sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Villas-Boas: da praia das Ilhas Virgens ao banco do F.C. Porto


André Villas Boas vai disputar o primeiro troféu como treinador principal. Aos 32 anos, é o mais jovem técnico na história do F.C. Porto. Na véspera da estreia oficial, o Maisfutebol recua uma década para perceber como um jovem português foi parar à selecção das Ilhas Virgens Britânicas!


O destino peculiar motivou a curiosidade, saciada pelo contacto do homem que recebeu André Villas-Boas num território britânico perdido no mar das Caraíbas. Na quinta-feira, dois meses após a primeira abordagem, Kenrick Grant respondeu ao desafio e recuperou a história de 2000.

«Eu era presidente da Associação de Futebol das Ilhas Virgens Britânicas, nessa altura, e estava à procura de um treinador jovem, com qualificação. O André enviou-nos o seu currículo, vinha de um grande clube como o F.C. Porto e era amigo de Bobby Robson. Ficámos convencidos», conta.

Villas-Boas queimou várias etapas na sua formação como treinador. Tinha apenas 17 anos quando tirou o curso no Reino Unido, por intermédio de Sir Robson, e voltou a Portugal para colaborar com as camadas jovens do F.C. Porto.

«Ao início, estava sempre na praia»

André queria ser treinador antes do prazo, mas era um miúdo. Tanto que, ao chegar às remotas Ilhas Virgens Britânicas, deslumbrou-se. Tinha 22 anos.

«Ao início, estava sempre na praia! Passava por ele e via-o sempre de calções. Tive de falar com ele. Parecia que estava de férias. Mas quando começou a trabalhar, surpreendeu-me logo», admite Kenrick Grant.

Entregaram-lhe a supervisão das camadas jovens. Era pouco para tamanha ambição. «Logo ao início, fez um plano completo para todas as selecções, um manual com planos de jogo e de treino, cheio de informação. Mexia muito bem nos computadores e era soberbo na observação. Vinha para as selecções jovens, mas ele queria trabalhar na principal».

«Passou então a estar nos treinos da selecção principal, a colaborar com o seleccionador. Eu sabia a idade que ele tinha, mas não me arrependi. Deixou trabalho feito, meteu os seniores a treinar os miúdos e muitos desses jovens chegaram depois à selecção principal», congratula-se o antigo responsável pelo futebol nas Ilhas Virgens Britânicas.

«Não tinha paciência para jogadores sem qualidade»

O actual treinador do F.C. Porto acumulava experiência num destino exótico. Tinha 22 anos e estava com pressa. Queria chegar ao topo quanto antes: «Foi o único problema que tive com ele. Percebi que estava aqui pelo currículo, que não iria ficar muito tempo. Queria ser seleccionador principal, mas nessa altura tínhamos um. Então, acabámos por dizer adeus.»

Villas-Boas regressou à Invicta e ao seu clube de sempre, de novo para as camadas jovens. José Mourinho chega mais tarde e reencontra o jovem. André passa a encarregar-se da observação de adversários. Fá-lo com mestria, cresce na sombra, do Porto a Londres, de Londres a Milão.

Dez anos após a primeira aventura, corta de novo a direito. Quer afirmar-se por conta própria e chega à Académica. Convence o F.C. Porto e entra no Dragão pela porta grande. Neste sábado, vai a jogo, a doer.

«Estou ansioso para ver como se safa. Fiquei surpreendido, ele tinha a teoria toda, falta-me perceber se já tem a prática. E outra coisa. Ele não tinha paciência para jogadores sem qualidade, como havia na selecção principal. Por isso é que preferi deixá-lo com os jovens. Talvez tenha mudado entretanto», remata Kenrick Grant, em conversa com o Maisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

Genk, um clube jovem e bem sucedido


Fundado em 1988, fruto da fusão entre o Waterschei e o Winterslag, o Genk já conquistou dois títulos belgas (1998/99 e 2001/02) e três Taças da Bélgica (1997/98, 1999/00 e 2008/09).

O Racing Genk, adversário do FC Porto no “play-off” da Liga Europa de futebol, tem uma curta história, mas em apenas 22 anos já conseguiu coleccionar um bom número de títulos, mas continua sem impressionar na Europa.


Na Europa, o “jovem” clube nunca conseguiu grandes campanhas, com a melhor prestação a acontecer em 2002/03, quando atingiu a fase de grupos da Liga dos Campeões, acabando eliminado, apesar de ter apenas duas derrotas, num grupo que tinha o Real Madrid e a Roma.

Na última temporada, o Genk, treinado pelo antigo internacional Franck Vercauteren, foi apenas 11.º classificado da Liga belga, mas acabou por conseguir a qualificação no “play-off” de acesso, frente ao Westerlo.

No primeiro encontro da Liga desta época, o Genk derrotou o Germinal Beerschot, por 2-1, com um dos golos a ser apontado por Kevin De Bruyne, que, aos 18 anos, é considerado um dos mais promissores jovens do futebol belga.

Na anterior ronda da Liga Europa, o Genk afastou os finlandeses do Inter Turkuu, vencendo fora por 5-1 e em casa por 3-2.

Este será o segundo encontro entre FC Porto e Genk, depois de os belgas terem derrotados os “dragões”, por 1-0, num encontro da pré-temporada de 2007/08.

F.C. Porto: Helton já venceu os azuis-e-brancos de Genk

O Racing Genk, adversário do F.C. Porto no play-off da Liga Europa, tem uma história curta, uma vez que só foi fundado em 1988. Resultou da fusão de dois clubes, o Waterschei e o Winterslag, e nos 22 anos de existência já conseguiu um apreciável número de sucessos, com destaque para dois títulos nacionais, em 1998/99 e 2001/02 e três taças da Bélgica, a últimas das quais conquistada em 2009.


Treinado pelo antigo internacional Franck Vercauteren, um dos maiores valores da década de ouro do futebol belga, nos anos 80, o Genk terminou o último campeonato no 11º lugar, mas venceu o play-off de acesso à Liga Europa, derrotando o Westerlo na final.

Nesta temporada entrou em acção na Europa frente aos finlandeses do Inter Turkku (duas vitórias e 8-3 nas duas mãos). Equipando também de azul-e-branco, o Genk joga habitualmente no Cristal Arena, com capacidade para 22 mil espectadores. O plantel actual não tem jogadores de primeiro plano no futebol europeu.

Refira-se que no curto trajecto europeu do Genk, há apenas um confronto com equipas portuguesas: foi o U. Leiria, que em 2004 venceu os belgas na meia-final da Taça Intertoto, com um empate na Bélgica (0-0) e uma vitória em Leiria (2-0). Como curiosidade, refira-se que o guarda-redes dos leirienses era Helton, que assim pode reencontrar este adversário seis anos depois. Refira-se, entretanto, que em 2007 o Genk jogou e bateu o F.C. Porto de Jesualdo Ferreira, em jogo de pré-temporada (1-0).

Plantel actual do Genk:

Guarda-redes

1- Verhulst Davino

25- Casteels Koen

26- Köteles László

28- Courtois Thibaut

32- Lentz Gilles



Defesas

2- Daeseleire Dimitri

4- Joneleit Torben

5- Matoukou Eric

16- Anele Ngongca

24- Durwael Timothy

30- João Carlos



Médios

6- Hubert David

7- Camus Fabien

8- Tözsér Daniël

14- De Bruyne Kevin

20- Toth Bálàzs

21- Dugary Ndabashinze

33- Pudil Daniel



Avançados:

9- Vossen Jelle

17- Huysegems Stein

18- Barda Elianiv

19- Buffel Thomas

22- Aquino Maurizio

23- Yeboah Samuël

31- Ogunjimi Marvin

39- Koita Moussa

in "maisfutebol.iol.pt"

Demol: «João Carlos e De Bruyne são os melhores do Genk»


Stéphane Demol tem competência para falar sobre o confronto entre F.C. Porto e Racing Genk. O antigo defesa dos dragões abraçou a carreira de treinador e defrontou o adversário portista na época passada, quando orientava o Charleroi.


A partir da Grécia, onde treina o PAS Giannina, Demol fala com o Maisfutebol em bom português. Não esquece a sua passagem pelo nosso país, primeiro no F.C. Porto e depois no Sp. Braga. Tem saudades de Portugal e promete voltar a médio prazo. Para já, aborda o duelo agendado para o «play-off» da Liga Europa.

«O F.C. Porto é um grande favorito neste duelo. O Genk vem de um ano difícil, em que até teve de mudar de treinador. Entrou o Frank Vercauteren, antigo capitão do Anderlecht, que jogou comigo na selecção da Bélgica. Ele conseguiu recuperar a equipa e garantir a Europa no último jogo, num play-off frente ao Westerloo», começa por dizer.

O Genk, catalogado por Demol como a quarta força no futebol da Bélgica, está em mutação: «Eles fizeram grandes épocas, mas o ano passado correu mal. Mudou o treinador, mudou também o presidente e mesmo o director-desportivo. Querem fazer uma época bem melhor este ano.»

«Têm o João Carlos, que para mim é o melhor central a jogar na Bélgica. Depois, têm o Kevin De Bruyne, o melhor talento jovem do país. Para mim, João Carlos e De Bruyne são os melhores do Genk. O De Bruyne é um extremo, pode jogar nos dois flancos, muito técnico e rápido. Tem potencial para a selecção. O Elyaniv Barda, de Israel, teve um ano difícil mas é o goleador», explica o antigo internacional belga.

João Carlos tem 28 anos, nasceu no Brasil e foi formado no Vasco da Gama. Está na Bélgica desde 2004 e já tem o passaporte nacional, entrando nos planos da selecção. É um central goleador. Kevin De Bruyne tem 18 anos mas já realizou 35 jogos na equipa principal do Genk, marcando 5 golos. Nos sub-19 da Bélgica, apontou 16 golos em 14 internacionalizações.

Stéphane Demol deseja boa sorte ao F.C. Porto e promete acompanhar o duplo embate, por via televisiva, desde a Grécia. «Estou aqui agora a treinar, no Pas Iannina, mas gostava de um dia treinar em Portugal. Vou tentar ver os dois jogos. Vai ser interessante», remata o velho conhecido dos dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

PS - Permitam-me um comentario sobre o Demol ... foi um dos centrais que me ficaram no coração, eximio marcador de penaltis, que me lembre não falhou nenhum ... e um jogador correctissimo, de fino recorte, limpo e integro.

Convocatória do FC Porto para a Supertaça

André Villas-Boas divulgou, esta sexta-feira, a convocatória para a Supertaça Cândido de Oliveira. Os seleccionados para o primeiro jogo oficial da época são: Helton, Raul Meireles, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Falcao, C. Rodríguez, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Sapunaru, Miguel Lopes, Souza, Beto, Fernando e Ukra.


A lista foi divulgada após o treino desta manhã – o último realizado antes da partida de sábado (20h45, Estádio Municipal de Aveiro) –, cumprido no Olival.

Relativamente ao boletim clínico, de referir que Rúben Micael permanece em treino condicionado e Mariano em tratamento e ginásio.
 
in "fcp.pt"

Genk no caminho dos dragões


 


O FC Porto irá defrontar o Genk, da Bélgica, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa. A primeira mão será disputada no dia 19 no reduto dos belgas. O segundo encontro será disputado no Dragão a 26.

Fernando Gomes no sorteio

Fernando Gomes, ex-bibota de ouro, será o representante do FC Porto no sorteio do play-off de acesso à Liga Europa, que se realiza às 12h30, em Nyon, Suíça. Confirma-se, uma vez mais, a notícia de O JOGO que apontava o antigo avançado como substituto de Vítor Baía em algumas das funções institucionais do clube. Os jogos são a 19 e 26 de Agosto.

In "ojogo.pt"

Marítimo na Suíça contra "pirataria"

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, já tinha ameaçado com uma batalha jurídica para salvaguardar os interesses do Marítimo no caso Kléber e, ontem, manifestou a intenção de reunir-se na Suíça com especialistas em direito desportivo para alinhavar a melhor estratégia, isto no mesmo dia em que, tal como O JOGO escreveu, o Atlético Mineiro acusou o clube insular de incumprimentos com o atleta, que, entretanto, voltou ao Brasil. "Vou à Suíça reunir-me com um grupo de advogados", disse Carlos Pereira ao Jornal da Madeira. "Esta é uma reunião contra a pirataria que por aí prolifera", acrescentou. O presidente do Marítimo faltou, inclusive, ao jogo da sua equipa no País de Gales. Apesar da insistência de O JOGO, no sentido de esclarecer o assunto, em concreto as declarações do líder do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, Carlos Pereira voltou a estar incontactável durante todo o dia. A novela com o jogador pretendido pelo FC Porto continua...

Sem sinal por Mário Fernandes


Mário Fernandes é apenas mais um dos nomes citados como alvo do FC Porto para reforçar a defesa, tal como O JOGO já escreveu. Na sequência das especulações - que envolvem muitos outros nomes - o presidente do Grémio, Duda Kroeff, resolveu intervir publicamente, negando qualquer abordagem. "Não houve qualquer proposta", garantiu à Rádio Guaiba. Mário Fernandes, central que também joga como lateral-direito, está de momento inoperacional porque foi operado ao ombro direito. O regresso aos relvados está programado para o mês de Outubro, factor que, a confirmar-se, tornaria o suposto interesse portista num cenário pouco viável. Ontem, André Villas-Boas, como se pode ler nas páginas 14-15, não foi particularmente claro no perfil do defesa pretendido, sublinhando apenas que a escolha está traçada. O mais provável, como O JOGO já escreveu, é que o substituto de Bruno Alves só seja conhecido (ou pelo menos confirmado...) depois do jogo da Supertaça, onde Villas-Boas deverá usar a dupla Rolando-Maicon.

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas:


A última semana de trabalho foi profícua e elevou os níveis de confiança de Villas-Boas para o clássico de amanhã (20h45). O técnico garantiu uma equipa preparada para levantar o troféu, mas procurou desvalorizar o peso desse jogo para o resto da época. Na primeira conferência de Imprensa oficial, que durou nove minutos, Villas-Boas não revelou o onze, mas comentou a saída de Bruno Alves e disse que espera receber o substituto o mais rápido possível. E ainda respondeu a José Mourinho...



No final do Torneio de Paris disse que esta seria uma semana intensa de trabalho para corrigir os erros. Foi isso que aconteceu?

Houve uma entrega e dedicação total dos jogadores, tal como tínhamos previsto, até pela influência da motivação de uma partida que todos queremos jogar. Graças a isso tivemos uma semana muito produtiva.

A equipa está pronta para a Supertaça ou precisava de mais alguns dias?

Obrigatoriamente, a equipa tem de estar pronta.

Atendendo à pré-época de ambas as equipas, faz sentido apontar um favorito?

Acho que não. Os jogos de preparação têm o valor que têm. Evidenciar o positivo e o negativo cabe ao treinador e aos jogadores, assim como trabalhar as coisas que estão menos bem. O Benfica fez o seu percurso, nós fizemos o nosso, com adversários e torneios diferentes, mas sempre com o sentido de preparar a equipa para o primeiro jogo oficial. Abordámos esses jogos na lógica de distribuição de minutos por toda a gente e a preparação dos outros não nos diz respeito. Vão defrontar-se o vencedor do campeonato e o da Taça, as duas equipas de maior prestígio do futebol nacional num jogo de cartaz forte para abrir uma época em grande.

Mas o FC Porto é ou não favorito?

O FC Porto tem que ser sempre favorito. Entrará para ganhar o troféu.

Os dois resultados negativos em Paris pesam na preparação?

Só se pesar nas vossas cabeças porque na minha não pesa. A preparação é isso mesmo: preparar a equipa para o primeiro jogo oficial. Deu-me algum gozo ver a evidenciação de uma coisa positiva numa semana e de uma negativa na outra. Os jornalistas tiram as ilações que entendem e eu, como treinador, tiro as minhas. Houve situações positivas e negativas quando ganhámos e quando perdemos. Trabalhámos sobre elas, sem fugir à análise interna, que é o mais importante.

O Rúben Micael e o Raul Meireles vão ser opções?

Ainda treinamos amanhã e, até lá, vamos analisar a disponibilidade de todos os atletas para tomar decisões. Falta um treino, há uma ideia sustentada que foi gerada na cabeça da equipa técnica ao longo da semana e a definição é feita no último dia.

Que peso poderá ter o resultado da Supertaça, a nível psicológico, para o resto da temporada?

A disputa de um troféu é sempre importante e vamos entrar, obviamente, para ganhar. Após a partida, tiraremos todas as ilações. A equipa está forte, a habituar-se a uma nova ideia, a um novo líder e a uma nova forma de trabalhar. Isso são coisas que requerem tempo e, mais tarde ou mais cedo, ou até já, as coisas estarão no caminho certo. Encaramos este jogo com a certeza de que estamos preparados para o vencer.

"Continuaremos a rir das desconfianças..."

No final do Torneio de Paris, Villas-Boas admitiu alguns erros defensivos na equipa, que seriam trabalhados esta semana para preparar um conjunto capaz de responder a algumas desconfianças geradas em torno da equipa e do seu trabalho. O técnico aproveitou o tema para criticar algumas notícias e assegurou que se respira confiança no grupo, mesmo com duas derrotas seguidas a fechar a pré-época. "Desconfiança só se for a gerada por alguns órgãos de Comunicação Social. A confiança está toda do nosso lado, a desconfiança são vocês que a querem para entreter. E se assim é, continuaremos a rir dessa desconfiança."

"Opinião de Mourinho não me preocupa"

Tema incontornável na primeira conferência de Imprensa de Villas-Boas: as declarações de José Mourinho na entrevista ao jornal "Record" (reproduzidas na caixa aqui ao lado), nas quais o agora treinador do Real Madrid deixou subentendida a surpresa com a contratação do seu antigo observador para o cargo de técnico principal do FC Porto, colocando mesmo em causa a experiência do jovem treinador. Convidado a reagir, Villas-Boas relativizou o tema, dizendo que a diferença entre ambos no banco não é significativa. "Não sei quantos jogos é que ele fez entre Leiria e Benfica antes de chegar ao FC Porto, mas penso que ou temos os mesmos ou ele tem mais quatro ou cinco", referiu, garantindo ainda que as declarações de José Mourinho não o preocupam. "É a opinião dele e conta tanto como a dos outros", frisou. O JOGO fez as contas e só há um jogo, a favor do Special One, a distanciar os dois jovens técnicos no percurso que antecedeu a chegada ao Dragão.


José Mourinho fez questão de dizer que não faz sentido dizer que Villas-Boas é seu discípulo ou que procura espelhar-se no seu trabalho. O actual técnico portista aproveitou, também, para separar as águas, reafirmando-se muito diferente do agora treinador do Real Madrid. "Finalmente ele concorda com uma coisa que tenho dito. Desde que voltei a Portugal, a 14 de Outubro, e deixei aquela equipa técnica que não tenho feito outra coisa que não afastar-me da clonagem feita por vocês ao José Mourinho", referiu, sustentando a sua opinião: "Não temos o mesmo carácter, não temos a mesma personalidade e temos formas diferentes de comunicar e de trabalhar. Finalmente que fala a voz de José Mourinho para termos mais algum sustento nessa afirmação", atirou.

Declaração de Mourinho que motivou a resposta

"Costumo dizer que no futebol já nada me surpreende. Se o FC Porto achou que ele era o treinador indicado, porque não há-de ser? Os resultados é que determinam sempre se as decisões tomadas são as mais ou as menos correctas. Muitos podem perguntar porque é que escolheram alguém que nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica. Tudo vai depender dos jogos e dos resultados. Se ganhar tudo é o treinador perfeito. Agora não venham fazer comparações comigo, porque eu quando fui para o FC Porto já tinha trabalho de campo feito, o que é bastante diferente. E ainda assim puseram-me muitos pontos de interrogação. Os resultados que consegui é que acabaram por dar razão à opção feita pelo presidente do FC Porto."

"Não há falta de liderança no balneário"

A saída de Bruno Alves era inevitável. O central já assinou pelo Zenit e o FC Porto além de ter ficado sem central titular, perdeu um dos capitães de equipa. Ainda assim, Villas-Boas garantiu que o balneário não vai ficar mais frágil. "Não vejo que haja falta de liderança porque o clube e a equipa técnica definem sempre quatro capitães para a época. Neste momento, transitam dois da época passada [Raul Meireles e Mariano] e perdemos dois: Nuno e Bruno Alves. Portanto, há dois definidos e dois por definir. A voz de liderança está sempre presente e essa é a força do próprio clube", assegurou, aplicando o mesmo princípio para dentro das quatro linhas.


Pergunta O JOGO


Está definido o perfil do substituto de Bruno Alves?

O perfil está estabelecido há muito tempo. A análise do mercado é da responsabilidade da estrutura técnica e do gabinete de prospecção. Há nomes referenciados e, a partir do momento em que se entrar numa negociação, analisaremos tudo ao pormenor para ver qual será a hipótese mais viável, desde que garanta a máxima qualidade. Espero que o assunto seja resolvido o mais rápido possível.

in "ojogo.pt"

Rafael Toloi é o alvo

O FC Porto está no mercado por um central e o nome de Rafael Toloi está muito bem cotado, havendo já contactos para a aquisição do titular dos Sub-20 brasileiros e uma das maiores promessas internacionais para a posição. A SAD movimenta-se no mercado e tem vários nomes em agenda, mas avançou para o jogador do Goiás. “Posso confirmar que há contactos, não diretamente com os dirigentes do FC Porto, mas por intermédio do representante do Toloi”, disse-nos Marcelo Segurado, diretor-administrativo do emblema que compete na Série A do Brasileirão.


E é precisamente aqui que entra outro dado relevante: por detrás de Toloi está Juan Figer, o empresário de Hulk e de Walter. “Ele tem 50 por cento dos direitos económicos e nós temos a outra metade. Avaliámos o jogador em 8 milhões de euros”, informou Segurado, que dá conta de outros clubes interessados e revela total abertura para negociar. Toloi está de saída e o Goiás sabe que o processo é para fechar até ao início da próxima semana.

Figer tem todo o interesse em “patrocinar” a mudança do central dos Sub-20 canarinhos para o Dragão, sendo um parceiro importante numa fase em que a SAD não está gastadora. Márcio Bacalhau, assessor do clube de Toloi, disse-nos que os primeiros avanços foram tímidos. “As primeiras negociações não deram certo, porque queremos mais dinheiro, mas acreditamos que se pode chegar a um entendimento”, afiançou. Colega de Souza, Walter e... Kardec na seleção, Toloi pode agora juntar-se aos dois primeiros na Invicta.



In "record.pt"

Ruben limitado mais longe da Supertaça

Ruben Micael continua a trabalhar de forma condicionada, ficando assim mais longe da decisão da Supertaça. Excetuando Mariano González, que vai permanecer afastado dos treinos durante mais algum tempo, o médio madeirense será uma ausência de vulto para o encontro com o Benfica, obrigando Villas-Boas a alterar ligeiramente os planos que tinha traçado. Juntamente com Fernando e João Moutinho, dois jogadores que têm lugar assegurado entre as primeiras opções, Ruben vinha sendo o elemento testado como terceira peça do meio-campo do FC Porto, dando continuidade ao trabalho realizado na segunda metade da época transata, claro está, até ao momento em que se lesionou num treino.


Estando precavido para a possibilidade de não contar com o camisola 28, o técnico deverá apostar em Fernando Belluschi, jogador que surgiu em bom plano no jogo com o Bordéus, no Torneio de Paris, tendo até envergado a braçadeira de capitão durante a segunda parte. O argentino também marcou ao Benfica no triunfo por 3-1, há 3 meses.

De resto, os processos trabalhados ao longo da pré-época não sairão prejudicados se for necessário trocar um elemento do onze.

in "record.pt"

Pinto da Costa procura título 50


Se mantiver a média desde 1982, ano em que chegou à presidência do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa tem fortes probabilidades de atingir em 2010/11 o seu 50.º título no futebol profissional como líder do FC Porto. Ao cabo de 28 anos à frente dos azuis e brancos, o mais ganhador dos dirigentes portugueses de todos os tempos conquistou para o dragão 48 competições, razão pela qual a Supertaça com o Benfica é a primeira de cinco oportunidades para atingir esse número absolutamente mágico. Na presente temporada, precisa de vencer duas de cinco competições de modo a cimentar a posição – para lá da já referida Supertaça Cândido de Oliveira, há ainda Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.


Bernabéu e Nuñez

O número de grandes vitórias de Pinto da Costa é avassalador e atinge mesmo a exorbitância quando comparado com alguns dos nomes maiores da história do futebol. Tomemos como exemplo alguns dirigentes míticos. Na vizinha Espanha, Santiago Bernabéu, que dirigiu o Real Madrid entre 1943 e 1978, conseguiu 31 títulos, enquanto Josep Lluiz Nuñez, que esteve à frente do Barcelona entre 1978 e 2000, ficou-se pelos 27. E nem uma figura como Silvio Berlusconi, que lidera o Milan desde 1986, se aproxima do número do presidente azul e branco – o atual primeiro-ministro italiano vai em 26 vitórias.

in "record.pt"

FC Porto e Sporting sem gigantes no caminho


As quatro equipas portuguesas hoje presentes nos sorteios dos playoffs da Liga dos Campeões e Liga Europa sabem à partida que terão pela frente adversários de calibre bem diferente. FC Porto e Sporting são cabeças-de-série na Liga Europa e por isso os únicos clubes que poderão respirar um pouco mais tranquilos, pois Marítimo, ainda na Liga Europa, e Sp. Braga, na Liga dos Campeões, não desfrutam daquele estatuto e sabem, por isso, que poderão enfrentar clubes bem poderosos do futebol europeu.


O sorteio terá início às 11 horas, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, sendo os jogos do playoff disputados nos próximos dias 17/18 e 24/25 (Liga dos Campeões) e 19 e 26 (Liga Europa).

Complicado

Na Liga Europa, o Marítimo poderá defrontar, entre 35 adversários possíveis (só não poderá jogar com FC Porto e Sporting), Villarreal, Liverpool, PSV, Juventus ou CSKA Moscovo, entre outros. Na Liga dos Campeões, o Sp. Braga também não terá uma tarefa fácil, pois os cinco adversários possíveis representam outras tantas importantes escolas do futebol do Velho Continente e apresentam credenciais europeias que não podem ser ignoradas. Sevilha, Werder Bremen, FC Zenit, Tottenham e Ajax são os potenciais opositores dos minhotos.


in "record.pt"

Rodriguez na rota do dragão se António Salvador deixar


Central arsenalista enquadra-se no perfil desejado. Presidente bracarense não admite a saída do jogador mas tudo é possível. Substituição de Bruno Alves é considerada urgente.


Segredo absoluto acerca do central que vai ocupar o lugar deixado vago por Bruno Alves. Uma baixa que se previa há algum tempo no dragão e estava a ser tratada pela SAD portista, que se pôs recentemente em campo e já terá a esta hora o jogador encontrado e, possivelmente, contratado para o anunciar, aliás, apresentar no Olival. Isto porque Villas Boas quer a substituição do internacional português «resolvida o mais rápido possível», disse ainda ontem.

Rodriguez já faz parte há algum tempo da lista de jogadores com perfil para representar o FC Porto e a necessidade terá aguçado o apetite, o que não quer dizer que se possa desde já assegurar que será quem vai completar o efectivo (quatro) de centrais no plantel. Mas tem todos os requisitos obrigatórios nesta altura da temporada: vai para a quinta época na casa arsenalista e soma outros tantos anos de experiência no campeonato português; a própria idade, 26 anos, coincide também com o grau de maturidade pretendida pelos dragões.

in "abola.pt"