quinta-feira, 1 de março de 2012

Benfica-Porto (antevisão): clássico com direito a título?

Jorge Jesus e Vítor Pereira disputam liderança isolada


O momento
Benfica: Nas duas últimas jornadas os encarnados perderam os cinco pontos de vantagem que tinham sobre o FC Porto, ao perderem em Guimarães e empatarem em Coimbra, num total de três jogos a marcar passo, se incluirmos a derrota na primeira mão dos oitavos da Champions, em São Petersburgo, e com a coincidência ainda de Javi García não ter jogado nenhum devido a lesão. Nenhum dos treinadores assume o clássico como decisivo para as contas do título, mas o Benfica tem a desvantagem de os jogadores poderem ter a cabeça (e o corpo) em duas frentes. É que depois do rival do Porto, segue-se o Zenit na terça-feira.
FC Porto: Recuperados os cinco pontos perdidos entre Alvalade e Barcelos, os dragões chegam à Luz na frente da classificação, com os mesmos 49 pontos do rival, e após três vitórias seguidas no campeonato. Pelo meio ficou o adeus à Liga Europa, selado com uma goleada em Manchester, e a certeza de que o vencedor em título desta prova europeia pode dedicar-se em exclusivo à revalidação nacional.

As ausências
Benfica: Jorge Jesus chamou todos os jogadores (25) para o clássico, incluindo aqueles que estão em dúvida, devido a queixas físicas, como Javi García, Garay e Rodrigo.
FC Porto: Já Vítor Pereira não pode contar com os lesionados Mangala, Danilo e Varela. Os restantes 19 atletas (à exceção de Kadu, o terceiro guarda-redes que continuará a jogar pelos juniores) foram convocados. James, que jogou pela Colômbia nos Estados Unidos, junta-se à equipa apenas na manhã do clássico.

A palavra dos treinadores
Jorge Jesus: «Não há nada para inventar tanto no Benfica como pelo FC Porto. Agora, ninguém pode esperar por aquilo que os jogadores possam criar e as referências individuais podem decidir.»
Vítor Pereira: «Há três jornadas, a sensação que tínhamos ao ler as notícias era que o campeonato estava entregue ao Benfica. Nunca me convenci disso.»

Confronto direto
Em 77 clássicos disputados na Luz para o campeonato, o Benfica ganhou mais de metade, ou seja, 41. Registaram-se, ainda, 23 empates e 13 vitórias do FC Porto, a última das quais na época passada, por 1-2. Guarín (9), Saviola (17, gp) e Hulk (26, gp) assinaram os golos de uma jornada (25ª) marcada pela conquista do título dos dragões e, ainda, pelo apagão.

Equipas prováveis

BENFICA
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi e Witsel; Gaitán, Aimar e Nolito; Cardozo

FC PORTO
Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Alvaro Pereira; Lucho, Fernando e Moutinho; Hulk, Janko e Cristian Rodriguez

in "maisfugtebol.iol.pt"

F.C. Porto instalado em Lisboa com boa disposição

Viagem tranquila até à capital, onde cinco jogadores se juntaram à comitiva e James é esperado


FC Porto em Lisboa (Foto: twitter de Iturbe)A comitiva do F.C. Porto já está instalada num hotel dde Lisboa, na véspera da visita ao Benfica. A viagem dos dragões decorreu com aparente normalidade.

Em dia de ponte aérea, após os compromissos das selecções nacionais, Vítor Pereira reencontrou na capital alguns elementos importantes na estratégia portista.

João Moutinho, Rolando (Portugal), Cristian Rodriguez (Uruguai), Defour (Bélgica) e Janko (Áustria) viajaram directamente para Lisboa, juntando-se ao grupo no hotel.

James Rodriguez, que deverá perder o comboio da titularidade por esse motivo, jogou pela Colômbia em Miami e tem chegada prevista apenas para sexta-feira.

O grupo portista dá sinais de boa disposição e tranquilidade antes de um jogo muito importante. Iturbe, que foi chamado por Vítor Pereira, publicou uma fotografia com alguns companheiros de equipa, todos sorridentes.

in "maisfutebol.iol.pt"

Duelos do clássico: empate técnico entre Rodrigo e Hulk?

