segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mangala titular na seleção francesa

Segundo a imprensa francesa Mangala deverá ser um dos titulares da seleção francesa que quarta-feira defronta o Uruguai, em Montevideu.
Mandanda; Sagna, Koscielny, Mangala e Trémoulinas; Capoue e Matuidi; Payet, Valbuena e Gourcuff; Giroud. Ora, tendo como por base a observação do treino desta segunda-feira, o defesa central do FC Porto terá uma estreia em grande na seleção francesa, uma vez que será titular titular na primeira convocatória.

A França joga quarta-feira em Montevideu diante da seleção local, o Uruguai.

in "ojogo.pt"

ACORDO COM DIRECTV LEVA DRAGÕES À VENEZUELA E COLÔMBIA

O FC Porto vai efectuar, esta pré-temporada, dois jogos na América Latina. Os adversários serão o Caracas FC, em Puerto La Cruz (Venezuela), a 21 de Julho, e o Millonarios, em Bogotá (Colômbia), a 24 de Julho. A deslocação é enquadrada num acordo com a DIRECTV, um operador de televisão via satélite líder não só na América Latina mas também nos Estados Unidos.

"Estamos encantados por ter a oportunidade de trazer o FC Porto à América Latina. Este acordo dá oportunidade à DIRECTV de trazer o melhor futebol europeu, não só através dos ecrãs mas também ao vivo. Teremos várias equipas europeias, com o FC Porto na Venezuela e na Colômbia, que são dois territórios muito importantes para a equipa e para nós", declara Jacopo Bracco, presidente da DIRECTV Panamericana.

Por seu turno, Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente dos Dragões, também se congratulou com o acordo: "Será uma grande satisfação poder apresentar a nossa equipa a todos os colombianos, com que temos uma grande afectividade, começando pelo próprio presidente da República, que há poucos dias pôs um cachecol do FC Porto ao pescoço. Será uma enorme alegria poder conviver com os portugueses da Venezuela, visto que há uma grande comunidade portuguesa em Caracas. Será uma grande satisfação estar presente e levar o nosso futebol não só à comunidade portuguesa, mas também a toda a Venezuela".

in "fcp.pt"

«Lamento que tratem desta forma um jogador que deu tanto a Portugal», diz empresário de Rolando


O futuro de Rolando, defesa-central que pertence aos quadro do FC Porto, é incerto. 

«Não faltam convites, lamento que tratem desta forma um jogador que deu tanto a Portugal, como se fosse um jogador qualquer. Rolando tem contrato com o FC Porto até 2015, ao contrário do que tem sido escrito. Tem dois anos de contrato e não um. Lamento que as pessoas tenham memória curta. Rolando foi emprestado ao Nápoles sem opção de compra e nos últimos cinco jogos do campeonato foi titular. As pessoas estão a escrever uma série de maldades e com má-fé, esquecendo que o jogador ganhou vários títulos, a Taça de Portugal, Supertaça, Liga Europa e jogou o campeonato do Mundo e da Europa. O Rolando está tranquilo, de férias em cabo Verde», afirmou, aos microfones da TSF, o empresário do jogador, João José da Silva. 


in "abola.pt"

Kléber de saída do Palmeiras


O avançado Kléber, cedido pelo FC Porto, não deverá continuar ao serviço do Palmeiras.

De acordo com o «Lancenet», a equipa técnica do Palmeiras não está muita satisfeita com o desempenho de Kléber, dois golos em 11 jogos, pelo que não devem apostar na renovação do empréstimo do avançado.

O avançado está cedido pelo FC Porto até ao dia 30 de junho.


in "abola.pt"

João Moutinho: «Já fui do Benfica, depois cresci»

ASSUME-SE COMO PORTISTA

Assumindo que não vai deixar de ser adepto do FC Porto quando estiver o Mónaco, João Moutinho confidenciou que já torceu pelo rival... da Luz.

"Já fui do Benfica, o meu pai chegou a jogar lá e então eu e os meus irmãos torcíamos pelo clube. Depois cresci, comecei a poder fazer escolhas e percebi que o melhor era mudar", confidenciou, acrescentando:

"Vou estar a apoiar o FC Porto, espero que continuem a ganhar, como é natural naquele emblema."

Questionado ainda sobre a polémica da maçã podre, o médio disse que nada tinha a dizer, referindo apenas que "o que tinha de mostrar foi em campo", e rematou:

"Demonstrei que essas palavras não eram para mim. O que faço é jogar futebol, que é o que gosto de fazer, e ajudar a equipa em que estou integrado."

Relativamente aos incidentes após o jogo de Juvenis entre FC Porto e Benfica, disse apenas:

"São momentos tristes, mas não posso comentar quando não sei o que se passou. Só posso dizer que gostava que o FC Porto tivesse ganho."

in "record.pt"

Domingos desmente contactos do FC Porto

Domingos Paciência foi convidado pelo PAOK de Salónica para orientar a equipa grega na próxima época. O treinador confirma conversas com o clube helénico e nega contactos do FC Porto, clube a que foi associado por alguma imprensa.

Na próxima época, Domingos Paciência deverá treinar no estrangeiro. As notícias que associaram o treinador ao FC Porto não se confirmam. "Nunca houve contactos do FC Porto", garante o técnico que enquanto jogador fez a formação no FC Porto e jogou de dragão ao peito durante 12 temporadas. Ainda sobre o clube azul e branco, Domingos lembra que é do Porto e vive na cidade. "Tenho contacto directo com muita gente que mostra sempre muito carinho por mim. Primeiro como jogador, agora como treinador, mas nada mais do que isso", refere numa entrevista a Bola Branca.

No futuro, Domingos Paciência não enumera cénários. "Um treinador nunca pode dizer qual o objectivo de carreira porque para ter mercado precisa de consolidar uma carreira. E há clubes que só estão ao alcance de alguns. Não sei em termos de dimensão de clubes o que pode ainda acontecer", explica o treinador.

Na época passada, Domingos Paciência treinou o Deportivo da Corunha. Em Portugal, a última experiência foi o Sporting. Deixou o comando técnico dos leões em Fevereiro de 2012 e não voltou a treinar no futebol português. Para a próxima época o treinador tem a intenção de voltar a treinar fora do país. "De Portugal não tive convites e quero voltar ao estrangeiro. Tive pouco tempo em Espanha e pretendo voltar a ter uma experiência lá fora", anuncia o treinador.

Em contactos com o PAOK
Domingos estuda propostas e confirma o convite do PAOK. "Estou a estudar a melhor proposta. Uma solução que seja um campeonato atractivo e que possa dar a continuidade à minha carreira. Tem havido contactos com o PAOK mas ainda nada de concreto. Espero que se resolva nesse ou noutro clube", declara. 

Sobre o campeonato grego, Domingos Paciência observa que "o Olympiakos domina ao longo destes anos todos. O prova não tem a mesma visibilidade de países com Espanha ou Inglaterra. No passado houve um clube interessado na Grécia. As propostas que tenho em carteira são todas do estrangeiro e vou pensar bem".   

in "rr.pt"

PINTO DA COSTA "O FC Porto talvez mude a sede para Haia"

Pinto da Costa voltou a ser crítico da atual presidência da Câmara Municipal do Porto e foi irónico quando questionado sobre uma política estatal de ajuda aos clubes.


Questionado sobre a existência de uma política do Estado de apoio aos clubes, Pinto da Costa foi rápido na resposta. "Só se for para acabar com os clubes". 

Crítico, por diversas vezes, da taxa máxima do IVA cobrado nos bilhetes para jogos de futebol,o presidente portista disse ainda. "Se calhar, para sobreviver o FC Porto terá de mudar a sede para Haia", recordando que o FC Porto pagou 21 milhões ao fisco em 2012.


"Kelvin é brasileiro, não percebeu o interesse nacional"


O presidente do FC Porto participa nas conferências dos 125 anos do Jornal de Notícias e aproveitou, uma vez mais, para recordar um desejo do presidente da EDP.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, recordou com ironia as declarações de António Mexia no dia do clássico com o Benfica em que o presidente da EDP defendeu que o Benfica campeão nacional seria bom para o PIB. "O Kelvin é brasileiro, não percebeu o interesse nacional", afirmou no decorrer das conferências que decorrem esta segunda-feira e assinalam o 125º aniversário do Jornal de Notícias.

O dirigente portista participou no tema "Porto, marcas e internacionalização", recordando que Bogotá, capital da Colômbia, é a terceira cidade com mais seguidores do FC Porto nas redes sociais. "Não sei qual é a cidade do Kelvin, mas estou convencido de que lá o número de seguidores disparou igualmente", disse, bem humorado.

"O FC Porto já tem treinador"


Sem confirmar nomes, tão pouco o de Vítor Pereira, o presidente portista, Pinto da Costa, garantiu que o nome será anunciado antes do dia 12.

O presidente do FC Porto garantiu esta segunda-feira que o nome do treinador para a época 2013/14 será conhecido antes do dia 12, ainda que não adiantando nomes, tão pouco o de Vítor Pereira. A data-limite, explicou Pinto da Costa, explica-se com o facto de ir de férias depois desse dia.

"A fase de procura do treinador já acabou. O FC Porto já tem treinador", disse à saída das conferências que assinalaram esta segunda-feira o 125º aniversário do Jornal de Notícias.

Confrontado pelos jornalistas com o nome de Vítor Pereira, respondeu: "Vocês sabem por onde é que ele anda e daí podem tirar as vossas ilações", disse.

in "ojogo.pt"

Thibaut Vion: «Há algo de especial no F.C. Porto»


Thibaut Vion vai representar a seleção sub-20 de França no Campeonato do Mundo da categoria. O jovem avançado do F.C. Porto B falou sobre o evento e sobre a sua afirmação no emblema azul e branco.

Em entrevista ao jornal LEssentiel, Vion elogiou o clube que representa. «Estou no Porto e este é um grande clube. Os jogadores que saem do Porto continuam a ter uma forte ligação. Há algo especial aqui. Quero mesmo ter sucesso no clube.»

«A primeira época correu muito bem para mim com equipa sub-19, já que marquei 18 golos. Esta época, na equipa B, foi mais complicado. Tive menos tempo de jogo mas a época ainda não acabou, pois agora vou representar a França», frisou.

Vion revelou ainda o contributo de Mangala para a sua afirmação. «Gosto de treinar com o plantel principal porque nos treinos há mais velocidade e mais exigência física. Apoio-me em Mangala porque é francês e tenho uma boa relação com ele», rematou o avançado.~


in "maisfutebol.iol.pt"

JOÃO MOUTINHO "Feliz por poder representar um grande como o Mónaco"

Craque português mostrou-se satisfeito por ter assinado contrato com o clube francês mas sublinhou que continuará a torcer pelo FC Porto.
João Moutinho, que se transferiu para o Mónaco, afirma estar "feliz" por chegar ao clube francês e destaca a possibilidade de reencontrar jogadores como Falcao.

"Estou entusiasmado com o Mónaco. É um projeto aliciante. Vou reencontrar o Falcao e outros jogadores, por isso estou à espera que esse momento chegue rapidamente. Mas antes disso ainda tenho dois jogos da seleção e é nesses dois jogos que estou concentrado agora", começou por dizer, à margem de uma iniciativa comercial antes da concentração da seleção.

O internacional português desvalorizou o facto de James ter saído por um valor mais elevado do que ele e mostrou-se tranquilo quanto à licença do Mónaco em jogar na Liga francesa.

"Não estou nada aborrecido. Custei aquilo que acharam que era o meu valor. Estou é feliz por poder representar uma grande equipa como o Mónaco", rematou.

" Sei que o Mónaco vai ter a licença. Não estou mesmo nada preocupado. Sei que vou jogar no Mónaco e vou jogar pelo Mónaco na I Divisão", concluiu.

in "ojogo.pt"

Rolando novamente no mercado


O futuro de Rolando está novamente em aberto, depois de o novo treinador do Nápoles, o espanhol Rafael Benítez, ter informado o clube que não conta com o defesa-central internacional português. 

O emblema italiano não vai, dessa forma, exercer o direito de opção para aquisição dos direitos económicos do futebolista, possibilidade que ficou prevista aquando das negociações com o FC Porto, em janeiro, que levaram o jogador até ao Estádio San Paolo por empréstimo.

Os seis meses de cedência não foram tão proveitosos quanto Rolando desejaria. O defensor apenas participou em sete partidas oficiais e não convenceu os responsáveis do clube transalpino, até pelo elevado preço que custaria caso a opção fosse acionada. Recém-chegado ao clube, depois de ter vencido a Liga Europa pelo Chelsea, Benítez quer retocar o setor recuado com jogadores que, na sua opinião, ofereçam maiores garantias numa defesa com quatro elementos, que substituirá a escolha habitual do treinador anterior, que jogava com três centrais. E Rolando não encaixa no perfil definido. 

Ligado aos dragões por um contrato que termina apenas em 2016, Rolando está novamente no mercado à espera de propostas suficientemente aliciantes para prosseguir a sua carreira. Continuar no estrangeiro é a possibilidade mais forte, num ano em que o jogador tem de apostar forte no sucesso, pois faz parte das ambições pessoais ser chamado pelo selecionador ao Campeonato do Mundo do Brasil, em 2014. 


in "abola.t"

Treinador definido esta semana


Duas semanas depois da conquista do título nacional e de dez dias terem já passado desde que Pinto da Costa se referiu em entrevista à RTP que a renovação contratual com Vítor Pereira assinalava prós e contras, o FC Porto continua na pista do treinador.

Na mesma entrevista à estação pública de televisão, o presidente portista reconheceu que Vítor Pereira pediu uma semana para pensar mas mais uma vez os dias esgotaram-se muito rapidamente, todos os timings foram ultrapassados e o mistério em torno do técnico para a próxima temporada tem-se adensado. 

Mas esta semana será absolutamente crucial para definir tudo de uma vez por todas, sobretudo porque já não existe mais espaço para novas cedências a quem quer que seja, até porque a nova temporada está ao virar da esquina - os dragões apresentam-se ao trabalho a 1 de julho. É curioso, um dia antes dessa data termina tecnicamente o contrato de Vítor Pereira com os dragões, que foi validado por duas épocas, mas de certeza absoluta que não será necessário esperar tanto tempo, o tema está a ficar muito quente e a decisão do FC Porto está iminente. 

Contactado ontem à noite por A BOLA, o empresário que se ocupa da carreira do treinador sublinhou a mensagem que tem lançado ao longo dos últimos dias. «Não há qualquer desenvolvimento», referiu Christophe Henrotay. O agente belga, que durante a semana se encontrou com Vítor Pereira em Bruxelas, estava ontem no Mónaco a tratar de uma transferência importante, nada que dissesse respeito ao treinador português.


in "abola.pt"

FC Porto interessado em Vincent Bastard


A Imprensa francesa revela que o FC Porto estará interessado em contratar a jovem promessa francesa Vincent Bastard, do Auxerre.

De acordo com o L´Equipe, o FC Porto está em negociações com o Auxerre para tentar fechar a contratação do extremo Vincent Bastard, de apenas 16 anos.


in "abola.pt"

«O FC Porto conta comigo» – Mangala


O defesa francês Eliaquim Mangala está ao corrente que é seguido por vários clubes, entre eles o Paris Saint Germain, mas alertou que está bem no FC Porto e sabe que os tricampeões contam com ele para a próxima temporada.

«Paris é uma cidade que conheço bem, mas tenho contrato com o FC Porto. Depois, se tenho uma cláusula de 50 milhões é porque contam comigo», afirmou Mangala, em declarações àTelefoot.

A boa temporada do defesa central, que valeu a chamada à seleção francesa, está a provocar o interesse de diversos clubes europeus.


in "abola.pt"

Fernando na lista do Monaco

MÉDIO INTERESSA AOS FRANCESES

Fernando é o novo nome na lista do Monaco, depois das contratações de James Rodríguez e João Moutinho ao FC Porto, avança esta segunda-feira o “L’Équipe”.

O agente do médio já terá estado na cidade monegasca para tratar dos pormenores da transferência, que poderá ser feita por 20 milhões de euros, avançou a mesma publicação.

