sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

GONÇALO SUISSAS: «O DECACAMPEONATO SÓ DEPENDE DE NÓS»


Após a paragem de Natal, está de regresso o campeonato nacional de hóquei em patins. O reforço Gonçalo Suíssas pensa que o período foi bom para «recuperar forças» e entrar em 2011 com o pé direito. O primeiro adversário é a Física, este sábado (18h00), em Torres Vedras.

Jogo fundamental
«Esta paragem talvez tenha sido benéfica para recuperarmos forças, unirmo-nos ainda mais e começarmos o ano com uma vitória. O último jogo, com o Gulpilhares (5-2), veio dar moral à equipa. Mantemo-nos na perseguição do objectivo da conquista do decacampeonato, que só depende de nós. Para isso, vencer a Física é fundamental.»

Adversário experiente
«Neste momento, estamos a dois pontos do primeiro classificado, que ainda tem de visitar o Dragão Caixa, por isso só dependemos de nós. Para já, estamos concentrados em vencer o jogo de sábado, num terreno sempre muito complicado, com um piso muito escuro, frente a uma formação com jogadores experientes e que defende muito bem no seu reduto. O próprio público também apoia bastante a equipa. No entanto, temos aptidões mais do que suficientes para sair de Torres Vedras com uma vitória.»

Coesão defensiva
«Será fundamental começarmos o jogo muito coesos defensivamente. A partir daí, teremos de sair para o ataque e não perdoar na hora de rematar. Se defendermos bem, estou convencido de que, ofensivamente, os processos e os golos surgirão naturalmente. Vamos fazer tudo para inverter a eventual falta de eficácia registada esta época. Por vezes é uma questão de azar, uma bola que bate no poste e não entra.»

Integração plena
«Sinto-me completamente integrado na equipa. Todos, sem excepção, me ajudaram. Estou adaptado tacticamente e dou o meu máximo em todos os minutos que jogo, de forma a ajudar o FC Porto Império Bonança a concretizar os objectivos.»

in "fcp.pt"

JULIAN ELEVA «INTENSIDADE DEFENSIVA» PARA VENCER O CAB


A deslocação à Madeira parece-lhe suficientemente delicada, mas Julian Terrell não admite outro desfecho se não a vitória, que nem precisa de ser por números amplos, como aconteceu em oito dos nove triunfos conseguidos pelos Dragões, sempre por margens iguais ou superiores a 17 pontos. Ao poste norte-americano basta sair do Funchal com o primeiro lugar consolidado, na jornada que encerra a primeira volta da fase regular.

Na equipa do CAB, Julian destaca a influência de Fred Gentry e Jorge Coelho, que já foram Dragões, e para a soma da décima vitória portista em 11 jornadas insiste na intensidade defensiva como solução. Só depois pensará em dar espectáculo.

Antecipado por Julian Terrell ao www.fcporto.pt, depois de mais um treino no Dragão Caixa, o CAB Madeira-FC Porto Ferpinta joga-se a partir das 15h30 de sábado, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, no Funchal.

Reflexão e determinação
«A pausa natalícia foi benéfica para a equipa. Temos trabalhado arduamente e o facto de dispormos de alguns dias para descansar foi muito bom. O intervalo de duas semanas sem competir chegou depois de uma derrota, o que nos permitiu reflectir sobre o que poderíamos ter feito melhor e regressámos em força e ainda mais determinados a vencer.» 

Consolidar o primeiro lugar
«O jogo na Madeira será o último da primeira volta e espero somar mais uma vitória, saindo de lá com o primeiro lugar mais consolidado. Para isso, teremos de jogar como habitualmente, como equipa, porque é essa a nossa filosofia de jogo.» 

Coelho e Gentry
«Conheço muito bem o valor de certos jogadores, como o Jorge Coelho e o Frederick Gentry, mas uma equipa não é constituída apenas por dois elementos. Teremos que revelar atenção a muitos outros aspectos colectivos.» 

Intensidade defensiva
«Para mantermos o nível exibicional, temos que garantir uma elevada intensidade defensiva. É ai que reside a nossa mais-valia, até porque qualquer jogador na nossa equipa tem capacidade para marcar pontos. Por isso, o essencial será mesmo impedir a outra equipa de marcar.»

Dar espectáculo
«Apesar da frequência com que conseguimos vitórias por margens dilatadas, os jogadores não sentem a pressão de vencer por 20 ou 30 pontos. Uma vitória é uma vitória e, no final, o que conta é o número de pontos somados, o que não quer dizer que não tentaremos dar espectáculo e vencer por uma margem ampla sempre que possível.»



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Mariano convocado pela primeira vez

Varela e Fernando estão de regresso


Dez meses depois, Mariano González está de regresso a uma convocatória do F.C. Porto. O extremo argentino lesionou-se com gravidade na visita dos dragões a Coimbra, a 13 de Março do ano passado. Regressa agora para o encontro com o Marítimo.

Curiosamente, Mariano lesionou-se no desafio frente àquele que seria o seu futuro treinador, numa temporada em que tinha marcado sempre que defrontou a Académica. Foi assim para a Taça da Liga, foi assim para o campeonato, naquela que foi a primeira derrota da carreira de treinador de André Villas-Boas. Agora, após a primeira derrota no F.C. Porto, regressa para ajudar a regressar aos triunfos. 

De regresso à convocatória estão, também, Varela e Fernando. Os dois jogadores lesionaram-se em Viena, mas já são opção para os portistas, numa convocatória que regista ainda a entrada do argentino Otamendi, poupado frente ao Nacional.

Em sentido inverso saem da convocatória Fucile, por lesão, Castro, Ukra e Sereno, todos por opção. 

Falcao, Beto e Fucile realizaram, esta sexta-feira treino condicionado, enquanto Cristián Rodríguez evoluiu para o treino integrado, ainda que de forma condicionada. Num apronto que contou com Kadú, guarda-redes dos sub-17, Alvaro pereira continuou o tratamento após a cirurgia ao ombro a que foi submetido recentemente. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Kieszek.

Defesas: Maicon, Rolando, Rafa, Sapunaru e Otamendi.

Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Rúben Micael.

Avançados: Mariano, Hulk, Varela, Walter e James. 

Pai de Falcão explica atraso na renovação

DIZ QUE É COMO "COMPRAR UMA CASA"


Falcão não está de saída, como o próprio tem realçado, mas o que está a atrasar a sua renovação com o FC Porto, sabendo-se que decorrem negociações nesse sentido há já mais de meio ano? “É como comprar uma casa, não se faz do dia para a noite. Há uma parte que quer mais, outra que quer menos, todos querem negociar o melhor possível conforme os seus interesses. É perfeitamente normal, não há caso”, explicou ontem Radamel García aRecord.
O pai do avançado diz que tem sido o agente Nestor Sivorí a negociar com a SAD portista, mas o representante não abre o flanco, confirmando apenas que Falcão está de pedra e cal no Dragão: “Nada sabemos do interesse do Arsenal, mas os clubes têm vias abertas para falar sem intermediários.”
in "record.pt"

Kléber controlado para a nova época

ACORDO COM ATLÉTICO MINEIRO MANTÉM-SE


A postura do FC Porto perante o mercado não será alheia ao facto de Kléber estar controlado com vista à nova temporada. Aliás, este debate em torno de um défice de homens de área no atual plantel só se dá porque o Marítimo inviabilizou a transferência do avançado em julho. Desta forma, o brasileiro cumpre a época de empréstimo que estava contratualizada com os insulares, mas deve rumar ao Dragão para 2011/12.
Ao que Record apurou, mantêm-se as bases do entendimento com o Atlético Mineiro, clube detentor do passe de Kléber. O goleador de 20 anos tem passado por alguns casos disciplinares na Madeira, mas tem 4 golos na Liga em 8 jogos e também já marcou na Taça de Portugal. Ou seja, trata-se de um investimento seguro e no qual a SAD continua interessada.
in "record.pt"

Villas Boas - Conferencia Imprensa (video)

Noticias Breves


Falcao regressa com a Naval

Falcao não estará disponível para o jogo com o Marítimo. André Villas-Boas confirmou ontem a notícia avançada esta semana por O JOGO e revelou inclusivamente que o regresso à competição só acontecerá no próximo fim-de-semana, na recepção à Naval. Sendo assim, o colombiano também não marcará presença na partida de quarta-feira frente ao Pinhalnovense, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Villas-Boas "apresentado" ao Brasil

André Villas-Boas continua a ser notícia por esse mundo fora. Ontem foi a vez de a Globo realizar um trabalho para apresentar o treinador do FC Porto ao Brasil, tendo historiado todo o seu percurso e as suas ligações a José Mourinho: "Aprendiz de Mourinho" é o título da peça. Luiz Nunes, defesa-central brasileiro que trabalhou com Villas-Boas na Académica, foi ouvido sobre o assunto, chegando mesmo a afirmar que o treinador é o "maior responsável pela boa época do FC Porto".

Bilhetes para três jogos

O FC Porto já colocou à venda os bilhetes para os três jogos que se seguem no Estádio do Dragão depois da recepção deste sábado ao Marítimo. Nesse sentido, os ingressos para o encontro com o Pinhalnovense, agendado para quarta-feira, vão custar entre 1 e 8 euros, enquanto para a partida com a Naval os preços variam entre os 8 e os 40 euros. Por fim, para assistir à recepção ao Beira-Mar, da Taça da Liga os adeptos terão de desembolsar entre 2 e 10 euros.

Rodríguez está quase pronto

O uruguaio Rodríguez evoluiu ontem para treino integrado condicionado, a última fase de recuperação antes de o departamento médico dar o aval para a competição. O extremo uruguaio está lesionado desde o jogo com o Setúbal, no dia 6 de Dezembro, não se conhecendo a origem da mazela. Ao contrário do habitual, o clube não especificou o problema, tendo apenas dito que se encontrava em tratamento. Rodríguez lesionou-se na estreia a titular em jogos do campeonato e depois disso falhou quatro jogos.
Beto, Falcao e Fucile realizaram treino condicionado e Álvaro Pereira submeteu-se a mais uma sessão de tratamento ao ombro esquerdo.

in "ojogo.pt"

Rafa no lugar do jogador mais certinho do plantel

A poucas horas do jogo com o Marítimo, já não restam dúvidas de que Emídio Rafael vai continuar no onze de André Villas-Boas. Tudo porque Fucile permanece aos cuidados do departamento médico devido a uma lesão na coxa.

Será o sexto jogo do defesa-esquerdo português, quase a completar 25 anos, mas apenas o terceiro no campeonato. Ora, as estatísticas oficiais da prova não são muito favoráveis a Emídio Rafael, e a explicação é simples: pouco tempo de jogo (171 minutos), um clássico com o Sporting e, naturalmente, menor base de comparação com os dados do habitual dono do lugar: Álvaro Pereira. O defesa-esquerdo uruguaio é simplesmente o jogador do plantel com mais passes certos e o quarto se a contabilidade incluir todas as equipas do campeonato. Palito contabiliza 548 passes certos, com uma média de 39,1 por jogo, muito à frente de Emídio Rafael, com 86 passes certos. Estilos diferentes e opções de jogo também diferentes explicam a disparidade das médias de ambos os jogadores.

Ainda sem remates, ao contrário de Álvaro Pereira (seis), Emídio Rafael faz em média 1,3 recuperações de bola por jogo, um valor distante do do uruguaio, que é o segundo jogador da equipa com mais relevância neste tipo de lances. Tem 143 recuperações, com uma média de 10,2 por jogo, e só Rolando consegue fazer melhor (média de 11 por partida). Para compensar o défice de trabalho defensivo de Rafa, Villas-Boas deve mesmo pôr Varela no lugar que tem sido ocupado por James. Isto porque o extremo português ganha ao colombiano no capítulo das recuperações (média de 2,9 contra 0,4).

Se a base de comparação incidir sobre os cruzamentos, El Palito continua por cima de Rafa: tem 74 contra oito, ou seja, uma média de 5,3 por jogo, em oposição a uma de 0,6.

Sereno foi hipótese

Na falta de concorrência para o lugar de defesa-esquerdo, André Villas-Boas podia sempre recorrer a Sereno. A polivalência do defesa-central foi destacada pelo próprio treinador: antes do clássico com o Sporting, e numa altura em que também não podia contar com Álvaro Pereira, André Villas-Boas disse em conferência de Imprensa que Sereno lhe dava garantias para desempenhar o lugar. O central não chegou, porém, a ser convocado para Alvalade. Hoje também se fica a saber se Sereno continua na lista de opções do treinador ou se regressa à bancada. No Guimarães, Sereno chegou a ser utilizado pontualmente no lado esquerdo da defesa.

in "ojogo.pt"

Guarín aguenta-se firme na equipa

Mudança de planos. No dia de todas as decisões no Olival, André Villas-Boas optou por incluir Guarín na equipa titular durante parte significativa do treino matinal de ontem, preparando-se, desta forma, para adiar o regresso anunciado de Fernando ao onze inicial. Apesar de estar clinicamente recuperado, o brasileiro deverá manter-se de fora da equipa por mera opção de André Villas-Boas, que prefere poupar o médio do regresso à competição logo num desafio de grande responsabilidade e que se apresenta, à partida, com um grau de dificuldade elevado, sobretudo depois do desaire registado frente ao Nacional, o primeiro da presente temporada.

Fernando participou apenas em dois dos últimos 11 jogos realizados pelo FC Porto, tendo sofrido uma lesão muscular em Coimbra e uma recaída pouco tempo depois, em Viena. Nesse sentido, André Villas-Boas prefere adiar o regresso do médio para o encontro da próxima quarta-feira, altura em que o FC Porto receberá o teoricamente acessível Pinhalnovense. Segundo a ideia do treinador, a partida da Taça de Portugal é vista como a ideal para devolver ritmo competitivo ao trinco brasileiro, que perdeu parte significativa dos últimos dois meses de competição.

Por detrás desta opção está também a boa resposta dada por Guarín nos últimos jogos. O internacional colombiano foi chamado à equipa para substituir precisamente Fernando, e a verdade é que tem revelado uma qualidade de jogo elevada, assim como um nível exibicional constante ao longo das últimas semanas. Aliás, e a título de exemplo, Guarín foi utilizado como médio mais defensivo da equipa na memorável vitória (5-0) alcançada sobre o Benfica para o campeonato, numa partida em que esteve perto da perfeição - tal como toda a equipa, de resto.

Sendo assim, ainda não será desta que André Villas-Boas voltará a apresentar aquele que é, na teoria, o meio-campo mais forte do FC Porto - composto por Fernando, João Moutinho e Belluschi -, mas que, curiosamente, só foi utilizado em 12 dos 27 jogos realizados pelo FC Porto durante esta temporada, muito por culpa de algumas lesões, mas também da rotatividade imposta no sector pelo treinador portista.

in "ojogo.pt"

Villas-Boas devolve criticas ao Benfica e recorda 5-0 a Jorge Jesus


O treinador de futebol André Villas-Boas devolveu hoje, quinta-feira, as críticas do Benfica à competência do F. C. Porto, recordando que Jorge Jesus não a conseguiu colocar em causa nos últimos três jogos entre as duas equipas.
 O treinador do F. C. Porto referia-se às críticas recorrentes com origem no rival "encarnado" de que o F. C. Porto tem sido sistematicamente beneficiado pelas arbitragens e só desta forma é que lidera isolado.

"Se a tentativa de treinador do Benfica é pôr em causa a competência do F. C. Porto, pelo menos ele não a pôs nos últimos três jogos em que o resultado acumulado é de 10-1", referiu o treinador dos "dragões".

Villas-Boas lembrava os triunfos por 5-0 para a Liga 2010/2011 e por 3-1 para Liga 2009/2010, no Dragão, e por 2-0 em Aveiro, para a Supertaça, no arranque da presente temporada.

Quando às alegadas insinuações de que o F. C. Porto tem sido beneficiado pelas arbitragens, disse não poder comentar cada profecia ou vaticínio do treinador do Benfica.

"Acredito na nossa competência. Se a pressão externa existe para eles, para nós não existe", disse André Villas-Boas, considerando de "entretenimento semanal" e "fait-divers" as críticas apontadas ao F. C. Porto pelo Benfica.

André Villas-Boas recordou que nem ele nem a equipa se deixam abalar pela derrota sofrida com o Nacional (2-1), para a Taça da Liga, nem os comentários que são dirigidos ao F .C. Porto colocam em causa os objectivos traçados.
"O campeonato é uma prova de regularidade e não são os 5-0 ao Benfica (na 10.ª jornada da Liga, no Estádio do Dragão), que transmitem a diferença entre as equipas", defendeu ainda o treinador.

Villas-Boas disse ainda que uma equipa campeã nacional (como o Benfica) tem "mais condições e obrigações de andar na rota do sucesso", algo que a formação de Jorge Jesus não tem conseguido esta época.

O treinador portista defendeu ainda que o Benfica, enquanto adversário mais próximo na tabela classificativa da Liga - embora à distância de oito pontos -, coloca ao F. C. Porto "um desafio importante".

Ainda de acordo com André Villas-Boas, "o Benfica pratica um futebol de ataque, agressivo e objectivo e a sua organização, tal como a do F. C. Porto, é forte".

O técnico "azul e branco" falava na conferência de imprensa de antecipação do jogo de sábado com o Marítimo, referente à 15.ª e última jornada da primeira volta da Liga de futebol, realizada no Olival, em Vila Nova de Gaia.

in "jn.pt"

Com Pinto da Costa dragões não perdem título quando começam ano bem à frente

Desde que Pinto da Costa é presidente, o F. C. Porto nunca deixou escapar o comando do campeonato quando entrou num ano novo com um avanço confortável sobre os rivais, como agora acontece. Cabe à equipa de Villas-Boas impedir uma excepção à regra...

O F. C. Porto começa o ano de 2011 com um avanço de oito pontos sobre o Benfica, o que, estatisticamente, lhe deixa o título à mão de semear. A tradição joga, de facto, a favor da equipa de André Villas-Boas, que amanhã fará o primeiro jogo do novo ano na Liga, diante do Marítimo, no qual tentará reagir à derrota sofrida na Taça da Liga, a primeira desta época, ante o Nacional.

Numa análise aos resultados das últimas três décadas, desde que Pinto da Costa assumiu a presidência, apenas em quatro ocasiões os dragões entraram num novo ano à frente do campeonato e deixaram que o primeiro lugar lhes fugisse, mas isso nunca aconteceu com uma vantagem superior a dois pontos: em 1991, os portistas tinham dois pontos de avanço sobre o Benfica, que viria a ganhar o título; em 2000, estavam um ponto à frente do Sporting, que se sagraria campeão; em 2001, tinham dois pontos de vantagem sobre o Boavista, que chegaria ao título; em 2005, lideravam com um ponto de avanço sobre o Benfica, que acabaria na frente.

De resto, na era de Pinto da Costa, a equipa azul e branca virou 18 vezes o ano no comando da tabela, tendo ganho o campeonato em 15 dessas ocasiões. Desde 1982, os dois únicos títulos conquistados pelos dragões quando começaram o ano fora da liderança aconteceram em 1986 (estavam a quatro pontos do Benfica e sagraram-se campeões) e em 2009 (viraram o ano a dois pontos das águias e terminaram na frente da classificação).

Vantagens gordas para gerir
Desde que as vitórias passaram a valer três pontos na Liga portuguesa, a partir da época 1995/96, o F. C. Porto já conseguiu chegar a esta altura com vantagens grandes em diversas ocasiões, o que lhes garantiu segundas voltas descansadas na liderança. Isso sucedeu logo em 1996 (oito pontos de avanço sobre o Sporting), em 1997 (cinco pontos sobre o Benfica), em 1998 (seis pontos sobre o V. Guimarães), 2003 (nove pontos sobre o Benfica), 2004 (cinco pontos sobre o Sporting), 2006 (quatro pontos sobre o Nacional), 2007 (cinco pontos sobre o Sporting) e 2008 (sete pontos sobre o Benfica).

Recorde-se que, na presente época, a equipa de Villas-Boas chegou a estar 10 pontos à frente do Benfica, após a goleada aplicada às águias no Dragão (5-0), à 10.ª jornada, mas, nas últimas quatro rondas de 2010, as águias conseguiram reduzir a desvantagem para oito pontos, na sequência do empate dos portistas com o Sporting (1-1), em Alvalade.

Na temporada passada, os dragões nunca estiveram na frente do campeonato, acabando o ano de 2009 a quatro pontos de Benfica e Braga, que viriam a lutar pelo título até ao último jogo do campeonato, com o triunfo final a sorrir aos lisboetas.

Excepção aconteceu em 1974/75
Antes de Pinto da Costa assumir a presidência do F. C. Porto, os dragões perderam o campeonato de 1974/75 depois de terem chegado ao fim da primeira volta com três pontos de avanço sobre o Benfica e de até terem ganho na Luz, por 1-0, à 7.ª jornada, graças a um golo de Cubillas.
A segunda volta foi, no entanto, um verdadeiro descalabro para os portistas, que perderam cinco dos sete primeiros jogos, o último dos quais nas Antas com o rival da Luz (0-3). Essa derrota teve como consequência o despedimento do treinador brasileiro Aimoré Moreira, que seria substituído por Monteiro da Costa, sem que depois o F. C. Porto conseguisse recuperar a liderança. No final de uma temporada em que Fernando Gomes ganhou o estatuto de estrela do ataque azul e branco, o Benfica sagrou-se campeão, com cinco pontos de vantagem sobre a equipa portista.

in "jn.pt"

FC Porto. Um é bom, dois é melhor e três é o que a companhia gosta

No Dragão, avançados nunca são de mais. Os titulares são craques e os suplentes muitos gostariam de ter


Volta, não volta o Benfica farta-se de esperar e encerra a loja. "Cansámo-nos do vai e vem do River" - João Gabriel, director de comunicação do Benfica, falou em nome do clube, justificando o abandono das negociações por Funes Mori com a indecisão dos argentinos sobre o preço do avançado. Porta fechada, portinhola aberta pelo FC Porto, que quando lhe cheira a caça grossa persegue-a, embrulha-se com ela e suja-se até lhe fincar o dente - se uns desistem, eles insistem mesmo que a presa não chegue ao Dragão como troféu de uma caçada intensa. A Funes Mori não lhe falta mercado e este interesse portista vem acender a lógica de contratações portistas no que toca a avançados: ter um dos bons é bom mas não chega; ter dois é melhor mas melhor ainda é ter três.

Vejamos: à falta de melhor opinião, Falcao é um craque. Alguém discorda? E quem lhe está na sombra? Walter, o bigorna, um futebolista a dar para o cheiinho mas que sem dar muito nas vistas leva seis golos marcados. Não chega. É preciso chegar-se à tripla de goleadores válidos para que o FC Porto se dê por satisfeito - da Argentina ou de outro lado, ele chegará à Invicta e entrará no sistema de rotação que permite aos dragões manterem-se na liderança da tabela de marcadores desde há muito. É simples: há o titular indiscutível, o substituto natural e o que joga nas sobras; o indiscutível acabará por sair e quem estiver atrás sobe na hierarquia. É um facto.

SUPER-MÁRIO JARDEL Em 1996 aterra no Porto um tipo alto, de pescoço longo e braços esguios: Jardel. Não soubéssemos nós o que o futuro nos trouxe e diríamos que estávamos então perante um dos populares gigantones. Mário Jardel foi único porque em quatro épocas (de 1996 a 2000) disputou 175 jogos pelo FC Porto, marcou 168 golos, ganhou três campeonatos, duas Taças e quatro Supertaças. A alcunha é tão óbvia quanto injusta, porque Super não chega para definir este futebolista com o dom da ubiquidade: onde havia bola de golo, lá estava ele à espreita. Mas mesmo ele tinha concorrência interna, ainda que irrisória. Para ele, porque quem lhe fazia sombra tinha lugar em muito bom plantel como se veio a confirmar: Domingos, Artur, Mielcarski e Fehér. 

PESADO COMO PENA A saída de Jardel em 2000 deixou o ataque portista órfão do maior goleador europeu da altura. Para o seu lugar, a antítese dele: um jogador atarracado, espécie de pugilista peso--médio de olhos no chão: Pena, que em duas épocas marcou 42 golos em 87 jogos. E quem esteve com ele? Domingos, que regressou ao FC Porto a pedido de Pinto da Costa, após o exílio de Tenerife: PC convenceu-o a não aceitar o Sporting via telefone, em plena viagem Espanha-Portugal. Mas também lá andava McCarthy, que depois ainda brilhou no Blackburn; e Postiga, hoje o ai-Jesus dos leões.

AQUI DEL-REI E pronto, chega-se à fartura: Derlei, o combativo futebolista que só jogou bem na vida com Mourinho, chegou em 2002 (92 jogos, 40 golos) para se tornar o símbolo do irresistível FC Porto: conquistou dois campeonatos, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, uma Taça, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental. Os tipos que discutiam com ele a titularidade eram McCarthy (de novo), Luís Fabiano (agora no Sevilha), Jankauskas (sacado ao Benfica na altura) e Hugo Almeida (a última estrela portuguesa do Besiktas). 

PASSAR A LIXA Chegamos a Lisandro López (150 jogos e 63 golos, quatro ligas, duas Taças e uma Supertaça) que quando engatou passou a marcar em ritmo de cruzeiro. Para mal de Adriano (pelo qual o Sporting suspirou), Farías (pelo qual, diz-se, o Benfica andou interessado), McCarthy, Postiga e Almeida. Fartura em qualidade quanto baste. E quanto chegue.


in "ionline.pt"

Tio de Funes Mori confirma abordagem do FC Porto

Walter, tio do ponta-de-lança argentino Rogelio Funes Mori, e que acompanha de muito perto tudo o que diga respeito ao futuro do jovem (19 anos) do River Plate, confirmou que o FC Porto é um dos clubes que demonstraram interesse no negócio, como A BOLA noticiou ontem. 

«Sabemos que estão muito interessados. Já falaram com o River Plate e sei que tentaram falar também comigo e com o pai do jogador. Parece que podem vender Falcao», explicou Walter ao nosso jornal, ao mesmo tempo que refere a hipótese, segundo informações que lhe chegam desde o seu país, de o FC Porto «já ter enviado um emissário» à Argentina para verificar junto do River a viabilidade da transferência de Funes Mori para o Dragão.

O treinador do FC Porto, ontem, em conferência, negou que Mori estivesse nos planos do clube portistas, mas admitiu que o jovem argentino (internacional sub-20 e muito cobiçado na Europa) é «interessante».


in "abola.pt"