sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ivic (1933-2011): 77 anos, 20 clubes, 16 títulos

Números de respeito para o treinador croata que se despediu do futebol e da vida nesta sexta-feira.

Tomislav Ivic faleceu nesta sexta-feira, em Split, aos 77 anos. O antigo treinador de F.C. Porto e Benfica deixou marcas no futebol português e não só. O mundo despede-se de um homem que passou por 20 clubes e 4 selecções nacionais, conquistando 16 títulos.

Os adeptos do F.C. Porto recordarão certamente a temporada 1987/88, quando a equipa de Ivic arrancou com a conquista da Supertaça Europeia, passou pela vitória na Taça Intercontinental e completou o póquer com o campeonato e a Taça de Portugal.

Nascido na Croácia, quando esta ainda fazia parte da Jugoslávia, Tomislav Ivic RNK Split e Hadjuk Split como jogador. Os seus maiores êxitos, contudo, estavam guardados para a carreira como técnico.

O treinador venceu três ligas e quatro taças da Jugoslávia, todas no banco do Hadjuk Split. Em 1977, levou o Ajax ao triunfo na Taça da Holanda. Tomislav Ivic passou por vários países ao longo da carreira. Foi campeão da Bélgica (Anderlecht em 1981) e da Grécia (Panathinaikos em 1886) antes de chegar ao F.C. Porto.

Ivic pegou no Porto campeão europeu e manteve a senda de êxitos, conquistando quatro troféus em 87/88. Apenas André Villas-Boas, na época agora finda, igualou tamanho feito.

De Portugal, o croata foi para França, para orientar o Paris Saint-Germain. Seguiu-se a Espanha, para dar uma Taça do Rei ao Atlético de Madrid, e de novo França, desta vez com sucesso, conduzindo o Marselha ao título da Ligue 1. 

Em 1992, o nosso país voltou a receber Ivic, desta vez para uma época no Benfica. Seguiu-se outra no F.C. Porto, numa aventura que terminaria antes de Bobby Robson trocar Alvalade pela Invicta. A partir daí, afastou dos troféus mas manteve a ambição, multiplicando-se em experiências.

Foi adjunto da Croácia, tal como havia sido da Jugoslávia. Passou por Mónaco e Standard de Liége, treinando pelo meio as selecções dos Emirados Árabes Unidos e do Irão. Em 2004, despediu-se, após uma aventura no Ittihad Jeddah da Arábia Saudita. Nesta sexta-feira, faleceu devido a problemas do coração. Tinha 77 anos. Deixou obra feita.


Ivic ao Maisfutebol: «Parabéns ao F.C. Porto»

Antigo treinador dos dragões felicita equipa de André Villas-Boas por repetir o póquer de títulos de 87/88.


Tomislav Ivic sabe que André Villas-Boas igualou o seu registo. O F.C. Porto conquistou quatro troféus na temporada 2010/11, repetindo o feito de 1987/88. O póquer de títulos foi notícia na Croácia.

Maisfutebol partiu em busca do contacto do antigo treinador dos dragões mas deparou-se com um cenário triste. Após inúmeras tentativas ao longo desta segunda-feira, Ivic ligou de volta e deu os parabéns ao F.C. Porto. Com dificuldades.

«Quero dar os parabéns ao F.C. Porto, sobretudo ao grande presidente Pinto da Costa», começou por dizer, sem questões pelo meio, mal percebeu que estava a falar com um jornalista português. Contudo, as dificuldades de expressão eram notórias.

Ivic tem actualmente 77 anos e apresentava-se de boa saúde, multiplicando-se em aparições públicas ao longo dos últimos meses, apesar dos conhecidos problemas cardíacos do passado. Do jornal que nos facultou o contacto do técnico, garantiram-nos que este estava bem.

«Espero que tudo corra pelo melhor»

Porém, após as primeiras palavras, Tomislav Ivic confirmou o cenário preocupante. «Estou com problemas de coração, os últimos dias têm sido muito difíceis. Vamos ver o que vai acontecer, espero que tudo corra pelo melhor», desabafou, num português perfeitamente perceptível.

Naturalmente, enviámos um abraço sentido de melhoras e deixámos as questões por colocar. Ainda assim, até para homenagear o treinador que levou o F.C. Porto à conquista de quatro títulos em 1987/88, algo que só André Villas-Boas conseguiu imitar, quisemos reproduzir as suas palavras.

Recorde-se que Tomislav Ivic, sucessor de Artur Jorge no comando técnico dos dragões, iniciou a temporada com a conquista da Supertaça Europeia, frente ao Ajax, seguindo-se a vitória na Taça Intercontinental, perante o Peñarol, o triunfo no campeonato português e a conquista da Taça de Portugal. Curiosamente, o V. Guimarães foi o adversário nessa final. Jaime Magalhães decidiu (1-0).

Uma repetição 23 anos mais tarde

23 anos depois, um treinador do F.C. Porto conseguiu repetir o feito de Ivic. O jovem André Villas-Boas levou a equipa às conquistas da Supertaça de Portugal, do campeonato, da Liga Europa e da Taça de Portugal, esta com uma goleada final frente ao V. Guimarães (6-2).

Para completar a homenagem do Maisfutebol, com reforço do sentido desejo de melhoras para Tomislav Ivic, aqui fica o plantel do F.C. Porto na temporada 1987/88. Domingos Paciência, por exemplo, estreou-se na equipa principal na recta final dessa época.

F.C. Porto 1987/88:

Guarda-redes: Jozef Mlynarczyk, Zé Beto, Vítor Baía e Best;
Defesas: João Pinto, Barriga, Bandeirinha, Eduardo Luís, Inácio, Lima Pereira, Fernando Couto, Celso e Geraldão;
Médios: André, Quim, Frasco, Jaime Pacheco, António Sousa, Rui Barros, Semedo, Jaime Magalhães e Rabah Madjer;
Avançados: Raudnei, Fernando Gomes, Rui Neves, Juary, Domingos e Jorge Plácido. 

in "maisfutebol.iol.pt"


Porto 1987 - Taça Intercontinental

A nação Portista está de luto - Tomislav Ivic morre aos 77 anos

Tomislav Ivic faleceu esta sexta-feira, aos 77 anos de idade, em Split, a sua cidade-natal, vítima de ataque cardíaco.

O treinador croata, que orientou FC Porto e Benfica, na sua passagem por Portugal, estava a atravessar graves problemas de saúde nas últimas semanas, desdobrando-se, ao que Bola Branca pode adiantar, em várias consultas médicas.


Devido a complicações do foro coronário, foi conduzido para uma unidade hospitalar na noite passada, onde viria a falecer durante a tarde de hoje.Ao serviço dos "dragões", equipa que orientou em 1987/88 e 1993/94, Ivic conquistou a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, em 1987.De resto, foi igualmente como treinador do FC Porto que Ivic alcançou quatro títulos numa só temporada: em 1987/88, os "azuis-e-brancos" conquistaram o Campeonato, a Taça de Portugal e as já referidas Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.O currículo do croata conta, ainda, com oito títulos nacionais em sete países diferentes - Jugoslávia, Holanda, Bélgica, Grécia, Portuga, Espanha e França -, assim como cinco taças e dois títulos internacionais, ambos como técnico do FC Porto

in "rr.pt"
FC Porto - SuperTaça Europeia 1987

Kelvin garante chega a 100% ao Dragão


O extremo brasileiro de 18 anos já foi dispensado pelo Paraná e o pai e representante do jogador, Valdeci Oliveira, disse a BB que Kelvin está ansioso por vestir a camisola azul e branca.
Kelvin chega ao FC Porto no início da próxima semana e apresenta-se quinta-feira na abertura das oficinas do Dragão, com vista à nova época. O extremo brasileiro de 18 anos já foi dispensado pelo Paraná e o pai e representante do jogador, Valdeci Oliveira, já disse a Bola Branca que Kelvin está ansioso por vestir a camisola azul e branca. 

Valdeci não teme a concorrência no plantel portista e até considera que a permanência de Hulk e Falcão pode ser favorável para Kelvin. Quanto à mudança de treinador no Porto, há prós e contras, na perspectiva dos jogadores. Valdeci Oliveira ainda hoje conversou com Kelvin sobre o tema.
Kelvin chega a 100% ao Dragão. O problema físico que o afastou dos últimos jogos pelo Paraná está ultrapassado. O jogador teve problemas com o Paraná, motivados pelo atraso na chegada aos treinos. Mas foram atrasos justificados, diz Valdeci porque o jogador andou nas últimas semanas a tratar de questões burocráticas relacionadas com a transferência para o Porto. 

in "rr.pt"

Falcao mais perto do Chelsea


A imprensa inglesa avança que o  Chelsea, para além de pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão, está pronto para oferecer um salário anual em torno dos 5,6 milhões de euros ao goleador colombiano Falcao.


O jornal inglês Daily Mail revelou que existe um acordo de principio entre o Chelsea e Falcao sobre o valor que o avançado colombiano irá receber ao serviço do clube inglês. O goleador passará a receber cerca de 5,6 milhões por época.

O FC Porto terá de abrir mão do jogador, isto caso o Chelsea, como tudo indica e fez com o treinador André Villas Boas, passe o cheque de 30 milhões de euros correspondentes à cláusula de rescisão.


in "antena1.pt"

Chelsea close in on £26.5m Falcao: Porto striker accepts £5m-a-year deal in principle


Falcao, who scored 17 goals in the Europa League alone last season, said: 'I am leaving things up to my agent. I am very calm about the situation but I know there has been some movement. 
'My ambition is to keep working hard and I am convinced I can play in a superior league like England. If Chelsea is interested in me then all that needs to happen is for negotiations to take place.'

Chelsea are closing in on a £26.5million deal for Porto striker Radamel Falcao after he accepted a £5million a year contract in principle.
The prolific Colombian forward, who scored 39 goals for Porto last season, is expected to follow manager Andre Villas-Boas to Stamford Bridge and officially sign on July 1.
The 25-year-old is expected to rekindle a Chelsea attack that has struggled to have any impact since the £50m signing of Fernando Torres from Liverpool in January and his arrival will pose questions over the futures of Nicolas Anelka and Didier Drogba with Tottenham showing

in "dailymail.co.u"

Mais Mourinho que Villas-Boas

Para um jogador de futebol só há uma dificuldade quando se é treinado por José Mourinho. Qual? Quando se deixa de trabalhar com ele. Micael Simão Pedrosa, mais conhecido por Micas, jogou no Leiria na época de 2001/02, quando o Special One começava a desenhar a alcunha, e desde aí conheceu a sensação algumas vezes. Menos uma, quando jogou no Espinho, na época de 2005/06. Porquê? Porque Vítor Pereira era o treinador. "Nessa época voltei a ter a alegria do treino. A organização da equipa e do trabalho, mais as diferenças nos pequenos detalhes, tudo era muito bom. Depois de trabalhar com Mourinho um jogador torna-se mais exigente. Nota-se a diferença quando se trabalha com outro treinador. Mas com Vítor Pereira não notei nada".
Micas, 30 anos, actualmente no Pombal, não tem medo do exagero que a comparação traz. Tirando o pequeno-grande pormenor da colecção de títulos do treinador do Real Madrid, este defesa que também pode jogar a médio garante que os métodos dos dois treinadores são mesmo muito parecidos, mesmo que as personalidades sejam opostas. Contou o extinto "Comércio do Porto" que quando Vítor Pereira se apresentou no Espinho, na tal época de 2005/06, disse que tinha a escola de Mourinho. A cerimónia decorreu nos Bombeiros Voluntários da cidade e toda a gente pensou que o treinador estava a meter água. Passados seis anos, Micas diz que não. Mas também podia ter dito na altura. "O Vítor Pereira é um treinador muito próximo dos jogadores. É extremamente metódico e faz a diferença. No início da semana já sabíamos todos os pormenores relativos ao adversário que íamos defrontar. Sabíamos tudo deles. Preocupa-se com a sua equipa e quer que ela se sinta entrosada, que o colectivo saiba o que está a fazer, mas nunca descura o adversário. E não era fácil estudar os adversários das divisões inferiores", conta Micas.
Depois de ter trabalhado com Vítor Pereira e José Mourinho, a conclusão do médio é esta. "Comparo-os nos métodos de trabalho e na relação próxima que mantêm com os jogadores. Vítor Pereira é muito exigente com os jogadores e não tenho dúvidas de que seguirá o mesmo caminho de sucesso percorrido por Mourinho. Mas são treinadores com personalidades diferentes". No Espinho, na tal época de 2005/06, os jogadores até tinham um nome especial para o agora treinador do FC Porto: chamavam-lhe Vítor Mourinho. "Por vezes dizíamos isso na brincadeira. São muito idênticos".


A táctica

Dois sistemas

Vítor Pereira já foi um fundamentalista táctico. Foi no início da carreira, mas cedo percebeu que tinha de adaptar a táctica aos jogadores em vez de tentar o contrário. O sistema preferido é o 4x3x3, mas há um alternativo. Micas conta como é. "Usámos muitas vezes o 4x3x3, mas também o 4x4x2. Dependia dos jogos. O Vítor Pereira tenta perceber como é que o jogador se sente bem em termos tácticos. Há uma adaptação mútua entre treinador e jogador e, para tal, a comunicação entre eles é muito importante".

A preparação absoluta

Cartas ou vídeo jogos são passatempos comuns entre os jogadores. Vítor Pereira não os proíbe, mas impõe algumas regras. Por exemplo, à medida que se aproxima um jogo é exigida concentração máxima. "Ele não gostava que jogássemos cartas se o jogo estivesse próximo. Na véspera não há problema, mas no dia do jogo, não. A preparação para a competição começa no estágio", conta Micas.


O treino 

Competitividade extrema

O treinador do FC Porto gosta de sessões de trabalho intensas. Duram entre uma hora e meia e duas horas e são encaradas com todo o profissionalismo. Ainda assim, há espaço para algumas brincadeiras, que no fundo são um disfarce da competição, de acordo com Micas. "Há muita competitividade e todos treinam no máximo. Mas, mais para o final da semana, quando os treinos são menos exigentes do ponto de vista físico para não haver sobrecarga, costuma haver apostas nas peladinhas. Um euro ou dois era quanto tinham que pagar os jogadores que perdiam. Depois íamos jantar". Vítor Pereira também dá muita atenção ao "treino individualizado e táctico". Aliás, essa era uma das suas funções na época passada.

Micas

"Por alguma razão Villas-Boas quis levá-lo para o Chelsea"

Micas não tem dúvidas de que Vítor Pereira vai ter sucesso no FC Porto, um clube ideal para treinadores com pouca experiência nos grandes palcos competitivos. "Vão tentar colar o trabalho de Vítor Pereira ao de André Villas-Boas, algo normal, mas ele saberá diferenciar-se. O Vítor Pereira é um treinador inteligente e com ideias próprias. Agora vai ter a possibilidade de fazer um bom trabalho num clube conhecido por ter uma estrutura excelente. A competência e a determinação são duas características essenciais que Vítor Pereira possui", disse o médio do Pombal.
O treinador do FC Porto, de 42 anos, nunca trabalhou no primeiro escalão do futebol português. O mais perto que esteve foi quando o Santa Clara, em duas ocasiões, falhou a subida de divisão. Nada que atrapalhe a convicção de Micas. "Parte do sucesso de André Villas-Boas deve-se a Vítor Pereira. Por alguma razão, o Villas-Boas quis levá-lo para o Chelsea", afirma.
Villas-Boas utilizou muito o lado motivacional, dando palestras emotivas e, segundo os jogadores, decisivas para o sucesso. Apesar de ter uma personalidade mais recatada, Vítor Pereira também aposta na mesma receita. "Ele sabe espicaçar o orgulho dos jogadores. Fala individualmente quando é necessário e tem um lado humano excelente. Por exemplo, no Espinho houve um jogador, o André Cunha, que passou uma semana complicada por causa do pai e ele uniu completamente o grupo em torno dessa causa". De acordo com Micas, Vítor Pereira também gosta de manter uma relação próxima com os jogadores. "A abertura entre treinador e jogador é grande. É como se fosse um amigo, com quem podemos conversar sobre todos os temas".

Vítor Frade

"Vive, respira e pensa futebol 24 horas por dia"

O FC Porto vai continuar a jogar um futebol atractivo e dominador. A garantia foi dada a O JOGO por Vítor Frade, professor de Vítor Pereira na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física do Porto (FCDEF) e, por isso mesmo, uma das vozes mais autorizadas para falar daquilo que se pode esperar do novo treinador portista. Vítor Frade, que na condição de adjunto de Bobby Robson, também deu as boas vindas ao FC Porto a André Villas-Boas, não tem dúvidas em usar os mesmos adjectivos que atribuiu ao actual treinador do Chelsea há cerca de um ano numa conversa com O JOGO. "Como disse há um ano, o talento, o verdadeiro talento, só precisa de uma oportunidade. O André teve a dele, e agora é a vez do Vítor que é um talento com um potencial tremendo", sublinhou, considerando a sua escolha para o cargo de treinador principal dos campeões nacionais "lógica para o clube, e a sequência natural para uma carreira em crescendo".
Vítor Frade foi o responsável pelo desenvolvimento da "Periodização Táctica", um método de treino que consiste em distribuir no tempo a aquisição de comportamentos inerentes a uma forma de jogar concreta, com o subjacente arrastamento das dimensões técnica, física e mental, que José Mourinho, André Villas-Boas e Vítor Pereira seguiram, embora com adaptações às ideias e conceitos de cada um.
De resto, o actual treinador do FC Porto "sempre se destacou" durante o tempo passado no FCDEF sublinha Vítor Frade. "É um daqueles treinadores que vivem, respiram e pensam futebol 24 horas por dia. É um grande talento que só estava à espera de uma oportunidade como esta para explodir" frisa Vítor Frade que augura o melhor para o novo treinador portista. "Tem todas as condições para ter sucesso e dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado desde há vários anos pelo FC Porto", concluiu.

in "ojogo.pt"

O fabuloso destino de Iturbe, segundo o seleccionador

Enquanto espera que comece o Campeonato do Mundo de sub-20, na Colômbia, Juan Manuel Iturbe é figura de destaque na página oficial da FIFA. O percurso do reforço portista foi passado à lupa e as semelhanças com Lionel Messi foram devidamente sublinhadas. Walter Perazzo, o seleccionador argentino de sub-20, avaliou o prodígio. "É um jogador capaz de criar desequilíbrios, explosivo. Queremos que cresça aos poucos, protegendo-o da pressão resultante dos média. É um jogador fora do normal, que vai ocupar um lugar importante no futebol mundial", disse o seleccionador argentino.
O trabalho da FIFA descreve Juan Manuel Iturbe como um jogador capaz de conduzir a bola com elevado controlo, possuidor de um drible estonteante e extremamente eficaz no duelo com os guarda-redes. Sobre a comparação com Messi, Iturbe mostra-se humilde. "Rio-me quando me comparam a Messi. Eu estou no início da carreira e ele faz coisas impressionantes no Barcelona. Quero traçar o meu próprio caminho", disse.

in "ojogo.pt"

Mera brincadeira ou pensa ficar?

Mesmo do outro lado do Atlântico, Falcao mantém-se informado e, no mínimo, diverte-se, como prova a sua reacção a uma notícia em que Messi revelou a sua admiração por ele, confessando até que gostava de contar com o colombiano na equipa. Ontem, através do Twitter, El Tigre não perdeu a oportunidade para uma tirada bem disposta: "Portistas, o Messi quer vir para o Porto, acham que ele tem lugar na equipa? hahahaha". Por outro lado, a frase permite especular que Falcao ainda vê o seu futuro ligado ao FC Porto, numa altura em que é um dos desejados por André Villas-Boas para reforçar o Chelsea.



Radamel Falcao
Portistas o messi quer vir jogar pro FCPorto.. Acham que tem lugar na equipa ? Jajajaja


Colômbia fica a zero

Com Falcao e Guarín a jogarem de início, a Colômbia empatou sem golos com a selecção de sub-22 do México. O jogo inseriu-se na preparação da selecção colombiana para a participação na Copa América, a ter lugar entre os dias 1 e 24 de Julho, na Argentina.

in "ojogo.pt"

"Hulk não sai do FC Porto" - Teodoro Fonseca

Hulk está seguro no FC Porto. Quem o garantiu a O JOGO foi Teodoro Fonseca, empresário do brasileiro, contrariando a ebulição do mercado em torno do Dragão motivada pela saída de André Villas-Boas para o Chelsea. "Não recebemos qualquer proposta, nem uma sondagem sequer, pelo que tudo o que se tem escrito é mentira", assegurou, pondo termo a todas as ligações que se têm tentado fazer, aproveitando a mudança de Villas-Boas para o futebol inglês.
Ainda ontem, uma informação de mercado apontava uma proposta dos russos do Anzhi como estando dispostos a pagar 40 milhões de euros e somar-lhe Diego Tardelli, avançado conotado com o interesse de Benfica e FC Porto, na temporada passada e cujo passe estaria avaliado em 7 milhões de euros. A mesma fonte referia que o próprio Teodoro Fonseca nem teria transmitido a proposta ao FC Porto, rejeitando de imediato a possibilidade. "É mentira, desconhecia essa situação", frisou.
A questão do mercado resume-se de modo muito simples para o agente, que voltou a sublinhar a sua postura perante eventuais interessados no Incrível - "Só têm uma coisa a fazer: pagam a cláusula de 100 milhões de euros que ele tem no contrato, como exigiu Pinto da Costa com Villas-Boas, ou esquecem o assunto, porque o Hulk não é um jogador que interesse vender, por isso não sai. Ele está bem no clube, está feliz e não lhe passa pela cabeça outra coisa que não seja continuar no FC Porto. Tudo o que se tem dito e escrito não passa de especulação, porque não houve contactos".


Mudança de treinador não vai alterar nada

Hulk está a queimar os últimos cartuchos das férias e nem abordou a saída de André Villas-Boas para o Chelsea com Teodoro Fonseca. "Ele está a descansar, está com a família a aproveitar os últimos dias de férias que tem, por isso não falei com ele sobre a saída de Villas-Boas para o Chelsea, mas tenho a certeza que não vai mudar grande coisa para ele, até porque ele conhece bem o Vítor Pereira", comentou o empresário.

in "ojogo.pt"

Tomás Costa espera ficar

A saída de André Villas-Boas para o Chelsea e a entrada de Vítor Pereira faz com que Tomás Costa alimente a esperança de fazer parte do plantel portista na próxima temporada. A ideia foi transmitida a O JOGO pelo seu empresário, o argentino Federico Simonian. "Com a mudança de treinador no FC Porto pode ser que também mude a ideia sobre a permanência do Tomás Costa. Ele tem nível suficiente para fazer parte do grupo", disse o empresário.
Tomás Costa foi dispensado por André Villas-Boas depois de ter realizado o estágio em Marienfeld, Alemanha, e de ter sido utilizado em vários lugares do meio-campo. Foi emprestado ao Cluj, da Roménia, tendo disputado a Liga dos Campeões, e depois ao Universidade Católica, do Chile, jogando também na Taça Libertadores. A gozar férias na Argentina, o médio vai apresentar-se no Olival no dia 30, de maneira a conhecer as intenções do novo treinador do FC Porto, numa altura em que vai entrar no último ano de contrato. "Ele vai apresentar-se e, em princípio, vai fazer a pré-época com o FC Porto. Os dirigentes terão de informar-nos o que querem fazer, isto é, se fica ou se é emprestado. Vamos ver o que sucede", disse Simonian.


Milan na pista de Moutinho

O nome de João Moutinho estaria colocado no topo das preferências do Milan para reforçar o meio-campo. A notícia surge de Itália, depois de outros emblemas transalpinos como Inter, Fiorentina e Juventus terem sido associados ao médio do FC Porto. Apesar de em Inglaterra insistirem com a possibilidade de assinar pelo Chelsea, a verdade é que os números adiantados no mercado estrangeiro em nada condizem com a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, que o prende ao Dragão.

in "ojogo.pt"

Jesualdo quer levar Castro

Castro ainda não sabe onde vai jogar na próxima temporada, mas não lhe faltam alternativas caso não fique no plantel portista. O Panathinaikos é o mais recente candidato, depois de O JOGO ter apurado que Jesualdo Ferreira está muito interessado em contar com ele no clube da capital grega, que passa actualmente por uma grande restruturação.
A isto junta-se a um rumor de mercado que aponta o Roma como estando disposto a fazer uma proposta aos azuis e brancos, por indicação do técnico Luís Enrique, natural de Gijón, e que seguiu a evolução de Castro no clube da sua cidade-natal na última época. O médio português foi, recorde-se, decisivo para manter a equipa fora de perigo.
O próprio Gijón, tal como já foi noticiado, gostaria de voltar a contar com o português, pelo que, se não ficar no FC Porto, Castro só terá de escolher onde quer jogar.

in "ojogo.pt"

Loucura por Hulk

JUVENTUS CONCORRE COM PODEROSOS INGLESES


A Juventus é o mais recente membro do clube de fãs de Hulk, tendo já apontado baterias ao avançado do FC Porto. Na iminência de perder a corrida por Kun Agüero para o Real Madrid, a vecchia signora já procura soluções no mercado e o internacional brasileiro surge como alternativa número um. O problema é que os italianos “só” estão dispostos a pagar 35 milhões de euros ao Atlético de Madrid pelo craque argentino. Um valor que Pinto da Costa nem por sonhos quer ouvir falar para abrir mão do Incrível. O presidente já avisou que não cede, a não ser que algum clube pague os 100 milhões de euros que constam da cláusula de rescisão.
Em Itália, também o AC Milan há muito se posicionou e as mais recentes notícias dão conta de Hulk como opção para colmatar a saída de Antonio Cassano. Adriano Galliani, vice-presidente dos rossoneri, é admirador do avançado, mas também de Messi, conforme ironizou. Os milhões em causa é que estragam tudo...
in "record.pt"

Fernando fica mais um ano

SAD GARANTE ARGUMENTOS PARA CONVENCER O MÉDIO


Volte-face no processo Fernando. Pese embora a sua vontade de deixar o clube neste defeso, conforme tornou público no final da Taça de Portugal, a verdade é que a SAD portista já garantiu argumentos para o convencer a permanecer por mais uma temporada no Dragão, podendo libertá-lo depois, numa altura em que ainda terá mais dois anos de ligação ao clube – o seu contrato termina em 2014.
Desde que a época 2010/11 terminou, o Polvo – alcunha pela qual Fernando é conhecido – sempre foi colocado na rota da saída e esse cenário foi seriamente equacionado pelos dirigentes do clube. No entanto, face à partida de André Villas-Boas para o Chelsea e ao assédio dos tubarões europeus a jogadores como Falcão, Hulk e João Moutinho, o FC Porto pretende cerrar fileiras por forma a garantir que o plantel vencedor da Liga Europa não seja desmantelado no imediato. Nesse sentido, a aposta passa também por segurar os homens com mais anos de casa e Fernando já é um deles.
in "record.pt"

Fernando Gomes acredita em Vítor Pereira

Fernando Gomes diz não ser a pessoa indicada para avaliar as capacidades de Vítor Pereira para assumir o cargo de treinador do FC Porto, mas acredita que a escolha poderá revelar-se acertada. 

«Tenho confiança que sim, mas é uma matéria que diz respeito aos elementos que estão nessa área [departamento de futebol], só eles poderão opinar», disse o director das relações externas do FC Porto, ouvido pela Antena 1 à margem das vigésimas jornadas médicas que decorrem em Porto Santo, na Madeira


in "abola.pt"

«Quero deixar a minha própria marca no futebol» - Iturbe

Juan Iturbe, reforço do FC Porto já garantido para a próxima época, aparece em grande destaque no site da FIFA. Na entrevista, o jovem prodígio fala sobre as ambições da Argentina no Mundial sub 20, que vai decorrer na Colômbia, e ri-se quando o comparam a Messi. 

«Rio quando me comparam com Messi, ainda estou a começar. Quero deixar a minha própria marca no futebol».

«Os meus colegas de equipa começaram a chamar-me pulguita e claro que eu acho confuso porque o Messi é um jogador único, o melhor do Mundo. De qualquer forma, sinto orgulho nessa referência», explica Iturbe ao portal FIFA.com .

Apesar de ter vivido grande parte da sua vida no Paraguai, tendo, inclusivé, actuado pelas selecções jovens do país, Iturbe não tem pejo em afirmar que quer vestir a camisola que consagrou Maradona.

«Já decidi, vou jogar pela Argentina, quero ser campeão com aquela camisola», disse.

Com o Mundial sub 20 prestes a começar, Iturbe espera conquistar o ceptro mundial, repetindo os feitos de Diego Maradona, em 1979, e Lionel Messi, em 2005. 

«O objectivo é fazer uma participação e lutar para sermos campeões mundiais, já que a Argentina é candidata ao título em todas as provas em que participa», constatou.

A terminar, o seleccionador da Argentina, Walter Perazzo, deixou um aperitivo aos adeptos do FC Porto:

«Ele (Iturbe) é um jogador explosivo que consegue perturbar as equipas adversárias. Ele oferece algo diferente e vai provocar, no futuro, um grande impacto no futebol mundial».

«Queremos levar as coisas de forma calma com ele, sabemos a pressão a que está sujeito pela imprensa mas queremos libertá-lo um pouco», sustentou o técnico. 


in "abola.pt"