sexta-feira, 14 de setembro de 2012

“RITMO FORTE” É A SOLUÇÃO DE ROLA PARA BATER CAMÕES

O FC Porto Vitalis inicia a defesa do título no recinto do Camões, formação recém-promovida ao Andebol 1 (sábado, 17h00, Pavilhão Municipal do Casal Vistoso). Em antevisão exclusiva ao www.fcporto.pt e Porto Canal, Sérgio Rola considera que é essencial impor um “ritmo forte” e defende que a equipa está mais poderosa do que na temporada passada.

Os Dragões iniciaram a temporada com dois desaires: na Supertaça, ficaram na quarta posição, tendo sido afastados da final pelo Benfica (28-27). Por outro lado, falharam a qualificação para a Liga dos Campeões, após uma derrota com o Partizan (27-25), no último sábado. Na opinião de Sérgio Rola, o arranque “correu mal”, mas agora há que “levantar a cabeça”: “O importante é entrarmos de forma forte na primeira jornada, que é um dos nossos grandes objectivos. Queremos ganhar o campeonato e ser ‘penta’”.

O plantel uniu-se ainda mais após estes desaires, garante o ponta-direita: “O grupo está confiante para o início do campeonato. Esperamos ter os adeptos do nosso lado para chegarmos a mais conquistas”. Do outro lado vai estar uma formação “motivada para jogar com o campeão nacional”, mas o que será verdadeiramente determinante é que o FC Porto imponha um “ritmo forte” e consiga “defender bem”.

“Queremos fazer um jogo sério e ter sempre em mente que a vitória é o mais importante. Penso que estamos mais fortes e ao longo da época vamos provar isso”, afirmou Sérgio Rola.


in "fcp.pt"

«Moutinho pouco provável em janeiro», diz Villas Boas


Depois de ter falhado a contratação de João Moutinho, o treinador do Tottenham, André Villas Boas, assegura que não deverá voltar à carga pelo internacional português na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

«É pouco provável que tentemos novamente em janeiro. Em geral, o mercado é muito difícil e muito dispendioso, por isso, é altamente improvável voltar a essa transferência porque, por essa altura, já teremos o Scott Parker disponível», disse o treinador português, em conferência de imprensa, frisando que o Tottenham não dependia da contratação de João Moutinho: 

«Estávamos preparados para o caso de não conseguirmos essa contratação. Tentámos contratá-lo no final da janela de transferências mas não conseguimos concluir esse negócio e estávamos preparados para o caso de a transferência falhar.»


in "abola.pt"

FC Porto, Benfica e Sporting partem como favoritos

ABC, Madeira SAD e Águas Santas são os outsiders na corrida ao título do campeonato nacional de andebol.

A 1.ª divisão portuguesa de andebol arranca este fim de semana com o tetracampeão FC Porto, Benfica e Sporting como principais candidatos ao título, com os “dragões” a “apadrinharem”, na primeira ronda a estreia do Clube Desportivo Escolar Camões.
Os “três grandes” perfilam-se como os principais candidatos ao título, com uma vantagem ligeira sobre um lote de equipas, no qual se incluem ABC, Madeira SAD e Águas Santas.
Belenenses, Xico e Sporting da Horta irão lutar por um lugar tranquilo a meio da tabela classificativa, com o objetivo principal de ficar no grupo dos primeiros, enquanto Fafe, Camões e Avanca apostam tudo na permanência.
O tetracampeão nacional FC Porto teve um início de época aziago, ao terminar a Supertaça, primeira prova oficial, no quarto lugar e ao falhar, uma vez mais, o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Benfica, quarto classificado de 2011/12, reeditou esta época a vitória na Supertaça, com um triunfo na final frente ao Sporting, em Fafe, tendo o Madeira SAD, vice-campeão, sido superior ao FC Porto e conquistado o terceiro lugar do pódio.
Ainda sem poder contar com todos os seus jogadores, o Benfica surge para 2012/13 com alguns reforços de peso, nomeadamente com o guarda-redes espanhol Vicente Álamo (ex-Ademar Leon, Espanha), o sérvio Davor Cutura (ex-Valladolid, Espanha), Álvaro Rodrigues (ex-ABC), Tiago Pereira (ex-ABC) e Dario Andrade (ex-FC Porto).
No primeiro embate oficial da época com o FC Porto, para as meias-finais da Supertaça, em Fafe, o Benfica registou um ligeiro ascendente sobre os “dragões”, que revelaram alguma dificuldade em substituir o lesionado pivot Tiago Rocha.
Com a espinha dorsal da última época inalterada, o FC Porto apresenta como principais reforços para esta época o lateral-direito João Ferraz – que tem sido uma mais-valia – e o lateral-esquerdo Hugo Rosário, ambos ex-Madeira SAD.
O Madeira SAD, este ano orientado por Aleksander Donner, colmatou as várias saídas com contratações pontuais, nomeadamente com os reforços Nelson Pina (ex-Sporting da Horta), Nuno Roque (ex-Benfica), Carlos Siqueira (ex-Sporting), Marco Gil (ex-Marítimo) e Pedro Peneda (ex-Fafe).
O Sporting, finalista vencido da Supertaça e esta temporada orientado por Frederico Santos, assegurou a continuidade de alguns dos seus jogadores mais influentes e contratou o montenegrino Novica Rudovic (ex-Guadalajara, Espanha), João Antunes e Nuno Silva (ex-Madeira SAD).
O Águas Santas, com o regresso do treinador Paulo Faria, prossegue em 2012/13 a tendência das últimas épocas, recorrendo à promoção de atletas juniores, contratando apenas o internacional luso Bosko Blejanovic (ex-Madeira SAD).
O ABC, que na pré-época conquistou os torneios de Águas Santas e de São Mateus, este último batendo na final o Benfica, apresenta uma equipa jovem reforçada com o regresso do internacional Hugo Rocha (ex-Sporting).
O Xico Andebol, longe do fulgor de anos mais recentes, reforçou o seu plantel com o recurso ao “vizinho” ABC, onde foi buscar Rui Loureiro, Mário Peixoto e João Rodrigues, para além de Daniel Santos (ex-Madeira SAD).
A formação insular do Sporting da Horta operou também ajustamentos ao plantel, recorrendo à contratação de Tiago Silva (ex-FC Porto), Filipe Pinto (ex-Belenenses), Ireneu Gomes (ex-Benfica), Milos Padezanin (ex-Partizan, Sérvia) e Filipe Martins (ex-Palma del Rio, Espanha).
Nos planteis das restantes equipas impera a prata da casa e o recurso aos escalões de formação, salvo raras exceções, como o Fafe, que contratou José Santos (ex-Xico), Miguel Marinho (ex-Teucro, Espanha), José Sampaio (ex-ISMAI) e Nuno Lobo (ex-Xico).
O estreante Avanca também reforçou o seu plantel com o recurso à contratação de jogadores do despromovido clube vizinho de São Bernardo, nomeadamente João Vilar, Fábio Magalhães e Pedro Maia. Nuno Ferreira (ex-Sp.Espinho) e José Oliveira (ex-ACD Monte) vão também representar o Avanca.
O figurino competitivo da prova mantém-se igual ao da última época, com as 12 equipas participantes a disputar uma primeira fase que irá apurar os seis candidatos ao título e competições europeias e ainda os seis que lutarão pela permanência.
Na primeira ronda, o FC Porto visita o Camões, enquanto o Madeira SAD recebe o Belenenses e o Sporting “apadrinha” a estreia do Avanca, numa ronda em que se destaca o primeiro “clássico”, entre o Benfica e o ABC.

in "sapodesporto.pt"

Penálti e redenção de Gomes em Zagreb fazem 29 anos


Há exactamente 29 anos, o FC Porto estreava-se na Taça das Taças de 1983/84 em Zagreb, iniciando um percurso que terminaria na final de Basileia (1-2, frente à Juventus). Na próxima terça-feira, a capital croata volta a ser o palco da entrada em acção dos Dragões na Europa. Fernando Gomes recorda ao www.fcporto.pt o duelo de 1983, em que apontou os dois golos portistas, em Zagreb e nas Antas.

