sábado, 4 de setembro de 2010

Superleague Formula: Parente e FC Porto partem no 3º lugar de Adria


Álvaro Parente, que defende as cores do FC Porto na Superleague Formula, vai partir domingo na 3ª posição para a primeira corrida da ronda de Adria (Itália), a oitava da temporada.

Parente, que já tinha sido um dos pilotos mais rápidos nos treinos da manhã, passou sem grande dificuldade a fase de grupos, eliminou AS Roma, do francês Julien Jousse, nos quartos-de-final, mas acabou por perder para o Beijing Guoan nas "meias", com o tempo de 1m06s990 minuto, enquanto o piloto da equipa chinesa, o australiano John Martin, correu em 1m06s567.

A pole position foi para o Anderlecht, do italiano Davide Rigon, enquanto que o Sporting, devido a problemas logísticos, optou por ficar de fora da 8ª ronda da Superleague Formula.

A primeira corrida no circuito de Adria está agendada para as 11h (10h em Lisboa) e a segunda será às 14h (13h).

in "rr.pt"

Hulk em entrevista

Falcao titular na vitória da Colômbia na Venezuela

A Colômbia foi vencer à Venezuela por 0-2 em encontro de carácter particular realizado na última noite e que contou com um golo em cada metade do desafio.

O portista Radamel Falcao foi titular na equipa de Hernán Gomez mas não fez o gosto ao pé, tendo sido substituído aos 77 minutos. Os golos foram apontados por Juan Guillermo Cuadrado, aos 16 minutos, e Dayro Moreno, aos 51.

Os países sul-americanos encontram-se em fase de preparação, antes de iniciarem as qualificações para a Copa América do próximo ano e para o Mundial 2014, no Brasil.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões empatam com Metalurg



O FC Porto Vitalis empatou este sábado com os macedónios do Metalurg, por 24-24, na segunda jornada do torneio de qualificação para a EHF Champions League, que decorre até domingo, no Dragão Caixa.

Os Dragões, que estiveram na frente do marcador durante a esmagadora maioria do tempo de jogo, deixaram-se surpreender no último quarto do encontro, mas mantêm em aberto as suas aspirações. Uma vitória frente ao Dínamo de Minsk, no domingo, garante aos Dragões a entrada na fase de grupos da competição.

Os primeiros minutos da partida, tal como na véspera, foram marcados pela supremacia das defesas sobre os ataques, com o Metalurg – já com duas presenças na Champions League no currículo – a não conseguir marcar qualquer tento nos primeiros cinco minutos. Com o passar dos minutos, o FC Porto Vitalis manteve a segurança defensiva e aumentou o ritmo no ataque, conseguindo mesmo gizar lances de excelente recorte.

Gilberto Duarte voltou a entrar com extrema confiança na partida e, nos instantes finais do primeiro tempo, Pedro Spínola, com um remate surpresa aos nove metros, e Ricardo Moreira, num contra-ataque criado pela defensa agressiva da equipa casa, elevaram a contagem para 14-9. Em inferioridade numérica, os Dragões conseguiram um parcial de 2-0 e foram para o intervalo a vencer por 14-10.

A primeira metade da segunda parte voltou a ser completamente dominada pelo FC Porto, que teve por várias vezes seis golos de vantagem. O andebol-espectáculo contagiou os cerca de 1200 espectadores presentes no Dragão Caixa, com Ricardo Moreira e Gilberto Duarte a combinarem numa jogada área que colocou o marcador em 18-12. A primeira linha funcionava em pleno e nada fazia prever que a vitória fugisse aos azuis e brancos.

Contudo, os macedónios recuperaram – beneficiando de uma estranha mudança de critérios da arbitragem no que toca aos lances ofensivos – e levaram a decisão para os últimos minutos. Foi preciso apelar à alma do Dragão e Ricardo Moreira (melhor marcador da partida, com sete golos) colocou o FC Porto Vitalis na frente, a 30 segundos do fim. Um livre de sete metros de Mojsoski, a cinco segundos do termo do encontro, deixou tudo empatado. Não há muito a lamentar, porque as decisões finais ficariam adiadas, de qualquer forma, para a última jornada, no domingo.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-HC Metalurg, 24-24

EHF Champions League, torneio de apuramento – grupo 2, segunda jornada

4 de Setembro de 2010

Pavilhão Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Rickard Canbro e Mikael Claesson (Suécia)

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (1), Tiago Rocha (4), Dario Andrade (1), Ricardo Moreira (7), Wilson Davyes (2) e Inácio Carmo (1)

Jogaram ainda: Nuno Grilo, Gilberto Duarte (6), Augusto Pedro e Pedro Spínola (2)

Treinador: Ljubomir Obradovic

HC METALURG: Petar Angelov (g.r.), Mladen Rakcevic (4), Goce Georgievski (1), Duje Milak (1), Filip Mirkulovski (1), Naumce Mojsovski (2) e Stefche Alusovski (6)

Jogaram ainda: Milan Levov (1), Filip Lazarov, Velko Markoski, Zlatko Mojsovski (6), Goran Gjorgonoski, Mitko Stoilov (1), Ace Jonovski e Ivan Smigic (1)

Treinador: Lino Cervar
Ao intervalo: 14-10
 
In "fcp.pt"

Walter bisa, Fucile também

Sem uma boa parte dos titulares, envolvidos nos trabalhos das selecções, André Villas-Boas aproveitou a paragem competitiva do campeonato para realizar um jogo-treino com a equipa de sub-19, ontem de manhã no Olival, à porta fechada, e que acabou com uma vitória folgada por 4-0. Para lá de a equipa continuar sem sofrer golos, o destaque vai para os goleadores de serviço, um deles pouco visto junto das balizas adversárias. O brasileiro Walter marcou dois golos (ver a descrição à parte) e deixou os restantes para... Fucile. Isso mesmo, o uruguaio também fez o gosto ao pé por duas vezes e tornou-se numa séria ameaça para Sapunaru, tendo em vista o jogo com o Braga, de hoje a oito dias.

Com sete jogadores ausentes devido às selecções e mais cinco por causa das lesões, André Villas-Boas ficou com 14 unidades disponíveis. Jogaram todos, num total de 60 minutos de competição (duas partes de 30 minutos para não haver grande desgaste) e, pelos nomes disponíveis, só com dois avançados (Walter e Cristian Rodríguez) é bem provável que o treinador tenha experimentado o 4x4x2.

Fucile foi o primeiro a mostrar serviço. Marcou o único golo da primeira parte, repetiu o gesto após o intervalo (terceiro golo do jogo) e mostrou estar em boa forma. Esgotado o período de transferências e tendo ficado no plantel, apesar de ter manifestado a vontade de experimentar outros campeonatos, o defesa-direito uruguaio começa a espreitar a titularidade. Com Sapunaru lesionado e em dúvida para o Braga, mesmo que tenha mais uma semana para recuperar, Villas-Boas equaciona a utilização de Fucile para a quarta jornada do campeonato.

A outra boa nova do jogo-treino foi o brasileiro Walter. Já se sabia que a paragem do campeonato ia ser aproveitada para o treinador trabalhar a condição física do ponta-de-lança e também para este se ambientar melhor aos processos de jogo da equipa. Escassamente utilizado (entrou apenas aos 82 minutos em Genk, o único jogo oficial que realizou), Walter só tinha marcado um golo com a camisola do FC Porto, no Torneio de Paris. Ontem marcou dois. Os golos servem de motivação-extra e também servem para Villas-Boas ter mais opções para o lugar de Falcao.

Helton e Kieszek defenderam a baliza 30 minutos cada e conseguiram mantê-la inviolável. À sua frente, e este foi outro ponto importante do jogo com a equipa de sub-19 portista, tiveram o argentino Otamendi, que dividiu o sector com Sereno e depois com Maicon. Ou seja, tal como no caso de Walter, a ideia foi ambientar o internacional argentino ao ritmo da equipa e dar-lhe minutos de competição física. Para a sua estreia já não deve faltar muito...

1º GOLO

Remate cruzado de Fucile

O único golo da primeira parte foi marcado por Fucile. O lateral uruguaio, como de costume, incorporou-se no ataque, fez uma combinação com um companheiro no lado direito e, sem oposição, rematou forte e cruzado para o fundo das redes. Fucile raramente marca em jogos oficiais. Aliás, desde que está no FC Porto (esta é a quinta época), só há registo de um golo do defesa-direito. Foi na primeira temporada (2006/07), quando marcou ao Nacional da Madeira (vitória por 2-0). Ontem dobrou a conta.

2º GOLO

Walter cabeceia com êxito

A segunda parte começou em ritmo elevado e com o FC Porto a procurar aumentar a vantagem. Que não tardou a surgir. Após um livre marcado para a área, o central Maicon colocou-se no segundo poste e cabeceou na direcção de Walter. O ponta-de-lança brasileiro não se fez rogado com a assistência do compatriota e, também de cabeça, bateu o guarda-redes adversário. Foi o segundo golo de Walter no FC Porto e o primeiro marcado com a cabeça. No Torneio de Paris tinha marcado com o pé esquerdo.

3º GOLO

Fucile responde ao brasileiro

O "duelo" entre Fucile e Walter começava a sério. Depois de o brasileiro ter marcado o segundo golo, o uruguaio respondeu em grande estilo. Voltou a protagonizar um ataque pela direita e surpreendeu toda a gente. Meio cruzamento, meio remate resultou no terceiro golo da equipa e no segundo do defesa-direito. Num jogo apenas, e de 60 minutos, Fucile conseguiu marcar mais golos do que em quatro épocas. Um sinal evidente de confiança e também um piscar de olho à titularidade.

4º GOLO

Instinto goleador de Walter na área

A segunda parte foi rica em golos. Depois da surpresa protagonizada por Fucile, Walter não quis ficar atrás e mostrou mais serviço ao treinador. Após uma jogada de insistência da equipa portista, a bola sobrou para o ponta-de-lança brasileiro, que, com instinto goleador, conseguiu rematar com êxito, de pé direito. Um bom indicador das características de Walter e também um sinal de que já consegue fazer uso da parte física para ganhar posição dentro da área.


Otamendi ensaiou com dois parceiros


Foi o último a chegar ao FC Porto e ainda não se estreou. Por isso mesmo, Villas-Boas está a aproveitar a paragem do campeonato para trabalhar o argentino. No jogo-treino a resposta do central foi boa. Jogou durante os 60 minutos e a equipa não sofreu golos. Na primeira parte teve Sereno ao seu lado e após o intervalo jogou com Maicon, que tem sido titular ao lado de Rolando. Duas combinações para o argentino, que tenta perceber as movimentações da equipa e as necessidades do sector recuado.

in "ojogo.pt"

Falcão: "Tudo tem corrido bem no FC Porto"

Falcao tem sido um dos jogadores mais destacados pela Imprensa colombiana por conta deste regresso à selecção, agora orientada por Hernán Dario Gómez. Os jornalistas quiseram saber, entre outras coisas, se El Tigre poderá repetir com a camisola da Colômbia as exibições que tem protagonizado no FC Porto. "Tudo tem corrido bem no FC Porto", admitiu, sem querer alongar-se muito na parte que dizia respeito à experiência no Dragão. "O que importa agora é a selecção e todos queremos contribuir para não deixarmos passar esta oportunidade", disse Falcao, titular no jogo com a Venezuela. "Não há lugares garantidos", avisou ainda, sublinhando que a selecção tem tudo para voltar às grandes competições. "Os jogadores ganharam maturidade nos clubes", explicou. Depois da Venezuela, os colombianos jogam com o México.

In "ojogo.pt"

Belluschi renova até 2014

Estão já acertados os detalhes que faltavam na renovação contratual de Belluschi, intenção de que O JOGO já tinha dado conta atempadamente. Com as conversas mantidas nas últimas semanas, FC Porto e o representante do jogador alinhavaram os pormenores do novo vínculo. O médio, que tem sido aposta firme de André Villas-Boas, assina por mais um ano, ficando agora ligado aos portistas até 2014, mantendo-se a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. De acordo com o que havia dito Alberto Meo, o empresário, a alteração agora efectuada, com o respectivo acerto salarial, surge na sequência de alíneas previamente acordadas quando o jogador foi contratado aos gregos do Olympiacos, embora importe sublinhar que a concretização desses pressupostos reforça a aposta dos dragões no médio argentino. Belluschi foi opção regular de Jesualdo Ferreira, mas o rendimento alcançado já sob a orientação de André Villas-Boas tem atingido um nível mais convincente. Titular em cinco dos seis jogos oficiais que os portistas já levam esta época, o argentino sobressai nos dados estatísticos oficiais (como se pode ver em cima), tendo-se moldado sem dificuldade ao figurino táctico montado por Villas-Boas.

Belluschi, que completa 27 anos no próximo dia 10, véspera do jogo com o Braga, destacou-se no Newell's Old Boys, marcando 20 golos em 90 jogos, e cimentou o estatuto no River Plate antes de emigrar para a Europa. Depois de época e meia na Grécia, ao serviço do Olympiacos, o médio transferiu-se para o FC Porto, que já o tinha tentado contratar antes, para colmatar a saída de Lucho. No currículo conta com duas internacionalizações pela selecção argentina.

in "ojogo.pt"

Com estofo europeu


O FC Porto ainda demorou a entrar na partida de ontem, provavelmente devido à natural ansiedade que um início de época feito numa qualificação para a Liga dos Campeões provoca a quem há muito não marca presença nesta competição. No entanto, passados os primeiros 10 minutos, nos quais apenas se marcaram quatro golos (2-2), os portistas foram melhorando o seu jogo e com ele os nervos foram diminuindo, sobretudo porque deverão também ter percebido que o Zaporozhye que ali estava era uma pálida imagem daquilo que se esperava do campeão ucraniano, possuidor de um plantel recheado de internacionais daquele país.

A um adversário demasiado estático a atacar e pouco evoluído tecnicamente, o FC Porto ofereceu um recital defensivo que apenas surpreenderá quem não viu a formação de Ljubomir Obradovic actuar na época passada. Mas à já conhecida eficiência defensiva dos portistas, o técnico ainda conseguiu acrescentar um maior número de soluções atacantes, pelo que o decepcionante Zaporozhye pouco mais conseguiu fazer do que um parcial de 4-0 entre os minutos 37 e 43.

Obradovic utilizou todos os jogadores (excepto o guarda-redes Miguel Marinho), e mesmo assim manteve-se no controlo das operações, o que abre boas perspectivas para o jogo de hoje (15 horas), frente ao Metalurg que, com alguma surpresa, perdeu (21-27) com o Dínamo de Minsk.

Ljubomir Obradovic


"Ainda temos de ganhar dois"

Ljubomir Obradovic mostrou-se satisfeito com o resultado e confiante para os próximos dois jogos. "Dissemos que podíamos adaptar a nossa defesa a todos os tipos de ataque e hoje [ontem] provámos que somos capazes disso mesmo", lembrou o técnico, acrescentando: "Estamos mais perto do FC Porto que quero".

Sobre a partida, Obradovic ainda disse entender "a entrada com algum medo de errar por parte dos jogadores, mas alguns golos sofridos ainda são inadmissíveis".

Para o treinador portista, "no fim de três jogos, em três dias, os jogadores ficam vazios, física e psicologicamente, por isso cada vitória serve para ir evitando esse esvaziamento, daí a importância de ter ganho o primeiro jogo, o que oferece maior confiança aos atletas". "Vencemos este, mas ainda temos de ganhar mais dois", finalizou Obradovic

A FIGURA


Wilson Davyes

Cada vez mais importante

Wilson Davyes, desde que chegou ao FC Porto, já foi ponta, lateral e agora começa a passar mais tempo como central. A esta capacidade, o jogador alia o facto de continuar um eficiente finalizador, o que o torna num valor com cada vez maior peso na equipa.

Dragão tapou a "Caixa"


O delegado da EHF, o holandês Tom Meijers, não facilitou. Mal chegou ao pavilhão deu indicações aos responsáveis portistas de que toda a publicidade colocada no Dragão Caixa tinha que ser retirada, e até a habitual localização dos bancos foi alterada, devido à transmissão televisiva. Também não foi permitido à Federação entregar o troféu de campeão ao FC Porto, antes ou no intervalo do jogo.
in "ojogo.pt"

Ukra: «Somos os favoritos à conquista do título»

O FC Porto ultrapassou o primeiro ciclo da temporada com distinção e é um espírito de total confiança que reina no seio do grupo de trabalho. Até nos mais novos, como é o caso de Ukra. O jovem extremo, de 22 anos, confessa-se encantado com esta fase que está a viver no seu clube do coração e nem se deixa abalar pelo falhanço de Portugal na qualificação para o Europeu Sub-21, que vai decorrer na Dinamarca, em 2011.

“O FC Porto é o favorito à conquista do título nacional”, atirou Ukra de forma taxativa, após a derrota de Portugal frente à Inglaterra. Logo de seguida, justificou essa sua análise com elogios ao plantel que integra: “No FC Porto não somos um grupo, somos uma família unida e com ambição. Tudo fica mais fácil quando as coisas são assim.”

A confiança de Ukra, refira-se, também se justifica com a qualidade que a equipa tem demonstrado neste início de época. São 6 vitórias em outros tantos jogos oficiais, num registo impressionante e que o extremo quer manter por muito mais tempo. “O FC Porto tem demonstrado o melhor futebol em Portugal e, quando assim é, fica mais fácil conseguir vencer. A verdade é que temos ganho todos os jogos e é isso que queremos continuar a fazer”, confessou o internacional Sub-21, que até tem sido utilizado com alguma frequência.

Apesar de ter a concorrência de jogadores como Varela, James, Cristián Rodríguez ou mesmo Hulk, o ex-Olhanense já foi utilizado num jogo do campeonato e noutro na Liga Europa. Contra o Genk, na Bélgica, foi mesmo titular e, apesar de sentir orgulhoso com isso, promete continuar a trabalhar para ser opção frequente.

“Estar no FC Porto e jogar é o concretizar de um sonho de quem chegou finalmente ao clube do seu coração. Terei de demonstrar que tenho capacidade para estar a este nível alto”, atentou o extremo que Pinto da Costa já elogiou bastante...

In "record.pt"

Otamendi com o onze à vista

Nicolás Otamendi foi o último reforço a chegar ao FC Porto, mas o central tem via verde para o onze e, nesse sentido, Maicon será o sacrificado. Em todo o caso, ainda não é seguro que o argentino seja titular já com o Sp. Braga. Isso ainda está dependente de vários fatores, entre eles a forma como vai evoluir na semana de trabalho que arranca segunda-feira...

O mais natural é que não entre no onze frente aos arsenalistas, uma vez que ainda não tem rotinas com Rolando e não as vai ganhar no imediato, visto que o português está ao serviço da Seleção. Como o jogo com o vice-campeão é de grau de dificuldade elevado, André Villas-Boas ainda deve apostar na dupla Rolando/Maicon, mas depois Otamendi entrará em cena.

Para já, ficou a primeira amostra, mas como o jogo-treino com os Sub-19 decorreu à porta fechada, não foi possível apurar grandes dados sobre a sua exibição. Certo é que jogou ao lado de Sereno, na posição mais descaída para a esquerda do centro da defesa. Esse mesmo lugar que tem vindo a ser ocupado por Maicon neste início de época. Um sinal claro de que será o brasileiro a ceder o seu lugar ao argentino.

De resto, este jogo-treino também serviu para Otamendi ganhar ritmo competitivo. O último jogo que fez, ainda ao serviço Vélez Sarsfield, foi a 15 de agosto, na vitória (2-1) ao All Boys.

in "record.pt"

Os azares de Rúben Micael

Rúben Micael está em fase óptima para se reafirmar no futebol português, depois do azar que o afastou do Mundial de futebol. Entrou na equipa portista para vencer, mas a vida mudou, a concorrência no dragão aumentou e é uma luta diária para ganhar a confiança de André Villas Boas e voltar a ser titular.

Há alguns azares a bater à porta deste madeirense. A 20 de Abril passado, fracturou um pé e foi um cabo das tormentas para o FC Porto e principalmente para ele próprio. No auge da forma, foi um dos responsáveis pelos bons momentos dos portistas na última parte da temporada, mas a lesão, num treino e depois de um choque com um colega, cortou-lhe os passos. Essa lesão fragilizou os dragões e, ao mesmo tempo, retirou-lhe todas as possibilidades de estar no Mundial de futebol da África do Sul. Tudo indicava que Carlos Queiroz o iria chamar e parece não haver dúvidas.

Foi-se uma possibilidade de estar na Selecção e na montra mundial. Desde aí, Rúben Micael, que começou como futebolista no União da Madeira antes de passar pelo Nacional, foi fazendo o trabalho de recuperação e parece estar de novo em pleno. Até poderia ter sido chamado agora à Selecção Nacional, mas o facto de estar tapado no clube por jogadores como João Moutinho (entretanto convocado por Carlos Queiroz) pode ter influenciado sobremaneira a decisão do seleccionador em não o chamar para estes primeitos desafios de apuramento para o Europeu.

Já não está Raul Meireles no FC Porto. O mais tatuado dos dragões mudou-se para o Liverpool, só que essa saída não lhe abriu espaço na equipa. Rúben Micael tem hoje uma concorrência muito mais forte e o «azar» ainda é mais acentuado se olharmos à forma como tanto Belluschi como João Moutinho conquistaram a titularidade na equipa.
 
in "abola.pt"