quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alex Sandro a 100 por cento


O internacional brasileiro Alex Sandro está totalmente refeito da respetiva lesão e pronto para o clássico, de sábado, no Dragão, frente ao Benfica.

O lateral esquerdo Alex Sandro trabalhou6 sem nenhum tipo de limitação e cumpriu todos os exercícios idealizados pelo treinador Vítor Pereira.

O defesa-central brasileiro Maicon voltou a trabalhar condicionado, tal como aconteceu com Quinoñes. O avançado Sebá, da equipa B, trabalhou integrado.

O FC Porto regressa ao trabalho na sexta-feira, às 10.30 horas, à porta fechada. Depois, às 13.05 horas, o treinador Vítor Pereira vai analisar o clássico frente ao Benfica.


in "abola.pt"

Jackson assume liderança

COLOMBIANO RESPONSÁVEL POR 14 GOLOS EM CASA


Dos 49 golos marcados pelos portistas, em casa, a principal fatia não poderia deixar de pertencer a Jackson Martínez. O colombiano, de 26 anos, acertou por 14 vezes no fundo das redes, assumindo o caráter decisivo de muitas dessas concretizações para a obtenção de vitórias e a conquista de pontos.

Um dado que, no entanto, não apaga do mapa o penálti que desperdiçou no jogo com o Olhanense e que custou o único empate da época no Dragão. Não obstante ter apontado o tento da igualdade, o Cha Cha Cha teve a oportunidade de dar mais um triunfo, mas não acertou com a baliza. Porém, esse desperdício não foi caso único, em casa. Os portistas viram mais três grandes penalidades falhadas, uma delas pelo próprio Jackson, frente ao Rio Ave. Lucho González acertou no poste, diante do Sporting, e James Rodríguez permitiu a defesa do guarda-redes do V. Setúbal.

No contexto dos goleadores no Dragão, refira-se que o segundo lugar é ocupado por James, com 8 golos, seguindo-se Silvestre Varela, com 5, a fechar o pódio. Por aqui se percebe bem a influência dos dois extremos que habitualmente servem o finalizador colombiano.

in "record.pt"

César Peixoto atribui favoritismo ao FC Porto

Oportunidade gerada pelo empate com o Estoril confere vantagem psicológica aos dragões. O antigo médio de Porto e Benfica recorda, contudo, que os campeões nacionais também já têm uma boa soma de deslizes, esta temporada. A equipa que melhor lidar com o ambiente terá sucesso.


As circunstâncias que envolvem o decisivo desafio entre FC Porto e Benfica, no sábado, levam César Peixoto a considerar que os bicampeões nacionais têm vantagem sobre os encarnados. É aplicável a teoria do copo meio cheio ou meio vazio. A perspectiva benfiquista, após o empate com o Estoril, é de uma certa depressão pós-euforia, enquanto a perspectiva portista passa por uma injecção forte de moral, de uma equipa que voltou a passar a depender de si.

"Acho que o FC Porto é favorito, porque joga em casa e tem o factor motivacional a seu favor. Contudo, no futebol não há impossíveis. O Benfica já ganhou no Dragão e o empate pode servir", considera Peixoto. A vantagem psicológica não tem, todavia, reflexo na tabela. Aí é o Benfica que está na liderança, com mais dois pontos: "O Benfica tem que pensar que está na frente e que o Porto, em casa, tem mais responsabilidade".

O equilíbrio formulado pelo médio do Gil Vicente surge evidente, de novo, quando pesos diferentes são colocados nos pratos da balança. Por um lado, sublinha, "os jogadores do Porto estão motivadíssimos, porque sabem que se vencerem, passam para a frente e ficam perto de ser campeões". Por outro lado, "o FC Porto também vacilou em momentos cruciais, neste campeonato". 

O FC Porto-Benfica, de sábado, é o jogo do ano. O Estádio do Dragão vai esgotar e o ambiente estará mais quente que nunca. Nesse sentido, Peixoto refere que o sucesso será alcançado pela "equipa que estiver mais fria, concentrada e conseguir lidar melhor com a pressão".

César Peixoto foi campeão nacional com a camisola dos dois rivais. O jogador, de 32 anos, considera, nesta entrevista a Bola Branca, que as picardias entre os dois clubes geram "maior interesse das pessoas". Salvaguarda, contudo, que é "bom para o futebol português, a duas jornadas do fim, não se saber quem é o campeão" e seja o Porto ou Benfica, na sua opinião, será "limpinho".


in "rr.pt"

Bastos a caminho do FC Porto


O Petro pode estar muito perto de perder para o FC Porto uma das suas mais valiosas pérolas. Bastos está a ser seguido pelo clube português há algum tempo e parece certo que viaja para o Dragão já em junho. 

Durante o CAN 2013, no qual Angola teve participação negativa, tendo os Palancas Negras ficado pela primeira fase, o FC Porto mandou um emissário à África do Sul para procurar novos talentos, jogadores com grande margem de progressão e que mostrassem talento. 

Um dos nomes que agradaram bastante ao scouting dos dragões foi precisamente Bastos, já que é central que, mesmo não sendo muito alto, revelou uma leitura de jogo perfeita. 
Com apenas 21 anos, o defesa tem já uma vasta experiência internacional, tendo participado ao serviço de Angola em dois Campeonatos Africanos, algo que leva o responsáveis do FC Porto a entender que a contratação deve ser imediata, até porque é um jogador que a trabalhar no contexto do Estádio do Dragão pode ter uma evolução estrondosa. 

Numa altura em que é voz corrente a saída do treinador Vítor Pereira, e quando não se sabe qual será o seu sucessor, a estrutura do FC Porto acredita que Bastos é jogador que pode ir entrando aos poucos na equipa, até porque, são evidentes as semelhanças com um dos elementos dos azuis e brancos que já vingaram na Invicta: o argentino Otamendi. 

Uma coisa parece certa; o Petro pode não conseguir segurar por muito mais tempo a sua joia e a mudança para a Europa será inevitável. Recorde-se que o jogador recebeu antes do Girabola 2013 convites para se transferir para o futebol árabe e logo após o CAN chegou a ser noticiado que o Mamelodi Sundowns da África do Sul: A todos os acenos o jogador disse não, convicto de que um pouco mais tarde poderia chegar uma proposta irrecusável. É agora...


in "abola.pt"

Sousa: «Fator casa vai ser determinante no clássico»

ANTIGO JOGADOR ANTEVÊ FC PORTO-BENFICA


António Sousa, ex-futebolista do FC Porto que marcou ao Benfica na vitória por 3-1 em 1983/84, defende que a "pressão" irá ser muita em torno do clássico de sábado (20H30), em que atribui o favoritismo aos dragões.

No encontro da 29.ª jornada, Sousa acredita que o FC Porto atuará galvanizado pelo fator casa e pelo facto de ter tido uma aproximação que lhe permite voltar a pensar no título, enquanto o Benfica surgirá mais pessimista, por ter perdido, com o empate com o Estoril, a margem de 4 pontos.

"É um jogo com muita emoção de parte a parte, dado que é de grande importância para os dois clubes, pois pode definir o campeão, caso o Benfica ganhe, e alimentar a esperança do FC Porto, em caso de triunfo", defendeu à agência Lusa António Sousa.

O ex-dragão defendeu ainda que, "normalmente, nestes jogos é difícil atribuir o favoritismo a qualquer uma das equipas", mas acredita que "o fator casa, traduzido com o peso do apoio do público, poderá ser determinante para o desenlace final".

"Há duas ou três jornadas, por existirem 4 pontos de diferença, seria muito difícil ao FC Porto pensar na hipótese de reconquistar o título, mas, com o empate do Benfica com o Estoril, ficou tudo em aberto", defendeu Sousa.

António Sousa acredita que o empate de segunda-feira em casa frente ao Estoril (1-1) deixou marcas no Benfica, que irá surgir no Dragão mais fragilizado e pessimista em termos anímicos, porque sente que podia deter uma vantagem mais tranquila.

"Penso que a pressão irá ser muita", defendeu António Sousa, que espera um jogo de "emoções fortes de parte a parte" e com o sinal mais, por culpa do fator casa, a pender para o lado do FC Porto.

in "record.pt"

Vítor Pereira adiou um dia a conferência

MUDANÇA DE PLANOS ANTES DO CLÁSSICO


Não é propriamente uma novidade, mas revela bem a importância que os dragões atribuem a este clássico, até mesmo em termos de comunicação. Dessa forma, em vez de comparecer esta manhã no auditório do Olival para fazer o lançamento do jogo, Vítor Pereira adiou a antevisão do duelo com o Benfica para amanhã, véspera da partida.

Com esta mudança de planos, o treinador do FC Porto entrará em antena ao mesmo tempo que o seu homólogo do Benfica, não dando oportunidade ao rival de ficar com a última palavra. Isso já aconteceu por duas vezes nos quatro encontros em que ambos se cruzaram.

Entretanto, o nome de Vítor Pereira voltou a surgir na imprensa inglesa como possibilidade para o banco do Everton. É que o escocês David Moyes foi novamente associado ao Manchester United para substituir o seu compatriota Alex Ferguson.

in "recoes.pt"