O jogador brasileiro, que também está na lista de PSG e Inter Milão, tem contrato com os dragões até 2014 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

in "record.pt"

Rolando fora das contas de Rafa Benítez

SITUAÇÃO COMPLICADA

Há duas situações praticamente garantidas no futuro próximo de Rolando: não fica no plantel do Nápoles nem regressa ao grupo de trabalho portista. Tudo o resto são dúvidas na carreira do defesa, de 27 anos. De acordo com o jornal italiano “Corriere dello Sport”, o internacional português não entra nas contas do novo treinador do Nápoles. O espanhol Rafa Benítez deseja um central com outras características e a escassa utilização de Rolando no emblema da Serie A (7 jogos no campeonato e 2 na Liga Europa) não chegam sequer para o fazer repensar sobre o assunto.

Outro defesa que esteve cedido e não tem espaço no plantel dos dragões é Sereno. Depois do empréstimo ao Valladolid, terá de encontrar, juntamente com o FC Porto, uma solução para prosseguir a carreira.

in "record.pt"

Ingleses falam em proposta do Tottenham por Jackson

NA ORDEM DOS 30 MILHÕES

O FC Porto já terá recebido uma proposta do Tottenham para a contratação de Jackson Martínez, avançou ontem o jornal inglês “The Guardian”.

Segundo essa publicação, a oferta dos spurs ronda os 30 milhões de euros, ou seja, menos 10 milhões do que o valor que consta na atual cláusula de rescisão do colombiano. Dizemos a atual, uma vez que Jackson Martínez deverá renovar, brevemente, o seu vínculo contratual com os dragões, prolongando a sua ligação para lá de 2016, garantindo uma melhoria da folha salarial e, claro, aumentando também o valor da sua cláusula de rescisão.

Por saber isso mesmo, o clube que tem André Villas-Boas como treinador não quer perder tempo e já terá avançado com uma proposta.

in "record.pt"

Adelino Caldeira pegado com Bruno de Carvalho

Administrador da SAD portista recusou apertar a mão ao presidente do Sporting e os dois envolveram-se num bate-boca sobre... fruta.


Bruno de Carvalho e Adelino Caldeira pegaram-se na tarde de domingo, antes do início da final da Taça de Portugal em andebol, disputada entre Sporting e FC Porto em Tavira. Tudo começou quando o presidente dos leões, acompanhado por Augusto Inácio e outros elementos da estrutura, foi encaminhado por dirigentes da Federação para ser apresentado ao administrador da SAD portista. Quando lá chegou, este recusou dar-lhe a mão, justificando-o pelas palavras de Bruno de Carvalho a propósito da venda de Moutinho ao Mónaco, quando disse que "o Sporting não é dado a frutas".

Começou aí uma troca de palavras azeda com muitas referências a fruta, em especial a "maçã podre", a expressão usada por José Eduardo Bettencourt para se referir a Moutinho. Tudo terminou quando Bruno de Carvalho virou as costas e se sentou no lugar que lhe estava destinado, duas filas abaixo de Adelino Caldeira.

No final do jogo, que terminou com a vitória do Sporting por 30-28, Bruno de Carvalho fez questão de deixar um aviso ao rival: "As pessoas vão ter de se habituar que o Sporting mudou. Quem pensa que manda no desporto estava enganado. Esta é a garra do leão, os outros que se cuidem. Começámos um novo ciclo e que os outros se comecem a habituar ao sabor da derrota. Quem pensava que mandava no desporto vai ter de começar a amargurar e a habituar-se à derrota."


in "ojogo.pt"

JACKSON RECORDA OS FESTEJOS DO BENFICA NA MADEIRA "A atitude do Benfica não foi normal"

O avançado colombiano, quase se pode dizer, é um especialista em campeonatos decididos em cima da linha da meta.


Jackson percebe de campeonatos difíceis. Na Colômbia, conta, passou por algo semelhante quando venceu a Liga pelo Medellín, em 2009. "Disseram-me que os últimos títulos do FC Porto não tinham sido tão sofridos como este, mas a verdade é que eu estou habituado a decisões nos últimos jogos", explicou.

