terça-feira, 23 de novembro de 2010

Falcao a dobrar


A transferência de Falcao, do River Plate para o FC Porto, fez dele um goleador mais eficaz e a prova está nos números, quando comparado o rendimento do colombiano num e outro clube. Na primeira temporada com as cores do dragão, El Tigre marcou 34 golos em 41 jogos e esta temporada já soma 13 em 18 jogos oficiais. A soma das parcelas revela 47 golos em 59 jogos, o que resulta numa média de cerca de 0,8 golos por jogo.

Mas o que espanta mais é o crescimento do ritmo goleador de Falcao que, com a camisola do River Plate, ostentava um balanço de 37 golos em 94 jogos oficiais disputados pelo clube argentino em três épocas e meia, ou seja, uma média de cerca de 0,4 golos por jogo, até se comprometer com o FC Porto para fazer esquecer Lisandro Lopez, entretanto transferido para o Lyon, do campeonato francês.

Escalpelizados os números, pode perceber-se, por exemplo, que em menos de época e meia ao serviço do FC Porto, só tendo por base os jogos do campeonato - total de 38 jogos disputados -, Falcao marcou 31 golos. Mas há mais. Na Taça de Portugal, o colombiano fez seis jogos e marcou outros tantos golos, o último dos quais o decisivo ao Moreirense.

Por falar em Moreirense, com o golo marcado, que evitou males maiores para os azuis e brancos, Falcao somou o 37º golo só no ano de 2010, em 45 jogos oficiais, tantos quanto os que marcou com a camisola do River Plate em 94 encontros, o que eleva ainda mais as contas da contabilidade para uma média agora de 0,82 golos por jogo só este ano.

Melhores só CR7 e Messi

Apesar de ter realizado menos dois jogos do que Suarez - que em três jogos não marcou qualquer golo -, Falcao aproximou-se do avançado uruguaio do Ajax nesta luta particular pelo "título" de goleador do corrente ano. Mais próximo de Suarez, mais distante de Fórlan, ponta-de-lança do Atlético de Madrid, o colombiano do FC Porto pouco pode fazer contra Ronaldo e Messi, autores de "hat trick" na pretérita jornada da Liga espanhola.

As duas paixões de El Tigre

"El Tigre y el Dragon!! Se convirtio en una historia de amor. Obrigado Porto". Poucos minutos depois de terminado o jogo com o Moreirense, Falcao deixou a mensagem no Twitter. O colombiano não esconde a "paixão" que sente pelo FC Porto, como também nunca escondeu o carinho pelo River Plate, o anterior clube. Existe, aliás, um vídeo no Youtube , visto por quase 200 mil pessoas, em que se pode ver Falcao, a meio de um jogo, a acompanhar, de forma completamente desinteressada, os cânticos dos adeptos do River. Esse momento fez grande sucesso e revela um dos aspectos mais marcantes da personalidade do colombiano.

Novo contrato alinhavado e pronto a assinar

Com contrato válido por mais duas épocas e meia, há muito que Falcao e FC Porto encetaram as negociações com vista ao prolongamento do contrato assinado no Verão de 2009, altura em que o avançado trocou o River Plate, da Argentina, pelo então tetracampeão português. Ora, as negociações já resultaram em acordo pelo que, conforme O JOGO já avançou, o anúncio da renovação será revelado ainda no decorrer do mês, muito provavelmente depois do jogo de sábado, com o Sporting,

Além de pretender prolongar o contrato, pelo qual o FC Porto propôs um considerável aumento salarial, o clube azul e branco pretende incluir no novo contrato a existência de uma cláusula de rescisão - nunca inferior a 40 milhões - até porque o avançado é ainda um dos poucos jogadores do actual plantel que não está "preso" por esse alínea do contrato. Hulk, com 100 milhões, é o jogador com a mais alta cláusula de rescisão.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: