domingo, 19 de dezembro de 2010

Castro: «Estou no clube do coração, mas gostava de jogar mais»

Médio confessa-se «um pouco triste» pela escassa utilização


A época actual não está a ser totalmente satisfatória para Castro. O médio do F.C. Porto reconhece a alegria de jogar no «clube do coração», mas tem pena de não poder dar um contributo mais activo, embora reconheça que é muito difícil jogar no meio campo dos dragões.

«O campeonato está a correr muito bem, porque estou no clube do meu coração, a equipa está a ganhar sempre a jogar um bom futebol, mas pessoalmente não está a correr tão bem, porque gostava de jogar mais. Mas o treinador é que decide e só tenho de continuar a trabalhar como sempre», afirmou o jogador, em entrevista ao site espanhol «Vavel». 

Castro confessa estar «um pouco triste» com a situação actual, mas garante que a situação vai mudar: «Não me dou por vencido e vou continuar a trabalhar.»

Elegendo Ukra como o seu «grande amigo», o médio luso falou ainda do treinador André Villas-Boas, para quem só tem elogios. «É um grande treinador, todos os jogadores gostam dele, fazemos treinos muito bons e, acima de tudo, devo dizer que também é muito boa pessoa», frisou.

Por fim, Castro falou do seu futuro, revelando vontade de «continuar a representar» a selecção nacional e apontando a outros campeonatos. «O campeonato espanhol e o inglês são os mais fortes do mundo, por isso gostava muito de jogar lá. Neste Verão falou-se do interesse do Sp. Gijón, mas não ser se era verdade», afirmou. 


in "maisfutebol.iol.pt"

SARA OLIVEIRA VOLTA A BRILHAR


Sara Oliveira classificou-se esta tarde no 16.º lugar na prova de 100 metros mariposa do 10.º Campeonato do Mundo de Piscina Curta, que amanhã termina no Dubai.

A atleta olímpica portuguesa registou o tempo de 58.72 nas meias-finais, depois de ter estabelecido um novo recorde nacional absoluto nas eliminatórias, ao fazer a marca de 58.31. Até esta manhã, o máximo nacional era de 58.42.

Sara Oliveira bateu três recordes nacionais no Mundial, nos 50 (26.78), 100 (58.31) e 200 metros mariposa (2:08.54)


in "fcp.pt"

PRIMEIRA DERROTA NÃO RETIRA LIDERANÇA


O FC Porto Ferpinta sofreu a primeira derrota na Liga. Aconteceu este sábado, à nona jornada e em Coimbra, onde os Dragões perderam frente à Académica, por 76-71, no final de uma partida extremamente equilibrada, com todos os parciais a serem decididos apenas por um ou dois pontos. Apesar do desaire inesperado, os azuis e brancos mantêm a liderança isolada, com 17 pontos somados.

Carlos Andrade (15 pontos e 6 ressaltos), Julian Terrell (13 pontos e 9 ressaltos) e Gregory Stempin (16 pontos e 8 ressaltos) foram os melhores dos Dragões, num encontro em que os 11 triplos convertidos (5 da autoria de José Costa) não bastaram para atenuar os efeitos de um jogo interior menos conseguido, com a eficácia de lançamento a não ultrapassar os 41 por cento (11 em 27).


in "fcp.pt"

C PORTO VITALIS FECHA O ANO COM SÉTIMO TRIUNFO CONSECUTIVO


O FC Porto Vitalis fechou o calendário de 2010 com mais um triunfo, o sétimo consecutivo no campeonato. Os Dragões foram a Matosinhos vencer a Académica de S. Mamede, por 26-37, em desafio da 16.ª jornada, mantendo-se, assim, no primeiro lugar da classificação.

Nos primeiros 10 minutos assistiu-se a uma partida dividida, com os Bicampeões a fixarem-se por cima desde então, avançando para um resultado dilatado, que permitiu ao treinador Ljubomir Obradovic promover a rotação da equipa na segunda parte.

Os golos azuis e brancos tiveram a assinatura de Ricardo Moreira (8), Tiago Rocha (7), Dario Andrade (6), Nuno Grilo (4), Pedro Spínola (4), Wilson Davyes (3), Filipe Mota (2), Gilberto Duarte (1), Augusto Pedro (1) e Inácio Carmo (1).


in "fcp.pt"

Liga dos Últimos motiva

Será assim tão estranho o Paços de Ferreira querer vencer o FC Porto? As sucessivas declarações do treinador portista acerca dos propósitos que animam a equipa de Rui Vitória nesta jornada - "O Paços quer derrotar uma equipa que luta pelo título, não para cumprir os seus objectivos (...), mas para ajudar nos objectivos de outros", afirmou - alimentaram a interrogações. André Villas-Boas teve o cuidado de proteger algumas delas com o rótulo de "brincadeira", e foi assim que algumas foram interpretadas por Rui Vitória, para quem "não deve ser estranho" que os pacenses entrem no jogo para ganhar. "Independentemente do adversário, temos essa expectativa", esclareceu: "Não me parece que seja o presidente do Paços de Ferreira que vá injectar motivação em jogadores daquela qualidade". Sem entrar no jogo da ironia, sereno, Rui Vitória contou o que lhe desagradou: "Sem me perturbar, não achei elegante a alusão a que a nossa vitória fizesse jeito a quem quer que fosse. Queremos a nossa vitória".

"Que venha muita gente, para ver o FC Porto perder" foi a declaração "descomplexada" de Carlos Barbosa, a propósito da organização de um jogo que costuma garantir casa cheia, que alimentou os comentários em que André Villas-Boas encontrou argumentos para manter o FC Porto desperto para a necessidade de se esforçar para continuar invicto. Rui Vitória não tem esse problema. Tem um balneário consciente da real dimensão do desafio: "Se 25 equipas não conseguiram derrotar o FC Porto, então, o Paços de Ferreira também vai ter muitas dificuldades. Não precisamos de mais". Mesmo assim, insiste em jogar para ganhar: "Olhamos sempre para os adversários como uma oportunidade de vencer. Domingo é o nosso dia de festa, porque é dia de jogo. Não precisávamos de mais nada para jogar com o FC Porto, temos motivação. Esperemos é que o FC Porto tenha um dia mau e que nós tenhamos um dia muito bom". "Toda a riqueza, todos os argumentos" do adversário não mexem com a alegria de quem vive "sempre com a noção da realidade". "Para motivação, passamos imagens da "Liga dos últimos", contou Rui Vitória, para ilustrar a consciência das "diferentes realidades" das equipas: "Se vemos tanto prazer em atletas que jogam no pelado, o que dizer de nós?".

Virtudes do campo difícil podem fazer a diferença

Nas notas portistas de preparação do jogo está a alusão à Mata Real como um "campo difícil", pela "proximidade das bancadas". "O nosso campo tem algo que todos deveriam ter: chama, emoção. Isso é mais importante do que um metro para dentro ou para fora", comentou Rui Vitória, com esperança de que a regra se confirme e, neste jogo em particular, os adeptos "tenham a oportunidade de passar no hipermercado ou de ir ao guarda-fatos e juntar-se à recolha de bens da claque", que reverte para o Coração da Cidade.

in "ojogo.pt"

James convence Villas-Boas

O mesmo protagonista, outras funções. Villas-Boas já escolheu e deve apostar novamente na irreverência de James na Mata Real. O colombiano vai actuar no lado esquerdo do ataque, formando um trio com os habituais Falcao e Hulk, estreando-se como titular no campeonato. A decisão foi tomada no treino de ontem, o único em que houve trabalho táctico, tal como técnico revelou na conferência de Imprensa.

Portanto, sem surpresas, o técnico vai devolver o 4x3x3 à equipa, abandonado momentaneamente com o CSKA, e James deixa a posição 10 para encostar-se a uma das alas. Em todo o caso, a presença de El Bandido, contratado ao Banfield, permite uma rápida e fácil mudança de sistema a meio do jogo, caso o FC Porto a isso seja obrigado.
Villas-Boas explicou que ia tomar uma decisão "de acordo com o que achava mais importante, num campo estreito, complicado, onde encontrar espaços é fundamental". Sem Varela e sem Rodríguez para dar profundidade, os dois alas mais utilizados no lado esquerdo, o técnico tinha duas hipóteses: oferecer a terceira titularidade consecutiva ao colombiano, ou desviar um médio para aquela posição, tal como O JOGO antecipou, uma possibilidade que o próprio treinador admitiu ter ponderado.

Em relação à partida europeia, regista-se o regresso mais do que esperado de Hulk e de João Moutinho ao onze. O médio que agitou o mercado de Verão ocupará o lugar habitual no miolo, ao lado de Belluschi. Portanto, Rúben Micael, que até rubricou uma boa exibição e fez um golo aos búlgaros, volta a sentar-se no banco de suplentes. Na defesa, há troca de lateral direito - entra Sapunaru e sai Fucile, numa rotatividade há muito implementada por Villas-Boas; e Maicon sai para ceder o lugar a Rolando.

Maicon volta ao banco e Rolando ao onze

Depois de uma série de erros comprometedores cometidos na partida com o CSKA - um dos quais resultou no golo dos búlgaros -, tudo indica que Maicon vai perder a titularidade na partida com o Paços de Ferreira. O brasileiro será substituído no onze por Rolando, que está de volta à convocatória e à equipa, fazendo dupla com Otamendi. Será a sexta vez que Villas-Boas aposta nestes dois. Nos outros jogos registaram-se quatro vitórias e um empate, com apenas dois golos sofridos pelo FC Porto.

3

James vai para três jogos seguidos, com estreia em três provas diferentes.

in "ojogo.pt"

As contas do futuro num alerta interno

VILLAS-BOAS TRANSFORMA JOGO NUMA FINAL


A Mata Real é um Cabo das Tormentas para o FC Porto na luta pelo título. Villas-Boas quer segurar os 8 pontos de vantagem sobre o Benfica, vincando a paragem da Liga com um forte cunho de superioridade. Foram atípicos os últimos dias e o jogo de hoje começou a disputar-se logo na quarta-feira, com o técnico dos portistas a responder a Carlos Barbosa depois de ganhar ao CSKA Sófia, anunciando “a final da Liga dos Campeões”.
Desde então que o discurso bélico impera no balneário, onde as declarações dos pacenses ganharam eco. O plantel está mobilizado para a batalha e entrou em estágio ontem mesmo. A prática foi abolida para os jogos em casa, mas nem o facto de Paços de Ferreira ficar a 30 quilómetros da Invicta deu azo a facilitismos.
Está criado um clima muito tenso em torno do jogo de hoje e não foi nada inocente a aparição de Villas-Boas com o relatório de análise aos castores, onde se define um onze-tipo e alguns comportamentos padrão da equipa. No duelo estratégico, o portista lançou pressão para o lado de Rui Vitória, deixando-se fotografar com a radiografia feita pelo observador Daniel Sousa ao conjunto da Mata Real.
Um ambiente atípico enquadrado com a importância que o FC Porto quer dar a este jogo. Num estádio onde o Sporting caiu, os dragões querem fechar o ano com ampla vantagem sobre a concorrência.
in"record.pt"

Mariano desejado

EM FINAL DE CONTRATO É NOME FALADO NA ARGENTINA


Pelo que fez no passado, uma vez que está há nove meses sem competir, Mariano González continua a ter mercado, sobretudo na sua Argentina natal. O extremo está em final de contrato com o FC Porto e, por esse motivo, o seu nome está nas cogitações. O Racing Avellaneda, por exemplo, pondera a contratação do extremo dos azuis e brancos, mas já fez saber que, para isso acontecer, primeiro precisa de vender.
Mesmo tendo em conta que André Villas-Boas já garantiu que Mariano González será inscrito na reabertura do mercado de transferências, a verdade é que não há perspetivas de que o atleta venha a prolongar o seu contrato com o FC Porto e o atual termina já no fim desta temporada. Um sinal claro de que a sua saída não vai render nada aos cofres azuis e brancos.
De qualquer forma, o atleta continua a ser demasiado caro para a grande maioria dos clubes do seu país, tendo em conta o ordenado que aufere e que não estará disposto a baixar radicalmente. Em todo o caso, não é provável que o FC Porto abra mão do argentino na reabertura do mercado, pelo que terá a oportunidade de provar que é útil à equipa, sonhando ainda com a renovação, por muito que esse objectivo pareça longínquo na atualidade.
in "record.pt"

Ruben tem palavra a dizer

TITULARIDADE DE JAMES NÃO ESTÁ GARANTIDA


Na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o P. Ferreira, André Villas-Boas foi claro ao assumir que, face às dimensões da Mata Real, tinha em aberto a possibilidade de lançar mais um médio em detrimento de um extremo. Com Varela e Cristian Rodríguez fora de combate por se encontrarem lesionados, a lógica apontaria James à sua primeira titularidade na Liga. No entanto, Ruben Micael tem uma palavra a dizer. A decisão cabe, contudo, a Villas-Boas, sendo certo que o treinador só abdicou do 4x3x3 em duas ocasiões: com o Genk, em casa, e no recente jogo com o CSKA búlgaro. Ainda assim, a possibilidade de mudar o esquema, agora num jogo da Liga, está em aberto, surgindo o madeirense como principal candidato à vaga em aberto.
Micael tem jogado com mais frequência neste final de ano e no último jogo até apontou um dos golos portistas ao CSKA. Todavia, James também marcou nessa partida. Como diria Robson, AVB tem aqui uma “boa dor de cabeça”.
in "record.pt"

Hulk e Falcão é parceria que resolve

DEIXAM MARCA EM 11 DOS 13 JOGOS DA LIGA


Marcar golos é, como se sabe, a principal função dos avançados e os do FC Porto têm cumprido essa missão na perfeição. Os dragões nunca ficaram em branco nos 25 jogos oficiais que levam na corrente temporada e tiveram sempre atacantes entre os marcadores. Se nos restringirmos aos 13 jogos já disputados na Liga, pode-se constatar que Falcão e/ou Hulk picaram o ponto em 11 deles. Quando o não fizeram, frente ao Nacional e à Académica, ambos fora de casa, estava lá Varela a fazer jus à “tripla dourada”, conforme a FIFA a apelidou. Contudo, esta noite, na Mata Real, o internacional português não é opção. A dupla Falcão e Hulk está entregue a si própria para... resolver.
O colombiano e o brasileiro, de resto, até já sabem como marcar ao Paços de Ferreira na Mata Real. El Tigre deixou lá a sua marca na última temporada e o Incrível em 2008/2009. Habituados a resolver os jogos a favor do FC Porto, os dois vão carregar nas suas costas as despesas atacantes do jogo desta noite, independentemente do jogador que seja escolhido por André Villas-Boas para os acompanhar mais de perto...
Na luta. Apesar de se completarem com benefícios claros para o coletivo, Falcão e Hulk vivem dias de grande rivalidade interna. É que, apesar de o Incrível liderar a lista dos melhores marcadores do campeonato, a verdade é que, em termos gerais, El Tigre é que é o melhor marcador da equipa na corrente época, com 18 golos face aos 17 do brasileiro.
Ou seja, tudo aponta para que o colombiano termine o ano na frente do colega, mas Hulk ainda tem uma palavra a dizer, já que ele é que tem mostrado maior acerto no campeonato e o jogo desta noite, o último de 2010, é referente a essa prova na qual tem sido rei.
Mais de metade. Mas se é certo que o registo goleador de Falcão e Hulk é eloquente, ainda mais se torna se o somarmos. A parceria do colombiano com o brasileiro já rendeu 35 golos ao FC Porto nos 25 jogos disputados, sendo que nesse período a equipa apontou um total de 61 tentos. Ou seja, El Tigre e o Incrível são os responsáveis por mais de metade dos golos apontados até ao momento. Os dois rendem mais do que os restantes 11 jogadores que já fizeram o gosto ao pé nesta temporada, o que os destaca na campanha de sucesso azul e branco.
in "record.pt"

Souza escapa à janela de Inverno

Souza parece ter escapado à tendência geral (entre os críticos do dragão) de o colocarem na lista de dispensáveis para rodar, em Janeiro. 

Villas Boas manteve-o fora das vistas durante mais de um mês, e a progressiva secundarização do reforço brasileiro parecia envolver esse inevitável efeito de o deslocar para a esfera dos mais discutíveis.

Mas não: Souza regressou à equipa com o CSKA, e regressou ontem à lista de convocados para jogo de risco, essa sim, a notícia, pois a ascensão de Guarín afastou-o inapelavelmente das provas prioritárias durante cerca de um mês, período em que se especulou inevitavelmente à volta do seu desaparecimento, por se tratar de um investimento dos mais avultados (o FC Porto pagou três milhões de euros por 3/4 do passe).

Nos últimos dias falou-se também de um eventual empréstimo ao Vasco da Gama, o clube de origem, alegadamente interessado em ter Souza durante a abordagem ao Estadual do Rio de Janeiro, mas do Porto, tanto quanto se sabe, não saiu eco favorável. Saiu, isso sim, o reforço da confiança no médio, com bons 80 minutos frente ao CSKA, jogo que, afinal, deixou bem à vista a sua principal fragilidade: as cãibras estão ligadas ao ritmo de jogo, e foi por ainda não estar bem ambientado às relações de maior intensidade características dos jogos europeus que Souza voltou a ceder no final do jogo da Liga Europa.



in "abola.pt"