terça-feira, 23 de novembro de 2010

Belluschi: "Hulk não ficará muito mais"

A carreira do FC Porto continua a ser alvo de grande destaque em Espanha. No último programa "Marcador internacional", da Rádio Marca, Belluschi falou do bom momento pessoal, da equipa e dos métodos de trabalho de André Villas-Boas, classificado pelo jornalista espanhol como "o treinador da moda", embora tenha sido Hulk a merecer os maiores elogios. "Com 16 golos marcados, Hulk está em plano de destaque. Actualmente não existem muitos jogadores com este número de golos. Fisicamente é muito forte, tem potência e um bom remate", disse o médio argentino. A conclusão veio logo a seguir e deixa antever o cerco que os grandes clubes começam a fazer ao brasileiro. "Parece-me que não vai passar muito tempo no FC Porto sem que um clube de maior dimensão o contrate".

A vantagem de dez pontos para o segundo classificado serve para ilustrar o domínio da equipa portista, mas Belluschi evita falar para já do título. "O campeonato não está ganho, nem meio ganho. Temos uma grande vantagem, é verdade, mas faltam muitas jornadas. Temos adversários como o Sporting e o Benfica, que vão dar-nos muita luta. Não podemos relaxar, apesar de termos uma diferença que qualquer equipa gostaria de ter", explicou, confrontado, de seguida, com as dificuldades dos jogadores em encontrarem motivação para o resto da prova. "É sempre difícil encontrarmos essa motivação, mas temos de ser profissionais e pensar que há muito campeonato pela frente. Aliás, ainda nem sequer terminou a primeira volta. Temos de continuar com este ritmo e tentar aumentar a vantagem para o segundo classificado. Se o fizermos, ficaremos mais tranquilos", disse o médio argentino à rádio espanhola.

A goleada ao Benfica é, naturalmente, o ponto alto da época portista. "Sim, posso considerá-lo como o melhor jogo em que participei. Foi uma partida impressionante, em que fomos amplamente superiores. Jogámos bem e marcámos golos. Foi um espectáculo como não se via há muito tempo e que deixou os nossos adeptos muito contentes", recordou.

Apurado para a próxima fase da Liga Europa, o FC Porto é visto como um dos favoritos a sair de Dublin com o troféu nas mãos. "Vamos lutar pela Liga Europa, sabendo que temos adversários fortes pela frente. Se tivermos um jogo mau podemos ser eliminados", alertou Belluschi.

"Liberta-nos para jogar"

Aos 33 anos, e na segunda época como treinador, André Villas-Boas já não é um nome desconhecido no futebol europeu. Em Espanha, por força da ligação a José Mourinho, o técnico portista tem espaço na Imprensa e é visto como a grande descoberta da época. "Sentimo-nos cómodos com ele, porque liberta-nos para jogar. É um treinador jovem e que sabe o que os jogadores gostam. É um grande treinador e todos aprendemos com ele", disse Belluschi. A comparação com José Mourinho é vista com naturalidade pelo argentino. "Imagino que sejam parecidos. Afinal de contas, trabalharam juntos. Espero que Villas-Boas tenha o mesmo sucesso que Mourinho teve no FC Porto".

Raramente Belluschi erra um passe curto

O comportamento do FC Porto no campeonato tem muito que ver com o comportamento de Fernando Belluschi. Se na época passada o argentino foi largamente utilizado por Jesualdo Ferreira (1871 minutos em 21 jogos no campeonato), as funções que desempenhava são diferentes das actuais. Agora tem a missão de conduzir os ataques, quando na temporada passada tinha de despachar a bola o mais depressa possível, num estilo de transição rápida que Jesualdo cultivava.

Desse futebol rendilhado de Belluschi resulta uma grande quantidade de passes curtos. No campeonato já fez 209, sendo que 186 tiveram sucesso e apenas 23 não atingiram o destinatário. Com uma média de 20,9 passes curtos por jogo, a percentagem total de sucesso é de 84,9 por cento. Perto da taxa máxima, portanto. O jogo em que Belluschi fez mais passes curtos foi com o Beira-Mar: 30.

Já agora, quanto aos passes longos, a taxa de sucesso não baixa muito: é de 70,5.

No campeonato o médio argentino já tem três assistências, duas com golo e uma sem golo. Na Liga Europa tem mais duas assistências com golo e na Supertaça, com o Benfica, soma outra. Em toda a carreira, Belluschi tem cinco assistências nos jogos com o Benfica.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: