sexta-feira, 15 de julho de 2011

"São o futuro do Brasil"

Alex Sandro está garantido, Danilo quase. O FC Porto prepara-se para reforçar o plantel com mais dois jogadores de "grande qualidade" e um "enorme futuro". A convicção transformada em certeza chega de alguém que conhece bem os protagonistas em questão; Ney Franco é o actual seleccionador brasileiro de sub-20, liderou os dois jogadores na última vitória no Sul-Americano e prepara-se agora para os comandar no Campeonato do Mundo da categoria que arranca a 29 de Julho. "Vão para o FC Porto? Excelente. É bom para as duas partes", começou por referir o seleccionador brasileiro, antes de explicar tamanha afirmação. "O FC Porto vai receber dois jogadores com muita qualidade e um enorme futuro, até mesmo para a selecção principal do Brasil. Por outro lado, o Alex Sandro e o Danilo vão para um clube de topo na Europa, que costuma ajudar os jogadores na sua evolução, para além de se tratar de um país que considero ser o melhor para os jovens jogadores brasileiros que pretendem começar a aventura na Europa", afirmou.
Ney Franco conversou com O JOGO desde o centro de treinos de Granja Comary, em Teresópolis, onde se encontra a preparar o Mundial de sub-20 na companhia dos futuros reforços do FC Porto. Depois dos elogios iniciais, o seleccionador detalhou as características dos jogadores. E começou por Danilo. "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo". E o "topo", para Ney Franco, é a selecção principal. Nesta matéria, sobra a certeza de um potencial enorme de um jogador polivalente. "Danilo foi muito importante na nossa vitória no Sul-Americano e tem qualidade para substituir, no futuro, Dani Alves e Maicon na selecção principal. Pelo menos é essa a convicção dos responsáveis da CBF", acrescentou.
Alex Sandro é outra história. Apesar de jogar preferencialmente na mesma posição, embora no lado contrário, Ney Franco destaca-lhe outro tipo de qualidades. "São dois jogadores muito diferentes. Alex Sandro tem muita qualidade do meio-campo para a frente, até porque, nas categorias de base, sempre se destacou como médio mais ofensivo. Mais recentemente, no Santos, começou a ser utilizado como lateral. Tem potencial, mas precisa de trabalhar a parte defensiva. Já está muito melhor e ainda tem uma margem de progressão fantástica. Tal como o Danilo, e tendo em conta as poucas opções para a posição que ocupa, também terá um grande futuro na selecção principal. Isto se tudo correr conforme o previsto, como é lógico".
A concluir a conversa, Ney Franco fez ainda questão de sublinhar as qualidades humanas dos dois jogadores. "São muito fortes psicologicamente e não se deixam abater pelas dificuldades. Também por isto, acredito que não vão encontrar grandes dificuldades de adaptação a Portugal". Ficou o elogio.

Danilo

> Alto e forte fisicamente
> Capacidade para fazer todo o corredor direito
> Polivalente e completo
> Cruza bem e marca golos com facilidade

Alex Sandro

> Grande qualidade ofensiva
> Precisa melhorar o aspecto defensivo
> Enorme margem de progressão
> Maior facilidade para chegar à selecção principal

Danilo escolhe o seu destino com Benfica ainda na jogada

As conversações para contratar Danilo continuam e, ao que tudo indica, de uma forma discreta, mantendo-se a versão oficial de que só o Benfica fez uma proposta de 10 milhões de euros pelo jogador. Curiosamente, O JOGO apanhou juntos Bruno Misorelli, empresário de Danilo, e Guilherme Miranda, representante do grupo Sonda, que detém 37,5 por cento do passe do jogador, servindo o telefone deste último para fazer o ponto da situação. "Só o Benfica nos fez uma proposta que, aliás, é pública", garantiu Guilherme Miranda, versão logo reforçada pelo empresário: "Não fomos contactados por ninguém do FC Porto. Estamos em negociações com o Benfica e não seria eticamente correcto da nossa parte atravessar o FC Porto no negócio nesta altura". A vontade do jogador poderá ter o seu peso e, neste caso, decisivo para forçar a saída, conforme reconheceu Nei Pandolfo, director do futebol do Santos: "Entendemos que há uma hora em que o clube tem que negociar. Ficar com um jogador insatisfeito não é um bom".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: