sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Guarín aguenta-se firme na equipa

Mudança de planos. No dia de todas as decisões no Olival, André Villas-Boas optou por incluir Guarín na equipa titular durante parte significativa do treino matinal de ontem, preparando-se, desta forma, para adiar o regresso anunciado de Fernando ao onze inicial. Apesar de estar clinicamente recuperado, o brasileiro deverá manter-se de fora da equipa por mera opção de André Villas-Boas, que prefere poupar o médio do regresso à competição logo num desafio de grande responsabilidade e que se apresenta, à partida, com um grau de dificuldade elevado, sobretudo depois do desaire registado frente ao Nacional, o primeiro da presente temporada.

Fernando participou apenas em dois dos últimos 11 jogos realizados pelo FC Porto, tendo sofrido uma lesão muscular em Coimbra e uma recaída pouco tempo depois, em Viena. Nesse sentido, André Villas-Boas prefere adiar o regresso do médio para o encontro da próxima quarta-feira, altura em que o FC Porto receberá o teoricamente acessível Pinhalnovense. Segundo a ideia do treinador, a partida da Taça de Portugal é vista como a ideal para devolver ritmo competitivo ao trinco brasileiro, que perdeu parte significativa dos últimos dois meses de competição.

Por detrás desta opção está também a boa resposta dada por Guarín nos últimos jogos. O internacional colombiano foi chamado à equipa para substituir precisamente Fernando, e a verdade é que tem revelado uma qualidade de jogo elevada, assim como um nível exibicional constante ao longo das últimas semanas. Aliás, e a título de exemplo, Guarín foi utilizado como médio mais defensivo da equipa na memorável vitória (5-0) alcançada sobre o Benfica para o campeonato, numa partida em que esteve perto da perfeição - tal como toda a equipa, de resto.

Sendo assim, ainda não será desta que André Villas-Boas voltará a apresentar aquele que é, na teoria, o meio-campo mais forte do FC Porto - composto por Fernando, João Moutinho e Belluschi -, mas que, curiosamente, só foi utilizado em 12 dos 27 jogos realizados pelo FC Porto durante esta temporada, muito por culpa de algumas lesões, mas também da rotatividade imposta no sector pelo treinador portista.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: