sexta-feira, 15 de julho de 2011

Belluschi a todo o gás

Depois de ter sido integrado nos trabalhos do plantel, no treino de ontem, Belluschi procura agora recuperar o terreno perdido. O médio argentino deverá surgir amanhã, no jogo particular frente ao Borussia Monchengladbach, sendo os primeiros minutos que fará em campo durante a pré-época.
Desta forma, o único jogador que se encontra entregue ao gabinete clínico é Emídio Rafael.´
in "record.,pt"

Rolando "sente-se bem" nos dragões

Rolando continua a admitir a possibilidade de deixar o FC Porto, caso chegue uma proposta tentadora e a SAD aceite negociar com os eventuais interessados, mas até agora, ainda não surgiu qualquer proposta em concreto.
“O jogador tem contrato com o FC Porto, como se sabe, renovou porque está lá bem, sente-se bem. Agora tudo o que se passar tem de passar pelo FC Porto, a partir daí, se o FCP Porto achar por bem, contactar-nos-á. Neste momento ele está no estágio, e não sei de mais nada”, garantiu o empresário do defesa central à Rádio Renascença.
Cardoso da Silva garante ainda que Rolando está "satisfeito" com o novo treinador. "Naturalmente que acredita que o Vitor Pereira pode fazer um bom trabalho no FC Porto. Ele tem sido titular nos últimos três anos, é normal que se mantenha.”
in "record.pt"

Académica: Pedro Emanuel vaticina sucesso a Vítor Pereira

Pedro Emanuel sabe bem do que fala quando chamado a pronunciar-se sobre a sucessão técnica no F.C. Porto. Quem trabalhou de perto com André Villas Boas e Vítor Pereira, na última época, só pode ter uma visão privilegiada para comentar o processo e não lhe restam dúvidas: os dragões souberam escolher bem a sucessão. 

«O Vítor vai enfrentar uma enorme pressão mas irá aprender. O André também teve de conquistar estatuto no Porto e o mesmo vai acontecer com ele. Tem um grande potencial. Penso que o clube ficou bem servido uma vez que ele se integra na forma de pensar da estrutura», referiu o treinador da Académica, à margem do balanço do estágio no Luso.

«O balanço é positivo. Ainda estamos a interiorizar os novos métodos de trabalho mas penso que iremos adaptar-nos rapidamente uns aos outros. Há espírito competitivo, o que ajuda sempre, e quero uma Académica a jogar bom futebol», referiu, a propósito. 

Do plantel, referiu que ainda pode chegar mais alguém, caso seja uma mais-valia, mas deu-se por satisfeito com o grupo que tem à sua disposição. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Kelvin: «Se sair, vou lutar e dar tudo para voltar»

Kelvin é aposta de médio prazo no F.C. Porto. O jovem avançado, contratado neste defeso ao Paraná, não descarta a possibilidade de cedência a outro clube na presente temporada. O brasileiro de 18 anos promete crescer para justificar a aposta portista.

«Ainda estou no começo da época e mesmo da minha carreira. Eu quero muito jogar pelo F.C. Porto mas, se eles entenderem que é melhor emprestar-me, se sair, vou lutar no outro clube e dar tudo voltar ao Porto no futuro», garantiu o jovem.

O F.C. Porto tem várias soluções para o ataque: Varela, Djalma, Hulk, Falcao, Kléber, Walter, James Rodriguez, Cristian Rodriguez, Iturbe, Christian Atsu e o próprio Kelvin.

Nesta altura, Kelvin procura conquistar a confiança de Vítor Pereira, treinador dos dragões. «Estou muito feliz, fui bem recebido por todos e espero que seja uma grande época para o F.C Porto. Estou a adaptar-me, porque o futebol aqui é muito mais rápido», reconheceu.

O brasileiro de 18 anos mostrou-se encantado com Hulk. Ao longo da pré-época, Kelvin aproximou-se da referência portista e encara o internacional canarinho como um exemplo. «O Hulk é um jogador incrível, como se diz, e quero aprender muito com ele», rematou.

No treino desta sexta-feira, segundo a Agência Lusa, Vítor Pereira voltou a insistir nas movimentações ofensivas, com Bellushi a evoluir de forma condicionada e Emídio Rafael à margem. No sábado (18h30 portuguesas, com transmissão na SportTV), o F.C. Porto defronta o Borússia Monchengladbach.


in "maisfutebol.iol.pt"

Tomás Costa: «Quero saber o que o Porto pretende»

Tomás Costa, médio argentino dos quadros do F.C. Porto, está a suscitar o interesse de vários cubes do seu país. O jogador esteve cedido à Universidad Católica do Chile, onde deixou boas indicações, e espera agora por um sinal do clube portista para definir o seu futuro.

«Quero saber o que o Porto pretende. Pelo que tenho percebido, a ideia deles é que haja uma transferência definitiva, mas não sei se será a troco de dinheiro ou de direitos num futuro negócio. De qualquer forma, acho que o Porto não vai colocar entraves à minha saída», disse o jogador, comentando o interesse do Banfield.

Banfield e Colón estão entre os candidatos ao concurso do médio. «A proposta do Banfield interessa-me», garantiu Tomás Costa, depois de ter afirmado o mesmo quando confrontando com o assédio do Colón.


in "maisfutebol.iol.pt"

Eliran Atar apontado

O avançado israelita Eliran Atar, do Maccabi Telavive, está a ser apontado ao FC Porto. Trata-se de um jogador de 24 anos, segundo melhor marcador do campeonato local, e que está avaliado em 4 milhões de euros. A O JOGO, o agente Avini Mni admitiu contactos com dois clubes de Portugal, não comentando nomes. Noutro âmbito, a Imprensa italiana deu conta do interesse do Roma em Jorge Fucile.

BMG vai do museu ao balneário

No dia em que dois jogadores do Santos, onde o Banco BMG investe quase 7 milhões de euros por ano, eram apontados como reforços do FC Porto, os dragões anunciavam um acordo com a entidade bancária para... a construção do museu. Financiar infra-estruturas está longe de ser, porém, o "core business" do BMG e, mais do que isso, a razão para a entrada no mercado europeu. A parceria, sabe O JOGO, será extensível a várias vertentes, sendo que uma delas é a compra de percentagens de passes de jogadores portistas. Isso mesmo nos confirmou Hissa Elias Moysés, o homem forte do banco para o futebol. "Vamos avançar, mas ainda nada foi homologado. Em breve, apresentaremos tudo aí em Portugal", garantiu, acrescentando: "Temos essa opção sobre alguns jogadores e o FC Porto também terá preferência sobre alguns atletas aqui no Brasil."
As intenções são claras. "É uma porta de entrada na Europa. O FC Porto é um clube vencedor e o BMG é uma instituição sólida e com tradição. Esta é a parceria ideal", afiançou, sem querer entrar em mais detalhes. Para os adeptos nacionais, ver um banco assumir uma colagem tão clara a um clube pode parecer estranho. Mas num país onde os passes de jogadores são disputados por supermercados (grupo Sonda) e farmacêuticas (ESM), tudo é relativo.
Ricardo Annes Guimarães, presidente do BMG, foi o líder do Atlético Mineiro entre 2000 e 2006. Por isso, ainda suscita alguma desconfiança quando investe em clubes do Rio de Janeiro (Vasco da Gama, Flamengo ou Botafogo) e São Paulo (Santos, Palmeiras ou São Paulo). Com o tricolor, por exemplo, acertou um contrato que vale 18 milhões de euros em 10 meses para afastar a coreana LG das camisolas.
Portugal entrou na rota do Soccer BR1, o fundo do banco, há cerca de um ano. Nesta fase, os contactos são entre as estruturas de topo, mas o Braga, por exemplo, já tem um jogador (o central Ewerton) que tem parte do seu passe alienada ao BMG. Hyssa Moisés, que é primo de Alexandre Kalil, o actual presidente do Atlético Mineiro, não quer confirmar se Kléber é o primeiro dragão com a marca da entidade bancária. É público, porém, que o Galo deve quase 45 milhões de euros à instituição financeira que, do lado de cá do Atlântico, é pura e simplesmente ignorada.
Especialistas ligados à banca nacional ontem contactados pelo nosso jornal foram redundantes. "Não sou a pessoa indicada para falar. Não conheço o banco", foi a resposta quase unânime. Com 80 anos, o BMG direccionou-se, recentemente, para a concessão de créditos, sendo líder nesse segmento.
Mas é a ligação ao desporto e ao futebol que dá notoriedade à marca. Com uma estrutura de olheiros bem espalhada pelo país, o fundo detecta talentos e entra em campo. Tanto investe nos maiores clubes como nos estaduais, tem uma equipa de automobilismo (BMG Racing) e apoia judocas e lutadores. A perspectiva é sempre projectada no futuro e visa o lucro. No caso do FC Porto, o casamento junta a fome à vontade de comer...

É o banco do Brasileirão

Ricardo Guimarães é o herdeiro de uma instituição com 80 anos. Fanático por futebol, percebeu que o BMG podia ser mais do que um banco de crédito para pensionistas e milhões de cidadãos que vivem no limiar na pobreza. Investindo no futebol, deu visibilidade à marca e ganhou importância junto dos grandes clubes. Mas mais do que investir, a entidade quer é somar. Por isso, entrou no mercado de jogadores, apostando nos jovens que mais se evidenciam.
Eduardo Maluf, antigo director do Cruzeiro e actual dirigente do Atlético Mineiro, é apresentado como seu consultor, comandando uma vasta rede de olheiros que detectam talentos e que o fundo Soccer BR1 coloca nas principais montras.
Os clubes do Brasileirão devem-lhe mais de 60 milhões de euros, o que faz do BMG o principal credor da Série A. Mas, mais do que liderar no Brasil, o banco quer entrar nos mercados que são comandados por Jorge Mendes, Pini Zahavi ou Gustavo Arribas. Na Europa, o FC Porto é o primeiro parceiro, beneficiando do poderio de um grupo que sabe como chegar aos melhores activos do superinflacionado campeonato brasileiro. Danilo surge dessa ligação...

in "ojogo.pt"

Dragão formatado mais à frente

Vítor Pereira quer a equipa mais subida. Aos poucos, o treinador impõe novos princípios de jogo à equipa, retocando a filosofia que transitou da época passada. Sempre com a preocupação de não cortar com o passado, a ideia é efectuar uma actualização de processos que passa por subir a equipa ainda mais no terreno: a defesa, por exemplo, foi posicionada no limite do fora-de-jogo; os médios receberam indicações para circular a bola com rapidez, de preferência ao primeiro toque e tendo o ponta-de-lança como referência - Kléber esteve em destaque neste particular -; e os homens dos corredores tinham de jogar no dois para um e com constantes trocas de flancos.
O ritmo não baixa e, à medida que a preparação avança, Vítor Pereira vai deixando a componente física para segundo plano, para se centrar nas questões técnico-tácticas. Ontem dividiu o plantel por posições: seis elementos da defesa com coletes laranja, nove médios sem colete e mais seis avançados de azul. Por uma questão de equilíbrio de forças, David e Fucile foram incluídos no sector intermediário. Beto e Helton ficaram encarregados das balizas, enquanto Bracali e Kadu treinavam à parte com Wil Coort.
O exercício era simples: três defesas de cada lado (Rolando, Otamendi e Sereno numa equipa; Maicon, Addy e Sapunaru na outra) tentavam impedir que a bola circulasse e que fossem criados desequilíbrios. Do outro lado, a bola saía dos pés de um dos médios e começava a rodar por todos, tendo a preocupação de tocar no ponta-de-lança (Kléber de um lado, Walter do outro) antes de chegar às alas. Aí, Vítor Pereira insistiu com os jogadores, chegando a interromper para voltar a explicar o que pretendia: "Cria o dois para um nos corredores". Aí, havia duas opções: ou davam profundidade na linha para o cruzamento ou remate; ou o extremo entrava em diagonal curta para ganhar espaço para a finalização.
Depois, Vítor Pereira alterou a saída da bola, dando ordens para que os guarda-redes a repusessem rapidamente em jogo, de preferência na direcção dos homens da frente. Desta vez, marcaram-se poucos golos. Walter, Varela e Castro foram os únicos a balançar as redes, sendo que o brasileiro facturou com um toque em habilidade, embora estivesse sem qualquer marcação na altura.

Princípios ensaiados

> DEFESA muito pressionante e subida, actuando no limite do fora-do-jogo
> TROCAS constantes de corredores com passes longos
> CIRCULAÇÃO rápida, de preferência a um toque, entre os médios
> APOSTA no dois para um nos corredores entre os alas e os laterais
> SAÍDAS rápidas para o ataque a partir de passes longos dos guarda-redes para o avançado

Belluschi quase operacional

Duas novidades nos relvados de Marienfeld: Fucile e Belluschi. O uruguaio fez o primeiro treino com os companheiros, terminadas as férias concedidas pelo clube, depois de ter estado ao serviço da sua selecção e a recuperar de um problema na clavícula sofrido em Moscovo. Pelo menos na meia hora em que foi permitida a presença dos jornalistas, o lateral trabalhou sem qualquer limitação e não foi poupado a nenhum dos exercícios. Ao contrário de Belluschi; o médio começou a sessão com o grupo de trabalho, mas depois do aquecimento isolou-se para trabalhar sob as ordens do recuperador-físico. Se tudo evoluir favoravelmente, o argentino poderá cumprir os primeiros minutos de competição ainda durante este estágio na Alemanha.
Sendo assim, Rafa continua a ser o único cliente do departamento médico.

in "ojogo.pt"

"São o futuro do Brasil"

Alex Sandro está garantido, Danilo quase. O FC Porto prepara-se para reforçar o plantel com mais dois jogadores de "grande qualidade" e um "enorme futuro". A convicção transformada em certeza chega de alguém que conhece bem os protagonistas em questão; Ney Franco é o actual seleccionador brasileiro de sub-20, liderou os dois jogadores na última vitória no Sul-Americano e prepara-se agora para os comandar no Campeonato do Mundo da categoria que arranca a 29 de Julho. "Vão para o FC Porto? Excelente. É bom para as duas partes", começou por referir o seleccionador brasileiro, antes de explicar tamanha afirmação. "O FC Porto vai receber dois jogadores com muita qualidade e um enorme futuro, até mesmo para a selecção principal do Brasil. Por outro lado, o Alex Sandro e o Danilo vão para um clube de topo na Europa, que costuma ajudar os jogadores na sua evolução, para além de se tratar de um país que considero ser o melhor para os jovens jogadores brasileiros que pretendem começar a aventura na Europa", afirmou.
Ney Franco conversou com O JOGO desde o centro de treinos de Granja Comary, em Teresópolis, onde se encontra a preparar o Mundial de sub-20 na companhia dos futuros reforços do FC Porto. Depois dos elogios iniciais, o seleccionador detalhou as características dos jogadores. E começou por Danilo. "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo". E o "topo", para Ney Franco, é a selecção principal. Nesta matéria, sobra a certeza de um potencial enorme de um jogador polivalente. "Danilo foi muito importante na nossa vitória no Sul-Americano e tem qualidade para substituir, no futuro, Dani Alves e Maicon na selecção principal. Pelo menos é essa a convicção dos responsáveis da CBF", acrescentou.
Alex Sandro é outra história. Apesar de jogar preferencialmente na mesma posição, embora no lado contrário, Ney Franco destaca-lhe outro tipo de qualidades. "São dois jogadores muito diferentes. Alex Sandro tem muita qualidade do meio-campo para a frente, até porque, nas categorias de base, sempre se destacou como médio mais ofensivo. Mais recentemente, no Santos, começou a ser utilizado como lateral. Tem potencial, mas precisa de trabalhar a parte defensiva. Já está muito melhor e ainda tem uma margem de progressão fantástica. Tal como o Danilo, e tendo em conta as poucas opções para a posição que ocupa, também terá um grande futuro na selecção principal. Isto se tudo correr conforme o previsto, como é lógico".
A concluir a conversa, Ney Franco fez ainda questão de sublinhar as qualidades humanas dos dois jogadores. "São muito fortes psicologicamente e não se deixam abater pelas dificuldades. Também por isto, acredito que não vão encontrar grandes dificuldades de adaptação a Portugal". Ficou o elogio.

Danilo

> Alto e forte fisicamente
> Capacidade para fazer todo o corredor direito
> Polivalente e completo
> Cruza bem e marca golos com facilidade

Alex Sandro

> Grande qualidade ofensiva
> Precisa melhorar o aspecto defensivo
> Enorme margem de progressão
> Maior facilidade para chegar à selecção principal

Danilo escolhe o seu destino com Benfica ainda na jogada

As conversações para contratar Danilo continuam e, ao que tudo indica, de uma forma discreta, mantendo-se a versão oficial de que só o Benfica fez uma proposta de 10 milhões de euros pelo jogador. Curiosamente, O JOGO apanhou juntos Bruno Misorelli, empresário de Danilo, e Guilherme Miranda, representante do grupo Sonda, que detém 37,5 por cento do passe do jogador, servindo o telefone deste último para fazer o ponto da situação. "Só o Benfica nos fez uma proposta que, aliás, é pública", garantiu Guilherme Miranda, versão logo reforçada pelo empresário: "Não fomos contactados por ninguém do FC Porto. Estamos em negociações com o Benfica e não seria eticamente correcto da nossa parte atravessar o FC Porto no negócio nesta altura". A vontade do jogador poderá ter o seu peso e, neste caso, decisivo para forçar a saída, conforme reconheceu Nei Pandolfo, director do futebol do Santos: "Entendemos que há uma hora em que o clube tem que negociar. Ficar com um jogador insatisfeito não é um bom".

in "ojogo.pt"

Estratégia para afinar

EXIGÊNCIA AUMENTA COM O B. M'GLADBACH


Depois da goleada imposta ao FC Gutersloh, o FCPorto tem amanhã, em Oberhausen, um teste com maior grau de dificuldade frente ao histórico Borussia Monchengladbach. Um jogo que servirá para Vítor Pereira queimar uma etapa na preparação da equipa. Mais importante do que vencer, nesta fase, é consolidar processos e aprimorar alguns aspetos que divergem da era anterior.
Desde logo surge a dúvida se o treinador dos dragões vai voltar a dar liberdade a um dos médios para desempenhar a posição 10, como aconteceu em Gutersloh, com James Rodríguez. O colombiano já não está com o grupo, mas nem por isso existe um problema. Na segunda parte, esse papel foi atribuído a Kelvin.
O brasileiro, de 18 anos, beneficiou até do facto de Vítor Pereira ter encostado mais atrás João Moutinho e Ruben Micael para ter maior zona de influência. A decisão revelou-se acertada, permitindo observar os recursos técnicos deste médio criativo.
in "record.pt"

Da Alemanha já se vê Danilo

Lateral-direito quer mesmo jogar em Portugal. Santos não accionou cláusula de opção e Benfica foi ultrapassado. O azul e o branco combinam melhor com o futuro do brasileiro. 

Atenções viradas para Danilo, o futuro do herói da última Copa Libertadores já não deve demorar muito a ser conhecido. 

Após mil e um contactos estabelecidos com o lado de lá do Atlântico, o nome do Benfica continua a ser insistentemente apontado como o destino mais provável do lateral-direito, versão que contraria as declarações recentes de Rui Costa, que negou qualquer interesse no jogador do Santos.

E com... meia razão. Contrariamente ao que é falado no Brasil, A BOLA sabe que é outro o clube português que se está a movimentar com maior sucesso para fazer do defensor uma das figuras da próxima edição da Liga. O FC Porto possui vantagem sobre a concorrência e prepara-se para desviar mais um futebolista que parecia seguir a rota da Luz.


in "abola.pt"

«Espero estar em breve no Porto para começar a temporada» - Falcao

O avançado colombiano, ao serviço da selecção do seu país na Copa América, já abordou a renovação de contrato com o FC Porto, manifestando todo o seu carinho para com o clube azul-e-branco. 

«Mais duas temporadas com a equipa que me abriu as portas em Portugal e que me recebeu da melhor forma. Às pessoas da cidades, a todos, não há palavras para agradecer tanto carinho que recebi desde a minha chegada ao clube. Muito obrigado a todos pelo apoio», afirmou o jogador, através do seu site oficial.

A nota é acompanhada por uma fotografia tirada no momento da celebração do novo contrato. E Falcao finaliza: «Espero estar em breve no Porto para começar a temporada junto dos meus companheiros.»


in "abola.pt"

«Só falta formalizar a transferência», diz empresário de Alex Sandro

Só falta o FC Porto oficializar a transferência, para que Alex Sandro se mude para a cidade invicta.

A garantia é de Pablo Miranda, empresário do ainda jogador do Santos e parceiro de Gustavo Arribas na empresa HAS, detentora do passe do atleta. 

Os campeões nacionais devem anunciar a contratação do lateral-esquerdo nos próximos dias.

«Só trabalhamos com propostas concretas, nunca com especulação. Só acertamos contrato quando já está certo com os investidores. Eles nos deram o ok, conversamos de salários e acordamos. Só falta formalizar», confirmou Pablo Miranda, um dos investidores do HAZ, empresa que detém o passe de Alex Sandro, ao jornal Lancenet. 

De acordo com o diário brasileiro, o FC Porto oferece a Alex Sandro um contrato de cinco anos e uma proposta 30% superior aos valores propostos pelo Benfica.

«Com Benfica, não chegamos ao que pensamos e no que o Alex Sandro gostaria. O FC Porto chegou e acertamos com eles», disse Pablo Miranda.~


in "abola.pt"

Ovos, farinha e café na chegada de James à selecção

O extremo do FC Porto integrou-se hoje na selecção colombiana de sub-20 que vai receber o Campeonato do Mundo da categoria. Uma vez que cumpriu na passada terça-feira 20 anos, James foi mesmo alvo de festa à boa tradição do país. 

O jogador foi por isso brindado pelos restantes companheiros com ovos, farinha e café no final da sessão de trabalho, num ambiente festa e união do grupo de trabalho.

Depois disso, James falou à Imprensa e disse que esteve os últimos dias a trabalhar no FC Porto sempre com o pensamento de poder estar bem para o Campeonato do Mundo e admitiu o sonho de poder conquistar o título.


in "abola.pt"

Tiago Maia ruma ao Santa Clara

O jovem guarda-redes Tiago Maia, campeão de juniores na época passada pelo FC Porto, é o novo reforço para a baliza do Santa Clara. 

Tiago Maia assinou contrato válido com os açorianos por duas épocas, mas só mais tarde se vai juntar ao plantel, uma vez que está convocado para representar a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de sub-20.


in "abola.pt"