Drulovic jogou no F.C. Porto e no Benfica e foi o escolhido pelo Maisfutebol para analisar os dois avançados


Chegar à 20ª jornada da Liga e ter Hulk como protagonista no F.C. Porto não seria uma aposta de alto risco no início da época. Não se pode dizer o mesmo de Rodrigo. O espanhol é uma das revelações da temporada, pegando de estaca na equipa do Benfica, ao lado de Cardozo.

No Clássico, quem levará a melhor? Hulké mais experiente e por isso parte em vantagem ou a juventude de Rodrigo pode trazer a irreverência que desbloqueie um jogo onde muitas vezes a tática supera o momento.

Drulovic jogou no F.C. Porto e no Benfica e foi o escolhido peloMaisfutebol para analisar os dois avançados. «A primeira coisa a dizer é que são muito diferentes nos terrenos que ocupam, mas com a mesma capacidade para decidir», começa o sérvio.

«Estive agora no Porto, a ver o jogo com o Feirense, e vi pessoas que não estavam satisfeitas com o Hulk, mas ele é um jogador que pode decidir a qualquer momento e já se fartou de dar provas disso.O Rodrigo está agora a aparecer, mas tem estado muito bem. Faz uma excelente dupla com o Cardozo. Complementam-se bem», considera.

Os números também ajudam a explicar o que valem os dois nas respetivas equipas. Rodrigo tem menos jogos e mais um golo. Hulk esmaga nas assistências. «As posições são um pouco diferentes e ajudam a explicar esses dados», lembra Drulovic.

O antigo avançado sublinha que o espanhol terá de «resolver os problemas físicos» que o atrapalham desde o jogo com o Zenit. Com Hulk, o problema poderá ser uma eventual crise de confiança. O portista ainda não marcou em 2012, mas Drulovic destaca a sua maior experiência.

«O Benfica vai estar mais preocupado com o Hulk. Vai tentar fechar o corredor, que ele não participe tanto. Eles sabem de onde vem o perigo. A seca de golos não atrapalha num jogo destes. Todos estão super motivados», esclarece.

A Rodrigo, Drulovic elogia a capacidade de «aparecer bem nos espaços». «Como complemento ao Cardozo é fantástico, porque aparece nos espaços vazios e tem uma capacidade de finalização muito boa, como já mostrou este ano», lembrou.

Veredito: «Apostar só num? É difícil. São jogadores de topo que podem decidir de um momento para o outro. O Hulk tem provas dadas, o Rodrigo está a crescer rápido. Podem decidir, isso é certo. Em vez disso deixo um palpite para o campeonato: quem ganhar este jogo é campeão.»

Dados estatísticos (2011/12):



RodrigoDadosHulk
13Jogos17
788Minutos1303
8Golos7
2Assistências8
22 (17)Remates50 (23)
8Faltas cometidas14
15Faltas sofridas26
1Cartões amarelos4
38Pontos Maisfutebol57
2.92Média de Pontos3.35
in "maisfutebol.iol.pt"

Gonçalo Suissas: "O CALOR DO NOSSO PÚBLICO FAZ A DIFERENÇA"

Gonçalo Suíssas foi o porta-voz do FC Porto Império Bonança em vésperas do "complicado" duelo com o HC Braga (sábado, 15h05) e garantiu que os Dragões estão "preparados" para "todas as finais" que têm pela frente neste mês de Março.

O número 17 do hóquei portista prestou declarações exactamente à mesma hora que João Moutinho e Rolando davam cartas pela selecção portuguesa. Mesmo admitindo que "gostaria de ver o jogo de Portugal", Suíssas sabe que "o treino é o mais importante", porque é preciso "preparar bem o jogo do fim-de- semana".

A próxima partida é no Dragão Caixa e chega após dois resultados menos positivos dos Dragões, o que só aumenta a ambição no seio do plantel. "É muito bom jogar em casa, com o calor do nosso público. Para nós é aquela força extra. Quando estamos fora sentimos falta e, nos momentos decisivos, compensa e faz a diferença. A equipa está preparada para este jogo, tem vindo a trabalhar muito bem. Já sabíamos que ia ser uma fase complicada, com muitos jogos e muito desgaste, e os treinos são feitos a pensar nesse ritmo elevado. Estamos preparados para estas finais que temos pela frente", assegurou o avançado.

O FC Porto venceu em Braga, na primeira volta do campeonato, por 7-2. Gonçalo Suíssas não considerou que essa partida tivesse sido fácil, mas aposta em novo triunfo azul e branco. "O HC Braga é uma equipa determinada. Fizeram um bom jogo contra nós e contra o Benfica e vão jogar motivadíssimos. Têm muito bons jogadores e um óptimo guarda-redes, pelo que teremos de entrar bem. Certamente vai ser um jogo complicado, mas sabemos que qualquer desaire nos pode retirar o objectivo de ganhar todas as competições. Temos perfeita consciência de que estamos a entrar numa fase muito importante e posso dizer que estamos preparados para ela", atirou.

Para ajudar ao sucesso, os Dragões podem contar com o melhor Gonçalo Suíssas. Palavra do próprio. "Espero bem que sim! Quero marcar golos, mas, acima de tudo, ajudar a equipa a vencer os jogos, que é o mais importante", concluiu.



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Iturbe e Kléber chamados para a Luz

19 atletas convocados


Para Vítor Pereira, esta terá sido a lista de convocados mais fácil de elaborar. O treinador do F.C. Porto convocou para a cimeira da Luz os 19 atletas disponíveis e deixou de fora apenas os três lesionados do plantel: Eliaquim Mangala, Danilo e Silvestre Varela. Kadú, o terceiro guarda-redes, continuará a jogar pelos juniores. 

Em relação ao anterior jogo oficial, há a registar a exclusão forçada de Silvestre Varela e os regressos de Kléber e Juan Iturbe, dois atletas com poucos minutos de competição ao longo das últimas semanas. 

Resta saber, então, em que condições chegará James Rodríguez dos Estados Unidos da América. O colombiano atuou 82 minutos pela Colômbia e dele depende a definição à seguinte pergunta: quem acompanha Hulk e Marc Janko no ataque?

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali;

Defesas: Sapunaru, Rolando, Otamendi, Maicon, Alvaro Pereira e Alex Sandro;

Médios: Lucho, João Moutinho, Fernando e Steven Defour;

Avançados: Hulk, Iturbe, Cristián Rodríguez, Djalma, James Rodríguez, Marc Janko e Kléber.

in "maisfutebol.iol.pt"

Danilo no Invictos 29-02-2012

Vitor Pereira; «Não tenho bola de cristal para dizer que é decisivo»

O treinador do FC Porto mostra-se confiante para o clássico com o Benfica e assume que os jogos das seleções provocaram algumas dificuldades na preparação.

«Não tenho bola de cristal para dizer que é decisivo»
Vítor Pereira aborda com confiança o clássico de amanhã com o Benfica, relativo à 21ª jornada da Liga, mas evita assumir que o jogo com os encarnados seja decisivo nas contas do título.
«Não posso dizer se é decisivo, porque não tenho bola de cristal. Agora, que é um jogo muito importante, disso não tenho dúvidas», afirma o treinador do FC Porto em conferência de imprensa realizada no centro de estágio do Olival, acrescentando: «Esperamos ganhar o jogo. Estão três pontos em disputa. Podemos esperar um FC Porto à procura de vencer.»
O treinador portista não quis entrar em apostas para o jogo do estádio da Luz, valorizando antes a capacidade dos seus jogadores para sair do reduto benfiquista com uma vitória. «Nem no Euromilhões jogo, por isso não gosto de fazer essas projeções. É preciso fazer um jogo sério e rigoroso do ponto de vista tático. A qualidade individual também terá importância e por isso espero que sejam os jogadores a determinar o resultado amanhã», frisa. 
As duas equipas chegam a este clássico empatadas no topo, com 49 pontos, mas também condicionadas pelas ausências de muitos internacionais ao serviços das suas seleções. O facto não passou ao lado da antevisão do jogo, com Vítor Pereira a reconhecer as dificuldades na preparação. Porém, recusa essa situação como uma forma de desculpa para um eventual mau resultado.
«As condições não foram as ideais para preparar um jogo destes, mas também não queremos justificações para eventuais problemas. Amanhã, vamos estar bem de certeza. Uma equipa como o Porto tem a responsabilidade de lutar sempre para ganhar o jogo», analisa o técnico, comentando o caso particular de James Rodriguez, o único jogador a jogar fora da Europa nesta série de encontros particulares: «Vamos ver o estado em que chega James. Jogou há pouquíssimas horas e depois avaliaremos as condições em que ele estará, mas não serão as melhores de certeza absoluta.»
O FC Porto visita esta sexta-feira o Benfica, com o clássico a estar agendado para as 20h15, no estádio da Luz. 

in "sapodesporto.pt"

Hulk prefere o Chelsea

A revelação é feita pelo presidente dos dragões que admitiu, no entanto, que o avançado não sai do FC Porto por menos de 100 milhões de euros.


Pinto da Costa já havia admitido que Hulk não sai do FC Porto por menos de 100 milhões de euros. "Já o disse antes, não vamos vender Hulk e, por isso, o Chelsea tem de activar a cláusula de rescisão", afirmou o presidente dos dragões citado pelo site "goal.com". 

"Sabemos que há muito interesse pelo Hulk na Europa, mas o jogador disse-me em privado que o Chelsea é o seu destino preferido", confessou Jorge Nuno Pinto da Costa. 

Entretanto, é sabido que André Villas-Boas aprecia as qualidades do jogador, mas o futuro do treinador nos "blues" também não é seguro.



in "rr.pt"

Jackson Martínez volta à órbita dos dragões

PODE CHEGAR A TROCO DE 8 MILHÕES DE EUROS



Jackson Martínez pode estar mesmo a caminho do FC Porto, para reforçar a equipa com vista à próxima temporada.
A imprensa mexicana volta a colocar o avançado colombiano na órbita do Dragão, garantido que o negócio se pode consumar a troco de 8 milhões de euros.
No entanto, a Fiorentina também está interessada no goleador do Jaguares, de 25 anos, que esta temporada já apontou 10 golos na Liga mexicana (5 no torneio abertura e 5 no clausura).
in "record.pt"

Trapasso: «Lucho preferiu o FC Porto a Itália»

REVELA EMPRESÁRIO DO MÉDIO



Lucho González regressou ao FC Porto na reabertura de mercado de janeiro, depois de deixar o Marselha, mas o médio argentino poderia ter rumado a outras paragens, como Itália, por exemplo.
No entanto, o empresário de “El Comandante” revela que a preferência foi sempre dada aos dragões.
“Lucho esteve perto de ir para a Lazio em janeiro. Por que não foi? Simples: preferiu o FC Porto. Mas não fechamos a porta a Itália, pode ser uma possibilidade no futuro”, confessou o Marcelo Trapasso, ao site italiano “Tuttomercato”.
in "record.pt"

Rodolfo Reis: «Recuperar 5 pontos em dois jogos é extraordinário»

EX-JOGADOR DIZ QUE "NÃO HÁ FAVORITOS" NO CLÁSSICO



O ex-futebolista do FC Porto, Rodolfo Reis, considera não haver favoritos para o clássico de sexta-feira (às 20 e 15) a contar para a 21.ª jornada da Liga ZON Sagres, no Estádio da Luz, embora considere os portistas estejam superiores ao Benfica em termos anímicos.
"Se a diferença estivesse em 5 pontos, seria o Benfica, mas neste momento, com essa vantagem anulada, e embora o jogo seja na Luz, penso que não há favoritos", afirmou à agência Lusa o ex-médio do FC Porto.
Rodolfo Reis acredita que "a vitória pode pender para um ou outro lado" e, "sem pretender cair num lugar-comum", sustenta que "serão os jogadores individualmente a fazer a diferença".
"Para o FC Porto, as perspetivas são muitos grandes, porque recuperar nos dois últimos jogos cinco pontos para o Benfica é extraordinário", adiantou Rodolfo Reis.
Ainda de acordo com o ex-jogador, "ninguém imaginava, nem mesmos os atletas do FC Porto pensariam que isso seria possível, mas aconteceu, pelo que os 'dragões' estão com os ânimos no máximo, ao contrário do Benfica".
"Por isso, acho que o FC Porto parte em vantagem, frente a um Benfica que se poderá revelar mais temeroso, embora esteja a jogar em casa e seja sempre uma equipa temível", considerou.
Rodolfo Reis acredita que "os índices psicológicos do FC Porto estão mais fortes do que os do Benfica" e, a apostar num vencedor, não hesitaria em optar pelos dragões.
"Ainda mais dramático foi quando fomos campeões ao fim de 18 anos (1977/78). O Benfica foi jogar às Antas e para nós o empate já era bom", recorda Rodolfo Reis, traçando um paralelismo com o jogo de sexta-feira.
E continua: "O Benfica, que fez um belíssimo jogo, esteve a vencer 1-0 até perto do fim, mas conseguimos empatar e ser campeões. Lembro-me muito bem desse jogo e de como me marcou".
Rodolfo Reis, de 58 anos, representou a equipa principal dos dragões de 1971/72 a 1983/84, tendo sido o único clube que representou. Disputou um total de 253 jogos e marcou sete golos.
Do seu currículo fazem parte dois títulos de campeão nacional, em 1977/78 e 78/79, e duas Taças de Portugal, em 1976/77 e 83/84.
in "record.pt"

Vitamina Djalma

EM 1.º LUGAR NA FILA DE ESPERA POR EL BANDIDO



É um Djalma vitaminado aquele que espera por uma oportunidade para voltar ao onze do FC Porto e, mais uma vez, num clássico, já que a última ocasião em que foi titular aconteceu em Alvalade, em vésperas da sua partida para a CAN’2012. O angolano está dependente das condições físicas em que James Rodríguez vai regressar da sua seleção, mas, enquanto Vítor Pereira ainda não pode tomar uma decisão, o número 20 vai-se chegando à frente na fila de espera.
E a verdade é que o extremo é aquele que reúne melhores condições para integrar o ataque se o treinador portista colocar novamente El Bandido no banco de suplentes ou até deixá-lo de fora da partida. Com Varela lesionado – para as próximas semanas – e um Iturbe ainda “verde”, Djalma é o único dos possíveis titulares que está a trabalhar esta semana no Olival, já que os Rodríguez se encontram ao serviço das respetivas seleções. Vítor Pereira tem o ex-Marítimo por perto e poderá prepará-lo convenientemente para causar o máximo de dificuldades aos laterais encarnados, Maxi Pereira e Emerson, assim decida colocar no corredor direito ou no esquerdo.
in "record.pt"

James em evidência na vitória colombiana

PORTISTA FEZ 80 MINUTOS NO TRIUNFO POR 2-0



O avançado James Rodríguez, do FC Porto, cumpriu 80 minutos na vitória por 2-0 da Colômbia perante o México, em encontro de preparação disputado no Sun Life Stadium, em Miami.
O jogador dos dragões, que terá de fazer uma "viagem relâmpago" para estar disponível para o clássico de sexta-feira, foi mesmo um dos homens em evidência no encontro, estando ligado aos dois golos da formação colombiana.
Primeiro, aos 36', cobrou o livre que resultaria no golo de Falcão, na recarga a um remate de Pabón, e depois, aos 60', abriu na perfeição em Armero, que cruzou para Cuadrado finalizar.
Este jogo marcou ainda a estreia do argentino Jose Pekerman no comando da seleção colombiana, começando assim de forma promissora contra um adversário que ocupa o 21.º lugar do ranking FIFA, enquanto os colombianos são 32.º.
in "record.pt"

Bom arranque e comparações não chegam para iludir Janko

Os três golos apontados por Janko nos quatro primeiros jogos com a camisola do FC Porto não passaram despercebidos na Áustria, onde o avançado se encontra ao serviço da seleção. Aliás, o jogador reconhece que era difícil começar melhor, mas nem por isso se colocou em bicos de pés. "De facto, acho que estive bem num período de tempo tão curto, penso que isso agradou aos adeptos e sinto-me lisonjeado por me compararem com outros grandes goleadores que marcaram o clube. Foi um bom início para mim, mas nada mais do que isso", apontou. A vontade de Janko vai muito mais além: "O que me preocupa é poder continuar a ajudar o clube e tornar-me um jogador importante para a equipa".
Com cerca de um mês de azul e branco vestido, o austríaco parece saborear cada momento desta nova etapa na carreira. "Aterrei num clube de topo, disso não restam dúvidas. O FC Porto é um dos emblemas de maior sucesso na Europa nos últimos dez anos, o que diz muito sobre a forma como se trabalha lá. Poder respirar numa atmosfera tão profissional é muito importante para mim. Estou mesmo num clube muito especial", frisou.
Janko está muito entusiasmado por ter ingressado no FC Porto e aos 28 anos sente-se na plenitude das suas capacidades: "Sempre achei que teria qualidade suficiente para chegar a um clube como este. Não é uma questão de vaidade, mas foi uma forma de me motivar e de acreditar no meu potencial. Acho que surpreendi muita gente"
Para além das questões profissionais há os aspetos culturais que fazem com que o dia-a-dia do jogador dificilmente se torne monótono em Portugal. Primeiro impacto: a praxe no FC Porto. "Formam duas filas e depois temos de passar a correr pelo meio enquanto nos enchem de porrada. Só depois disso somos jogadores do clube", contou.

3 Questões

Orlando Sá, avançado do Fulham

1 | Como analisa a rapidez com que Janko se afirmou no FC Porto?
É um ponta-de-lança que tem características que lembram um pouco o Jardel e penso que se adapta muito bem ao sistema de jogo do FC Porto. Aliás, a forma como a equipa joga favorece muito as suas potencialidades e penso que isso tem sido evidente nestes primeiros jogos. Trata-se de um jogador que a equipa reclamava e por isso é uma mais-valia óbvia.

2 | O que acrescentou Janko à equipa? Qual é a face visível da sua entrada no onze?
Olhando para os números, eles dizem-nos que marcou três golos em quatro jogos, o que é ótimo. Acrescentou muito à equipa, porque o Kléber é bom jogador, mas é um avançado diferente. O FC Porto estava a precisar de um goleador e o Janko encaixa muito bem naquilo que necessitavam.

3 | O FC Porto mudou alguma coisa na sua forma de jogar desde que tem Janko? Como se tira partido de um avançado com as suas características?
A maioria dos lances em que pode criar perigo resultarão de cruzamentos, como é óbvio. Aliás, basta ver a forma como chegou aos seus golos para se perceber que é essa a sua grande potencialidade. De todos os golos que vi, resultaram sempre de lances pela linha a pedir um simples desvio e o FC Porto precisava de alguém que oferecesse isso à equipa. Com Janko, que tem um perfil de avançado que existe muito aqui em Inglaterra, o FC Porto ganha profundidade, já que se trata de um jogador que segura muito bem uma defesa.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro: "Vamos vencer o clássico"

Tímido, olhos no chão enquanto falava, Alex Sandro solta-se na hora de juntar as palavras. O discurso é bom, positivo, mesmo sabendo-se que o lateral praticamente não tem sido utilizado durante esta temporada. Apesar de, muito provavelmente, também não jogar de início na Luz, o brasileiro transmitiu as sensações que percorrem o balneário portista nos últimos tempos, sobretudo depois dos últimos desaires do Benfica: "Estive na seleção e agora posso finalmente pensar apenas no jogo frente ao Benfica. Não tenho dúvidas que vai ser difícil, é um clássico, e nestas partidas temos de dar sempre algo mais para ganhar. Mas estamos todos focados no mesmo objetivo e, no FC Porto, jogamos sempre para vencer, seja em que estádio for. No balneário, todos acreditam que vamos vencer este clássico".
Se a crença na vitória parece indiscutível, mais difícil foi apontar o jogador que decidirá o jogo de amanhã. Aproveitando a presença de Hulk por perto, perguntou-se se não poderia ser o seu compatriota a dar a vitória portista na Luz: "Pode ser ele ou qualquer outro (risos). Pode ser um titular ou um jogador saído do banco. Isso não importa nada. Queremos é ganhar". Seguiu-se a pergunta: e participar no jogo da Luz, seria um sonho? O sorriso abriu-se-lhe e os olhos levantaram-se finalmente do chão para responder. "Isso nem se pergunta. Claro que sim. Todos os jogadores gostam de jogar um clássico, mas o importante é estar lá. Se for no banco, tudo bem na mesma".
A paciência parece mesmo ser uma qualidade de Alex Sandro, que também disse compreender a falta de oportunidades ao longo da temporada, tendo em conta a qualidade do concorrente Álvaro Pereira. "Quando cheguei, vi logo que tinha um grande jogador para a minha posição. É uma situação que pode acontecer em qualquer clube, mas mostra, sobretudo, a força do FC Porto, que tem no seu plantel muitos jogadores de seleção e de grande qualidade. Neste momento, qualquer jogador pode ser titular no FC Porto". Neste caminho, faltava apenas saber o que lhe tem transmitido Vítor Pereira, acreditando-se que apesar das palavras nunca será fácil para um jogador ficar tanto tempo sem jogar. "Sim, é verdade que todos os jogadores gostam de estar sempre em campo. É mesmo assim e eu não sou diferente. Mas o Vítor Pereira passa uma grande confiança a todos os jogadores e passa também uma imagem de respeito. E todos o respeitam no grupo", concluiu.

Chamado a pensar em Londres

Para quem está de fora, pode até parecer estranha a chamada de Alex Sandro para a seleção brasileira, tendo em conta a sua pouca utilização no FC Porto. No entanto, Mano Menezes tem convocado o lateral-esquerdo com o objetivo de preparar os Jogos Olímpicos de Londres, uma competição que deverá contar com a presença do portista. "O meu primeiro objetivo é estar bem no clube, para depois ser chamado à seleção. Relativamente às Olimpíadas, acho que continua tudo em aberto, apesar de ter sido novamente convocado pelo Mano Menezes. Mas acredito que posso lá estar". Apesar de não ter saído do banco frente à Bósnia, Alex Sandro reconhece que viveu mais uma experiência importante na sua carreira. "É sempre bom estar na seleção. Isso demonstra a confiança que o selecionador tem em mim, sobretudo quando olhamos à nossa volta e vemos a imensa qualidade que este grupo tem", explicou.

Dormir com o inimigo

Nos últimos dias, enquanto esteve concentrado na seleção brasileira, Alex Sandro partilhou o quarto com o "inimigo" Luisão, o defesa do Benfica. Apesar da proximidade do clássico, o lateral confessou que nem brincou com o rival sobre o jogo de amanhã. "Ficámos os dois no mesmo quarto, mas nem tocámos muito nesse assunto. Só falámos que o jogo ia ser interessante, que é um bom jogo para se jogar, e que era um clássico com duas equipas de grande qualidade. É lógico que brincámos, mas só com outros assuntos. Também não deixa de ser verdade que estávamos mais concentrados no jogo da seleção do que no clássico", explicou Alex Sandro, que, tal como Hulk, confessou ter uma excelente relação com Luisão. "Já na última convocatória tinha ficado com ele no quarto e fizemos logo uma boa amizade. Mas agora isso acabou, temos é de pensar no próximo jogo. Quando o árbitro apitar, já ninguém é amigo", brincou Alex Sandro.

in "ojogo.pt"

Breves

Académica é sábado

A receção à Académica, correspondente à 22ª jornada da Liga portuguesa, foi agendada para sábado, dia 10 de março, às 20h15. Os bilhetes para o jogo estarão às disposição dos adeptos azuis e brancos nos locais habituais, a seguir à deslocação ao Estádio da Luz.

Maicon foi ver os sub-21

Maicon aproveitou a tarde de ontem para ir ver a seleção portuguesa sub-21 a Santa Maria da Feira. O central do FC Porto esteve na bancada, num encontro que contou ainda com a presença de Fernando Gomes, antigo goleador do FC Porto, que também aproveitou a oportunidade.

in "ojogo.pt"

A luz ao fundo do túnel

Diz o povo que não há duas sem três. Pois bem, se a história se repetir Hulk não sai, amanhã, do Estádio da Luz, sem assinar um golo: o próprio já disse que quer marcar, ainda que troque a glória pessoal pelo triunfo do FC Porto. O avançado não tem sido muito incrível nos últimos jogos - no último até falhou uma grande penalidade - estando em jejum há seis jornadas do campeonato. O último golo foi apontado a 10 de dezembro de 2011, frente ao Beira-Mar, igualando o seu pior registo.
Esta é, aliás, a terceira vez, desde que Hulk chegou a Portugal, que está tanto tempo sem faturar. Nas duas primeiras épocas de dragão ao peito passou pelo mesmo, tendo marcado ao sétimo jogo de campeonato. As perspetivas são, por isso, animadoras para o clássico.
Em 2008/09, Hulk esteve em branco onze jogos seguidos, entre todas as competições, naquele que é o seu recorde negativo em Portugal. Desses, porém, só cinco foram partidas de campeonato, a que juntou a primeira jornada da época seguinte. O jejum foi quebrado com o Leixões, na quarta jornada, através da marcação de uma grande penalidade (Hulk não jogou na 2ª e na 3ª). Este foi, de facto, o período negro do avançado no FC Porto visto que logo a seguir voltou a não marcar entre a 5ª e a 10ª jornada. Dessa vez foi contra o Rio Ave, e outra vez no Dragão, que terminou a malapata.
Hulk começou o ano da pior maneira, sofrendo a primeira lesão muscular da carreira, o que o afastou das jornadas 16 e 17. De regresso à equipa, o brasileiro ainda não se reencontrou com as redes, mas esta semana recebeu uma injeção de motivação, que poderá ser determinante na forma como se vai apresentar no clássico. O Incrível voltou à seleção canarinha e foi decisivo no triunfo ao efetuar o cruzamento que resultaria no 2-1, um autogolo de Papac, já nos descontos. Hulk festejou como se o golo fosse seu e, no final, recebeu os parabéns e elogios dos companheiros.
É, portanto, um Hulk motivado aquele que esta manhã se apresentará no Olival para o único treino com o plantel portista tendo em vista o jogo grande desta ronda.

Decisivo a dobrar em 2010/11

O clássico da 21ª jornada marcará o regresso de Hulk a um palco que, seguramente, lhe provoca um misto de sentimentos e recordações. A 20 de dezembro de 2009, o brasileiro perdeu lá por 1-0, no famoso "jogo do túnel", que resultaria no seu afastamento dos relvados durante quatro meses - castigo posteriormente reduzido para três jogos - e o FC Porto viria a perder o título. Por outro lado, foi na Luz que, na época passada, viveu duas noites de glória com a conquista do título e a reviravolta na meia-final da Taça de Portugal. E em ambos Hulk fez golos. Para o campeonato, faturou de grande penalidade e na Taça de bola corrida, na sequência de um cruzamento de Álvaro Pereira.

Só dois dragões imitam o brasileiro

Do atual plantel do FC Porto, apenas quatro jogadores sabem o que é marcar golo no Estádio da Luz e destes só três o fizeram com a camisola azul e branca. Hulk marcou na época passada nos jogos do campeonato e da taça. Neste, também João Moutinho teve direito a festejar. Antes, Lucho fez um golo aos encarnados em 2008/09, de grande penalidade, tendo ainda um autogolo em 2006/07. Ao serviço do Marítimo, Djalma faturou na Luz, na época passada. De resto, Rolando, Otamendi, Kléber e Varela marcaram em clássicos com o Benfica, mas não no estádio do adversário.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: SAD teve prejuízo de 8,9 milhões

Primeiro semestre da época 2011/12 representou resultados negativos superiores a 14 milhões de euros relativamente ao semestre homólogo da época anterior.


O F.C. Porto anunciou esta quarta-feira um prejuízo de 8,9 milhões de euros na primeira metade desta época: no exercício entre julho e dezembro de 2011. Os responsáveis justificam que este mau resultado se deve «à diminuição dos resultados com transações de passes de jogadores».

De acordo com o comunicado enviado pela SAD do F.C. Porto à CMVM, o resultado líquido consolidado do primeiro semestre da época 2011/2012 é «bastante inferior» ao do período homólogo anterior, o qual resultadou num saldo positivo de 6,471 milhões de euros.

«Com a incorporação das rubricas relacionadas com passes, os Resultados Operacionais atingem os 4.869 negativos neste período de seis meses, o que representa uma quebra de 14.303 milhões relativamente ao anterior», esclarece o F.C. Porto.

Refira-se que os proveitos operacionais foram maiores neste primeiro semestre da época 2011/12 do que foram no primeiro semestre da época 2010/11: de um total de 26.842 milhões, a SAD passou para 35.688 milhões, tendo o clube recebido mais três milhões só pela participação na Champions.

«O ativo cresce 1,189 milhões de euros, face a 30 de junho de 2011, atingindo um montante global de 226,512 milhões, onde o valor contabilístico do plantel representa uma parcela cada vez maior», diz o F.C. Porto, que especifica que o passivo aumentou cinco por cento: para os 212,187 milhões.

in "maisfuteol.iol.pt"