terça-feira, 23 de novembro de 2010

Belluschi: "Hulk não ficará muito mais"

A carreira do FC Porto continua a ser alvo de grande destaque em Espanha. No último programa "Marcador internacional", da Rádio Marca, Belluschi falou do bom momento pessoal, da equipa e dos métodos de trabalho de André Villas-Boas, classificado pelo jornalista espanhol como "o treinador da moda", embora tenha sido Hulk a merecer os maiores elogios. "Com 16 golos marcados, Hulk está em plano de destaque. Actualmente não existem muitos jogadores com este número de golos. Fisicamente é muito forte, tem potência e um bom remate", disse o médio argentino. A conclusão veio logo a seguir e deixa antever o cerco que os grandes clubes começam a fazer ao brasileiro. "Parece-me que não vai passar muito tempo no FC Porto sem que um clube de maior dimensão o contrate".

A vantagem de dez pontos para o segundo classificado serve para ilustrar o domínio da equipa portista, mas Belluschi evita falar para já do título. "O campeonato não está ganho, nem meio ganho. Temos uma grande vantagem, é verdade, mas faltam muitas jornadas. Temos adversários como o Sporting e o Benfica, que vão dar-nos muita luta. Não podemos relaxar, apesar de termos uma diferença que qualquer equipa gostaria de ter", explicou, confrontado, de seguida, com as dificuldades dos jogadores em encontrarem motivação para o resto da prova. "É sempre difícil encontrarmos essa motivação, mas temos de ser profissionais e pensar que há muito campeonato pela frente. Aliás, ainda nem sequer terminou a primeira volta. Temos de continuar com este ritmo e tentar aumentar a vantagem para o segundo classificado. Se o fizermos, ficaremos mais tranquilos", disse o médio argentino à rádio espanhola.

A goleada ao Benfica é, naturalmente, o ponto alto da época portista. "Sim, posso considerá-lo como o melhor jogo em que participei. Foi uma partida impressionante, em que fomos amplamente superiores. Jogámos bem e marcámos golos. Foi um espectáculo como não se via há muito tempo e que deixou os nossos adeptos muito contentes", recordou.

Apurado para a próxima fase da Liga Europa, o FC Porto é visto como um dos favoritos a sair de Dublin com o troféu nas mãos. "Vamos lutar pela Liga Europa, sabendo que temos adversários fortes pela frente. Se tivermos um jogo mau podemos ser eliminados", alertou Belluschi.

"Liberta-nos para jogar"

Aos 33 anos, e na segunda época como treinador, André Villas-Boas já não é um nome desconhecido no futebol europeu. Em Espanha, por força da ligação a José Mourinho, o técnico portista tem espaço na Imprensa e é visto como a grande descoberta da época. "Sentimo-nos cómodos com ele, porque liberta-nos para jogar. É um treinador jovem e que sabe o que os jogadores gostam. É um grande treinador e todos aprendemos com ele", disse Belluschi. A comparação com José Mourinho é vista com naturalidade pelo argentino. "Imagino que sejam parecidos. Afinal de contas, trabalharam juntos. Espero que Villas-Boas tenha o mesmo sucesso que Mourinho teve no FC Porto".

Raramente Belluschi erra um passe curto

O comportamento do FC Porto no campeonato tem muito que ver com o comportamento de Fernando Belluschi. Se na época passada o argentino foi largamente utilizado por Jesualdo Ferreira (1871 minutos em 21 jogos no campeonato), as funções que desempenhava são diferentes das actuais. Agora tem a missão de conduzir os ataques, quando na temporada passada tinha de despachar a bola o mais depressa possível, num estilo de transição rápida que Jesualdo cultivava.

Desse futebol rendilhado de Belluschi resulta uma grande quantidade de passes curtos. No campeonato já fez 209, sendo que 186 tiveram sucesso e apenas 23 não atingiram o destinatário. Com uma média de 20,9 passes curtos por jogo, a percentagem total de sucesso é de 84,9 por cento. Perto da taxa máxima, portanto. O jogo em que Belluschi fez mais passes curtos foi com o Beira-Mar: 30.

Já agora, quanto aos passes longos, a taxa de sucesso não baixa muito: é de 70,5.

No campeonato o médio argentino já tem três assistências, duas com golo e uma sem golo. Na Liga Europa tem mais duas assistências com golo e na Supertaça, com o Benfica, soma outra. Em toda a carreira, Belluschi tem cinco assistências nos jogos com o Benfica.

in "ojogo.pt"

Falcao a dobrar


A transferência de Falcao, do River Plate para o FC Porto, fez dele um goleador mais eficaz e a prova está nos números, quando comparado o rendimento do colombiano num e outro clube. Na primeira temporada com as cores do dragão, El Tigre marcou 34 golos em 41 jogos e esta temporada já soma 13 em 18 jogos oficiais. A soma das parcelas revela 47 golos em 59 jogos, o que resulta numa média de cerca de 0,8 golos por jogo.

Mas o que espanta mais é o crescimento do ritmo goleador de Falcao que, com a camisola do River Plate, ostentava um balanço de 37 golos em 94 jogos oficiais disputados pelo clube argentino em três épocas e meia, ou seja, uma média de cerca de 0,4 golos por jogo, até se comprometer com o FC Porto para fazer esquecer Lisandro Lopez, entretanto transferido para o Lyon, do campeonato francês.

Escalpelizados os números, pode perceber-se, por exemplo, que em menos de época e meia ao serviço do FC Porto, só tendo por base os jogos do campeonato - total de 38 jogos disputados -, Falcao marcou 31 golos. Mas há mais. Na Taça de Portugal, o colombiano fez seis jogos e marcou outros tantos golos, o último dos quais o decisivo ao Moreirense.

Por falar em Moreirense, com o golo marcado, que evitou males maiores para os azuis e brancos, Falcao somou o 37º golo só no ano de 2010, em 45 jogos oficiais, tantos quanto os que marcou com a camisola do River Plate em 94 encontros, o que eleva ainda mais as contas da contabilidade para uma média agora de 0,82 golos por jogo só este ano.

Melhores só CR7 e Messi

Apesar de ter realizado menos dois jogos do que Suarez - que em três jogos não marcou qualquer golo -, Falcao aproximou-se do avançado uruguaio do Ajax nesta luta particular pelo "título" de goleador do corrente ano. Mais próximo de Suarez, mais distante de Fórlan, ponta-de-lança do Atlético de Madrid, o colombiano do FC Porto pouco pode fazer contra Ronaldo e Messi, autores de "hat trick" na pretérita jornada da Liga espanhola.

As duas paixões de El Tigre

"El Tigre y el Dragon!! Se convirtio en una historia de amor. Obrigado Porto". Poucos minutos depois de terminado o jogo com o Moreirense, Falcao deixou a mensagem no Twitter. O colombiano não esconde a "paixão" que sente pelo FC Porto, como também nunca escondeu o carinho pelo River Plate, o anterior clube. Existe, aliás, um vídeo no Youtube , visto por quase 200 mil pessoas, em que se pode ver Falcao, a meio de um jogo, a acompanhar, de forma completamente desinteressada, os cânticos dos adeptos do River. Esse momento fez grande sucesso e revela um dos aspectos mais marcantes da personalidade do colombiano.

Novo contrato alinhavado e pronto a assinar

Com contrato válido por mais duas épocas e meia, há muito que Falcao e FC Porto encetaram as negociações com vista ao prolongamento do contrato assinado no Verão de 2009, altura em que o avançado trocou o River Plate, da Argentina, pelo então tetracampeão português. Ora, as negociações já resultaram em acordo pelo que, conforme O JOGO já avançou, o anúncio da renovação será revelado ainda no decorrer do mês, muito provavelmente depois do jogo de sábado, com o Sporting,

Além de pretender prolongar o contrato, pelo qual o FC Porto propôs um considerável aumento salarial, o clube azul e branco pretende incluir no novo contrato a existência de uma cláusula de rescisão - nunca inferior a 40 milhões - até porque o avançado é ainda um dos poucos jogadores do actual plantel que não está "preso" por esse alínea do contrato. Hulk, com 100 milhões, é o jogador com a mais alta cláusula de rescisão.

in "ojogo.pt"

O sistema abre-latas

recurso ao 4x4x2 voltou a ser decisivo para vencer fora
 
Não deverá ser o sistema que Villas-Boas vai utilizar de início em Alvalade, mas, quem sabe se não será um trunfo a lançar durante o jogo? O 4x4x2 voltou a dar bom resultado numa altura em que o 4x3x3 não conseguia ultrapassar a barreira defensiva do Moreirense. Uma situação que já se tinha verificado na 1.ª jornada do campeonato, frente à Naval, também fora do Dragão. O desfecho foi precisamente o mesmo (1-0) e só surgiu depois de uma alteração tática. Na Figueira foi a entrada de Guarín que mexeu com a equipa, enquanto em Moreira de Cónegos foi Ruben Micael o eleito para alinhar no apoio a Hulk e Falcão.

Em 20 jogos oficiais disputados até ao momento, Villas-Boas só por uma vez começou com o sistema alternativo. Foi diante do Genk. Os portistas venceram, mas até começaram em desvantagem no marcador. Tal facto não levou o técnico a abrir a frente de ataque para três unidades. Manteve-se fiel à escolha inicial e acabou por vencer. Uma convicção que o leva a ultrapassar com distinção quase todos os obstáculos que lhe surgem pela frente. A equipa compreende bem os ensinamentos...

in "record.pt"

Esquerda celeste avança em Alvalade

Fucile e Rodríguez formam a aliança viável para O clássico
 

Sendo um dado adquirido que Alvaro Pereira falha o clássico e Varela tem a presença em risco, André Villas-Boas já terá em vista os homens que vai lançar no flanco esquerdo, diante do Sporting. Se a teoria prevalecer, a aposta deverá recair sobre a dupla Fucile/Cristian Rodríguez, dois jogadores que se entendem bem e desfrutam de grande experiência em encontros desta dureza competitiva.

No caso do lateral, a sua inclusão na esquerda será uma novidade na presente temporada, uma vez que, nas únicas vezes que Palito tinha falhado a titularidade, foi Emídio Rafael quem assumiu a posição. É certo que a equipa não perdeu nos duelos da Taça de Portugal, mas as exibições do jovem de 24 anos, contratado à Académica, não foram brilhantes, especialmente frente ao Moreirense. Além do fator experiência, Fucile conhece bem o lugar, tendo-o ocupado por diversas vezes no passado, pelo FC Porto, e mais recentemente ao serviço da seleção uruguaia, na brilhante campanha do Mundial.

Mais à frente há maior concorrência, mas também aqui não parecem restar dúvidas de que Cebola parte em vantagem. Não alinhou em Moreira de Cónegos devido ao desgaste provocado pelo jogo disputado ao serviço da seleção do seu país a meio da semana (o mesmo em que se lesionou Alvaro Pereira), mas possui um estatuto que lhe permite avançar para a posição 11 quando Varela não está disponível. James Rodríguez e Ukra estão muito atrás na corrida, sendo que o extremo português também sentiu alguns problemas para impor o seu futebol na eliminatória da Taça. Um talento muito elogiado que, no entanto, não se adequa ainda a um encontro desta amplitude, até porque há outras opções.

in "record.pt"

Olha o Dragão metido num grande... 31

EQUIPA JÁ VAI EM 30 PARTIDAS SEGUIDAS SEM DERROTAS
 

É em Alvalade que mora Liedson, o número 31 mais famoso do futebol português. Será também no palco do Sporting que o FC Porto lutará pelo 31.º jogo consecutivo sem qualquer derrota, depois de ter atingido as três dezenas, em Moreira de Cónegos, num jogo referente à Taça de Portugal.

O arranque neste ciclo imparável deu-se, de resto, a partir do momento em que Hulk regressou às opções, após o castigo relativo aos incidentes no túnel da Luz. O FC Porto, recorde-se, tinha acabado de perder a Taça da Liga para o rival Benfica. Mas, de lá para cá, disputou 30 compromissos oficiais e não voltou a conhecer o sabor da derrota.

Três semanas antes dessa partida no Algarve, deu-se a última derrota portista para a Liga, curiosamente em Alvalade. Quer isto dizer que, para o campeonato, o FC Porto não perde há 20 jogos. Continuará assim após o clássico de sábado?

in "record.pt"

Operação 50 golos aponta ao clássico

MÉDIA SUPERIOR À DA ÉPOCA PASSADA
 

Este FC Porto de André Villas-Boas marca, em média, 2,45 golos por jogo. Nas 20 partidas oficiais já realizadas, a equipa festejou 49 tentos e, sábado, em Alvalade, pode atingir uma marca que, na época passada, só foi dobrada ao cabo de 28 partidas.

Foi a 20 de janeiro, no Restelo, para a Taça de Portugal, que os dragões de Jesualdo Ferreira atingiram o 50.º golo em partidas oficiais da temporada 2009/2010. Esta época, já com André Villas-Boas, tudo aponta para que essa marca seja dobrada bem mais cedo, possivelmente no próximo sábado, no clássico de Alvalade.

Para que isso aconteça, basta que a equipa consiga marcar 1 golo ao rival leonino e, tendo em conta que nas 20 partidas já realizadas nunca ficaram em branco, tudo aponta para que a “Operação 50 golos” fique completa no território do leão.

Até Fernando...

Embora não supere o registo do Benfica, conseguido na época passada – 50 golos ao cabo de 15 partidas –, a contabilidade portista é digna de registo e, para ela, contribuíram 10 dragões e... um nacionalista: Hulk (16), Falcão (13), Varela (7), Walter (4), Belluschi (2), Rolando (2) e, com 1 golo apenas, Souza, Ruben Micael, Otamendi e Fernando. Sim, é verdade, até o trinco brasileiro já fez o gosto ao pé e pela primeira vez desde que chegou ao Dragão (2008/2009). Para os 49, falta apenas referir um golo, o de João Aurélio na própria baliza, no jogo na Choupana.

Quer isto dizer que todos os sectores têm contribuído para o atual registo azul e branco. Aliás, o primeiro golo desta série, apontado na Supertaça, ao Benfica, foi conseguido por um defesa, no caso Rolando. O meio-campo também tem dado o seu contributo, mas é mesmo no ataque que tem havido maior instinto goleador, o que é perfeitamente normal. Quanto aos reforços, já houve três que faturaram. Foram eles Walter, Souza e Otamendi...

in "record.pt"

Guarín ganhou... crédito

Tornou-se na alternativa ao polvo
 

Fernando vai regressar ao seu posto, na posição 6 do sistema portista, mas isso está longe de significar um fim de linha para Fredy Guarín. Contratado em 2008/2009 para ser o sucessor de Paulo Assunção nessa mesma posição, o internacional colombiano nunca conseguiu convencer Jesualdo Ferreira, mas adaptou-se que nem uma luva às funções que Villas-Boas destina ao trinco, assumindo-se de imediato como principal alternativa ao Polvo. Em suma, neste período sem o trinco brasileiro, Guarín não ganhou o lugar, mas ganhou crédito. Muito crédito...

Beneficiando do facto de poder ocupar todas as posições do meio-campo azul e branco, Guarín é um trunfo nas mãos de Villas-Boas e, assim sendo, dificilmente deixará de jogar com regularidade. Para já, em Alvalade, deve regressar ao banco de suplentes, pois os titularíssimos Fernando, Belluschi e João Moutinho estão operacionais. No entanto, Guarín tem uma palavra a dizer na sucessão aos colegas. Sendo claro que é a principal alternativa ao brasileiro, lutará com Ruben Micael pela substituição do argentino e do internacional português, sempre que Villas-Boas entender mexer. Castro e Souza, os outros médios do plantel, parecem estar já a anos-luz dos colegas...

Guarín é, desta forma, o exemplo que o treinador pretendia encontrar quando dizia que os menos utilizados teriam de esperar pacientemente pelas suas oportunidades. Foi o que fez o colombiano e, agora, tem via aberta para entrar no onze a qualquer momento.

in "record.pt"

Regresso de Fernando é mais-valia no centro

Brasileiro tem recuperado bem
 
Não é que Guarín esteja a comprometer, muito pelo contrário, mas a presença de Fernando dá outra dimensão ao meio-campo do FC Porto, especialmente nos movimentos defensivos. É com essa ideia que Villas-Boas encara a provável integração do brasileiro nos primeiros treinos da semana e a sua disponibilidade para o duelo com o Sporting.

Tendo acabado a semana passada a trabalhar de forma condicionada, o trinco deu desde logo indicações de que estaria em condições de acompanhar a equipa a Alvalade. Não como mero espectador, mas como parte ativa do clássico. O técnico sabe qual a importância de ter o Polvo em campo. Um jogador que, sozinho, é capaz de assumir quase todas as despesas defensivas no centro do relvado, libertando João Moutinho e Belluschi para espaços mais adiantados. Fernando é ainda um aliado de respeito para a dupla de centrais, impondo a sua capacidade física como poucos no exercício da sua função.

O médio, de 23 anos, está sem competir há três semanas, mas isso não é motivo para causar apreensão a Villas-Boas. A sua presença na equipa é mais importante do que a ausência a que esteve sujeito. Basta lembrar o que aconteceu na época passada quando os dragões foram derrotados por 3-0 pelo rival de Alvalade. Sem o brasileiro, Jesualdo Ferreira optou por Tomás Costa e o resultado ficou à vista. Guarín está muito acima do seu antigo companheiro de equipa, só que essa circunstância não o equipara, por si só, ao Polvo. Não é fácil atingir o patamar de um jogador que tem visto passar pelo plantel muita gente como suposta alternativa, mas que não tem vingado. Enquanto isso, está previsto o seu regresso ao onze.

in "record.pt"

Regresso do portista João Moutinho agita Alvalade

João Moutinho forçou a saída de Alvalade e foi parar ao rival F. C. Porto. No sábado, quando voltar a pisar solo leonino, é de prever que os sportinguistas exprimam o seu desagrado. O ex-presidente Sousa Cintra adivinha um misto de indiferença e de insatisfação.

Foi a mais sensacional transferência do defeso. Um jogador trocar o Sporting pelo F. C. Porto ou vice-versa não acontece todos os anos. Mas aconteceu e teve o acordo dos presidentes. Não obstante o entendimento entre os clubes, Moutinho saiu a mal de Alvalade. Bettencourt até o rotulou de "maçã podre". Agora, na regresso, paira a expectativa sobre o tipo de recepção que o espera.

Sousa Cintra, presidente dos leões entre 1989 e 1995, vai ao jogo, mas não para condenar o médio. Põe-se do lado daqueles que "respeitam" a opção do jogador, mesmo sabendo que haverá quem vá "criticar".

Cintra recorre às "circunstâncias que conduziram à saída" de Moutinho, à "paixão dos adeptos e à histórica rivalidade entre os clubes", para antecipar manifestações de desagrado. Uma atitude que promete não seguir, na medida em que guarda de Moutinho uma "imagem de alguém que sempre deu tudo quando vestiu a camisola do Sporting".

Paulo Pereira Cristóvão, candidato derrotado às eleições para a presidência, em Junho, mantém-se "crítico" relativamente ao processo que acabou na venda, mas promete "dar a Moutinho a mesma importância que aos outros jogadores do F. C. Porto". Sabe que estão a ser preparados cânticos para hostilizar o futebolista. Ainda assim, considera "um erro despender energias com o adversário". Salienta que "o importante é o apoio à equipa do Sporting e não estar a repisar o passado".

O ex-defesa Nélson jogou no Sporting (1991/96) e no F. C. Porto (1998/2000), com o Aston Villa pelo meio (1996/98). Apesar da passagem por Inglaterra, quando visitou Alvalade com a camisola portista não deixou de ouvir umas "bocas". Para Moutinho, antevê "bastante animosidade, pois os adeptos vêem sempre mal a passagem para um rival".

in "jn.pt"

Fucile ou Emídio Rafael: quem rende 'Palito' em Alvalade?

A cinco dias do Sporting-FC Porto o "jogo-cartaz" da Jornada 12 da Liga Zon Sagres, Bola Branca registou a antevisão do "clássico" junto de um antigo jogador de ambas as equipas: Gabriel Mendes, antigo lateral-direito que representou "leões" e "dragões".

Do lado do FC Porto, Gabriel Mendes considera que, apesar das boas alternativas de banco, as ausências de Álvaro Pereira e Silvestre Varela vão sentir-se na equipa "azul-e-branca".

"Em princípio, são jogadores rotinados. É um jogo 'grande', com grandes motivações e os técnicos vão arranjar alternativas. Se Fucile é um bom substituto para Álvaro Pereira? Tenho uma visão de fora e, à partida, tanto o Fucile como o Emídio rafael são jogadores de qualidade e serão capazes de ocupar essa posição".

Já no Sporting, João Pereira regressou ao posto de lateral-direito, frente ao Paços de Ferreira, sendo este o lugar que ocupou na selecção. Gabriel Mendes acha que o Sporting só tem a ganhar com a versatilidade de João Pereira.

"Ele é um excelente lateral que tem tendência em subir. É uma questão do treinador tirar partido do Abel, que faz bem aquela posição (defesa-direito) e ter o João Pereira à frente. Em termos ofensivos, dá muito à equipa e apoia o lateral. O Sporting só tem a ganhar com isso", considera.

Para o antigo lateral internacional, o "clássico" de sábado é de tripla, porque, se por um lado, o FC Porto está melhor, por outro, o Sporting tem a última oportunidade de relançar a luta pelo título.

"O FC Porto tem a tarefa super-facilitada. As portas estão todas abertas para conseguir o título, mas o Sporting, como equipa grande que é, não pode ter outro discurso que não vencer. Tem uma tarefa muito complicada, no entanto", salientou.

"Nos clássicos, nem sempre as equipas que estão melhor são as favoritas. São jogos de grandes jogadores e o momento desses jogadores pode fazer pender o resultado para qualquer uma das equipas. É um jogo de tripla, mas para o Sporting poderá ser uma das últimas chances para ainda aspirar ao título", concluiu.

in "rr.pt"

FC Porto defronta Nacional, Beira-Mar e Gil Vicente na Taça da Liga

O FC Porto ficou a conhecer, esta segunda-feira, os adversários que vai defrontar na terceira fase da Taça da Liga. Os Dragões estão integrados no grupo A, ao lado de Nacional e Beira-Mar, da Liga principal, e Gil Vicente, da Liga de Honra.

O calendário dos jogos é o seguinte:

Jornada 1 (02/01/2011)
FC Porto-Nacional


Jornada 2 (19/01/2011)
FC Porto-Beira-Mar


Jornada 3 (29 e 30/01/2011)
Gil Vicente-FC Porto
 
in "fcp.pt"

Varela contra o tempo


Extremo não tem direito a descanso e quarta-feira saberá se pode jogar em Alvalade. Álvaro Pereira também não folgou e é hoje reavaliado. Nenhum dos lesionados está já “fora” do clássico.

Arranque da preparação para Alvalade dominado pela mais recente e perturbadora trilogia de casos clínicos no Dragão, ou não fosse a influência de Varela, Álvaro Pereira e Fernando suficiente para, por si só, inspirar ou fazer suspirar.

Fernando será a dúvida mais pequena, mas ainda uma pequena ou razoável dúvida, mas também é caso mais antigo e, por vias oficiais ou travessas, já se percebeu que tem uma boa margem de segurança na própria condição de “muito provável” para Alvalade.

Em qualquer caso, Varela e Palito serão, nesta altura, situações mais pressionantes quer nos interiores do dragão quer na praça pública, com milhares de adeptos suspensos de notícias ao dia, olhando à importância do próximo jogo, olhando à influência deste trio e de cada um por si, no jogo do FC Porto.

Não sendo nada seguro, ou definitivo, apostar no boletim clínico, o facto é que há, em qualquer destes casos, perspectiva de recuperação imediata ou próxima, com, necessariamente, Fernando à cabeça, porque se trata de alguém em fim de ciclo de recuperação.

Basta ver, aliás, que mesmo com o FC Porto ontem de folga, Fernando foi um dos três jogadores que passou o dia no Olival, em complementos de recuperação que indicam, grosso modo, estar apto a ser reintegrado. Mas quando se fala em “treino condicionado”, pode esconder-se uma esperança ou uma decepção, e só hoje, como escrevemos em anexo, se medirá a distância que ainda pode separar Fernando de Alvalade.

Já com Varela e Álvaro Pereira... reservas: todas, muitas ou algumas. Quer Varela quer Palito não têm as mesmas perspectivas, ou pelo menos quadros tão optimistas, mas também não há nada, pelo menos oficialmente, que os afaste muito antecipadamente do jogo de sábado.

Ambos têm gasto imensas horas entre a enfermaria e o ginásio, e no caso de Varela, o mais fantasista do tridente dourado, há indicadores de que amanhã, isso mesmo, amanhã, se poderá ter uma certeza quanto ao jogo com o Sporting. Os mandamentos do tempo serão cruciais, e há quem admita que sim, que Varela poderá jogar sábado.

in "abola.pt"