E, explica, a mentalidade fez a diferença na recta final da Liga 2012/13. "A atitude deles não foi normal. Ainda não eram campeões, não se pode festejar a duas jornadas de um clássico e quando só se tem quatro pontos de avanço. Festejaram uma vitória [na Madeira] como se já tivessem ganho o campeonato e aí esteve o grande erro deles. Eu não me revejo na atitude que os jogadores do Benfica tiveram. Nós sempre acreditámos que o clássico ainda ia ser decisivo e que o iríamos ganhar, por tudo o que representava para nós".


in "ojogo.pt"

Vítor Pereira tem o objetivo de ganhar a Champions

O treinador do FC Porto descodificou a temporada que o conduziu ao seu segundo triunfo consecutivo no clube, fala da pressão e reconhece que fica mais difícil sair de casa quando as coisas correm menos bem


Vítor Pereira revela-se numa entrevista à Notícias Magazine, fala dos sonhos, do desgaste de ser treinador do FC Porto e sobretudo da sua paixão pelo futebol e dos seus reflexos na sua família e não só. 

"Ficar no FC Porto muito tempo? Sim, claro, mas também sei que isso implica um desgaste muito grande, os adeptos do FC Porto são muito exigentes... E vivo perto... Se o jogo corria bem, podia estar tranquilo e sair com a família à vontade. Quando as coisas não correm bem... e isso desgasta", conta o treinador. 

A conquista do título pela segunda vez consecutiva teve um sabor diferente para Vítor Pereira, mas não lhe toldou os sentidos e a noção daquilo que teria feito se tivesse fracassado: "Se não tivesse ganho o título saía, era ponto assente. Partindo de mim a iniciativa. Coloquei-a há muito tempo. Não é nada do que veio nos jornais, que o clube me informara que não contava comigo. Eu é que estabeleci claramente que nem equacionava continuar se não ganhasse o campeonato". 

Apaixonado pelo futebol, diz que "ver crescer uma equipa é como um filho. Vamos moldando, mas sem lhe retirar expressão". Um pouco mais à frente, o treinador revelou mesmo o grande objetivo da sua carreira: "Sonho um dia ganhar a Liga dos Campeões. Esse é o meu objetivo e um dia vou ganhá-la". 

Da temporada que fez ao lado de André Villas-Boas, Vítor Pereira sublinha a lealdade do agora treinador do Tottenham, mas também o sacrifício que foi para ele aceitar aquele desafio: "Ser adjunto foi a decisão mais difícil da minha vida. Não nasci para ser adjunto e está fora de hipóteses que volte a acontecer. A forma como cheguei ao FC Porto é um bocadinho atípica, saí quase do anonimato para assumir o clube num momento excecional, numa época de muitas vitórias". 


in "ojogo.pt"

XIV CAMPO DE FÉRIAS FUTEBOL DRAGON FORCE - VERÃO 2013


Depois do sucesso do XIII Campo de Férias Dragon Force Futebol – Páscoa 2013, a Dragon Force apresenta o XIV Campo de Férias Futebol – Verão 2013. De 1 a 19 de Julho, diverte-te connosco a jogar futebol.

Durante cada semana, a Dragon Force dar-te-á a oportunidade de assinar um contrato com o FC Porto, de participar na Liga Dragon Force e na Taça Dragon Force, de visitar o centro de treinos da equipa principal ou o Estádio do Dragão, de dar mergulhos no Parque Aquático de Amarante, de jogar “water ball” no Vitalis Park, de tomar banhos de sol e jogar futebol na praia (consultar em anexo o regulamento do campo de férias).

Esperamos por ti para festejarmos mais um campeonato! As inscrições já podem ser feitas na Loja do associado do Vitalis Park, Colégio de Ermesinde, Estádio do Grijó, Estádio do Valadares e Estádio do Custóias.

Para mais informações escreve para dragonforce@fcporto.pt ou liga para 225 070 570.


in "fcp.pt"

"DOBRADINHA" VOLTOU A FUGIR

O FC Porto Vitalis voltou a perder a oportunidade de conquistar a primeira “dobradinha” da sua história, ao ser derrotado pelo Sporting, por 30-28 (após prolongamento), em Tavira, na final da Taça de Portugal. Os Dragões, liderados pelo capitão Ricardo Moreira (dez golos), deixaram fugir uma vantagem de dois golos, a quatro minutos do fim.

Ao intervalo, o Sporting vencia por um golo (13-12), mas o ascendente ao longo do segundo tempo foi quase sempre azul e branco. A quatro minutos do fim, Gilberto Duarte foi excluído e o FC Porto perdeu a vantagem (25-23) que tinha arrecadado. No prolongamento, apesar da excelente exibição do guarda-redes Alfredo Quintana, o Sporting conseguiu superiorizar-se.

A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (3), Pedro Spínola, Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (10), Elias Nogueira (1) e Wilson Davyes. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), Daymaro Salina (1), João Ferraz (5) e Hugo Rosário (2).


in "fcp.pt"

GOLO DE OURO FAZ CAIR SONHO EUROPEU DOS DRAGÕES

O FC Porto Império Bonança perdeu este domingo a hipótese de se sagrar pela terceira vez campeão europeu, ao ser batido por um golo de ouro de Diogo Rafael, do Benfica, que assim conquistou o título pela primeira vez. Os Dragões lideraram grande parte do encontro e acabaram por cair ao minuto e meio do prolongamento, com um remate de meia distância do lisboeta.

A partida começou da melhor maneira para o FC Porto, que abriu o marcador logo aos dois minutos, graças a uma “picadinha” de Jorge Silva, após passe de Reinaldo Ventura. A vantagem aumentou para 2-0, na conversão de uma grande penalidade cometida por Ábalos (viu o cartão azul) sobre Jorge Silva, que Reinaldo Ventura converteu.

Com uma pressão muito alta sobre o adversário, os Dragões dominavam a partida, mas Cacau reduziu para 2-1, na conversão de um livre directo, aos nove minutos. Logo no minuto seguinte, Reinaldo Ventura, numa recarga, repôs a vantagem de dois tentos, reduzida de novo por Luís Viana, na marcação de um penálti. A igualdade (3-3) chegou aos 20, por intermédio de Diogo Rafael, mas Hélder Nunes, com um desvio à boca da baliza, aos 22, permitiu aos portistas chegar em vantagem ao intervalo (4-3).

A segunda parte foi ainda mais tensa, com o Benfica a revelar-se eficaz e a contar com uma exibição bem mais conseguida do que habitual do guarda-redes Ricardo Silva. Golos de Marc Coy, aos 31 minutos, e Luís Viana, aos 41 (penálti), colocaram os “encarnados” pela primeira vez na frente (5-4). Pelo meio, Ricardo Barreiros e Hélder Nunes não conseguiram concretizar lances de bola parada. No entanto, o empate (5-5), surgiu a cinco minutos do fim: Reinaldo Ventura concretizou um livre directo após falta de Valter Neves sobre Hélder Nunes.

No prolongamento, a sempre ingrata regra do golo de ouro ditou a derrota do FC Porto. O sonho portista está adiado por mais um ano, mas, mais tarde ou mais cedo, a taça irá voltar à Invicta.

FICHA DE JOGO

Benfica-FC Porto Império Bonança, 6-5 (após prolongamento)
Liga europeia, final
2 de Junho de 2013
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Oscar Valverde (Espanha), Francisco Garcia (Espanha) e Alessandro Eccelsi (Itália)

BENFICA: Ricardo Silva (g.r.), Valter Neves (cap.), Esteban Ábalos, Carlos López e João Rodriguez
Jogaram ainda: Diogo Rafael, Cacau, Luís Viana, Pedro Henriques (g.r.) e Marc Coy
Treinador: Luís Sénica

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura (cap.) e Jorge Silva
Jogaram ainda: Caio, Hélder Nunes, Vítor Hugo, Nelson Filipe (g.r.) e Tiago Losna
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 3-4
Marcadores: Jorge Silva (2m), Reinaldo Ventura (7m, pen., 10m e 45m), Cacau (9m), Luís Viana (11m, pen., e 41m, pen.), Diogo Rafael (20m), Hélder Nunes (22m), Marc Coy (31m) e Diogo Rafael (52m)


in "fcp-+t"