domingo, 31 de março de 2013

Artur: um naufrágio no relvado


Antes de mais, convêm esclarecer que Artur consta desta nossa selecção graças a um episódio da sua carreira e não pela sua qualidade futebolística. Essa era indiscutível, pois o brasileiro foi uma das grandes figuras do campeonato português na década de 90. Rápido e matador, brilhou na Invicta ao serviço do Boavista e do F.C.Porto. Para o “Filho-do-Vento”, o momento alto da sua vida profissional talvez tenha sido o golo que marcou em San Siro, na vitória portista por 3-2 frente ao Milan. Mas para nós, o momento mais memorável foi sem dúvida outro, decorrido minutos depois. Passemos à explicação. 

artursansiro 300x225 Artur: um naufrágio no relvado
O jogo realizou-se na época 96/97 e dizia respeito à fase de grupos da Champions League. Jogava-se a segunda parte, quando Artur, que marcara aos 53 minutos, saiu do campo e se ajoelhou junto à linha lateral. Os adeptos temeram a lesão, o banco observou-o apreensivo e o realizador da transmissão televisiva ordenou ao operador de câmara um grande plano do jogador. Ninguém entendia. Não sabemos se foi perturbado por uma virose, uma feijoada mal digerida ou umas caipirinhas emborcadas na véspera,  ou se simplesmente foram os nervos ou as vitaminas dadas pelos médicos portistas (a famosa amarelinha) a fazer efeito . A verdade é que enquanto António Oliveira gritava, preocupado, o seu atleta evocava o Gregório. Provavelmente, terá sido o único futebolista a vomitar em directo para a televisão. E foi, seguramente, dos poucos que depois de uma descarga daquelas, voltou ao campo para continuar a correr, em busca de outro golo, como se nada fosse.

Quando deixou os golos e, após experiências como treinador, o craque assumiu o cognome de Rei Artur e decidiu lançar-se na política, reforçando a dimensão mítica que nos levou a inclui-lo nesta rubrica.
ion "futebolportugal.pt"

JUNIORES A PERDEM EM GUIMARÃES

A equipa Sub19 do FC Porto perdeu este sábado no terreno do Vitória de Guimarães, por 2-1, em encontro da sétima jornada da fase final do Nacional de Juniores A. Os Dragões até estiveram em vantagem, com um golo de Ivo, aos nove minutos, mas acabaram por sofrer um tento aos 81, que ditou a perda dos três pontos.

O FC Porto teve uma boa entrada em jogo, com circulação e posse de bola, fazendo o primeiro golo na sequência de um belo lance colectivo. Na segunda parte, já com o marcador a registar 1-1, os portistas procuraram de novo a vantagem, mas já sem o discernimento dos primeiros 30 minutos. A jogar contra dez adversários, por expulsão de um vimaranense, os Dragões sofreram um contra-ataque certeiro que ditou o resultado final.

A formação orientada por Nuno Capucho está agora no segundo lugar da prova, com 13 pontos, menos um do que o Sporting, que lidera.

O FC Porto alinhou com Kadu, Marcelo, Sagna (Bruno, intervalo), Tomás Podstawski (cap.), Rafa, Vítor Andrade (Ricardinho, 77m), Francisco Ramos (Leandro, 57m), Belinha, André Silva, Graça e Ivo.

in "fcp-pt#

Rota do título: F.C. Porto está na fase mais perigosa


A seis jornadas do final da Liga, é altura de olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto está, nesta altura, no período teoricamente mais complicado do calendário. É quando o inverno começa a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrenta maiores dificuldades. O calendário ficou mais «aliviado» pela eliminação europeia, porém.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate nos Barreiros, com o Marítimo. Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: mas na terceira a ida Coimbra, para jogar com a Académica, saiu-lhes favorável (0-3). Agora, já no início de abril, o F.C. Porto recebe o Sp. Braga. 

Mas ainda que este seja, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Calendário do F.C. Porto até final da época:

3/4: Rio Ave (c), meia-final da Taça da Liga 
7/4: Sp. Braga (c)
(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
28/4: V. Setúbal (c)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.


in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho a 100% devolve os triunfos


Série negativa portista termina com o regresso do médio, que somou a 10ª assistência na Liga e chegou ao topo do ranking
A polémica em que João Moutinho se viu envolvido depois da troca de bocas entre Pinto da Costa e Paulo Bento, por ter jogado na Seleção quando viajou lesionado, terminou ontem, depois de o médio ter jogado 90' sem sequelas e a 100%.

O FC Porto, que sem ele (na segunda parte), foi eliminado em Málaga e depois empatou no Marítimo regressou aos triunfos, o que embora possa ser apenas uma coincidência, não deixa de ser curioso. 

E Moutinho até foi decisivo, com a assistência, de pé esquerdo, para o golo que desbloqueou a resistência da Académica. Foi a 10ª no campeonato (12ª na época), o que não só faz dele o melhor portista neste capítulo, como também o devolve ao topo da Liga, ao lado do bracarense Mossoró.

in "ojogo.pt"

Borússia aperta o cerco a Jackson


Representante do atual campeão alemão esteve ontem em Coimbra
Depois de ter sido noticiado, na Alemanha, que o Borússia de Dortmund está interessado na contratação de Jackson Martínez para a próxima época, um representante do atual campeão alemão esteve ontem em Coimbra a assistir à partida com a Académica. 

O Dortmund, que, segundo as mesmas fontes, até já terá pedido uma reunião com os responsáveis do FC Porto para aferir as condições de resgate do internacional colombiano, foi um dos três clubes que estiveram presentes na partida.

O Braga, próximo adversário do FC Porto no campeonato, assim como o Manchester United, associado nas últimas semanas a Mangala, Alex Sandro e a... Jackson, também enviaram emissários a Coimbra. 
2
in "ojogo.pt"

Mangala falha o Braga

Central francês viu o quinto amarelo na liga portuguesa


Mangala viu o quinto cartão amarelo no campeonato e, por isso, fica de fora na próxima ronda, em que o FC Porto recebe o Braga, atual quarto classificado, ainda que com um jogo a menos. 

Assim sendo, e partindo do princípio que Danilo recupera das queixas musculares, Maicon regressará ao eixo da defesa. Mangala viu o amarelo pouco depois de ter feito o quinto golo da época.


in "ojogo.pt"