quinta-feira, 9 de maio de 2013

César Peixoto atribui favoritismo ao FC Porto

Oportunidade gerada pelo empate com o Estoril confere vantagem psicológica aos dragões. O antigo médio de Porto e Benfica recorda, contudo, que os campeões nacionais também já têm uma boa soma de deslizes, esta temporada. A equipa que melhor lidar com o ambiente terá sucesso.


As circunstâncias que envolvem o decisivo desafio entre FC Porto e Benfica, no sábado, levam César Peixoto a considerar que os bicampeões nacionais têm vantagem sobre os encarnados. É aplicável a teoria do copo meio cheio ou meio vazio. A perspectiva benfiquista, após o empate com o Estoril, é de uma certa depressão pós-euforia, enquanto a perspectiva portista passa por uma injecção forte de moral, de uma equipa que voltou a passar a depender de si.

"Acho que o FC Porto é favorito, porque joga em casa e tem o factor motivacional a seu favor. Contudo, no futebol não há impossíveis. O Benfica já ganhou no Dragão e o empate pode servir", considera Peixoto. A vantagem psicológica não tem, todavia, reflexo na tabela. Aí é o Benfica que está na liderança, com mais dois pontos: "O Benfica tem que pensar que está na frente e que o Porto, em casa, tem mais responsabilidade".

O equilíbrio formulado pelo médio do Gil Vicente surge evidente, de novo, quando pesos diferentes são colocados nos pratos da balança. Por um lado, sublinha, "os jogadores do Porto estão motivadíssimos, porque sabem que se vencerem, passam para a frente e ficam perto de ser campeões". Por outro lado, "o FC Porto também vacilou em momentos cruciais, neste campeonato". 

O FC Porto-Benfica, de sábado, é o jogo do ano. O Estádio do Dragão vai esgotar e o ambiente estará mais quente que nunca. Nesse sentido, Peixoto refere que o sucesso será alcançado pela "equipa que estiver mais fria, concentrada e conseguir lidar melhor com a pressão".

César Peixoto foi campeão nacional com a camisola dos dois rivais. O jogador, de 32 anos, considera, nesta entrevista a Bola Branca, que as picardias entre os dois clubes geram "maior interesse das pessoas". Salvaguarda, contudo, que é "bom para o futebol português, a duas jornadas do fim, não se saber quem é o campeão" e seja o Porto ou Benfica, na sua opinião, será "limpinho".


in "rr.pt"

Sem comentários: