quinta-feira, 1 de março de 2012

A luz ao fundo do túnel

Diz o povo que não há duas sem três. Pois bem, se a história se repetir Hulk não sai, amanhã, do Estádio da Luz, sem assinar um golo: o próprio já disse que quer marcar, ainda que troque a glória pessoal pelo triunfo do FC Porto. O avançado não tem sido muito incrível nos últimos jogos - no último até falhou uma grande penalidade - estando em jejum há seis jornadas do campeonato. O último golo foi apontado a 10 de dezembro de 2011, frente ao Beira-Mar, igualando o seu pior registo.
Esta é, aliás, a terceira vez, desde que Hulk chegou a Portugal, que está tanto tempo sem faturar. Nas duas primeiras épocas de dragão ao peito passou pelo mesmo, tendo marcado ao sétimo jogo de campeonato. As perspetivas são, por isso, animadoras para o clássico.
Em 2008/09, Hulk esteve em branco onze jogos seguidos, entre todas as competições, naquele que é o seu recorde negativo em Portugal. Desses, porém, só cinco foram partidas de campeonato, a que juntou a primeira jornada da época seguinte. O jejum foi quebrado com o Leixões, na quarta jornada, através da marcação de uma grande penalidade (Hulk não jogou na 2ª e na 3ª). Este foi, de facto, o período negro do avançado no FC Porto visto que logo a seguir voltou a não marcar entre a 5ª e a 10ª jornada. Dessa vez foi contra o Rio Ave, e outra vez no Dragão, que terminou a malapata.
Hulk começou o ano da pior maneira, sofrendo a primeira lesão muscular da carreira, o que o afastou das jornadas 16 e 17. De regresso à equipa, o brasileiro ainda não se reencontrou com as redes, mas esta semana recebeu uma injeção de motivação, que poderá ser determinante na forma como se vai apresentar no clássico. O Incrível voltou à seleção canarinha e foi decisivo no triunfo ao efetuar o cruzamento que resultaria no 2-1, um autogolo de Papac, já nos descontos. Hulk festejou como se o golo fosse seu e, no final, recebeu os parabéns e elogios dos companheiros.
É, portanto, um Hulk motivado aquele que esta manhã se apresentará no Olival para o único treino com o plantel portista tendo em vista o jogo grande desta ronda.

Decisivo a dobrar em 2010/11

O clássico da 21ª jornada marcará o regresso de Hulk a um palco que, seguramente, lhe provoca um misto de sentimentos e recordações. A 20 de dezembro de 2009, o brasileiro perdeu lá por 1-0, no famoso "jogo do túnel", que resultaria no seu afastamento dos relvados durante quatro meses - castigo posteriormente reduzido para três jogos - e o FC Porto viria a perder o título. Por outro lado, foi na Luz que, na época passada, viveu duas noites de glória com a conquista do título e a reviravolta na meia-final da Taça de Portugal. E em ambos Hulk fez golos. Para o campeonato, faturou de grande penalidade e na Taça de bola corrida, na sequência de um cruzamento de Álvaro Pereira.

Só dois dragões imitam o brasileiro

Do atual plantel do FC Porto, apenas quatro jogadores sabem o que é marcar golo no Estádio da Luz e destes só três o fizeram com a camisola azul e branca. Hulk marcou na época passada nos jogos do campeonato e da taça. Neste, também João Moutinho teve direito a festejar. Antes, Lucho fez um golo aos encarnados em 2008/09, de grande penalidade, tendo ainda um autogolo em 2006/07. Ao serviço do Marítimo, Djalma faturou na Luz, na época passada. De resto, Rolando, Otamendi, Kléber e Varela marcaram em clássicos com o Benfica, mas não no estádio do adversário.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: