sábado, 11 de dezembro de 2010

FC Porto passeia frente ao São Bernardo (37-24)

Dragões seguem isolados na liderança
 
O FC Porto recebeu, este sábado, o São Bernardo e venceu tranquilamente por 37-24, em jogo da 15.ª jornada do campeonato nacional. Com esta vitória os dragões continuam na liderança isolada da tabela.

Os azuis e brancos superiorizaram-se durante todo o encontro e fizeram a diferença principalmente ao nível da 2.ª linha onde estiveram com uma eficácia de 71% (20 golos em 28 tentativas).

A nível individual o grande destaque da partida foi o ponta esquerdo do FC Porto Dario Andrade. O internacional luso apontou 7 golos, seguido de perto pelos 6 tentos do pivot Tiago Rocha.

Com mais esta vitória, a 13.ª em 15 jogos, os dragões estão no primeiro posto do campeonato com 41 pontos, mais 5 que o ABC (2.º) e mais 7 que o Benfica (3.º) que se enfrentam ainda esta tarde no Pavilhão da Luz. O São Bernardo permanece no último lugar com 16 pontos.

in "record.pt"

Modalidas - Antevisão

EMANUEL GARCIA QUER MANTER FC PORTO NA «POSIÇÃO HABITUAL»

Pela primeira vez esta temporada, o FC Porto Império Bonança está na liderança isolada do campeonato nacional de hóquei em patins. Na antevisão da deslocação ao rinque da Juventude de Viana (11.ª jornada, sábado, 21h30), Emanuel Garcia sublinha a necessidade de vencer para manter a equipa na sua «posição habitual».

Segurar a liderança
«Vamos com toda a confiança e com vontade de ganhar. A vitória pode permitir-nos virar o ano na nossa posição habitual. Graças ao esforço e sacrifício de todos, estamos a duas jornadas do fim do ano no primeiro lugar, aquele a que os adeptos estão habituados. Estávamos conscientes de que se fizéssemos as coisas como habitualmente, esta posição isolada iria chegar. Compete-nos segurá-la para chegarmos ao fim da temporada com o décimo título consecutivo.»

Jogo pelo jogo
«Preparámos o jogo com a seriedade e determinação de sempre. Estamos conscientes de que este é um campo tradicionalmente difícil para nós, mas estamos todos bem preparados. A Juventude de Viana tem atletas de grande qualidade e reforçou-se recentemente com um bom jogador (o angolano Johe). Iniciaram mal a temporada, mas estão agora na sua melhor forma. Eles fazem o jogo pelo jogo, tal como o FC Porto, pelo que penso que vai ser um bom espectáculo.»



RICARDO PESQUEIRA: «TEMOS DE SER IGUALMENTE SÉRIOS»

A vitória na Taça de Portugal foi importante, mas já faz parte do passado e o que interessa agora é o campeonato. Apesar de o adversário ser o mesmo, Ricardo Pesqueira não espera que o FC Porto Vitalis encontre facilidades frente ao S. Bernardo e, portanto, alerta: «Temos de ser igualmente sérios».

Os Bicampeões recebem a formação de Aveiro já este sábado, às 15h00, no Pavilhão Dragão Caixa, em partida da 15.ª jornada.

Competições diferentes
«Estamos a preparar-nos com a seriedade que investimos em todos os jogos. É também isso que nos distingue como equipa. O adversário é o mesmo de quarta-feira, mas as competições são diferentes. A única coisa que os dois jogos têm de igual é a seriedade com que os encaramos.»

Intensidade de sempre
«A forma de jogar pode mudar consoante o adversário; o que não muda é o modo como abordamos o jogo e a intensidade com que nos apresentamos. Entramos sempre para ganhar.»

Voltar a ganhar
«Todos os jogos são diferentes e não me parece que nenhuma das equipas saia beneficiada do simples facto de termos jogado na quarta-feira. A única coisa que pretendemos que seja igual é chegarmos ao fim com uma vitória.»

Preparados dos dois lados
«É óbvio que o S. Bernardo estudou o nosso jogo e vem preparado, tal como já viria para o desafio de quarta-feira. Esse encontro poderá ajudá-los a tirar mais algumas notas, mas a nós também.»

Provar superioridade
«Ainda que tenhamos noção da nossa superioridade, não diria que estamos tranquilos. Sabemos que temos de ser igualmente sérios para conquistar os três pontos.»



«DEVIAM COMEÇAR A PREOCUPAR-SE CONNOSCO»

Durante quatro anos foi jogador da Ovarense, equipa que agora defronta. De regresso ao Dragão, confia na obtenção da oitava vitória consecutiva na Liga, argumentando com a qualidade do trabalho e excelência do plantel, expressas na robustez dos resultados obtidos. E se as exibições portistas não inspiram o receio dos adversários, Miguel Miranda diz que é tempo de a concorrência começar a preocupar-se.

A partida entre FC Porto Ferpinta e Ovarense, que Miranda antecipa com justificado optimismo e a merecida reverência ao opositor, tem início marcado para as 17h00 de domingo, no Dragão Caixa, no mesmo local onde, esta sexta-feira, fez a primeira abordagem ao encontro da oitava jornada da Liga, em regime de superflash.

Sem novidade
«É mais um jogo, com a diferença de ser contra uma equipa que representei durante quatro anos, mas isso já me tinha acontecido quando saí do FC Porto. Ou seja, não é uma experiência nova para mim, mas sim algo a que já estou habituado.»

Concentração máxima
«Estamos a preparar o jogo com a máxima concentração, respeitando o adversário. Sabemos que é uma equipa que tem os seus pontos fortes, mas estamos empenhados em conseguir a oitava vitoria em oito jogos da Liga. Já defrontámos a Ovarense no Troféu António Pratas e só ganhámos no fim, o que é um pormenor que temos bem presente.»

Vitórias merecidas
«Estamos a fazer um campeonato muito bom. Quem nos vir trabalhar durante a semana saberá que merecemos cada uma das sete vitórias conquistadas. A Ovarense é um adversário difícil e uma das boas equipas do campeonato, com capacidade para colocar dificuldades a qualquer opositor. Tem muitos jogadores experientes que jogam juntos há vários anos.»

Força dos resultados
«Se as outras equipas não se preocupam connosco, acho que deviam preocupar-se, porque os resultados falam por si. Se não me engano, em sete jogos, ganhámos seis por mais de 20 pontos ou na ordem dos 20 pontos de diferença. Portanto, se não se preocupam, deviam começar a fazê-lo.»



in "fcp.pt"

Maicon volta depois do castigo

Maicon voltou à lista de convocados, após dois jogos na bancada. Um por opção de Villas-Boas (Rapid de Viena) e o outro (Setúbal) por ter de cumprir castigo depois da expulsão em Alvalade. Desta vez, o treinador portista optou por fazer descansar Rolando, pelo que Maicon deve voltar à titularidade no eixo da defesa para recuperar ritmo. Ao lado de quem? Otamendi e Sereno são os candidatos. O português, que só fez um jogo, precisamente na Taça de Portugal, contra o Limianos, é uma forte hipótese, até porque têm sido escassas as oportunidades para entrar na equipa. Com o Limianos, Sereno fez dupla com Otamendi, outro candidato óbvio a manter-se no onze.

No ataque, Villas-Boas não deverá prescindir de Falcao e Hulk, deixando Walter para o último jogo da Liga Europa, com o CSKA de Sófia. Com o primeiro lugar já garantido nessa competição e com o Paços à espreita, Villas-Boas deverá preferir fazer a gestão principal nesse jogo europeu e não hoje.

Na baliza, esta tarde, espera-se Kieszek, quanto mais não seja porque o polaco não tem oportunidade de jogar na Liga Europa, já que não foi inscrito para a fase de grupos.

in "ojogo.pt"

James, para alegria dos adeptos

Chegou a hora de James Rodríguez, ele que, ironicamente, nem uma hora de jogo tem nas pernas em quatro meses de competição oficial. Foi utilizado em apenas 50 minutos, parcelados por três compromissos (Limianos, Leiria e Benfica).

Precisamente por se estranhar uma utilização tão escassa, considerando que custou 5,1 milhões de euros, um dos mais caros investimentos do FC Porto no defeso, e considerando também que foi motivo de um braço-de-ferro com o Benfica, André Villas-Boas voltou a ser ontem confrontado com o eclipse de James, isto depois de ter estado em destaque na pré-temporada.

Na resposta, além de ter garantido que não abdica do colombiano na janela de mercado que se abre em Janeiro, confirmou ainda que ele será hoje titular pela primeira vez, hipótese em aberto desde as lesões de Varela e Cristian Rodríguez.

Deste modo, James passa a ser a atracção principal da eliminatória com o Juventude de Évora. Aliás, apesar da escassa utilização, o extremo tem sido frequente tema de conversa entre adeptos do FC Porto, ansiosos por confirmar as indicações entusiasmadas que chegam da Argentina, onde foi a grande figura do título do Banfield. De resto, conforme O JOGO já escreveu noutra ocasião, também no plantel portista, que com ele priva diariamente, não faltam referências elogiosas à habilidade do jogador, que André Villas-Boas tem vindo a formatar à medida das exigências tácticas que defende.

Curiosamente, ainda ontem o colombiano era notícia em Itália, com um suposto representante do jogador em Itália, Bruno Carpeggiani, a declarar que pensava contactar o FC Porto para averiguar a viabilidade de um empréstimo para um clube italiano. Villas-Boas deu a resposta por antecipação: é não.

El...Bandido

Apesar de ter apenas 19 anos, jogou em três clubes: Envigado (Colômbia) Banfield (Argentina) e FC Porto. Campeão no Banfield, cimentou estatuto e ganhou alcunhas: El Bandido é a mais conhecida, mas também El Pistolero e Bam Bam.

Nomeado

Está entre os 40 nomeados para melhor jogador sub-21 do ano (Golden Boy). Bebé (Manchester), Salvio (Benfica) ou Balotelli (Manchester City), entre outros, também estão nomeados para um prémio que já distinguiu Messi, Rooney, Fàbregas, Aguero, Anderson ou Pato.

Mundial

Prepara-se para disputar no próximo Verão o Mundial de sub-21, que será organizado precisamente pela Colômbia. James é um dos mais destacados jogadores da selecção colombiana. Tem contrato por quatro anos com o FC Porto, que detém 70 por centpo do passe, comprado por 5,1 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Alvaro já está pronto

LATERAL CELESTE FOI DADO COMO APTO E REFORÇA EQUIPA


Confirmou-se o melhor cenário para Alvaro Pereira: afinal, o uruguaio ainda joga em 2010. Quase três semanas depois da lesão sofrida ao serviço da equipa celeste, o lateral está de regresso aos convocados, podendo somar minutos de competição frente ao Juventude de Évora.
É um cenário animador para André Villas-Boas, não tanto na perspetiva do jogo de hoje, mas sobretudo na antecâmara de uma difícil deslocação a Paços de Ferreira, onde se encerra o ano civil para os azuis e brancos.
Pelo meio há a receção ao CSKA Sofia que nada interfere com as contas portistas na Liga Europa, pelo que é com vista ao jogo da Mata Real que será gerido este regresso do Palito, cuja baixa não teve repercussões na invencibilidade azul e branca. Os dragões passaram pelos testes de Moreira de Cónegos, Alvalade, Viena e V. Setúbal (este último em casa) com distinção, mantendo a invencibilidade e retirando impacto à ausência do lateral.
A lesão no braço esquerdo, para a qual o médico uruguaio Alberto Pan estimou um tempo de paragem de mais de um mês, acabou por não causar transtornos mais graves a Alvaro Pereira, confirmando-se a primeira avaliação do técnico portista, confiante na utilização do defesa antes da paragem natalícia.
O regresso do esquerdino pode não esvaziar a aposta em Emídio Rafael, titular em 3 dos 4 jogos sem o Palito. É que Fucile não foi chamado e, sobrando Sapunaru para a direita, é previsível que Alvaro Pereira seja uma solução para alguns minutos, sem sacrificar a titularidade do ex-Académica neste encontro que, na teoria, comporta um grau de dificuldade menor.
Na mira está o jogo com o P. Ferreira, fundamental para conservar ou acentuar a vantagem sobre o Benfica e para o qual Villas-Boas quer contar com o grupo na máxima força. Nesse sentido, a total recuperação de Alvaro Pereira foi uma excelente notícia, antecipando um cenário que espera também pelo nome de Fernando, que faz treino integrado condicionado.
Baixas. Neste momento, o FC Porto debate-se com um défice na faixa esquerda do ataque. É que Silvestre Varela e Rodríguez estão lesionados e sem grandes perspetivas de recuperação a tempo do encontro com o P. Ferreira. Beto é o elemento que fecha o quadro clínico dos azuis e brancos, também ele sem hipóteses de ser utilizado até ao Natal, o que não se apresenta como um problema de vulto para os dragões, já que o titularíssimo e capitão Helton está de pedra e cal entre as opções.
in "record.pt"

Villas-Boas: «Sem problemas com o Twitter»

FALCÃO USA E ABUSA DA REDE SOCIAL

Falcão é tema recorrente nas conferências de imprensa de Villas-Boas e a de ontem não foi exceção. Desta feita, o nome de El Tigre veio à baila pela estranheza que causa as constantes atualizações que faz no seu Twitter, tendo em conta a política de comunicação do clube. Porém, isso nem sequer é preocupação, explicou Villas-Boas. “Falei com o Antero (Henrique) sobre isso e acho curioso que o Falcão partilhe momentos da sua vida pessoal com o público. Não temos problemas com isso. Ele conhece as nossas linhas de orientação na política de comunicação e tudo o resto só a ele diz respeito”, atirou o técnico, falando depois do caso Falcão/Collin, após o FC Porto-V. Setúbal: “Foi uma oportunidade para o Collin brilhar com uma mentira, foi um disparate pegado. Qualquer um passa a mensagem que quiser...”

in "record.pt"

Prediger desmente adeus ao Cruzeiro


MÉDIO CONTINUARÁ NO BRASIL


Em declarações à rádio FM Estación Plus, Prediger desmentiu o fim da sua ligação com o Cruzeiro, onde está emprestado pelo FC Porto: “Não sei de onde saiu essa notícia. O meu contrato com o Cruzeiro é até junho de 2011 e tenho de me apresentar a 5 de janeiro.”


in "record.pt"

Jardel. "Sete golos, nem no jardim de casa, quanto mais num jogo oficial..."

De férias em Fortaleza, o avançado recorda os sete golos na segunda parte ao Juventude Évora (9-1), adversário de hoje do FC Porto


"Jardéuuuu? É prá você, lá de Portugal." Sandra atende o telefone, regista o nome do jornalista do i e chama por Jardel. Ouvem-se uns chinelos. Fortaleza, capital do Ceará, fica a 5800 quilómetros do Taguspark mas essa distância entre os dois países, os dois continentes e os dois hemisférios é reduzida num ápice. É estranho mas, de repente, sabemos o que se passa numa outra casa, com dois fusos horários a separar-nos, porque o som dos chinelos é cada vez mais estridente. Tac--tac-tac, até que... "Oi, pois não? Fala aí."

Jardel está de férias em Fortaleza, depois de meia época na Bulgária, ao serviço da 16.a equipa da sua carreira, o Cherno More, com o qual marcou um golo em oito jogos de campeonatos, todos como suplente. E é aqui que queremos chegar. Como suplente, Jardel fez 18 jogos no FC Porto. Ao todo, marcou 18! Sete deles na segunda parte dos 9-1 ao Juventude Évora, adversário de hoje do FCP, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Nesse 17 de Dezembro de 1997, António Oliveira reservou Jardel. Na segunda parte, saltou para o relvado das Antas, no lugar de Mielcarski. Estava 1-0, golo de Zahovic, de penálti. Acabou 9-1, com sete golos do Super-Mário, assinalados entre os minutos 47 e 89, e um de Drulovic, outro suplente. Uma barrigada de golos.
Afinal quem marca sete golos num só jogo da Taça de Portugal? É raro, e só uma vez se registou nos outros grandes, casos de José Torres num Benfica-Luso (12-0) em Outubro-62, e Fernando Peres num Sporting-Mindelense (21-0) em Maio-71. Então, e o FCP? Também houve um artista, sim senhor. Chamava-se Teixeira, António Dias Teixeira, e marcou sete de uma vez ao Portimonense, num 13-1 em Maio-56, nas Antas. Precisamente o estádio que assistiria ao show de Jardel em 43 minutos.
Nesse período, o brasileiro festejou sete golos e ele lembra-se de todos. "O primeiro de penálti, o segundo com o pé direito, assim de lado, entre o defesa e o guarda-redes, o terceiro com o pé esquerdo depois de receber a bola na grande área e fintar o guarda-redes, o quarto de cabeça ao segundo poste, o sexto de cabeça e o sétimo também de cabeça." Ei,  espera aí, e o quinto?
"Deixei o melhor para o fim, né? É a minha coroa de glória. Foi de letra, rapaz. Puro espectáculo. Com o pé direito, mas depois de pegar na bola fora da área, passar por três adversários e meter de letra na marca do penálti. Lindo!"
E depois disso, pediu a bola ao árbitro, alguém quis trocar de camisola consigo, foi comemorar a algum restaurante? "Não, nada disso. Fui para casa. Não valia a pena ter a bola. Os sete golos já eram a própria recordação do feito."
Mas como é que se pode ficar na mesma? "Não me agarro a essas coisas. Marquei e pronto. Mas que eu me lembre, nunca marquei sete golos num treino... Nem no jardim de casa, quanto mais num jogo oficial. Digo-te mais: quando estou aqui em Fortaleza, neste baita calor do Verão, costumo receber uma série de amigos. Dormem cá e tudo: Romário, Amoroso, Dadá e tantos outros... Jogamos sempre no jardim que tenho aqui, que se parece com um campo de futebol, em tamanho P [de pequeno; em Portugal é S]. Tenho tudo: relvado aparadinho, bola de futebol, balizas com redes. É o muda-aos-cinco-acaba-aos-dez, e eu nunca marquei sete golos."
"Um dia, veio cá o Dadá Maravilha. Muita gente aí em Portugal não o conhece, mas aqui no Brasil é um herói. Foi campeão do Mundo no México-70, ao lado de Pelé, e foi o herói do primeiro campeão brasileiro de sempre, o Atlético Mineiro, em 1971. Em toda a carreira, marcou 926 golos. Vê lá que eu até sei de cor esses números de ele tanto repetir. Pois bem, o Dadá veio cá e ganhou--me 10-6. Foi o meu máximo, seis golos. E até brinquei com ele sobre marcar menos contra ele do que contra o Juventude de Évora. Ele respondeu-me que eu parecia a defesa do Santo Amaro. Não entendi. Foi então que me explicou que ele, certo dia [em 1974], marcou dez.E o cara ‘tava falando verdade!! Foram mesmo dez golos nos 14-0 entre Sport Recife e Santo Amaro para o estadual pernambucano."
Nessa Taça de Portugal, Jardéuuuuuuu foi o melhor marcador, com 10 golos (Valonguense-2, Juventude-7 e Braga-1). Igual à defesa do Santo Amaro...



in "ionline.pt"

Villas-Boas quer equipa "motivada e alerta"

André Villas-Boas alertou para a "imprevisibilidade" dos "jogos mágicos" da Taça de Portugal e disse querer um FC Porto "alerta" frente ao Juventude de Évora.

O treinador André Villas-Boas alertou hoje para a "imprevisibilidade" dos "jogos mágicos" da Taça de Portugal de futebol e disse querer um FC Porto "alerta" frente ao Juventude de Évora.
Villas-Boas espera, a exemplo do que aconteceu nas rondas anteriores com o Limianos e Moreirense, um Juventude de Évora "motivado" por jogar contra o FC Porto, ainda por cima "no ambiente do Dragão".
"Queremos acreditar que nos vamos mostrar motivados para o jogo e recordo aqui uma frase de Vicente del Bosque acerca do Portugal-Espanha (4-0), em que disse que o campeão do mundo não tinha encontrado motivação", disse.

"Gestão da equipa"


O treinador reconhece "discrepâncias" enormes entre ambos os conjuntos, mas afasta a ideia de que será um jogo fácil. "Todos esperavam que o FC Porto ia a Moreira de Cónegos passear e teve que se aplicar a fundo". 
"Queremos seguir em frente na competição", referiu Villas-Boas, que pretende reduzir o fator imprevisibilidade e jogar com a motivação no topo, para evitar erros que se possam pagar caro. 
Villas-Boas referiu que irá promover a "gestão da equipa", mas que irá apresentar um onze "competitivo, dado que todos os jogadores dão a máxima garantia. A equipa está pronta e com várias opções". 
James, que regressa aos eleitos juntamente com Maicon e Álvaro Pereira, é um dos jogadores menos utilizados do FC Porto que irá ter a sua oportunidade no sábado frente à Juventude de Évora.  

"Alívio" com o Vitória de Setúbal


O treinador dos "dragões" recordou ainda o "alívio" sentido na repetição falhada da grande penalidade do Vitória de Setúbal.
Abordando ainda a atuação de Elmano Santos no jogo com os sadinos, que terminou com o triunfo dos "dragões" por 1-0, Villas-Boas considerou que o árbitro esteve bem nas duas grandes penalidades e confessou não ter ouvido o apito. 
Em causa está a grande penalidade mandada repetir por Elmano Santos, no final da partida, por alegadamente Jailson ter rematado sem o árbitro ter apitado. Depois de ter marcado à primeira, Jailson falhou à segunda.
André Villas-Boas admitiu ter brilhado frente ao Setúbal, onde estava em jogo manter a distancia para os perseguidores. "Estrelinha de campeão. Queremos acreditar que foi isso que aconteceu", ironizou. 

Collin brilhou com "mentira"


Outra polémica, comentada por Villas-Boas, foi uma alegada declaração do sadino Colin segundo a qual Falcao lhe terá confidenciado que não havia grande penalidade no lance que deu o golo ao FC Porto. 
"Isso é um disparate. Uma oportunidade para o Colin brilhar com uma mentira", disse André Villas-Boas. 

Álvaro Pereira de regresso aos convocados


Álvaro Pereira regressou aos convocados, praticamente um mês depois de se ter lesionado ao serviço da seleção do seu país. 
O lateral esquerdo consta da lista de 18 convocados divulgada pelos "dragões" para o encontro com o Juventude de Évora.
De regresso, após castigo, está o brasileiro Maicon, enquanto o colombiano James Rodriguez é, de novo, chamado, após ausência por opção da anterior lista. 
Os uruguaios Cristian Rodriguez (lesionado) e Fucile ficam de fora, assim como Rolando. 
O brasileiro Fernando e Varela também se mantêm de fora dos eleitos do treinador André Villas-Boas. 
Os dois jogadores continuam em recuperação a lesões, assim como o guarda-redes Beto. 
O encontro entre o FC Porto e o Juventude de Évora está agendado para as 18:00, no estádio do Dragão, no Porto. 
Lista de convocados

- Guarda-redes: Helton e Pawel Kieszek.
- Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Emídio Rafael, Sereno, Sapunaru e Otamendi.
- Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Castro e Rúben Micael.
- Avançados: Falcao, James Rodriguez, Hulk, Walter e Ukra. 

in "expresso.pt"