sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falcão e Rossi com despique adicional

"CORRIDA" AO MELHOR MARCADOR


Radamel Falcão e Giuseppe Rossi cruzam-se nas meias-finais da Liga Europa com um despique adicional ao confronto FC Porto-Villarreal, "correndo" ambos para o título individual de melhor marcador da prova.
À entrada para as meias-finais, o avançado colombiano do FC Porto lidera a lista de marcadores da Liga Europa, com 11 golos marcados, mais um que o italiano do Villarreal.
No plano teórico, o goleador da segunda prova europeia de clubes deverá sair desta dupla, já que os outros mais certeiros ainda em atividade na competição estão muito distantes: Nilmar, do Villarreal, com 5 golos, e os portistas Fredy Guarin e Hulk, os dois com quatro marcados.
Nesta lógica, o clube - entre FC Porto e Villarreal - que garantir o apuramento para a final, em Dublin, terá mais hipóteses, ou pelo menos mais uma oportunidade, para consagrar o melhor marcador da Liga Europa, uma condição que pode ser cimentada, porém, nos dois jogos em aberto das meias-finais.
Num total de 14 jogos já disputados, o FC Porto marcou 36 golos (média de 2,5), 30,5 por cento da autoria de Falcão, que ficou em "branco" em seis deles, fazendo dois "tris" nesta caminhada, na visita ao Rapid de Viena (3-1), na fase de grupos, e na recente receção ao Spartak de Moscovo (5-1), na primeira mão dos quartos-de-final.
Já o Villarreal foi um pouco menos concretizador (três jogos em branco, contra apenas um do FC Porto), chegando, mesmo assim, às três dezenas de golos (média de 2,1), 33,3 por cento da autoria de Giuseppe Rossi.
Nos 11 jogos em que os espanhóis marcaram, em apenas três deles o italiano ficou em branco, dois no playoff inicial, diante os bielorrussos do Dnepr Mogilev.
Nas contas dos dois goleadores, só dois dos 11 golos de Falcão foram apontados de grande penalidade, enquanto Rossi já marcou três na conversão do castigo máximo.
in "record.pt"

Fucile fraturou clavícula esquerda

LATERAL FALHA RESTO DO CAMPEONATO


Está confirmado: Fucile fraturou a clavícula esquerda. O tempo de paragem previsto do uruguaio não será inferior a um mês, o que o impedirá de atuar no que falta da presente temporada.
O lateral lesionou-se na quinta-feira, ainda na primeira parte do jogo com o Spartak no qual o FC Porto carimbou a passagem às meias-finais da Liga Europa.
No final da partida, Fucile culpou o relvado sintético do Estádio Luzhniki pela lesão sofrida. "Se fosse um relvado normal e não um sintético, não me teria lesionado".
in "record.pt"

Libertadores: Iturbe sofre derrota comprometedora

Cerro Porteño derrotado em casa pelo Santos


Com Juan Iturbe em acção apenas a partir do minuto 65, o Cerro Porteño sofreu uma derrota comprometedora na Taça Libertadores, na recepção ao Santos (1-2).
Obrigada a vencer para evitar a eliminação, e mesmo sem o castigado Neymar, a equipa brasileira embalou para o triunfo com golos de Danilo (grande pontapé de fora da área, aos 12m) e Maikon Leite (48m). 



O futuro jogador do F.C. Porto entrou pouco depois, mas o melhor que o Cerro Porteño conseguiu foi reduzir a desvantagem, com um golo de Pedro Benítez em tempo de descontos.



Mesmo com esta vitória o Santos continua no terceiro lugar, mas tem agora os mesmos oito pontos do Cerro Porteño, sendo que na última jornada a equipa brasileira recebe o Deportivo Táchira, equipa venezuelana já eliminada, enquanto que a equipa paraguaia vai ao Chile defrontar o Colo Colo, líder do grupo (nove pontos).



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sporting: trio com quatro golos no Clássico

Yannick, Izmailov e Falcao são especialistas deste duelo


Nos actuais plantéis de F.C. Porto e Sporting existem três jogadores que já festejaram quatro vezes frente ao rival do próximo domingo: os «leões» Yannick Djaló e Izmailov e o «dragão» Radamel Falcao.

Tendo em conta que a inclusão do russo no «onze» leonino é pouco provável, dadas as limitações físicas, será apropriado dizer que o avançado português é a principal ameaça à defesa portista, até pelo «bis» conseguido na última jornada, frente à Académica. 

Já do ponto de vista leonino, o principal sinónimo de perigo é Falcao, que em apenas duas épocas já marcou quatro golos ao Sporting. De referir, ainda assim, que Hulk e Varela, os habituais parceiros de ataque, também já festejaram frente à equipa leonina (uma vez cada). Rolando e Mariano Gonzalez estão na mesma situação.

Sereno, candidato ao lugar de lateral direito perante as ausências de Fucile (lesionado) e Sapunaru (castigado), também sabe o que é marcar ao Sporting, mas fê-lo ainda com a camisola do V. Guimarães. Um caso idêntico ao de Rúben Micael, que festejou pelo Nacional. Já Cristián Rodríguez e Maniche conhecem o sabor de marcar ao rival de domingo, mas ambos de águia ao peito. Com o equipamento actual não. 

No plantel do Sporting há ainda outros dois jogadores que já marcaram neste Clássico: Simon Vukcevic e Jaime Valdés, autor do golo leonino no jogo da primeira volta. 

in "maisfutebol.iol.pt"

AVB: "O nosso percurso é alucinante"

A felicidade foi contida, mas estava lá, bem presente, depois de mais uma goleada histórica do FC Porto. André Villas-Boas comentou o jogo de ontem, mas também um percurso na Liga Europa que, para ele, pode ser já apelidado de "impressionante e alucinante". "Queríamos anular o golo que o Spartak tinha feito no Estádio do Dragão e felizmente conseguimos. Eles tiveram algumas oportunidades para marcar primeiro, mas fomos nós que chegámos à vantagem devido à nossa eficácia. A partir desse momento fomos mais criteriosos até ao segundo golo. Na segunda parte, o jogo ficou estranho, as duas equipas baixaram os níveis de concentração e surgiram mais golos. Mas valeu pela vitória, pelos golos e pelo resultado. Este já é um percurso impressionante e alucinante", explicou. E agora? Mesmo antes da confirmação do encontro com o Villarreal, André Villas-Boas falou sobre as meias-finais. "Vamos esperar pelo final do jogo deles. A crença de todas as equipas que atingem esta fase é a mesma: chegar à final e vencer a Liga Europa. Serão dois jogos de grande intensidade emocional e, para passarmos, teremos de dar um pouco mais do que hoje [ontem]. Espero que estejam três equipas portuguesas nas meias-finais [confirmou-se mais tarde]. Seria algo histórico; seria também o resultado do bom trabalho que todos estão a fazer."

E se estivesse na pele de adepto do FC Porto, compraria já o bilhete de avião para Dublin? "Não sei... [risos] Nesta altura, provavelmente iria festejar para a Avenida." Villas-Boas repetiu ainda que chegar à final é "um sonho" e desvalorizou o favoritismo atribuído por José Mourinho - "É uma opinião, mas que pouco nos interessa." A finalizar, o técnico deixou uma palavra para o clássico que se segue frente ao Sporting, a disputar já no próximo domingo. "Vou apresentar a melhor equipa e apostar tudo numa boa recuperação dos meus jogadores."

in "ojogo.pt"

Spartak 2 - FC Porto 5 (Declarações)


Rúben Micael


"Mais importante foi termos ganho e estarmos nas meias-finais. Só consegui o golo com a ajuda dos meus companheiros, mas é sempre bom marcar. O Villarreal gosta de ter a posse de bola, como nós. Será uma eliminatória equilibrada"

Álvaro Pereira

"Fomos contundentes na eliminatória, fizemos dois bons jogos contra uma equipa que está a passar uma fase má. Vamos pensar jogo a jogo, começando pelo campeonato em que queremos continuar invictos. Temos tempo para preparar o Villarreal"

Guarín

"Vamos passo a passo. Estamos em grande forma e agora pensamos no campeonato e na Taça de Portugal. Este resultado dá ainda mais motivação porque não foi fácil. Demos mais uma alegria aos portistas e tive a sorte de marcar mais uma vez aqui"


Helton
"Tivemos oportunidades e concretizámos. O Spartak não é ruim; valeu a pena o esforço e saber sofrer. Vamos continuar com esta humildade e com o jogo colectivo, sabendo respeitar os adversários. Dublin? Há confiança, mas não é fácil"


Hulk

"Ainda esperei que o Falcao chegasse..."

Hulk fez o que se pede a um avançado que consegue ficar na cara do guarda-redes, mas fê-lo a custo. Depois de uma arrancada fenomenal, a passe de Falcao, o avançado aproximou-se da área e foi travando. Uma, duas vezes. Olhou para trás, claramente à procura de alguém, mas lá acabou por ter de ser ele a finalizar. Ninguém teve dúvidas de quem Hulk procurava, mas ele próprio tratou de o confirmar no fim. "Dei uma arrancada e depois ainda esperei para ver se o Falcao chegava; se estava ali do lado para fazer a assistência", confessou o brasileiro. A ideia é simples: "Ajudar o Falcao a ser o melhor marcador da Liga Europa". De resto, esse objectivo já tinha sido publicamente assumido pelo brasileiro, que tem praticamente assegurado o título de melhor marcador do campeonato português, com 22 golos, aos quais junta mais dez se misturadas todas as competições, numa prova inequívoca de que esta é a melhor época de sempre de Hulk ao serviço dos portistas.
Sobre a vitória de ontem, o Incrível sublinhou que, apesar da goleada, o jogo fora "quente", explicando porquê: "Antes de eu marcar, o Helton tinha feito uma excelente defesa. Depois, tabelei com o Falcao e marquei, o que ajudou a tranquilizar." Com a meia-final à porta, Hulk sublinha que o Villarreal é um adversário "de grande qualidade", mas que o grupo está agora focado "no Sporting". A receita para chegar à final da Liga Europa é simples: "Humildade e trabalho. Com essas duas coisas, os resultados acontecem."

FC PORTO UM A UM

A FIGURA: Hulk 7

Mais um golo em que combinou a velocidade, a técnica e a potência do remate, ou seja, as suas principais características: tocou e recebeu de Falcao antes de deixar Suchy pregado ao chão, isolando-se na cara do guarda-redes. Teve tempo para olhar duas vezes para ver se o colombiano aparecia, de modo a oferecer-lhe o golo, mas, como isso não aconteceu, atirou forte e colocado, abrindo o marcador. Esteve em mais dois golos ao apontar os cantos que Rodríguez e Falcao finalizaram. É verdade que terá faltado alguma magia, mas o relvado do Luzhniki não é propício a grandes malabarismos. Terminou no centro do ataque.



Helton 6
Fantástica intervenção a remate de McGeady e depois evitou duas vezes o golo de Alex. Nada a fazer no primeiro golo, mas foi ultrapassado por Ari no segundo.

Fucile 6
Só esteve em campo 26', devido a lesão. Estava a ser o melhor da defesa, anulando Yakolev. Uma disputa com Dzyuba deixou-o KO. Fantástico num corte, impedindo que Welliton se isolasse.

Rolando 5
Ficou sem reacção quando Dzyuba passou por ele no primeiro golo. E também não conseguiu desviar o remate de Ari no segundo dos russos. Noite complicada.

Otamendi 6
Também foi ultrapassado por Dzyuba no primeiro golo. Mas esteve bem melhor do que Rolando, fartando-se de cortar lances perigosos.

Álvaro Pereira 5
Fez a estreia no relvado sintético e teve muitas dificuldades, muito por culpa de McGeady, que esteve endiabrado. Aos 7', foi completamente "partido" pelo irlandês. Voltaria a ser ultrapassado mais algumas vezes porque deu muito espaço nas costas.

Fernando 5
Até Villas-Boas bateu palmas, aos 37', na sequência de um corte na área em que leu na perfeição o lance e antecipou para onde McGeady ia cruzar. Deu o corpo a alguns remates e só esteve menos bem na entrega da bola.

Guarín 6
Usou a fibra para ganhar os duelos, mas demorou muito a entregar a bola e por duas vezes deixou-a nos pés de jogadores russos. Só afinou a pontaria ao intervalo, tendo voltado a marcar no Luzhniki com um bom remate.

João Moutinho 6
Mesmo à bica em amarelos, foi a jogo e pressionou os adversários como se nada se passasse. Procurou o golo em dois remates de longe.

Rodríguez 7
Não estava a fazer jogo brilhante até marcar de cabeça, na sequência de um canto, repetindo um movimento visto várias vezes no seu primeiro ano de Dragão. E fez o mesmo para assistir Falcao no 4-1.

Falcao 7
Depois do hat trick no Dragão, teve direito a guarda de honra. Mesmo assim, também rugiu em Moscovo, subindo para 11 o número de golos na prova. E podia ter feito mais. Compensou com a qualidade do passe no 1-0.

Sapunaru 5
Entrou a frio por causa da lesão de Fucile e precisou de algum tempo para "aquecer", tendo permitido um remate fortíssimo, mas por cima, a Yakolev. Depois acertou o jogo e controlou bem Yakolev.

Rúben Micael 6
Entrou após o intervalo, tendo acrescentado qualidade na circulação de bola e marcado o golo que pôs um ponto final na goleada.

James 5
Procurou conduzir alguns contra-ataques e ainda atirou à barra.

in "ojogo.pt"

Moncho Lopez: «O CAB TEM QUALIDADE»


Moncho López está preparado para lidar com toda a pressão e exigência de uma fase decisiva. Depois da vitória na fase regular, o título começa a ser decidido esta sexta-feira, com o FC Porto Ferpinta a receber o CAB Madeira às 21h00, no primeiro jogo dos playoffs. O treinador galego compara o ritmo da sua equipa a um «comboio de alta velocidade», mas adverte sobre a qualidade do opositor.

Mais responsabilidade
«Espero as dificuldades próprias dos playoffs, com um primeiro jogo em casa, que nos acentua a responsabilidade, mas que, por outro lado, nos ajuda a encontrar a concentração desejada, contando com o factor extra que é o apoio dos nossos adeptos.»

Adversário com qualidade
«O CAB é uma equipa com qualidade, o actual detentor da Taça de Portugal, que defrontámos na última jornada, numa partida em que ficámos com a sensação de que escondiam algo, face à possibilidade real de jogar a eliminatória connosco. Mas nós também nos preparámos para controlar essa circunstância, sabíamos que era o último jogo da fase regular e, por isso mesmo, jogámos um pouco com esse facto, pensando na partida de amanhã.»

Sem João Santos
«A equipa chega bem a esta fase, mas ainda não podemos contar com um atleta que é fundamental para nós e com quem já não podemos contar há algum tempo. Já demonstrámos que a equipa tem alternativas, mas a recuperação do João Santos será logicamente muito importante para nós.»

Comboio de alta velocidade
«Estamos em boa forma, com um bom ritmo competitivo. A parte final da fase regular foi muito positiva, não só ao nível dos resultados, como no que respeita ao nível de jogo, à capacidade de esforço. Estamos num comboio de alta velocidade, no qual nos queremos manter.»

Confortável em casa
«Em duas épocas, só perdemos dois jogos no Dragão Caixa, pelo que sinto a confiança de jogar perante o nosso público. Pessoalmente, ajuda-me e estou seguro de que à equipa também. A solidez dos nossos resultados mostra que o factor campo é muito importante e foi para isto que lutamos toda a época, para alcançar o primeiro lugar na fase regular que vinha fugindo ao clube há algumas épocas.»


in "fcp.pt"

RUI GOMES E CHRISTIAN CONTAM COM OS ADEPTOS NO CLÁSSICO



Os Sub19 do FC Porto recebem o Sporting este sábado, às 16h00, no Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde Rui Gomes e Christian esperam ver muitos adeptos, cujo apoio tem sido fundamental nesta fase decisiva do campeonato.

O treinador e o extremo-esquerdo fizeram a antevisão da partida, referente à 11.ª jornada, esta quinta-feira, no Vitalis Park, na Constituição, aproveitando a participação do jogador num clinic do Dragon Force Futebol Campus – Páscoa Cup'11, que conta com cerca de 80 crianças.

Rui Gomes

Sporting pode criar dificuldades
«Só seria um jogo decisivo se a vitória valesse cinco pontos. Temos consciência da sua importância, até por ser contra o nosso adversário directo, mas não deixa de ser apenas mais um jogo. É certo que se ganharmos ficamos numa posição invejável, com três partidas ainda pela frente, mas não pensamos, de todo, que nos dará o título. Sabemos que vamos jogar contra a segunda melhor equipa do campeonato, que num dia bom nos pode criar grandes dificuldades, como aliás nos criou quando fomos ao seu terreno.»

Os mesmos três pontos em disputa
«Se chegamos a esta fase com quatro pontos de avanço é porque ganhámos os desafios para trás. De nada adiantaria vencer este se tivéssemos perdido um outro qualquer. Nesse sentido, temos de pensar que este é apenas mais um desafio que vamos disputar, que vale os mesmos três pontos.»

Motivação e orgulho
«Não sentimos pressão; sentimos motivação e orgulho, e o desejo de seguir na linha de todas as outras modalidades que já conquistaram ou se encontram bem encaminhadas para conquistar o título. São bons exemplos, mas não nos conferem pressão acrescida.»

Responsabilidade de ganhar é permanente
«Desde que cheguei ao FC Porto, há seis anos, senti sempre a responsabilidade de ganhar. Estamos no melhor clube português e é esse o nosso desejo.»

Casa cheia confere ainda mais força
«Espero que os adeptos façam o aquecimento para o jogo de domingo no jogo de sábado e que compareçam em massa, como tem acontecido até agora. Nos encontros em que tivemos casa cheia sentimo-nos ainda mais fortes e estou convencido de que o seu apoio será muito importante, mais uma vez.»



Christian

Adversário mais forte do FC Porto

«O Sporting ocupa o segundo lugar da classificação e é, portanto, o adversário mais forte do FC Porto na competição.»

Determinados e focados
«Não vai ser um jogo fácil para nós, mas estou certo de que se estivermos determinados e focados vamos conseguir um bom resultado.»

Confiante no título
«Acredito que o FC Porto vai ser Campeão.»

À espera de muito público
«Espero a presença de muitos adeptos, até porque eles sabem que este pode ser um jogo decisivo, no sentido em que pode determinar quem vai ganhar o campeonato.»



in "fcp.pt"

Os sete trabalhos de Villas-Boas até ao fim da Liga

Treinador chegou ao Dragão para ganhar o campeonato e já conseguiu, mas existem outros recordes a serem fabricados na loja do mestre André.


O título parece não satisfazer André Villas-Boas, de tal forma que o técnico não quer que venha só. "Há uma série de objetivos que podemos atingir", realçou após a vitória por 3-2 em Portimão.
"74 pontos a quatro jornadas do fim é um número importante. Há ainda o recorde de pontos num campeonato disputado a 16 equipas, o número de golos sofridos e marcados, o prestígio desta camisola que pesa... Queremos atingir números importantes no final do campeonato", especificou.
Contas feitas, o FC Porto corre ainda por sete objetivos que garantiriam (ainda mais) entrada direta no livro dos recordes. E são esses sete trabalhos de Villas-Boas que o Expresso apresenta em síntese.

Os sete trabalhos de André Villas-Boas 


1. Terminar a Liga sem derrotas. Apenas uma equipa conseguiu acabar o campeonato sem derrotas: o Benfica, campeão em 1972-73 (28 vitórias e 2 empates, com FC Porto e Atlético fora) e segundo classificado em 1977-78 (21 vitórias e 9 empates). Os dragões estão a quatro jogos de alcançar essa meta, necessitando manter esse registo contra Sporting (casa), V. Setúbal (fora), P. Ferreira (casa) e Marítimo (fora).
2. Pontos. Basta uma vitória para este FC Porto bater o recorde de pontos em campeonatos com 16 equipas (76, do Benfica na última temporada)mas existe outro registo paralelo maior - caso vença os quatro encontros em falta (o que aumentaria para 18 o número de partidas seguidas a ganhar), os dragões igualam o próprio máximo de pontos conseguidos na Liga (86), em 2002-03, com... José Mourinho como treinador (embora aqui o campeonato fosse a 18).
3. Golos marcados. Com apenas quatro encontros por disputar, é praticamente impossível chegar aos 78 golos do Benfica em 2009-10 (eram necessários 17, numa média acima de 4 por jogo) mas os números não ficam por aqui e existe uma meta real e alcançável - conseguir bater a marca de 124 golos oficiais dos encarnados com Jorge Jesus. Nesta fase, o FC Porto tem 111 golos entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Liga Europa, precisando de mais 14 em seis partidas que garantidamente irá disputar (e que podem chegar a dez, caso os portistas consigam chegar às finais da Taça de Portugal e da Liga Europa).
4. Golos sofridos. Os dois golos sofridos em Portimão hipotecaram as hipóteses portistas de conseguirem igualar o melhor registo máximo: apenas nove golos sofridos (1983-84 e 1979-80, épocas em que os dragões ficaram no segundo lugar). Ainda assim, podem igualar 1991-92 e superar outros registos no topo do ranking (13, em 1984-85 e 2007-08), ficando como uma das defesas mais sólidas de sempre.
5. Pleno de vitórias em casa. Nos últimos 30 anos, o FC Porto foi a única equipa capaz de fazer campeonatos inteiros sem perder pontos em casa: 1983-84 (15 vitórias), 1987-88 (19) e 2003-04 (17). Nesta altura, Villas-Boas está apenas a dois triunfos desse registo, conseguindo uma marca que nem José Mourinho alcançou.
6. Distância para o 2.º lugar. Em duas semanas, o Benfica deixou que a distância pontual para o topo da classificação passasse de 13 para 19 pontos (derrotas com FC Porto e Naval), o que pode dar outro recorde aos dragões - nunca um campeão conseguiu terminar a Liga com mais de 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (em 2007-08).
7. Dois jogadores no pódio dos goleadores. Hulk prepara-se para confirmar uma regra das últimas três décadas: colocar o nome do FC Porto no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato (tem 22 golos, sete de vantagem sobre João Tomás). No entanto, e apesar dos 13 goleadores que os dragões tiveram entre Lisandro, McCarthy, Pena, Jardel, Domingos ou Gomes, nunca os dragões conseguiram ter dois jogadores no pódio como nesta fase - Falcao, com 12 golos, está em terceiro com mais dois que Baba, do Marítimo. O melhor que o FC Porto conseguiu nesse particular até hoje foi em 1982-83, quando Fernando Gomes foi o melhor marcador com 36 golos e Walsh ficou em quinto com 15.
in "expresso.pt"

Dragões 'cilindram' HC Braga


O FC Porto está no primeiro lugar da classificação, acompanhado pelo Benfica.
O FC Porto recebeu e venceu esta noite o HC Braga, por 8-2, no Dragão Caixa, em jogo da ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins.
Os eneacampeões nacionais recuperaram assim com este triunfo o primeiro lugar da classificação, estando em igualdade pontual com o Benfica, que derrotara na quarta-feira a Oliveirense por surpreendentes 11-1.
 Resultados:
Tomar - Cambra, 5-6
Gulpilhares - Limianos, 5-1
Juventude Viana - Cascais, 4-0
Física - Académica de Espinho, 3-3
Oliveirense - Benfica, 1-11
FC Porto - HC Braga, 8-2

Sábado
Valongo - Porto Santo
Óquei Barcelos - Candelária 


in "sapodesporto.pt"

Iturbe avaliado como novo Messi

BALBO INDICOU-O À ROMA

Abel Balbo, antigo avançado da Roma e da seleção argentina, elogiou o talento de Juan Iturbe, aconselhando-o ao clube da capital italiana. “É um grande campeão, que agora está cotado com um preço módico, mas dentro de pouco tempo custará muito. Não sei se está pronto para jogar numa equipa como a Roma, mas é o Messi do futuro. Aos 17 anos, já jogou um sul-americano de Sub-20”, lembrou Balbo, esquecendo-se, porém, que Juancito está comprometido com o FC Porto.

in "record.pt"

Porto AAA. Ninguém se atreve a baixar o rating à equipa de Villas-Boas

Muda aos cinco, acaba aos dez. Foram assim os quartos-de-final entre FC Porto e Spartak de Moscovo. Villarreal é o adversário dos dragões nas ''meias''


Afinal o futebol é o ópio do povo, não a religião. O país pode estar no grupo dos PIGS, mas na Europa do futebol mandamos nós (pelo menos na Liga Europa). O país está em crise, já não se aguenta sem o FMI, mas os dragões conseguem derrubar o Kremlin e as equipas portuguesas teimam em dar alegrias ao povo nas competições europeias. As agências baixam o rating às empresas públicas e aos bancos, mas com o CEO André Villas-Boas ninguém se atreve a desvalorizar este FC Porto de classificação máxima. Ontem voltou a golear o Spartak de Moscovo, por 5-2, e terminou a eliminatória com expressivos 10-3. Isto a uma equipa que era apontada como uma das mais fortes no sorteio dos quartos-de-final.

Como se não bastasse, Villas-Boas voltou a reescrever a história. Não se quer comparar a Mourinho, mas já tinha conseguido mais vitórias nesta edição da Liga Europa que o Special One (oito) quando levantou o troféu em 2002/03 pelo FC Porto. Ontem, André bateu quem ainda estava no seu caminho: Roy Hodgson, Mircea Lucescu e Ernesto Valverde, que tinham 11 vitórias numa só temporada nas competições europeias. Pois bem, o técnico do FC Porto chegou às 12 e tem pelo menos mais dois jogos para disputar.

Os números do FC Porto continuam a impressionar. Tem o melhor ataque da Liga Europa, com 29 golos, e o melhor marcador, Falcao, com 11. A deslocação à Rússia pareceu um passeio. O treinador não poupou jogadores (apenas trocou Varela por Rodríguez) mas o Spartak pouco incomodou, e só conseguiu marcar quando os dragões já venciam 3-0 e a eliminatória estava mais que resolvida.

Hulk abriu o caminho com um arranque ao alcance de poucos, Guarín e Falcao voltaram a marcar e Micael e Rodríguez também fizeram o gosto ao pé. Agora o Villarreal é o próximo adversário, nas meias-finais e, se o FC Porto chegar a Dublin, vai haver pela primeira vez uma final 100% portuguesa em competições europeias.


in "ionline.pt"

Ranking UEFA: Portugal pode entrar em 2011/12 no quinto lugar!

Tudo depende do F.C. Porto-Villarreal



Com o sexto lugar no ranking da UEFA garantido, já desde a semana passada se sabia que há três equipas lusas a participar na Liga dos Campeões em 2012/13: duas na fase de grupos e uma nas pré-eliminatórias, mais três na Liga Europa.

O apuramento em bloco dos três representantes lusos para as meias-finais da Liga Europa abre um novo cenário: Portugal, que será sempre sexto no final da época, pode entrar em 2011/12 no quinto lugar do ranking, à frente da França.

A partir de Agosto deixam de contar os pontos da temporada 2006/07, na qual a França teve melhor desempenho do que Portugal. Nesta altura, os franceses ainda têm 2,165 pontos de vantagem, mas essa diferença pode ser anulada se Portugal somar 11 ou 12 pontos até final da época. Esse cenário precisa de um desempenho brilhante do F.C. Porto frente ao Villarreal: apuramento do dragão com duas vitórias (cinco pontos) ou uma vitória e um empate (quatro). O saldo da eliminatória entre Benfica e Sp. Braga será sempre de cinco pontos para os portugueses. Com duas equipas lusas na final de Dublin estariam assegurados mais dois pontos.

Os desfechos desta noite permitem também às equipas lusas aumentar o total de pontos em 2010/11 (16.800), cimentando um recorde já estabelecido. É para já o terceiro melhor registo da temporada, apenas atrás de Inglaterra e Espanha, com a possibilidade de ultrapassar os espanhóis caso o F.C. Porto afaste o Villarreal.

* Ponto da situação (actualizado a 14 de Abril de 2011):

País2006/072007/082008/092009/102010/11TotalEquipas
1ºInglaterra16.62517.87515.00017.92817.64285.0701/7
2ºEspanha19.00013.87513.31217.92816.92881.0433/7
3ºAlemanha9.50013.50012.68718.08315.66669.4361/6
4ºItália11.92810.25011.37515.42811.57160.5520/7
5ºFrança10.0006.92811.00015.00010.75053.6780/6
6ºPortugal8.0837.9286.78510.00016.80049.5963/5
7ºRússia6.62511.2509.7506.16610.91644.7070/6
8ºUcrânia6.5004.87516.6255.80010.08343.8830/6
9ºHolanda8.2145.0006.3339.41611.16640.1290/6
10ºTurquia6.1009.7507.0007.6004.60035.0500/5


*Este ranking vai sendo actualizado com os resultados da época 2010/11 e determina a distribuição nas provas europeias em 2012/13. 

Sistema de cálculo: São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias) é dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.

in "maisfutebol.iol.pt"