terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Quaresma: já no pelado do Odivelas ele marcava de trivela

Uma história com 15 anos a sublimar o grande momento da ronda 19 da Liga. «Em 2000/01 o Ricardo era mais talentoso do que o Cristiano Ronaldo»


E Ricardo Quaresma voltou a maravilhar-nos. De uma forma que só ele é capaz. Reparem, isto não é um exagero. O extremo do FC Porto tem a patente da trivela perfeita e é absolutamente contra qualquer tipo de imitações. Contrafação não é com ele. 

Maisfutebol escreveu-o na crónica do FC Porto-Paços Ferreira e recupera as palavras para acentuar o tom: 

«O pontapé de trivela, três dedos na bola e o arco perfeito, é sobre-humano. É um truque saído da manga de um mágico, retocado na mesa de edição de imagem e servido ao público com um halo de perfeição. Que grande golo, caro leitor!»    

Rio Ave, Beira-Mar e Bélgica, por exemplo, já tinham provado antes o poder da parte exterior do pé direito do Mustang. Mas os golos de trivela apareceram antes, muito antes, na carreira de Ricardo Quaresma. Como uma consequência normal de um talento irrepetível. 

«Nunca me vou esquecer de um golo dele no pelado do Odivelas. De trivela, claro. Fugiu para dentro e rematou como só ele sabe. A bola saltitava muito lá, mas ele conseguia controlá-la sem problemas». 

A inconfidência é feita por Luís Carlos ao Maisfutebol. O extremo de 32 anos - atualmente a jogar no Mafra - foi colega de Ricardo Quaresma nos juniores do Sporting, durante a temporada 2000/01. Nos treinos da equipa andava outro nome razoavelmente conhecido. 

«O Quaresma jogava mais vezes pela B e ajudava os juniores quando era preciso. O Cristiano Ronaldo era juvenil e jogava por nós de vez em quando. E eu andava lá com eles».    

Números de Ricardo Quaresma no FC Porto: 

. 2004/05: 44 jogos oficiais/7 golos (32/5 no campeonato) 
. 2005/06: 39 jogos oficiais/5 golos (29/5 no campeonato) 
. 2006/07: 36 jogos oficiais/8 golos (26/6 no campeonato) 
. 2007/08: 39 jogos oficiais/11 golos (27/8 no campeonato) 
… 
. 2013/14: 24 jogos oficiais/9 golos (12/4 no campeonato) * 
. 2014/15: 24 jogos oficiais/5 golos (16/3 no campeonato) * 

* Épocas incompletas 

As melhores trivelas de Quaresma (sem a do pelado): 


Luís Carlos jogara antes cinco anos no Benfica. Lembra-se de defrontar Quaresma «inúmeras vezes». E não hesita quando é convidado a comparar o jogador do FC Porto com o CR7 desses dias de puberdade. 

«O Ricardo era mais talentoso. O Cristiano queria sempre mais e mais trabalho. Tem esse dom. E depois teve a sorte de sair para o Manchester United e conhecer um senhor chamado Alex Ferguson. Ao Quaresma faltou uma figura desse porte na carreira. Se tivesse ido para Old Trafford, o Ricardo Quaresma tinha sido um dos melhores do mundo».

No final de uma conversa cheia de memórias, Luís Carlos faz questão de sublinhar «a humildade» do Harry Potter. Uma característica camuflada por tatuagens, brincos e penteados irreverentes. 

«Tenho histórias com ele que provam o oposto. Sempre que me vê, o Ricardo vem ter comigo e falamos como se ainda jogássemos juntos. É interessado, simpático, não é nada daquilo que algumas pessoas pensam. Arrogância zero». 

Ricardo Quaresma recebeu nota 5 do nosso jornal e é a Figura da Jornada 19 da Liga. Luís Carlos jogou nos últimos anos em vários clubes (Estoril, V. Setúbal, Portimonense, Penafiel, Belenenses) e leva 18 jogos e dois golos pelo Mafra (CNS) na temporada 2014/15.   

in "maisfutebol.iol.pt"

Martins Indi volta a ser opção

Martins Indi, impedido de defrontar o Paços de Ferreira devido a castigo, volta a ser opção para Julen Lopetegui tendo em vista a deslocação do FC Porto ao terreno do Moreirense, agendada para o próximo sábado.

O defesa-central holandês completou uma série de cinco cartões amarelos no campeonato na derrota (0-1) com o Marítimo, nos Barreiros.

in "abola.pt"

Tello "muito contente"

VOLTOU A MARCAR E FICOU FELIZ PELO MOMENTO

Cristian Tello é mais um extremo em destaque nos dragões e ontem não escondeu a sua felicidade pelo golo apontado ao Paços de Ferreira, fazendo questão de a partilhar com os fãs através do Facebook.

"Muito contente por reencontrar-me com os golos. Grande trabalho da equipa para seguir na luta", escreveu Cristian Tello. Resta dizer que o momento de antologia que protagonizou ao minuto 83 teve eco em Espanha, com o golo de livre a ser destacado pela imprensa. "Tello juntou-se à festa do FC Porto com um golaço de livre", pode ler-se no diário "Marca". O jornal sedeado em Madrid também deu relevo à trivela de Quaresma.


in "record.pt"

QUARESMA "É sempre especial fazer golos no Dragão"

Ricardo Quaresma foi considerado o melhor jogador da receção ao Paços de Ferreira e ficou "feliz por receber este prémio"


Ricardo Quaresma fez dois golos, no domingo, no Estádio do Dragão, com o Paços de Ferreira, o primeiro de grande penalidade e o segundo uma obra de arte, de trivela. Foi, por isso, considerado o melhor jogador numa votação dos adeptos. "Estou feliz por este prémio", revelou esta terça-feira o jogador do FC Porto antes do primeiro treino da semana com vista à preparação para o jogo, sábado, em Moreira de Cónegos, com o Moreirense. "Sinto-me bem fisicamente, estou a fazer bem o meu trabalho, estou aqui para ajudar a equipa", acrescentou.

Quaresma manifestou o desejo de continuar a um bom nível. "É sempre especial fazer golos no Dragão, agora é continuar para ver se consigo fazer mais e melhor", completou.


in "ojogo.pt"

Lopetegui à conversa com Andrés

Guarda-redes espanhol saiu da lista do FC Porto para a Champions. Lopetegui trocou algumas impressões com o compatriota no treino.


Não passou despercebida a conversa entre Julen Lopetegui e Andrés Fernández no treino que o FC Porto realizou na manhã desta terça-feira. No dia em que foi comunicada à UEFA as alterações na lista para a Champions, o treinador espanhol trocou algumas impressões com o guarda-redes, substituído por Helton nas opções para a Liga dos Campeões.

Andrés Fernández, 28 anos, chegou esta época ao Dragão, oriundo do Osasuna. Inicialmente tapado por Fabiano, fez até ao momento quatro jogos, um em cada prova - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Champions. Está agora em terceiro da hierarquia, com Helton também à frente.


in "ojogo.pt"

ANTÓNIO SOUSA "Hernâni é um jogador acima da média"

António Sousa, antigo jogador dos dragões, considera que se o extremo contratado ao V. Guimarães "for mentalmente forte poderá ter uma palavra enorme a dizer neste FC Porto"


António Sousa, que representou o FC Porto durante oito épocas (entre 1979/80 e 1984/85 e entre 1986/87 e 1988/89), onde, entre outros títulos, foi campeão europeu e campeão do Mundo, analisou a contratação de Hernâni. "O peso da camisola é importante e determinante. Depende da sua capacidade para encarar o peso da camisola, que é enorme em relação ao historial dele", defendeu o antigo médio, 27 vezes internacional. "Está a fazer, sem dúvida, uma excelente época, tem-se mostrado como nunca e se continuar a um bom nível e for mentalmente forte pela qualidade que tem demonstrado pode ter uma palavra enorme a dizer neste FC Porto", considerou.

Sousa também não tem dúvidas de que o ingresso no FC Porto pode abrir as portas da Seleção nacional ao extremo de 23 anos. "Por aquilo que demonstrou no Vitória, se conseguir impor-se não tenho dúvidas que pode vir a ser chamado à Seleção Nacional", defendeu.

António Sousa acredita que, pelas suas características, Hernâni tem condições para singrar no FC Porto. "Tem qualidades para ganhar espaço. Por aquilo que se tem visto é um jogador muito forte em termos de decisão, muito rápido e muito acima da média em termos de qualidade técnica", completou.


in "ojogo.pt"

HERNÂNI EM ESTREIA NO OLIVAL

Gonçalo Paciência, do FC Porto B, voltou a treinar com a equipa principal
​A presença de Hernâni, o mais recente reforço do FC Porto, foi a novidade no regresso ao trabalho dos Dragões, esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Gonçalo Paciência, do FC Porto B, voltou a integrar o treino da equipa principal.

Na primeira sessão de trabalho tendo em vista o jogo frente ao Moreirense (sábado, 20h15), em Moreira de Cónegos, para a 20.ª jornada da Liga, Julen Lopetegui não teve à disposição Adrián López, que se limitou a realizar tratamento à lesão, e Brahimi, ainda devido à participação da selecção da Argélia na Taça das Nações Africanas (CAN).

