terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Quaresma: já no pelado do Odivelas ele marcava de trivela

Uma história com 15 anos a sublimar o grande momento da ronda 19 da Liga. «Em 2000/01 o Ricardo era mais talentoso do que o Cristiano Ronaldo»


E Ricardo Quaresma voltou a maravilhar-nos. De uma forma que só ele é capaz. Reparem, isto não é um exagero. O extremo do FC Porto tem a patente da trivela perfeita e é absolutamente contra qualquer tipo de imitações. Contrafação não é com ele. 

Maisfutebol escreveu-o na crónica do FC Porto-Paços Ferreira e recupera as palavras para acentuar o tom: 

«O pontapé de trivela, três dedos na bola e o arco perfeito, é sobre-humano. É um truque saído da manga de um mágico, retocado na mesa de edição de imagem e servido ao público com um halo de perfeição. Que grande golo, caro leitor!»    

Rio Ave, Beira-Mar e Bélgica, por exemplo, já tinham provado antes o poder da parte exterior do pé direito do Mustang. Mas os golos de trivela apareceram antes, muito antes, na carreira de Ricardo Quaresma. Como uma consequência normal de um talento irrepetível. 

«Nunca me vou esquecer de um golo dele no pelado do Odivelas. De trivela, claro. Fugiu para dentro e rematou como só ele sabe. A bola saltitava muito lá, mas ele conseguia controlá-la sem problemas». 

A inconfidência é feita por Luís Carlos ao Maisfutebol. O extremo de 32 anos - atualmente a jogar no Mafra - foi colega de Ricardo Quaresma nos juniores do Sporting, durante a temporada 2000/01. Nos treinos da equipa andava outro nome razoavelmente conhecido. 

«O Quaresma jogava mais vezes pela B e ajudava os juniores quando era preciso. O Cristiano Ronaldo era juvenil e jogava por nós de vez em quando. E eu andava lá com eles».    

Números de Ricardo Quaresma no FC Porto: 

. 2004/05: 44 jogos oficiais/7 golos (32/5 no campeonato) 
. 2005/06: 39 jogos oficiais/5 golos (29/5 no campeonato) 
. 2006/07: 36 jogos oficiais/8 golos (26/6 no campeonato) 
. 2007/08: 39 jogos oficiais/11 golos (27/8 no campeonato) 
… 
. 2013/14: 24 jogos oficiais/9 golos (12/4 no campeonato) * 
. 2014/15: 24 jogos oficiais/5 golos (16/3 no campeonato) * 

* Épocas incompletas 

As melhores trivelas de Quaresma (sem a do pelado): 


Luís Carlos jogara antes cinco anos no Benfica. Lembra-se de defrontar Quaresma «inúmeras vezes». E não hesita quando é convidado a comparar o jogador do FC Porto com o CR7 desses dias de puberdade. 

«O Ricardo era mais talentoso. O Cristiano queria sempre mais e mais trabalho. Tem esse dom. E depois teve a sorte de sair para o Manchester United e conhecer um senhor chamado Alex Ferguson. Ao Quaresma faltou uma figura desse porte na carreira. Se tivesse ido para Old Trafford, o Ricardo Quaresma tinha sido um dos melhores do mundo».

No final de uma conversa cheia de memórias, Luís Carlos faz questão de sublinhar «a humildade» do Harry Potter. Uma característica camuflada por tatuagens, brincos e penteados irreverentes. 

«Tenho histórias com ele que provam o oposto. Sempre que me vê, o Ricardo vem ter comigo e falamos como se ainda jogássemos juntos. É interessado, simpático, não é nada daquilo que algumas pessoas pensam. Arrogância zero». 

Ricardo Quaresma recebeu nota 5 do nosso jornal e é a Figura da Jornada 19 da Liga. Luís Carlos jogou nos últimos anos em vários clubes (Estoril, V. Setúbal, Portimonense, Penafiel, Belenenses) e leva 18 jogos e dois golos pelo Mafra (CNS) na temporada 2014/15.   

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: