crise
A nível interno, as coisas não estão a correr da forma perfeita como se esperava em Paris, depois do afastamento na Taça da Liga e do atraso de cinco pontos no campeonato. Carlo Ancelotti disse que está «com um bom feeling» para o duelo com o FC Porto, e uma vitória vinha mesmo a calhar para o italiano, sob pena de ver a contestação aumentar para tons indesejados no Parque dos Príncipes.
Registo histórico empatado
O duelo desta noite em Paris será o quarto entre franceses e portuenses em provas oficiais. Nas três ocasiões anteriores registou-se um triunfo para cada lado e um empate. Em 2004, os dragões perderam por 2x0 em Paris (Coridon e Pauleta) e empataram sem golos no Dragão. Já esta temporada, James Rodríguez fez o golo que deu a vitória aos azuis e brancos por 1x0.

in "zerozero.pt"

«É tempo do clube ganhar sem mim» - Pinto da Costa


Há mais de 30 anos na liderança do FC Porto, Pinto da Costa admite sair em breve. "Nem [mais] dez anos, nem mesmo cinco."

Pinto da Costa não pensa continuar na presidência do FC Porto por mais de cinco anos, tendo deixado a hipótese de abandonar a liderança dos azuis e brancos numa entrevista concedida ao diário desportivo francês "L'Équipe".

O presidente dos dragões foi taxativo quando questionado sobre o tema, salientando que é necessário que o emblema portuense comece a "ganhar" sem a sua presença.

"Continuar mais 20 anos? Não, com certeza que não. Nem dez anos, nem mesmo cinco. É o momento do clube ganhar sem mim", afirmou Pinto da Costa, que assume os destinos do FC Porto há mais de 30 anos.

Quando abandonar a presidência portista, Pinto da Costa não deseja afastar-se definitivamente do clube: "Vou acompanhar o FC Porto nos seus jogos europeus, escrever e viajar. Nos últimos anos viajei apenas com a equipa".

in "rr.pt"

Lucho destaca Fernando e Moutinho


Em entrevista ao jornal francês L´Equipe, Lucho Gonzalez foi questionado sobre quais os jogadores que aconselharia os clubes franceses a contratar ao FC Porto.

«Falamos muito sobre James [Rodríguez] ou Jackson [Martínez], além de jogadores de futuro como Atsu, Kelvin e Iturbe. Mas, para mim, os jogadores-chave no nosso esquema são João [Moutinho] e Fernando», afirmou Lucho Gonzalez, realçando sobretudo o desempenho do seu companheiro brasileiro:

«Nunca se fala dele, mas há muitos anos que demonstra toda a sua qualidade. Não percebo como não está na seleção brasileira.»


in "abola.pt"

Jackson Martínez vence prémio de melhor do mês


O avançado colombiano Jackson Martinez foi eleito o melhor jogador de outubro/novembro do Campeonato, prémio instituído pela Liga de Clubes e pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais.

O avançado do FC Porto somou 20,1 por cento dos votos, logo seguido do brasileiro Lima (Benfica), com 17,9 por cento. O também colombiano James Rodríguez, igualmente do FC Porto, ficou com a terceira posição, arrecadando 17,6 por cento dos votos.

O troféu será entregue no sábado, antes da partida entre FC Porto e Moreirense, referente à 11.ª jornada do campeonato.


in "abola.pt"

FC Porto metido na disputa por sérvio


O site espanhol fichajes.net refere que os portistas entraram na corrida por Jankovic, médio de 17 anos do Estrela Vermelha.
Filip Jankovic começou por ser notícia com o alegado interesse da Roma, mas por estes dias está de regresso às manchetes com a hipótese de que o FC Porto esteja igualmente interessado no médio do Estrela Vermelha.


O site espanhol fichajes.net, citado em diversos órgãos de comunicação social italianos, reafirma hoje o interesse romano de 17 anos, mas inclui na notícia a eventual concorrência do FC Porto.



O Dínamo de Kiev, onde joga o português Miguel Veloso, é igualmente apontado como um dos clubes interessados no jogador.

in "ojogo.pt"