Os azuis e brancos voltam a treinar esta quarta-feira, às 10h30, novamente no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.


in "fcp.pt"

TRÊS ENTRADAS NA LISTA PARA A UEFA

O reforço Hernâni, Helton e Reyes podem ser opção em Basileia

O FC Porto comunicou esta terça-feira à UEFA a lista de inscritos para a participação na fase a eliminar da Champions League. O reforço Hernâni, Helton e Reyes são as novidades, saindo Andrés Fernández e Adrián López. Rúben Neves transita para a lista B, em que podem ser incluídos jogadores entre os 15 e os 21 anos com duas temporadas ou dois anos completos no clube.

Os Dragões defrontam o Basileia nos oitavos-de-final da prova, deslocando-se à Suíça a 18 de Fevereiro (19h45 de Portugal Continental), para a primeira mão. Os novos inscritos poderão ser desde já opção.

Lista de inscritos na UEFA

Lista A: Helton, Fabiano e Ricardo Nunes (guarda-redes); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo Pereira, Alex Sandro, Óliver, Aboubakar e David Bruno

Lista B: Kadú, Caio e João Costa (guarda-redes); Rúben Neves, Gonçalo Paciência, Rafa, Mikel, Francisco Ramos, André Silva, Graça, Tomás Podstawski, Rui Moreira, Frédéric, Luís Mata, Verdasca, Clever, Leandro, Sérgio Ribeiro, Ruben Macedo, Bruno Costa, Tomás Mota e Rui Silva

in "fcp.pt"

A RAPOSA E AS UVAS


É fácil desprezar aquilo que não se pode obter, diz a moral da fábula “a raposa e as uvas”. Como não conseguia alcançar o convidativo cacho de uvas que pendia de uma videira a raposa preferiu diminuí-las, dizendo que estavam verdes, que não prestavam.

Foi precisamente isso que fizeram o jornais “A Bola” e “Record”, que inflacionaram, o primeiro para 4,5 milhões, o segundo para 4 milhões, o valor de aquisição dos direitos desportivos e económicos do jogador Hernâni.

Como a maior revelação da primeira metade da Liga não quis assinar pelos clubes predilectos destes dois jornais então diz-se que foi caro, muito caro.

A transferência de Hernâni foi acordada entre atleta, FC Porto e Vitória Sport Clube e, como acontece em qualquer negociação que chega a bom porto, deixou as três partes satisfeitas. Em devido tempo, cumprindo com as obrigações para com o mercado, a FC Porto Futebol SAD divulgará os seus relatórios e contas e nessa altura veremos a dimensão destas mentiras.

in "fcp.pt"

JACKSON MARTÍNEZ "Não coloco de parte a possibilidade de sair..."

Avançado revelou que poderá "dar o salto" para outro campeonato no final da temporada


Jackson Martínez abriu a possibilidade de sair do FC Porto no final da temporada, mas, numa entrevista ao canal de televisão colombiano "Win Sports", confessou também que, neste momento, está concentrado apenas em apresentar um bom rendimento no Dragão.

"Seguramente que na próxima reabertura de mercado poderei dar o salto para outro clube. Não coloco de parte a possibilidade de sair para outros campeonatos no final desta época", afirmou.

Apesar da revelação, Jackson assegurou que está focado em continua a dar tudo pelo FC Porto. "Tenho a minha cabeça focada apenas para o trabalho que estou a fazer no FC Porto e quando chegar o momento de uma transferência logo veremos o que vai acontecer", acrescentou.


in "ojogo.pt"

ROLANDO CEDIDO AO ANDERLECHT

Defesa português foi emprestado até ao final da presente temporada

​O internacional português Rolando foi cedido, esta segunda-feira, ao Anderlecht, da Bélgica, até ao final da corrente temporada. O defesa-central esteve cedido, na época passada, ao Inter de Milão e, em 2012/13, ao Nápoles, ambos emblemas italianos.

in "fcp.pt"

ANDERSON DE OLIVEIRA É REFORÇO DO FC PORTO B

Avançado brasileiro chega cedido pelo Coimbra Esporte Clube, do Brasil, até Junho de 2016
Anderson de Oliveira, de 19 anos, é o novo jogador do plantel do FC Porto B orientado por Luís Castro. O avançado brasileiro chega cedido pelo Coimbra Esporte Clube, do Brasil, até Junho de 2016.


A inscrição de Anderson Oliveira, que vestirá a camisola 68 dos Dragões, deu entrada na Liga de Clubes, esta segunda-feira.

in "fcp.pt"

HERNÂNI REFORÇA DRAGÕES

Extremo português, de 23 anos, foi contratado ao Vitória de Guimarães
Hernâni é o mais recente reforço do FC Porto. O extremo português, de 23 anos, chega ao clube a título definitivo, tendo rubricado um contrato válido até Junho de 2019, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Depois de ter actuado no Vitória de Guimarães nas últimas três épocas, Hernâni vai integrar o plantel às ordens de Julen Lopetegui. Leia aqui as primeiras declarações de Hernâni de Dragão ao peito.


O novo dono da camisola número 17 dos Dragões começou a sua formação no Cova da Piedade, mas foi lançado no futebol profissional pelo Atlético, tendo ainda passado pelo Mirandela antes de ser contratado pelo Vitória de Guimarães, em 2012/13, onde começou a dar nas vistas na equipa B. Na época passada, marcou nove golos pela formação secundária, mas foi na actual que se destacou, já na equipa principal, pela qual realizou 18 jogos e apontou quatro golos, sendo considerado uma das revelações da Liga.



Em sentido inverso, Otávio, Ivo Rodrigues e Sami seguem por empréstimo até ao final da temporada para o clube minhoto.

HERNÂNI: “CHEGUEI AO TOPO DO FUTEBOL PORTUGUÊS”

​Novo reforço dos portistas prestou declarações exclusivas ao Porto Canal ewww.fcporto.pt

​Hernâni já falou como atleta do FC Porto e assumiu que chegou “ao topo do futebol português”. Em declarações exclusivas ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o novo dono da camisola 17, que assinou esta segunda-feira pelos Dragões, prometeu que vai continuar a trabalhar para crescer e que “não há maior alegria” do que assinar por um clube da dimensão do FC Porto.

“Cheguei ao topo do futebol português, não há maior alegria. Agora é disfrutar e aproveitar o que me deram de bom, continuando a acreditar nas minhas qualidades. É para isso que estou aqui”, referiu Hernâni. O novo reforço dos azuis e brancos afirmou que a transferência para o FC Porto é o prémio pelo que fez nesta época ao serviço do seu anterior clube, o Vitória de Guimarães: “É sinal de que quem trabalha tem as suas recompensas e eu tive a minha. Agora é dedicar-me a 100% com esta camisola, continuar a trabalhar e esperar que surjam coisas boas. Acredito que tudo vai correr bem”. 

No final, Hernâni deixou uma promessa aos adeptos: “Entrega, dedicação, trabalho e, acima de tudo, dar tudo pela camisola”.


in "fcp.pt"

LEANDRO SEMEDO: “O JOGO SÓ SE GANHA DEPOIS DOS 60 MINUTOS”

Jovem cabo-verdiano pode ser uma das opções de Obradovic frente ao Xico Andebol (quarta-feira, 21h00)
Os extremos tocam-se na 20.ª jornada do Andebol 1: o líder FC Porto (55 pontos, 18 vitórias e uma derrota) desloca-se ao pavilhão do “lanterna vermelha” Xico Andebol (20 pontos, 18 derrotas e um empate), esta quarta-feira, às 21h00, num encontro que terá transmissão em directo no Porto Canal. O lateral-esquerdo Leandro Semedo, de apenas 20 anos, fez a antevisão da partida e preferiu não dar a vitória como garantida, admitindo também que este pode ser um bom jogo para ganhar mais minutos na formação principal.

“Se olharmos para a diferença de pontos será teoricamente fácil, mas como não há jogos fáceis vamos lá confiantes e preparados para vencê-los. O jogo só se ganha depois dos 60 minutos”, declarou o primeira linha cabo-verdiano ao Porto Canal e www.fcporto.pt. O andebolista tem alinhado primordialmente no FC Porto B ISPGaya e nos juniores, mas a maior sobrecarga competitiva das últimas semanas permitiu-lhe entrar nas escolhas de Ljubomir Obradovic. Ainda no sábado, frente ao Santo Tirso, apontou dois golos.

Tímido, Leandro Semedo garante que entrar em campo ou ficar no banco é uma situação que “depende do decorrer do jogo”. “Espero jogar e aproveitar as oportunidades. Tenho podido estar aqui e trabalhar com os seniores. Acho que já cresci muito desde a época passada e trabalho para crescer mais”, sublinha este admirador de Gilberto Duarte. “Tenho tido a oportunidade de estar aqui junto dele e de aprender. É um jogador com o qual tenho algumas coisas em comum”, confessou.

in "fcp.pt"