No Estádio Maksimir, a 14 de Setembro de 1983, o FC Porto perdeu então por 2-1. Na segunda mão, duas semanas depois, no dia em que o clube fazia 90 anos, Gomes apontou um dos golos mais emocionantes da carreira, ao fazer o 1-0 aos 87 minutos, garantindo o acesso dos azuis e brancos à segunda eliminatória. Mas já lá vamos. Primeiro, o bi-Bota de Ouro recorda o encontro da primeira mão: "Lembro-me bem dele por várias razões. Em primeiro lugar, fiz um penálti, o que, se não foi caso único, foi muito raro. Foi daquelas situações em que um avançado vem à defesa e só vem estorvar. Depois, tive de me redimir duas vezes".

A primeira parte da redenção ocorreu ainda na Croácia, então parte da Jugoslávia. Depois de Kranjcar ter convertido a referida grande penalidade, aos 25 minutos, Gomes fez o 1-1, aos 65, com um toque subtil que fez a bola passar por cima do guarda-redes. Infelizmente para os Dragões, Kranjcar fez o 2-1 dez minutos depois. Em casa, era preciso recuperar da desvantagem frente a uma equipa representante do poderoso futebol jugoslavo, que tinha sido campeã nacional há apenas dois anos. "Hoje o estatuto dos clubes é diferente. Na altura eram um nome importante e a Jugoslávia tinha grande prestígio", assinala Fernando Gomes.

Nas Antas, o FC Porto fez pela vida, num encontro em que teve 20 cantos a favor e inúmeras oportunidades para marcar. "É um dos jogos que recordo com mais emoção. Estávamos quase eliminados, depois de termos sido superiores, mas a bola não entrava. Depois de marcar, fui de uma baliza à outra a correr. Nem sei como tive força para fazer quase 100 metros", relembra. Após tantos ataques, foi quase milagrosa a forma como Gomes surgiu sozinho no coração da área, após um cruzamento da direita. Depois, um "vólei" perfeito colocou a bola nas redes do Dínamo.

A vitória teve a importância de lançar o FC Porto numa campanha europeia em que eliminaria sucessivamente, até à final, Glasgow Rangers, Shakhtar Donetsk e Aberdeen. "O percurso foi importante pela experiência que ganhámos para futuros desempenhos. Poucas vezes avançávamos nas competições europeias e essa final talvez tenha surgido mais cedo do que pensávamos. Tínhamos uma equipa jovem, mas já com grandes jogadores", resume.

Em relação ao jogo da próxima terça-feira, Gomes reconhece que o historial europeu é favorável ao FC Porto, mas isso "não ganha jogos". "Temos de demonstrar em campo que somos melhores", sublinha o ex-jogador, actualmente no Departamento de Scouting do clube. Quanto ao adversário, o bi-Bota de Ouro conhece algumas das suas características: o futebol croata é "tecnicamente parecido com o português" e os jogadores têm "grande capacidade de sofrimento". Os Balcãs "sempre foram uma zona onde aparecem grandes jogadores" e há ainda outra característica que se mantém há décadas: o ambiente nas bancadas. "O público apoia muito a equipa e podemos esperar muito barulho e festa", prevê.

in "fcp.pt"

Moutinho elogia Villas Boas

João Moutinho é a última grande atração portista da Imprensa inglesa.

Depois de Hulk ter rumado à Rússia a troco de um camião de euros (10 milhões só de prémio de assinatura com o Zenit e mais oito milhões em salários por cada um dos cinco anos de contrato), ruindo por completo a ilusão de ver o brasileiro no Chelsea ou no Manchester City, sobra no plantel do FC Porto o médio para fazer as delícias de tabloides e não só.

O Tottenham, naturalmente, surge associado à equação mais vezes publicada nos últimos dias. Sem explicar o local onde decorreu a conversa ou se o diálogo foi mantido por telefone, o Daily Mail deu destaque, ontem, a declarações atribuídas a João Moutinho.

in "record.pt"

Fucile colocado na órbita do S. Paulo

lateral recupera de lesão

Fucile continua a recuperar de uma lesão ligamentar no pé esquerdo, mas nem assim o seu estatuto esmorece.

Emprestado até dezembro, pelo FC Porto ao Santos, o lateral uruguaio foi, ontem, colocado na rota do S. Paulo, clube que quer reforçar a sua lateral direita. 

in "record.pt"

Rotinas precisam-se

partida de Hulk para o zenit implica uma nova mudança
 
Nada será igual no FC Porto após a partida de Hulk. O Incrível foi a grande referência atacante da equipa nas últimas temporadas e agora, na sua ausência, é quase obrigatório mudar alguns dos processos que estavam instalados quase por defeito no sector atacante da equipa.

Sendo certo que Jackson Martínez se vai manter no centro, restam algumas dúvidas quanto aos jogadores que o vão acompanhar nas missões ofensivas, pois há três candidatos – Varela, Atsu e James – para duas posições. A verdade é que, independentemente de quem for escolhido por Vítor Pereira para alinhar nas extremas, o novo trio de ataque terá sempre poucas rotinas de jogo. Ganhá-las e aperfeiçoá-las, em competição e em treino, torna-se essencial.

in "record.pt"

Fé por Fernando

presença do médio em zagreb é possível

O treino de hoje será decisivo para Fernando. O médio brasileiro, de 25 anos, recupera de uma lesão muscular, que contraiu na véspera do jogo com o Olhanense, e tem estado, desde então, entregue aos cuidados do departamento médico. É na sua recuperação que se concentram os clínicos portistas e, segundo o que conseguimos apurar, o brasileiro ainda não é uma carta fora do baralho de Vítor Pereira para o compromisso da próxima terça-feira, frente ao Dínamo Zagreb, para a Champions.

Há fé na recuperação de Fernando e, nesse sentido, o treino de hoje torna-se determinante. Se deixar o departamento médico para se juntar aos colegas nos relvados do Olival, mesmo que o faça de forma condicionada, ficará bem colocado para integrar os convocados do treinador para o compromisso da Champions. Se, por outro lado, a sua recuperação não sofrer qualquer alteração, então dificilmente será opção na jornada inaugural do Grupo A.

in "record.pt"

Lamptey: «Atsu não deve alinhar em todos os jogos da seleção»

ANTIGO INTERNACIONAL PEDE PROTEÇÃO

O extremo portista Christian Atsu é, por estes dias, o nome mais falado no futebol ganês. Aos 20 anos, Atsu tem gerado uma grande onda de euforia nos adeptos daquele país africano, que até comparam o jovem portista a Lionel Messi.

Contudo, apesar do estado de graça, há quem considere que o extremo tem de dar passos cuidadosos. Essa opinião parte de Nii Lamptey, antigo internacional ganês, um dos jogadores mais bem sucedidos no futebol daquele país de África.

"Os treinadores Akwasi Appiah e Maxwell Konadu têm de o tratar muito bem. Acho que não deve alinhar em todos os jogos da seleção ganesa", comentou o antigo médio, que jogou na União de Leiria, em declarações à Radio Gold.

"Tem muito talento, mas precisa de ser orientado e apoiado. O Gana é assim... Hoje estão a dar-te força, mas as mesmas pessoas vão criticar-te se as coisas não correrem bem", acrescentou.

in "record.pt"