sábado, 4 de setembro de 2010

Walter bisa, Fucile também

Sem uma boa parte dos titulares, envolvidos nos trabalhos das selecções, André Villas-Boas aproveitou a paragem competitiva do campeonato para realizar um jogo-treino com a equipa de sub-19, ontem de manhã no Olival, à porta fechada, e que acabou com uma vitória folgada por 4-0. Para lá de a equipa continuar sem sofrer golos, o destaque vai para os goleadores de serviço, um deles pouco visto junto das balizas adversárias. O brasileiro Walter marcou dois golos (ver a descrição à parte) e deixou os restantes para... Fucile. Isso mesmo, o uruguaio também fez o gosto ao pé por duas vezes e tornou-se numa séria ameaça para Sapunaru, tendo em vista o jogo com o Braga, de hoje a oito dias.

Com sete jogadores ausentes devido às selecções e mais cinco por causa das lesões, André Villas-Boas ficou com 14 unidades disponíveis. Jogaram todos, num total de 60 minutos de competição (duas partes de 30 minutos para não haver grande desgaste) e, pelos nomes disponíveis, só com dois avançados (Walter e Cristian Rodríguez) é bem provável que o treinador tenha experimentado o 4x4x2.

Fucile foi o primeiro a mostrar serviço. Marcou o único golo da primeira parte, repetiu o gesto após o intervalo (terceiro golo do jogo) e mostrou estar em boa forma. Esgotado o período de transferências e tendo ficado no plantel, apesar de ter manifestado a vontade de experimentar outros campeonatos, o defesa-direito uruguaio começa a espreitar a titularidade. Com Sapunaru lesionado e em dúvida para o Braga, mesmo que tenha mais uma semana para recuperar, Villas-Boas equaciona a utilização de Fucile para a quarta jornada do campeonato.

A outra boa nova do jogo-treino foi o brasileiro Walter. Já se sabia que a paragem do campeonato ia ser aproveitada para o treinador trabalhar a condição física do ponta-de-lança e também para este se ambientar melhor aos processos de jogo da equipa. Escassamente utilizado (entrou apenas aos 82 minutos em Genk, o único jogo oficial que realizou), Walter só tinha marcado um golo com a camisola do FC Porto, no Torneio de Paris. Ontem marcou dois. Os golos servem de motivação-extra e também servem para Villas-Boas ter mais opções para o lugar de Falcao.

Helton e Kieszek defenderam a baliza 30 minutos cada e conseguiram mantê-la inviolável. À sua frente, e este foi outro ponto importante do jogo com a equipa de sub-19 portista, tiveram o argentino Otamendi, que dividiu o sector com Sereno e depois com Maicon. Ou seja, tal como no caso de Walter, a ideia foi ambientar o internacional argentino ao ritmo da equipa e dar-lhe minutos de competição física. Para a sua estreia já não deve faltar muito...

1º GOLO

Remate cruzado de Fucile

O único golo da primeira parte foi marcado por Fucile. O lateral uruguaio, como de costume, incorporou-se no ataque, fez uma combinação com um companheiro no lado direito e, sem oposição, rematou forte e cruzado para o fundo das redes. Fucile raramente marca em jogos oficiais. Aliás, desde que está no FC Porto (esta é a quinta época), só há registo de um golo do defesa-direito. Foi na primeira temporada (2006/07), quando marcou ao Nacional da Madeira (vitória por 2-0). Ontem dobrou a conta.

2º GOLO

Walter cabeceia com êxito

A segunda parte começou em ritmo elevado e com o FC Porto a procurar aumentar a vantagem. Que não tardou a surgir. Após um livre marcado para a área, o central Maicon colocou-se no segundo poste e cabeceou na direcção de Walter. O ponta-de-lança brasileiro não se fez rogado com a assistência do compatriota e, também de cabeça, bateu o guarda-redes adversário. Foi o segundo golo de Walter no FC Porto e o primeiro marcado com a cabeça. No Torneio de Paris tinha marcado com o pé esquerdo.

3º GOLO

Fucile responde ao brasileiro

O "duelo" entre Fucile e Walter começava a sério. Depois de o brasileiro ter marcado o segundo golo, o uruguaio respondeu em grande estilo. Voltou a protagonizar um ataque pela direita e surpreendeu toda a gente. Meio cruzamento, meio remate resultou no terceiro golo da equipa e no segundo do defesa-direito. Num jogo apenas, e de 60 minutos, Fucile conseguiu marcar mais golos do que em quatro épocas. Um sinal evidente de confiança e também um piscar de olho à titularidade.

4º GOLO

Instinto goleador de Walter na área

A segunda parte foi rica em golos. Depois da surpresa protagonizada por Fucile, Walter não quis ficar atrás e mostrou mais serviço ao treinador. Após uma jogada de insistência da equipa portista, a bola sobrou para o ponta-de-lança brasileiro, que, com instinto goleador, conseguiu rematar com êxito, de pé direito. Um bom indicador das características de Walter e também um sinal de que já consegue fazer uso da parte física para ganhar posição dentro da área.


Otamendi ensaiou com dois parceiros


Foi o último a chegar ao FC Porto e ainda não se estreou. Por isso mesmo, Villas-Boas está a aproveitar a paragem do campeonato para trabalhar o argentino. No jogo-treino a resposta do central foi boa. Jogou durante os 60 minutos e a equipa não sofreu golos. Na primeira parte teve Sereno ao seu lado e após o intervalo jogou com Maicon, que tem sido titular ao lado de Rolando. Duas combinações para o argentino, que tenta perceber as movimentações da equipa e as necessidades do sector recuado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: