
Nas peugadas do António Oliveira
O FC Porto chega a Paris depois de sofrer a primeira derrota na temporada, mas já qualificado para a próxima fase da Liga dos Campeões. Os portistas jogam pelos milhões, pela honra mas também para igualar a história.
É que se o FC Porto vencer esta noite no Parque dos Príncipes, iguala o recorde de António Oliveira com o melhor desempenho na fase de grupos da Liga milionária: cinco vitórias, um empate e 16 pontos.
Mas não é só. É que o FC Porto pode superar a diferença de golos dessa altura: Oliveira teve um diferencial de 11 golos marcados e 4 sofridos e neste momento os dragões possuem 9 marcados e 2 sofridos.
Na época 1996/97, os dragões terminaram o Grupo D no primeiro lugar, à frente de Rosenborg e afastando o AC Milan e o Goteborg. Nos quartos-de-final, a equipa portista perdeu por 4x0 em Old Trafford contra o Manchester United; nas Antas o jogo tinha terminado em branco.
Vítor Pereira quer FC Porto com identidade
No lançamento do encontro com o Paris SG, Vítor Pereira não se mostrou preocupado com as «estrelas» parisienses, e preferiu destacar a identidade de jogo da sua equipa: «Independentemente daquilo que o PSG quiser fazer e da qualidade que lhe reconhecemos, nós temos a nossa identidade e sabemos bem o que queremos. Temos um padrão de jogo e, joguemos aqui ou noutro lado qualquer, queremos ter bola, ser agressivos e ter iniciativa.»
Paris SG em crise
A nível interno, as coisas não estão a correr da forma perfeita como se esperava em Paris, depois do afastamento na Taça da Liga e do atraso de cinco pontos no campeonato. Carlo Ancelotti disse que está «com um bom feeling» para o duelo com o FC Porto, e uma vitória vinha mesmo a calhar para o italiano, sob pena de ver a contestação aumentar para tons indesejados no Parque dos Príncipes.
Registo histórico empatado
O duelo desta noite em Paris será o quarto entre franceses e portuenses em provas oficiais. Nas três ocasiões anteriores registou-se um triunfo para cada lado e um empate. Em 2004, os dragões perderam por 2x0 em Paris (Coridon e Pauleta) e empataram sem golos no Dragão. Já esta temporada, James Rodríguez fez o golo que deu a vitória aos azuis e brancos por 1x0.
in "zerozero.pt"