sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rafa no lugar do jogador mais certinho do plantel

A poucas horas do jogo com o Marítimo, já não restam dúvidas de que Emídio Rafael vai continuar no onze de André Villas-Boas. Tudo porque Fucile permanece aos cuidados do departamento médico devido a uma lesão na coxa.

Será o sexto jogo do defesa-esquerdo português, quase a completar 25 anos, mas apenas o terceiro no campeonato. Ora, as estatísticas oficiais da prova não são muito favoráveis a Emídio Rafael, e a explicação é simples: pouco tempo de jogo (171 minutos), um clássico com o Sporting e, naturalmente, menor base de comparação com os dados do habitual dono do lugar: Álvaro Pereira. O defesa-esquerdo uruguaio é simplesmente o jogador do plantel com mais passes certos e o quarto se a contabilidade incluir todas as equipas do campeonato. Palito contabiliza 548 passes certos, com uma média de 39,1 por jogo, muito à frente de Emídio Rafael, com 86 passes certos. Estilos diferentes e opções de jogo também diferentes explicam a disparidade das médias de ambos os jogadores.

Ainda sem remates, ao contrário de Álvaro Pereira (seis), Emídio Rafael faz em média 1,3 recuperações de bola por jogo, um valor distante do do uruguaio, que é o segundo jogador da equipa com mais relevância neste tipo de lances. Tem 143 recuperações, com uma média de 10,2 por jogo, e só Rolando consegue fazer melhor (média de 11 por partida). Para compensar o défice de trabalho defensivo de Rafa, Villas-Boas deve mesmo pôr Varela no lugar que tem sido ocupado por James. Isto porque o extremo português ganha ao colombiano no capítulo das recuperações (média de 2,9 contra 0,4).

Se a base de comparação incidir sobre os cruzamentos, El Palito continua por cima de Rafa: tem 74 contra oito, ou seja, uma média de 5,3 por jogo, em oposição a uma de 0,6.

Sereno foi hipótese

Na falta de concorrência para o lugar de defesa-esquerdo, André Villas-Boas podia sempre recorrer a Sereno. A polivalência do defesa-central foi destacada pelo próprio treinador: antes do clássico com o Sporting, e numa altura em que também não podia contar com Álvaro Pereira, André Villas-Boas disse em conferência de Imprensa que Sereno lhe dava garantias para desempenhar o lugar. O central não chegou, porém, a ser convocado para Alvalade. Hoje também se fica a saber se Sereno continua na lista de opções do treinador ou se regressa à bancada. No Guimarães, Sereno chegou a ser utilizado pontualmente no lado esquerdo da defesa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: